Telefone: 011 3257-0763

Ressalto da Escápula (escapular) | Tudo Sobre Ombro

Ressalto da Escápula (escapular)

Ressalto da Escápula (escapular)

Texto de Dr. Joel Murachovsky     Contatos: 11- 32570763  ou  11- 37391334

ESCÁPULA EM RESSALTO (RESSALTO ESCAPULAR) Causas, Sintomas e Tratamento

As fraturas de arcos costais e de Escápula podem ser causas de Ressalto da Escápula

As fraturas de arcos costais e de Escápula podem ser causas de Ressalto da Escápula

A escápula em ressalto pode ser causa de dor no ombro. Também chamada de crepitação escápulo-torácica, é caracterizada por ressalto ou crepitação, normalmente, dolorosa da porção posterior do ombro. Pode ocorrer devido à má postura e desequilíbrio muscular (discenesia escápulo-torácica), seqüela de um trauma e/ou fratura, como também, devido à presença de depósito de cartilagem na Escápula.

Ao avaliar o paciente que reclama de crepitação dolorosa da Escápula é importante avaliar a mobilidade da Escápula com relação ao gradiado costal e, se for observado um desequilíbrio muscular, este deve ser tratado e, provavelmente a dor melhorará progressivamente. O tratamento é o mesmo tratamento descrito para pacientes com discenesia escapulo-torácica.

Caso não haja melhora ou se perceba que o ressalto não está sendo causado devido a um desequilíbrio muscular, exames de imagens tais como: tomografia 3-D e Ressonância Magnética, podem ajudar a descobrir a causa do ressalto. Confirmado a presença de uma osteocondrite ou irregularidades na Escápula ou arcos costais, esses podem ser retirados por meio de tratamento cirúrgico, mas antes deve ser tentado uma fisioterapia analgésica associada a um fortalecimento dos músculos peri-escapulares e, embora o paciente apresente uma alteração óssea, não é incomum uma melhora significativa dos sintomas com a fisioterapia, fazendo com que não seja necessário uma intervenção mais agressiva. Por outro lado, se o paciente foi vítima no passado de uma fratura de escápula, de arcos costais e/ou de clavícula, essa deformidade óssea pode ser a causa da crepitação dolorosa e caso não haja melhora da dor com fisioterapia, associada a um fortalecimento muscular, infiltração pode ser recomendada e, se a dor persistir a cirurgia pode ser indicada.

Dependendo onde está localizada a deformidade e, dependendo da presença de inflamação da bursa, o tratamento será de uma ou de outra maneira. Supondo que o paciente tenha uma seqüela de fratura de clavícula, devemos corrigir a deformidade da clavícula. Um paciente com seqüela de fratura de arcos costais, a intervenção deve ser sobre os arcos costais. A artroscopia pode ser indicada quando lidamos coma presença de pequenas irregularidades na Escápula e bursa inflamada, que podem ser ressacados com o aparelho de artroscopia. O pós-operatório dependerá do que será realizado na cirurgia. Quanto realizamos a ressecção de pequenas irregularidades da Escápula e a bursa inflamada, o paciente fica imobilizado com uma tipóia simples para analgesia. Inicia a fisioterapia já no primeiro dia após a cirurgia, buscando ganhar gradativamente amplitude de movimento e posteriormente, força.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

53 Comments on “Ressalto da Escápula (escapular)

  • Nonato agosto 5, 2014 at 02:38 Reply

    Sinto fortes dores no ombro direito ao movimentar os braços e percebo a clávicula com um certo inhaço, também doi um pouco na parte de trás do ombro e o outro ombro sinto mais ou menos o mesmo sintomas, mais bem mais leve quase não se percebe o que pode ser?
    Te agradeço por uma resposta.

  • Souza agosto 27, 2014 at 21:24 Reply

    Tenho crepitações nas costas (acho que pode ser na escápula) quando faço movimentos tipo com a mão na cintura, movimentando o braço e o ombro pra frente e pra tras (Ombro esquerdo). Cada movimento gera crepitação e uma dor horrivel. A noite, quando estou na cama e estou em repouso (ausencia de movimentos) sinto dores no ombro e braço. Durante o dia tambem sinto dores no ombro e braço, mas são dores pequenas, suportáveis, mas que duram o dia inteiro. As vezes as dores pioram e eu tomo anti-inflamatorio… O que realmente pode ser?

    • pode ser sim da escapula e devido a uma bursite… as causas são diversas, mas existe tratamento… procure um especialista em ombro na sua região… boa sorte

  • lucas agosto 28, 2014 at 10:12 Reply

    Sinto uma sensação de choque na região da escápula há 1 ano e agora venho sentindo também estalos na região da escápula ao mexer o ombro o que pode ser isso ? exames de imagens como Rx do ombro serve para o diagnóstico.

    • pode ter uma bursite escapular e quando a bursa inflama pode dar dor e crepitações… isso pode acontecer por diversas causas… sugiro procurar um especialista em ombro na sua região e além do Raiox tomografia e ressonancia seriam bem vindas…
      boa sorte

  • noemi outubro 6, 2014 at 15:36 Reply

    bursite subacromial é o mesmo que bursite escapular ? sinto estalos na escapula ao movimentar o braço na RNM deu bursite subacromial. obrigada.

    • são diferentes… o exame que fez não serve para avaliar a relação da escapula com a caixa toracica…
      deveria fazer estudo para avaliar a região peri escapular, ok?

  • Priscilla outubro 25, 2014 at 17:58 Reply

    Boa tarde, doutor.

    Eu fiz uma artroscopia no ombro, após várias luxações e descobrir que eu tinha uma lesão de Hill-sachs. Na cirurgia ocorreu td bem, já na recuperação não, a fisioterapeuta não mobilizava o meu ombro e eu estou com ombro congelado e com ressalto da escapula. Gostaria de saber se esse ressalto da escapula é normal em casos de ombro congelado e a melhor forma de tratamento.

    • sim porque acaba usando muito mais a articulação escapulo-toracica… deve manter a fisioterapia para ganhar a movimentação do ombro e fortalecer os musculos peri escapulares… boa sorte

  • Bruno Bernardo maio 14, 2015 at 18:47 Reply

    Boa noite Dr.

    Venho sofrendo a anos com dores fortes na região do ombro exatamente na parte do escápulo esquerdo, sinto estralos estranhos e dores fortes que atingem o pescoço e o braço. Já passei por 2 especialista porém o último excelente profissional, também fiz fisioterápias e RPG, mais infelizmente não deu resultado.Também por questão financeira não pude mais continuar, estou há procura de uma solução. Já não sei mais o que fazer com as dores que tenho, homens não chora mais confesso que choro de tantas dores que sinto e queria poder encontrar uma solução.

    Grato pelo pela atenção

  • Beatriz agosto 17, 2015 at 14:20 Reply

    Olá Doutor,

    Sinto muitas dores e incômodos nas minhas escapulas, isso já faz um ano. Passei em ortopedistas, fiz exames Raio x e Ressonância e não apareceu nada. Não sei mais o que fazer para me livrar disso, alguma opinião?

    Att

    • o tratamento costuma ser chato e demorado, mas resolve… procure passar com um especialista em ombro na sua para tratar do seu caso

  • josenkelly da conceiçao lopes rodrigues outubro 24, 2015 at 13:14 Reply

    boa tarde doutor
    Estou sentido uma sensação de choque na região escapular do lado esquerdo constante,porém não sinto dor nesse local,no começo achei que era normal pois era só de vez em quando,agora é frequente.

  • Everton Santos novembro 8, 2015 at 22:55 Reply

    Doutor … fiz uma operação da escapula … botei uma aste na escapula eu vo ter alguma secuela ?

  • Dáiro dezembro 25, 2015 at 13:00 Reply

    Doutor…
    Eu to com uma alteração na escapula (Direita) sinto um pouco de dor, é que minha escapula (Direita) está mais alta que a esquerda eu queria saber oque pode ser e qual tratamento e adequado??
    Obrg!!

    • isso não é normal, uma serie de fatores podem causar isso… procure um especialista em ombro na sua região para ser avaliado adequadamente

  • daniel almeida janeiro 25, 2016 at 11:55 Reply

    Sinto dores nas escapulas, quando rotaciono braço esquerdo/ombro esquerdo a crepitação existe crepitação, sinto dor na região de pescoco ( base do cranio) e dor nos punhos .. A dor que mais me incomoda é a da base do cranio que acompanha toda a regiao de escapula. Recentemente fiz ressonancia de ombro e o diagnostico foi fina lamina de liquido subacromial-subdeltoidea

    • depende, se for por desequilibrio muscular, que é o que ocorre na maioria dos casos, ai precisa fazer um fortalecimento dirigido…

  • Rodrigo Amorim junho 29, 2016 at 17:07 Reply

    Empinei uma bicicleta com 14 anos e senti um mal jeito na época que me faltou o ar.
    Minha mãe achou que era frescura e não fui ao médico.
    Hoje sinto estralando (lado esquerdo) na altura dos romboides, escapula e, quando estrala (nas costas) sinto reflexos no meu peito.
    Quando inflama chega dar falta de ar. Agora com 25 anos estou agendando os exames para checar se há chances de resolver esse incômodo.
    Agradeço qualquer orientação pois estou quase concluindo um TCC de tanto que pesquisei a respeito disto ( risos).

    • por favor , seria importante passar com um especialista em ombro, que te avalie se realmente há uma discenesia escapular e se sim qual a gravidade dela… depois, deve-se solicitar exames epsecificos, ok?

  • ygor agosto 5, 2016 at 10:39 Reply

    Boa tarde Doutor.

    Meu ombro direito sai do lugar com muita facilidade, tirei ele do lugar faz dois dias, porem a dor ainda permanece. Ja tirei varias vezes, mais a dor passava e deste vez permanece doendo. Ja fiz ressonância magnética a muito tempo e não constou nada. O que será? Não deve ser normal o ombro sair do lugar tão fácil assim!
    Obrigado.

    Ygor

    • deve haver lesão sim… por isso acredito que vc deva passar com um especialista de ombro na sua região para te examinar adequadamente e indicar o melhor tratamento para seu caso

  • GIu agosto 14, 2016 at 13:53 Reply

    Estou com um formigamento ao da escápula, tipo um choque, quando fico muito parada em uma posição. Deitado isso nao acontece. Agora estou com dificuldade de enxergar de longe. O que pode ser?

  • Edna lima agosto 16, 2016 at 11:18 Reply

    Bom dia,
    Sofri uma quedá por cima do braço direito,des de então,sinto muita dor no braço e ombro,nao deu fratura,mais sinto que atingiu meu ombro… ultrassom resolve?

  • Iêda agosto 25, 2016 at 17:29 Reply

    Ólá sinto uma dor muito incomoda na escapula, ás vezes é em ambas contudo na maioria das vezes é mais á D, a sua caracterização é como se a escápula tendesse a sair para fora, a dor se enquadra na região medial inferior, quando sinto esta dor o local fica pouco edemaciado e com alguns trigger points. O que pode ser ?

    Desde já Grata.

    • pode ser inflamação muscular mesmo, causada por falta de alongamento e fortalecimento… precisa passar em consulta com um especialista em ombro na sua região para que seja confirmado o que tem e ai te passar um tratamento adequado ok?

  • Jaqueline do Nascimento agosto 29, 2016 at 00:59 Reply

    Doutor estou com o lado direto mais alto que o esquerdo meu ombro dói sinto dormência fraqueza nos braço e inchaço na mão também tem um caroço no lado direito pode me dizer se seria na escapula?

  • Vitor setembro 9, 2016 at 10:27 Reply

    Doutor, não sinto dor, mas tenho um desconforto muito grande no meu ombro direito, desconforto no meio das costas( pendendo ao lado direito) e na bacia( também lado direito), minha escápula do lado direito é maior que o esquerdo também e fico com a impressão que estou torto( meu lado direito alguns graus a frente do esquerdo).
    Sem contar que a maioria dos movimentos que faço com meu ombro direito causa estalos no mesmo ombro e nas costas, inclusive respirar mais profundamente faz com que minhas cotas estalem. O que pode ser?

    • pode ser um desequilibrio muscula, pode ser bursite na escapula ou alguma formação ossea que faz a escapula saltar com o movimento, como foi explicado no texto…
      por isso é importante procurar um especialista em ombro na sua região para ser avaliado adequadamente e tratar seu problema a contento

  • July setembro 23, 2016 at 09:36 Reply

    Estava dormindo de barriga pra cima quando deu um estalo, apartir daí dói perto da escápula, no meio do osso do lado esquerdo quw temos nas costas ,o que será isso?

  • Adriane outubro 5, 2016 at 14:34 Reply

    Olá doutor, tenho dores na escapula esquerda e meu ombro estala, não consigo nem pendurar roupa que meu ombro e perto da escapula começa a doer…. o que pode ser? obrigada

  • leilane novembro 18, 2016 at 14:54 Reply

    Doutor minha filha d quatro anos está com uma escapula alta e outra baixa. Os ombros também.
    E tem o movimento desse lado mais mto limitado.
    O q pode ser?

  • Ana Paula dezembro 13, 2016 at 14:19 Reply

    Doutor sinto uma dor que vem da ponta posterior da escapula esquerda até as costelas perto do seio esquerdo. Tenho sensação que uma das costelas está inchada, uma crecipitação e as vezes quando em uma crise de muita dor, parece que chega até o seio esquerdo, o que pode ser? Bursite?

    • sim, geralmente ocorre por desequilibrio muscular… trata-se com fisioterapia, procure um ortopedista especialista em ombro na sua região

  • Erys Gonçalves dezembro 15, 2016 at 01:40 Reply

    Olá, sinto fortes dores na escapula e quando faço algum movimento ele estala e dá um dor forte depois passa. A dor às vezes irradia para o peito esquerdo e acontece da mesma forma. Faço o movimento no braço e há o estalo. O que pode ser isso?
    Agradeço.

  • Marina oliveira dezembro 16, 2016 at 09:50 Reply

    Doutor, estou há duas semana com a escápula, ombro e clavícula com crepitação, quando levanto e abaixo o braço parece que ele não está no lugar correto, quem coloca a mão sente a crepitação, sinto o pescoço tensionado, e as vezes uma dorzinha constante, não é forte não, mas é irritante ela se estende no braço e o pulso tbm está estalando. Todo o tempo quero fazer movimento com os ombros para aliviar este peso que fica, é incômodo. Apareceu muitos nós de tensão nas costas, nessa região cervical.

    • é bem comum e normalmente trata-se isso com medicação e fisioterapia… importante passar com um especialista em ombro na sua região para se descartar qualquer outra coisa e para ele te passar o tratamento adequado…

  • Ana Carla Feitosa dezembro 26, 2016 at 15:31 Reply

    Olá doutor, eu tenho escoliose e meu ombro esquerdo é mais elevado que meu ombro direito. Uso colete ortopédico e as vezes faço exercicios pra coluna em casa. Ultimamente a parte detrás do meu ombro esquerdo está muito elevada e estou preocupada. O que o doutor me recomendaria?

    • isso ocorre mesmo pela escoliose… caso tenha duvidas maiores, converse com seu medico de coluna para ele te explicar o que acontece em casos como o seu…

  • Thiago sabino abril 7, 2017 at 01:12 Reply

    Olá doutor me chamo Thiago e tenho sentido um incômodo contante bem na direção da escápula direita tipo como se fosse gazas ja tem alguns dias q tô assim

    • normalmente trata-s de algo muscular
      procure um especialista em ombro na sua região e assim tratará isso de maneira adequada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *