Telefone: 011 3257-0763

Artrite Reumatóide | Tudo Sobre Ombro

Artrite Reumatóide

Artrite Reumatóide

Texto de Dr. Joel Murachovsky      Contatos: 11- 32570763   ou  11-37391334

ARTRITE REUMATÓIDE NO OMBRO Causas, Sintomas e Tratamento

A Artrite reumatóide é a mais comum doença inflamatória auto-imune que acomete as articulações, causando sua destruição e, mesmo sendo uma doença sistêmica,  60% a 90% dos pacientes apresentam manifestações no ombro com a progressão da doença. Nesses casos o paciente reclama de dor no ombro e em estudo multicêntrico a artrite reumatóide representou 12% dos casos submetidos a prótese de ombro.

Normalmente o paciente apresenta dor, crepitação no ombro e limitação da amplitude de movimento. Há o envolvimento de partes moles e,  manguito rotador pode estar envolvido  (30% dos casos tem envonlvimento do manguito rotador, variando desde lesões parciais até lesões extensas)

A Radiografia simples mostra uma diminuição do espaço articular e a cabeça do úmero pode estar centrada ou deslocada para superior, dependendo das condições do manguito rotador. A tomografia mostra o grau de acometimento e estoque ósseo e, a ressonância magnética é importante para a avaliação do manguito rotador.

O tratamento conservador  é indicado no início por meio do uso de medicação analgésicas e fisioterapia. A fisioterapia visa o ganho progressivo da amplitude de movimento e o fortalecimento muscular leve e progressivo.

A indicação de cirurgia é baseada na falha do tratamento conservador, para pacientes capazes de entender e respeitar a recuperação pós-operatória, além de motivados.

A sinovectomia pode ser indicada nos casos em que os sintomas de dor são muito forte e persistentes. Juntamente com esse procedimento, a bursectomia e acromioplastia podem ser realizadas. Esse procedimento hoje em dia é realizado por meio da artroscopia e, geralmente os pacientes apresentam uma melhora significativa da dor e função. Contudo para esse procedimento, a cartilagem articular deve estar pouco envolvida ou não estar envolvida.

Nos casos em que há um envolvimento significativo da cartilagem (mais do que metade de sua espessura), a prótese de ombro deve ser indicada. A prótese total leva a melhores resultados funcionais, mas para isso é necessário haver estoque ósseo e ter um manguito rotador integro. Se não houver estoque ósseo a conduta é uma prótese parcial e caso haja o envolvimento do manguito rotador uma opção é a prótese reversa.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

2 Comments on “Artrite Reumatóide

  • Ivani Rodrigues Oliveira junho 7, 2016 at 09:16

    Bom dia, Doutor meu marido esta com 70 anos, e ultimamente vem se queixando de dores muito fortes no ombros descendo para o anti braço,
    o que fazer nesse caso? quando faço uma massage no ombro ele diz passar um pouco.
    que dor pode ser esta?

    • infelizmente não tenho como saber sem examinar … sugiro que passe em consulta com um especialista em ombro na sua região para ser melhor avaliado

Comments are closed.