texto de Dr. Joel Murachovsky Contatos: 11-37391334 ou 11-32570763
RESSECÇÃO DO TERÇO DISTAL DA CLAVÍCULA
A Clavícula é o osso da frente do ombro e na sua porção mais lateral ela se articula com o Acrômio, que é uma das proeminências da Escápula e, é o teto da articulação do ombro no espaço subacromial. O nome dessa articulação é articulação Acrômio-Clavicular. Devido ao sobre- uso dos tendões do ombro, ocorre a sobrecarga dessa articulação e isso pode levar a irritação local e, consequentemente a dor no ombro. Com o tempo pode ocorrer um desgaste da articulação Acrômio-Clavicular o que também causa dor no ombro pelo contato de osso com osso.
Clinicamente o paciente se queixa de dor à palpação desse local e dor no ombro ao trazer o braço junto ao corpo e, a cirurgia só é indicada na falha do tratamento não cirúrgico que se baseia no uso de medicações analgésicas, gelo local, fisioterapia e, eventualmente, infiltração dessa articulação. O tratamento não cirúrgico deve ser tentado por um período de 6 meses e caso não se obtenha resultados satisfatórios, a cirurgia é indicada.
Hoje em dia o prodecimento de Munford, que é a ressecção do terço distal da Clavícula é realizado por meio da artroscopia e o objetivo é ressecar 1 cm lateral da Clavícula, dessa maneira impedindo o impacto entre a Clavícula e o Acrômio, aliviando a dor do paciente.
O resultado dessa cirurgia é muito bom
e a recuperação do paciente é rápida. Contudo, na grande maioria das vezes, a dor na articulação Acrômio-Clavicular, está associada a uma lesão do Manguito Rotador e, nesses casos, o pós-operatório segue a rotida da reparação desses tendões.
eu fiz a cirurgia a tres meses estou otima conseguindo fazer todos sem dor
Eu operei em abril de 2013 do.acromio clavicular com o Dr Carrera do Einstein, e vou ter que operar do tendao agora.. sou tenista e desde janeiro de 2013 estou passando esse pesadelo do ombro.. pois desde janeiro ateh hoje nunca mais estive 100% e sem dores.
infelizmente se você tem uma lesão no tendão e é muito ativo dificil ficar sem dor…não havia lesão quando operou em abril?
Olá Dr, fiz uma ressonância que apresentou “artropatia degenerativa acromioclavicular”, discreta “bursite” e “tendiopatia”, acontece que eu não sinto absolutamente nada no ombro, fui ao médico pois um dia estava fazendo barra fixa e meu ombro deu um estalo, e a partir dali “consigo” estala-lo qdo faço um movimento específico, mas totalmente sem dor. Como já vi muitos ombros deslocarem – de amigos meus – fiquei com medo e fui ao médico, ele pediu uma ressonância cujo o resultado foi esse.
Retornei ao médico e ele pediu uma artro ressonância, pois até ele achou muito estranho o resultado.
Minha dúvida é, posso ter a tal artropatia acromioclavicular e ser assintomático?
Obrigado
obs: Fui atleta de natação na adolescência.
sim pode ser… pode ser que seus estalos sejam apenas por uma discenesia escapulo torarica
ter artrose dessa articulação não significa que tenha que ter dor, contudo você ainda é jovem e pode vir a ter dor no futuro e precisa cuidar disso
boa sorte
Boa noite Dr., eu realizei a ressecção da clavícula distal por artroscopia faz 2 semanas e estou com algumas duvidas. Depois de quanto tempo da cirurgia poderei voltar a praticar atividade física? O meu ombro voltará a ter a força normal? Não é perigoso haver instabilidade na Articulaçao?
grato.
se a cirurgia é feita a contento não havera instabilidade e o ombro voltará ao normal
quanto ao retorno as atividades fisicas, deve conversar com seu médico pois somente ele sabe o que foi feito e como estavam as coisas dentro do seu ombro
Dr. Tenho artrose, bursite e tendinite no ombro direito. Procurei um especialista em ombro e o mesmo disse que preciso colocar prótese total. Fiquei com certo receio e procurei um Fisioterapeuta Esportivo e este vem fazendo um tratamento de soltura dos músculos da clavícula e omoplata e com isso minhas dores que eram intensas impossibilitando até dormir, diminuíram quase que por completo. Tenho limitação no movimento de erguer o braço pois segundo meu fisioterapeuta a clavícula e a omoplata estão presas e quando forço dói. O movimento do braço é normal pois não consta lesões nos tendões. Pergunto? Pode uma ressecçao do terço distal da clavícula( munford) resolver o problema e eu voltar a ter o movimento do braço normal??
não… isso ocorre devido a artrose que você tem…
Ola, tem uma paciente que fez a ressecção do terço distal ja tem 2 meses de pós op. e mesmo assim a paciente continua tendo dor a palpação! o que pode ser? uma tendinite ou e normal depois do pos op.?
alguns pacientes ficam com dor por um periodo pos operatorio… gelo e analgesia local costumas ajudar nessa fase