Como devo saber se devo procurar um medico especialista, médico ortopedista, fisioterapeuta?

texto de Dr. Joel Murachovsky contatos : 11-32570763 ou 11-37391334

Frequentemente sou perguntado pelos meus pacientes, Doutor quando devo procurar um médico ortopedista generalista, quando devo procurar um especialista e quando devo procurar um fisioterapeuta.

A primeira coisa que respondo é que quem indica uma terapia é o médico. Isso se baseia no conhecimento não só da doença a ser tratada, mas nos riscos e benefícios dessa terapia ao paciente em questão. A fisioterapia, é uma das ferramentas usadas no tratamento das doenças ortopédicas e quando bem indicada traz excelentes resultados, sendo executada por um profissional competente. O paciente procurar por uma terapia por sua própria conta está negligenciando a visão e opinião do médico e isso pode eventualmente não trazer bons resultados.

O ortopedista generalista está apto a iniciar qualquer tratamento ortopédico e na maioria das vezes conseguirá um bom resultado no seu tratamento, já que a maioria dos tratamentos são mais simples e não cirúrgicos. Deve-se tratar com especialista os casos que eventualmente o generalista não foi capaz de tratar adequadamente, assim como os casos de indicação cirúrgica.  Não que o ortopedista geral não saiba e não possa operar casos mais específicos, ele tem o direito e pode realizar tais procedimentos e alguns são excelentes cirurgiões. O que explico é que como o especialista acaba fazendo muito mais casos de qualquer assunto de sua subespecialidade, isso lhe dá mais experiência no assunto e sendo assim,  para muitos traz mais segurança .