
Imagem do impacto do úmero com o acrômio – a bursa fica entre essas duas estruturas assim como o manguito rotador e podem inflamar
Texto de Dr. Joel Murachovsky Contatos: 11-37391334 ou 11-32570763
Bursite do Ombro Causas, Sintomas e Tratamento
Podemos dizer que o ombro pode ser dividido em dois espaços pelos músculos que envolvem o ombro: a articulação gleno-umeral e o espaço subacromial.
Os músculos que envolvem a cabeça do umero, levam o nome de manguito rotador e este é o teto da articulação gleno-umeral enquanto que, no espaço subacromial, é o assoalho. O espaço subacromial é bem estreito, e nele estão contidos a bursa e os músculos do manguito rotador.
Por diversos motivos, pode ocorrer um estreitamento, ainda maior, do espaço subacromial e isso leva a inflamação desta bolsa, o que chamamos de bursite do ombro e, isso causa dor no ombro. Na verdade, este estreitamento, faz com que, a porção mais lateral da cabeça do úmero, a qual chamamos de tuberosidade maior, impacte contra o acrômio, causando micro traumas nos tecidos contidos neste espaço subacromial, a bursa e os músculos.
Portanto, não é apenas a bursa que inflama, mas também, os músculos, ocorrendo a formação de uma bursite e uma tendinite. O nome verdadeiro desta entidade é síndrome do impacto do ombro.
O paciente com síndrome do impacto do ombro se queixa de dor no ombro, de início insidioso e com piora progressiva. Refere geralmente, que a dor piora ao elevar o braço acometido e a noite ao se deitar. Com a evolução, alguns pacientes reclamam de dor mesmo em repouso.
Sempre que nos deparamos com um paciente com um quadro clínico, sugestivo de síndrome do impacto do ombro, devemos descartar a existência de lesão dos músculos do manguito rotador.
Radiografias são importantes para avaliarmos as estruturas ósseas que formam a articulação do ombro e a ressonância magnética do ombro serve para avaliarmos o grau de comprometimento dos músculos.
O tratamento do paciente com diagnóstico de síndrome do impacto do ombro é clínico. Prescrevemos medicações analgésicas, orientamos crioterapia e fisioterapia e posteriormente, reabilitação para a vida diária.
A maioria dos pacientes obtém melhora, seguindo o tratamento corretamente.
Os pacientes que não melhoram após seis meses de tratamento, tem indicação para o tratamento cirúrgico. Nesta fase, buscamos tratar a causa da inflamação e na maioria das vezes, a causa para a diminuição do espaço subacromial é a presença de um “esporão” na porção inferior e anterior do acrômio.
A cirurgia, anteriormente realizada pelo método aberto, com um corte extenso, hoje é realizada pelo método da artroscopia; com apenas 3 pequenas incisões na pele de aproximadamente 1,5cm ,; introduzimos uma micro camera e com instrumental delicado, tais como micro motores acoplados aos instrumentos , ressecamos este esporão e “limpamos” toda a inflamação. (Acromioplastia artroscopica)
O paciente permanecer alguns dias imobilizado e progressivamente vai retomando todas as suas atividades da vida diária.
A permanencia da bursite e tendinite ocasionados pela sindrome de impacto, se não tratados, podem ao longo dos anos acabar em rotura dos tendões do manguito rotador.
Paciente, 25 anos, jogador de vôlei, chega a clínica com queixa de dor no ombro após seus treinamentos, principalmente quando faz bloqueios e quando desce o braço após cortar uma bola. Ao exame físico nota-se aumento de tensão no músculo deltóide, rombóide e porção clavicular do peitoral maior, os testes de hawkins-kennedy, neer e job foram positivos e o exame de ressonância magnética em T2 mostrou sinal hiperintenso na região sub-acromial.
a) Em relação ao quadro acima, aponte uma justificativa para os sintomas referidos pelo jogador, nos dois gestos de movimento descritos acima.
esse paciente tem o tecido afetado, tendão(tendinite) ou bursa(bursite)
sugiro que esse jogador procure um especialista em ombro pois para dar um diagnostico, baseando-se apenas no que me passou fica inviavel…
boa sorte
Tudo começou 2 anos tive sindrome do tuneo do carpo,nos dois pulso fiz um tratamento e melhorei ai veio a coluna com ósseo porrose.depois com 6 messes de tratamento, e me afartar do trabalho hoje estou fazendo tratamento para tendinite e bursite.Sinto dores isuportavel nos ombros e cotovelo é uma dor que queima e não passa nem com tratamento.O que devo fazer?
procure um especialista de ombro e cotovelo para tratar adequadamente
Estou sofrendo muito com essa maldita dor, que me incomoda no meio do sono, adquirir esse problema quando fiz exércicio errado com a faixa band, melhorou por uns dias quando tomei uma injeçao de voltarem que o médico receitou, meu erro foi nao tomar o anti inflamatorio que ele também medicou,deixei de tomar por que senti aliviada apenas com a injeçao, agora perdi a receita e volto a sofrer novamente… vou segui o ensinamento de voces, bolsa de gelo por uns dias e parar de exercitar o braço que doe. Espero ter bom resultado… obrigada pelo ensinamento…
Olá Dr já perdi as contas de quanto tempo que venho sofrendo com meus braços já fiz vários tratamentos e não sara fiz ultima ressonância em 05|07|2014 e do ombro direito e o diagnostico foi
1-Discretas alterações degenerativas na articulação acromioclavicular,conforme descrição acima (artrose, inicial)
2-dicreto edema\ minimo acúmulo de liquído laminar na topografia da bursa subacromial\subdeltoideana,achado que pode estar relacionada à bursite incipiente.
3-Sinais sugestivos de incipiente\discreta tendinopatia do supraespinhoso, mais evidente em suas porções distais anteriores, sem evidências de rupturas associadas.
4-Tendinopatia incipiente nas regiões distais do infraespinhoso.
Braço esquerdo.
1-Discretas alterações degenerativas na articulação acromioclavicular, conforme descrição acima (artrose inicial)
2-Discreto edema\ minimo acúmulo de líquido laminar na topografia da bursa subacromial\subdeltoideana, achado qua pode estar relacionado à burcite incipiente
3-Sinais sugestivos de incipiente\ discreta tendinopatia do supraespinhoso, mais evidente em suas porções distais anteriores, sem evidências de rupturas associadas.
4-Tendinopatia incipiente nas regiões distais do infraespinhoso.
5- As alterações acima descritas neste ombro estão discretamente menos evidentes em comparação ao ombro direito.
No dia 042\2015 fiz uma ressonância do cotovelo esquerdo que o diagnóstico deu Epicondilose lateral,com roturas parcias intra_ substanciais em suas fibras proximas
Eu gostaria de saber do Dr oque devo fazer a cirurgia pro meu caso é a melhor opção pois já fiz fisioterapia não tive resposta já fiz infiltação também não resolveu oque devo fazer então desde já agradeço Obrigada Dr.
Baseando-se pelo laudo de seu exame , o tratamento não é cirúrgico … contudo sem te examinar fica dificil de entender porque a fisioterapia não vem surtindo efeito… pois deveria…
A mas ou menos des meses fis uma cirurgia no ombro, com o problema rompimento de tendões no manguito rotator.
só que continue a sentir muitas dores meu médico mim solicitou ou residência,
me aparece ou problema artrose glenumeral. Porque essas coisas só acontece comigo? Será que vou tet que passar por outra cirurgia?….
provavelmente ja tinha artrose quando operou… não aparece assin tão rapido, entende… mas sim pode ser que uma hora precise de cirurgia para tratar da artrose, mas de inicio o tratamento é com fisioterapia
Sinto dores intensas sem melhora com tratamento de fisioterapia e anti-inflamatório. Na última RM deu tendinopatia discreta e espessamento subacromial e subdeltoniana. Será caso de cirurgia ou infiltração ajudaria, obrigada
na minha opinião apenas fisioterapia… contudo não te examinei e também não vi seu exames por isso fica dificil de opinar com certeza ok?
A RM do meu Pai…diagnosticou
-Líquido na bursa subacromial subdeltoide, compatível com bursite.
-Tendinopatia supraespinal
SERIa um caso cirúrgico?
baseando-se pelo laudo não…
Tenho 26 anos e a pouco mais de duas semanas comecei a sentir muita dor no ombro esquerdo. Fui a um ortopedista que indicou fisioterapia e ressonância magnética. No laudo consta os seguintes pontos:
Acromio tipo I/II
Alteraçoes degenerativas leves do acromio-clavicular
Condropatia glenoumeral leve com minimo derrame/sinovite intrarticular associadas
Irregularidade/lesao do aspecto posterior e postero-inferior do labio-glenoide, com formaçoes cisticas intra/justa-labrais associadas Discreta irregularidade/alteraçao do sinal do aspecto degenerativo do restante do labio glenoide
Tendinopatia leve do manguito rotador e do segmento intra-capsular do tendao da porçao longa do biceps.
Nao entendo todos os termos acima mencionados e por isso peço ajuda pra decifra-los.
E saber que eu tenho no ombro.
Desde ja agradeço.
o importante é que não é nada de grave… volte com seu medico e converse com ele como será o tratamento daqui em diante….
Gostaria de saber se a bursite tem cura definitiva. Faço quase todos os dias fisioterapia em casa, orientado por uma médica. Quantas vezes por semana posso fazer, sem que esforce muito o meu ombro e se tem periodicamente alguma pomada ou remédio, que eu possa usar. agradeço muito se me responderem e a vossa atenção.
tem cura sim, embora seja demorado… não existe pomada e remedio que fica usando quando dor aperta… pode tomar um analgesico, mas precisa se dedicar em fisioterapia mesmo…
já faz uns 2 anos que sinto dores no ombro direito, Fiz uma RM esse mês, o resultado foi:
Tendinose do supra espinhal e infra espinhal.
Tendinose da porção intra-articular do cabo longo dos bíceps.
Bursite subacromial-subdeltódea incipiente.
meu médico disse que é caso de cirurgia, mas não estou preparado para fazer. tem algum tratamento?
existem tratamentos para isso mas precisa marcar consulta com um especialista em ombro na sua região para ele te passsar o tratamento adequado para seu caso
Bom dia dr.adoro seus comentário eu tive uma queda onde fraturei o úmero não precisei de cirurgia depois de 12 meses não melhorando das dores fiz uma ressonância o resultado sequela de fratura da cabeça um era o com formação de calo óssea da tu berços idade maior demais estrutura preservadas.alteracoes degenerativa do labio glenoidal com fisura no seu aspecto pôster os superior. Tendinopatia do supraespinhal com fisuras intrassubstancia. Espessamento com minima lamina liquida na bursa subacromiall subdeltoidea .demais tendoes de aspecto preservado
E caso cirurgico
tudo depende de onde é sua dor… se for no biceps talvez sim se não não é… precisaria passar e acompanhar com um especialista de ombro para se ter certeza do que esta te causando dor, ok?
Olá Dr.
Venho sofrendo há mais de dois meses com muita dor nos ombros, em especial no ombro direito, que inicialmente doía apenas quando em repouso, prejudicando todo e qualquer movimento. Atualmente venho sentindo dores mesmo com o braço em movimento e que vão até o cotovelo (fortes pontadas, inclusive embaixo do braço). Realizei uma RM a qual apresentou o seguinte laudo:
– Pequeno esporão subacromial acompanhado de espessamento focal do ligamento coracocromial e artropatia degenerativa acromioclavicular, determinando discreta redução do desfiladeiro miotendíneo do supraespinhal.
– Relação glanoumeral conservada. Não há derrame articular ou sinais de sinovite apreciáveis.
– Cartilagem hialina de revestimento e espessura e sinal normal, sem evidências de fissuras e erosões.
– Tendinopatia no terço distal dos tendões do supraespinhal, infraespinhal e subescapular, com espessamento e alteração de sinal das fibras insercionais dos mesmos, fissuras longitudinais intratendíneas e irregularidades da superfície articular, particularmente do supraespinhal, sem transfixações.
– Tendão do redondo menor com espessura e sinal habituais, sem roturas.
– Tendão do cabo longo do bíceps centrado no sulco bibipital, com aumento da espessura e alteração de sinal no seu segmento intra-artiular, correspondendo à tendinopatia leve, sem roturas.
– Alterações degenerativas do labrum da glenóide, na sua margem posterosuperior, sem sinais de fissuras ou destacamentos.
– Espessamento parietal difuso da busa subacromial/subdeltóidea.
– Ventres musculares avaliados com trofismo habitual.
Trabalho até 18 horas por dia com computador. Por ter tido uma embolia pulmonar há um ano e meio, tomo Marevan, visto que o RNI não estabiliza, e no momento estou tomando Toragesic (receitado pela minha médica), mas apenas um comprimido por dia. Ela ainda não viu este resultado de exame pois está viajando.
Apenas antinflamatórios e fisioterapia resolverão esses problemas?
Desde já agradeço sua atenção.
Selma
baseando-se pelo laudo apenas, fica dificil opinar com certeza, mas geralmente, fisioterapia e gelo e medicação para dor, costumam ajudar e muito a sindrome do impacto do ombro. Como não te examinei não posso apenas suponho que sim…
olá,tenho 27 anos trabalho com serviço repetitivo,e estou em um quadro de dor aumentando a 6 meses…fiz 30 sessões de fisioterapia,e fiz uma ressonância com impressão diagnóstica: Manguito roteadcor preservado ,pequeno derrame na Bursa subcoracoide e ecografia com resultado de tendinose supra espinhal,será q será necessário cirurgia?obrigada!
não… precisa diminuir o movimento que causa dor e tratar com fisioterapia…
Dr., Boa tarde.
Minha esposa está hospitalizada com diagnóstico de bursite aguda. Gostaria de saber se a dor se propaga para todo o braço chegando ao punho? Ela está recebendo corticoide e analgésico intravenoso. Não teria uma conduta de medicação mais assertiva para sanar a causa raiz da inflamação da bursa, por favor?
Ela está internada há 04 dias e pelo que percebi a melhora do quadro não tem evoluído. Está dentro do prazo de reversão ainda?
Muito obrigado por sua atenção.
Eliandro Oshiro
normalmente bursite não causa um quadro assim… acredito ser importante conversar com o medico que a esta tratando e tentar investigar outras possibilidades…
Bom dia Dr: Joel !!!
Gostaria muito de saber sua opinião, já alguns meses venho sentidos dores costas ombro escápula e braço direito sempre fazendo uso de alguns analgésico e relaxante muscular sem sucesso. Nos últimos meses as dores ten aumentado a noite aumenta não estou conseguindo dormir acordo vários vezes com dores com limitação de ombro .Fiz uma ressonância magnética e o resultado foi este.
Tendinopatia do supra e infraespinhais, assim como o subescapular, associando-decomponente cálcico, conforme descrito no lcorpo deste laudo.
Bursite subacromial-subdeltoideana
Artropatia acromio-clavicular
Tênue foco de edema ósseo na pequena tuberorosidade da cabeça umeral, decerto decorrente de tração tendinea do subescapular.
Será que vou ter que fazer cirurgia?
Fico no aguardo, obrigada.
normalmente esse nao é o caso… apenas precisa tratar adequadamente, com medicacoes , gelo e fisioterapia… converse com seu medico…
boa tarde eu em Fevereiro fiz uma ressonancia magnetica ao ombro esquerdo e deu em conclusão ,o exame mostra discreto edema da bolsa subcramiodeltoideia,provavelmente inflamatório.So que agora da me umas dores fortes na zona do peito será por causa disso
pode até ser, mas precisa de um exame fisico para avaliar a funçAo da sua escapula para se ter certeza disso…
o que e lesao parcial do tendao supraespinhoso bursite sub acromial subdeltoidea
significa que há um rompimento de parte do seu tendão….
Boa noite Dr. , sou Surfista desde criança e estou com bursite , com esse esporão machucando mesmo , já fui ao médico fiz chapas e ultra-som e o diagnóstico segundo o médico que fui e operação , sou de sp mas moro em Florianópolis, gostsria de saber o quanto sai uma operação dessa . Pode ser imbox , obrg
normalmente não se opera casos como o seu
sugiro que primeiro passe por uma consulta para para entendermos melhor o que se passa, ok?
Boa noite, Dr.Joel Murachovsky,
Sou operador de maquinas pesadas, trabalho o tempo todo movimentando o braço por se trabalho com joystick carregando caminhões em uma empresa de mineração e de um ano para cá comecei a sentir dores no ombro direito, fiz ressonância magnética e deu inicio de bursite e tendinite, mas de três meses para não estou conseguindo fazer quase nada em meu trabalho já passei por vários ortopedistas e já tomei varias remédios, injeção para desinflamar.Estou fazendo natação fitoterapia mas a dor não passar.
O que faço,você me dar alguma diga para ver se melhora esta dor.
infelizmente sem te examinar e ver seus exames é dificil opinar, mas eletroterapia, junto com a hidro é uma otima opção… veja quais desses colegas é especialista em ombro e siga com ele ok?
No meu exame deu fina distensão da bursa subacromial-subdeltoideia e grave
não é grave não
Boa noite Dr.Joel, fiz uma ultrassom em 2011 e deu bursite sub agromial sub deltóide à direita. Mas não voltei ao médico, hoje tenho muita dor… O que devo fazer?
Obrigada pela atenção.
sugiro que procure um especialista em cirurgia de ombro na sua região para avaliação e conduta …
Boa noite!
Dr. Joel em janeiro/2013 fiz cirurgia do ombro direito(bursite e tendinite), fiz tudo o que foi recomendado pelo médico (fiquei durante 7 meses afastada cuidando do ombro).Porém a dor nunca passou.
Este ano (julho/2015)fiz uma cirurgia da cervical C5-C6 (foi colocado um CAGE).
Mas a dor do ombro nunca passou, e cada dia mais esta dor aumenta. O médico que fez a cirurgia na cervical pediu um ultrasson do manguito rotador direito, e foi observado:Tendão supra espinhoso e subcapsular de aspecto espessado e hipoecogenicos mais que o habituais, e Bursa subacrômio-deltóide com distensão liquida.
Dr. já não sei mais o que fazer, pois este resultado está sendo o mesmo desde antes a cirurgia do ombro. Por favor, o que devo fazer?
Atenciosamente,
Vilma
dificil eu opinar sem te examinar e ver seus exames. não seria etico….
Dr Joel sinto fortes dores no ombro fiz uma ultrasom e não acusou nada,
rescentemente fiz a Ressonancia.
Peguei o resultado hoje e o Laudo medico contém:
Moderado edema na terlo distal da clavicula e no acromio, associado
a peueno derrame articular e espessamento capsular, com edema das partes moles
adjacentes, que pode estar relacionado á osteolise distal da clavicula, a correlacionar
com dados clinicos.
Pequena lamina de liquido na bursa subacromial com formação peuena bursopatia.
Discreta tendinopatia do supraespinhoso com focos de edema em fibras anteriores, sem sinais de roturas.
E Ai Dr é algo sério ou da pra ser tratado sem cirurgia?
se o laudo do exame estiver correto, não é nada serio e passivel de tratamento com fisioterapia
Dr Joel Boa tarde.
Há um ano eu fiz um estiramento no ombro esquerdo,o medico me deu uma ejecção, repouso de cinco dias e crio terapia. Segui OS tratamentos e depois de cinco dias eu fui trabalhar,naquele dia não consegui trabalhar, porque eu sou Auxiliar de Acção Directa,(Geriatria)o serviço é mesmo braçal,voltei ao medico onde quase não valorizaram as minhas queixas, e depois fui fazer uma electromiografia,onde apresentava segundo a medica inflamação do túnel do carpo. Um mês depois eu fui trabalhar ainda quase que não estava a 100%,,,,uma semana depois voltaram as dores e eu fui me aguentando assim porque iria de feria de seguida,que nunca mas fui, aguentei me assim cinco meses, fui a medicina de trabalho o medico fez os teste e perguntou me porque que dois ano depois eu tinha perdido a força quase a setenta por cento do braço esquerdo. Fui trabalhando ate não aguentar mais o medico de família pôs me de baixa devido as queixas que tenho, isto apanha me a mão os tres ultimos dedos e tenho um cisto meio formado na parte traz da mão,fizemos ecografia do ombro porque é ai que tenho mais dores foi recomendada ressonância magnética porque não se conseguia detectar nada devido a minha constituição,,etc etc….
Fiz a ressonância magnética o diagnostico é : discreta alteração da bolsa subacronial,discreta lingueta de liquido na bolsa sub-acromial sub-deltoideia.
Entendo mas ou menos o que é a dor continua cá, tenho picadas fortes,não consigo suportar o sutiem na zona correcta apanha me a dor até os ouvidos.
A pergunta que não me quer calar é será que como já encontra com os líquidos ele será aspirado…..operado.
Sem mas muito OBRIGADO aguardando o seu parecer.
isso caracteriza inflamação e tende a sumir com fisioterapia
Dr.Joel. sinto fortes dores no braço, da altura do ombro até o cotovelo. Já tratei de uma epicondilite bilateral e agora, após ter feito uma RM obtive o seguinte laudo: Acrômio tipo I de Bigliani, associado a artrose acromioclavicular, derrame articular glenoumeral, Irregularidades corticais na cabeça do úmero, Líquido na bursa sobcoracoidea e subaccromiodeltoideana, Tendinose do supraespinhoso, com roturas parciais intrasubstanciais, Tendinose do subescapular, Irregularidade do labro glenoide superior, compatível com lesão/ alteração degeenarativa, Foco hoperintenso nas fibras intra-areticvulares do tendão da cabeça longa do bíceps, compatível com tendinose e leve redução
volumétrica do músculo supraespinhoso em trono de 25%. Gostaria de saber se é cirúrgico. Aguardo sua resposta pelo meu e-mail. Muito Grata.
infelizmente, as respostas são passadas nesse forum… me baseando apenas no laudo do seu exame, o que não é o ideal, acredito que fisioterapia poderia ser o suficiente, mas sem examinar o paciente e ver as imagens, existem grandes chances de erro…
Boa noite, eu tenho 50 anos, trabalho jornada de 6:00 horas diárias, e faço todos os serviços domésticos da minha casa no dia 01 de setembro cai e machuquei o ombro direito
Hipótese Diagnostica (Ressonância)
1. Ruptura total do tendão do infraespinhoso com retração de 4.0 cm e do supra espinhoso com retração de 3.4 cm e infiltração gordurosa do músculo
2. Tendinopatia do subescapular e do redondo
3. Tenossinovite bicipital
4. Derrame articular de moderado volume liquido na bursa SA-SD
Estou fazendo fisioterapia. gostaria de saber qual o melhor procedimentalizo neste caso.
Obrigado
se o laudo estiver correto precisa operar e rapido…
Doutor Joel Murachovsky
Gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa, muito louvavel este contato com os pacientes transmitindo confiaça e mostrando um lado humano.
A minha duvida é sobre o resultado da minha RM, segue conclusão abaixo:
Tendinopatia do supra-espinhal,leve edema do plano adiposo subacromial,hipertrofia e edema das das estruturas cápsulo-ligamentares da articulação acromioclavicular sugerindo alteração de natureza mecânica/degenerativa.
Devo me preocupar com uma nova cirurgia? (Passei por cirurgia recentemente de Síndrome do túnel do carpo e Túnel Cubital).
Muito obrigado pela atenção dispensada.
Hariton dos Santos Ribeiro
se o laudo estiver correto tudo aqui é passivel de tratamento por meio da fisioterapia…
Tenho 55 anos , tenho cancer de mama, atualmente sem quimierapia, realizando realizando controle e tratamento hormanal (hormonio terapia com aromasim), RESULTADO DA RM presença de entesofito na região lateral da cabeça umeral, sinto muitas dores e travamento dos braços. Isso tem relação com o cancer de mama ou com a medicação , ou ainda é umasindrome q apareceu … e qual o tipo de tratamento?
o travamento dos braços é bem comum apos cirurgia de cancer de mama , especialmente quando ha a necessidade de esvaziamento de ganglios axilares e normalmente trata-se com fisioterapia… eventualmente é bom um acompanhamentod e um especialista em ombro para ajudar nessa recuperação ok?
Gostaria de uma dica…
Passei por uma cirurgia reparatoria no ombro direito,30/06/15, foi colocado 2 ancoras absorviveis em uma rutura parcial do cabo longo do bicepis, e uma outra no manguito rotador. Fiquei 30 dias na tipóia, logo em seguida retornei ao tratamento fisioterápico que fazia desde pré cirúrgico. Sempre sentindo muitas dores.
No quinto mes de tratamento iniciei também hidroterapia. A recuperação bem lenta, e dificil. No fim de 2015 os movimentos se limitaram e no início de janeiro voltei a sentir muitas dores na região cervical mesmo em repouso. Em 28/01/16 realizei uma ressonancia do ombro e outra da cokuna cervical. Os laudos foram o seguinte:
*sinais de acromioplastia, caracterizados por irregularidades corticais na superficie inferior do acrômio.
*osteoartrose na acromioclavicular, caracterizada por hipertrofia capsuloligamentar, osteofitos marginais e esclerose subcondral. Nota-se ainda edema e cisto subcondrais no componente clavicular, associados a pequeno derrame articular e leve edema de partes moles adjacentes, que podem estar relacionados a processo inflamatorio por sobrecarga mecânica.
*distensao liquida laminar na topografia da bursa subacromial/subdeltoidea.
*controle de reinsercao do tendao do supraespinhal, evidencia âncora cirurgica na tuberosidade maior do úmero. Nota-se ainda alteração pos-cirurgicas no tendão do supraeespinhal, que apresenta alteração de sinal e irregularidades na superfície articular, associadas a artefatos de susceptibilidade magnética devido a presença de fios de sutura intratendineos. Não ha caracterização de perfuração franca de suas fibras.
*controle de reinsercao na porção superior do lábio da glenóide com âncora cirúrgica, evidencia leve alteração de sinal no lábio, sem caracterização de rotura.
Cervical
*protusoes discais c2/c3 e c3/c4, comprimindo o saco dural
*minimo abaulamento discal c4/C5 tocando o saco dural
*protusao discal difusa em c5/c6, comprimindo o saco dural
*minimo abaulamento discal c6/C7 tocando o saco dural
Estou muito preocupado com esses laudos, será que possa ser causa normal, ou efeito colateral pos cirugico?
dificil explicar, especialmente essa perda depois de tanto tempo de pos operatorio
sem te examinar e ver as imagens não consigo opinar, seu caso requer atenção…
Estou com uma dor no ombro há 3 semanas fiz um ultrassom e o diagnóstico foi:
– Pequena quantidade de líquido na bainha bicipital e na bursa subacromial-subdeltoídea.
O que significa?
uma inflamacao nessa regiao
DR.Eu fiz uma ultrasson do ombro e deu o direito lesão parcial do t.supra espinhal,Tenossinovite biceptal,bursite subdeltóideo por favor qual é o tratamento e se precisa opera .e o medicamento a tomar
para indicar o tratamento depende de uma serie de fatores…não posso afirmar nada beseando-se apenas por um laudo de ultra som
Parabéns pelo trabalho amigo, meu caso é o seguinte faz um ano e 2 meses que sofro de dor no ombro direito 4 meses depois fiz ressonância e ficou evidenciado osteoartrite/sobrecarga acromioclavicular.Leve tendinopatia/tendinose do supraespinhal, sem indícios de rupturas.
Tomei diversos anti-inflamatório, varias sessões de fisioterapia e nada, a dor a cada dia torna-se mais intensa e tenho que diminuir cada vez mais o angulo de movimento do ombro. Repeti a ressonancia, a segunda 1 ano após o inicio da dor e ficou evidenciado:
Alterações de sinal do osso subcondral da articulação acrômio-clavicular,
caracterizando-se por hipersinal ósseo, e pequenas erosões/cistos
subcondrais na borda articular da clavícula distal.
Acrômio tipo II de Bigliani, sem entesofito em topografia da inserção do
ligamento coracoacromial.Artropatia acromioclavicular por prováveis alterações degenerativas.
Discreta tendinose do supraespinal.
A pergunta é, pela sua experiencia, pelo tempo que venho sentindo dores progressivas eu escapo de uma cirurgia? Estou fazendo acompanhamento mas gostaria de uma opinião sua. Tenho 32 anos.
seu caso não e de indicacao cirurgica, mas precisa de uma muito boa fisioterapia para se ter bom resultado…
Dr queria saber se meu caso é cirugico .A conclusao do meu exame :
1-Extenso cisto metadiafisario glenoumeral
2- Instabilidade com impacto externo so ombro
3- Ruptura intrapacial na borda bursal do manguito rotator, confome descrição acima.
4- Tendinose no tendão do subeacapular.
Dr . Moro no Ceará se for preciso operar o senhor tem algum colega aqui pois esse exame foi pedido por o médico da minha cidade que é generalista e estou sofrendo muito com dores fortíssimas vivo tomando antiflamatorios que já não esta reslovendo mais . Espero um retorno por favor.
desculpe mas sem te examinar e ver as imagens de seu exame não posso afirmar nada…
Dr. Já tomei vários medicamentos,fiz aplicações no ombro,fisioterapia e cada dia que passa,minha situação piora.O médico disse que tenho BURSITE SUBACROMIAL/SUBDELTOIDEA, associada Síndrome do impacto no ombro direito com limitação funcional de 90% para o ombro e cintura escapular. com indicação de Descompressão Subacromial via Artroscópica.
Gostaria de saber,se realmente é caso cirúrgico. Sei que minha situação é péssima e cada dia piora,não consigo fazer mais nada com o braço direito e todos os tratamento não obtiveram êxito.
isabel, na minha experiencia, não realizo cirurgia apenas para descompressão a muitos anos, isso tende a melhorar com fisioterapia, que precisa ser boa se não não resolve e vai operar e não vai ficar bom…
Olá eu tenho uma paralisia no braço direito e com isso acabo usando por demais o braço esquerdo quase tudo e com o esquerdo trabalho com computador sou aux de crediário em uma loja. Tenho displasia fibosia óssea tbm até o momento q eu sei so tenho na cabeça tenho cintilgrafia óssea p fazer… no meu exame de ultrasonografia de ombro esquerdo deu
Pequena bursite subacromial.
E discreta tendinopatia do supra-espinhoso sem sinais de ruptura.
Lembrando que sim to dores terríveis e tbm tenho sindrome do carpo nessa mesma mão.tem dia q não consigo nem digitar direito meus dedos ficam dando choque E uma sensação muito estranha. Já fiz 20 sessões de fisioterapia. Mas a fisioterapia disse q não irira melhorar muito pois meu caso de usual. Para melhorar eu teria q ter um descanso no braço e mão.E como só tenho esse braço e mão ai complica. Meu outro braço não tenho coordenação. Tenho paralisia de plexo braquial.Ele até era bom mas depois q quebrei ai perdi o resto dos movimentos q tinha agora é só p um apoio mesmo.
No meu caso não posso fazer cirurgias não ne
não vejo indicação…
Olá
DR.gostaria de saber se o meu caso é pra cirurgia ou não,meu ombro desloca com facilidade fiz Ressonancia e o laudo foi;1 Tendinopatia leve do supraespinhal,sem roturas. 2 Tendinopatia subescapular co pequena rotura parcial justainsercional. 3 alteração de sinal e leve espessamento em toda a porção anterior e superior do lábio glenoidal,sem traços de fissuras evidentes ,com leve espessamento capsuloligamentar inferior associado.4 Reação Bursal. Obrigado pela atenção!
acredito que sim. a ressonancia simples não seria o melhor exame para o seu caso, ok?
Dr.
Boa noite
Tenho uma dúvida
Fiz uma ressonância recente do ombro esquerdo ,o resultado foi.
Tendinite do supraespinhal,com pequeno foco de rotura parcial(rim-rent tear.
Leve bursite subacromial – subdeltoideia.
Gostaria de sabe se é caso de cirurgia
depende do grau de lesao parcial
boas, eu fiz uma cirurgia ao ombro esquerdo dia 02 de Setembro de 2015 por artroscopia, passados 6 mese fiz uma ressonancia magnetica ao ombro e acusou :
– pequena bursite em topografia subacromial;
– pequeno derrame articular acumulado no recesso gleno-umeral anterior;
– discretos aspectos degenerativos do tendao do supra-espinhoso, envolvendo os feixes profundos no segmento mediano (tendinose);
– sem preceptiveis lesoes traumaticas do labrum ou ligamentares.
Gostava que me explicasse e o que poderei fazer para melhorar.
não te axaminei e não sei o que o colega fez na sua cirurgia, por isso acho importante em voltar no seu medico e conversar com ele
Olá doutor, tenho bursite a mais ou menos 1 ano e meio e já fiz tratamento com analgésicos, fisioterapia, acupunturara e até infiltração de corticoide, e nada adiantou, sinto muita dor no ombro e também na musculatura do ombro e pescoço e no braço e dedos, o que me recomendaria fazer?
foi feito uma ressonancia desse ombro?
boa tarde, fiz tratamento durante 1e 5 meses , eu 04.05.2015, fiz uma cirugia no ombro esquerdo lesão do manguito, depois de 2 meses adquiri capsilulite adesiva as odres são terriveis, perde dos movimentos pricipalmente ao levantar o braço, é a noite doi demais. Já fiz varias fisioterapias. fiz uma atro-ressonancia é a conclusão foi nota-se espessamento do ligamento glonoumeral anterior, o que pode representar capsisulite adesiva, se houver justificava clínica.È focos com hipersinal em t2 com supressão do sinal da gordura do sinal da
gordura nas fibras do tendão do musculo supra-espinal, sem sinais de roturas(tendinose).
Fiz uma ressonância do ombro direito:tendinose com rutura parcial do tendão do mùsculo supra-espinal ´é tendinose dos tendoões dos muscùlos infra-espinal e subescapular.
Ombro esquerdo:Alterações pos- cirugicos na cabeça do ùmero e no tendão do mùsculo supra-espinal, o tendão do mùsculo supra-espinal está integro, é tendinose do tendão do mùsculo infra-espinal, gostaria de uma opinião desde de já agradeço, estou muito preocupada.
isso pode acontecer, mas o importante de inicio é que a lesão cicatrizou… tratar a capsulite geralmente é dificil mas com grandes possibilidades de cura
Olá Dr.! Adorei seu artigo
Tô com uma dor no ombro direito. Fiz uma RM cujo resultado deu: discreta artropatia degenerativa na articulação acromioclavicular, caracterizada por osteofitos marginais incipientes, tênue edema do osso subcondral das partes oponentes, interposição de fina lâmina líquida na interlinha articular e associada a uma discreta infiltração edematosa das partes moles adjacentes. Que significa?
há uma sobrecarga da articulação acromio clavicular, se vc faz exercicios precisa manerar e precisa fazer gelo local e fisioterapia… converse com seu medico…
Dr . Joel fiz um ultrassom do ombro direito que acusou bursite subacromial subdeltoidea. Gostaria de saber se tem cura pois sou soldador e se tenho que afastar do trabalho por qut tempo. Fui operado ha 7 meses de síndrome do túnel do carpo bilateral. Faço até hoje tratamento de fisioterapia por causa das dores na palma da mão, forte dor no punho e formigamento nos dedo da mão esquerda. Às vezes sinto aquele choque forte da mão subindo p o ombro.
sim tem cura
Bom Dia.
tenho bursite no ombro há vários anos,nesta semana ela se manifestou criando uma bola de nervo com fortes dores. O tratamento ideal é quente ou frio para sanar a dor.Grato pela atenção.
prefiro o gelo local nessas situações
Boa noite Dr. eu gostaria que me ajudasse. Eu levei uma queda de moto no dia 20/12/2015 e batia a mão no chão, depois disse percebi que tinha dificuldade para tirar o sutiã,pois sentia uma fisgada no ombro. Com o trabalho, perfurando, digitando e pegando peso a dor ficou mais forte. Fiz uma ressonancia e o resultado foi:
-Tendinopatia do supraespinhal e subescapular;
-Bursite subacromial/subdeltoidea e subcoracoide leve;
-Pequeno derrame articular gleno-umeral;
-Espessamento capsular acrômio-clavicular leve.
Estou aflita o que devo fazer
baseando-se pelo exame apenas que vc fez não posso ajudar… infelizmente não tenho como saber o que ocorre com vc apenas pelo laudo do exame…sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para buscar essa ajuda que precisa…
Oi o meu nome é Glória tenho 30 anos já venho sofrendo de dores fortes no ombro, que se irradia para o peito pescoço e costas, fiz uma ressonância o médico só me disse que tinha que malhar, o meu exame deu fina lâmina líquida na bursa subacromial subdeltoideana sugerindo bursite não entendo o que é isso, eu não sei o que fazer mais tomo torsilax todos os dias já não faz mais efeito
há uma inflamação no seu ombro e trata-se isso com fisioterapia…
Boa noite! Dr. Ja fiz acupuntura e estou fazendo fisioterapia. Alem de massagem terapeutica. Vários anti inflamatórios e sem melhoras. Trabalho com computador e telefone o dia todo e não quero parar de trabalhar,mas esta ficando insuportável as dores no ombro. Será que seria o caso de cirurgia? Ou com fisioterapia existira uma melhora?
Na RM o resultado foi:
Espessamento e heterogeneidade de sinal da zona crítica do tendão supraespinal, bem como da porção intra-articular da cabeça longa do bíceps, em ambos traduzindo processo degenerativo em curso.
Mínima distensão líquida da bursa subacromal-subdeltóidea. Não se observam anormalidades cartilaginosas ou musculares.
O acrômio é curvo, tipo 2 de Bigliani.
Demais estruturas ostearticulares com morfologia e intensidade de sinalhabituais.
Tendinose do supraespinal e da cabeça longa do bíceps.
Bursite subacromial-subdeltóidea.
se o laudo estiver correto, é bem provavel que melhore com fisioterapia, mas precisa ser uma boa fisioterapia
Olá doutor,
O meu exame deu isso
-Articulação acrômio-clavicular de morfologia dentro da normalidade
-Acrômio de morfologia tipo I (plano), com variação acromial posterior
-Cabeça umeral de morfologia e de aspecto de sinal dentro da normalidade
-Labrum Glenoidal de morfologia e de aspecto com sinal sem alterações significativas
-Líquido Laminar na bursa subacromial-subdeltóide
-Tendões do supraespinal e subescapular espessados, com hipersinal em T2 na área de zona crítica
-Demais componentes do manguito rotator íntegros
-Tendão da cabeça longa do bíceps íntegro
-Estruturas musculares sem sinais de atrofia ou de substituição gordurosa
IMPRESSÃO RADIOLÓGICA
-Sinais de bursite subacromial-subdeltóide
-Tendinopatia do supraespinal e subescapular, sem sinais de ruptura
— Eu tenho muita dor no ombro direito… O sr pode me avaliar somente pelo laudo?
infelizmente não tem como … pelo laudo não ha nada de importante, mas sem te examinar e ver as imagens nao tenho como dar uma opinião correta
Bom dia, Dr.
Tenho hipermobilidade articular e desenvolvi uma bursite no ombro esquerdo. Venho fazendo fisioterapia a dois meses. Tem melhorado, mas só voltarei a jogar após a recuperação completa e liberação pelo meu médico. A pergunta é… Será que consigo voltar a jogar?
sim
Doutor acabei de fazer uma ultrassonografia do ombro ddireito,onde acusou uma Bursite Subacromio-Subdeltoideana,me oriente por favor estou agoniado não sei nada desta doença como devo me tratar?
precisará procurar um especialista em ombro na sua região, pois seria bom tomar alguma medicação para dor e fazer fisio terapia para tratar , isso se realmente o laudo do seu exame estiver correto…
bom dia, eu sofro com o problema da bursite e já passei em vários médicos aqui na minha região e todos me disseram que a única solução é operando, mas eu lendo mais sobre o assunto vi que fazendo fisioterapia ajuda e melhora muito. queria saber qual a melhor forma de tratar isso ?
com raras exceções, o melhor tratamento é a fisioterapia… como disse existes suas exceções, mas na grande maioria dos casos ó tratamento é sem cirurgia
Wow because this is great job! Congrats and keep it up
home http://tw.llow3339.com/userinfo.php?uid=1582457
Boa tarde, Dr!
Pratico jiu-jitsu, onde se tem muito impacto sobre o ombro. Comecei a sentir dores no ombro e resolvi checar. Na ressonancia foi constatado: “Distensao capsulo-ligamentar com edema nas medulares osseas adjacentes do acromio e clavicula”.
Só me incomoda quando eu treino, mas durante o dia nao sinto nada. O que o senhor acha disso?
Obrigado!
nao vejo grandes problemas… mas nao te examinei e nao tenho como opinar pois seu problema pode ser outro … infelizmente
Dr Joel
Peço-lhe esclarecimento. O exercício na barra fixa prejudica os ombros? Causa desgaste? Pendurar-se com pouca flexão dos braços, em isometria, ajuda a fortalecer os ombros, as costas e os braços? Obrigado pela ajuda!
sim e sim
Bom dia Dr.Joel,sou policial Militar e permaneço muito tempo na mesma posição é faço movimentos repetitivos constantemente,alguns meses comecei a sentir fortes dores e queimação no ombro direito, fiz o exame de RM que deu:discreta bursite subacromial subdeltoideana, mínimo derrame articular gleno umeral estendendo se ao recesso subescapular,labro glenoide de difícil avaliação pela quantidade de líquido insuficiente na articulação,mínima quantidade de líquido na bursa subacromial subdeltoideana,gostaria de saber se isso pode me prejudicar no trabalho e se preciso me afastar por um tempo do trabalho para tratamento. Desde já agradeço.
normalmente isso não é grave e melhora com fisioterapia… talvez precise de um pouco de repouso, pois sendo uma profissão de risco voce precisa estar com suas funcoes perfeitas… procure um especialista em ombro na sua região para tratar adequadamente…
Boa tarde oque quer dizer cntrle PQ de osteossíntese metálica na glenóide.
Espaço articular preservados
controle pos operatorio para avaliar os implantes que estão fixando a fratura que teve
Obrigada pelas informacoes esclarecedoras Dr joel. Uma pergunta ao ler. É possivel desenvolver bursite por conta de uso repetitivo de um celular sempre com o mesmo braço e posição? Uma suspeita leiga.
acho que atrapalha , mas não deve ser a unica causa