Telefone: 011 3257-0763

Rigidez de cotovelo | Tudo Sobre Ombro

Rigidez de cotovelo

Rigidez de cotovelo

Dr. Joel Murachovsky         Especialista em Cirurgia de Ombro e Cotovelo

contatos: 11- 37391334    ou   11- 32554395

RIGIDEZ DE COTOVELO Causas, Sintomas e Tratamento

O cotovelo é uma articulação do tipo dobradiça, caracterizada pelo íntimo contato entre as superfícies articulares. Embora isso seja útil, no sentido de maior estabilidade dessa articulação, pequenas deformidades podem causar bloqueios ósseos e, como conseqüência, perda de movimento do cotovelo.

A amplitude de movimento de um cotovelo normal é, na grande maioria dos casos, de 0 graus de extensão e 145 graus de flexão e 90 graus de pronação e 90 graus de supinação. Contudo para as atividades básicas do dia a dia uma amplitude de movimento de -25 graus a 125 graus é suficiente. Uma supinação e pronação de 50 graus são aceitáveis.

As causas de uma rigidez  do cotovelo podem ser por alterações que ocorrem dentro da articulação do cotovelo, que chamamos de intrínsicas, como também por comprometimento do tecido ao redor da articulação do cotovelo, que chamamos de causas extrinsicas.   Eventualmente  a causa pode ser mista, ou seja, ocorrem as duas situações descritas previamente. Exemplos de causa intrínsica: artrose pós-traumática, artrose primária, artrite reumatóide, infecção e consolidação viciosa. Exemplos de causas extrínsicas: queimadura, ossificação heterotópica, doenças congênitas, tais como a artrogripose. As causas mais comuns de rigidez são:fibrose de partes moles, miosite ossificante,obstrução pelo implante, calo ósseo exuberante e mau alinhamento articular.

A rigidez de cotovelo é a complicação mais frequente após um trauma e /ou cirurgia. O grau de rigidez, geralmente, é proporcional ao trauma inicial que esse cotovelo sofreu e ao grau de acometimento da superfície articular.

Outra causa comum de rigidez é o tempo prolongado de imobilização do cotovelo.

O diagnóstico da causa da rigidez se faz por meio de radiografias simples, tomografia, ressonância magnética e cintilografia óssea. A radiografia é capaz de detectar a presença de corpos livres, osteófitos, ossificação heterotópica, o espaço articular e o posicionamento de implantes.

Raio-x mostrando ossificação heterotópica

O objetivo do tratamento de rigidez é obter um cotovelo que seja capaz de movimentar 100 graus de flexo-extensão (-25º a 125º ) e de pronação e supinação, sem dor e que seja estável. A fisioterapia é indicada, assim como o uso de órteses dinâmicas para ganho progressivo da amplitude de movimento com ângulos fixos e progressivos de ganho.

A cirurgia está indicada para casos que não ganharam a amplitude de movimento funcional do cotovelo e, dependendo da situação pode ser realizada por meio da artroscopia. Contudo, casos de cirurgia prévia em que seja necessário retirar material de sístese,  ou tenha sido realizado anteriorização do nervo ulnar, ou haja uma rigidez extrínsica do cotovelo, o procedimento deve ser realizado pela técnica aberta.

 

 

 

 

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

26 Comments on “Rigidez de cotovelo

  • Antonio Reis maio 29, 2015 at 20:40

    minha filha quebrou o cotovelo,e um certo médico fez a cirurgia.apos seis meses o braço dela continua sem movimento ,queria saber qual procedimento a ser tomado.grato.

  • Luciano Brandão julho 13, 2015 at 21:29

    Olá, tive uma lesão no cotovelo e após seções de fisioterapia, meu braço voltou a esticar e dobrar, porém, ficou endurecido,como se tivesse sangue duro em volta do cotovelo.O que poderia ser ? obrigado

    • sem te examinar não tem como falar algo, entende? sugiro que procure um especialista na sua região para ele poder te informar o que pode estar ocorrendo

  • dilmar agosto 24, 2015 at 18:59

    ola DR.. tive uma fratura no olecrano tou fazendo fisioterapia meu braço nao abre e nem fecha direito
    vc acho que levaria quanto tempo pra normalozar. doi muito guando estou fazendo me encomoda bastante a dor,
    se eu parace vc acha que mesmo sem fazer fisioterapia ficaria bom com o tempo?

    • normalmente não é para doer tanto, especialmente se começou a fisioterapia logo apos a cirurgia… contudo alguns pacientes tendem a ter mais dificuldade e precisam fazer muita fisioterapia para recuperar o movimento, podendo levar até 1 ano,ok?

  • fabricio março 13, 2016 at 13:10

    Dr quebrei a una a cabeca do radio eo umero.depoois de trinta dias comecei fisioterapia estou na oitava sessao de fisio o meu braco ta duro inchado e nao tenho forca para levantar

  • Luci de Oliveira Lucio março 30, 2016 at 20:40

    Boa noite quebrei o olecrano, fiz cirurgia há mais de um ano e o cotovelo ficou rígido isso tem cura .. pois já fiz 85 fisioterapia e ele não voltou dobra somente 80 graus. Hoje faço fisioterapia para ter força . Meu medico ortopedista já me deram alta .Mas fiquei com pouca limitação .

    • rigidez pode ocorrer por diversas coisas… sugiro que procure um especialista em cotovelo na sua região para tratar isso adequadamente…

  • sara maio 10, 2016 at 16:20

    ola, no dia 31 de janeiro eu sofrir uma luxação do cutuvelo e foi feita apenas uma radiografia depois q o medico colocou o meu cutuvelo no lugar. usei a tala durante 9 dias e o medico me encaminhou pra fazer fisioterapia para voltar o movimento. ja fiz dez serção e ñ tive nenhum ganho de movimento e ainda sinto muita dor durante a fisioterapia. voltei ao medico pra ver se ele me passa outro tipo de exame como uma ressonancia ou uma tomografia e ele ñ quiz me passar. estou com medo de ter ficado deficiênte do braço. sabendo q a flexão eu so faço 105 graus e a extensão eu so faço 130 graus. estou desisperada porq eu ñ consigo um acompanhamento de um especialista de cutuvelo sem o encaminhamento

    • entendo sua preocupação… acho importante a avaliação de um especialista e fisioterapeuta de boa qualidade tambem é importante… converse com seu medico sobre isso tudo …

  • Silva maio 18, 2016 at 23:21

    Boa noite, quebrei o úmero e esperei 3 semanas com gesso para operar e colocar uma placa. Depois da cirurgia fiquei mais duas semanas com gesso, agora que tirei o gesso estou com o cotovelo bem rígido com pouca amplitude. Estou indo para a quarta semana de pós cirurgia e devo começar a fisioterapia na sexta semana. É possível recuperar completamente a amplitude com fisioterapia nesse caso? É mesmo preciso esperar tanto tempo para começar? será q isso pode se tornar uma rigidez permanente?(obs: não houve nenhum trauma no cotovelo)

    • oideal seria ter iniciado a fisioterapia no cotovelo antes, mas infelizmente as vezes isso não é possivel… não posso opinar pois não sei como foi sua fratura, quão estavel ficou depois da cirurgia, etc
      sugiro que se tem duvidas desse tipo as tire com seu médico… é importante vc ficar tranquila quanto ao seu tratamento

  • David Junio junho 15, 2016 at 13:48

    Ola, tive uma fratura na cabeça do radio e tive que fazer duas cirurgias, para colocar e tirar o fio de kirschner, nesse meio tempo fiquei com o braço imobilizado por 3 meses, agora vou fazer fisioterapia. Minha preocupação é que não consigo realizar nenhum movimento de pronação/supinação( 0°), esta totalmente rígido, e não dói. Gostaria de saber o que pode ser isso?

    • pode ser rigidez por imobilismo, mas pode ser por formação ossea… precisa retornar com seu medico e conversar com ele

  • Elaine Lima julho 5, 2016 at 20:02

    Boa noite! Muito bacana o site, obrigada por nos permitir tirar dúvidas. Há 3 meses fiz uma cirurgia por fratura de olecrano e comecei a fisioterapia há um mês. Já recuperei grande parte dos movimentos, no entanto sinto muita dor durante e após os exercício, além de uma forte dor no ombro. As estagiárias da fisioterapia dizem que não é normal sentir essas dores mas o médico diz que sim. Poderia me dar uma luz sobre o assunto? Obrigad!!

    • normalmente doi na fisioterapia, durante a mesma e logo apos… se seu medico esta presente e te acompanhando de perto, confie nele ok?

  • Marcela F. agosto 15, 2016 at 22:08

    Olá! Há uns dez anos percebi que meus braços não esticam totalmente, sendo que numa sofri fratura nem queda, nem nada q pudesse ocasionar isso. Não doi ao tentar esticar, só que o esquerdo estrala muito. É quase imperceptível, mas eu percebo ao tentar esticar. O que pode ser? Má formação óssea?

    • pode ser um monte de coisa, precisaria passar em consulta com um especialista para se investigar isso adequadamente

  • alexandre setembro 27, 2016 at 17:54

    Faz 20 anos quebrei o cotovelo nunca mais consegui esticar todo e pode dar alguma doenca

  • alexandre setembro 30, 2016 at 00:41

    Mais ja faz 20 anos q quebrei o cotovelo nao estica todo trabalhei a vida toda em servico pesado com ele assim será q terei q fazer cirurgia ou ele pode se considerar normal qual a amplitude normal do cotovelo muito bom esse site gostei vou recomendar valeu doutor.

  • Junior abril 5, 2017 at 13:24

    Boa tarde doutor. Quebrei a cabeça do rádio. Depois de 4 meses meu braço não estica. Na radiografia deu miosite ossificante. Gostaria de saber se com a fisioterapia vai voltar ao normal. O obrigado

    • dificil responder sem ver o tramanho da calcificação que se formou…sugiro que converse muito bem com o colega que te operou… boa sorte

Comments are closed.