Telefone: 011 3257-0763

Artrose | Tudo Sobre Ombro

Artrose

Artrose

 

Rx mostando artrose de cotovelo

Dr. Joel Murachovsky      Especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo

Contatos: 11-32554395   ou   11- 37391334

ARTROSE DE COTOVELO (OSTEOARTROSE) Causas, Sintomas e Tratamento

A artrose do cotovelo ocorre quando a cartilagem do cotovelo é danificada ou erodida. Isso pode acontecer por um trauma prévio, tais como uma luxação do cotovelo ou uma fratura, mas também pode ocorrer devido a degeneração causada pela idade, sendo nesses casos mais comum em mulheres com mais de 50 anos.

A maioria dos casos relata uma história de trauma prévio no cotovelo acometido e o risco para desenvolver a artrose aumenta se houve necessidade de cirurgia para reconstruir o cotovelo ou se houve perda de cartilagem. Também pacientes que apresentam uma lesão ligamentar do cotovelo podem desenvolver artrose caso a instabilidade permanece por muito tempo.  Pacientes que realizam cargas elevadas ou cíclicas sobre o cotovelo podem desenvolver artrose, tais como: trabalhadores braçais, esportistas como jogadores de beisebol, que tem uma lesão ligamentar não tratada e halterofilistas.

Normalmente os pacientes reclamam de dor e de perda da amplitude de movimento do cotovelo (ADM). Podem reclamar de crepitação dolorosa, podem referir bloqueios. Isso pelas irregularidades da superfície articular e eventuais presença de corpos livres (pedaços de cartilagem soltos dentro da articulação).

O diagnóstico é feito por meio de radiografias simples do cotovelo. A tomografia pode auxiliar para uma melhor avaliação das estruturas ósseas e, presença e localização dos corpos livres. A ressonância Magnética pode ajudar na avaliação da cartilagem articular do cotovelo, nos casos iniciais.

Raio-x mostrando uma revisão de prótese de cotovelo por artrose

Raio-x mostrando uma revisão de prótese de cotovelo por artrose

O tratamento para os casos iniciais deve ser conservador, baseado no uso de analgésicos e anti-inflamatórios, gelo e fisioterapia, buscando o ganho de amplitude de movimento do cotovelo e fortalecimento dos grupos musculares, além de modificações nas atividades da vida diária. O uso de ácido hialurónico pode ser indicado, como uma tentativa de aumentar a lubrificação da articulação (viscosuplementação), contudo seus resultados ainda não foram comprovados cientificamente.

A cirurgia está indicada nos casos que não melhoram com o tratamento conservador. Para casos com pouca alteração da articulação, presença de corpos livre  e limitação da movimentação a artroscopia pode ser uma excelente opção. Por meio dela é possível regularizar deformidades da cartilagem articular, retirar corpos livres e soltar a cápsula do cotovelo, permitindo que o paciente consiga movimentar mais o cotovelo e com menos dor. Os estudos ainda não são capazes de mostrar sua efetividade a longo prazo, mas a curto prazo seus resultados tem sido animadores.

Para casos mais graves a artroplastia está indicada. Em pacientes jovens podem realizar uma artroplastia de interposição, ou seja, uma prótese biológica. Regularizamos a superfície articular e a cobrimos com tecido biológico fazendo com que seja possível uma maior movimentação do cotovelo sem dor. Usamos ou a derme da região ilíaca ou a fascia lata. Os resultados desse procedimento não são tão bons como o da prótese total de cotovelo que é indicada para pacientes acima de 65 anos e com pouca demanda funcional. Para esses pacientes indicamos a prótese total e os resultados costumam ser satisfatórios.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo.
Contatos: 11 – 32570763 ou 11 – 37438251

0 Comments on “Artrose