Dr. Joel Murachovsky Especialista em cirurgia de ombro e cotovelo
Contatos: 11-37391334 ou 11- 32554395
ARTRITE REUMATÓIDE NO COTOVELO Causas, Sintomas e Tratamento
A Artríte Reumatóide (AR) é uma doença degenerativa, auto-imune e sistêmica, que deteriora a cartilagem e as articulações de maneira progressiva. Acomete 5% das mulheres com 55 anos ou mais e, é a causa mais comum de artrite do cotovelo. Acomete o cotovelo em 20 a 25% dos pacientes com 5 anos do início da doença.
A Artríte Reumatóide se manisfesta de várias maneiras na articulação do cotovelo, sendo desde nódulos anteriores, bursite, sinovite, progressiva destruição óssea até paralisia dos nervos ulnar e interósseo posterior. Geralmente, mais comum a AR ocorrer em pacientes com envolvimento do ombro e punho, sendo que o lado dominante é o mais acometido.
Quanto há a sinovite, geralmente o paciente reclama de dor, havendo edema local e sinais de um processo inflamatório localizado. Devido a esse processo inflamatório a capsula se torna frágil, propiciando a formação de cistos, os quais podem, por ventura, comprimir algum nervo, levando desde alterações sensitivas até alterações motoras. Essa sinovite pode progredir, causando a destruição óssea e, radiograficamente pode ser classificada em 5 tipos diferentes.
Tipo 1- observa-se apenas uma osteopenia localizada e clinicamente o paciente apresenta um edema local
Tipo 2- pequena diminuição do espaço articular e, eventualmente, alguma erosão marginal
tipo 3- diminução importante do espaço articular – pode haver subluxação anterior da cabeça do rádio e, ocorre perda significativa da flexo-extensão do cotovelo e, há destruição óssea.
tipo 4- destruição do arcabouço ósseo grave
Tipo 5- devido a destrição óssea ocorre uma instabilidade grossseira do cotovelo
O paciente com artrite reumatóide reclama de edema local, dor, crepitação e perda progressiva da movimentação. Em casos mais avançados a dor é pior e eventualmente o paciente pode se queixar de instabilidade do cotovelo.
A sinovectomia deve ser indicada nos pacientes que apresentam leve diminuição do espaço articular e dor que não melhora com o uso de analgésicos e anti-inflamatório, além de fisioterapia. Os melhores resultados são obtidos nos pacientes que apresentam pouca limitação dos movimentos de flexo-extensão e maior perda dos movimentos de pronação e supinação. O ganho da supinação nesses casos costuma ser o mais apreciado pelos pacientes, já que essa não consegue ser compensada pelas outras articulações, diferente do movimento de pronação. Hoje em dia, há uma tendência de se realizar a sinovectomia por meio da artroscopia e a ressecção da cabeça do rádio pode ser associada para os casos de dor lateral no cotovelo ou nos casos em que a cabeça do rádio está subluxada e que pode bloquear parcialmente a mobilidade do cotovelo.
Para os casos de maior destruiçao óssea, com diminuição do espaço articular importante, a protese total de cotovelo é recomendada e seus resultados são muito satisfatórios.
De uma maneira geral, o paciente apresenta uma melhora importante da dor e da amplitude de movimento.
Boa tarde, gostaria de saber o pq de quando faço força muscular eu sinto como se tivesse área no meu cotovelo, crepitações, mas só quando faço força muscular, me ajude por favor
pode ser algum desgaste dessa articulação.. seria bom procurar um especialista em cotovelo na sua região