Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Realizou observer fellow no exterior com Dr Gilles Walch em Lyon e Dr Jon JP Warner em Boston (Harvard). Sua graduação em medicina foi feita pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1995). Possui mestrado em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2002) e doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa de SP (2006). Atualmente é medico assistente do grupo de ombro e cotovelo da Faculdade de medicina do ABC e faz parte da equipe da Clínica Ortopédica Murachovsky, atendendo no Hospital Israelita Albert Einstein e na rua Mato Grosso nº 128.
telefones para contato: 11-37438251/ 32570763
Trabalhos apresentados em Congressos internacionais
Dr Joel, boa noite!
Estou tratando de uma epicondilite lateral desde abril/2010, foram feitos alguns procedimentos com analgésicos (comprimidos e injetávies), infiltração (1), 45 sessões de fisioterapia, alongamentos em casa, e tenho notado que somente a infiltração ajudou na dor num período de 5 meses mais ou menos. O problema voltou com bastante dor, fiz novo ultrassom dia 10/01 e a conclusão que o médico colocou foi Tendinopatia focal anterior do extensor comúm ou seja a mesma epicondilite com outro nome.
Gostaria de saber se existe outro procedimento a ser feito, pois até onde sei o corticóide trás consequencias não muito boas lá na frente, o resultado da fisio é muito lento e eu não posso parar a minha vida por causa disso.
Li a sua matéria, mas deixaria a cirurgia em último caso, qual seria o tempo certo em meses para este procedimento. Obrigada, no aguardo.
oi estou com burcite no ombro direito um cisto subcortical mais cabeça longa subescapular e supraespinhoso realizado com reçonançiia magnetica meu medico me passou alguns anti flamatorios fiz fisioterapia mais a dor não para doi muito quero saber se cabe operação
eu acrediti que a fisioterapia seria a melhor opção.. contudo pode demorar para ficar sem dor tenha paciencia…
boa sorte
Dr Joel, saudações. Na semana passada sofri uma síncope num supermercado e foi quando ocorreu uma luxação do ombro direito. Tive os primeiros socorros num hospital público, onde fui radiografado me deram uma injeção, que não sei qual é, e me prescreveram Mioflex A de 12 em 12 hs. Passei dois dias de agonia sem saber que meu ombro estava luxado. Só então procurei um ortopedista que fez uma nova radiografia e constatou perplexo que o ombro estava ha dois dias sem ser tratado como deveria. Fui levado para o pronto socorro, fui sedado e então ele procedeu a redução com muito sofrimento e gritaria, foi uma experiência traumática. Qual deve ser o meu procedimento daqui pra frente? Devo fazer fisioterapia? quando poderei retornar as atividades de cabeleireiro? Enfim estou desorientado e com medo. Por favor me ajude. Desde já agradeço a sua atenção.
Isso depende da sua idade, se faz esportes, se o lado que lesou é o lado que mais usa no trabalho…
acho importante passar com um especialista de ombro em sua região para discutir isso com ele… assim ele te examina, avalia exames que solicitará e te orientará o que acredita serm melhor para você
boa sorte
Dr.Joel,bom dia meu filho de 15anos em setembro de 2011sofreu uma queda jogando bola,ele é goleiro.Esta fazendo fisioterapia a 6 meses e continua sentindo dor,fez ressonância e deu lesão do labio glenoide inferir com formação de cisto paralabral,gostaria que me informace qual tratamento e quais riscos,desde já,obrigada.
pela idade, esporte (acho que é muito jovem para falar para ele parar de fazer) e lesão encontrada na ressonancia magnetica,que o caso seja melhor tratado por meio da cirurgia… as chances de seu ombro deslocar novamente são muito menores…
contudo esperaria o final do crescimento dele…
importante seria procurar um especialista de ombro na sua opinião assim ficaria mais confortavel para entender melhor o tratamento resultados e riscos
Boa sorte
Bom dia Dr. Parabéns pelo seu currículo. Dr, meu nome é Ivone. Eu estou sofrendo com uma epicondilite ha mais ou menos oito meses. tomei medicamentos, varia vezes fiz 20 fisioterapia, e uma infiltração, mas a dor continua. Passa o efeito do medicamento e volta com a mesma frequência a dor. O que o senhor me aconselharia?
Grato… Bem uma conduta assim é dificil, mas entenda que você chegou num ponto que pode ser necessario a cirurgia… converse bem com seu medico e entenda os pros e contras e discuta sobre os resultados… acredito que talvez seja a unica solução para seu problema.. unica coisa que fala contra é o fato de em 8 meses só ter feito 20 sessoes de fisioterapia… eu indico ate 60 sessoes (antes de indicar um tratamento por meio de cirurgia)
boa sorte
Saudações, Dr. Joel.
Meu nome é Otávio e – nesses últimos 05 anos – tive algumas crises passageiras de dor na região do cotovelo. (Obs.: trabalho há 10 anos fazendo uso do computador por cerca de 6/7 horas diárias). Depois de perceber que estou perdendo a amplitude do movimento do braço (somado a um perceptível edema), fiz RX e ultrassonografia. Resultado: constatou-se uma tendinopatia calcárea de tríceps (11 mílimetros de calcificação) e derrame articular. Apenas a fisioterapia e tratamento conservador seria recomendável nesse caso? Qual o conselho que o sr. me daria nesse caso?
sem te examinar e ver os exames é dificil dizer com toda certeza, mas acredito que eu iniciaria com fisioterapia e veria sua evolucão
existem situações que a fisioterapia não resolve e precisa-se se tomar outra conduta
boa sorte
Dr Joel, minha Mãe estar internada a mais de dez dias , no Hospital do Suburbio aqui em Salvador,ela tem 84 anos. Ela teve fratura no úmero e o Médico falou q é caso de cirurgia!!! Dr,minha Mãe é diabetica e idosa, nesse caso, se não for feito a cirurgia, ela pode ter algum problema?ou o máximo q pode ter é ficar sem os movimentos? Estou com muito medo dessa cirurgia. Porfavor mande-me alguma resposta !!!!! Obrigada,Gal.
desculpe não responder antes.. o problema seria a eventual perda de movimento e pode ter dor
precisa pesar isso…com a parte clinica da sua mãe… ter 84 anos não contra indica nenhuma cirurgia.. depende de como está o coração , pulmão, rins figado, entende?
boa sorte
bom dia dr JOEL a 2 meses enviei ao sr um relatorio sobre o meu problema de saude estava desorientada e confusa sua ajuda foi muito importante pois eu ja tinha passado com varios especialista em ortopedia e todos davam o mesmo diagnostica de fazer uma cirurgia em meu ombro esquerdo pois tenho bursite etendinite tudo comprovados com exames e ressonancia magnetica e ultrasson.
Anteriormente expliquei tudo que os exames mostravam ao dr sua resposta foi que seria melhor fazer a cirurgia,continuei o tratamento com meu ortopedista no sus e entao ele me encaminhou para a cirurgia a mais ou menos 1 mes estou na fila de espera no sus e ate agora nada de vaga ainda continuo fazendo fisioterapia ja fiz 30 sessoes e estou afastada pelo inss desde junho de 2012 volto ao trabalho no dia 29/10/12 so que ainda me sinto mal com dores no braço me oriente o que faço peço a continuidade do meu afastamento pois eu sei que minha cirurgia nao ira sair agora porque as informaçoes que tenho que tem muita gente esperando naao sei o que fazer me ajude por favor meu medico pediu retorno para daqui uns 3 meses se eu ainda nao tiver conseguido fazer a cirurgia estou sem saida nao sei o que fazer sua ajuda e muito importante .
obrigada pela sua atençao um abraço aguardo
Dr. Joel.
Minha irmã foi diagnosticada com neurite, por causa de herpes reincidente.
Ela tem dores atrozes que inciam no abdome e seguem uma ramificação do lado direito.
Hoje, mesmo com a herpes controlada – ela está sendo medicada e tratada por um neuro, está apresentando dormência em toda a extensão do lado direito inclusive com dificuldade de falar e comer.
Temo que possa evolui (se isso é possível) para uma patologia mais grave, que limite seus movimentos como a esclerose múltipla.
Gostaria de saber se existe bibliografia recente sobre o assunto com dicas úteis de tratamento, alimentação e toda forma que pudermos para ajudá-la a superar.
Agradeço antecipadamente.
Abraços
Verônica
Como o caso nao e ortopedico, sugiro que busque essas informacoes com o neuroligista de sua irms
Boa sorte
doutor ao realizar o supino sinto um incomodo ao descer a certa amplitude no feixe anterior do deltoide do braço esquerdo , eao girar o braço sinto estalos logo perto da clavicula oq poderia ser ?
Pode ser a articulacao acromio clavicular, mas sem te examinar fica dificil dar qualquer opiniao… Procure um especialista em ombro na sua regiao, ok ?
Boa sorte
DrJoel Murachovsky,
boa tarde,
meu nome é Flavio e tenho 31 anos.
a 3 meses atras tive ruptura total do tendao distal do musculo do biceps braquial!
me direcionei para o hospital Alemao Oswaldo Cruz, no qual fui submetido à cirurgia!depois da cirurgia peguntei para o medico que me operou e ele me disse que náo conseguiu reancorar meu tendao pois não tinha sobrado quase nada dele, pois ele tinha se desintregado; desta forma ele amarrou meu biceps em outro musculo! Ja tive alta e ja estou fazendo exercicio com pesos. Visivelmente, percebo que meu biceps ainda fica na parte superior de meu braço
Desta forma fiquei com algumas duvidas:
1º- esse metodo de cirurgia é eficaz?
2ºcom exercicio localizados, meu biceps ficará vivivelmente igual ao do meu outro braço:
3º Se o meu tendao se desintegrou mesmo, existe algum tipo de ancora que possa substituir meu tendao e fixa-lo no local de origem?
desde ja agradeço,
Flavio
flavio dependendo de quanto tempo levou entre o trauma e o procedimento isso pode ocorrer… A tenodese no braquial sendo um procedimento eficaz quando bem indicado… Mas normalmente nao deixa deformidade Existem sim outros metodos de tratamento mas depende de suas espectativas…
Boa sorte
tenho epicondilite no cotovelo, o direito ta bastante inchado, e o esquerdo ta começando a doer, o que faço???
Desculpa mas precisaria te examinar e ver seus exames para entender o que esta acontecendo no seu caso… Qualquer opiniao seria um erro…
Bia sorte
Será que poderia te enviar o resultado da ressonancia que fiz. Gostaria muito de sua opniao sobre que tratamento acha mais adequado.
Dr. Joel Murachovsky , após leitura do seu texto sobre ARTROSE DO OMBRO (OSTEOARTROSE) Causas, Sintomas e Tratamento clareou para mim que talvez, ^não seja a hora de fazer a cirurgia do meu ombro direito…. a conclusão da RM ARTROSE ACROMIO-CLAVICULAR COM ESPACCAMENTO CAPSULO CLAVICULAR.
Interessante que o meu medico nao sujeriu nenhuma alternativa que nao seja cirurgica!
Suportei a dor nestes ultimos 4 dias a partir de 28 dez graças a uma injeção tetra trinta mais cop. de arcoxia 90 indicada pelo clinico geral. Fiquei de retornar com o ortopedista para confirmar a cirurgia que é cariiiiisma! e não sei como conseguir o dinheiro! Encaminhaamento pelo SUS!
A pergunta que faço ao DR. é teria EU a sorte de ser atendida ou operada com um especialista da sua competencia pelo SUS? (SEI O ABSURDO QUE ELES PAGAM A UM MEDICO).
ARTROSE PODE DIMINUIR OU SER CONTROLADA COM MEDICAMENTOS, FISIOTERAPIAS EXERCICIOS FISICOS PILATES OU ALIMENTOS? ELA REGRIDE SEM INTERVENÇÂO CIRURGICA SE AINDA ESTIVER NO INICIO?
Quem ter artrose em um ombro podera desenvolver no outro e nos joelhos?
Dr. me sinto culpada por ter causado artose em meus ossos! estou com apenas 50 anos!
Entendo que o Dr. é muito importante e ocupado para responder minha mensagem mas desejo muito ser atendida nem que eu tenha que pegar uma passagem de onibus ate Sao Paulo (morro de medo de ir a SP).
Sou dona de casa e moro em Barracão PR.
Se entendi bem… Seu problema e de artrose acromio-clavicular… Essa artrose diferente da glenomumeral, raramente e operada quando ocorre isoladamente… A fisioterapia leva a bons resultados na maioria dos casos…
Boa sorte
Sim Dr. Joel,
o resultado da RM; Atrose acromio-clavicular com espaçamento cápsulo ligamentar. O fsioterapeuta osteopata discartou capsuite adesiva e me encaminhou a um ortopedista. O que ele indica a cirurgia.
Respeito a opinião dele pois e bem conceituado na região em que trablha,
mas, se huver mais de 50% de resolver os movimentos do meu braço e me livrar das dores, sem cirurgia, acredto que seria melhor porque ainda não encontrei pessoas satisfeitas apos cirugiade ombro!
Li sobre o uso de uma prótese (tem sido usada em idosos), tal procedimento é usado no meu caso se um dia tiver que operar?
Estou com medo dessa arrose, ela pode aumenar? só é possivel retirar com cirurgia?
Agradeço por ter lido minha mensagem.
A sua resposta me ajudou a entender estou ceta em questionar o que parece estar correto!
Feliz 2013 com muita saúde e proteção DIVINA.
a artrose acromio- clavicular diferente da gleno-umeral não se trata com protese…
fisioterapia deve ser tentada exaustivamente e caso não haja melhora ai indicamos a cirurgia… precisa ver se não há outras lesões no seu ombro para seu médico ter indicado a cirurgia…
converse melhor com ele…
boa sorte
Dr. Joel Murachovsky,
Sou personal trainer e recentemente fui procurado por um cliente que havia sentido dores no ombro esquerdo e procurou um medico. Depois de fazer Astro -Ressonância o relatorio foi o seguinte:
. Fisuura labral comprometendo labio póstero-inferior, inferior e anterior, na junção condrolabral( por cerca de 180° de circunferÊncia glenoidal)
. O labrum glenoidal é hipoplásico póstero- superiormente. Há pequeno recesso sublabral (ou menos provavel fissura) no complexo bicipito-labral.
. Tendinopatia do supra-espinhal, sem rupturas
. Osteoartrose leve em acromioclavicular, caracterizada por hipertrofia capsulo- sinovial
. Acromio tipo II de Bigliani
. Discreta quantidade de liquido laminar em bursa subdeltoidea-subacromial.
Mesmo assim ele quer voltar a fazer as atividades fisicas que havia parado.
Como foge um pouco da minha área gostaria da sua ajudar para saber quais padrões de movimento devo evitar com meu cliente?
Desde já agradeço.
att,
Personal trainer
Breno Fonseca
Breno, seu cliente tem uma lesão completa de todo complexo labral inferior do ombro, o que provavelmente seja melhor tratado com cirurgia, devido a complexidade da lesão… ele terá varias limitações se não o fizer seja por dor ou sensação de instabilidade que eventualmente irá aparecer…
se ele for uma pessoa muito sedentária o cenário muda, caso contrario seria o melhor a se fazer
abs
Olá Dr. Joel, li seu artigo sobre lesão do complexo ligamentar lateral e estou um pouco preocupado com o resultado de uma ressonância que fiz semana passada.
Fazem 22 dias que sofri uma hiperextensão do cotovelo direito, inchou, ficou roxo e hoje apenas apresenta um inchaço com dores ao estender e flexionar totalmente o braço. Consigo rotacionar e não percebo instabilidade, porém não pego peso para ter certeza.
MINHA MAIOR PREOCUPAÇÃO É SABER SE HOUVE LACERAÇÃO TOTAL (RUPTURA) DO LIGAMENTO OU APENAS PARCIAL. E se refere-se a um procedimento cirúrgico ou não.
Agradeço muito a sua opinião.
O resultado da ressonância foi o seguinte:
ANÁLISE:
Espessamento edematoso e hemorrágico da face interna do cotovelo direito;
Espessamento e heterogeneidade do sinal da junção miotendínea do músculo flexore superficial do dedo caracterizado por marcado hipersinal nas sequências com supressão adiposa, sugerindo edema, com presença de foco fusiforme central medindo 1,4 x 0,4 x 0,5 mm com volume total de aproximadamente 1 ml sugerindo pequeno hematoma na junção miotendínea secundária a lesão por afastamento;
A inserção do tendão comum dos flexores no entanto está preservada;
Observo também acentuado aumento do sinal comprometendo parte do músculo pronador redondo e em menor grau do terço proximal do músculo braquial podendo estar relacionado a lesão muscular intersticial de baixo grau;
Espessamento do ligamento colateral ulnar com indefinição do ligamento arqueado de Osborne;
Distensão líquida do recesso anterior e posterior do cotovelo sugerindo derrame articular;
Aumento do sinal comprometendo a margem posterior do ângulo superior do olécrano assim como o anterior sugerindo áreas de edema ósseo possivelmente de natureza contusional;
Pequeno foco de hipersinal cuneiforme comprometendo a superfície articular posterior da tróclea umeral sugerindo área de edema ósseo de aspecto contusional;
Demais segmentos articulares estão preservados;
Tendão do tríceps e do bíceps braquial com morfologia, espessura e intensidade de sinal usual;
Tendão comum dos extensores com morfologia, espessura e intensidade de sinal usual;
Ligamento colateral radial preservado.
IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA:
– Espessamento edematoso/hemorrágico da tela subcutânea na face interna do cotovelo;
– Lesão por afastamento da junção miotendínea do tendão flexor superficial dos dedos com importante miosite do terço proximal deste músculo assim como pequena laceração intersticial com formação de pequeno hematoma;
– Indefinição do ligamento colateral ulnar sugerindo laceração ligamentar;
– Lesão muscular de baixo grau comprometendo o pronador redondo e em menor grau braquial;
– Nervo ulnar apresenta-se espessado com indefinição do ligamento de Osborne. Correlatar clínica.
o colega que te examinar e ver as imagens pode te responder isso, apenas pelo lauda seria imprudencia minha dar um diagnostico para seu caso… mas entenda que mesmo se rompido, nem sempre significa que precisa operar, ok?
converse com seu medico
boa sorte
Tenho 52 anos e recentemente comecei a sentir mtas dores no ombro esquerdo com limitaçoes de movimentos. realizei a artro ressonancia que acusou TENDINOPATIA E ROTURA PARCIAL DE PEQUENA QUANTIDAE DE FIBRAS DO SUPRA- ESPINHAL E BURSITE SUBACROMIAL/SUBDEITOIDEA LEVE, No momento faço fisioterapia 2 VEZES P/SEMANA,mais as dores continuam. Qual seria o melhor tratamento?
se realmente for isso que tem, esse seria o tratamento
boa sorte
Boa Noite Dr Joel, como vai?
A 20 dias comecei a sentir dores no ombro direito apos uma partida de frescoball. Tambem Sinto dores na cervical quando movimento para tras e para frente a cabeca. Meu ombro direito posterior e meu triceps estao atrofiando. Já fiz raiox e ressonancia, mas o resultado ainda demora uns 4 dias.
Voce poderia me dar uma opniao do que poderia ser? Estou muito inseguro com o diagnostico e tratamento que podem aparecer aqui onde moro.
Desde ja agradeco
não tem como emitir qq opinião sem examina-lo e ver seus exames…seria imprudente…
boa sorte
Olá Dr. Joel,
Fui diagnosticado com tendinopatia na cabeça longa do biceps, estou tratando com gelo em casa e seções de fisioterapia numa clinica. Já tem cerca de 17 dias e realmente melhorei, mas ainda sinto dores que variam de intensidade e de local o tempo todo. Por vezes somem quase por completo, mas na maioria das vezes sempre estar ali, latejando na lateral do braço, no antebraço, na parte posterior do ombro. Gostaria de saber doutor por que essas dores são tão persistentes e constantes? Já tomei antinflamatorio e medicação para dor.
OBS, Não tenho nehuma limitação no braço, movo em todas as direções, só estou sem força no braço do ombro afetado.
essas são as caracteristicas das dores no ombro, uma articulação que usamos muito e que tem muita mobilidade
boa sorte
Olá Dr. Joel. Levei uma queda a 3 anos atrás e tive uma luxação no ombro direito, tratei com anti-inflamatórios e fisioterapia, após 2 anos fiz um movimento brusco e novamaente houve luxação ou seja depois da primeira já aconteu mais 3 recidiva. O ortopedista pediu uma arto-ressonância eo resultado foi: Fratura de Hill-Sanchs crônica no contorno posterior da cabeça umeral. Leves alterações fibrocatriciais no lábio glenodial ânter-inferior, porém sem destacamentos labrais. Tendinopatia do supraespinhal, notando-se diminuta rotura parcial intranssubstancial justaintercional não transfixante. Bursite subacromial/subdeltoidea. Leves alterações degenerativas acrõmio-claviculares. Este foi o resultadfo do exame. Tenho 45 anos e o ortopedista me encaminhou para um especialista em ombro. Na minha cidade não tem teri que que ir para Goiania.
Gostaria de saber do senhor qual o tratamento indicado para tudo isso? Estrou preocupada será preciso cirurgia? por gentileza me ajude a entender tudo isto.
Grata,
Francisca
infelizmente com recidivas como já tem a cirugia é a melhor opção, mesmo com 45 anos, caso contrario continuará a luxar…
boa sorte
Olá Dr. Joel,
Acabei de ser diagnosticado com (laudo da Ressonância) :
1. Edema da Medular óssea em ambos os componentes da articulação sacro-ilíaca.
2. Fissura na junção condrolabral na porção póstero superior do lábio da glenóide ( estendendo-se das 9 às 11h).
3. Discreta Tendinopatia do supraespinhal e infraespinhal.
Pois bem, trabalho nos Correios, em uma atividade onde há manipulação de carga, sendo malas, objetos e malotes que chegam até 30 kg, as vezes até mais. Primeiramente gostaria de entender meu problema ( principalmente a fissura) e se devo me afastar do trabalho. Tenho dificuldades em movimentar meu braço, principalmente lateralmente e o mesmo dói bastante à noite. Agradeço desde já alguma informação.
esse tipo de infornação não tem como ser respondida sem te examinar e avaliar suas imagens…
boa sorte
Dr. boa tarde!
Primeiro gostaria de parabenizar pelo site e pela solidariedade com o pessoal.
Gostaria de saber se com esse laudo abaixo da minha ressonancia, se já é possivel dizer que é necessario uma cirurgia, pois o médico que a analisou se baseou apenas no laudo, não olhou as imagens.
Se for necessario, há alguma possibilidade de recuperação apenas com fisioterapia? Pois estou passando por uma fase critica no trabalho e minha ausencia pode me prejudicar.
Ressonancia DELBONI:
Achatamento/depressão do contorno postero-superior do turbeculo maior do umero, com edema subcortidal associado, compativel com lesão de Hill Sachs.
Avulsão da porção antero–inferior do labio glenodal, com destacamento condral e levantamento periostal associado, relacionado a lesão GLAD. Essa lesão se estende das 2 as 6 horas. Há ainda edema medular contusional na borda glenóide antero-inferior.
Moderado derrame articular glenoumeral.
Acromio tipo I de Bigliani, sem inclinação anômala significativa.
Pequeno esporal osseo subacromial.
Sinais de artrose acromio clavicular, caracterizada por hipertrofia capsular, edema osseo subcondral e ostefitose marginal.
Tendoes do manguito rotador com espessura e sinal normal.
Leve aumento de sinal laminal na bolsa subacromial-subdeltoidea, sugerindo reação bursal.
Alteração de sinal da porção intra-articular do tendão da cabeça longa do biceps, inferindo tendinose/tendinopatia.
Grupamento musculares sem sinais de alterações.
Obrigado.
pelo laudo seu caso é para cirurgia… eu particularmente não me sinto confortável para indicar uma cirurgia sem examinar o paciente e analisar as imagens…
boa sorte
Bom dia, como o senhor está?
Como faço para marcar uma consulta no hospital com o senhor? tem custo? caso tenha qual o valor? Tenho IAMSPE mas não há especialista em ombro na minha cidade. Fui diagnosticada com Osteoartrose acrômio-clavicular com hipertrofia capsulo-ligamentar e edema da medula óssea em ambos os componentes e Tendinopatia do supra-espinhoso caracterizada por espessamento tendíneo, Delaminações longitudinais intrasubstanciais, Bursopatia subacromial/subdeltoidea. O médico que me atendeu sugeriu que eu passasse por um especialista em ombro.
Tenho fibromialgia e DORTH e mais de 50 anos de idade.
Sei que é difícil emitir uma opinião sem ver os exames, mas a princípio o senhor acha que é caso de cirurgia?
Muito obrigada por seu carinho e atenção,
um abraço
não me parece algo grave que precise de cirurgia… passe com o colega na sua região e acredito que tratando adequadamente voce ficará bem
boa sorte
Dr. Joel, boa tarde, fui ao medico com bastante dor no cotovelo, e o medico me informou que eu estava com epicondilite. gostaria de saber se o medico pode saber superficialmente um diagnostico sem fazer exames (rx, us ou ressonancia). O que devo fazer, consultar outro especialista?
o exame serve para complementar o exame médico… não é obrigatorio… se pela sua historia e exame fisico ele foi capaz de te diagnosticar sem problemas…
contudo particularmente eu gosto de solicitar para descartar outros problemas que eventualmente possam ocorrer…
converse com seu médico…
boa sorte
Olá, estou com bursite no ombro direito e a dor é muito forte, será que precisaria fazer cirurgia? Meu problema começou em 2008, já fiz injeções, antiinflamatórios, e agora fiz outra ressonância e apareceu a bursite. O médico receitou uma injeção e mais anti-inflamatórios. Estou ansiosa para ver se a dor passa. O que o Sr. aconselha?
na grande maioria das vezes a fisioterapia é bem efiente para tratar a bursite ou sd. do impacto
boa sorte
boa tarde, estou com 60% do tendão do ombro rompido,meu médico solicitou cirurgia e o convenio esta questionando a quantidade de ancoras pedidas para cirurgia, o que define a quantidade de ancoras a ser usadas?quanto mais melhor ou o inverso,?não deveria ter um padrão de acordo com a %?por favor ,me de sua opinião…pois o medico do convenio diz que o numero de ancoras (4) pedida por meu medico esta acima da media o que faço…
grato.
Alessandro
infelizmente em briga de convênio prefiro não me meter… o convênio avalia numeros… o seu médico quer o melhor para você
boa sorte
Prezado Dr Joel Murachovsky,
Tenho acompanhado e compartilhado o sofrimento de minha esposa ( Marlene- 48 anos) que nos últimos sete meses não consegue levantar totalmente o braço direito, havendo dor ocasional ao necessitar fazer movimentos que exijam maior esforço. Gostaria se possível de obter seu precioso parecer mediante o resultado da Ressonância Magnética compilado abaixo. Dúvida: Será preciso uma cirurgia para corrigir o problema ou haverá algum outro tipo de tratamento que dispense a cirurgia ?
Desde agradecemos sua presteza e atenção.
RM OMBRO DIREITO de 03.03.2013
Exame realizado utilizando sequências ponderadas em T1 e DP com supressão de tecido gorduroso.
A articulação acrômio – clavicular tem aspecto normal. Acrômio tipo II de Bigliani.
Sinais de tendinopatia do supra espinhoso, com irregularidades na superfície
articular e focos de alteração do sinal intra-subtanciais, indicando áreas de
provável ruptura parcial.
Demais tendões integrantes do manguito rotador com espessura e sinal
preservados.
Observamos pequena distensão liquida da bursa subacromial / subdeltoidiana.
Diminutos cistos subcorticais na cabeça umeral
O tendão da porção longa do bíceps tem espessura e trajeto preservados
Não há derrame gleno-umeral.
Foco de alteração do sinal no labrum posterior.
Nao tenho a resposta pois nao examinei sua esposa e nao vi seus exames e opinar seria errado
Procure um especialista em ombro na sua região e converse côn. Ele
Boa sorte
Prezado Dr Joel Murachovsky,
Sofri um acidente de moto e fraturei o úmero direito em 4 partes, foi colocado uma placa e 7 parafusos.Faz 6 meses e sinto muita dor, da impressão que tem “agulhas” dentro do meu braço, já fiz varias seções de fisioterapia e também foi realizado uma ultrassonografia do ombro.
IMPRESSÃO DIAGNOSTICA:
– ruptura da espessura total dos tendões supra-espinhoso e infra- espinhoso.
– tendinopatias(tendinite/tendinose)do subescapular e redondo menor.
– múltiplas irregularidades corticais no terço proximal do úmero sugerindo sequelas de fraturas.
Por que sinto tanta dor e tenho pouco movimento no braço?
Será que vou ter que fazer outra cirurgia?
Vou ficar com sequelas?
se o laudo do Ultra som estiver correto a lesão do manguito rotador explicaria tal dor… sugiro procurar um especialista em ombro na sua região para ser avaliada quanto da necessidade de cirurgia
boa sorte
DR Joel
Operei meu ombro direito saiu do lugar jogando bola e depois repetidas vezes….tive q fazer a artroscopia .. Agora 3 anos depois meu ombro esquerdo ja saiu 2 vezes praticando boxe !!!!!!
E entao passei por outro procedimento de artroscopia no ombro esquero !
Sou um cara muito ancioso e o esporte da luta me deixa mais tranquilo ! Minha familia e totalmente contra a ideia de voltar a praticar luta mas nao é o que eu queria pois me deixa tranquilo e focado !!! Gostaria saber se o risco diminuira apos as astroscopias ? Pq é fato que tenho froxidao ligamentar…..o risco de um novo deslocamento e grande ?
gostaria de sua opiniao ! desde ja muito obrigado
o risco de voltar a deslocar depende de uma serie de fatores entre eles a frouxidão ligamentar e o fato de fazer esportes de contato
contudo acho importante fazer o que gosta e o que te faz bem…
boa sorte
Dr. Joel
Tenho 45 anos, sofri um acidente de carro em 24/12/12 e fraturei o úmero direito. Fiquei imobilizada com gesso por 15 dias e logo após usei um tutor para úmero por 3 meses. As dores ainda persistem. Não consigo levantar o braço, pentear os cabeços, vestir-me sozinha. Já fiz fisioterapia. No início os movimentos tiveram uma amplitude, mas agora percebo que tenho perdido parte da mobilidade e as dores persistem. Fiz uma ressonância e o resultado segue abaixo. O que fazer. Preciso de orientação.
Acrômio tipo I de Bigliani.
Distensão capsulosinovial acromioclavicular, com discreto padrão de edema osseo subcondral.
Distensão líquida da bolsa subacromial, subdeltoidea, com extensão para a bolsa subcoraóide, inferindo bursite.
Líquido intra articular glenoumeral.
Lábio glenoidal com fina espessura e alterações degenerativas na porção anterosuperior.
Tendoes do supra e infraespinhais espessado e heterogeneos, inferindo, tendinopatia.
Tendao do supraespinhal apresenta foco intrasubstancial de delaminaçao na regiao anterior que se estende por cerca de 11 x 7 mm em seus maiores eixos centrolateral e anteroposterior.
Não há transfixações no presente estudo.
Tendão do subscapular está espessado e heterogeneo, inferindo, tendinopatia, Há foco de hipossinal em T1 e T2 medindo cerca de 3 mm na região justainsercional inferior, podendo corresponder a tendinopatia calcária, com edema e osteíte reacional adjacente.
Tendão da cabeça longa do músculo bíceps braquial com espessura habitual e sinal heterogeneo na região intra-articular inferindo tendinopatia. Trajeto no sulco intertubercular habitual.
Ventres musculares sem alterações.
você apresenta uma lesão parcial do manguito rotador e dai suas dores… acredito ser importante manter a fisioterapia e conversar com seu médico para avaliar sua evolução
boa sorte
Ola Valeria, por favor lembre de conversar com os colegas da possível evolução para ombro congelado- capsulite adesiva
RENOMADO DR. JOEL, JA ESTIVE PRESENTE AQUI EM OUTRA OPORTUNIDADE ONDE PRECISEI DE SUA OPNIÃO E COMENTARIO SOBRE UMA LESAO NO ACROCIO-CLAVICULAR. PELO HISTORICO QUE LHE CONTEI, DE COMO TUDO OCORREU E DE COMO O QUADRO EVOLUIU, O SR. ACERTADAMENTE MENCIONOU POSSIVEL ATROSE ACROMIOCLAVICULAR. TRANDO COM UM ESPECIALISTA DE OMBRO, DAQUI DE MINHA CIDADE, ELE CHEGOU A ESSA CONCLUSÃO: ARTROSE ACROMIOCLAVICULAR DE GRAU INTERMEDIARIO. ENTÃO JA ESGOTEI TODAS AS POSSIBILIDADES DE TENTATIVAS. HOUVE MELHORA, MAS AINDA SINTO QUANDO VOU FAZER MUSCULAÇÃO E NA MINHA OPNIÃO, ESSA SENSIBILIDADE, ESSE INCOMODO EXATAMENTE NA REGIAO LESIONADA, É UM INCOMODO INTERMEDIARIO- QUE NEM DOI MUITO COMO NO COMEÇO DA LESAO, MAS TAMBÉM INCOMODA, ESSE INCOMODO NA MINHA OPNIÃO É UM INDICATIVO DE QUE POSSO ESTA PIORANDO E DESGASTANDO MAIS AINDA A REGIAO LESIONDA. FIQUE A VONTADE RENOMADO PARA CORRIGIR ESSA MINHA OPNIÃO, POR FAVOR. ENTÃO, CONFORME MINHA PENULTIMA CONSULTA COM O ESPECIALISTA DE OMBRO, ELE PROCEDEU A ALGUNS TESTES CLINICOS, DEPOIS DE EU TER PASSADO POR UMA INFILTRAÇÃO DE CORTICOIDE E DE MEDICAMENTO SUBLINGUAL, E DISSE QUE EU PODERIA VOLTAR AOS POUCOS A FAZER MINHAS ATIVIDADES DE MUSCULAÇÃO. NÃO VOLTEI, POIS A INSTABILIDADE NA REGIAO DA LESAO E A SENSIBILIDADE NA MESMA ME PREOCUPAM NO SENTIDO QUE EXPUS ACIMA: O DE QUE, NA MINHA OPNIÃO, É INDICATIVO DE MAIS DESGASTE E TENHO RECEIO DE DESGASTAR DEMAIS COMO PASSAR DO TEMPO. POR ESSA RAZÃO, PROCEDI APENAS A ALGUNS TESTES NA ACADEMIA PRA VER O RESULTADO. COM SENTI RESOLVI VOLTAR AO MEDICO E CONVERSAR SOBRE TUDO ISSO QUE ESTOU LHE FALANDO COM ELE. ELE POR SUA VEZ PREFERIU DAR UM OUTRO PASSO QUE FOI O DE PASSAR UM OUTRO MEDICMENTO-DEXADOR- PARA QUE POSSAMOS VER A POSSIBILIDADE DE ALGUMA MELHORA DENTRO DO PRAZO DE UNS 40 DIAS. ELE DISSE QUE SE NÃO HOUVER A MELHORA TOTAL, AI HA A POSSIBILIDADE DA CIRURGIA SIM PARA TENTARMOS REVERTER A SITUAÇÃO. GOSTARIA DE SABER DO AMIGO COMO SÃO AS CIRURGIAS DE ARTROSE ACROMIOCLAVICULAR. EM QUE CONSISTEM E O QUE VAI SER UTILIZADO PARA REPARAR, OU SUBSTITUIR O LIGAMENTO ACROMIOCLAVICULAR OU CARTILAGEM QUE FORA LESADOS-DESGASTADOS, SEI LA SE ESTOU CERTO NO QUE TO DIZENDO NESSE MOMENTO, ? A SUA EXPLICAÇÃO É DE MUITA VALIA PARA MIM RENOMADO, POIS ESTOU COM PRESSENTIMENTO DE CIRURGIA DEVIDO AO FATO DESSE PROBLEMA REMONTAR DE DEZEMBRO DE 2011. JA TENTEI TAMBEM A FISIOTERAPIA, E COMO DISSE, JUNTANDO O CONJUNTO DE TUDO QUE TENTEI, HOUVE UMA MELHORA, ATÉ BOA, MAS NA MINHA OPNIÃO, ACHO DIFICIL, PELO TEMPO E TUDO QUE FIZ DE FICAR BOM REALMENTE COM O TRATAMENTO CONSERVADOR. EU AGRADEÇO NOVAMENTE PELA OPORTUNIDADE E PELO EXCELENTE TRABALHO E PACIENCIA HUMANA DE SUA PARTE EM NOS ORIENTAR SEMPRE QUE POSSIVEL. UM ABRAÇO DO SEU AMIGO JORGE LUIS.
Dr Joel, Fiz ressonância Magnética do ombro direito e o médico que consultei disse que teria que operar para não sentir mais dor e voltar as atividades esportivas!
Cai um tombo de skate e com a pancada no ombro sinto dor para treinar novamente na academia, e para alguns movimentos especificos como puxar o freio de mão do carro!
Lendo um pouco do teus artigos e relendo o laudo do meu exame, continuo em dúvida do tratamento indicado!
Já se passou dois meses e a dor continua porém muito menor, e o laudo diz: Observam-se sinais de ruptura da base lábrum ântero-inferior. ( os demais comentários todos ok, pois diz que não existem lesões ou rupturas.
O Dr, está em Mato Grosso e estou em Porto Alegre no RS, mas agradeço muito uma ajuda referente ao meu problema: “sinais de ruptura da base lábrum ântero-inferior”, o que tem me atrapalhado na prática de surf e academia!
doutor eu tenho tendinopatia do supraespinhal do infraespinhal e do subescapular isso e grave ou não e se isso pode piorar.
nao e grave, apenas precisa tratar adequadamente, procure um especialista de ombro na sua regiao para uma avaliacao
boa sorte
Boa noite Dr.
Na minha cidade não tem especialista em ombro e preciso de um conselho, estou sofrendo desde dezembro de 2012 de uma dor no ombro, porém só procurei o médico em setembro/2012 fiz exames de RM dos dois ombros pois são os dois nos laudos diziam assim:
Ombro direito – Cistos subcondrais na cabeça umeral – Tendinose do supraespinhoso – Osteofitose da borda inferior do acrômio associada a bursite subacromiodeltoidea(síndrome do impacto). Neste ombro já fiz infiltração e é o que mais incomoda.
Ombro Esquerdo – Leve degeneração acrômio-clavicular caracterizado por osteófitos marginais e pequena distensão cápsulo-sinovial. Bursite subacromial-subdeltóide, Tendinopatia insercional do supra e infraéspinhal, sem apararentes trasnsfixações.
Já fiz 20 sessões de fisioterapia aleátorias, fui em dois médicos um disse pra eu fazer cirurgia inclusive já esta até autorizado pelo plano de saúde, o outro me indicou apenas fisioterapia de inicio passou 20 sessões e disse que meu caso não é cirurgico, o que sinto e um cansaço nos braços e não posso ficar com eles elevados muito tempo, no direito tem uma dorzinha fina quando faço alguns movimentos. Estou afastada pelo inss, mas quero voltar a trabalhar com urgência e tenho medo de piorar. Por este laudo que lhe passei o senhor acha que meu caso e de cirurgia ou somente as fisioterapias irão resolver?
Tenho 34 anos.
olha geralmente a fisioterapia melhora na grande maioria dos casos… talvez a fisioterapia que esteja fazendo nao seja a mais adequada… acho a avaliacao de um especialista muito importante…
boa sorte
Dr. Joel, parabéns por esta contribuição social.
estou fazendo fisioterapia há 02 meses diariamente para ver se evita cirurgia (ruptura parcial ombro supra espinhoso +50%) movimento o ombro mas com dores. Existem possibiidades de evitar cirurgia? Já vi inúmeros comentários que o pós cirúrgico deixa limitações de movimentos e força física. Sendo assim, prefiro continuar fisioterapia, Gostaria de saber sua valiosa opinião. obrigado..
Geraldo
RENOMADO DR. JOEL, JA ESTIVE PRESENTE AQUI EM OUTRA OPORTUNIDADE ONDE PRECISEI DE SUA OPNIÃO E COMENTARIO SOBRE UMA LESAO NO ACROCIO-CLAVICULAR. PELO HISTORICO QUE LHE CONTEI, DE COMO TUDO OCORREU E DE COMO O QUADRO EVOLUIU, O SR. ACERTADAMENTE MENCIONOU POSSIVEL ATROSE ACROMIOCLAVICULAR. TRANDO COM UM ESPECIALISTA DE OMBRO, DAQUI DE MINHA CIDADE, ELE CHEGOU A ESSA CONCLUSÃO: ARTROSE ACROMIOCLAVICULAR DE GRAU INTERMEDIARIO. ENTÃO JA ESGOTEI TODAS AS POSSIBILIDADES DE TENTATIVAS. HOUVE MELHORA, MAS AINDA SINTO QUANDO VOU FAZER MUSCULAÇÃO E NA MINHA OPNIÃO, ESSA SENSIBILIDADE, ESSE INCOMODO EXATAMENTE NA REGIAO LESIONADA, É UM INCOMODO INTERMEDIARIO- QUE NEM DOI MUITO COMO NO COMEÇO DA LESAO, MAS TAMBÉM INCOMODA, ESSE INCOMODO NA MINHA OPNIÃO É UM INDICATIVO DE QUE POSSO ESTA PIORANDO E DESGASTANDO MAIS AINDA A REGIAO LESIONDA. FIQUE A VONTADE RENOMADO PARA CORRIGIR ESSA MINHA OPNIÃO, POR FAVOR. ENTÃO, CONFORME MINHA PENULTIMA CONSULTA COM O ESPECIALISTA DE OMBRO, ELE PROCEDEU A ALGUNS TESTES CLINICOS, DEPOIS DE EU TER PASSADO POR UMA INFILTRAÇÃO DE CORTICOIDE E DE MEDICAMENTO SUBLINGUAL, E DISSE QUE EU PODERIA VOLTAR AOS POUCOS A FAZER MINHAS ATIVIDADES DE MUSCULAÇÃO. NÃO VOLTEI, POIS A INSTABILIDADE NA REGIAO DA LESAO E A SENSIBILIDADE NA MESMA ME PREOCUPAM NO SENTIDO QUE EXPUS ACIMA: O DE QUE, NA MINHA OPNIÃO, É INDICATIVO DE MAIS DESGASTE E TENHO RECEIO DE DESGASTAR DEMAIS COMO PASSAR DO TEMPO. POR ESSA RAZÃO, PROCEDI APENAS A ALGUNS TESTES NA ACADEMIA PRA VER O RESULTADO. COM SENTI RESOLVI VOLTAR AO MEDICO E CONVERSAR SOBRE TUDO ISSO QUE ESTOU LHE FALANDO COM ELE. ELE POR SUA VEZ PREFERIU DAR UM OUTRO PASSO QUE FOI O DE PASSAR UM OUTRO MEDICMENTO-DEXADOR- PARA QUE POSSAMOS VER A POSSIBILIDADE DE ALGUMA MELHORA DENTRO DO PRAZO DE UNS 40 DIAS. ELE DISSE QUE SE NÃO HOUVER A MELHORA TOTAL, AI HA A POSSIBILIDADE DA CIRURGIA SIM PARA TENTARMOS REVERTER A SITUAÇÃO. GOSTARIA DE SABER DO AMIGO COMO SÃO AS CIRURGIAS DE ARTROSE ACROMIOCLAVICULAR. EM QUE CONSISTEM E O QUE VAI SER UTILIZADO PARA REPARAR, OU SUBSTITUIR O LIGAMENTO ACROMIOCLAVICULAR OU CARTILAGEM QUE FORA LESADOS-DESGASTADOS, SEI LA SE ESTOU CERTO NO QUE TO DIZENDO NESSE MOMENTO, ? A SUA EXPLICAÇÃO É DE MUITA VALIA PARA MIM RENOMADO, POIS ESTOU COM PRESSENTIMENTO DE CIRURGIA DEVIDO AO FATO DESSE PROBLEMA REMONTAR DE DEZEMBRO DE 2011. JA TENTEI TAMBEM A FISIOTERAPIA, E COMO DISSE, JUNTANDO O CONJUNTO DE TUDO QUE TENTEI, HOUVE UMA MELHORA, ATÉ BOA, MAS NA MINHA OPNIÃO, ACHO DIFICIL, PELO TEMPO E TUDO QUE FIZ DE FICAR BOM REALMENTE COM O TRATAMENTO CONSERVADOR. EU AGRADEÇO NOVAMENTE PELA OPORTUNIDADE E PELO EXCELENTE TRABALHO E PACIENCIA HUMANA DE SUA PARTE EM NOS ORIENTAR SEMPRE QUE POSSIVEL. UM ABRAÇO DO SEU AMIGO JORGE LUIS. PEÇO DESCULPAS PELO TAMANHO DO EMAIL. EU ESTOU COM CONSEQUENCIAS PSICOLOGICAS POR ESTAR AFASTADO DAS PRATICAS DESPORTIVAS. O MEDICO COM QUEM EU CONSULTEI QUER QUE EU VOLTE A FAZER ATIVIDADES FISICAS. MAS EU NÃO GOSTARIA DE PIORAR MEU PROBLEMA. EU TENHO PENSADO SOBRE ESSE PROBLEMA SEMPRE NESSE SENTIDO DE QUE A DOR APOS A RALIZAÇÃO DOS EXERCICIOS, EMBORA PEQUENA, NA MINHA OPNIÃO É SINAL DE MAIS DESGASTE UMA VEZ QUE O MEDICO JA DISSE SE TRATAR DE ARTROSE ACROMIO CLAVICULAR. ELE GOSTARIA QUE EU FIZESSE MAIS CIRURGIA MAS PELO QUE OUVI DIZER E PELO QUE LI ATROSE NÃO TEM CURA PELOS METODOS CONSERVADORES DE TRATAMENTO. ENTÃO EU GOSTARIA DE SABER SOBRE A CIRURGIA DE RESECÇÃO, SE APOS A CIRURGIA HAVERIA A POSSIBILIDADE DE TUDO VOLTAR AO NORMAL COMO ERA ANTES SEM A ARTROSE. OBRIGADO.
SO CORRIGINDO DR. JOEL. … ELE GOSTARIA QUE EU FIZESSE MAIS FISIOTERAPIA…
Bom dia Dr. Joel, pesquisando na internet achei seu curriculo bem interessante e gostaria de te contar meu caso.
Tenho 20 anos agora, tive minha primeira luxação com 15 anos praticando jiu-jitso. Depois se tornou normal a luxação. Consultei um médico e ele me indicou a fisioterapia. Depois de 5 meses voltou as luxações. No ano seguinte fiz cirurgia, foi colocado 3 pinos, fiz o pós operatório e 6 meses depois luxou novamente após a cirurgia. Atualmente consultei com um outro médico especialista em ombro. Ele me falou que agora terei duas opções, fazer a mesma cirurgia novamente com ele ( que segundo ele nunca falhou ), ou fazer uma outra que tira um osso de um lugar e coloca na frente do ombro para impedir o deslocamento do mesmo.
Estou muito nervoso pois depois de uma cirurgia que falhou tenho medo de outra não dar certo. Não posso praticar mais meus esportes por que o ombro sai facilmente. No começo ele saia e eu colocava no lugar rapidinho, mas nas ultimas 3 vezes ele sai e não volta mais, tenho que ir para o hospital tomar injeção para relaxar a musculatura e voltar.
Moro no Rio Grande do Sul, gostaria de sua opinião sobre o meu caso Doutor, até uma indicação de um bom especialista em Porto Alegre se tiveres. Tudo que eu quero é melhorar e sei que vou! Grande abraço!
refazer a cirurgia por artroscopia é um opção, mas precisa-se ter certeza de qual foi a causa de sua recidiva…
o colega que está cuidando do seu caso deve analisar com cuidado uma serie de informações para fazer o melhor procedimento para o seu caso…
quanto a indicação tenho alguns nomes, mas não acho ético pois você já está passando com um colega… se você não se sentiu bem com esse colega tenho certeza que não será difícil encontrar outro especialista em RS
boa sorte
DOUTOS JOEL ESTOU DECIDIDO A TRATAR MINHA ORTROSE ACROMIOCLAVICULAR COM O SENHOR. VOU TERMINAR ESSE PERIODO NA FACULDADE E TRACAR O CURSO PARA ME DIRIGIR ATÉ O SENHOR. COM FAÇO PARA LHE ENCONTRAR? SEI QUE O SENHOR ATUA NO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN. POR GENTILEZA DOUDOR, GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE ONDE POSSO RALIZAR O TRATAMENTO COM O SR. NA VERDADE EU JA FIZ TUDO QUE PODIA EM TERMOS DE TRATAMENTO CONSERVADOR. JA FALEI COM MEU MEDICO EM CIRURGIA. ELE FALOU EM RESECÇÃO DA CLAVICULA DISTAL. POR GENTILEZA ME ORIENTE A CHEGAR ATÉ O SENHO. GOSTARIA DE FAZER MINHA CIRURGIA COM O SENHOR. VOU LEVAR MEUS EXAMES TODOS E SE HOUVER NECESSIDADE DE FAZER MAIS EXAMES POR AÍ, EU FAREI. É MINHA ÚNICA ESPERANÇA DOUTOR UMA VEZ QUE OS PROCEDIMENTOS CONSERVADORES SO SERVIRAM PRA ME MELHORAR UM POUCO, PENSO QUE ALGO EM TORNO DE 40 A 50%. SEM ATIVIDADE FISICA DE MUSCULAÇÃO EM MINHA VIDA EU SOU UM HOMEM COMPLETAMENTE INCOPLETO. MEUS AMIGOS SABER O QUANTO EU MUDEI. O QUANTO NÃO FREQUENTO MAIS OS MESMOS LUGARES… EU ESTAREI INDO AO SEU ENCONTRO TAO LOGO EU TERMINE ESTE SEMESTRE NA FACULDADE. JA FIZ O PEDIDO DE LICENÇA DO ORGAO ONDE TRABALHO. O PEDIDO VAI SER CONCEDIDO PARA QUE EU VA ME TRATAR. FICO NO AGUARDO DE SUA RESPOTA AMIGO.
Se realmente já fez de tudo para tratar conservadoramente sem sucesso a cirurgia pode ser uma opção… para realmente ter certeza precisaria te examinar e ver seus exames… sem isso qualquer opinião poderia ser errada…
se sua voltade é passar comigo em consulta no próprio site tem todas as informações pertinentes de como marcar consulta comigo… fique super a vontade…
boa sorte
DOUTOR JOEL MUITISSIMO OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO. SEI QUE O SENHOR É UM HOMEM MUITISSIMO OCUPADO, MAS QUE AINDA SIM TENTA DAR ATENÇÃO A TODOS. ISSO É LOUVAVEL. ESTOU SIM DECIDICO A FAZER A CIRURGIA COM O SENHOR E VOU. SO APENAS PRECISO ME DESOBRIGAR DESTE PERIODO NA FACULDADE. TO COM 31 ANOS DE IDADE. ESTOU INDO AO SEU ENCONTRO TÃO LOGO EU ME DESOBRIGUE. EU SOU OUTRO HOMEM. MEUS AMIGOS SABEM DISSO. OS AMIGOS QUE ME CONHECEM SABEM QUE NÃO SOU MAIS O MESMO. DOU UM SORRISO FORÇADO PARA DISFARÇAR O COLAPSO CAUSADO NA MINHA TECITURA PSIQUICA, NO MEU ANIMO, NA MINHA ALEGRIA E NO MEU SER DE UM MODO GERAL. SEMPRE PRATIQUEI MUSCULAÇÃO. TIVE UMA ORIENTAÇÃO ERRADA NA ACADEMIA QUE ME LEVOU AO TRAUMA QUE OCASIONOU A LESÃO COM O TEMPO. MAS JA NÃO É HORA DE CULPAR OS OUTROS. É HORA DE REFLETIR E DAR A VOLTA POR CIMA. SEI QUE TIVE MUITA CULPA TAMBÉM POIS ACEITEI MUITAS COISAS… GOSTARIA DE SABER DO SENHOR SE A ARTROSE DE GRAU INTERMEDIARIO, COMO DISSE MEU MEDICO, PODE DESAPARECER COM A CIRURGIA. SE A CIRURGIA DA RESULTADO, SE VOU PODER VOLTAR A FAZER MUSCULAÇÃO NORMALMENTE COMO UM DA FIZ. EU NÃO AGUENTO MAIS PALEATIVOS. EU DISSE A MINHA AMIGA QUE EU TROCARIA TODA UMA VIDA LONGA, POR MAIS LONGA QUE FOSSE, SO POR MAIS DEZ ANOS SEM ESTE PROBLEMA. NÃO É UM DRAMA ARTIFICIAL, MAS REAL. A MINHA AMIGA ACHOU ISSO ALGO MUITO FORTE. MAS EU PENSO QUE QUANTO MAIS IMPORTANTE É PARA NÓS ALGO QUE O DESTINO AFETA E NOS FAZ FICAR DISTANTES, MAIS ESTAMOS DISPOSTOS A NOS SACRIFICAR PARA TE-LO DE VOLTA. ESTA É A QUESTÃO. ESTOU INDO ME TRATAR COM O SENHOR. VOU COMEÇAR A VER COMO LHE ENCONTRAR E COMO MARCAR. VOU LEVAR MEUS EXAMES TODOS QUE FIZ AQUI. ME DESCULPE PELOS MEUS QUILOMETRICOS EMAILS AMIGO.
Olá Doutor!! Sensacional sua atenção com todos, um profissional com essa categoria normalmene não encontramos com essa atitude. Sinceros parabéns!!
Artrose Acromio Clavicular, lado direito, pequena roptura de tendão, diagnosticado por RM.
Tenho 46 anos, treino aikido, mas acredito que a origem do problema ocorreu há muitos anos atrás, pois sempre tive algumas indisposições desse lado do ombro e provavelmente acentuou-se com o treinamento que faço a 5 meses.
O tratamento indicado inicialmente foi diprosperona (uma dose) e fisioterapia, mas como trata-se de um desgaste, a pergunta é sobre a eficiência da fisio, o tempo para recuperação e se esse problema impossibilita voltar a atividade.
Muito obrigado, e parabéns novamente!!
depende muito da gravidade dessa lesao do manguito rotador… se completa a fisioterapia não será eficiente a esse ponto
Bom dia Dr….Há três meses sofri uma fratura na cabeça do radio, devido a uma queda com torção, foi feito imobilização, já fiz 30 seções de fisio e ainda sinto muita dor quando estendo o braço, só agora o médico pediu uma RM e o resultado foi o seguinte :
Traço de fratura na cabeça do radio com extensão para a superfície articular
Tendinopatia proximal do comum dos extensores do antebraço
Lesão/rotura parcial do ligamento colateral medial o qual encontra-se espessado e heterogeneo.
Moderado derrame com dilatação dos recessos articulares.
Será necessário cirurgia?
Obrigado !
se a fratura esta em processo de consolidação e sem desvio não, mesmo com a lesão ligamentar associada..
mas converse com seu médico, ok?
boa sorte
Ola boa tarde Ricardo, meu nome é Eduardo e tenho 39 anos.
Há três anos cai de motocicleta e bati muitíssimo forte o ombro esquerdo de lado no chão, tendo suportado o peso da moto em cima do ombro. Na época, senti algo diferente na região da escápula, como se fosse uma pressão e formigamento, mas não fiz nada e fui trabalhar normalmente. Meu serviço na época de torneiro mecânico era pesado e repetitivo, o que provocou a sensação de queimação no lateral das costas e trapézio no lado direito (lado oposto à queda).
Como o lado direito começou arder muito e queimar fui em ortopedista que me recomendou fisioterapia, onde fiz ultra som, tens e RPG. Por recomendação do médico fiz musculação leve e algumas sessões de quiropraxia leve. Tudo isso melhorava um pouco a dor mas não a resolvia. Usei tipoia algumas vezes por minha iniciativa, pois o lado direito parecia estar caindo, minha hipótese é que se deve ao problema no lado esquerdo. Esta lado doía muito pouco, mas parecia estar fora do lugar, onde sentia formigamento e pressão. Procurei também um profissional de medicina oriental que me deu uns trancos fortíssimos de surpresa da esquerda pra direita na área da escapula até quase o pescoço, nisso senti um estralo diferente do que o outro quiropraxista. Em três dias eu havia me livrado do martírio que me afligia há meses, a dor sumiu e a escápula parece que encaixou. Só que eu voltei trabalhar no mesmo dia no pesado, e com uma semana senti que o lado esquerdo voltou a arder, mas a escápula continuava no lugar, mas aí insisti…
Tudo se agravou quando umas duas semanas depois eu estava aparafusando várias peças pesadas no torno o dia todo. A queimação tornou-se insuportável no lado direito do corpo, e no lado esquerdo senti a escapula parecendo fora do lugar, como seu houvesse um osso movendo para cima em direção ao pescoço. De repente senti cair o ombro direito e debaixo das costelas também, senti como se o lado esquerdo como se tivesse girado, então a situação ficou grave, e até hoje mal consigo ficar sentado sem sentir dor tempo todo no lado direito, pelo que pesquisei é na altura do trapézio, no romboide maior e menor, oblíquo interno (debaixo da costela) e na mesma posição do oblíquo na parte de atrás. A lateral do abdômen direito dá a sensação de encolher, já do lado esquerdo o trapézio parece encolher, fica muito preso e contraturado, e a escápula sinto totalmente fora do lugar, como na posição das figuras 1 e 2.
Alguns médicos me falaram que tenho hipercifose. Um deles disse que tenho escoliose.
Minha impressão é que a escápula e a coluna giraram. Na parte da escápula parece que algo como se tivesse um “osso” do lado esquerdo que não o corpo voltar para o estado natural.
Como não há possibilidade de eu ir até sua cidade consultar-me com o senhor, gostaria de saber se pode por favor me recomendar um ótimo quiropraxista em São Paulo que pudesse resolver esse meu caso que está grave.
O que me sugere fazer, qual seria o melhor tratamento para minha recuperação? E que me livrasse dessa dor completamente, pois com essa dor há quase três anos.
Obrigado e aguardo seu retorno.
lendo seu comentário fiquei bem preocupado… acho que voce deveria procuram um especialista em ombro… pois pela sua historia suspeito de uma lesão do nervo toracico longo o que leva a escapula alada
boa sorte
Dr Joel
Bom dia, gostaria de saber qual é a região de dor que é atingida pela epicondilite lateral, pois estou com uma dor no “meio” do cotovelo, no início do bíceps, que não irradia ao antebraço nem me impede nenhum movimento, apenas dói durante a pronação resistida do punho…
isso não é epicondilite… pode ser algo no proprio biceps…
Ola Doutor Parabens Pelo blog, estou aqui mais uma vez , com meu poblema do ombro doutor, como disse em 1 pergunta antes de fazer uma resonancia , sou lutador( ou pelo menos era, sonhava) e tive 1 poblema no ombro jogando bola há 6 anos atras,! Resumindo, o resultado do exame foi Lesão de hill-sachs, com cistos subcondrais adjacentes . Bankart Óssea.Cisto sinovial em regiao posterior e inferior da glenóide . Passei pelo médico, pensando claro em operar , ja que eu quero lutar e isso precisa de muita força, em cima dos ombros… ele disse que não tinha liberação para operar ( SUS) , e que se ele me operar desse poblema , talvez fique com outro poblema em outra parte do ombro, disse para mim ficar fortalecendo 3 meses, para a musculatura fazer o ombro ficar no lugar…algo assim……. Doutor, sinceramente , carreira de Lutador posso esquecer? Existe alguma cirurgia ou jeito de isso ficar bom?? O Sr atende ? quanto custa uma consulta com o Sr? estou disposto ir até o Sr para ver isso… estou no desespero. Obrigado Pela ATenção . Amadeu Filho
sim existe tratamento… vc precisa tratar isso por meio de cirurgia para poder voltar a lutar…
sugiro que procure um especialista em ombro pelo sus, mas tem que ser especialista de ombro para poder ajuda-lo
boa sorte
Boa Noite Dr
Fiz alguns exames e foi constatado em meu cotovelo uma reação ósteo-hipertrófica no olécrano, e devido ao meu trabalho (bombeiro) necessito estar em plena forma física, nesse caso lhe pergunto posso manter uma rotina de treinos e exercícios fisicos ou devo suspender as atividades?
geralmente isso é relacionado a uma tendinite do tríceps, contudo o que isso pode causar é dor ao apoiar o cotovelo sobre uma superfície dura… Portanto evite isso, alonge bem e fortaleça progressivamente seu tríceos e tudo deve correr bem…
Oi Doutor Joel
Boa Noite!!!
Gostaria de tirar algumas duvidas com o senhor, minha prima fez uma cirurgia em março desse ano por causa de uma luxação no braço, ela fez pela Unimed e o médico disse que tinha sido um sucesso a cirurgia e não fez nenhum exame pra avaliação, quando ela foi pra começar a fisoterapia o fisioteapeuta pediu um raio x pra saber como estava o ombro porque ela sentia muitas dores e a supresa foi ao ver o exame e descobrir que o ombro dela estava deslocado completamte, o ombro não estava no lugar. O médico que a operou ao ver o exame disse que o fisioterapeuta estava louco e que estava tudo normal, minha prima ficou desesperada e procurou orientação de outro médico que resolveu fazer uma nova cirurgia para colocar o ombro no lugar de novo.
Ela fez uma nova cirurgia mas tambem não deu em nada e ela esta com o ombro completamente fora do lugar.
Hoje o médico optou por fazer um enxerto no braço, mas ela esta sem saber o que fazer e o médico disse que se não der certo ela pode perder o braço completamente.
Queria saber uma opinião do senhor, se a uma outra alternativa e o que pode ser feito.
Obrigada
Silvia
A história esta um pouco estranha, desculpe… o que posso te dizer é que quando se tem uma recidiva,uma das explicações possiveis que ela ocorre devido a perda óssea, e para vreverter isso apenas colocando enxerto ósseo e se não operar o problema fica muito maior… contudo achoi estranho pois os colegas avaliam isso antes de indicar uma cirurgia…
boa sorte
Dr. Quais os hospitais que o senhor trabalha? meu esposo fez uma ressonância e como impressão diagnostica deu: osteoartrose acrõmio, lesão na base labrun superior,tendinose do supra e infra-espinhais,subacromial- subdeltóidea, no ombro esquerdo.aguardo contato
Meus contatos estao presentes na sessão contatos do site…
Dr. Joel, fiz uma ressonância magnética do ombro esquerdo e o resultado foi o seguinte:
Impressão Diagnóstica:
– Tendinose do supra-espinhal com pequeno fono de ruptura parcial intra-substancial e pequena calcificação intratendínea nas fibras mais póstero-distais;
– Tendinose do Subescapular e infra-espinhal, sem rupturas;
– Pequena efusão bursal subacromial-subdeltóide;
– Alteração degenerativa glenumeral com pequeno derrame articular e sinovite;
– Alteração óssea na cabeça umeral, relacionado a degeneração / impacto;
– Tendinose / tenossinovite do cabo longo do bíceps;
– Osteoartrose acrômio-clavicular;
Ainda não levei o resultado para meu médico, o que farei na semana que vem.
Gostaria de perguntar ao senhor qual seria o tratamento adequado para meu caso.
Tenho 62 anos e já fui submetido a artroscopia do ombro direito.
Obrigado,
Adão Silvério Guedes
Caro Sr. Eu nao posso intervir no que ainda será falado pelo seu medico, quem vos solícitou esse exame… Seria anti ético
Volte com o colega
Boa sorte
Bom dia meu nome é leoncia moro em Hortolândia são paulo
Tive um problema de tendão rompido fiz uma cirurgia ha 8 meses
mas venho sentindo muitas dores forte no mesmo ombro não consigo nem trabalhar d
direito já estou me sentindo muito estresse por motivo de dor n mangto
não suporto mais ir no meu cirurgião e nem tomar medicamento
se não movimento o ombro tranquilo mas se me esforço um pouco
não aguento a dor .o pior q já esta prejudicando os nervos dos dedos queria
uma orientação sobre isso agradeço
procure um especialista em ombro na sua região, ou proxima… acho que poderia repetir a ressonancia para se avaliar se houve cicatrização do tendão e te examinar para avaliar se você nãp ficou com rigidez, situações que podem ocorrer em casos como o seu
boa sorte
dr operei meu ombro por artroscopia metodo bankart artroscopia com 12 dias estiquei o braco deitado pode acontecer alguma coisa
desculpe mas não sei que técnica cirurgia foi executada no seu caso , contuso normalmente retirar o braco da tipoia e esticar o braco não traz nenhum problema
boa sorte
Olá Dr. Joel, Boa tarde !
Sinto fortes dores no ombro esquerdo há mais de dez anos devido a pratica de musculação, principalmente em dias frios, com o passar do tempo os movimento ficaram limitados, realizei uma ressonância e o resultado foi o seguinte:
PROTOCOLO – SEQUENCIAS
axial TSE SPIR CLEAR T2
sagital TSE T2
coronal TSE SPIR CLEAR T2
coronal FAST CLEAR T1
coronal TSE T1
Alteração morfoestrutural da cabeça umeral, observando exuberante osteofitose marginal, irregularidade cortical e discretas formações císticas subcondrais.
Alterações degenerativas na articulação acrômio-clavicular, associado a edema na celular óssea adjacente, bem como nos planos gordurosos adjacentes.
Alteração morfoestrutural da glenóide, observando osteofitose marginal.
Alteração do sinal e da morfologia do labrum.
Tendão do supra-espinhal espessado e heterogêneo, predominantemente isointenso e com focos hipoitensos em todas as sequencias, sugestivo de tendinopatia crônica associados a focos cálcicos de permeio.
Tendão do infra-espinhal da espessura preservada, observando-se isossinal em T1 e aumento de sinal em STIR, sugestivo e tendinopatia.
Leve espessamento e heterogeneidade do tendão do subescapular, sugestivo de tendinóse.
Tendão da cabeça longa do bíceps anatômico.
Discreta quantidade de líquido na topografia da bolsa subacromial-subdeltóideana.
Discreto derrame articular.
Isto posto, gostaria de saber, tendo em vista estas informações preliminares qual seria o melhor tratamento, prognostico e sequelas.
Um forte abraço, obrigado pela consulta e aguardo ansioso a sua importante e valiosa resposta.
infelizmente sem te examinar e ver suas imagens não tem como dar opinião adequada sobre seu caso, sgiro que procure um especialista em ombro na sua região e siga suas recomendações…
Dr, Li com atenção seus esclarecimentos com algumas pessoas neste site e preciso de uma opniao. Tenho 42 anos, sou bancaria há 25 anos. Fiz uma ressonância ombro direito e foi analisado:
-hipertrofia capsuloligamentar na acromioclavicular, associada a leve edema ósseo subcrondal no componente clavicular
-acrômio encurtado sem inclinação significativa, associado a discreto espessamento do ligamento coracoacromial
-discreta bursite subacromial/subdeltoidea
-leve tendinopatia do supraespinhal, sem sinais de ruptura
-leve tendinopatia na porção superior do subescapular, sem sinais de ruptura.
Dr. tenho fortes dores no ombro direito em repouso e que não passam. Estou de licença medica do banco há 60 dias, e aliado a isto foi constatado tbem abaulamentos entre c3, c4 e c5, tocando o saco dural, assim como protusoes na c6 e c7. Tive dores fortíssimas na escapula direita, fiz em torno de 30 sessões de fisioterapia e repouso quase que total, onde felizmente a dor irradiada pela cervical na escapula passou 80%, porem como tomei medicações muito fortes como tramadol retard,alginac, toragesic, celebra,gabaneurim 300 e 400, usei colar cervical rigido, fiz infiltração próximo a escapula pelo ortopedista( onde já parei com a medicação há 10 dias aproximado); acredito que estes remédios mascararam a dor no ombro. Hoje meu ombro doi muito, muito, tenho formigamento nas mãos eventualmente, pois tbem tenho sind do desfiladeiro torácico assim como sind túnel do carpo. Gostaria de saber o que tenho que fazer a mais para passar esta dor no ombro, e quanto tempo a mais para continuar o tratamento pois vou passar novamente por pericia medica no INSS e estou preocupada com meu trabalho; e se isto que eu tenho eh grave e se piora com o tempo, passar dos anos e como prevenir para melhorar? e se isto é proveniente do meu tempo de trabalho ou trabalho especificamente. Muito obrigada pela sua atenção, pois seus esclarecimentos serão de grande valia. Daniella
não acredito ser algo grave e possivel de tratamento com fisioterapia… quanto ao tempo para ficar boa isso varia muito de paciente a paciente, contudo acredito que é possivel….
Obrigado pela resposta e gostaria de saber como marcar uma consulta com o senhor aí em S. Paulo, uma vez que resido no Estado do Amazonas e os exames que eu deverei fazer aqui e levar para a consulta com o objetivo de obter um diagnóstico mais preciso e o tipo de tratamento adequado.
Um forte abraço.
Marcelo Almeida.
Doutor tenho 41 anos e sinto dores no ombro, principalmente a noite. O resultado por ressonância magnética informa, resumidamente: 1) tendinopatia do tendão supra-espinhal com ruptura parcial (menos que 50%) das fibras da face profunda, sem transfixação, e associa-se diminuto foco de degeneração cística e edema ósseo subcortical na cabeça umoral, próxima à respectiva inserção; 2) discreta tendinopatia do subescapular, sem rupturas evidentes e 3) Lesão do lábio glenoidal superior, destacando fissura complexa em seu contorno superior, que se estende de anterior para posterior, com pequena sinovite adjacente.
Usei anti-inflamatórios por algum tempo e nada nudou. Terei que operar?
sem te examinar e avaliar seus exames é dificil opinar… mas dependendo de suas atividades eu tento a fisioterapia antes de indicar o tratamento cirurgico…
Dr.Joel, bom dia!
Moro no interior de Minas, na cidade de Três Marias.A uns 30/40 dias venho sentindo uma dor no cotovelo e o médico solicitou uma ressonância magnética do cotovelo direito onde foi evidenciado: Epicondilite lateral,caracterizada por tendinopatia insercional do extensor comum,associada a foco de ruptura parcial de permeio.
Qual tratamento o Sr. recomenda para o meu caso ?
Antecipadamente, obrigado.
Dr. Joel, boa tarde!
Fiz uma RM, 2 meses após uma cirugia para ancoragem do lambio anterior, segue resultado:
-Tendinopatia do supraespinhal e infraespinhal, subescapular predominando no segmento superior.
-Tendinopatia da cabeça longa do biceps sem sinal de instabilidade tendinea.
-Aspecto bífido da porçao extra articular, possivelmente de aspecto constitucional
-Alteração pos cirurgica com ancoras na margem anterior da glnoide com insercao labral sem evidencias de rerrotura. Alteração degenerativa e discreta fissura na base do labio superior.
-Irregularidade da superficie condral na juncao condrolabral inferior e na cabeça umeral onde ha erosoes que atingema camada profunda sem alteração de sinal osseo subcondral significativo.
-Pequeno derrame articular com sinovite reacional.
Por favor me fale a respeito.
Grato
eu não entendi a sua duvida? se você precisa de alguem para interpretar o exame acho prudente que esse alguem fosse seu médico, que te operou…
Dr. ele me disse que está tudo bem, mas estou com redução de movimento e mta dor.
Gostaria que me desse sua opinião.
Ele disse que esta tudo bem, porém já faz 3 meses da cirurgia e esta tudo doendo e com falta de força e alguns movimentos.
Este resultado da RM Eh normal mesmo?
entendo a sua preocupação mas não posso ficar emitindo uma opinião baseado apenas no que você me passa… precisa-se examinar o paciente, analisar as imagens… se está inseguro, procure um outro colega na sua região e ele te passara a opinião dele…
boa sorte
Boa noite Dr. Joel,
Eu havia pedido sua opinião sobre um problema que tenho no ombro desde janeiro.Lhe mandei o resultado da ressonância feita em abri/2013, que foi:
RM:
Pequeno derrame articular glenoumeral.
Leve redução da espessura das cartilagens hialinas de revestimento da cabeça do úmero e da cavidade glenóide. Aumento da intensidade de sinais do”labrum” superior.
Heterogeneidade de sinais das sequências ponderadas em T2 do terço distal do tendão do músculo supra-espinhoso, com solução de continuidade intrassubstancial, medindo aproximadamente 5mm junto a inserção na tuberosidade maior.
Heterogeneidade de sinais nas sequências ponderadas em T2 do terço distal do tendão músculo infra-espinhoso.
Os músculos e demais tendões que formam o manguito rotador não apresentam alterações significativas.
Tendão bicipital longo de aspecto normal.
Discreta hipertrofia da articulação acromioclavicular.
Acúmulo de líquido na bursasubacromial/subdeltóidea.
Aumento da intensidade de sinais nas sequências ponderadas em T2 da cápsula articular,mais evidente no recesso axilar.
Fiz 50 sessões de fisioterapia, e percebi uma melhora considerável na dor. Como o médico havia dito que eu teria que fazer a cirurgia de qualquer maneira, resolvi consultar outro especialista em ombro, o qual me pediu nova ressonância, cujo resultado foi este:
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA – OMBRO DIREITO – 07.11.2013
LAUDO:
Acrômio tipo II de Bigliani.
A distância acromioumeral mede 0,75 cm.
Discretas irregularidades dos contornos ósseos da articulação acromioclavicular, com associado espessamento de sua cápsula sinovial, sugerindo alterações incipientes..
Há edema de planos adiposos subacromiais com pequena distenção líquida na bursa subacromial/subdeltóidea, que sofre realce pelo material de contraste, caracterizando alterações inflamatórias.
Cistos subcorticais na tuberosidade maior do úmero.
O restante da medular óssea tem intensidade de sinal normal.
Cabeça umeral e glenóide com morfologia preservada.
Não há evidência de derrame articular.
Heterogeneidade dos sinais do labrum superior da glenóide, notadamente do labrum posterossuperior.
Nota-se discreta redução do espaço articular gleno-umeral, com afilamento e heterogeneidade dos sinais das cartilagens de revestimento desta articulação.
Espessamento com heterogeneidade e aumento dos sinais do tendão do supraespinhal, com associada rotura que compromete quase toda a espessura de suas fibras mais anteriores e distais, junto à superfície articular e, principalmente, intrassubstancial, com focos de mais acentuado hipersinal que se estendem para as fibras mais posteriores e proximais deste tendão. Esta alteração tendínea mede, em sua totalidade, aproximadamente 1,8cm no plano coronal e se estende posteriormente por aproximadamente 1,7cm no plano sagital. Há preservação de algumas poucas fibras na superfície bursal, que apresentam-se bastante afiladas, irregulares e heterogêneas.
O tendão do infraespinhal está discretamente espessado, heterogêneo, com focos de aumento da intensidade dos seus sinais, que compromete notadamente suas fibras mais superiores, na transição com o tendão do supraespinhal.
Tendão do subescapular com espessura preservada e focos de intensidade de sinal intermediário em suas fibras.
O tendão da cabeça longa do bíceps apresenta topografia, espessura e intensidade de sinal normais. Não há líquido em quantidade significativa ao redor do mesmo.
Os ventres musculares ao redor do ombro apresentam dimensões e intensidade de sinal habituais.
O ligamento córaco-umeral tem espessura preservada. Não há obliteração significativa dos planos adiposos no intervalo dos rotadores, ou realces anômalos nesta topografia.
Ligamento gleno-umeral com espessura e intensidade de sinal habitual, não havendo evidência de edema no recesso axilar ou captação anômala do material docontraste.
IMPRESSÃO DIAGNÓSTICA: Estudo por ressonância magnética do ombro direito demonstra:
Alterações degenerativas incipentes na articulação acromioclavicular e gleno-umeral.
Alterações degenerativas do labrum superior da glenóide, comprometendo notadamente o labrum posterossuperior.
Sinais de tendinopatia do supraespinhal, com rotura que compromete quase toda a espessura de suas fibras mais anteriores e distais, e que se estende posteriormente e proximalmente, conforme acima descrito. As alterações tendíneas descritas são mais pronunciadas quando em comparação ao exame anterior de 09/04/2013.
Sinais de tendinopatia do infraespinhal, notadamente de suas fibras superiores.
Tendinopatia inicial do subescapular.
Alterações inflamatórias na bursa subacromial/subdeltóidea ( bursite).
Não há evidências, no presente estudo, de achados que sugiram capsulite adesiva.
Só lembrando ao Sr, que sou dentista, e tenho 50 anos, sendo 28 anos de profissão, e estas lesões foram provocadas por esforço repetitivo. não tive nenhuma queda ou acidente.
Este segundo especialista me recomendou cirurgia, pois ele disse que a lesão do supraespinhal aumentou, e agora há rotura total do tendão.
O Sr. acha que o caso agora é cirúrgico mesmo?
Desde já agradeço pela sua atenção.
Abraços
Eliane
infelizmente sim…
Obrigada pela atenção e resposta. Vou marcar a cirurgia para o início do ano. Desejo um ótimo final de ano e um próspero Ano Novo. Felicidades!!
Dr fiz uma ressonância magnética que havia dado uma rotura no lábio gleinodal superior(slap), quatro anos depois fiz outra que deu Hipersina na topografia da bolsa subacromial/subdetoidea, inferindo reação bursal. O que mudou, aumentou ??? E somente cirugico mesmo???
não quer dizer nada… apenas uma inflamação no ombro…
nessa nova RMN não se evidenciou lesão labral superior?
ola doutor operei meu ombro esquerdo uma artsoscopia, pois o mesmo estava com lesao na glenoide e ficava deslocando do lugar;
gostria de saber se posso fzer algum movimento. 7 dia ja imobilizado e saber se ele volta 100% depois da cirurgia
e o tempo de recuperaçao qual seria?
e quais os principais cuidados? e havera sequelas?
mto obrigado
desculpe josemar mas todas essas informações devem ser obtidas com quem te operou… boa sorte
bom dia fiz uma cirurgia no ombro esquerdo por causa de um acidente eu rompi o ligamento do ombro isso foi em 19/04/2012 que eu sofri o acidente e ja fiz a cirurgia queria saber se posso fazer uma academia assim ou o que eu devo fazer antes de querer fazer algo assim!
por favor converse com o colega que te operou…
Boa noite Dr. Joel
Meu pai a alguns anos começou a sentir dor no ombro esquerdo não ligou muito mas a um ano atrás foi a um ortopedista e ele lhe pediu uma Ressonância Magnética, a qual foi constatado :
Acrômio tipo I/II de Bigliani, sem inclinação anômala significativa.
Artropatia degenerativa, acrômio clavicular, caracterizada por osteofitose marginal, edema medular subcondral, erosões dos revestimentos condrais e distensão cápsulo-sinovial.
Articulação glenoumeral de aspecto conservado.
Irregularidade dos contornos no tubérculo maior do úmero.
Lábio glenoidal sem sinais definitivos de lesões.
Tendão do supraespinal com sinal heterogêneo, sem roturas atuais definidas, inferindo tendinopatia.
Demais tendões do manguito rotator de aspecto conservado.
Espessamento da bolsa subacromial/subdeltoidea, caracterizando bursite
Tendão da cabeça longa do bíceps braquial tópico, com espessura, orientação e sinal normal.
Grupamentos musculares íntegros.
Feixes neurovasculares de trajeto habitual, sem evidencias de compressões extrínsecas.
Ele lhe passou um remédio para tomar as vezes , lhe disse que é para não fazer nada , também disse que poderia fazer cirurgia mas que com alguns anos o problema voltaria.
Gostaria de saber a opinião do Senhor Dr. Joel a respeito do caso dele pois ele sofre muito .
sem ver as imagens e examina-lo fica dificil opinar, contudo se o laudo for correto não é nada grave , mas com certeza tem tratamento e precisa tratar… geralmente fisioterapia, acupuntura, mudanças de atividades etc
procure um especialista em ombro na sua região
boa sorte
SOFRI UM ACIDENTE DE MOTO A 5 ANOS E MEU COTOVELO DIRETIO ESTOU DIMINUINDO ABERTURA DO BRAÇO GOSTARIA DE SABER SE COMO PROTESE MELHORA ABERTURA DO MEU BRAÇO AGURADO RESPOSTA UMA ABRAÇO
a protese não é indicada para ganhar amplitude de movimento… existem outros tratamentos para isso…sugiro que passe em consulta com um especialista em cotovelo na sua região para ser avaliado adequadamente e ter uma explicação sobre possibilidades de tratamento para seu problema
boa sorte
Tenho uma dor no ombro esquerdo há uns 3 anos. Sempre me incomodava quando dormia por muito tempo sobre ele, mas nunca me limitou a fazer qualquer atividade. Procurei um orto e ele me relatou que eu estava fraco, que com exercícios físicos, eu resolveria o problema. Fiz algumas sesões de fisioterapia só que nao chegou a ficar 100%, mas como nao me incomodava tanto, deixei pra lá…. Isso foi ha uns 2 anos. Ocorre que comecei a malhar há uns 4 meses, com personal, e a dor está me limitando em alguns exercícios na academia. Resolvi voltar no orto e, graças a minha insistencia, fizemos uma RM. Peguei o resultado hoje, mas como só volto nele no dia 10/02, gostaria de sua opinião. Deu tudo normal, mas o único porém foi:
Aspectos observados:
“Presença de traço de hipersinal na base do labrum glenoidal postero superior, havendo cisto paralabral bilobulado projetado nessa região, medindo aproximadamente 5mm de diametro transversal e 10 mm de diametro longitudinal.
Impressão:
“Pequena ruptura do labrum glenoidal postero superior, com cisto paralabral bilobulado adjacente.
Li algumas coisas na internet e vi que a maioria fala em cirurgia. O Sr. acha que tem como resvolver o problema sem intervenção cirúrgica ou ela é inevitável?
se realmente tiver uma lesao labral postero-superior e cisto para labral, o ideal seria que operasse, mas não ha uma urgencia, pode-se ficar acompanhando com ressonancias cada 6m para ver se houve aumento do cisto, pois se ele aumenta pode comprimir o nervo supra escapular…
pela lesão slap, deve-se tentar mudar seu treino e fazer fisioterapia para ver se fica sem dor, se isso ocorrer evita-se o procedimento… tenho muitos pacientes em que nada foi feito seguindo esse pensamento…
SOFRI UMA QUEDA NO ESTACIONAMENTO DO MEU TRABALHO EM 2011, QUE OCASIONOU LESÃO NO MANQUITO ROTADOR FEITO FISIOTERAPIA ,SEM EXITO . APOS 4 MESES PASSEI POR CIRURGIA , MAS QUALQUER ESFORÇO FÍSICO DÓI MUITO . SOU CANHOTA E A LESÃO FOI NO MSD, APOS 15 MESES ,APRESENTOU OUTRA LESÃO NO OMBRO ESQUERDO. GOSTARIA DE SABER SE DEVIDO ESFORÇO SÓ NO BRAÇO ESQUERDO PODE TER OCASIONADO A LESÃO, POIS ESTOU AFASTADA DO TRABALHO DEVIDO CIRURGIA EM 16/09/2013 , E A EMPRESA RELATA NÃO TER NENHUMA LIGAÇÃO E QUE DEIXA DE SER ACIDENTE DE TRABALHO , JÁ QUE É NO OMBRO ESQUERDO. AGUARDO UMA RESPOSTA DESDE JÁ MUITO OBRIGADO.UM ABRAÇO ,REGINA
infelizmente não tem como se afirmar nada… eles tem razão…
BOA TARDE
MINHA MÃE DEU UM AVC DIA 4 DE DEZEMBRO DE 2013 JA ESTA DE TRINTA SESSÃO DE FISIOTERAPIA AGORA A QUATRO DIAS ELA COMEÇOU A SENTIR DORES NA MAO E NO OMBRO E INCHAÇO PROCUREI UM ORTOPEDISTA AI ELE PEDIU UM US DO OMBRO O RESULTADO DEU UMA ( RUPTURA PARCIAL DE TENDÃO SUPRA ESPINHOSO BURSITE )ENTÃO O MEDICO FALOU QUE TEM QUE FAZER UMA CIRURGIA!!SERÁ NECESSÁRIO MESMO DOUTOR !!!
primeiramente preciso saber se é o mesmo lado acometido pelo AVC, se sim eu não operaria e esperaria para ver a melhora neurologica… se for o outro tambem não e sim pediria uma ressinancia magnetica para confirmar o grau de lesao parcial e assim bem documentado tratar adequadamente a lesão…desde que sua mae tenha condições para isso…
Dr. Boa Tarde estou com um irmão com problema serio de ombro , ja fez duas cirurgias e ainda continua com dor , nunca teve traumas ,mas trabalha pesado na area de produção de trefilaria , arame pesado , gostaria de saber se o esforço com o serviço pode ter complicado ou causado tal doença, estamos desesperados pois o INSS agora o afastou , mas outro perito tinha liberado p/ o trabalho , agora esta atravessando por um processo trabalhista e o perito trabalhista quer de todo jeito descarta o vinculo com o trabalho, em que o Dr. poderia me auxiliar.
Desde já obrigada,
Att, Rosane
infelizmente não há como provar que o trabalho tenha causado tal lesão…
Dr Joel Murachovsky , meu nome é Sandra, e quero usar este espaço, pois infelizmente não pude faze-lo pessoalmente.
MUITO OBRIGADA ao Sr e a Sua Equipe pelo sucesso do procedimento cirúrgico realizado em minha mamãe. Foi uma vóvozinha que sua equipe operou na quinta feira passada, dia 30/01 pela manha, uma cirurgia de úmero não consolidado ou com retardo (não sei bem o termo) que teve um enxerto do osso da bacia, no Hospital Mario Covas, em Sto Andre… (Espero que lembre,rs) . Sua equipe foi muito atenciosa e carinhosa conosco em todo o tratamento, mesmo sendo um hospital publico… E saiba que orei e oro muito pelo seu constante sucesso e de sua equipe. Fiquei muito feliz e satisfeita ,quando tive acesso a este espaço e pude me certificar de que o medico chefe desta equipe é um PROFISSIONAL COMPETENTE E COM UM CURRICULUM ADMIRÁVEL. Hoje minha mãezinha esta bem, ficou apenas 01 dia internada, mesmo com 74 anos, aparentemente não houve sequelas, já que ela consegue movimentar todos os dedos e levantar a mão também, e estamos cuidando dela , no Pós Operatório com muita disciplina!
Dr Joel estou muito agradecida e honrada por ter sido a sua equipe a operar a minha “Joia Rara”, e dar a ela um Presente de Aniversario,pois ela completa 75 anos dia 29/02.
Para quem lê este comentário saiba que este profissional é realmente capacitado e habilitado, para exercer esta profissão, e ele a executa com idoneidade,franqueza e seriedade, expondo ao paciente TODOS os Pós e Contras que podem ocorrer no decorrer do procedimento com a transparência que um medico deve ter com seu paciente! Que o Senhor de ao Dr, vários anos de vida para que possa exercer na minha opinião umas das mais nobres profissões ” Ser MEDICO e exercer a medicina em toda sua plenitude” Abraços e Boa Noite…
Bom dia!
Fui diagnostico com acrômio tipo 2 bigliani,o que seria isso?
Obrigado!
que seu acromio é curvo como a maioria da população
dr joel tenho muita dor no ombro faço tratamento desde 2001 ja tomei muito antiinflamatorio e muita fisio ,agora o meu ortopedista pediu uma ressonancia ,ele disse que é quase certo que estou com lesão no manguito rotator isso é caso de cirurgia……. se fizer a cirurgia ficarei livre dessa dor insuportavel,sinto muita dor no cotovelo e na escapula . obrigada pela atenção…………………
primeiramente aguarde a ressonancia para saber com o que está lidando, ok?