Telefone: 011 3257-0763

Artroplastia da cabeça do Rádio (Prótese) | Tudo Sobre Ombro

Artroplastia da cabeça do Rádio (Prótese)

Artroplastia da cabeça do Rádio (Prótese)

 

Prótese de cabeça de rádio-avaliação intra-operatória

Texto de Dr. Joel Murachovsky    contatos: 11-32570763  ou 11-37391334

ARTROPLASTIA DA CABEÇA DO RÁDIO (PRÓTESE)

A prótese de cabeca do Rádio é comumente indicada quando há uma fratura cominutiva da cabeça do Rádio, ou seja, em muitos pedaços e, não é possível sua reconstrução. Normalmente, a indicamos quando há, também, uma história de lesão ligamentar associada. Mais raramente, essa prótese pode ser indicada em casos de deformidade desse osso (sequela de uma fratura) ou desgaste da articulação Capítulo-Radial (quando o envolvivento é quase que exclusivo da cabeça do Rádio-muito raro)

A abordagem para a execução da prótese é feita por meio de uma via de acesso lateral e o cuidado principal é não lesar o ligamento colateral ulnar lateral, caso contrário o paciente pode desenvolver uma instabilidade póstero-lateral.

O pós-operatório dependerá se o paciente tem ou não lesão ligamentar. Se sim, deve-se realizar o protocolo de reabilitação baseando-se na lesão ligamentar. Caso contrário, o paciente pode iniciar o ganho de amplitude de movimento no primeiro dia após a cirurgia. O uso de uma tipóia é recomendado apenas para analgesia.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

22 Comments on “Artroplastia da cabeça do Rádio (Prótese)

  • Willian janeiro 14, 2016 at 13:03 Reply

    Doutor, tenho 27 anos e tenho uma fratura de cabeça de radio. Não consigo esticar o braço mas meus movimentos estão até bons. Fui indicado para colocar uma prótese, mas estou com medo de não poder mais pegar peso com este braço. Quais os pontos positivos e negativos da prótese?

  • Willian Cesar janeiro 14, 2016 at 13:23 Reply

    Olá

    Tenho 27 anos e tenho uma fratura de cabeça de radio. Não consigo estica totalmente o braço e fica um pouco torto, mas meus movimentos estão bons. Fui indicado a fazer uma cirurgia apa colocar a prótese. Qual é a sua sugestão? Tenho medo de com a prótese não poder mais pegar peso.

    • isso depende de quantos graus perdeu de extensao, se consegue extender ate -30 graus, é funcional e não acho importante a cirurgia…

  • Manuella abril 20, 2016 at 00:37 Reply

    Olá Doutor, tenho 18 anos e me chamo Manuella.
    Dia 15 tive uma fratura na cabeça do rádio, e desde então estou com o braço engessado. O ortopedista que me atendeu recomendou que fosse feito uma cirurgia, mas não sabe ao certo se será com pinos ou com a prótese, isso ele disse que verá na hora da cirurgia.
    Tive essa fratura por cair de uma altura razoavelmente baixa, entretanto como cai de cotovelo, isso o fraturou.
    Gostaria de saber se após essa cirurgia eu vou voltar a ter meus movimentos normais, e se vou ter dores após a recuperação e ao longo da minha vida. E como costuma ser o pós cirurgico nesses casos?
    E será mesmo necessária a cirurgia?
    Aguardo respostas. Muito obrigada desde já!

    • a maioria dos pacientes apos a cirurgia ficam com uma mobilidade se não completa, bem proximo disso… geralmente dor apenas no inicio do pos operatorio… quanto como será sua rotina , pergunte para o colega que irá te operar ok?
      boa sorte

  • carla maio 20, 2016 at 11:23 Reply

    Dr Bom dia.
    tenho 27 anos e a 1 ano sofri um acidente e precisei colocar a protese na cabeca do Radio.
    Minha duvida é se algum dia eu precisarei trocar essa protese.
    estico bem o braco, fiquei com muito pouco desvio no braco. nao sinto dor e nada.

    Obrigada

  • Vânia Maria Soares agosto 10, 2016 at 11:13 Reply

    Gostaria de saber, tive uma fratura na cabeça do radio, e o medico achou melhor retirar fora, disse que seria mais fácil e que no me prejudicaria, só que agora depois de 8 anos venho sentindo muita dor no cotovelo e inchando por dentro, isso é normal? O que posso fazer? O procedimento foi correto? Gostaria muito de saber. Desde já agradeço.

  • Scintilla Floriano setembro 2, 2016 at 02:54 Reply

    Tenho 29 anos e sofri lesão múltipla de cabeça de rádio (onde foi feito a artroplastia com prótese) e diversas fraturas no olecrano( onde foi feito osteossintese com placa de aprox 20cm) perdi os movimentos de rotação e de extensão do braço.
    Gostaria de uma opinião sobre meu caso
    Tenho todos os exames de imagem
    Aceitaria a ser objeto de estudo

    • cara Scintilla, o objetivo desse painel de discussão é tirar duvida sobre as doenças do ombro e cotovelo e não tratar paciente o que não seria correto…
      sugiro que se esta com alterações e limitações de movimento que procure um especialista em cotovelo na sua região para uma avaliação …
      boa sorte

  • Giselly Apolinário Lopes setembro 7, 2016 at 13:20 Reply

    Qual a média de preço de uma prótese da cabeça do rádio?
    Obrigado

  • chirlei ferraz novembro 22, 2016 at 07:58 Reply

    Bom dia doutor, meu marido, que tem 33 anos, teve uma fratura de Monteggia tipo 3,em março de 2016, ontem o médico falou que ocorreu uma artroplastia natural no cotovelo, gostaria de saber se tem como remover esse excesso de osso que formou pra poder aumentar seus movimentos do braço, pois ficou limitado em 30 e 130 graus….desculpa a descrição mas não entendo direito do assunto, grata

  • Boa noite doutor sou Marcelo Silva tenho 31 anos e eu sofri uma queda de 15 metros de altura tive fraturas expostas e luxaçao de cabeça do radio e olecrano os medicos fizeram a redução e colocaram fios de kirchinner no cotovelo e.uma cerclagem na cabeça do radio porem hj em dia ja fazem 6 meses que obtive a fratura e até agora não conssegui fazer fisioterapia por que eu não to consseguindo vagas na clinicas publicas e nao tenho dinheiro para pagar particular o problema é que minha cabeça do radio ficou rangendo muito e doi ainda nao tenho força nenhuma no braço o nem.tenho rotaçao.no antebraço porem meu braço tem uma boa extençao nao 100% mas uns 80% sim o senhor acha que eu tenho chance de voltar a ter a rotaçao do meu antebraço novamente e em.relaçao a esse osso da cabeça do radio rangendo o que o senhor acha sera que.posso voltar a malhar novamente.um.dia

  • paulo roberto crispim dezembro 8, 2016 at 04:31 Reply

    doutor bom dia, ha 4 anos atras sofri uma fratura cominutiva de cabeça radial associado com luxação, fiz a cirurgia e foi colocado a prótese de cabeça de radio, fiz todos os procedimentos pós cirúrgicos, mas desde então sinto dores no cotovelo, alguns dias mais intensas outros não, o que devo fazer? já busquei ajuda com médicos mas todos me disseram que não ha o que fazer.

  • Apos retirada da protese de cabeca de radio como sera os movimentos uma vez que esta foi retitada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *