Telefone: 011 3739-1334

– Quais as diferenças entre: Bursite x Tendinite

Quais as diferenças entre: Bursite x Tendinite

Quais as diferenças entre: Bursite x Tendinite

Texto de Dr. Joel Murachovsky Contatos: 011- 3257-0763  ou  011-3739-1334

Tanto a Bursite, como a tendinite, causam dor no ombro e, ambas, estão entre as causas mais comuns de dor nessa articulação. A bursite é a inflamação da Bursa, que nada mais é do que um tecido fino como uma seda que recobre os tendões do manguito rotador, cujo objetivo é diminuir o atrito desses tendões contra proeminências ósseas, sendo no caso do ombro a principal, o acrômio. Devido a um aumento do atrito que pode ocorrer por diversas causas, ocorre a inflamação da Bursa, que fica espessada e menos móvel e isso causa dor.

A tendinite é a inflamação num tendão, no caso do ombro, nos tendões do manguito rotador, sendo o tendão do supraespinal o sitio mais comum de haver uma alteração tendinosa. Na grande verdade, exceto em jovens atletas, não é uma inflamação que ocorre nesse tendão e sim, uma degeneração do tendão e por isso preferimos chamar hoje de uma tendinose. O Tendão fica espessado e vão ocorrendo micro lesões que podem ir aumentando com o tempo.

O tratamento de inicio para ambas as situações é o mesmo, até porque muitas vezes elas ocorrem simultaneamente. O repouso de atividades que causam dor, a crioterapia (gelo) e fisioterapia costumas funcionar muito bem e levar a excelentes resultados na maioria das vezes. Devemos lembrar que na fisioterapia o objetivo não é apenas tirar a dor, mas sim após isso, reabilitar o paciente para o seu retorno a suas atividades prévias.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

0 Comments on “Quais as diferenças entre: Bursite x Tendinite