Telefone: 011 3257-0763

Fraturas do úmero (Fratura do Ombro) | Tudo Sobre Ombro

Fraturas do úmero (Fratura do Ombro)

Fraturas do úmero (Fratura do Ombro)

Texto de Dr.Joel Murachovsky      Contatos: 11-32570763   ou  11- 37391334

FRATURAS  DO ÚMERO (PROXIMAL) Causas, Sintomas e Tratamento

A fratura do terço proximal do úmero é a 3a fratura mais comum, representando 5 a 7% de todas as fraturas e 40% das fraturas que ocorrem no úmero. É  causa de dor no ombro e impotência funcional. É mais comum acometer pacientes idosos e do sexo feminino, devido a uma maior osteoporose e, nesses casos 80% das fraturas são sem desvio ou com um desvio mínimo, sendo possível o tratamento conservador. Contudo, essa fratura pode ocorrer também em jovens, submetidos a um trauma de alta energia.

Nessas fraturas quanto maior o número de fragmentos, mais comprometida fica a vascularização da cabeça do úmero, ou seja, menos chances de sangue chegar adequadamente para nutrir a cabeça do úmero e, consequentemente, pior a evolução funcional.

Fratura em 3 partes tratada com fixação com fios de aço e parafusos percutânea

Fratura em 3 partes tratada com fixação com fios de aço e parafusos percutânea

O paciente com uma fratura do terço proximal do úmero tem muita dor e, geralmente,  reclama de não conseguir mexer o ombro por conta da  dor. Apresenta o ombro acometido edemaciado e com equimose local. É importante o exame neurólogico do paciente, pois em alguns casos pode haver uma lesão de nervo, causada pelo trauma.

Por meio do exame radiográfico somos capazes de avaliar se uma fratura necessita ou não de tratamento cirúrgico, contudo a tomografia as vezes é importante para nos ajudar a escolher o melhor método de tratamento, quando a cirurgia é indicada.

Quando o tratamento conservador é indicado, o paciente é imobilizado com uma tipóia simples de ombro e até o final das primeiras 4 semanas, apenas flexo-extensão do cotovelo é permitido. Nas próximas duas semanas o paciente ainda é mantido na tipóia, mas permite-se rotação lateral passiva e ativa-assistida até neutro (0º), assim como exercícios isométricos para o deltóide. Após as 6 semanas iniciais, confirmado a consolidação da fratura por meio do Raio- X, o paciente inicia o trabalho de ganho de amplitude de movimento e passa a realizar exercícios isométricos, também para os rotadores do ombro e músculos peri-escapulares e, apenas após um ganho significativo da movimentação  é que iniciamos exercícios de fortalecimento isotônicos.

Quando a fratura é de indicação cirúrgica, diversos métodos de tratamento podem ser usados, e a indicação de um método ou de outro, dependem da idade do paciente, da qualidade óssea,  do número de fragmentos existentes e  de quais fragmentos estão desviados. Podem ser usados placa e parafusos, fios de aço, parafusos e amarrilhas e, eventualmente, a prótese de ombro.

 

 

 

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

212 Comments on “Fraturas do úmero (Fratura do Ombro)

  • Rodrigo dezembro 7, 2014 at 03:34

    olá Dr. Tenho 33 anos e a cerca de 7 meses quebrei o úmero, de inicio nao apareceu em raio-x, na primeira ressonância constou como fratura cominutiva sem desvio ou desalinhamento comprometendo os colos cirúrgico e anatômico da cabeça umeral. derrame gleno umeral, edema de partes moles periarticulares. articulações e tendões , labrum e curvamento musculares estavam todos preservados. os médicos em explicaram que quebrou por dentro sendo apenas uma fissura no córtex, que passou a aparecer em raio x (5 dias depois do trauma) como fratura incompleta na tuberosidade maior do úmero direito. Fiquei imobilizado com tipoia por 40 dias. quando fiz raio -x que não mostrava mais nada dava, o radiologista não via mais fratura. O me´dico deu por consolidada a fratura. Comecei fisioterapia tinha bastante dores porem ia ganhando lentamente amplitude sempre com dor fiz outra ressonância com 75 dias do trauma, de alteração apresentou o seguinte cabeça umeral com sinais de impactação em seu apecto posterosupeior com traço principal envolvendo a tuberosidade maior acompanhada de leve edema na esponja óssea adjacente em fase de resolução. Presentemente já é possível observar que há sinais de consolidação.Capsula articular apresenta espessamento e alteração de sinal ao nível do recesso axilar compatíveis com capsulite adesiva de etiologia pós traumática. a Bursa subacromiodeltoidea apresenta espessamento parietal e pequeno aumento da quantidade de liquido relacionada a leve bursite. nessa fase com cerca de 20 sessões de fisioterapia faltavam uns 40 graus na extensão uns 40 na abdução sendo rotação interna quase completa e rotação externa ainda bem limitada. o medico disse que tinha uma capsulite branda e me receitou tomar corticoide intramuscular diprospan, tomei uma dose e 3 dias depois já tinha evoluído mais 70%, em em duas semanas de fisioterapia estavam faltando apenas 20 graus na extensão e 20 na abdução e tb 20 na rotação externa, rotação interna completa.o medico disse que tive ótima evolução disse que talvez não precisasse mais de corticoide , e seguisse fisioterapia fiz mais cerca de 15 sessões estava restando apenas recuperar 10 graus na rotação externa e fazer fortalecimento pedi outra ressonância, agora com quase 7 meses do trauma o fisioterapeuta me disse que recuperei 100% dos movimentos preciso apenas fazer poucas ssesoes para recuperar totalemtne a força muscular. na ultima ressonância que fiz deu como resultado: Observa-se pequena formação cística na tuberosidade maior do úmero. há tendionose leve nas fibras da zona critica do supra espinhal sem ruptura. não há sinal de lesão nos demais tendões do manguito ou tendão longo do bíceps, cartilagens gleno umerais preservads, ventres musculares do manguito tróficos e não evidenciam alterações. Impressão diagnostica: Tendinose leve na zona critica do supra espinhal. irregularidades císticas na tuberosidade maior do úmero por provável impacto.
    Pergunto:
    Fiquei preocupado com as formações císticas na tuberosidade maior do úmero. poderiam ser um inicio de necrose da cabeça umeral?

  • Fabiana Favoretto Vanderley julho 15, 2015 at 12:55

    Dr. Eu cai na rua, senti muita dor, trabalhei nesse dia e a noite fui ao Ps q fiz um raio x que deu uma fratura no ombro sem desvio, estou a um mês usando tipoia e ainda sinto dor e não consigo levantar o braço, qto tempo mais tempo mais vou ter q ficar com a tipoia para q eu consiga todos os movimentos? Obrigada!!!!

      • doutor eu me chamo Beethoven eu fraturei o úmero fratura A1 e estou no processo de gesso é fácil colar esse tipo de fratura?

          • Davissonamancio novembro 27, 2015 at 08:43

            De.. Bom dia… Fiz uma cirurgia com colocação d uma placa no úmero devido fratura do mesmo… Minha pergunta é a seguinte: após quanto tempo d recuperação sei c está com sintomas d necrose ou c está vasculhando 100%. Obrigado.

      • aldair dezembro 17, 2016 at 21:27

        Dr. Meu filho tem seis anos ele fraturou a cabeca do húmero sem desvio. Qual seria o tratamento de recuperacao com gesso ou tiboia?

  • Alline agosto 16, 2015 at 20:54

    Doutor estava brincando de lutinha cm meu irmão mais velho ele apertou meu braço e e sacudiu e estou com dor no ombro direito e sem conseguir mecher ele direito oque pode ser ?

  • priscila setembro 5, 2015 at 19:26

    Cai em casa e tive uma fratura impactada do umero sem destacamento tratamento foi conservador de tipoia hoje fazem 65 dias o medico disse que ainda nao colou mas me mandou fazer fisiterapia fiz 3 mas a dor piorou nao posso nem encostar no ombro …o que faço

    • normalmente em 6 semanas a fratura deveria ter consolidado, por isso acho um pouco estranho… como a dor piorou e não vi seus exames acho importante que converse com seu medico…

  • Pedro Henrique ferreira setembro 28, 2015 at 11:16

    Bom dia Doutor, meu exame constatou uma lesao de HILL-SACHS o medico alegou que quando conta isto no exame é sinal cirúrgico
    Gostaria de saber se de fato é necessario a cirurgia.

    Alem disso aparece
    – DISCRETO ESPESSAMENTO CAPSULAR ACRÔMIO-CLAVICULAR COM TÊNUE EDEMA MEDULAR SUBCONDRAL NO COMPONENTE CLAVICULAR DESTE RECESSO, INFERINDO ALTERAÇÕES INCIPIENTES POR SOBRECARGAS
    – FISSURA NA BASE DO LABIO GLONOIDAL ANTERO INFERIOR
    – PEQUENO DERRAME ARTICULAR
    -TENDINOPATIA NO SUPRA ESPINHA
    -LEVE ESPESSAMENTO NA BURSA SUBACROMIAL-SUBDEITOIDE

    Estou com essa duvida pois ele nem pensou e me pediu p marcar cirurgia

    • infelizmente, há lesão labial e hill-sacks , não te examinei e nem vi as imagens de seus exames, mas é bem provavel que sim…

  • Nivaldo Guelfes outubro 4, 2015 at 21:50

    Olá doutor! Sofri uma queda de motocicleta, tive uma fratura na cabeça do úmero, fiz a cirurgia 18 dias após a queda, estou com fixador externo onde pelas radiografias consigo notar uma boa evolução, o médico me informou que devo fazer o máximo de repouso, minha dúvida é se quanto mais tempo voltar a movimentar mais complica a recuperação dos movimentos e se posso procurar um fisioterapeuta ou devo aguardar a retirada do fixador para começar fisioterapia? Tenho dificuldades em alguns movimentos, pois o meu médico não explicou muito bem a não ser fazer o máximo de repouso. Desde já grato.

    • como não vi sua fratura e não estou podendo te examinar para ver a real estabilidade do fixador, sugiro que volte e pergunte tudo isso ao seu medico, essa é a melhor coisa a se fazer ok?

  • João Carlos outubro 5, 2015 at 14:03

    doutor sofri um acidente de moto e fraturei o umero estou usando a tipoia posso retirar as vezes poq sinto dor e quando tiro ela melhora Obrigado

  • Dimas Rodrigues Gomes outubro 5, 2015 at 22:18

    Procurei saber o que era fratura na tuberosidade maior do úmero pois sofri um acidente em dezembro 2014, fiz vários RX e não conseguiram ver a fratura agora com uma ressonância constataram esse tipo de fratura, mas não me deram tratamento algum sinto muita dor e não movimento o meu braço totalmente. Qual a melhor solução

    • normalmente a fratura consolida em 6 semanas, e se não era possivel ver no Raio X e porque era uma fratura sem desvio… portanto deve haver algo mais te causando dor… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para melhor avaliação…

  • regiane outubro 9, 2015 at 14:47

    Doutor boa tatde! Gostaria de saber a distancia da fratura para consolidaçao?

  • Elaine outubro 24, 2015 at 16:07

    Oi doutor quebrei a clavícula direita,num acidente de moto bati o lado esquerdo do ombro no chão. E o ombro esquerdo também dói muito, parece que tem um osso estufado o que pode ser?

    • infelizmente sem te examinar não tem como saber… por favor retorne no colega que esta cuidando do seu caso e converse com ele…

  • Sr. Doutor
    Muito obrigado por este espaço. Ontem (26/10/2015) tropecei na rua e cai, como o meu peso, sobre o meu braço esquerdo. Doía muito na zona do ombro e praticamente não conseguia mexer o braço. Fui à Urgência Hospitalar onde me tiraram o RX que coloco no Website acima e me diagnosticaram fratura da cabeça do úmero. Disseram que não era preciso imobilizar, apenas usar a tipóia. Não deram a entender que seria uma fratura complicada. Hoje fui a um ortopedista e mostrei o mesmo RX e, sem maiores detalhes, me disse que a fratura era mais complicada pois era múltipla. Que ia ter que estar com o braço na tipóia pelo menos 1 mês, teria que fazer fisioterapia e que eventualmente uma cirurgia. Sei que a digitalização da imagem no link não é a melhor, contudo ficaria muito grata se o Sr. Doutor me pudesse tentar explicar um pouco melhor a gravidade e, a minha principal preocupação, será caso para cirurgia ou com descanso/tipópia e fisoterapia o assunto resolve-se em tratamento cirúrgico. Será uma situação para se resolver em quanto tempo mais ou menos sem cirurgia? E se tiver que ser cirurgia (gostaria da sua opinião se fosse possível). Se for um dato, relevante, a minha idade é 51 anos. Muito obrigado

    • Gabriela, infelizmente esse espaço não é para consultas e sim duvidas pertinentes a sua doença, duvidas que não foram esclarecidas nos posts…
      sugiro que procure um especialista em ombro na sua região e tire suas duvidas com ele, ok?

  • IVANILDO novembro 19, 2015 at 20:54

    Fiz ressonancia do ombro direito devido uma queda. deu o seguinte resultado:
    Discreto derrame na articulação acromio-clavicular.
    Fratura na tuberosidade maior numeral , com edema da maedular óssea adjacente e leve desligamento.
    Fratura do úmero
    Sinais de estiramento ou envolvimento inflamatório do tendão da cabeça do biceps.

    Isso é grave ?

  • RIUSON novembro 25, 2015 at 21:50

    Prezado Dr. Joel, sofri um acidente ciclístico faz 37 dias,resultando em fratura do úmero proximal D, desde então estou usando tipoia, aos 32 dias fiz outro RX e percebi que a fratura ainda estava saliente e sinto dores musculares e no local da fratura, voltei a usar a tipoia por mais 5 dias. Caro Dr. diante da situação tenho algumas dúvidas: 1-posso dormir sem a tipoia? 2-Ainda a risco de desvio da fratura? 3- o ombro ficará com esta protuberância saliente? 4 – A dor no local da fratura com 37 dias é normal de acontecer? Já posso fazer movimentos circulares com o braço alongado? O uso da tipoia ainda tem que ser ininterrupto? Obrigado!

    • sem ter visto sua fratura não sou a pessoa mais competente para opinar… normalmente com 30 dias já passo exercicios para meus pacientes, mas isso depende do tipo de fratura… por isso converse com seu medico, ele e a pessoa recomendada a te explicar o que pode ou não pode fazer, ok?

  • maria ocilia martins pereira dezembro 19, 2015 at 09:20

    qual o nível de recuperação para fratura do úmero em paciente de 89 anos, fazendo o tratamento sem cirurgia?

  • geraldo ferreira fernandes janeiro 3, 2016 at 19:16

    fraturei meu umero em 4 partes nao fez cirurgia ate hoje tem mais de 4 anos cinto muita dor ate hoje estou para colocar protase ja tem 52 anos de idade queria saber se ainda tem recurso por esta protase um medico especialista em ombro diz que e 90 porcento que da , rejeiçao me responde se e verdade por favor 03/01/2016 obrigado.

    • os resultados da protese na sequela da fratura, casos como o seu, são mais dificil de tratar, mas traz bons resultados na maioria dos casos, ok?

  • fabiane janeiro 11, 2016 at 16:56

    doutor minha filha de 4 anos fez uma cirurgia no cotovelo há uma semana, grita de dor (1 minuto) depois para e fica bem , isso ocorre umas 10 x por dia ´Isso é normal? Precisa usar tipoia pra dormir?

    • nao seria normal doer assim … sugiro que volte no colega que a operou para se avaliar se esta tudo bem… deve usar a tipoia sempre

  • leandro marcal janeiro 12, 2016 at 20:20

    Ola doutor! Bem sofri um acidente de bicicleta faz dois anos! fraturei o umero apos a fratura o ombro foi enfaixado e depois de uma semana o meu medico sugeriu uma tipoia! nao fiz cirurgia! so que agora depois de dois anos do acidente fui ao traumatologista e pra minha surpresa ele me disse que essa lesao que sofri e definitiva!!! Sinto muito dor no ombro perdi parte dos movimentos e tomo medicamento pra dor receitados pelo meu medico! Obs meu medico disse que eu com o passar do tempo terei que colocar uma protese no ombro! Nao consigo fazer um minimo de esforco como vou trabalhar? qual sua opiniao nesse meu caso?

    • Leandro, não tenho como opinar se não vi as radiografias da epoca que quebrou, nem como ficou apos tratamento e nem como esta agora…

  • Lia Capelli janeiro 16, 2016 at 16:52

    Dr Joel Fraturei o ombro dia 03 de dezembro de2015. O médico que é especialista em ombro, viu o raio X e só estou com o apoio. Toda semana fazia o raio X. A última vez foi dia16 e ele falou que não havia necessidade de cirurgia e que o osso estava juntando bem e a novo raio X é para dia 27 de janeiro de 2016. , Tenho 82 anos. Estou me sentindo bem e até estou dorminda melhor, embora com o apoi que tiro só para o banho , mas não
    etico o braço. Estou no caminho certo?
    Grata pelo atendimento Lia

    • isso é o que indicamos sim, apenas acho importante que embora não deva movimentar o ombro nesse periodo, deve movimentar a mao, o punho e o cotovelo para evitar rigidez dessas regiões

  • cristiano janeiro 19, 2016 at 11:50

    Sofri uma fratura nas proximidades do úmero e n tenho muitos movimentos no braço quanto tempo vai demora pra melhorar

  • Igor medeiros janeiro 21, 2016 at 21:09

    Dr. Minha avó tem 85 anos e sofreu uma queda fraturando o ombro. Está internada faz um mês aguardando uma cirurgia para colocação de uma prótese, que está em falta nos hospitais públicos
    Como estamos com medo de manter ela em um hospital acamada, o médico indicou que levassemos ela para casa e nos informou que uma cirurgia na idade dela seria muito perigosa, pois ela pode não resistir.
    Gostaria da sua opinião e se corremos risco ao cuidarmos dela em casa? É possível ocorrer uma necrose no braço?
    Obrigado

    • tudo correto, por isso ela passa por uma avaliação medica para se saber qual será o risco que ela corre realizando o procedimento proposto
      se o risco para ela é muito alto deve-se evitar a cirurgia
      ficar em casa não trará qualquer problema se ela esta bem do ponto de vista clinico
      necrose que pode ocorrer é na cabeça do umero, pela fratura…

  • cristiano janeiro 22, 2016 at 16:51

    Bem eu tenho 19 anos ,FIS a cirurgia foi implantada uma placa .Queria saber no minimo quantos meses leva para consolidar a fratura .

  • Licia janeiro 23, 2016 at 13:41

    Ola Doutor, tudo bem?

    Eu fatrurei o umero em 3 partes, faz 2 meses e meio que eu estou usando a Tipoia e fazendo a fisioteriapia, entretanto, a fratura ainda nao foi consolidada, e o meu ortopedista mandou eu ficar mais 30 dias com a tipoia.
    A cirurgia foi efetuada com fios, e ainda os medicos nao autorizaram a cirurgia para a retirada desses fios.
    QUAIS CUIDADOS EU DEVO TER PARA QUE A RECUPERACAO SEJA MAIS RAPIDA E EFICAZ?

    Desde ja agraceco a sua atencao

  • Beatriz Maria Sarmento Pelegrini janeiro 24, 2016 at 12:11

    Boa tarde Dr.Joel.Sofri uma queda da escadae tive fratura no braço direito.Fui submetida a cirurgia,coloquei duas placas e seis parafusos.Até ai tudo normal.Tive fratura também no ombro e estou fazendo uso da tipo pois não foi preciso cirurgia.Gostaria de saber se com o ombro direito fraturado, posso fazer qualquer tipo de esforço com o braço esquerdo, ou tenho que ter repouso absoluto até que recupere o ombro fraturado?Desde já agradeço.

  • Regi janeiro 27, 2016 at 00:41

    Olá sofri uma fratura no ombro direito já tem mais de 60 dias, não fiz cirurgia. Quando faço alguns movimentos como levantar o braço ainda sinto dor. Será s é normal?

  • Priscilla Ellen Trindade janeiro 28, 2016 at 17:43

    Oi Dr.
    Atendo um paciente de 91 anos que fraturou o tubérculo maior do úmero (com deslocamento do fragmento ósseo). Pela idade o médico achou melhor recorrer ao tratamento conservador. O que vc acha sobre o uso do US para acelerar a consolidação deste tipo de fratura?? Sou fisioterapeuta e estou trabalhando para que ele mantenha ADM das demais articulações, só fico em dúvida com relação ao US.
    Grata.

  • Severino Ramos fevereiro 12, 2016 at 10:53

    Bom dia Dr! Sofri um acidente em 2004, quebrei a cabeça do úmero, de forma violentíssima, chegando a partir do restante do osso, pois bem… Fiz uma cirurgia à época e colocou no local, mas até então não recuperei o movimento do braço (rotação e elevação) e ainda dói se eu forçar… Fiz fisioterapia, mas não consegui o movimento… Um médico, que não me operou, falou que a solução seria uma prótese, mas achei radical, talvez se retirar os pinos e a haste melhore, não sei, gostaria da sua opinião a respeito. Cabe uma artroscopia?
    Obrigado!

    • infelizmente existem diversas variaveis que podem levar ao que vem sofrendo sem te examinar e ver suas imagens fica dificil qualquer opiniao…

  • DARSIO HONORIO DA SI LA fevereiro 12, 2016 at 14:52

    Dr. boa tarde, quero em primeiro lugar lhe parabenizar pelo ótimo trabalho que vossa senhoria vem realizando através desse magnífico BLOG. Quero se possível uma orientação: Tive fratura do úmero em três fragmentos, o tratamento foi cirúrgico em 01/01/216, quando será que poderei começar a fazer a reabilitação? Não sinto quase dor nenhuma. Termino aqui colocando-me a disposição de vossa senhoria, e que Deus na sua infinita bondade possa lhe abençoar hoje e sempre.

    • geralmente apos 6 semanas a fratura ja esta consolidada e inicia-se a reabilitaçao… mas entenda que e como fara isso dependera do colega que te operou…

  • José Ricardo fevereiro 13, 2016 at 19:43

    Boa noite Dr.Joel
    Tenho 39 anos e sofri um acidente a 10 meses e fraturei o Úmero ombro direito tiva perca ossea, foi colocado uma placa e agora está aparecendo uma pequena necrose no RX,o médico me disse que talvez tenha que colocar uma prótese.
    Não existe outro tratamento?
    Grande abraço

    • ter necorse nao significa ter que faezr protese, precisa ver a evolucao do caso… posicao dos parafusos, dor, movimentaçao, etc

  • Karen fevereiro 18, 2016 at 09:00

    Olá, Doutor. Estou com uma dúvida “técnica”. Tem um nome específico para o procedimento de cirurgia de fratura de úmero proximal?
    Obrigada!

  • Alana Antunes fevereiro 23, 2016 at 17:13

    doutor minha filha quebro o cotovelo o umero ela tem 3anos ela fez cirurgia e coloco fios faz um mes ela ta com o geso e nao sente dor mexe os dedos eu queria saber se pode ter secuela do crecimento e quanto tempo leva para colar o isso obrigado

    • isso depende da gravidade da fratura… sugiro que converse com o colega que a operou pois ele sabe qual fratura sua filha teve e como ficou o posicionamento da fratura apos a cirurgia

  • Andre Luiz fevereiro 23, 2016 at 17:29

    Doutor Joel. Boa tarde !

    Há quase 2 meses no ultimo dia 27 de dezembro de 2015, sofri 1 acidente de moto onde fraturei (rachei, fissurei) a cabeça do úmero e fraturei o osso escafoide da mao.

    Na ultima consulta que tive com o ortopedista o mesmo me falou que eu ja podia fazer fisioterapia do ombro. Só que estou receioso de ter rompido tendao do ombro e gostaria de ter mais seguranca fazendo 1 ressonancia. Porem ainda nao fiz porque ainda estou com o gesso ate o meio do antebraco e segundo me informaram na clinica nao tem como fazer ressonancia com gesso.

    O medico me falou que geralmente quando acontece fratura na cabeca uneral nao há rompimento de tendao e que eu poderia iniciar a fisioterapia no ombro pra nao perder tempo.

    2 perguntas:

    1. Só que estou inseguro…o que o sr. me orienta?

    2. No caso de eu poder fazer fisioterapia do ombro, mesmo estando com gesso abaixo do cotovelo por conta do processo de consolidacao do escafoide. Posso fazer a fisioterapia do ombro sem problemas ?

    No aguardo de um retorno.

    Grato pela atencao !

    • um ultra som bem feito pode detectar se há ou não uma lesão de tendão e acredito que é possível sim iniciar a fisioterapia…

  • elcio scanavaca março 11, 2016 at 20:34

    ola doutor sofri um acidente de moto e fraturei o umero ,estou usando pinça
    e ja faz 40 dias na radiografia acusa um desvio de 20 por cento isso é acetavel ou tentho
    que fazer cirugia.

  • Ante Mônica de Faria março 12, 2016 at 00:42

    Boa noite! Tenho 63 9 meses te levei um tombo tropeçando num fio de extensão. Isso a aconteceu dia 07 de fevereiro e quebrei a cabeça do úmero descendo em forma de um S até a metade do úmero. Ainda uso duas talas de gesso, mas o que me preocupa é a dor forte que hora vem do nada, ou por começar a mexer o braço na região do cotovelo e as mãos. Tento deixar o braço um pouco sem a tipoia e para baixo levantando o antebraço. Sinto uma dor indo incontrolada saindo dos nervos ou dos músculos. Como se fosse uma contração muscular forte e involuntária. Quando paro, o cotovelo e a mão incham muito. O que pode estar acontecendo? Estou com gesso há mais de 5 semanas. Obrigada. . .

      • ANIE MONIA DE FARIA junho 8, 2016 at 22:16

        BOA NOITE DR. COMO JÁ RELATEI UM POUCO DO OCORRIDO, QUERIA LHE INFORMAR COMO ME SINTO. O OSSO AINDA NÃO ESTÁ TOTALMENTE CONSOLIDADO APÓS QUATRO MESES. SINTO DORES HORRÍVEIS, NO BRAÇO, NO OMBRO, NAS MÃOS E PRINCIPALMENTE NO OSSO(ÚMERO) QUE FRATUROU. TENHO FEITO O QUE POSSO COM OS MOVIMENTOS EM CASA ATÉ SER LIBERADA PARA FISIOTERAPIA,MAS NÃO SEI O QUE ESTÁ ACONTECENDO. SEI QUE DEMORA, MAS NÃO ESTOU SUPORTANDO AS CONTRAÇÕES MUSCULARES QUE VENHO TENDO. ACHA QUE ALGO PODE ESTAR ERRADO? PODE ME ORIENTAR SOBRE O QUE OCORRE? ESTOU SEM ENTENDER E PRECISO TRABALHAR…ESTOU SEM SABER, POR FAVOR ME AJUDE! TENHO FEITO RAIO X E VEJO AS IMAGENS…POSSO LIGAR?

  • Edilson março 15, 2016 at 05:25

    Olar doutor minha filha de 7 meses tem o ombro quebrado assim diz a chapa que tiramos. Fui em dois médicos diferentes eles disseram que foi na hora do parto .. e que voltaria ao normal o ombro esta com um carocinho entre a cabeça e o ombro medico disse que com o tempo iria sumir.. que nai precisava fazer nada so ter cuidado com o ombro… minha dúvida é sera que nao precisa engessar ?

  • MACIELY RAMOS março 15, 2016 at 12:39

    Boa Tarde Dr.

    Meu bebê tem 5 meses e caiu da cama. Levei no pronto Socorro onde foi feito raio X e identificado uma pequena fratura no úmero. Próximo a clavícula. Porém o ortopedista indicou apenas tipoia por 5 semanas. Tiro a tipoia sempre para ele dormir, como o médico não falou nada fiquei com essa dúvida. É correto? Ou a tipoia deve ser usada direto?

  • ANA LUCIA BRITO DOS SANTOS março 16, 2016 at 23:46

    Doutor boa noite! Sou numa irmã desesperada! pois a minha irmã está com uma fratura no ombro descoberta a poucos dias ,mas o acantecimento já tem 120 dias ,ela desmaiou e vou levada ao Hospital e profissional afirmou ter deslocado, porém após passarem os dias minha irmã continuo sentir dor a levamos para fazer um raio rx e o diagnóstico e de fratura no ombro,os profissionais que nos atendeu agora diz não poder fazer nada por ter 120 dias e que ela tem que conviver com isso,por favor nos oriente onde buscar recurso.

  • Paulo abril 13, 2016 at 00:04

    boa noite dr.
    dr. eu fraturei o úmero a 5 meses e o meu medico me liberou para fazer exercícios físicos, e voltei a correr e fazer musculação com pouca carga, é normal sentir o braço cansar rápido e o musculo desse braço ficar dolorido ?

  • Cleire roberta da Rocha Lourenço abril 20, 2016 at 11:32

    Ola Doutor tenho uma duvida,sobre as fraturas do úmero proximal é incorreto afirmar que:
    O tratamento conservador é baseado na imobilização com tipo do tipo MJ por 3 a 4 semanas nos casos de fratura sem desvio ou desvio mínimo, ocorendo em 80% dos casos. O que seria essa imobilização do tipo MJ e o tempo de consolidação dessa fratura pode variar entre 3 a 4 semanas ou é 4 semanas especificamente. Obrigada

    • 6 semanas é o tempo para consolidação da fratura
      MJ é a imobilização com malha que é igual ao que chamamos de tipoia funcional do ombro

  • Elson Cabral abril 23, 2016 at 00:44

    Olá doutor,faz 30 dias que eu caí da moto,a 30km/h, e bati com o cotovelo esquerdo no chão. Fiz o exame de raio x e nao foi detectado nada devido o impacto ser pequeno, mas ao fazer a Tomografia o resultado foi esse:
    1-Traço de fratura não desalinhada acometendo a tuberosidade maior do úmero esquerdo com derrame articular associado.
    2-Discretas alterações degenerativas na articulação acrômio-clavicular.
    3-Articulação gleno-umeral de contornos regulares e relação preservada.

    Houve recomendação apenas para usar tipoia.
    mas tenho duvidas: o que significa item 1 do diagnóstico da tomografia? quando devo iniciar a fisioterapia? preciso usar a tipoia ainda? por quanto tempo? Não sinto mais dores no ombro esquerdo, apenas quando levanto o braço esquerdo chegando apenas a 90graus em relação ao tórax.

    • significa que hauma fratura sem desvio, que dificilmente vai desviar, mas precisa usar tipoia 6 semanas seguindo o que teu medico te indicou ok?
      depois volte nele para ele te explicar como deve proceder…

  • Erik abril 25, 2016 at 00:34

    Ola ja faz ums tres mes que usei a tipoia fraturei a cabeça do umero os meus movimentos externo não melhorar o q fazer sera que vai ficar duro nao fis fisio mais vou comecar a fazer serar que fico com os movimentos completo. Muito obrigado doutor..

  • Ola Dr
    Eu cai e não tem remédio no mundo que faz passar a dor no úmero
    Já fiz várias radiografias e não mostra fratura
    Hoje fãs 15 dias que estou sofrendo essa dor infernal

    O que pode ser feito para o médico descobri o que está acontecendo ??

    • sugiro que procure um especialista em ombro na sua região, que pode te pedir uma ressonancia magnetica do ombro acometido e assim tentar detectar melhor o que eventualmente ha de errado com seu ombro

  • Douglas Robert Paschoal silva maio 6, 2016 at 13:43

    Bom dia dr. Estou vivendo um dias difíceis, a exatamente 4 anos eu fraturei o úmero e foi preciso por uma tal de astia, um metal cirúrgico por dentro do osso preso ao parafuso próximo a cabeça do úmero, fiquei 6 meses incostado, com mais ou menos 2 meses já estava voltando minhas atividades naturais, após os 6 meses meu médico disse que estava apto a trabalhar, aí retornei as minhas atividades, após 1 ano e meio de cirurgia comecei a sentir fortes dores na região do ombro e essa dor vinha das a proximidade da aonde foi posta os parafusos e dor tamanha que não conseguia nem levantar os braços, durante pelo menos umas 4 horas, assim seguiu algumas semanas, procurei o médico que fez a cirurgia e ele me disse que era normal, que estava prefeito a cirurgia, aí após algumas semanas a dor passou , fiquei bom por mais uns 2 anos até que essa mesma dor retornou e já vão fazer 5 meses que sinto essa dor, procurei outro médico, esse me pediu a ressonância magnética!!! Dr. Oque eu Fasso,já perdi o emprego, as coisas estão difíceis para mim, me dê uma luz, estou aqui escrevendo com uma tremenda dor no ombro!!

    • o que foi feito pelo colega que pediu exame esta certo, assim como radiografias para saber da posição da haste… precisa aguardar esse eame e converse com o colega que te solicitou a ressonancia, para entender quais serão os proximos passos para tirar essa dor… boa sorte

  • Elaine maio 8, 2016 at 22:09

    Boa noite doutor,minha mãe tem 58 anos quebrou o umero em 3 partes fez cirurgia e colocou pinos.Gostaria de saber se ela pode retirar a tipoia para tomar banho e se pode molhar? Tem 5/dias de operada. Desde já agradeço .

    • sim, pode, mas por favor, converse com o colega que a operou e tire todas suas duvidas com ele, isso é muito importante para o dia a dia da sua mãe

  • Fernando Ferreira maio 9, 2016 at 10:20

    Bom dia! Fiz uma cirurgia no umero proximal, devido uma fratura, ha 5 dias atrás. Estou em casa de repouso, porém algo me intriga, o dr. não me indicou a tipóia, isso é normal?

  • marlete maio 14, 2016 at 09:07

    Dr. Joel. Fui. Apropelada. Quebrei. O. Umero. Foi. Colocado. 4. Fio. Agora. Fecho. A. Mao. Meu braço. Treme. E. Doi muito. Nao. Posso. Pegar. Nada. Na. Mao

    • seria importante relatar isso ao colega que te operou, para te orientar como deve proceder durante esse periodo…

  • Paula Nunes maio 17, 2016 at 21:33

    Boa noite Dr. Joel!

    Meu filho de 10 anos, sofreu hoje na escola uma queda de uma arquibancada e fraturou obliquamente o úmero do braço direito. No hospital fizeram apenas o RX e com o resultado o médico falou que não precisava de cirurgia, pois as articulações e cotovelos estavam preservados e que apenas a imobilização durante aproximadamente 1 mês resolveria. E que a idade dele e por ser menino ajudaria na recuperação. Imobilizou provisoriamente hoje (terça) por conta do edema que estava grande e na próxima quinta ele irá colocar um gesso definitivo. Receitou apenas analgésico.
    Agora minha pergunta: esse procedimento está correto? Essa imobilização apenas adiantará? Poderá ficar com algum problema depois? Fiquei muito assustada com o RX e o tamanho da fratura.
    Muito obrigada!
    Paula Nunes

  • Elisangela maio 21, 2016 at 14:23

    Meu marido teve fratura de úmero distal em queda de moto. Aguarda internado há 13 dias cirurgia. Quais podem ser as consequencias da demora na cirurgia? agradeço desde já a atenção.

  • MAURICIO ALBARELLI SEOUD maio 22, 2016 at 00:02

    Boa Noite Dr. Joel

    Meu nome é Mauricio, minha tem 78 anos sofreu um queda sobre o ombro, com as seguintes consequências:
    Fratura cominutiva(4 partes) da cabeça umeral envolvendo o colo cirúrgico e apresentando deslocamento da cabeça sobre o corpo umeral.
    Pergunto: Fez cirurgia com colocação e fixação de placa bloqueada e enxerto. Este tipo de fratura ocorrida se chama impactada em valgo?
    Fico no aguardo de uma breve resposta.

    Grato

    Mauricio

    • MAURICIO, ISSO DEPENDE PARA QUAL POSIÇÃO FOI A CABEÇA DO UMERO, ENTENDE?
      PRECISARIA ANALISAR O RAIO X ..

  • gisseia junho 5, 2016 at 15:55

    olá Dr tive uma fratura de úmero, sem desvio, minha indicação foi tutor de sarmiento ,tenho retirado com apoio suspenso para tomar banho a cada 2 dias, pois sinto necessidade de uma limpeza no locaL, tenho coceiras constantes e sinto mal cheiro se não lavar estou correndo algum risco,já que, se eu estivesse com gesso isso não seria possível.

  • Ante Mônica de Faria junho 7, 2016 at 22:49

    ola! Gostaria de saber se é normal, após quatro meses rer quebrado o úmero, twr feito tudo que me foi indicado, o osso não estar totalmente consolisado w estar sentindo tanra dor. Faço movimentos, mas a dor é terrível! Obrigada.

  • Luciana junho 8, 2016 at 02:09

    Olá, tenho 58 anos. Recentemente sofri um acidente (queda) e fraturei o úmero, sendo recomendado um tratamento conservador. Segui todas as orientações médicas nos prazos indicados e agora estou na fisioterapia. A fisioterapeuta me pediu uma ressonância, porém, agora que o resultado chegou ela encontra-se de férias. Gostaria de saber o que significa fatura oblíqua no colo do úmero direito, com edema da medula óssea circunjacente. Sinais de tendinose do subescapular e supraespinhal. Distenção líquida da bursa subacromial e subdeltóidea por bursite.Infiltração edematosa pericapsular no recesso axilar. Gostaria de saber também se esses achados são do resultado da queda ou anterior à ela.
    Obrigada

    • o exame mostra fratura que vc teve e mostra uma possivel retraçao da capsula causada pelo tempo de imobilização (provavelmente)
      converse com seu medico, para avaliar como deve ser a fisioterapia daqui para frente ok?

  • Micherlea junho 16, 2016 at 09:03

    Minha mãe teve fratura do umero em 3 partes. E corre risco de necrosar. Ela ainda não fez a cirurgia foi dia 9 o acidente. Tem como fazer algo pra não haver a necrose? Tipo ela pode ficar movimentando os dedos?

  • Jane julho 7, 2016 at 06:16

    Olá Dr. Tem duas semanas que fraturei o ombro. Meu diagnóstico foi: fratura cominutiva do úmero proximal. O médico optou pelo tratamento conservador, então estou usando a tipoia. Minha pergunta é : quanto tempo posso voltar fazer minhas atividades normais como academia e pilates ? E só com tratamento conservador meus movimentos vão voltar a ser 100%? Desde já, obrigada por esse espaço.

    • a fratura demora 6 semanas para consolidar, depois precisar fazer fisioterapia para recuperar seus movimentos e isso depende de paciente para paciente
      e infelizmente não tem como ter certeza de que recuperará todos seus movimentos 100%

  • tatiane julho 14, 2016 at 09:32

    Dr bom dia.. meu esposo levou uma queda a 2 meses no entanto ele está tendo o acompanhamento médico. Dr fez uma ressonância esse semana e deu isso:
    -Fratura impactada na região póstero-superior da cabeça umeral, entre isso deu lesões… é sério Dr?

    • depende das lesoes que teve…o mais importante é acompanhar adequadamente e se sentiram confiança no que o colega que assistiu seu marido lhes passou ok?

  • Denilson Borges julho 15, 2016 at 20:21

    Olá, tenho 44 anos, peso 93kg e tive uma queda de bicicleta em uma Ciclovia com isso, bati o ombro no chão e fiquei com limitação no movimento lateral, realizei uma ressonância magnética e constatou fratura do tubérculo maior com discreto afundamento / desnivelamento de aproximadamente 2,8mm da cortical óssea. O fragmento ósseo mede cerca de 27 x 21 x 13 mm, com a medicação contra inflamatório a dor reduziu bastante, porém tenho uma prova de bike (100km) para participar daqui a uma semana, participando existe algum risco de agravar a lesão em função dos movimentos?

  • Felipe Milhati julho 26, 2016 at 15:43

    Doutor, tenho 19 e a 26 dias sofri uma queda de moto e fraturei a cabeça do Umero. Estou imobilizado com a tipoia e não tenho dor alguma, porem nao tenho os movimentos totais da mão e segundo a ressonancia não houve nenhum arrancamento das porçoes do plexo braquial deste lado. Com a fisioterapia irei ter os movimentos novamente ? só consigo abrir e fechar a mão e tenho algumas limitações, isso é normal nesse tipo de fratura ?

  • Fernanda Jeane Leonel agosto 3, 2016 at 22:51

    Olá, meu nome é JEANE, tenho 31 anos e estou grávida de 4 meses.
    Eu cai e quebrei o úmero próximo ao cotovelo.
    Quase deu fratura exposta. Meu caso seria de cirurgia. No entanto, devido a gravidez, decidi ñ ariscar a vida do bb pois, de acordo com os médicos, se a anestesia local ñ fosse suficiente, teriam que me entubar, e isso é arriscado para o bb.
    Optei pelo tratamento em casa. Estou engessada. Mas, uma semana depois, minha mão começou a inchar. Está diferente.
    Corro risco de perder meu braço? O que poderia ser feito no meu caso? Os ossos se alinharam. Mas, uma terceira e pequena parte que está solta do osso, mexe a qualquer movimento que faço.

  • Cristina agosto 7, 2016 at 22:09

    Parabéns Dr. Joel por suas respostas a todos nós! O senhor indicaria exercicios pendulares antes das 6 semanas para uma fratura de úmero sem desvio numa idosa de 83 anos? Sou fisio e necessito de sua opinião! Grata. Cristina

  • Rogéria Eler agosto 12, 2016 at 11:52

    Olá Caro Dr. Murachovsky. Há cerca de 10 anos atrás fraturei o úmero em uma queda de moto. Foi feita a cirurgia inserindo dois pinos. Nesta última semana tenho sentido fortes dores no local da cirurgia e tenho me preocupado se deveria ter extraído os pinos em alguma altura e se há uma possibilidade movimentação/alteração após esses anos. Obrigada.

  • WANESSA agosto 12, 2016 at 21:00

    Fiz cirurgia de fratura no úmero a 6 meses!De um mês pra cá venho sentindo dores horríveis no braço ,meu médico me pediu uma RM e deus seguinte resultado !tendinopatia no supra-espinhoso e infra-espinhoso!Foco de necrose subcapital do úmero ,irregularidades grosseiras na tuberosidade relacionada com fratura antiga!sera que vou precisar de uma nova cirurgia?

    • não necessariamente, vai depender do grau de necrose da cabeça do umero…mas precisa acompanhar de perto com seu medico

  • lisiane agosto 17, 2016 at 10:07

    ola doutor
    sofri uma queda e tive fratura helicoidal no terço medio do umero no braço direito foi indicada cirurgia ,mas infelizmente no meu estado (rs)a cirugia chega a levar18 mese para ser realisada e o medico disse que terei que ficar imobilizada ate a cirurgia. seria mesmo necessario ficar imobilizada todo este tempo?

  • Robson agosto 18, 2016 at 17:31

    Dr. boa tarde,

    fraturei o úmero esquerdo com separação do osso, porém não exposta. Fiz cirurgia onde foi fixado uma haste ao longo do osso juntando-os. Só que já fazem 120 dias e ele num colou totalmente. Tenho dores e estralos no local da fratura, parecendo que a haste está solta. Além disso o ombro deu capsulite adesiva. Sou diabético e o médico quer fazer outra cirurgia para colocar parafusos e dar um ponto no tendão do ombro para aliviar o movimento que está limitado. Qual o conselho que o senhor me daria?

    • desculpe-me mas sem te examinar e ver todos seus exames, seria uma irresponsabilidade dar qualquer opinião sobre seu caso…

  • GLAUCIA M C SOSNOSKI agosto 19, 2016 at 15:14

    MINHA MÃE FRATUROU O ÚMERO E TEVE QUE FAZER CIRURGIA. DOI MUITO???

  • Fábio Luiz agosto 24, 2016 at 16:34

    Oi doutor td bem
    Quebrei o úmero direito em 2 lugarfiquei 6 meses com um aparelho no braço qe o médico mandou compra consolidou a fratura agora meu ombro ta estralando é normal

  • Patrícia Anita setembro 2, 2016 at 17:18

    Boa tarde! Doutor não me lembro de ter sofrido nenhuma queda ou lesão no ombro direito. Há algum tempo venho sentindo dores que se projetam para o braço. Fiz um RX e o laudo concluiu que tenho fratura prévia. O que é isso?

    • desculpa sem te examinar e ver essas imagens não tenho como falar nada… uma coisa que pode acontecer é seu ombro ter saido e voltado paro o lugar sozinho e isso faz uma fratura impacção posterior na cabeça do umero, chamada de lesão de hill sacks e muitos pacientes não perceberam isso acontecer…

  • Lohanny Cristine setembro 2, 2016 at 21:16

    Boa noite a 3 semanas quebrei o umero quanto tempo pra consolidar?

  • Treicy setembro 3, 2016 at 21:36

    Quebrei meu ombro em um acidente a 5 anos atras e a um mes atras comecei a sentir muita dor …. Nao conseguindo levantar o braço …
    Fui ao medico e ele disse de inicio n ser fratura … Axando entao q poderia ser um tendao inflamado … Fiz entao um ultrason … E a medica no exame me falou q esta com fratura ainda ….
    Isso realmente é possivel? Nao ter curado direito mesmo depois de 5 anos….??

    • entenda não te examinei, mas existem sim situações aonde a fratura não consolida… por outro lado o ultra som não é o melhor exame para se confirmar consolidação de uma fratura… converse com seu medico ok?

  • Luciano Pontes setembro 10, 2016 at 08:29

    Dr. Fizuma cirurgia de úmero, coloquei a placa e os parafusos. Após uma semana o médico retirou o curativo e pediu para eu ir tentando movimenta o braço, porém quando tento esticar dói como se fosse os nervos que vem da parte superior da mao. Como se estivesse inflamado. posso colocar gelo e esticar aos poucos o braço? Só tomei medicação durante 8 dias. só dói esses nervos que vem da mão.

    • pode sim, mas precisa conversar com seu medico… ele precisa estar a par do que vem acontecendo no seu caso e te passar opçoes de tratamento

  • Dr, Eu, fiz uma cirurgia de umero e foi colocado tres fios isso foi em 28.12.15e estou sofrendo muito com dores e fiquei com a mao torta e os atrofiadas e o braço só levanta uns 10 centimetros. O que devo fazer, os fios nao foi retitados. o medico nao conseguir retirar na segunda cirurgia. o braço esta caido.

    • deveria ter tirado, vc precisa retornar com seu medico e conversar com ele… deve te passar novas opçoes de tratamento para seu problema…

  • João setembro 14, 2016 at 14:26

    Boa Tarde Dr Joel, Sinto fortes dores no ombro esquerdo e direito fiz RM em ambos deu Tendinopatia do supraespinhal com fissuras longitudinais degenerativas, no direito teve traços de fraturas na cabeça umeral e no esquerdo Osteoartrose da articulação acrômio-clavicular, pequenos cistos subcondrais são observados na cabeça umeral e diminuta quantidade de líquido/ discreto espessamento sinovial da bursa subacromial subdeltoidea, porém não me foi passado nenhum tipo de tratamento, nem remédio, mas sinto muitas dores quando vou dormir e ao realizar alguns movimentos. Será que não precisa de nada mesmo, e durante a noite a dor é como se fosse de dente só que no ombro perto do braço. Tenho 38 anos

    • com certeza precisa de um tratamento, seja com medicação, com fisioterapia, orientacoes para atividades do dia a dia… procure um especialista em ombro na sua região…

  • Márcio Jerônimo setembro 21, 2016 at 01:59

    Dr, coloquei a placa e os parafusos há quatro dias e não consigo ainda mexer do cotovelo até o ombro, parte que dói, está bastante roxo tipo ematoma e inchado Vou retirar os pontos daqui a 07 dias. Tenho 44 anos. Existem riscos de perder o movimento do braco desde o cotovelo ao ombro e esta dor persistir? Obrigado pela atenção!

      • Marcio Jeronymo outubro 10, 2016 at 16:25

        Tive ematoma e a cicatriz teve que ser reaberta uma semana após a primeira cirurgia realizada em 16/09. Estou tomando antibiótico venoso
        Há 14 dias e fazendo fisioterapia no hospital. O médico liberou a tipoia durante o dia mas sinto uma dureza na carne na área da cirurgia. Essa dureza é normal? Grato pela atenção!

          • Marcio Jeronymo outubro 17, 2016 at 21:39

            Entao: após ter sido operado em 16/09, em 26/09 tive que operar, segundo o ortopedista deu um edema no local. Por este mótimo fiz antibiótico venoso por 14 dias no hospital e sigo por pelo ou menos 30 dias tomando tamiran em casa. Tenho medo de osteomielite. A cultura de sangue não acusou bactérias o segundo o medico os exames de sangue estão favoráveis. Grato pela atenção.

      • Marcio Jeronymo outubro 13, 2016 at 06:24

        Já tive alta e preciso encontrar um fisioterapeuta para reabilitação. Estou com movimentos limitados do cotovelo ao ombro (levantar o braço, esticar para frente ou para o lado). Existe possibilidade de voltar a dirigir e usar computador, por exemplo? Grato pela atenção!

          • Marcio Jeronymo novembro 2, 2016 at 16:25

            Já tenho 5 semanas de cirurgia e o movimento pro lado e para a frente são muito limitados e ainda sinto muita dor. Isso é normal ou pode piorar? Obg!

          • 5 semnas a fratura ja esta praticamente consolidada, caso não esteja consolidando deve retornar ao colega que te operou e conversar com ele sobre seu caso

  • gabriel henrique nizer setembro 21, 2016 at 15:40

    doutor quebrei meu braco na parte superior fiz cirurgia eles colocarao tres pinos no meu ombro como si fosse um pedestal ja faz quatro meses e ainda nao começei a fazer fisioterapia mais vou comecar nessa semana meu braço ficou com movimentos que nao posso fazer ele sobe ate uma perte depois nao consigo mais queria saber si vai voltar o normal ?

  • Dene santos setembro 29, 2016 at 22:05

    Dr quebrei o úmero proximal em 30.08 e achei q colo a assim, mas acabei fazendo cirurgia em 13.09 e o medico colocou uma placa. Retirei os pontos em 27.09….o medico mandou q fizesse movimentos suaves duas vezes O dia com o ombro e exercícios pendulares apos dez dias , sendo a nova consulta daqjo a 4 meses para então começar a fisioterapia. Minha pergunta é se está correto, pois estou angustiada em não poder mexer o braço normalmente e ai da mais senfo o direito. É normal apos 17 dias da cirurgia ainda estar inchado o braço? O roxo desapareceu 90%….e notei q o peso do ombro diminuiu uns 10%. Mas não consigo elevar o braço somente até a barriga.

  • oneide outubro 12, 2016 at 00:32

    Boa noite dr, meu marido tem 68 anos, sofreu uma queda e fraturou o umero, foi indicado cirurgia, só que ele está com o diabetes totalmente descompensando e com a hemoglobina glicada em 14%, diante desse caso resolvemos não operar, já que a cirurgia tem que ser feita o quanto antes e seria impossível baixar a glicada em tão pouco tempo. O profissional que nos atendeu nos informou que o osso cola mas, ele vai ficar com rigidez que pode ser moderada ou total. Diante do exposto pergunto: existe a possibilidade do osso colar? Se positivo ele poderá fazer fisioterapia? Em quanto tempo? Ele corre o risco da cabeça do umero necrosar mesmo não tendo feito a cirurgia? Agradeço imensamente a sua atenção

  • kleber outubro 16, 2016 at 19:28

    Boa noite Dr. Joel
    gostaria de tirar uma duvida quanto a fratura,
    a poucos dias tive uma fratura no umero proximal, porem sem desvio,e o tratamento esta sendo conservador,
    estou usando uma tipoia para imobilizar, oque gostaria de saber se movimentos leves do braco, ao se levantar, e se locomover, podem vir atrapalhar o processo de consolidacao da fratura

    obrigado
    att

  • José Ari Ribeiro Filho outubro 19, 2016 at 21:13

    Boa noite Dr.
    Tive uma queda de bicicleta aonde fraturei a escápula do ombro direito. Consultei com um médico ortopedista que me pediu para usar tipóia por duas semanas e fazer um novo raio x para ver se a fratura começou a consolidar. Caso não haja melhora terei de fazer uma cirurgia. O resultado do raio x foi FRATURA TRANSVERSA NA ESCÁPULA DE ASPECTO INCOMPLETO E SEM DESALINHAMENTO ÓSSEO IMPORTANTE. Fiz também uma ressonância aonde o resultado foi DESALINHAMENTO CORTICAL EM ATÉ 0,4 CM ASSOCIADO A PEQUENO DESVIO ANTERIOR DO SEGMENTO LATERAL.
    Minha dúvida é se a fratura melhorar somente com a tipóia não tem o risco do osso colar errado, torto??
    Obrigado pela atenção.

    • o fato dela colar um pouco torto não seria um problema, pois a perda funcional seria pequena
      a cirurgia estaria indicada em desvios muito maiores, mas precisa acompanhar e usar a tipoia corretamente…

  • Telmo outubro 20, 2016 at 10:51

    Boa tarde Dr. sofri uma queda de moto efetuei RX e não apareceu nada partido, após uma semana e meio com dores decidi efetuar uma TAC e acusou alteração estrutural ao nível da cabeça do úmero dto, nomeadamente em situação supero-externa, com fratura ao nível do troquiter, sem significativa descoaptação, no entanto ainda sem sinais de reparação óssea!
    O que posso fazer para melhorar a minha situação, acalmar essa dor, ou qual o tratamento a efetuar!

    • precisa acompanhar isso com especialista de ombro , pois a fratura pode desviar, se mal cuidada.. gelo ajuda a amenisar a dor…

  • Romulo outubro 24, 2016 at 00:27

    Tive só uma fratura no úmero só Engessar resolve?

  • Carolina outubro 27, 2016 at 17:25

    Boa tarde DR Joel, gostaria de tirar uma duvida, a pouco mais de 6 semanas tive uma fratura de úmero proximal sem desvio, fiz o tratamento conservador, foi feito a radiografia e confirmou se que esta consolidado, porem ainda sinto um pouco de dor no local da fratura ao fazer elevação do braço, e normal sentir essa dor, no inicio?? Obrigada

  • paula outubro 29, 2016 at 14:01

    Boa tarde Dr Joel ,
    gostaria de tirar uma duvida
    tive fratura do umero proximal,porem ja esta consolidada
    e normal sentir dor no local da fratura no inicio?

    obrigada

  • Claudio Silva novembro 1, 2016 at 12:55

    Boa tarde

    Não sei se pode ajudar, fui operado faz em 2010 ao ombro, pois tive 3 luxações

    aplicaram a técnica de latarjet com um parafuso, faz uma semana senti muita dor ”do género de inflamção” no meu ombro e a descer pelo braço fora, procurei ortopedista e depois de ver raioX vimos que o parafuso partiu, agora ele diz que vamos retirar a parte que partiu e ver como ficou a fixação que estava inicialmente

    No proximo dia 20 de Setembro tenho nova consulta com ortopedista,creio que vá fazer um TAC para ver melhor como está o quadro, a minha pergunta é aquele pedaço de parafuso que anda a solta no meu ombro é muito problemático???

  • Marcio Jeronymo novembro 2, 2016 at 23:19

    Dr pode parecer uma pergunta curiosa, mas a axila do lado operado para colocação de placas e pinos no umero fica menor? Obg pela atenção.

  • GONÇALVES novembro 6, 2016 at 17:00

    BOA NOITE . DR SOFRI UMA QUEDA DE 03 METROS DE ALTURA DE COSTAS E O IMPACTO MAIOR FOI COM O COTOVELO DIREITO. NO MOMENTO PENSEI SE TRATAR APENAS DE DOR MOMENTANEA NAO PROCUREI NENHUM HOSPITAL.A DOR POR TRAZ DO OMBRO ESQUERDO SO AUMENTOU DIA A DIA E HOJE APOS QUASE TRES MESZES NAO CONSIGO DORMIR, SEMPRE QUE ME DEITO SEJA QUAL FOR A POSIÇAO DOI MUITO. ALGUM TRATAMENTO RECOMENDADO.? OBRIGADO

    • sem saber o que vc tem, não é possivel… procure um especialista em ombro na sua região para tratar seu problema de maneira adequada

  • Victor novembro 11, 2016 at 14:26

    Doutor tive uma leve fratura no ombro , porem dói bastante posso usar um Tutor ?

  • Margarida Neves novembro 17, 2016 at 14:44

    Dr.em um acidente em casa.cai da varanda uma altura de 2 metros cai sobre o braço esquerdo.fraturei o úmero.usei tipóia…engessei… não fiz cirurgia porquê sou diabética.pelo exame ergométrico.o médico não recomendou que eu fizesse.entao foi em 2.000. Hj 2016 portanto 16 anos.convivo com o braço fraturado.ficou deformado.mexo com as mãos.so não consigo levantar o braço que é esquerdo.hj sou aposentada pois sou dentista.mas será que tem algum problema.porque hj tá dando umas dorzinha e uma fisgada.pode ser de algum esforço que fiz ontem.doi próximo ao cotovelo.pode me ajudar.tenho 64 anos.

    • pode ter sim, pela propria deformidade que ficou… sugiro que retorne ao medico que te tratou para uma avaliação ok?

  • maurico albarelli seoud novembro 19, 2016 at 22:13

    Boa Noite Dr. Joel qual é a diferença entre fratura do colo cirúrgico e fratura do colo anatômico. E o que é fratura luxação de umero? qual é a de pior prognostico para osteonecrose?

    grato

    mauricio

    • fratura do colo anatomico é mais alta que do colo cirurgico, a primeira ocorre acima das tuberosidades e a segunda a baixo e a primeira tem maior chance de ter necrose da cabeca do umero. A fratura luxação é quando ocorre as duas coisas juntos, nesse caso a cabeça do umero tem um deslocamento maior e perde sua relação com a glenoide, saindo da articulação pela alta energia do trauma

  • ANA CRISTINA DE MEDEIROS novembro 22, 2016 at 21:52

    Boa noite Doutor! Fraturei o úmero a cinco anos atrás em um acidente de moto, a princípio precisaria operar, estava grávida e dispensaram a cururgia, fiz fisioterapia e fui dispensada do tratamento, hoje sinto muitas dores e dificuldades para movimentar o braço, parece que está fraturado ainda. Oque pode estar ocorrendo?

  • Willes da Rocha novembro 24, 2016 at 13:41

    Doutor fiz uma cirurgia de ombro devido fratura proximal de úmero d, não foi na cabeça mas foi bem perto, e ainda bem que so teve uma fratura mesmo!. No entanto gostaria de saber se posso pegar peso como anteriormente Dr. Há quanto tempo posso esperar Dr. Pois ja fa faz quatro mês que tive essa fratura.

    • tendo a consolidação da fratura que já deve ter ocorrido, o foco deve ser ganhar movimentação e e apos ganhara a movimentação deve fortalecer progressivamente o ombro operado

  • Emerson novembro 27, 2016 at 00:20

    Olá Dr boa noite, fraturei a cabeça do úmero a aproximadamente 7 anos. Foi colocado placa e parafusos no meu ombro esquerdo. Porém de um tempo pra cá está doendo muito e começou a aparecer umas manchas como se fossem hemorragia interna. E além do mais algumas ínguas embaixo da axila. Será que estou com algum tipo de rejeição ou infecção ? Agradeço se puder responder abraço. Ahh hj tenho 25 anos de idade. Posso retirar essa placa e parafusos?

    • pode ser e pode retirar, mas seria muito importante retornar no medico que te operou para ele dar seguimento no seu caso

  • MILLENA VALENCA novembro 30, 2016 at 03:43

    Dr. fraturei o rádio dia 18 set. Passei 15 dias com imobilização de gesso e 20 com tióia americana (retirando 4x ao dia para fazer exercício de extensão de braço)
    Retirei a tióia 21 de outubro e fui liberada imediatente pra fazer pilattes sem carga.
    Em qto tempo em média posso fazer musculação?

  • Oie boa noite dr joel.
    Quebrei o meu umero esquerdo ja fiz cirugia coloquei dois fios e tirei um e ainda tenho outro, ha esta esta com tres anos mas nunca mas meus movimentos voltaram ao normal nao consigo subir meu braco, me sinto muito ruim com isso oque o senhor me aconcelha?

  • EDUARDO CARDOSO dezembro 15, 2016 at 17:45

    DR.FRATUREI A CABECA UMERAL JUNTO AO TUBELIO MAIOR O DR ME PEDIU P POR TIPOIA E VOLTAR LA EM 40 DIAS MAS FUI TEIMOSO DEPOIS DE 2
    SEMANAS NAO SENTIA MAS DOR E TIREI A TIPOIA FUI FAZER FORCA E OUVE UM ESTALO NO OMBRO AGORA SERA QUE QUEBROU DE NOVO

  • Renato dezembro 16, 2016 at 02:24

    É normal o traço da fratura aparecer mais forte. Fraturei o terço próximo do úmero hj a75 dias

  • Juliana dezembro 22, 2016 at 16:38

    Boa tarde Doutor
    Poderia me esclarecer a dúvida por gentileza,
    Tive uma fratura no úmero proximal e luxação gleno umeral, fiz cirurgia e estou usando os fios de kirschner ha um mês,.. E normal sentir pequenos estralos sem dor ,em vários locais do ombro,

    Obrigada doutor

    • sim isso pode acontecer… , mas precisa acompanhar direito essa fratura pois os casos assim costumam ser complexos

  • Miria soares junho 6, 2017 at 07:54

    Bom dia Doutor eu tive um acidente de moto e acabei deslocando o ombro esquerdo não precisou de cirurgia pois o medico colocou no lugar o ombro já tem 1semana isso e normal não ter movimento nenhum do cotovelo ate a mao … Não consigo mecher nada

  • Guilherme junho 12, 2017 at 03:15

    boa noite dr. fraturei o úmero acima do cotovelo (10 cm) diafase e estou realizando o tratamento conservador. qual o prazo médio de consolidacao do osso nesse tipo de fratura com esse tratamento? houve lesão do nervo radial neuropraxia. obrigado

  • Spencer Willians junho 19, 2017 at 14:04

    Boa tarde doutor tive uma fratura de úmero(cabeça de umero em duas partes) em dezembro de 2015, não ocorreu intervenção cirúrgica, tratamento com 2 meses usando tipóia, iniciei o em 25 de março, todos os exames deram normais, somente leve avulsão do tendão e na eletromiografia nervos e tendões normais, o fato que não consegui recuperar a forca e amplitude ainda, seria normal essa demora????? Faço duas HS por dia de fisio e ainda sendo leve dores e pouca amplitude lateral e rotação fraca. Seria normal essa demora com base no que descrevi???

    • embora tenha a enmg normal não descarto ter havido alguma lesão neurologica associada
      sugiro repetir o exame em outro local…

  • Murillo julho 31, 2017 at 19:40

    Olá Dr., Boa noite. Por favor a sua opinião: em 24 de Junho fraturei o processo coracóide (segue abaixo laudo da ressonancia, tomografia e Raio-X). Passei em três ortopedistas no primeiro mês, e nenhum deles constatou a fratura de fato, e apenas me foi recomendado o tratamento via fisioterapia da “Tendinopatia do subescapular e supraespinhal, e discreta bursite subacromial-subdeltoidea”, estes visto via ultrasom no pronto socorro do Einstein.

    Pois bem, passado um mês, um dos médicos me pediu ressonância+raio X+tomografia (em 27 de Julho) , quando então constatamos a fratura(!). Veja então que passei um mês com o ombro “solto”, apenas sem elevar o braço acima do ombro, por causa do dor. Mas eu até fiz 3 corridas (curtas, 5km ou 10km).

    Hoje, 31 de Julho, estou com a tipóia, com a indicação de usar de 4-6 semanas. Tudo bem. O que me preocupa são dois pontos: 1) mínima angulação lateral do fragmento distal, e 2) afastamento de até 0,2 cm dos mesmos, sem consolidação.

    Com este afastamento, e com essa angulação, tenho boas chances de sucesso com o tratamento conservador (tipoia)? Obrigado e um abraço.

    Laudo de 27 de Jul: “Fratura transversal completa na base do processo coracoide da escápula, com mínima angulação lateral do fragmento distal e afastamento de até 0,2 cm dos mesmos, sem consolidação.”

Comments are closed.