Texto de Dr. Joel Murachovsky Contatos: 11-37391334 0u 11-32570763
Epicondilite Lateral Causas, Sintomas e Tratamento
Epicondilite lateral ou cotovelo do tenista, do ingles “tenis elbow”, é uma queixa comum de dor no cotovelo e se caracteriza pela queixa de dor no território do epicôndilo lateral, (aquela ponta de osso que palpamos na face lateral do cotovelo) nas atividades da vida diária e muitas vezes associadas aos esportes, como o tenis que deu origem ao nome, mas também em exercícios de musculação
Ao examinarmos o paciente, este apresenta dor à palpação da região em torno do epicondilo lateral e dor à extensão do punho contra resistência e à manobra de tentar virar a palma da mão para cima contra resistência da mão do médico.
O tratamento de início, consiste em mudanças das atividades do dia a dia, protegendo-se de realizar movimentos dolorosos, uso de analgésicos, crioterapia (gelo) no local e fisioterapia. Bandas elásticas protetoras também auxiliam, quando do retorno ao esporte, que deve ser gradual e após intenso programa de reeducação postural e fortalecimento muscular seletivo. O uso de cortisona local é controverso. Existem autores, que apresentam bons resultados com o seu uso, mas outros não mostram uma melhora significativa. Deve-se considerar que os efeitos secundários da cortisona podem ser mais perniciosos que a própria doença.
A cirurgia pode estar indicada na falha do tratamento conservador por um período nunca inferior a seis meses, e se a dor atrapalha às atividades da vida diária, ou no caso de um esportista, na sua performance. (Devemos lembrar que no casos de atletas de alta performance o tempo de tratamento conservador é menor- 3 meses). Isso significa a não melhora da dor no cotovelo, seja nas atividades da vida diária, seja na atividade esportiva.
Deve-se tomar cuidado com outras patologias (outras causas de dor no cotovelo), que podem simular uma epicondilite lateral, como por exemplo, a síndrome do nervo interósseo posterior, que é uma compressão deste nervo e que leva a sinais e sintomas parecidos aos da epicondilite lateral.
O tratamento cirúrgico realizado é feito através da ressecção do tecido degenerado próximo ao epicôndilo lateral. Hoje sabemos, que este tecido é a causa da dor, e localiza-se, na grande maioria das vezes, no músculo extensor radial curto do carpo, podendo se estender ao extensor comum em algumas situações. Esta ressecção pode ser feita com um corte de aproximadamente 5cm sobre o epicôndilo lateral no cotovelo ou por meio da video-artroscopia. Em torno de 10% dos pacientes operados existe uma dor residual no epicôndilo lateral. Outras técnicas mais recentes como a aplicação de uma corrente de radio frequencia na inserção do tendão, tem mostrado resultados interessantes em alguns casos.
a tres meses venho sofrendo com muita dor no cotovelo fui ao medico ele passsou uma ultrasom deu epicondilite lateral ele passou fisioterapia e uns antiflamatorio e me deu quinze dias de atesdado fiz tudo que ele passsou eu to achando que ficou pior a dor tem aumentado mais e voltei a trabalhar na mesma funcao a dois dias o cotovelo ta mais inchado e o medico ta de ferias o que eu faco .
precisa retornar ao seu medico para ele te reavaliar… a grande maioria dos casos de epicondilite melhoram com tratamento fisioterápico…
boa sorte
Fui operada há 3 anos ao braço direito com uma epicondilite gostava de saber neste momento tenho muitas dores no cotovelo no ombro e mão incluindo o dedo que está ficar deformado estou perder a sensibilidade e a força novamente. terei que ser operada pela 2ª vez
beijinhos
Cris
me parece ser um outro problema nada relacionado aepicondilite do passado… quanto a necessidade ou não de operar, depende de muitas variaveis e sem te examinar e ver seus exames seria imprudente falar tanto que sim como que não
boa sorte
Bom dia DR,
A 07 meses a traz fui diagnosticado com Epicôndilite lateral a mesma que senhor citou acima devido pratica de musculação, primeiro ele me passou vários remédios todos sem melhoras, depois imobilizou com gesso por 15 dias, quando retirei o gesso, ao meu ver piorou porque eu nem conseguia esticar o braço como antes.Depois disto fez uma infiltração que melhorou dentro de duas semanas.Fiquei estes 07 meses sem sentir dor, porem agora estou sentindo a mesma dor no mesmo local!
Isto é normal retornar a dor?
sim pode ocorrer… converse com seu medico sobre a possibilidade de fisioterapia e acredito que seu treino está sendo muito forte para você… precisa respeitar seu corpo…
Olá DR, muito obrigado por responder. Neste momento parei com o treino superior estou fazendo apenas inferior. Ainda não retornei no medico depois que falei com o SR, comecei a tomar GLUCOSAMINA E CONDROITINA 450mg de 12/12 hs, um amigo meu que estava com o mesmo problema que me indicou, já faz cinco dias é ate agora nenhuma melhora.
Muito obrigado por ter ajudado.
Dr com o braço esticado p/ frente virar a mão p/ esquerda e direita me dói muito, qdo o braço esta p/ baixo(esticado) qdo dobro o cotovelo tb dói,ñ consigo tocar na dor exatamente, seria o caso de cartilagem gasta? fazer uso como acima de condroitina poderia ser util?
obgado.
não parece ser o caso… e portanto não seria util… vale a pena marcar uma consulta com um especialista em cotovelo para uma avaliação mais detalhada do seu caso…
boa sorte
Fui diagnosticada co Epicondilite.Qual o tratamento mais adequado já que faço uso diário dos movimentos do braço direito(cotovelo) pois trabalhocom miscrocopia.
o tratamento da epicondilite é baseado no repouso relativo, gelo, fisioterapia e mudanças de habitos que causam dor…
Dr estou com a epicondilite lateral. Jogo tênis a alguns anos e retornei após 4 anos parados. Ja fui a um ortopedista que receitou 10 sessões de fisioterapia. Ja fiz 13 e ainda sinto dores. Minha profissão me obriga a digitar, isto piora a epicondilite? O uso de proteina isolada (Whey) ajuda a recuperar a musculatura? Fora isto tenho feito gelo e as vezes calor com bolsas termicas.
pode piorar.
o whey em nada ajuda a isso.
sugiro acompanhamento com um especialista em cotovelo na sua região…
Bom dia Dr.
Adquiri epicondilite lateral, já fiz 40 fisioterapia em 2013 mais anti-inflamatório e gelo e agora voltou a dor.
procurei novamente o medico especialista e voltei a tomar anti-inflamatório.
Gostaria de saber se eu fizer musculação no braço ajuda ou piora.
enquanto estiver com dor , pode piorar…
Doutor fui diagnosticado com epicondilite lateral. No inicio não conseguia cumprimentar as pessoas por causa da dor. Fiz fisioterapia e tomei vários anti-inflamatórios e não funcionou. Tomei duas injeções de corticoide houve uma melhora significante, mas ainda sinto umas queimações no cotovelo e na mão. Devo tomar mais injeções? Pratico atividade física também ( musculação)
não deve… deve fazer fisioterapia… e ter paciencia…
Bom dia doutor, fui diagnosticado com epicondilite lateral, já tomei anti-inflamatórios,bolsa de gelo e exercícios indicados pelo médico, não houve muita melhora, gostaria de saber do senhor se a acupuntura pode resolver este problema Obrigado
pode ajudar sim
Doutor, qual sua opinião sobre o PRP para tratamento de Epicondilite Lateral? Em quanto tempo deve apresentar resultado?
existem trabalhos mostrando bons resultados, mas ainda o PRP é considerado experimental… na minha consepção se tentou de tudo e ainda a dor não melhorou, eu prefiro indicar a cirurgia, cujos resultados são ainda os melhores e mais previsiveis
já e vários anos que sofro com epicondilite meu medico nunca falou pra fazer cirurgia forma um abcesso ao lado do osso do cotovelo ele só pediu pra usar diclofenaco gel ou pomada e não fazer esforços repetidos .sera que cirurgia resolveria?
dificil dizer algo sem te examinar… normalmente se tratou adequadamente por 6 meses a 1 ano sem melhora, indicamos a cirurgia… mas cada caso é um caso e sem te examinar e ver seus exames não tem como afirmar o que é melhor para o seu caso
Dr. Tenho epicondilite há mais de 10 anos e sempre convive com as dores, de uns meses para cá, as dores aumentaram, fiz uma ressonância que constatou uma rompimento no tendão de 1,2 cm. As dores são muitas, e o Dr. somente fez uma infiltração com cortisona. Não seria necessário operar?
Obrigada
se ja fez muita fisioterapia e não melhorou, acredito que seria o mais sensato… converse com seu medico, ok?
boa noite Dr. já fiz quase 200 sessões de fisio e 2 infiltrações no cotovelo e meu medico já diagnosticou que tem fazer uma cirurgia, porem disse que ñ vou poder fazer as mesma coisa no trabalho, e que os ligamentos poderia ficar flácido e poderia se romper e ñ poderia ser recuperado por causa do meu problema, eu te pergunto, com sua experiencia isso pode acontecer, já ouve algum caso parecido?
sinceramente não
Dr, já faz 3 meses e 15 dias que operei meu cotovelo (epicondilite lateral pelo método de ressecção) mas continuo sentindo dores. Ainda estou fazendo fisioterapia (cinesioterapia e reforço muscular leve). Segundo o fisiatra que em atende, a partir de 3 meses após a cirurgia era para estar sem dor, pois o tempo de cicatrização do tendão é de 2 meses no máximo.
Posso concluir que minha cirurgia não obteve êxito?
infelizmente não tenho como responder a sua questão… sugiro que retorne ao colega que te operou e converse com ele, questione e informe o que sente, pois assim ele poderá te ajudar…
Ola doutor fui diagnortificado com epicondilite lateral foi injetado a injeção a três dias ,ainda sinto mtas dores? O medico me deus cinco dias de atestado o q façao? Obg!
retorne no seu medico por favor…
Dr eu não sinto mais dores! Eu retornei 4 dias depois, ele me recomendou fz 10 sessões de fisioterapia eu não fiz pq não sinto mais nenhuma dor! Dr tem algum perigo a dor voltar?
pode voltar sim, por isso precisa manter alongamento e fortalecimento especificados pelo fisioterapeuta
Obg, Dr…