Telefone: 011 3257-0763

Tendinite do Tríceps (tricipital) | Tudo Sobre Ombro

Tendinite do Tríceps (tricipital)

Tendinite do Tríceps (tricipital)

Texto de Dr. Joel Murachovsky        Contatos: 11-37391334   ou    11-32570763

TENDINITE DO TRÍCEPS DO BRAÇO       Causas, Sintomas e Tratamento

 

Inserção do tríceps no Olécrano

 

A tendinite do tríceps causa dor na porção posterior do cotovelo. Essa dor pode ser leve e ocasional mas pode se tornar forte e limitar mesmo as atividades da vida diária do paciente, podendo inclusive limitar os movimentos do cotovelo e impedir o paciente de pegar qualquer peso.

A Principal causa para levar a inflamação e edema no tríceps é o sobre uso do cotovelo, sendo isso mais comum em esportistas e pessoas que executem uma função de movimentos repetitivos durante o trabalho, mas um trauma indireto sobre o cotovelo, geralmente uma queda, na qual se apóia a mão com extensão do cotovelo, pode levar a lesão parcial do tendão que sofre um processo inflamatório localizado.

Normalmente o paciente apresenta uma dor à palpação localizada na região posterior do cotovelo, mais comum próximo a inserção do tendão junto ao olécrano. Pode haver um edema local e geralmente a dor do paciente piora ao realizar uma resistência ao movimento de extensão do cotovelo. O paciente pode ainda reclamar de dor ao apoiar o cotovelo sobre regiões de superfície dura.

O exame de Raio- X pode mostrar a presença de um esporão na ponta do olecrano, isso ocorre por tração do tendão do tríceps junto a sua inserção e isso é um sinal indireto da inflamação do tendão. As vezes esse esporão é causa de dor localizada e causa dor quando o paciente apóia o cotovelo.

A Ressonância Magnética pode evidenciar a presença da inflamação do tendão do tríceps e sua gravidade, incluindo possíveis lesões parciais do tendão.

O tratamento de início deve ser conservador, baseado no repouso relativo do membro acometico, crioterapia, fisioterapia analgésica, exercícios de alongamento e, eventualmente uso de analgésicos e/ou anti-inflamatório. Devemos lembrar que existem diversas doenças sistêmicas que podem levar a inflamação do tríceps, tais como: dermatomiosite, polimiosite, cigarro e Esclerodermia e, dessa maneira, nesses casos, temos que tratar a doença de base, além da inflamação

O tratamento cirúrgico é indicado na falha do tratamento conservador  e depende da atividade do paciente, idade e suas condições clínicas.


Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

55 Comments on “Tendinite do Tríceps (tricipital)

  • Ana Figueiredo janeiro 2, 2015 at 10:34 Reply

    Olá, recentemente fui ao Ortopedista devido a um incômodo no cotovelo, a princípio trata-se de uma provável tendinite, me foi receitado Celebra, compressas de gelo, pomada e foi pedido uma ressonância. Não comprei o Celebra, tenho prolapso da válvula mitral e fiquei com receio. Tomei uma cx de Nisulid, não resolveu e comecei a tomar Bi-profenid que também não resolveu. Sou professora de dança e faço musculação. Vou ter que parar por enquanto? Qual melhor anti-inflamatório? Um abraço.

    • depois do que ja tomou acho melhor não tomar mais anti-infalmatorio… deve fazer gelo no local e fisioterapia para tratar seu problema, quanto as suas atividades apenas não deve fazer exercicios que te causam dor ok?

  • Maria fevereiro 1, 2015 at 15:49 Reply

    Olá, bom dia, recentemente fiz uma posição de Yoga nível avançado, onde vc apoia o joelho no tríceps, fiz sem aquecimento nem alongamento. No dia seguinte acordei com uma dor forte no tríceps. A noite apalpando meu braço notei um caroço grande bem no tríceps braquial, acredito que seja perto do tendão, a dor é relativa, mais comparada a um incomodo se eu persisti em certas posições. estou tomando Miosan e fazendo compressas Frias, devo fazer quente também?

    • sugiro procurar um colega especialista em cotovelo na sua região para se ter certeza de que não fez nenhum rompimento de parte do tendão…

  • martin s abril 2, 2015 at 22:49 Reply

    a 20 dias treinando musculaçao tive um rompimento do tendao na inserçao do cotovelo, fiz a reçonancia e o ortopedista quer me operar , sou atleta de fisiculturismo e nao quero operar , qual percentual de força q posso perder se nao operar e a algumproblema de nao operar. obrigado

    • pede-se ate 30% da força… se pratica fisiculturismo, mais um motivo para operar, pois ficará com deformidade importante…

  • Eliete santos maio 26, 2015 at 10:22 Reply

    Tenho sinais de epicontilite lateral tendinopatia tricipal ,calcificação justainsercional medindo 8 mm sinto muita dor isso cotovelo ombro tendinopatia supraespinhosa evidenciando duas pequenas zonas de rotura parcial intrassubstancial como faço esse tratamento ha que com a ajuda de fisioterapia não obtive melhora nem com uso de medicamento

  • Felipesena julho 31, 2015 at 17:31 Reply

    Jogo handebol 4 e treino musculaçao 5 vezes na semana e estou com tendinite,existe alguma maneira de tratamento que eu nao precise de repouso?

  • Tagli gomes da silva agosto 18, 2015 at 08:01 Reply

    tenho um dor nos dois cotovelos já fiquei 6 meses sem treinar musculação e a dor até aumentou dói tbm qndo apoio o cotovelo em superfície dura ,, tomei anti-inflamatório e n resolve ,,gelo e nada o q devo fazer ? fiz uma ressonância e o médico falou q n é cirúrgico ,,vou ter q conviver sempre com essa dor? nunca vai melhorar ?

    • normalmente uma tendinite do triceps, leva a formação de esporão de tração que forma uma bursite e doi ao apoiar… fisioterapia, apoiar o cotvelo em superficie macia durante um periodo costuma resolver , ok? converse com seu medico, ou procure a avaliação de um especialista em cotovelo na sua região…

  • Yuri novembro 1, 2015 at 02:04 Reply

    Ola doutor, eu sinto umas fisgadas na cabeça medial do triceps, parece que e algum tendal inflamado.. Fiz raio-x e ultrassom e nao deu nada! O medico passou 20 sessoes de fisio, sera que vai me ajudar?

    • deve ajudar, existe uma patologia em que a cabeça medial do triceps é espessada e fica raspando no epicondilo medial e causa dor…. de inicio tentamos a fisioterapia e parte dos pacientes melhora…

  • PEDRO LUIS dezembro 5, 2015 at 14:29 Reply

    Olá doutor,o senhor faz cirurgia para reconstrução do tendão do triceps via SUS? Aguardo sua resposta, pois estou muito preocupado. Eu tenho rompimento do tendão do triceps. Não sei o que fazer! Me ajude a encontrar uma solução….

    • sim trabalho na faculdade de medicina do ABC e tratamos desse problema lá… vc precisa conseguir o encaminhamento para lá e sem problemas cuidamos do seu caso

  • Maiky dezembro 15, 2015 at 20:14 Reply

    Boa noite, provavelmente estou com tendinite, estou a três meses sem treinar, já tomei celebra e demais… Fiz fisioterapia, nada resolveu, tenho 25 anos, treino a 8 anos, por esporte apenas…. Devo voltar a treinar mesmo sentindo dor? Nada tem resolvido, quero virar a treinar mas tenho medo de piorar. O que devo fazer? Desde já agradeço!

      • Maiky janeiro 18, 2016 at 19:12 Reply

        Boa noite Joel,
        muito obrigado pelo retorno.

        Após a RM, a conclusão foi tendinopatia insercional do triceps, com leve edema insercional associado, podendo estar relacioado a entesite.

        Na sua opinião, com esse diagnostico é possível o médico direcionar um tratamento que resolva o problema e eu possa voltar a treinar? ou provavelmente terei que deixar as atividades físicas de triceps para sempre?

        • tenho diversos pacientes com isso e todos sem exceção retornaram aos treinos… o processo de reabilitação e chato e demorado, mas funciona bem

  • Bruno Rodrigues dezembro 29, 2015 at 19:45 Reply

    Estou sentindo uma dor incomoda no cotovelo mais não sei identifica certamente onde é e gostaria de saber.. A dor é bem próximo do osso pontudo do cotovelo cinto dor quando dobro e contráio o braço. E tbm cinto quando estou treinando no momento que eu lanço. Eu prático atletismo e faço a modalidade do lançamento do dardo. Preciso saber se poder por favor me responde. Abraço!

    • pode ser mesmo uma tendinite do triceps… precisa tratar pois não vai melhorar sozinho, ok?
      procure um especialista em cotovelo na sua região, ok?

  • wilson rosa quintino janeiro 14, 2016 at 17:46 Reply

    dia 1 junho de 2015 cai de uma altura de 3 metros ,tendo fratura exposta de cotovelo ulna olecrano operado com osteossintese banda de tensão diagnostico medico fratura ante braço ulna com extensão articular cid s52 liberado pra fisioterapia assim que tirei os pontos ,,mas comecei sentir dor no ombro nos raio x nada apareceu ,,fiz um ultrassom deu tenossinovite bicptal + bursite sub-acromial,,,retirei a síntese do cotovelo dia 19/11/2015 ,, e apareceu rigidez do cotovelo mais epicondilite lateral e medial,,,,estou aguardando resultado de uma ressonacia cotovelo e ombro ….pergunta será que terei que operar novamente ombro e cotovelo ,,,faz mais de 5 meses fazendo fisioterapia e ainda sinto dores na lateral do cotovelo e ombro ,,,estou tomando remédio de manipulação a mais de um mês citoprofeno 50 mg + diacereina 50 mg mg+cloroquina 75 mg ciclobenzaprina 5 mg + dipirona 300 mg e pantoprazol obs:::tive uma fratura de ombro em 2008 mas nunca tive problema algum no ombro…por favor me responda estou ficando preocupado….

    • eventualmente precisa fazer fisioterapia até um ano apos a cirurgia para obter resultado no cotovelo, apos isso se ainda estiver com limitação do cotovelo que não é funcional, deve ser indicado nova cirurgia para liberar esse cotovelo, afim de que recupere a movimentação funcional do mesmo
      quanto ao ombro, não sei se fizeram uma ressonancia, seria o ideal, para se avaliar se há uma possivel lesão no mesmo

  • Carine Machado janeiro 24, 2016 at 05:01 Reply

    Bom dia Dr.! Meu filho pequeno, numa brincadeira na água, torceu meu braço. Passei a sentir muita dor no cotovelo(pequenos esforços doíam muito esequer conseguia encostar o cotovelo na cama para dormir) mas só procurei um traumatologista dois dias após. Através da eco, obtive o seguinte resultado: “Tendão do tríceps estressado e hipoecoico, evidência-se em suas fibras profundas áreas de descontinuidade de fibras, medindo 7,0 x 3,7 mm, sugerindo tendinose e ruptura parcial comprometendo 10% de sua espessura”. Estou desde o dia 13 deste mês com tala, troco 1x por semana. Ainda não consultei com cirurgião. Será que o meu caso é cirúrgico ou somente a tala e fisioterapia(daqui a um mês) resolve?
    Muito obrigada!

  • Junior fevereiro 10, 2016 at 14:40 Reply

    Olá meu nome e Júnior tenho 31 anos e malho dês de 18 anos e a 4 anos tenho uma dor no cotovelo e não consigo mais malhar. E o osso cresceu ficou um esporão. E no resultado da ressonância deu tendinopatia insercional do tríceps branquil. A cirurgia seria melhor opção Dr.?

  • Hrnrique abril 3, 2016 at 02:08 Reply

    Estou fazendo um tratamento a 8 meses do meu cotovelo que esta com tendinite e calcificado e não fico bom da dor e do inchaço será se e caso de cirurgia

  • Wagner abril 7, 2016 at 16:44 Reply

    Olá Dr., tenho 28 anos sou praticante de musculação apenas por esporte, senti uma ardência nos movimentos de tríceps no braço esquerdo na ponta do cotovelo, a dor piorou alguns dias após, e qualquer encostada ou batida por mínima que for já sentia bastante, estou parado a duas semanas sem treinar para ficar de repouso, voltei a treinar e nos movimentos de tríceps tentei novamente mas logo já me ardeu . É tendinite? O que devo fazer? Qual o melhor tratamento?

    • sim, pode ate ter uma lesao parcial… precisa ir a um colega para te examinar e solicitar exames e depois te encaminhar para o tratamento

  • wildson junho 8, 2016 at 22:18 Reply

    estou sentindo uma dor no ombro e perdi a força no musculo. fiz exames de ressonância magnetica no ombro e no braço, mas não diagnosticaram nada. continuo com a dor no triceps, perda de força no braço e meu triceps não fica rigido como o outro braço e percebi que está flácido . qual medico devo ir, pois ja fui num ortopedista e ele nao resolveu meu caso. sou lutador de jiujitsu e num dia acordei com essa dor e não sei mais o que faço. quem devo procurar?

  • Dyogo junho 21, 2016 at 12:56 Reply

    Olá Dr. tenho 29 anos, eu bati o cotovelo a 3 anos atras na porta, fiz vários tratamentos para parar de sentir dor, porem nao resolveu o problema, tive que parar de malhar a 10 meses, pois a dor é insuportavel ao fazer força. Na ressonância consta Tendinopatia do triceps braquial. Dentre os tratamentos fiz: uso de anti inflamatórios, 3 infiltrações, fisioterapia, terapia por onda de choque. A sugestão do ultimo medico que fui seria fazer a rotura do tendão tríceps braquial D (reparação aberta). O Sr. acredita que exista outra solução? Essa cirurgia pode ocasionar alguma perda de movimento/ força? Como é o pós operatório?
    Obrigado desde já.

    • sem te examinar e ver seus exames não posso afirmar nada… converse muito com seu medico, veja os pros e contras de fazer uma cirugia nesse caso
      e se mesmo assim ainda houver duvidas , procure uma segunda opinião ok?

  • Claudemir julho 4, 2016 at 11:41 Reply

    Bom dia.
    Primeiramente parabéns pelo trabalho e consideração com os leitores.
    Não consigo executar o movimento no supino inclinado. Sinto muita dor no cotovelo e na escapula.
    A impressão é que o inicio e o fim da cabeça longa do triceps estão detonadas.
    O que acha? Algum nervo?

    • pode ser que seja, mas não é nervo e sim algo muscular mesmo… procure um especialista em ombro na sua região para ser melhor avaliado

  • FLAVIANE julho 31, 2016 at 20:57 Reply

    Boa noite doutor
    Sinto uma dor no ombro que irradia para a regiao medial do meu braço com uma fraqueza ao executar alguns exercicios . sinto tambem uma dor proximo ao cotovelo que piora a palpaçao. o que o senhor acha que é? pratico musculação e pilates regularmente ha anos.

    • infelizmente sem te examinar não tenho como te ajudar… sugiro que procure um especialista de ombro e cotovelo na sua região para ter uma boa avaliação do seu caso

  • Anderson Amaral de Souza agosto 25, 2016 at 11:59 Reply

    Dr bom dia,

    Após resultado de um ultrassom, fui diagnosticado com tendinopatia no tendão do tríceps ( Bilateral )e um esporão no cotovelo esquerdo,pois bem, entre as minhas duvidas está a seguinte: Posso continuar treinando músculos que não forcem o tríceps ou use-o como músculo auxiliares?Como por exemplo bíceps, costas e alguns exercícios para ombro?

    Desde ja agradeço

    Anderson Amaral de Souza

  • Luciana setembro 14, 2016 at 15:32 Reply

    Oi Dr. Estou com uma dor forte no ombro e cotovelo, no raio x de esporão na ulna, retificação da lordose cervical, diminuição dos espaços intervertebrais seg c4,c6.hoje fiz um ultrassom e deu bursite subacromio dubdeltoidea e tendinite tricipital. Qual melhor tratamento? O q seria o q eu tenho?

  • Eric Lobato setembro 22, 2016 at 14:55 Reply

    Boa tarde Doutor,

    Fazendo exercício para tríceps com alteres hoje senti um estalo no cotovelo. Parei o exercício e verifiquei que tirando o estalo não tinha mais nenhum sintoma, apenas uma dor muito pequena. Continuei fazendo o exercício por mais 3 repetições apenas para verificar se tinha ocorrido alguma lesão. Consegui fazer com a mesma força, apenas uma leve dor. Detalhe, eu estava com uma dor na ponta do cotovelo já fazia uma semana.

    Verifiquei que a parte interna próxima da ponta do cotovelo estava levemente inchada e agora estou com uma dor incômoda ao realizar exercícios de extensão que usam o tríceps nesse cotovelo. Nos exercícios de bíceps não sinto praticamente dor nenhuma. Não perdi força e a dor e inchaço melhoram com gelo.

    Já marquei um ortopedista como consulta daqui há uma semana para verificar. O senhor acha que é mais grave e eu devo procurar um pronto atendimento (tendão, etc) ou posso esperar pela consulta?

    Obrigado pela atenção.

  • Evandro Toscano outubro 29, 2016 at 13:44 Reply

    Boa Tarde Joel! Há alguns meses venho sentindo dor nos dois cotovelos ao pegar algum peso com o braço esticado (nada muito pesado). De início a dor era apenas nesses momentos, mas atualmente, essas dores por dias, como está acontecendo agora. Um outro sintoma que provoca ou piora a dor é apoiar o cotovelo em superfícies duras. Sinto essas dores na parte lateral do cotovelo. Além disso tudo, tenho frouxidão ligamentar generlizada e dignóstico ainda aberto de Síndrome de Ehlers Dalos. O médico que me atende pediu um ultrassonografia dos dois cotovelos e suspeita de Tendinite de Tríceps. Apenas o exame de ultrassonografia é eficaz no dignóstico de Tendinite do Tríceps? Há uma boa possibilidade mesmo de ser Tendinite do Tríceps?

      • Evandro Toscano novembro 22, 2016 at 19:58 Reply

        Boa Noite Joel! O resultado saiu e foi constatado a Tendinite do Tríceps. Foi passado fisioterapia para para mim, nos dois cotovelos. Além desse diagnóstico da Tendinite, foi também fechado o diagnóstico que tenho Ehlers-danlos e iniciado o tratamento com Condres (UCII para o problema no meu ombro) e Vitamina D3.

  • Jeff novembro 9, 2016 at 15:45 Reply

    Bom dia Dr Joel, sou praticante de kitesurf e tenho sofrido com dores nos dois cotovelos ao sair da agua. Trata-se de uma dor que inicia quando os braços são abaixados, ao finalizar o velejo. A dor é aguda, para ilustrar, ela é parecida com a dor de uma pancada nas partes íntimas do homem, que nos faz “ver estrelas” e dura cerca de meia hora, parece que os braços ficam sem força até para levantar um copo. Depois de meia hora a dor passa. No dia seguinte, sem dor alguma, entro na agua outra vez mas o problema retorna. O que posso fazer para eliminar o problema? Obrigado.

    • procure um especialista em cotovelo na sua região, para ser avaliado e tratado adequadamente… me parece algo mais muscular, mas é necessario uma avaliação e exames para confirmar isso e assim tratar

  • Renato César dezembro 11, 2016 at 18:13 Reply

    Dr. Joel, é possível uma tendinite ocasionar perda de força no tríceps sem que haja dor? Já tive sério problema de tendinite nesse braço, mas desta vez sinto apenas um leve incômodo quando mexo no cotovelo. Há umas duas semanas sentia dores na articulação do ombro, mas não sei se pode ter relação. Enfim, perdi força no tríceps mas não sinto dor. Obrigado pela atenção.

  • Dalisson Eufrazio junho 29, 2017 at 11:56 Reply

    Dr.Jeoel, não sei se ainda está respondendo por aqui, mas gostaria de uma orientação para poder me encaminhar corretamente a um ortopedista. Desde já obrigado por se disponibilizar a ajudar pessoas que buscam orientação online.
    Costumava fazer musculação e há um tempo ao treinar tríceps sinto uma “fisgada” no músculo, como se houvesse um deslocamento do osso, com um pequeno “crack”. Minha dúvida é se isso é uma condição especial do tríceps, ou cotovelo e o que eu posso questionar quanto a issoao médico que eu visitar, se eu cobro uma ressonância e etc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *