Telefone: 011 3257-0763

Bursite da escápula (escapular) | Tudo Sobre Ombro

Bursite da escápula (escapular)

Bursite da escápula (escapular)

Dr. Joel Murachovsky   Especialista em Cirurgia de Ombro e Cotovelo          Contatos: 11-32570763   ou   11- 37391334

BURSITE DA ESCAPULA ( ESCAPULAR) Causas, Sintomas e Tratamento

Imagem da das bursas escapulares inflamadas

Imagem da das bursas escapulares inflamadas

A bursite Escapulo-Torácica é uma inflamação da bursa localizada abaixo da Escápula , causando dor na porção posterior do ombro. Tal dor é mais comum de ocorrer no ângulo superior da Escápula. Essa inflamação faz com que a bursa fique espessada e isso faz com que a movimentação desse osso fique alterada. Além disso pode causar crepitação  e sensação de ressalto para o paciente.

Situações que causam um Ressalto da Escápula, tais como: discenesia, seqüela de fratura ou uma osteocondrite, também podem fazer com que a bursa sub escapular inflame piorando o quadro de dor do paciente, sensação de crepitação e ressalto. O paciente também apresenta dor a palpação da borda medial da Escápula na região da espinha escapular. Exames de imagens, como Raio X, Tomografia e Ressonância Magnética devem ser solicitados para se descartar outras causas de ressalto da Escápula e confirmar a presença da bursite.

O tratamento de início deve ser conservador, confirmando-se não  haver qualquer outra causa para o ressalto da Escápula além da bursite. Repouso, calor local, uso de uma tipóia, uso de analgésicos e anti-inflamatórios podem ser recomendados. Exercícios específicos de alongamento e fortalecimento são importantes para o retorno às atividades e indicados conforme a dor vai diminuindo.

Imagem de reconstrução tomográfica em 3D da escapula mostrando a presença de um osteocondroma

Imagem de reconstrução tomográfica em 3D da escapula mostrando a presença de um osteocondroma

O tratamento cirúrgico está indicado na falha do tratamento conservador. Normalmente existe alguma alteração óssea associada a esses casos e, nessa situação, por meio da artroscopia a bursa inflamada e espessada é retirada, assim como tais proeminências ósseas.

 

 

 

 

 

 

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

198 Comments on “Bursite da escápula (escapular)

  • simone junho 17, 2014 at 10:52

    gostaria de saber se bursite subcromial tem cura, pois nao aguento mais as dores, minha dor esta localizadaentre o onbro e o pescoso, meus exame de resonancia mostrou que tenho bursite sobcromial,mas meu medico deu tratamento mas nao resolveu nada,o que eu posso fazer,nao aguento mais,me ajude?obrigada

    • sim tem… para tratar adequadamente precisa focar de inicio em tirara a dor e depois focar no alongamento e fortalecimento de areas especificas do ombro
      boa sorte

  • fatima agosto 3, 2014 at 21:33

    sinto muita dor embaixo da escapula esquerda,estou tomando muito remedio pra coluna mais a dor continua.o que faco…

  • elaine cristina agosto 7, 2014 at 12:47

    faço polidance e algum dias depende do movimento tenho muita dor no escapulo direito o que devo fazer,doe so quando começo a treinar

  • Rafael Toledo agosto 14, 2014 at 16:24

    Boa tarde Dr., tenho 28 anos e prático tenis 4 vezes por semana, semana passada eu fui realizar um saque e senti a dor no local, continuei jogando, após 4 dias eu voltei a jogar e somente no movimento do saque eu sinto a dor. Sem a raquete eu posso realizar o movimento que não ocorre a dor, qual o tempo de repouso que eu devo ficar?

    • não tem uma resposta… o certo é fazer um tratamento seguido por um colega, e retornar para se avaliar sua melhora e dessa maneira é possivel se dizer quando seria possivel sua volta ao esporte…

  • David outubro 6, 2014 at 15:14

    SINTO SENSAÇÕES DE DORMENCIA E CHOQUE NA REGIÃO DA ESCÁPULA E ESTALOS AO MOVIMENTAR O OMBRO ESQUERDO, FIZ UMA RESSOANCIA DO OMBRO E DO TÓRAX QUE ACUSOU TENDINITE SUPRAESPINHAL E BURSITE SUBACROMIAL, NÃO SINTO DOR, MINHA PERGUNTA É TENDINITE E BURSITE CAUSAM DORMENCIA E ESTALOS NA ESCAPULA? RESSONANCIA DO TORAX E DO OMBRO CONSEGUEM DIAGNOSTICAR BURSITE DA ESCAPULA?

    • david eu acho importante conversar com que esta cuidando do seu caso para se ter certeza que não há uma alteração neurologica local… descartado isso pode ter apenas uma discenesia escapular.
      se na ressonancia que fez deu para avaliar toda região peri escapular, então daria para ver se tem bursite da escapula…

  • Waléria Câmara outubro 18, 2014 at 16:46

    Boa tarde, Dr! Tenho sentido muitas dores em meu ombro esquerdo e na escápula, sinto tipo um nódulo no local da dor, tenho sentido estalos ao movimentar meu braço e muita dor no braço chegando a sentir dor na mão. Será que pode ser bursite? Aguardo seu retorno, abraço!

    • pode ser… contudo precisa ser examinada e fazer exames para confirmar o diagnostico e tratar isso adequadamente… procure um especialista em ombro na sua região

  • Bom dia Dr. Eu sinto dores fortes na Escapula do ombro esquerdo um peso em cima do ombro dormencia e estalos no movimento ja faz 3 meses q estou assim de para ca a dor aumentou e esta c espalhando tomo antiflamatorio mais nao ta resolvendo nada. td começou com uma dor na coluna na altura do pescoço. Oq faço ? Ja tirei raio x e deu desvio na coluna.

    • deve procurar um especialista em ombro na sua região… existem algumas doenças que causam isso mas sem te examinar e ver os exames não posso afirmar muita coisa…

  • Lucas novembro 3, 2014 at 09:22

    minha escapula estala quando levanto o braço o médico disse que é desgaste de cápsula mas só tenho 32 anos é normal isso ? cápsula desgastada é o mesmo que bursite escapular ? qual tratamento ? obrigado.

    • não é não, deve realmente ser uma bursite e trata-se com fisioterapia na grande maioria das vezes com bons resultados…

  • Cleiton novembro 21, 2014 at 14:24

    Tenho uma dor na escapula,doí muito quando face muito esforço físico, principalmente quando movimento o braço.

  • beatriz teresinha machado dezembro 28, 2014 at 20:08

    estou sentindo muita dor no ombro eno braço e ante braço com dor intensa sem seçar com dormencia dor e falta de sencibilidade !!o barço e o direito!!!

  • Gisele janeiro 31, 2015 at 22:25

    Boa noite! Sinto muitas dores na porção inferior de escápula esquerda, sendo que tempos antes não sentia dor, apenas formigamento e dormência. Essa dores são frequentes, doe a todo momento mesmo se não houver movimentação do braço e só diminuo quando durmo.
    Já administrei remédios para dor mas, não passa.
    E tenho dúvidas se é bursite pois tenho apenas 20 anos.
    O que faço?

    • pode ser bursite sim, sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para te avaliar, pedir exames e tratar adequadamente isso
      boa sorte

  • amabilli dos satos braz fevereiro 6, 2015 at 12:29

    Doutor tenho muita dor na escapula esquerda,a dor reflete na musculatura peitoral e costelas.o medico disse que ė ombro.faço fisio mas ainda doi.pode ter outra coisa?

    • pode ser muita coisa… sugiro que seja examinada por um especialista em ombro para ser avaliada e tratar isso adequadamente…

  • Olá dr. Sinto muita dor no meu ombro esquerdo, fiz uma ultra som em cima do ombro e constatou tendinopatia e bursite só que minha dor não é em sim cima do ombro a dor é atrás na escapula tenho um ombro mais caído e que o outro e afundamento na escapula. Isso é normal? Pode ser bursite na escapula? Desde já agradeço

    • não não é normal… acho muito importante procurar um especialista em ombro e precisa ser examinada sem camisa pelo colega ver esse afundamento ao qual se refere ok?

  • Renan alves abril 28, 2015 at 10:51

    Olá! Ando de skate frequentemente e cai esses dias e zuei meu ombro. Essa dor no ombro não passa ! O que devo fazer ?

  • Fernando cesar abril 29, 2015 at 13:12

    Dr.tenho bursite e tendinite no ombro direito,mais uma calcificação no mesmo ea minha escapula dói o medico pediu ressonância stou esperando pelo sus,só que ele não me deu mais a fisioterapia e n exercício vo que faço vou ter que ir em outro,

  • claudio ramos maio 11, 2015 at 18:33

    ola dr.sou montador de moves, a cerca de 5 meses tenho sentido muita dor no ombro direito.com o acompanhamento de um ortopedista
    fiz fisioterapia ,mas nao resolveu fez infiltracao porem as dores estao voltando com mais intensidade.teria outro opcao de tratamento?

    • sem te examinar e ver seus exames fica dificil de opinar…esta fazendo tudo certo? a fisioterapia é boa?

  • Ivanildo Araujo maio 17, 2015 at 23:27

    Olá Doutor? Sinto muita dor atrás da escápula direita, que chega a tirar a minha concentração, percebo que se eu suspender o braço a dor passa, como se o ombro estivesse fazendo pressão para baixo. O que pode ser isso Doutor?

    • pode ser uma inflamação causada por fraqueza muscular… precisa procurar um especialista em ombro na sua região…

  • LUCIENE maio 18, 2015 at 12:43

    TENHO UMA DOR NA ESCAPULA E MEUS EXAMES DE RAIO X E ULTRASSOM NÃO CONSTATARAM NADA, POREM ESSA DOR É FREQUENTE E SOMENTE DO LADO DIREITO. FAÇO MUSCULAÇÃO E MEU INSTRUTOR DISSE QUE TENHO A ESCAPULA MUITO TRAVADA. SINTO MUITA DIFICULDADE EM ALGUNS EXERCÍCIOS, MAS MEU INSTRUTOR SEMPRE ME ORIENTA A FAZER O QUANTO EU CONSEGUIR, POIS É PRECISO O FORTALECIMENTO DO MÚSCULO. GOSTARIA DE ALGUMA ORIENTAÇÃO….

    • olha pode haver alguma alteração na sua escapula e que esta levando a uma bursite escapular ou tendinite nos romboides… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para ser reavaliada e tratada adequadamente…

  • jorge nobuzo iseri maio 18, 2015 at 18:34

    ola como se faz o tratamento paragrande colecao liquida na bainha sensorial do tendao da cabeca longa do biceps

  • Alessandra junho 14, 2015 at 20:23

    Ola.estou sentindo uma dor que desce do pescoco ate a escapula esquerda.e insurportavel quando acordo de uma noite de sono. Nao consigo nem dormir de travesseiro. Sera bursite. Ja iniciei a fisioterapia.

  • Marcos Roberto junho 30, 2015 at 17:17

    Meu nome é Marcos, eu tenho uma dor bem forte na minha escápula, desde meus 12 anos, tenho 17, eu sempre quis saber o que era, hoje as dores são menores, eu queria saber com quem eu tenho que me consultar: médico, um fisioterapeuta?

  • luciana julho 12, 2015 at 21:01

    boa noite , gostaria de saber oque causa dor muito forte na parte escapula dos ombros ,a dor as vezes são tão forte que passa ate a parte da frente chegando ate o torax,obrigado.

    • existem diversas causas… discenesia escapular-desequilibrio muscular é a causa mais comum, bursite, tuberculo de luchska, um osteocondroma, ou seja diversas causas, precisaria ser examinado por um especialista para tratar isso adequadamente
      boa sorte

  • lilian julho 20, 2015 at 11:34

    Olá, me chamo Lilian, sinto dores a muitos anos, a dor começou no pescoço … isso a uns 11 anos atrás… cheguei a fazer fisioterapia e a dor sumiu, alguns anos depois a dor voltou mais forte só que em outra parte do corpo … comecei a procurar o médico, sinto dor na região escapular direita … cheguei a fazer a ressonancia da escapula e não deu em nd … já cansada pela demora de ser atendida pelo sus, acabei fazendo um plano de saude … fiz varias pesquisas e fui em um neurocirurgiao, fiz a ressonancia da coluna dorsal e cervical … descobri q tenho hernia de disco cervical, porem fiz o exame das agulhas e choquinhos e esse exame deu negativo … medico falou q não é a hernia q causa a minha dor …. sinceramente não sei mais o que fazer, pois procuro ortopedistas e nenhum se interessa pelo meu problema … a dor é muito forte, remedio não adianta, ja fiz fisioterapia e tb nao adianta, sinto como se houvesse algo me furando por dentro, a dor é constante, sinto dor 24 hrs por dia, isso mesmo … sinto dor até qd estou deitada a noite …inclusive … estou sentindo dor na carne … na pele … o que devo fazer??? …. pois isso está acabando comigo … 🙁

    • infelizmente, sem te examinar e ver seus exames fica dificil de tratar, acho que deveria procurar um especialista em coluna na sua região para ter uma segunda opinião…

  • sandra julho 22, 2015 at 13:34

    Boa tarde Dr!
    Há três semanas atrás senti um desconforto nas costas abaixo das “asas”, associei isto há uma tarefa física que fiz no quintal, capinei um bom pedaço.Só que as dores foram aumentando cada vez mais, sinto fortes dores o tempo todo, para dormir está sendo missão impossível, sem posição dói trava tudo e meus dois dedos da mão do lado da dor(esquerdo) estão com as pontas adormercidas…pensei em ir Pronto socorro, as dores ficam muito fortes as lágrimas rolam, muito ruim.

    • acho que seria prudente ir ao pronto socorro sim, assim tratará da dor e depois marque uma consulta com o especialista de ombro da sua região para uma avaliação mais detalhada…

  • André Victor julho 29, 2015 at 10:26

    Quando movimento minha escápula (o ombro para trás e para frente), me da uma sensação de que um osso raspa no outro, parece que o osso deslisa sobre uma superfície áspera.
    Outro problema é quando eu faço movimentos circulares com o braço meu ombro estala.

    OBS: não sinto dor, mesmo fazendo esforço, mas sinto essa trepidação no movimento da escápula e os estalos.

    O que pode ser? tem como resolver?

    • isso pode ser uma bursite da escapula, causada por desequilibrio muscular. Precisa de uma avaliacao de um especialista em ombro para descartar outras coisas e tratar com fisioterapia, ok?

  • Thayane julho 30, 2015 at 02:35

    Boa noite,sinto dores no ombro direito muitas das vezes não consigo movimentá -lo. Pode ser bursite?

  • Priscila Izidora julho 30, 2015 at 10:22

    Bom dia, Faz 4 meses que estou com dor nos dois, bracos, principalmente na regial dos biceps, agora doi os Dois lados da escapula…tirei raio x cervical, e dorsal, fiz ultrassom dos ombros deu tudo normal.Minha dor e terrivel, nao consigo levar os dois bracos, para tras, se eu ficar sentada muito tempo queima oque pode ser?? qual exame tenho que solicitar Tenho 37 anos.

    • pode ser tendinite… precisa procurar um especialista em ombro na sua região para uma avaliação detalhada do seu caso

  • Lidiane agosto 11, 2015 at 23:07

    Oi sinto uma dor forde de queimação e entre o onbro e a escapula que passa pra frente da costela

  • andrea cristina stamati alves agosto 12, 2015 at 09:13

    Bom dia dr.sentia muita dor no ombro ESQUERDO ,braço e peito esquerdo ,fiz um ultrasom, e deu bursite ,tendinopatias do supraespinhoso e subscapular com foco de calçificaçao inserciomnal no subescapulare na ressonancia deu derrame articular gleoumeral,tendinose do supraespinhoso e bursite suacromial-subdeltoidea.,meu Deus o que é isso? Dr.quero saber se a dor que eu sinto é de tudo isso pq tenho dor atras nas costas como eu digo nas( asinha ) frente pega desde do ombro ate perto da costela ,e as vezes acho que eu to com problema de coraçao pq pega toda esa regiao ,ja fiz fisioterapia mas a dor piora e parei ..dr. me explica o que e tudo isso ?

    • isso são inflamações dos tendoes do ombro… a dor na escapula , geralmente esta relacionado a um desequilibrio muscular dessa região. O tratamento deve ser baseado na fisioterapia mesmo, contudo existem fisioterapias e fisioterapias…

  • Rosane Benkendorf agosto 12, 2015 at 23:39

    estou com muita dor na regiao da escapula exista ate uma bola sinto muita dor ja tomei varios anti nflamatorios e ate antibiotico mas a dor nao passa abrs

    • sugiro que procure um especialista em ombro na sua região…
      precisa de exames e com isso tratará adequadamente seu problema

  • Jaciara agosto 30, 2015 at 00:12

    Boa noite! Eu estou apenas com uma dúvida. Uma dor localizada na região inferior da escápula esquerda pode ter associação a pequenas sensações de falta de ar? Tenho essa dor muscular em situações de grande tensão, já estou fazendo tratamento com fisioterapia, atividades e perda de peso mas n perguntei isso ao meu médico e tenho essa dúvida.

  • Tatiana Lopes agosto 30, 2015 at 12:43

    Na região escapular estala muito, sinto meu braço e perna formigarem e dor no esterno, porém sempre que vou ao hospital eles descartam algo cardiaco. O que poderá serW

    • pode ser bursite mesmo, ocorre muito por desequilibrio muscular, assim como má postura … precisa procurar um especialista em ombro e tratar isso adequadamente

  • Doutor a tres anos sinto uma dor na escapula esquerda doi meu torax ombro mas eu consigo levanta os braço virar pras costa nao doi so doi quando me sento de mal geito quardo durmo do lado afetado ao me curvar doi acima do seio ja tomei varios remedio a dor so alivia mas depos volta so alivia quando coloco uma bolinha de ping pong nas costa ja nao sei mas o que faser …obg

  • Tiago Barbosa outubro 5, 2015 at 15:07

    Boa tarde! Iniciei RPG para fazer correção na minha postura. Fiz três sessões até agora, e tenho sentido muita dor em ambas as escápulas. A médica disse q seria normal sentir essas dores, pois seria devido ao fato de meu corpo não estar acostumado com a nova postura, mas que as dores cessariam. Já faz duas semanas desde a última sessão e as dores não melhoraram, inclusive pioraram, inclusive ao ponto de estar atrapalhando o meu sono. O que poderia estar causando essas dores?

    • contratura muscular é a primeira coisa que me vem em mente… retorne na sua medica e converse com ela… boa sorte

  • Thiago Florindo outubro 8, 2015 at 15:14

    Boa tarde Doutor,

    A uma semana percebi um osso ressaltado no meu ombro esquerdo. Não me envolvi em nenhuma situação de choque ou queda. Também não sinto dores. Postura incorreta pode ser a causa de ressalto no osso?
    Obrigado

  • Luiz Henrique outubro 13, 2015 at 13:43

    Após perder 15 kg em 3 meses, minha escápula esquerda começou a apresentar crepitações, fui num ortopedista e ele me indicou a fazer fortalecimento na academia para separar a escápula, porém, depois de 8 meses de exercícios não obtive nenhum resultado, o que devo fazer ?
    A crepitação acontece em vários movimentos como levantar os braços e rotacionar os ombros, mas sem dor, apenas se forçar mais, aí sinto a escápula enroscar e escapar.
    Obrigado

    • isso esta ocorrendo ou porque não esta fazendo trabalho especifico para escapula ou porque tem uma pequena lesão local. Por isso deve retornar ao seu medico e conversar com ele sobre o que vem ocorrendo no seu caso para ele investigar isso para você…

  • fabi outubro 15, 2015 at 12:36

    Apesar de ser destra…carrego mais peso do lado esquerdo!
    Sinto na parte superior esquerda das costas uma sensação de dormencia, formigamento, quente, frio e ate uma sensação de peso no braço esquerdo!
    Será q pode ser muscular ou tem algo haver com pulmão?
    Obrigada

    • parece realmente ser algo muscular, mas precisa passar em consulta com um especialista na sua região para ter uma avaliação detalhada…

  • Marcello outubro 16, 2015 at 23:36

    Sinto fortes dores na região da escapula, mas apenas quando faço muitas vezes movimentos como se fosse para botar no lugar correto, gerando fortes estalos, ja fui ao ortopedista, quiroprata, fisioterapeuta e nenhum deles identificou nada, atualmente estou tentando fortalecer a area com acompanhamento mas nada mudou, nao sei mais o que fazer.

    • teoricamente o fortalecimento da região é o que deve ser feito para tratar o problema, contudo se a dor permanece, precisa realizar uma bursectomia para tratar o problema…

  • estou com uma dor na região do ombro, não consigo levantar o braço, no raio x mostrou um crescimento de um carossinho na ponta o que sera isso?

  • Ana Claudia Souza Correa outubro 28, 2015 at 13:07

    Boa tarde, Dr.
    Faz uns 15 dias que sinto uma dor na escapula, ela piora muito de madrugada……e vai para as axilas e peito…..sendo que na axila é uma dor que parece que queima…..mais o ponto forte é a escapula, ja tomei antiflamatorio mais não resolveu….o que pode ser?

    • o mais provavel seria bursite da escapula mesmo, devido a um desequilibrio muscular
      sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para confirmar isso e tratar adequadamente com fisioterapia

  • Renara novembro 3, 2015 at 18:50

    Doutor, estava sentindo muita dor na escapula esquerda no angulo inferior e lateral, irradiando para o braço. Fui em um ortopedista e ele disse que se tratava de uma tendinite e me receitou uns remedios e aliviou um pouco…mas apos dois meses voltei a sentir dor novamente, isso pode ser bursite?

  • Savyo Bruno novembro 5, 2015 at 13:42

    Olá, gostaria de perguntar uma coisa, há algum tempo, um mês mais ou menos, venho sentindo um formigamento nas costas, mais na região da Escapula, e do lado esquerdo, gostaria de saber o que é, alguém pode me ajudar pois ando meio preocupado, com medo de que seja algo grave…

    • isso pode ser uma neuropatia do nervo toracico longo… ou simplesmente sobrecarga do musculos romboides… para ter certeza sugiro que procure um ortopedista especialista em ombro na sua região para uma avaliação do seu caso…

  • rosiliam novembro 12, 2015 at 23:01

    Sinto mta dor no ombro esquerdo fiz ultrassom e apareceu q tinha bursite,tendinopadia do supla espinhoso,fiz várias infiltrações e fisioterapia. Retornei a fazer a ultrassom e não apareceu nada so que dor continua as vezes ate pior do que antes oq devo fazer

  • Beatriz novembro 16, 2015 at 09:53

    Olá,

    Sinto meus músculos rangindo o tempo todo, a cada movimento. Já fiz ressonância e raio x e nada apareceu. Sinto esse incomodo há um ano. Ultrassom ajudaria?
    Isso aconteceu devido exercícios físicos.

    • na verdade deve ser a escapula que esta crepitando… precisa pesquisar melhor essa escapula ok? procure um especialista em ombro na sua região…

  • DIMAS dezembro 13, 2015 at 19:47

    Ola Dr Joel, boa noite, solicito a gentileza de me orientar qual medico que devo me consultar reumatologista ou ortopedista? pois estou com 71 anos e sinto uma dor com queimação, não é forte porem é continua, a uma duas semanas, na região da escapula direita.

    Agradeço a gentileza
    Dimas

  • Amanda dezembro 13, 2015 at 23:34

    Estou com dor no musculo da escápula esquerda à dez dias fui ao médico e ele me receitou uma injeção, nimesulida,ciclopenzaprina e salonpas e compressa de água quente, hj terminou meu tratamento de 5 dias e estou com inchaço e dor oq eu faço? Devo colocar gelo por causa inchaço ou isso n vai ajudar? Pois só sinto dor quando n me mexo, sou estoquista e n sofri um acidente, a dor começou do nada.

  • maria jose da silva dezembro 15, 2015 at 09:38

    Bom dia doutor, há tempo sinto dores no ombro mas agora tem piorado bastante, meu braço fica meio caido e sem força doí do ombro até o pescoço, será que é burcite o que tenho e se for existe curá pr isso?

    • olha pode até ser outra coisa… importante é passar com um especialista em ombro na sua região para tratar adequadamente…

  • Ana Luiza dezembro 16, 2015 at 11:01

    Olá doutor, tudo bem ?
    Tenho uma pergunta ao senhor…Faço academia (musculação) não tem nem 1 mês, e a uns dias atras venho sentindo dores no osso das costas… procurei saber qual osso era e descobri q era a Escápula. Quando levanto o braço, sinto q dói muito pouco no comecinho da escapula.. bem perto do ombro… e as vezes.. quando levanto o braço, sinto q tem algo errado por da uns estalos pequenos meio q por dentro do corpo.E as vezes sinto que meu ombro “repuxa” também. Queria saber oq pode ser. Se ouder me ajudar… Obrigada

    • pode ser muita coisa, mas nÃo parece nada grave… infelizmente tem que tratar para ficar boa.. por isso procure um especialista em ombro na sua região para tratar isso adequadamente

  • Lidiane dezembro 29, 2015 at 19:28

    Oi estou sentindo uma dor na escapula que doe pescoso e ombro so que doi debaixo do peito quando aperto eu fiz um exercício de braco levantando peso pra traz da escapula so fiz com um braco e com o outo nao fiz faz 6 meses e depois desse dia nunca mais fui A mesma ja fui no medico e deu busite mas ate agora nao passou a do passa e depis volta so que esta mim comodando essa do debaixo do peito e quando respiro doe na escapula tenho medo de ser algo mas serio mim diz alguma coisa por favor obrigado

  • Ana Paula janeiro 11, 2016 at 06:17

    Dr. Exatamente a 4 semanas comecei a sentir uma dor no lado direito, na região da escápula.Sinto essa dor mais forte quando estou sentada e quando apalpada, ela se espalha para debaixo do braço indo para frente. Realizo movimentos e não sinto dor, fui ao ortopedista e o mesmo disse que é muscular, porém não passou nenhum exame, me receitou relaxante muscular e uma injeção, que também não resolveu, pois quando passa o efeito do remédio a dor volta. Será que esse é um caso para um especialista de ombro?

  • davi cabral janeiro 11, 2016 at 21:17

    ola doutor,sinto umas fisgadas perto da escapula esquerda e as vezes ate mesmo parado. ..cheguei uma vez a ficar travado e doia ate pra respirar…mas quando.movimento nao sinto Dor alguma…sao fisgadas isoladas as vezes ate deitado do nada,nao e uma dor constante mas fisgadas isoladas…o que pde ser??ao.toque tb nao sinto Dor

    • pode ser realmente uma tendinite ou bursite peri escapular… para se confirmar o diagnostico procure por um especialista em ombro na sua região para ter uma avaliação detalhada do seu caso…

  • Bruno Silva janeiro 14, 2016 at 08:57

    Eu treino jiu jitsu e sempre acontece isso se eu jogar um pedra ou dar um soco meu ombro tipo sai e volta e um dor muito forte e os movimentos parao por alguns minutos r voltam depois inchado e dor o que será ?

    • vc deve ter uma lesao labral que deixa seu ombro instavel… precisa tratar isso… procure um especialista em ombro na sua região

  • Vandeir janeiro 24, 2016 at 12:37

    No começo há cinco anos atrás comecei a sentir uma queimação atrás do ombro esquerdo na região da escápula, depois ao tocar com a mão na região afetada percebi que a pele ficou sensível, porém tinha vezes que parecia estar adormecida; ou seja anestesiada, pode parecer até engraçado mas tem vezes que tomo água gelado, sinto como se uma pequena quantidade do líquido estivesse passando pelo ombro. Ao ficar muito em pé, meu ombro dói muito chegando a afetar todo o braço e na região afetada fica um pouco roxeada, o que será?

  • Boa noite doutor Joel,tenho 50 anos ha duas semana que sinto dor as vezes tipo pontada na região escapular direito e dormência axilar de vês enquando umas pontada leve pro lado da região mamária, já consultei mas me passo ibuprofeno mas não me faz nada doutor.me ajude.

    • diversas doenças no ombro podem causar o que vem sentindo, mas acho importante que se investigue isso mais a fundo… se pudesse procurar um especialista em ombro na sua região, seria muito bom e com certeza apos te examinar, solicitará exames para confirmar seu diagnostico e assim tratar adequadamente seu problema…

  • Obrigado doutor Joel por criar este site pra ajudar as pessoas. Meu parabéns por perder o seu tempo com as pessoas nesicitadas .

  • Franciny Carvalho fevereiro 16, 2016 at 09:08

    Dr, bom dia!
    Minha amiga sente uma dor insuportável desde os 13 anos num único ponto perto da escápula. Ela tem 50 hoje e é instrutora de pilates. A dor tem crescido a ponto de deixá-la de cama. Se ela pega friagem a dor começa. A crise dura em torno de 24h e desaparece como se ela nunca tivesse sentido dor. O que pode ser? Gostaríamos de seu contato para agendar consulta.

  • Luziane Nunes fevereiro 19, 2016 at 17:20

    Meu ombro direito fica estalando quando fasso movimento circulares. Mas não sinto dor.

  • Samuel Amorim março 16, 2016 at 18:49

    OLÁ DR……SINTO MUITA DOR NO OMBRO DIREITO HÁ MAIS DE UM ANO O ORTOPEDISTA ME PASSOU PARA RX E ULTRSONOGRAFIA. FIZ DUAS ULTRSONOGRAFIA COM MEDICO DIFERENTES E RECEBI DOIS DIAGNÓSTICO DIFERENTE 1-BULSITE E O OUTRO RUPITURA PARCIAL INTRATENDINEA DO SULPRA-ESPINHAL AGORA EU NÃO SEI O QUE TENHO NO OMBRO, SÓ SEI QUE ESTOU PARA NÃO AGUENTAR MAIS não mais o que fazer.

  • boa tarde. fiz exames onde comprovou que tenho bursite nos ombros, fiz fisioterapia , apliquei corticoide , tomo varios remedios e as dores continua a cada dia . Não sei mais o que fazer ,sinto dores nas pernas na coluna e nos ombro
    s tudo isso e a bursite que causa ou pode ser um problema de coluna também ?

    • sa doencas diferentes… a bursite causa dor no ombro apenas ok? pode levar ate 6 meses mas fisioterapia bem feita resolve o problema

  • Nazini março 22, 2016 at 01:00

    Boa noite Dr!!
    O meu namorado há um certo tempo vem apresentando dores na escápula, especialmente no ângulo medial. Junto com as dores, há uma certa limitação da ADM. Desconfiamos que seja bursite escapular. Pode ser isso??
    Obrigada, abraços!!

  • amanda ferreira março 24, 2016 at 00:29

    Ola dr tenho 21 anos a + ou – 1 mês estou sentindo muita dor ao redor da escápula sinto também arder e queimar no local e hoje percebi que estar aparecendo uma macha rocha no local da dor. O que pode ser?

  • ale março 27, 2016 at 21:54

    boa noite, tenho calcificação de 2 cm e tendinite, e agora inflamou, tive muitas dores. tomei injecção e anti inflamatorio. mas agora no bordo inferior da omoplata noto um aumento de um ganglio. já diminuiu. é movel redondo e nao dói muito….tou confusa…é normal?

    • não é comum… e essas calcificacoes doem muito
      nesses casos de lesoes tão grande , existe uma chance grande de não melhorar com fisioterapia

  • Denise Prestes Frantz abril 1, 2016 at 21:10

    Há alguns meses acordo de madrugada com dor no braço esquerdo e ele parece gelado, já fiz ecografia de todo braço, ENMG, rx coluna cervical, ecodoppler para descartar síndrome desfiladeiro torácico, tomei todos anti-inflamatórios possíveis e remédios para dor e não passa toda noite mesma coisa e eu estou muito cansada por destas noites mal dormidas. Com o tempo a dor está aumentado, ontem fiz uma massagem relaxante e a massagista observou que tenho um caroço próximo ao omoplata esquerdo. Meus exames deram todos normais, não sei mais o que fazer para achar uma causa para isso. Você poderia me ajudar de alguma forma?

  • Geórgia abril 3, 2016 at 08:56

    Estou com uma dor ba escapula direita mau consigo andar e deitar… Quando tosse doi muito.. O q faço

    • va ao pronto socorro para ser medicada e depois procure um especialista em ombro para tratar isso adequadamente

  • Avelino abril 4, 2016 at 16:08

    Tenho dores na zona das costelas ao lado da escapula esquerda ,levantando os braços além de sentir alguma dificuldade no braço esquerdo vejo um deslocamento da escapula nessa mesma zona das costelas apesar de tudo as dores são mínimas, pode me ajudar?

    • a primeira coisa que pensamos é num desequilibrio muscular e nessa situação é necessario fazer fisioterapia

  • João abril 5, 2016 at 15:12

    Boa tarde!
    É possível ter estralos no ombro esquerdo, formigamento nas pernas e braços,dor no esterno e na cabeça por causa da bursite ?

  • Maria Carolina abril 19, 2016 at 07:54

    ontem começou uma dor na parte inferior da minha escápula esquerda, seguida de formigamento e dormência no braço todo. Tomei um anti-inflamatorio no período da noite e amenizou a dor para eu conseguir dormir, mas hoje (dia seguinte) acordei com a mesma dor e sem conseguir um mexer o braço. Pode ser bursite?

    • não pode ser uma sindrome neurologica… precisa procurar um especialista em ombro na sua região para ser avaliada corretamente…

  • gislene abril 19, 2016 at 11:33

    Bom dia.a dois anos eu sofri um acidente fui arrastada por um carro.o carro passou por cima do meu braço direito .mas não fez nada a médica me disse que foi porque o pneu estava murcho.Depois de Um mês comecei a sentir fortes dores no ombro esquerdo demorou muito pra mim conseguir o exames pelos .fiz uma ultrassom e constatou água na cápsula rompimento de dois tendões e fibrose .o médico me pediu uma ressonância .consegui depois de um ano e já não cosntou mais rompimento de tendões deu tendinite dorsal e bursite espinhal por causa da queda o médico disse k o peso do corpo veio tudo para esse braço .já fiz infiltração fisioterapia mas as dores e insuportável tenho vontade de corta o braço e joga fora de tanto k dói .não consigo nem gira o ombro o que eu posso fazê obrigada

    • existe a possibilidade de devido ao trauma vc ter desenvolvido capsulite adesiva do ombro… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para que ele te avalie e inicie seu tratamento…

  • Marcelo Moreira Peixoto abril 26, 2016 at 22:20

    Boa noite , sinto dor entre a escapula esquerda e a coluna e formigamento e as vezes queimação ja faz uns 8 meses ja fui no ortopdista fiz radiografia que nao constatou nada as vezes parece que sinto dor nas costelas e dorax ,quando faço alongamento ou exercicios fisicos ,quando aquece não sinto dores apenas quando esfria .
    obs a 2 anos atrais sofri 2 tombos de moto fazendo trilha sempre caindo com as costas em um desses tombos tirei o ombro do lugar .
    Oque pode ser isso ??Ultimante esta formigando e doendo mais , quando uso corretor de postura a dor diminui .

    • pode ser varias coisas, e com certeza ter lesao labral pelo deslocamento do ombro influencia sim nisso… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região pois ha diversas coisas que podem ser feitas para te ajudar… boa sorte

  • Patrícia abril 27, 2016 at 20:29

    Olá, boa noite
    Sinto dor nas duas escapulas, mas a esquerda está me incomodando mais, quando aperto sinto doer e quando deito ambos os lados sinto dor que vai até a costela, sinto também muito cansaço e dor nos braços na parte de trás que vão até o punho. O que pode ser?
    Grata pela atenção

    • pode ser que haja um desequilibrio muscular de sua musculatura peri escapular… isso leva as queixas que vem referindo… procure um especialista em ombro na sua região…

  • Sherman maio 3, 2016 at 12:27

    Olá doutor,
    A uns dois anos sinto uma dor na região da escápula esquerda, parece originar-se debaixo da escápula, no verão essa dor praticamente some, mas no inverno ela volta, quando está muito forte irradia-se para a costela uma sensação de queimação, e também por causa da dor sinto dificuldade respirar profundo, pois parece que quando respiro as costelas apertam por dentro e faz doer. Dependendo da posição que fico não doi. O que pode ser?

    • o mais provavel seria um bursite mesmo, contudo sem te examinar e ver seus exames não posso afirmar nada… importante seria procurar um especialista em ombro na sua região para ter uma avaliação detalhada do seu quadro

  • Gloria maio 8, 2016 at 00:56

    Doutor, estou com dor na escapula esquerda já faz mais de 4 meses…fiz ressonância e tomografia do pulmão, Mas nada acusou. Mas sinto muita dor e falta de ar, seria normal falta de ar?

    • se há uma inflamação muscular importante, pode acontecer sim… contudo sugiro que passe com um clinico geral , para descartar algum problema de pulmão e/ou coração que pode dar dor assim tambem…

  • Kelly maio 15, 2016 at 09:16

    Olá faz uma semana que quando estou deitada sinto uma dor forte de baixo do braço esquerdo no torax oque pode ser, pois so sinto quando deitada, a dor dura segundos pq eu me espremo muito na hora. O que pode se? Ela chega a iradiar pro braço.

  • Selma maio 17, 2016 at 09:41

    Dr sinto uma dor no ombro e escapula e vem por baixo da axila e meu seio do lado direito, fiz um raio x deu burcite isso e possível burcite doer seio? É uma dor que incomoda .

    • normalmente não, mas se vc tiver o que chamamos de discenesia escapular, um desequilibrio da musculatura peri escapular, pode fazer com que se tenha dor no musculo peitoral que pode mimetizar uma dor no seio… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região…

  • Luiz Guedes maio 30, 2016 at 13:26

    Dr.boa tarde, estou sentindo uma dor constante na encima da escapula direita há uns 20 dias, já fiz raio X e ecografia e não apresentou nada, tomei anti inflamatóro e a dor não passa. O que devo fazer?

    • procure um especialista em ombro na sua região, pois precisara fazer uma fisioterapia direcionada e eventualmente precisa-se fazer alguns exames para confirmar o diagnóstico

  • Junia silva maio 31, 2016 at 20:55

    Sinto dores na escapula direita ombros e bracos fix ressonânciae deu tendinite da supra espinhal e burcite
    da infraespinhal o que significa este resultado

    • nao acredito que seja a causa da sua dor…vc precisa procurar um especialista em ombro na sua região…

  • Flávia C. junho 22, 2016 at 14:42

    Olá Dr. Joel,

    Sinto há alguns meses dor na escapúla E, às vezes dor no esterno e também na junção costo esternal E, na frente. Cheguei a pensar que poderia ser uma costocondrite. Porém a dor na escápula E se intensificou bem. Já viz RX e ressonância de coluna dorsal. O que poderia ser?

    • existem diversas explicações, mas sem te examinar e ver seus exames não tenho como falar nada, ok?
      procure um especialista em ombro na sua região

  • boa tarde sinto dores fortes no ombro comecar como se fosse torcecolo mas no ombro nao consigo levantar o bračo esquerdo e agora a dor se radia para parte posterior do ombro doi muito ja nao sei oque fačo ja tormei relaxante muscular e nao adianta isto doi muito meu pescoco e minha espinha

    • precisa procurar um especialista em ombro para tratar isso adequadamente… referente a dor, deve ir ao pronto socorro para ser medicada

  • Elizabete junho 27, 2016 at 22:24

    Boa noite dr!
    Ha uns três meses que tenho sentido muitas dores no ombro esquerdo, principalmente quando faço movimentos de girar o braço e também quando vou retirar a blusa dói muito. Gostaria o que pode ser isso é o que o dr me aconselha. Desde já agradeço pela atenção, obrigada!

    • isso pode ser o que chamamos de uma sindrome do impacto do ombro, vulgarmente chamamos de bursite… seria necessario marcar consulta com um especialista de ombro para te avaliar e tratar isso adequadamente ok?

  • Luciane julho 5, 2016 at 20:20

    Dr. Joel, boa noite!
    Em dezembro/15 sofri uma queda e fraturei as vértebras T3 e T4, dois meses depois senti fortes dores na escápula, para passar foi necessário gelo e Toragesic, desde estão sinto dores moderadas e formigamento. O braço dói muito e tem dificuldades de realizar alguns movimentos. Tenho ressonância marcada, mas minha dúvida é se tem realmente relação com a fratura ou pode ser bursite? Desde já obrigada!

    • pode haver relação sim, mas sem te examinar nada posso dizer, ok?
      precisa acompanhar com um especialista em ombro da sua região

  • Diogo de Melo agosto 19, 2016 at 21:52

    Boa noite Doutor!!!!!
    Treino Judô e Jiu Jitsu há 3 décadas, pois comecei aos 5 anos de idade; de um tempo pra cá comecei a sentir dores nos dois ombros,”na parte da frente” em cima do bíceps (parece uma facada em determinados esforços)e na “cabeça do ombro”(dolorido) e estalos quando elevo acima de 90 graus,além das dores que já são frequentes inclusive em repouso eu sinto a musculatura depois do treino muito rígida. Tenho um osso bem pontiagudo no final da clavícula tbm. Agradeço desde já a atenção.

    • seria importante passar em uma consulta com um especialista em ombro na sua região, para ser examinado e assim tratar isso adequadamente

  • sandra Martins cascaes agosto 26, 2016 at 12:47

    Tenho dor na escapula direita muita dormencia e formigamento isso aconteceu depois de uma torcicolo.mais estou fazendo massagem massoterapeutas to melhor das dores mais o formigamento e a dormência ainda tenho to esperando pela consulta e também tinha muitos caroços nos braços e a musculatura atrofiada,agora só formigamento o que deve ser doutor

    • não tenho como falar nada sem te examinar, infelizmente… passe com o especialista em ombro para ele avaliar essas alterações…

  • Roberta agosto 26, 2016 at 13:35

    Dr. Começei com uma dor próximo ao cotovelo, depois braço e ante braço agora dói no peitoral,costas e axila essa dor é na parte esquerda. O que pode ser estou muito preocupada e com medo.

  • Mara setembro 23, 2016 at 22:22

    Olá Joel. Então, sinto dores na escápula esquerda já há algum tempo, no entanto, ela vem se intensificando e começo a sentir os sintomas na escápula direita também. A dor é acompanhada por um desconforto, me falta uma posição para encaixá-la, sinto também dificuldade para realizar alguns movimentos do ombro e bastante dor nas articulações, ombros e pescoço. Devo considerar a hipótese de diagnóstico de bursite de escápula?

  • Marcia Walentim outubro 10, 2016 at 14:53

    Olá boa tarde Dr.Jeol sou cabeleireira comecei a sentir muita dor no ombro direito… fui a uma massagista e ela viu que estou com a escapula bem inflamada. E a dor começou a se enradiar no peito e no pescoço.. isso é normal…
    Agradeço pela atencão

  • JEFERSON COLINS DE CAMARGOS outubro 11, 2016 at 07:28

    Então doutor sinto uma dor aproximadamente entre a T1 e T8 é uma dor que irradia das laterais da coluna cervical para ambas as escapular e para parte forbital e de cima do ombro, o que pode vim a ser

    • pode ser muita coisa, desde uma fraqueza de romboids e trapezio inferior( o mais comum) ate problema de hernia toracica…por isso que precisa de uma boa avaliacao…

  • veridiana lima outubro 18, 2016 at 10:24

    Ola!
    Gostaria de saber se essa bursite espular, pode causar dor e dormenca no braco, punho r na mao como um todo.
    Pois sinto uma dor por baixo da escapula, tenho uma saliencia nela e tenho uma dor forte e dormencia nos braco e na mao.N tenho forca na mao nem p abrir um vidro de maionese.Fui a um ortopedista do sus pensando ser sindrome do tunel do carpo, mas so q tenho tbem essa dor e saliencia na escapula.Ate agora n tive nenhum diagnostico.
    Pode me ajudar, por favor!
    Tenho sentido dores intensas e ja usei diversos analgesicos e antinflamatorios.
    Obrigada.

    • sempre devemos pensar numa coisa só levando aos seus problemas mas não vejo bursite escapular causando o que vc me falou… acho importante investigarem sua coluna cervical…boa sorte

  • Ane outubro 31, 2016 at 14:48

    Sinto muita dor na escápula, ombro, peito, pescoço. Como uma pressão no pescoço e pontadas no peito e muita dor na escápula. O que pode ser doutor?

    • isso pode ter varias causa, dentre elas um desequilibrio muscular da escapula – que é o mais comum e pode evoluir com bursite da escapula… procure um medico especialista em ombro na sua região para ser melhor avaliado

  • mari novembro 5, 2016 at 10:07

    olá, tenho dor muito forte na omoplata esquerda faz alguns dias mesmo sem movimentar acontece do nada e do nada some e agora sinto formigamento nesta mesma região,e esta inchada também o que pode ser?obg.

    • existem algumas coisas que dão isso o que vem sentindo… deve procurar um especialista de ombro na sua região para ser examinada e ter exames solicitados, ok?

  • Laine novembro 18, 2016 at 23:23

    A alguns dias comecei sentir dor no pescoço q irradiou para ombro braço e a escápula esquerda dói que lateja como umas fisgadas. Fui no ortopedista q mandou tirar raio x cervical e torax, nao deu nada, passou dois tipos de antiinflamatorio xefo e deocil e nao melhoro. Sinto dor tipo pontadas na escapula e no braço

    • precisa voltar ao medico, pois pode ser algo mais serio e exlicar que não esta melhorando… com certeza ele te pedirá outros exames e passara outras medicações…

  • Luciana novembro 20, 2016 at 21:54

    Boa noite. Depois que comecei a realizar exercícios na academia, quando desloco os ombros para trás, sinto amortecimento em todo o braço esquerdo e mão. O que pode ser?? Tem cura?

  • Vivian novembro 29, 2016 at 15:47

    Boa tarde, Dr sinto muita dor na escapula esquerda, dói em baixo da axila e muita dor no seio, e nas costelas, as vezes doi ate quando respiro.
    Já fui várias vezes ao medico e volto sem resposta. Fiz ultrassom do ombro e seio e não constou nada. Mas a dor so piora. Tomo analgésicos E não passa.
    O que pode ser? discenesia escapular?

  • Rui Rodrigues novembro 29, 2016 at 15:48

    Boa tarde Dr.! Inicialmente tive umas dores no pescoço, no lado esquerdo; inicialmente consultei um médico clínico, o qual ministrou o Tandaryl. A dor passou. No momento estou sentindo na parte posterior do ombro um formigamento e contrações desde o pescoço até o ombro, que às vezes fica com certa dormência. Consultei um neurologista, e este alegou que era uma conduta de má postura e ministrou o “dolamin flex”. Ainda não terminei o tratamento com este remédio, mas ainda sinto os sintomas relatados quando estou movimentando os ombros e a cabeça. Seria conveniente pedir uma ultrassonografia da região, já que suspeito de uma bursite? Acho estranho que não sinto dor, apenas o choque, contrações e formigamento no ombro.
    Grato pela colaboração.

    • acredito que possa sr algo na sua coluna cervical… sugiro que procure especialista em coluna e ele tomará as medicas cabiveis

  • Rafaela Ferreira dezembro 5, 2016 at 02:01

    Doutor sinto muita dor na escapula esquerda dói um dor enjoada . Quando faço uma massagem sinto o nervo fazendo barulho o que devo tomar para melhorar essa dor ja fui ao médico ele passou uma injeção chamada beta trinta . Sentir melhoras com ela ,posso tomar sempre ?????

  • Daniela dezembro 5, 2016 at 20:01

    Boa noite doutor.

    Como muitos aqui eu tb estou com uma dor na escapula esquerda, começou a alguns dias atrás e só sinto melhora em repouso.
    A dor as vezes erradia para o peito, costas.. Ela passa e volta.
    Tenho 29 anos .
    Pode ser bursite ou tendinite?
    Eu carrego muito sacolas pesadas e fico mexendo no celular , isso pode piorar?

    • sim pode ser e pode piorar… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região pois normalmete isso ocorre por desequilibrio muscular e tratar isso com fisioterapia normalmente resolve, embora possa ser demorado, resolve
      boa sorte

  • Fernanda Maduro dezembro 11, 2016 at 08:22

    Dr. Sinto uma dor na escapula e abaoxo dela tambem como se fosse na costela, as dores tambem ficam no osso do meu ombro e cotovelo. Isso pode ser bursite? Ja estou desesperada com essas dores

    • sim pode ser e geralmente ocorre por desequilibrio muscular e trata-se com fisioterapia… procure um especialista em ombro na sua região ok?

  • Thiago silva dezembro 18, 2016 at 03:11

    Dr. sinto uma cosia que nao sei explicar muito bem para falar a vdd tenh 16 anos e faz 3 dias que estou tendo uma pontada ou fisgadas naa conta na parte superior a esquerda perto da escapula, e eh uma pontada forte que parece vim do coração sou muito preocupado com essas coisas, porfavor me ajude

    • parece ser algo muscular mas sem te examinar não tenho como afirmar nada… se a dor piorar seria conveniente ir a um pronto socorro, ok?

Comments are closed.