Telefone: 011 3739-1334

– Como devo saber se devo procurar um medico especialista, médico ortopedista, fisioterapeuta?

Como devo saber se devo procurar um medico especialista, médico ortopedista, fisioterapeuta?

Como devo saber se devo procurar um medico especialista, médico ortopedista, fisioterapeuta?

texto de Dr. Joel Murachovsky contatos : 11-32570763 ou 11-37391334

Frequentemente sou perguntado pelos meus pacientes, Doutor quando devo procurar um médico ortopedista generalista, quando devo procurar um especialista e quando devo procurar um fisioterapeuta.

A primeira coisa que respondo é que quem indica uma terapia é o médico. Isso se baseia no conhecimento não só da doença a ser tratada, mas nos riscos e benefícios dessa terapia ao paciente em questão. A fisioterapia, é uma das ferramentas usadas no tratamento das doenças ortopédicas e quando bem indicada traz excelentes resultados, sendo executada por um profissional competente. O paciente procurar por uma terapia por sua própria conta está negligenciando a visão e opinião do médico e isso pode eventualmente não trazer bons resultados.

O ortopedista generalista está apto a iniciar qualquer tratamento ortopédico e na maioria das vezes conseguirá um bom resultado no seu tratamento, já que a maioria dos tratamentos são mais simples e não cirúrgicos. Deve-se tratar com especialista os casos que eventualmente o generalista não foi capaz de tratar adequadamente, assim como os casos de indicação cirúrgica.  Não que o ortopedista geral não saiba e não possa operar casos mais específicos, ele tem o direito e pode realizar tais procedimentos e alguns são excelentes cirurgiões. O que explico é que como o especialista acaba fazendo muito mais casos de qualquer assunto de sua subespecialidade, isso lhe dá mais experiência no assunto e sendo assim,  para muitos traz mais segurança .

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

0 Comments on “Como devo saber se devo procurar um medico especialista, médico ortopedista, fisioterapeuta?