Telefone: 011 3739-1334

– Qual remédio para aliviar dor no ombro? Analgésicos ou anti-inflamatórios?

Qual remédio para aliviar dor no ombro? Analgésicos ou anti-inflamatórios?

Qual remédio para aliviar dor no ombro? Analgésicos ou anti-inflamatórios?


Texto de Dr. Joel Murachovsky  Contatos: 011- 3257-0763   ou  011-3739-1334

A dor no ombro tem diversas causas, mas faz parte do tratamento o uso de medicação para aliviar a dor. Existem vários tipos de medicações, mas vamos subdividir em dois subgrupos: analgésicos e anti-inflamatórios .

Ambos são importantes e podem ser indicados em conjunto, dependendo da doença do paciente e das condições clinicas do paciente .

Os analgésicos podem ser classificados como leves , como por exemplo a dipirona e o paracetamol. Moderados, temos os que associam uma dosagem mais baixa de codeína ou tramadol com paracetamol  e os fortes que usam dosagem mais elevada de codeína ou tramadol até oxycodona. Importante salientar que existem pessoas alérgicas a essas medicações e existem pessoas em que a pressão arterial fica muito baixa com o uso dessas medicações. Outro problema que pode acontecer com pacientes usando analgésicos mais fortes é a prisão de ventre. Deve-se perguntar ao paciente sobre sua rotina para entender como podemos agir para tentar evitar tal complicação na necessidade de usar tal medicação.

Os anti-inflamatórios  são subdivididos em não hormonais e hormonais. Os não hormonais agem diminuindo o processo inflamatório local e dor, isso por uma ação química dentro do nosso corpo. Existem diversos tipos e cada tipo age de maneira diferente. Contudo o médico que indica essas medicações precisa conhecer o histórico de seu paciente, pois essas medicações, claro que caso a caso  e por isso é importante passar com o médico, podem levar a esofagite, gastrite e até ulcera. Também podem atrapalhar a função dos Rins. Já os hormonais, que são os corticoides, agem também de maneira química em nosso corpo. Pacientes com diabetes e pressão arterial aumentada não devem usar tal medicação e seu uso não deve ser prolongado pois pode interferir na produção normal de nosso corpo de cortisol.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

0 Comments on “Qual remédio para aliviar dor no ombro? Analgésicos ou anti-inflamatórios?