EXISTE HOJE NO MERCADO ALGUM TIPO DE PROTESE PARA COTOVELO, PARA FICAR INTERNAMENTE SEM ESTAR ESPOSTAS, POIS A ROTULA DO MEU COTOVELO PARTIU EM VARIOS PEDAÇOS EM UM ACIDENTE DE MOTO, ONDE TENHO UMA PEQUENA LIMITAÇÃO NO BRAÇO SEM PODER DESTENDER COMPLETAMENTE, DESDE JA AGRADEÇO E AGUARDO RETORNO, OBRIGADO…
sim existem, mas sua indicações são restritas e pequenas limitações em que a pessoa consegue realizar bem suas atividades diárias não deve ser encarada como um grande problema fazendo-se da necessidade de cirurgia…existem muitos riscos numa cirurgia desse porte e precisa valer a pena,certo?
Boa sorte
Olá Dr. Sofri uma lesao no cotovelo e fui atendido em Poa, onde moro, por dois médicos bastante indicados. No entanto, a conduta de tratamento de um divergiu da do outro, ainda que ambos tiveram consenso em não optar pela cirurgia. Se eu lhe escrever com calma o Sr me dá sua opinião?
Sou jogador de tênis (nível avançado) competitivo e estou com osteoartrose na articulação acromioclavicular. Gostaria de saber se a cirurgia de Munford é indicada para atletas de alto rendimento no tênis ou o ressecamento de 1cm não é suficiente para evitar o impacto dos ossos pelo fato de o tênis exigir muito da articulação do ombro, o que a tornaria uma cirurgia indicada apenas para pessoas “normais/não tenistas”. Obrigado.
antes de fazer qualquer procedimento cirurgico devemos sempre tentar o tratamento fisioterapico… posso te dizer que tenho diversos atletas com esse mesmo problema e a grande maioria melhorou com a fisioterapia
devo lembra-lo que existem algumas patologias do ombro que mimetizam sinais e sintomas parecidos com o que voce vem se queixando… partindo do principio que o diagnostico de artrose acromio-clavicular esta correto assim como fisioterapia nao deu bom resultado a cirurgia deve ser indicada… e mesmo para atletas de alta performance seus resultados sao muito bons… gosto de realizar esse procedimento por artroscopia e no dia seguite o paciente ja inicia fisioterapia
fico a disposicao
Boa sorte
Dr. Joel
Boa noite Dr. Joel. Ha algum tempo sentia dores no ombro direito desde 2007, algus anti- inflamatorios e logo estava pronto, meu trabalho é super hipper repetitivo e no mes passado as dores aumentaram muito, procurei um especialista e na RM foi constatado “Artrose acrônio-clavicular” e discreta tendinose do tendão do musculo infra-espinal; levei até o Dr. e ele me sugeriu uma cirurgia pois com o desgaste “formu-se uma ponta a qual esta incomodando e podendo romper com o tempo o tendão”, bem estou apreensivo pois meu trabalho exige muito de minha capacidade fisica, sera que após a cirurgia continuo com os movimentos de antes só que sem dor? Quanto tempo em média demoraria o processo de recuperação? Desde já agradeço sua atenção, obrigado.
CAro Alexandre, infelizmente para tratar algo precisamos ter certeza do diagnóstico… sugiro que vc converse com seu médico sobre a possibilidade de vc realizar um raio x e uma ressonancia magnética de seu cotovelo para confirmar ou não esse diagnóstico de epicondilite medial
Boa sorte
boa tarde Dr. Joel fui subemetida a tratamento cirugico p/ neurite cubital do nervo ulnar do cutuvelo ou seja neropatia mielinica do nervo ulnar , uma ( neurolise do nervo ulnar + transposiçao nervos) em 19/05/2011. bom foi no cutuvelo esquerdo um corte muito grande.mas apos a cirugia nao estou tento melhora pois estou com os msm sintomas, agora tenho gandras nos dedos nao consigo pegar nada sinto dormencia no cutuvelo .bom nao obtive melhoras tenho dores que nao tinha antes , fui operada por um especilalista de mao. agora estou sendo encaminhada pra um neuro – cirugiao. fiz um exame de eletroneuroniografia em setenbro aqui vai a resposta do exame bom vou tentar digitar ok?
o esttudo de neuroconcndaçao sensitiva dos mmss avaliou os nervos medianos, ulnares e radias nos respectivos segmentos entre o punho e os digitos111, v e polegar. obtivemos nos nervos medianos e radias potencias com caracteristica normais de amplitudes, duraçoes. formas dos pontencias e velocidadades. nos nervos ulnar, encontramos quedas de amplidudes, a esquerda.escuntando-se os nervos ulnares. os valores realtivos saos normais tanto entre os diferentes nervos ipsilaterais quando entre os homologos.
o estudo de neroconduçao motora foi relaizado nos nervos medianos nos segmentos comprometidos entre o terço distal do braço eo punho de cda lado. neles encontramos velocidades de conduçao motora dentro dos limites normais bem como as amplidudes e duraçoesde cada uma das resposta obtidas. os valores relativos mostram-se normais.
na conduçao motora dos nervos ulnares foramestudos os segmentos do entebraço ( distal ao cotuvelo ate o punho) eo segmento correspondende propriamente a regiao do cutuvelo e cansl esquerda. no segmento do cutuvelo encontramos queda da velocidade a esquerda e velicidade limitrofe a direita.
no estudo por eletrodo por intramuscular nao encontramos atividade espontanea patogiga durante repouso. durante contraçao volutaria observamos unidades motoras normais,com padrao de contraçao rarefeito no territorio do ulnar esquerdo.
comentarios
OS DADOS OBTIDOSE ACIMA DESCRITOS MOSTRAM NORMALIDADE NEUROFUNCINAL EM TODOS OS PARAMENTOS OBTIDOS E CALCULADOS EXETO NO NERVO ULNAR ESQUERDO,NO QUAL ENCONTRAMOS QUEDA DE VELOCIDADE, ESPECIALMENTE NO SEU SEGMENTODO CUTUVELO ( CANAL ULNAR).
NESTE PONTO E IMPORTANTE CONSIDERAMOS QUE UM NERVO RECONSTITUIDO PODE , MESMO APOS O TRATAMENTO ADEQUADO, NUNCA ALCANÇAR OS PARAMENTROS DE NEUROCONDUÇAO ORIGINAIS. ESTE FATO SE DA EM FUNÇAO DAS CARACTERISTICAS FUNCIONAIS DA MIELINA NEO -FORMADA, QUE APRESENTA INTERVALOS INTERNODAIS MENORES E PORTANTO, MENOR VELOCIDADE DE CONDUÇAO. ADEMAIS, PERDAS AXONAIS ASSOCIADS NO CURSO DA PATOLOGIA PODEM EVENTUALMENTE OCORRER, SEM QUE HAJA RECUPERAÇAO FUNCIONAL DE PARTE DAQUELES AXONIOS LESADOS. A ASSOCIAÇAO DESTES EVENTOS. LEVA A PERPETUAÇAO DE UMA DISFUNÇAO RESIDUAL, QUE TENTE A SER TANTO MAIOR QUANDO MAIS INTENSAS FOREM A DESMIELINIZAÇAO E A PERDA AXONAL ATINGIDAS NO DECORRER DA PATOLOGIA, PREVIAMENTE A INTERVENÇAO TERAPEUTICA.
DESTA FORMA, OS ACHADOS ATUAIS REFERENTES AO NERVO UNLNAR ESQUERDO DEVEM SER CONSIDRADOS DENTRO DE CORRELAAO CLINICA E JUNTAMENTE COM O ESTUDO PRE- OPERATORIO, PODENDO AS ALTERAÇOES ATUAIS SERAM APENAS RESIDUOS DAS ALTERAÇOES ANTIGAS.
Estou sentindo um encomodo no cotovelo direiro (dor) a sete meses, fiz 30 seções de fisioterapia, uso de gelo, bandagem e o encomodo não continua.
O laudo medico indica epicondilite e a orientação é continuar fazendo fisioterapia.
Pergunta?
Estou fazendo a coisa certa?
Tem algum tratamento novo?
se entendi bem a sua dor melhorou…
o que precisa fazer é fortalecer a musculatura extensora e supinadora do punho, se preocupando no ganho de resitencia…
boa sorte
Dr. Joel,
Tenho diagnóstico de epicondilite lateral nos dois cotovelos desde 10/2011, comprovados por 2 ultra-som e 1 RM. Estou sendo submetido a tratamento convencional, onde já realizei 80 sessões de fisioterapia, 20 de acupuntura, 2 x por dia luz infra-vermelho com aplicação de pomada Cataflan e hidroterapia, onde apenas permaneço na água quente. Comecei a realizar o fortalecimento muscular apenas a partir da 70ª sessão de fisio. Já fiz uso de ultracet, dolamin e naprox nos primeiros meses, sendo que atualmente somente tomo dolamin e baclon quando sinto dores mais fortes. Senti os efeitos colaterais no uso dos dois primeiros medicamentos (desorientação e intestino preso respectivamente).
Estou sem trabalhar desde 11/2011. Sou funcionário público e utilizo o computador nas minhas atividades diárias. O problema não é decorrente de jogar tênis. Ainda sinto dor nos dois cotovelos durante simples atividades diárias. Estou há vários meses sem dirigir e carregar qualquer tipo de peso.Vi sua técnica de cirurgia por meio de artroscopia. É caso de se pensar em cirurgia pelo meu histórico?
A epicondilite geralmente não doi apenas para trabalhos com PC… e não deveria doer tanto para atividades corriqueiras do dia a dia…precisamos saber se não há alguma coisa a mais… não sei se passou com um especialista na sua região, se a fisioterapia foi feita da maneira correta…
a grande maioria dos paciente melhora com a fisioterapia…
eu procuraria entender primeiro isso antes de indicar cirurgia…
boa sorte
Dr Joel.
Fiz cirurgia do cotovelo e ganhei uma protese de radio (tive a triade maldita). Depois de um tempo fiz de novo micro cirurgia para tirar a fibrose apenas. Continuo com limitações para esticar principalmente. O que acha que posso fazer para esticar. Operar de novo, ou continuo na fisio. Preciso de uma sugestão. A cirurgia em sí está OK. apenas a fibrose não consigo tirar. se possivel, me envie um e-mail. obrigado
depende de diversos fatores, a limitação pode ser apenas de partes moles ou estar associada a partes osseas… para te dar uma melhor informação seria importante te examinar e analisar seus exames… não sei se trata com um especialista em sua região se sim converse melhor com ele sobre suas queixas e duvidas e se não, procure ouvir a opinião de um
boa sorte
Dr. Joel, Sou praticante de musculacao e hà mais ou menos 6 meses venho sentindo dores no ombro D. em determinados exercicios, principalmente os de supino… Porém, procurei o medico hà apenas dois meses e fiz diversos exames: rx, rnm… O diagnostico dos exames junto com o clinico foi de artrose acromioclavicular D com edema local . Só sinto dor nos movimentos de aducao horizontal e sem fazer exercicios não sin to nada. Já fui a dois medicos, um quis logo fazer infiltração e se não der resultado cirurgia para ressecar parte distal da clavicula e o outro passou apenas fisioterapia. Não fiz nenhum dos dois ainda e hà dois meses parei de malhar mmss. Queria sua opniap de tratamento. Muito agradecido desde já.
A fisioterapia é o mais indicado de inicio… eventualmente a infiltração pode ser indicada e a cirurgia deve ser indicada quando o tratamento conservador falha… geralmente a literatura pede para parar as atividades que causam dor…
boa sorte
Sofri uma fratura exposta do cotovelo, e perdi a articulação e apresento garra na mão esquerda, devido rompimento do nervo ulnar. Sinto dores, queimação e, muitas vezes, fisgadas fortíssimas. Perdi parte do olécrano (SIM). Meus ossos, ulna e rádio, mantem atrito constante. Pelo exposto, venho buscando meios para amenizar esse sofrimento que perdura há 3 anos. Resido no Rio de Janeiro.
Estou com grande esperança!
Seu caso é grave, e precisa de ajuda de alguem que seja especialista em cotovelo… sem olhar seus exames e sem saber sua historia adequadamente, perfil, e te examinar não consigo te ajudar…
vc ja passou com especialista em cotovelo ai no Rio?
Não. O sr. conhece algum médico que possa me olhar? Atualmente estou com um cirurgião de mão – Dr. João Recalde, que fez a cirurgia do nervo ulnar (retirou o sural da perna direita e colocou no braço esquerdo). Na época do acidente, já com os fixadores externos, e tendo sido transferida do hospital público para uma clínica, com o intuito de dar continuidade ao processo, apenas tive uma cirurgiã plástica para fazer a enxertia (proteção para os ossos) e, não conseguiram, naquele momento um especialista para cuidar do rompimento do nervo e da articulação. Só 1 ano depois é que fiz a cirurgia do nervo, isso porque a cirurgiã que me atendeu conseguiu o contato desse maravilhoso cirurgião de mão – Dr. João Recalde. Tenho sido assistida por ele desde então. No momento estou para realizar outra cirurgia – reparação do cotovelo (plástica), por isso, quando soube da técnica utilizada por ti, fiquei com muita esperança e, antes de fazer uma plástica, preciso ter certeza de que posso melhorar o atrito que tanto me incomoda.
Marquei uma consulta contigo no dia 27/06, às 18h. É uma pena que o plano de saúde AMIL 120 não é aceito pelo hospital. Fiquei de confirmar com a Erika sobre a minha ida.
Abraços.
Olá, gostaria de saber se o medicamento sulfato sódico de condroitina + sulfato de glicosamina é indicado para pacientes que sofreram fratura exposta em cotovelo, com perda de cartilagem. Obg
Sou medica e amo tenis. Tenho 47 anos e tive uma perfuracao completa do supra espinhoso e bursite ( RNM). Estou fazendo fisioterapia e repouso ha 20 dias com melhora da dor, mas estou preucupada com o retorno ao tenis. Alguns colegas indicaram cirurgia, outros nao. O que e melhor no caso do tenista?
SUZANA TUDO BEM?
UMA LESÃO COMPLETA DE TODA ESPESSURA DO SUPRA ESPINAL NUMA PACIENTE ATIVA, 47 ANOS E QUE QUER CONTINUAR JOGANDO TENIS É = A CIRURGIA
SE FOR O LADO DOMINANTE PRINCIPALMENTE… INFELIZMENTE NÃO TEM OUTRA SAIDA… E O QUANTO ANTES, POIS OS RESULTADOS SÃO TEMPO DEPENDENTE
FICO A SUA DISPOSIÇÃO SE PRECISAR DE ALGO
BOA SORTE
Boa tarde Dr. Joel, antes de tudo desculpe-me pela digitação (estou usando apenas 1 mão). Tenho 1 hérnia de disco póstero-mediana de base larga em C6-C7, lateralizada à esquerda. O problema começou em 98, fiz muita fisioterapia e não tive + problemas. Em janeiro deste ano deste ano comecei a sentir dormência nas mãos. Após ENMG o resultado foi Lesão focal no trajeto distal do nervo mediano esquerdo pelo Túnel do Carpo, de intensidade moderada. O neurologista receitou Mirtax e o uso de imobilizador p punho esquerdo. A dormência passou.
Em junho comecei com os dedos mínimo e anelar (2 mãos) e indicador da mão direita em gatilho e uma dor bem no meio do antebraço esquerdo. Fui ao ortopedista que diagnosticou Epicondilite. Receitou Nisulid, Miosan, novalgina “em caso de dor”, imobilizador p punho por 30 dias e 10 sessões de fisiot.
Bem, a dor que aparecia somente na parte da manhã foi aumentando a duração. Na 7a. sessão (quinta-feira passada) além do dia todo começou tb a noite. A intensidade aumentou.
A fisioterapeuta pediu p procurar um Reumatologista. Fui e ele receitou Mirtax, Nisulid e Diprospan.
Os remédios parecem que n tem efeito nenhum, estou piorando a cada dia. De sexta p sábado não dormi de tanta dor que irradia pelo braço todo (do omoplata esq. até o punho).
No meio do antebraço, parte de cima, chega a queimar. Sábado amanheci no pronto-socorro: o ortop. mandou suspender tudo o que eu estava tomando e aplicou 2 injeções, receitou B-profenid, Deocil e imobilizou o meu braço (do ombro até os dedos – base de gesso + ataduras).
De ontem p/ hoje (domingo) passei outra noite em claro e com muita dor. Nenhum remédio ameniza a dor que não passa desde quinta-feira). Não aguento mais!!!! Se eu fizer o menor movimento com algum dedo, virar o pescoço, abaixar, … chega a dar fisgada. Sinto fisgadas tb no meio do omoplata esq.
Tenho feito tudo o que os médicos mandam mas estou piorando.
No meu desespero comecei a pesquisar sobre o assunto na internet e cheguei ao seu site… graças a Deus. Por favor me de uma orientação. Obrigada e um abraço.
è dificil te dar um parecer sem te examinar e ver seus exames…mas me parece que temos um problema na sua coluna que precisa ser melhor investigado… procure um especialista em coluna e veja o que ele te diz
boa sorte
minha sogra sofreu uma queda a seis anos, fez cirurgia no ombro , mas ainda tem dores , dizem que ela precisa fazer a cirurgia novamente e colocar outra protese que custa 40 mil reais. Gostaria por gentileza de uma orientação a respeito. a protese custa mesmo este valor? e possivel ela fazer esta cirurgia pelo inss?
ola Dr Joel, tenho 28 anos a em 10 de agosto de 2011 sofri um acidente de moto e fraturei o colo do umero, coloquei 4 parafususos no ja estao calcificdos, nao tomei nenhum tipo de atb so os 1° 7 dias remeido pra dor, realizei ultrason e tive o resultado de tendinoplastia do supra espinhal, o medico q me operou nao qur tirar os parfusos e outo medico nao quer mexer, nao consigo realizar abdução lateral e frontal o que devo fazer
dificil pois não te examinei e não vi seus exames… mas na minha experiencia com pacientes operados da mesma maneira que você, e que com a retirada dos parafusos as dores melhoraram significativamente
boa sorte
Bom dia Doutor, tenho frouxidão ligamentar no ombro direito esse ano é a segunda vez que meu ombro sai do lugar, saiu do lugar sábado a noite ( há 3 dias atras), todos os ligamentos do meu corpo vão a menos cinco, tenho muita flexibilidade, eu mesma coloquei (como sempre faço quando sai) meu ombro no lugar, fazia fisioterapia na academia, porém, malho e paro, não é algo 100% constante em minha vida, como deveria ser (como escovar os dentes). Gostaria de saber se o senhor tem alguma indicação de médico especialista em ombro no Rio de Janeiro, e se meu caso é caso cirurgico (já fui em médicos, mas a maioria esp. em joelho).
A indicação cirúrgica depende de uma serie de fatores
Importante realmente e passar com um especialista em ombro mesmo…
Conheço alguns nomes mas seria anti ético indicar um sobre outro
Boa sorte
Boa noite Dr. Joel .
Tenho dores no meu ombro esquerdo a mais ou menos 10 anos, com o passar dos anos a dor ás vezes é muito forte.
Por isso resolvi fazer uma investigação, fui ao médico traumatologista.
Fiz uma ecografia, RX e ressonância…
Aqui abaixo o resultado…
Leve bursite subacromial / subdeltoidéia.
Derrame articular.
Alterações de sinal envolvendo o ladrum da glenóide,
relacionado a degeneração com ruptura associada,
inclusive com aparente destacamento da sua porção mais superior.
Alterações degenerativas na articulação glenoumeral,
com afilamento dos revestimentos condrais, e áreas de edema ósseo com formações
císticas, degenerativas, na superfície articular da glenóide.
Acúmeulo de líquido na bursa subcoracóidea.
Tendões do manguito rotador preservadas.
Faço fisioterapia a pelo menos 6 meses e nada de terminar com as dores , inclusive não
tenho força no braço.
O médico traumatologista que me examinou, disse que é preciso fazer cirurgia.
Já o médico fisiatra, quer que eu faça somente fisioterapia…
PERGUNTAS:
Qual o tratamento que o senhor me indicaria ?
Quanto tempo levará o tratamento?
Gostaria que o senhor me enviasse a resposta via e-mail.
Andre, vc é muito jovem e já tem lesões serias no ombro… realmemente, se já está 6 meses fazendo fisioterapia sem melhora, acredito que a melhor opção seja a cirurgia… procure um colega especialista em cirurgia de ombro na sua região… seu caso é delicado…
boa sorte
Fiz este contato pois estou um pouco preocupado e com duvidas em relação ao meu ombro. Tenho 23 anos e no dia 21/12/2012 treinando Jiu Jitsu cai por cima do meu ombro com peso e sofri uma lesão acromio clavicular de grau 3 segundo meu médico.
Ele me disse que a minha operação é opcional e até mais por uma questão estética, disse que existem casos em que o paciente continua praticando sua atividade física e nem opera, pois caso caia novamente pode perder a cirurgia.
Optei por não operar inicialmente. Passaram alguns dias e estou bem melhor, com pouquissima dor, apenas em alguns movimentos especificos, mas não passou nem um mês ainda então eu creio estar em um ritmo normal.
Voltei hoje ao treino de Jiu Jitsu 07/01/2013.
Treinei normal, sem impacto, ou muita dor, apenas o que eu julgo normal em minha situação.
A questão é que quando eu voltei para a casa tive a impressão de que a queda do braço e a deformidade do ombro pode ter aumentado. Eu realmente não sei se isto é paranoia minha pela falta de confiança no Jiu Jitsu ou se realmente caiu um pouco.
É possível este tipo de coisa Dr Joel?
É possivel que meu braço caia cada vez mais em virtude dos treinos?
Eu estou mais sujeito a lesões no ombro e no braço em virtude desta luxação?
Meu braço pode chegar a sair do lugar mesmo, como algumas pessoas dizem, em que o braço chega a sair da superficie em que ele normalmente fica?
Posso continuar treinando normalmente?
pode acontecer sim da subluxação piorar… mas para se ter certeza isso tem que ser avaliado por meio de radiografias… pela lesao grau 3 que tem pode sim eventualmente ter outras lesoes mas muitos atletas convivem bem com essa lesão… sugiro que siga em frente e acompanhe de perto com seu médico
boa sorte
Tenho 16 anos, aos 4 sofri uma fratura grave no úmero, na área de articulação do cotovelo. Fiz fisioterapia por uns tres meses, mas não consegui a extensão total do braço, pois o local onde fraturei ficou mais grosso e impede que eu o estique. Quando crinça não ligava muito, mas agora que me procupo com o corpo sim, pois percebi que o meu triceps na área do cotovelo é atrofiiada. Isso me encomoda bastante hoje, mas os medicos me desaconselham a fazer a cirurgia pois pode não adiantar nada , não sei mais oque. Mas ja aguentei isso por tempo de mais eu acho. Não sei se o sr. me entendeu, queria saber o que você acha. E também se eu quiser marcar uma consulta no albert einstein o plano sulamerica cobre rsrs.
tudo depende de quanto você estica seu cotovelo… se isso for funcional, deve aceitar a sequela, se não for, tem que se pensar em algo a fazer…
para te dar realmente uma opinião adequada de um caso grave como o seu, precisaria te examinar e avaliar seus exames..
boa sorte
Boa noite dr.joel, gostaria ter irnformções relacionada a uma cirurgia que irei fazer dia 16 de março,faz 5 anos que levei uma queda na ocasião da queda eu tive fratura e luxação do onbro esquerdo fiz tratamento,mais isso vem me encomodando eu procurei um médico especialista em onbro ele solicitou um raio x e uma ressonância do onbro esquedo e o resuldado foi o seguinte: irregularidade do tubérculo maior umeral,provavelmente sequelar
busite subacromial / subdeltóidea
Rotura parcial de fibras articulares transicionais do supra / infraespinhal
Ausência de derrame articular significativo.
Então gostaria de saber quais os riscos? sera feita uma artroscópia isso temsequela? precisa tomar anétesia geral e local? fico grata por sua resposta se poder me esclarecer o meu muito obg e Deus abençoe.
Essas respostas tem que ser dadas pelo colega que irá te operar… ele te explicará qual tecnica usará, que tipo de anestesia gosta, como são os resultados etc
boa sorte
Desde meus 11 anos de idade convivo com dores no cotovelo devido a uma fratura que tive bem perto da junta. Essa fratura deixou meu braço “torto” cerca de 20º. Isso tudo ocorreu por falha médica e quando meus pais procuraram outros profissionais especialistas, os mesmos aconcelharam a não me operar por estar em fase de crescimento. Porém esses últimos anos vem me incomodando bastante e gostaria de saber se posso fazer uma cirurgia. Hoje tenho 31 anos de idade.
Olá Dr. Joel Murachovsky,
Tenho 28 anos, surfo desde os 11 e faço musculação há uns 6 anos. A musculação passei mais ou menos o ano de 2012 malhando leve. Final de 2012 voltei aos treinos mais pesados. Início de março de 2013 tive umas dores no ombro no dia seguinte à musculação (não senti nada durante o treino), e malhei novamente 2 dias depois (com leves dores). Dias depois as dores aumentaram. Fui ao ortopedista, ele pediu o Raio-X e uma Ultra-sonografia do ombro esquerdo, apresentando os seguintes resultados:
Raio-X do Omoplata ou Escápula
Laudo:
– Estrutura e densidade óssea normal.
– Superfícies articulares regulares
– Espaço articular conservado
– Calcificação peri-articular. Bursite.
Raio-X do Ombro Esquerdo – 2P
– Estrutura e densidade óssea normal.
ULTRA-SONOGRAFIA DO OMBRO ESQUERDO
– Exame realizado com transdutor linear de alta resolução.
– Tendão infra-espinhal, espessado e heterogêneo, com focos hiperecogênicos sugestivos de calcificação / fibrose e hipoecóicos sugestivos de edema / microruptura, junto à inserção.
– Tendão subescapular de espessura e ecogenicidade preservadas, apresentando focos esparsos de calcificação junto à inserção.
– Demais estruturas de manguito rotadoríntegras.
– Tendão cabeça longa do bíceps braquial de aspecto e espessura habitual sem sinais de líquido em sua bainha.
– Articulação acrômio-clavicular preservada.
– Ausência de derrame articular ao método
– Ausência de líquido na bolsa subacrominal/subdeltoídea.
– Planos músculo-adiposos locais sem particularidades.
OPINIÃO:
– Tendinopatia calcárea infra-espinhal e subescapular Correlacionar com estudo radiográfico.
Já fiz 13 das 20 sessões de fisioterapia.
Sinto dores em alguns movimentos como por exemplo: ao segurar a mão esquerda no ombro direito e depois levantar o cotovelo.
No dia a dia as dores não estão me incomodando muito, mas estou afastado da musculação e do surf.
Pela sua experiência, o Sr. acha que meu caso é grave?
Será que somente a fisioterapia será suficiente?
Quanto tempo mais ou menos o tratamento?
A causa provável é a alimentação ou os esportes como surf e musculação (no meu caso, caracterizada como falta de alongamento e sobrecarga).
Bebo 1 litro de leite por dia, por ser rico em cálcio isso vai me prejudicar no que diz respeito à calcificação? Que tipos de alimentos devo evitar ou incluir no meu cardápio por conta dessa calcificação?
Ao tempo que agradeço, parabenizo pela sua atenciosa forma de trabalhar.
o caso não é grave e dependendo do tamanho da calcificação tem como tratar apenas com fisioterapia
sugiro que tire essas duvidas com seu médico…
boa sorte
Olá Dr.Joel
tenho 20 anos, e no dia 29/12/12 sofri duas fraturas uma no cotovelo e outra no punho,
no dia 30/12/12 foi feita a intervenção cirurgica no cotovelo foram 2 placas, 12 parafusos e um fio no punho foi uma placa e 6 parafusos, não sei os nomes dos ossos, mas o osso quebrado do cotovelo é o que sai do ombro e chega ao cotovelo e no punho é o osso que sai do cotovelo e e chega ao dedão.
Já fiz mais de 50 sessoes de fisioterapia entretanto não obtenho resultado na flexão do cotovelo chego no maximo ao angulo de 90 graus, ja no caso da supinação obtive um resultado pequeno. no punho os resulados se mostraram satisfatorios não está 100% mas consegui evoliur bastante.
Estou com outro problema no nervo ulnar desta forma não sinto a parte de baixo da mão, entretanto consigo mexe-la, nesta semana irei passar em um especialista em mão para saber se é um caso cirurgico ou não.
Gostaria de saber se é normal esta demora na recuperação do movimento de flexão do cotovelo.
não é normal, mas a fratura foi grave e sem ver seus exames e te examinar qualquer coisa que eu falar pode ser inapropriado…volte no seu médico e converse com ele ou procure outro profissional que seja de sua confiança para ser reavaliado
boa sorte
Dr Joel Gostaria da sua opinião sobre um resultado de exame de resssonância magnética que fiz do meu ombro direito ; Alterações osteodegenerativas na articulação acrômio-clavicular caracterizada por discreta reação osteofitária marginal nas superfícies articulares,associadas a espessamento cápsulo-ligamentar. Tais achados determinam compressão sobre a transição miotendínea do supra-espinhal.
Acrômio tipo ll segundo a classificação de Bigliani com inclinação lateral inferior.
Moderada quantidade de liquido na bursa subacromial/subdltóidea e subcoracóidea, relacionada a burcite.
Tendinopatia das fibras insercionais do tendão supra-espinhal, com foco de rotura parcial extensa no Foot-print,estendendo-se por cerca de 0,8 cm no diâmetro ântero- posterior,acometendo mais de 50% da espesssura do tendão.
Tendinopatia das fibras insercionais do tendâo subescapular e do infra-espinhal,sem sinais de rotura francas.
Demais tendoes que compoem o manguito rotador apresentam-se com espessura e intensidade de sinal preservados.
acredito sei importante examinar o paciente e ver as imagens para te falar algo concreto.. acho importante procurar um especialista em ombro na sua região para ter tal avaliação
boa sorte
meu vô sofreu um acidente de transito e ficou com muitas lesões ,o laudo medido diz :ombro :imagem sugestiva de fratura antiga distal da clavícula e omoplata esquerdo , deformidade da articulação escapulo – umeral esquerdo / punho esquerdo : fratura distal do radio consolidada viciosamente: pois bem ele ficou internado no dia do acontecido mas nada foi feito hoje eu tento aposenta-lo mas os peritas diz que ele pode sim trabalha e que isso não o impede de nada mas ele não consegue nem levanta o braço e vive tendo tonteiras e cai muito minha pergunta é uma pessoa com esse tipo de situação tem condições de trabalha ?e também quais médicos devo procura pois o ortopedista só passa fisoterapia e isso não resolve nada .e qual a conclusão geral dessas fraturas ?
eu não tenho como te responder pois não o examinei nem avaliei seus exames, contudo procure um especialista em ombro e outro de mão na sua região para ele ser avaliado…
boa sorte
Estou com uma lesão de aproximados 90% no supraespinhal, aliado a bursite e lesão parcial no manguito rotador e me foi recomendado uma artroscopia no ombro.
Minha maior preocupação é a recuperação, pois sou muito ativo no esporte (natação, remo, musculação) e quero voltar a todas elas. Assim fica o questionamento existe alguma possibilidade fora da cirurgia? Caso realizado o procedimento artroscópico, poderei voltar ao esporte em quanto tempo?
Agradeço a atenção e aguardo notícias.
não vejo outra opção para você se realmente tiver o que foi descrito… quanto ao tempo depende muito do tamanho da lesão, qualidade do tendão e tecnica empregada pelo colega… por isso essas perguntas você deverá perguntar para o colega que cuidará do seu caso…
Sofri um acidente de moto onde fraturou o úmero e a cabeça do úmero, onde fui submetido a uma 1ª cirurgia sem sucesso, pois veio a infeccionar e no laudo do médico ele diz que: “foi submetido a osteossintese de umero proximal Direito que evoluiu com infecção e artrite septica onde foi submetido a retirada da cabeça umeral numa segunda cirurgia, deverá ser submetido à artroplastia uma vez que não possui cabeça umeral”.
fui encaminhado ao TFD, pois não existe centro especializado no meu estado que realize o tratamento com convênio junto ao SUS, após meus exames e documentos serem enviados para avaliação e aprovação ao centro especializado para realização e colocação de prótese de ombro, recebi a resposta do médico que recebeu meus exames da seguinte forma: “PACIENTE JOVEM, COM GRAVE SEQUELA DE FRATURA ARTRITE SÉPTICA, NÃO HÁ INDICAÇÃO DE ARTROPLASTIA DEVIDO À IDADE, À INFECÇÃO E A INCOMPETÊNCIA DO MANGUITO ROTARDOR, O QUE TORNARIA A PRÓTESE INSTÁVEL”
Dr. gostaria de uma orientação a essa resposta, pois aqui no estado não conseguir ter um esclarecimento e um encaminhamento a um especialista em ombro, visto que tive que recorrer ao ministério público e só agendaram uma consulta após 2 meses com um ortopedista com o qual consultei e ele me receitou que realizasse fisioterapia e me encaminhou novamente ao ortopedista que realizou a cirurgia, sendo que o ortopedista que me operou disse que não ver mais nenhum tratamento para mim, ou seja ele disse que a única indicação ou solução é a realização de cirurgia para colocação de prótese.
Dr. estou já estou com 8 meses que fui operado e que foi retida a cabeça do úmero
Tenho 41 anos
não estou tomando nenhum medicamento
não estou até o momento realizando fisioterapia
Estou com dúvidas do que devo fazer
Creio que o Senhor tenha uma orientação pra mim, pois achei o seu site várias vezes que consultei algo sobre especialista em ombro.
seu caso é grave e a resposta que o colega te deu é correta… o que deveria e talvez tenha sido feito foi no momento de retirada da cabeça do umero por infecção ter feito a sutura dos tuberculos maior e menor junto a diafise do umero, cirurgia de jones, o que lhe permitiria uma movimentacão parcial do ombro…
fora isso no momento acredito que qualquer outra ação seria pior para seu caso…
Nemias Andre de Souza
Bom dia Dr.
Moro na região norte e a 5 meses comecei a sentir uma dor no ombro e diminuição da amplitude dos movimentos. em viagem a recife procurei um ort em ombro o mesmo me pediu uma RM e RX do ombro. onde se confirmou capsulite adesiva. O mesmo me orientou ao chegar na minha cidade procurar um ort. e fazer bloqueio com marcaina 0,5% DE 10 EM 10 dias. mas o medico esta usando xylocaina s/v 10 ml e a resposta não aconteceu já fez 6 aplicação. e a dor continua da mesma forma os musculos do braço estão flacidos meio atrofiado. observando um artigo da revista de anestesiologia sobre o bloqueio no nervo supra escapular, acho que esta sendo feito mas atraz no supra espinhoso. aqui é carente de especialista. Me de uma luz, se tiver que ir pra São paulo como posso encontrar?
grato
Nemias
Dr. Joel, Gostaria de uma orientação, em 18 de novembro passei por uma cirurgia no cotovelo o qual se quebrou por queda há um ano, foi fratura exposta fiquei com suporte esterno uns 3 meses em 2012. Agora nesta atual cirurgia o médico abriu por traz do braço D, e ao chegar no osso encontrou uma ” bixiga ” inflada tamanho de bola de gude contendo sangue, o que ele conseguiu fazer é cortar parte do osso faturado e colocar suporte em forma de oito e dois cajadinhos. bom isto ele diz que terá que verificar resonância se é realmente veia para fazer outra cirurgia. favor oriente-me.
desculpa mas não consegui entender o que está acontecendo com seu caso… devido a complexidade sugiro que se a senhora está com duvida do que esta sendo feito, converse melhor com seu medico, e se mesmo assim não entender ou não ficar confiante, a senhora tem o direito de ouvir outra opinião
boa sorte
PERGUNTA: Fiz um exame recente RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO OMBRO DIREITO e a impressão da desta foi:
Osteo-artrose acrômico-clavicular, com sinais de sobrecarga mecânica
Leve bursite subacromia/subdeltoidea
Tendinopatia supra espinhal e subescapular
Pequeno derrame articular
O médico passou uma medicação (04 no total) e sessões de fisioterapia. Sou professor,e gosto muito de escrever na lousa, porém já sinto que este lado pesa. A indicação deste no meu tratamento é a mais eficaz?Necessária? Não foi falado nada de cirurgia. O senhor poderia fazer um relato para mim.
Sofri uma fratura exposta do cotovelo, e perdi a articulação e a garra da mão esquerda.
Posso fazer uma prótese de cotovelo?Tenho 44anos.
respondido no seu e-mail…
EXISTE HOJE NO MERCADO ALGUM TIPO DE PROTESE PARA COTOVELO, PARA FICAR INTERNAMENTE SEM ESTAR ESPOSTAS, POIS A ROTULA DO MEU COTOVELO PARTIU EM VARIOS PEDAÇOS EM UM ACIDENTE DE MOTO, ONDE TENHO UMA PEQUENA LIMITAÇÃO NO BRAÇO SEM PODER DESTENDER COMPLETAMENTE, DESDE JA AGRADEÇO E AGUARDO RETORNO, OBRIGADO…
sim existem, mas sua indicações são restritas e pequenas limitações em que a pessoa consegue realizar bem suas atividades diárias não deve ser encarada como um grande problema fazendo-se da necessidade de cirurgia…existem muitos riscos numa cirurgia desse porte e precisa valer a pena,certo?
Boa sorte
Olá Dr. Sofri uma lesao no cotovelo e fui atendido em Poa, onde moro, por dois médicos bastante indicados. No entanto, a conduta de tratamento de um divergiu da do outro, ainda que ambos tiveram consenso em não optar pela cirurgia. Se eu lhe escrever com calma o Sr me dá sua opinião?
sem te examinar e ver seus exames não… seria um erro… sugiro que confie em um dos colegas e acate seu tratamento…
Sou jogador de tênis (nível avançado) competitivo e estou com osteoartrose na articulação acromioclavicular. Gostaria de saber se a cirurgia de Munford é indicada para atletas de alto rendimento no tênis ou o ressecamento de 1cm não é suficiente para evitar o impacto dos ossos pelo fato de o tênis exigir muito da articulação do ombro, o que a tornaria uma cirurgia indicada apenas para pessoas “normais/não tenistas”. Obrigado.
Caro Rafael,
antes de fazer qualquer procedimento cirurgico devemos sempre tentar o tratamento fisioterapico… posso te dizer que tenho diversos atletas com esse mesmo problema e a grande maioria melhorou com a fisioterapia
devo lembra-lo que existem algumas patologias do ombro que mimetizam sinais e sintomas parecidos com o que voce vem se queixando… partindo do principio que o diagnostico de artrose acromio-clavicular esta correto assim como fisioterapia nao deu bom resultado a cirurgia deve ser indicada… e mesmo para atletas de alta performance seus resultados sao muito bons… gosto de realizar esse procedimento por artroscopia e no dia seguite o paciente ja inicia fisioterapia
fico a disposicao
Boa sorte
Dr. Joel
Got it! Thanks a lot again for helnpig me out!
Boa noite Dr. Joel. Ha algum tempo sentia dores no ombro direito desde 2007, algus anti- inflamatorios e logo estava pronto, meu trabalho é super hipper repetitivo e no mes passado as dores aumentaram muito, procurei um especialista e na RM foi constatado “Artrose acrônio-clavicular” e discreta tendinose do tendão do musculo infra-espinal; levei até o Dr. e ele me sugeriu uma cirurgia pois com o desgaste “formu-se uma ponta a qual esta incomodando e podendo romper com o tempo o tendão”, bem estou apreensivo pois meu trabalho exige muito de minha capacidade fisica, sera que após a cirurgia continuo com os movimentos de antes só que sem dor? Quanto tempo em média demoraria o processo de recuperação? Desde já agradeço sua atenção, obrigado.
Frnklay I think that’s absolutely good stuff.
Boa tarde Doutor,
Faço musculação há alguns anos, recentemente comecei a sentir dores no cotovelo, aparentemente, trata-se de epicondilite medial.
Estou fazendo fisioterapia, mas não obtive melhora, acho que está crônico.
Infiltração é indicada no meu caso ? … Ouvi dizer que esse procedimento é muito prejudicial aos tendões.
Abraço
CAro Alexandre, infelizmente para tratar algo precisamos ter certeza do diagnóstico… sugiro que vc converse com seu médico sobre a possibilidade de vc realizar um raio x e uma ressonancia magnética de seu cotovelo para confirmar ou não esse diagnóstico de epicondilite medial
Boa sorte
boa tarde Dr. Joel fui subemetida a tratamento cirugico p/ neurite cubital do nervo ulnar do cutuvelo ou seja neropatia mielinica do nervo ulnar , uma ( neurolise do nervo ulnar + transposiçao nervos) em 19/05/2011. bom foi no cutuvelo esquerdo um corte muito grande.mas apos a cirugia nao estou tento melhora pois estou com os msm sintomas, agora tenho gandras nos dedos nao consigo pegar nada sinto dormencia no cutuvelo .bom nao obtive melhoras tenho dores que nao tinha antes , fui operada por um especilalista de mao. agora estou sendo encaminhada pra um neuro – cirugiao. fiz um exame de eletroneuroniografia em setenbro aqui vai a resposta do exame bom vou tentar digitar ok?
o esttudo de neuroconcndaçao sensitiva dos mmss avaliou os nervos medianos, ulnares e radias nos respectivos segmentos entre o punho e os digitos111, v e polegar. obtivemos nos nervos medianos e radias potencias com caracteristica normais de amplitudes, duraçoes. formas dos pontencias e velocidadades. nos nervos ulnar, encontramos quedas de amplidudes, a esquerda.escuntando-se os nervos ulnares. os valores realtivos saos normais tanto entre os diferentes nervos ipsilaterais quando entre os homologos.
o estudo de neroconduçao motora foi relaizado nos nervos medianos nos segmentos comprometidos entre o terço distal do braço eo punho de cda lado. neles encontramos velocidades de conduçao motora dentro dos limites normais bem como as amplidudes e duraçoesde cada uma das resposta obtidas. os valores relativos mostram-se normais.
na conduçao motora dos nervos ulnares foramestudos os segmentos do entebraço ( distal ao cotuvelo ate o punho) eo segmento correspondende propriamente a regiao do cutuvelo e cansl esquerda. no segmento do cutuvelo encontramos queda da velocidade a esquerda e velicidade limitrofe a direita.
no estudo por eletrodo por intramuscular nao encontramos atividade espontanea patogiga durante repouso. durante contraçao volutaria observamos unidades motoras normais,com padrao de contraçao rarefeito no territorio do ulnar esquerdo.
comentarios
OS DADOS OBTIDOSE ACIMA DESCRITOS MOSTRAM NORMALIDADE NEUROFUNCINAL EM TODOS OS PARAMENTOS OBTIDOS E CALCULADOS EXETO NO NERVO ULNAR ESQUERDO,NO QUAL ENCONTRAMOS QUEDA DE VELOCIDADE, ESPECIALMENTE NO SEU SEGMENTODO CUTUVELO ( CANAL ULNAR).
NESTE PONTO E IMPORTANTE CONSIDERAMOS QUE UM NERVO RECONSTITUIDO PODE , MESMO APOS O TRATAMENTO ADEQUADO, NUNCA ALCANÇAR OS PARAMENTROS DE NEUROCONDUÇAO ORIGINAIS. ESTE FATO SE DA EM FUNÇAO DAS CARACTERISTICAS FUNCIONAIS DA MIELINA NEO -FORMADA, QUE APRESENTA INTERVALOS INTERNODAIS MENORES E PORTANTO, MENOR VELOCIDADE DE CONDUÇAO. ADEMAIS, PERDAS AXONAIS ASSOCIADS NO CURSO DA PATOLOGIA PODEM EVENTUALMENTE OCORRER, SEM QUE HAJA RECUPERAÇAO FUNCIONAL DE PARTE DAQUELES AXONIOS LESADOS. A ASSOCIAÇAO DESTES EVENTOS. LEVA A PERPETUAÇAO DE UMA DISFUNÇAO RESIDUAL, QUE TENTE A SER TANTO MAIOR QUANDO MAIS INTENSAS FOREM A DESMIELINIZAÇAO E A PERDA AXONAL ATINGIDAS NO DECORRER DA PATOLOGIA, PREVIAMENTE A INTERVENÇAO TERAPEUTICA.
DESTA FORMA, OS ACHADOS ATUAIS REFERENTES AO NERVO UNLNAR ESQUERDO DEVEM SER CONSIDRADOS DENTRO DE CORRELAAO CLINICA E JUNTAMENTE COM O ESTUDO PRE- OPERATORIO, PODENDO AS ALTERAÇOES ATUAIS SERAM APENAS RESIDUOS DAS ALTERAÇOES ANTIGAS.
Dr Joel Murachovsky, boa tarde.
Estou sentindo um encomodo no cotovelo direiro (dor) a sete meses, fiz 30 seções de fisioterapia, uso de gelo, bandagem e o encomodo não continua.
O laudo medico indica epicondilite e a orientação é continuar fazendo fisioterapia.
Pergunta?
Estou fazendo a coisa certa?
Tem algum tratamento novo?
No aguardo.
Obrigado.
Júnior
se entendi bem a sua dor melhorou…
o que precisa fazer é fortalecer a musculatura extensora e supinadora do punho, se preocupando no ganho de resitencia…
boa sorte
Dr. Joel,
Tenho diagnóstico de epicondilite lateral nos dois cotovelos desde 10/2011, comprovados por 2 ultra-som e 1 RM. Estou sendo submetido a tratamento convencional, onde já realizei 80 sessões de fisioterapia, 20 de acupuntura, 2 x por dia luz infra-vermelho com aplicação de pomada Cataflan e hidroterapia, onde apenas permaneço na água quente. Comecei a realizar o fortalecimento muscular apenas a partir da 70ª sessão de fisio. Já fiz uso de ultracet, dolamin e naprox nos primeiros meses, sendo que atualmente somente tomo dolamin e baclon quando sinto dores mais fortes. Senti os efeitos colaterais no uso dos dois primeiros medicamentos (desorientação e intestino preso respectivamente).
Estou sem trabalhar desde 11/2011. Sou funcionário público e utilizo o computador nas minhas atividades diárias. O problema não é decorrente de jogar tênis. Ainda sinto dor nos dois cotovelos durante simples atividades diárias. Estou há vários meses sem dirigir e carregar qualquer tipo de peso.Vi sua técnica de cirurgia por meio de artroscopia. É caso de se pensar em cirurgia pelo meu histórico?
A epicondilite geralmente não doi apenas para trabalhos com PC… e não deveria doer tanto para atividades corriqueiras do dia a dia…precisamos saber se não há alguma coisa a mais… não sei se passou com um especialista na sua região, se a fisioterapia foi feita da maneira correta…
a grande maioria dos paciente melhora com a fisioterapia…
eu procuraria entender primeiro isso antes de indicar cirurgia…
boa sorte
Dr Joel.
Fiz cirurgia do cotovelo e ganhei uma protese de radio (tive a triade maldita). Depois de um tempo fiz de novo micro cirurgia para tirar a fibrose apenas. Continuo com limitações para esticar principalmente. O que acha que posso fazer para esticar. Operar de novo, ou continuo na fisio. Preciso de uma sugestão. A cirurgia em sí está OK. apenas a fibrose não consigo tirar. se possivel, me envie um e-mail. obrigado
depende de diversos fatores, a limitação pode ser apenas de partes moles ou estar associada a partes osseas… para te dar uma melhor informação seria importante te examinar e analisar seus exames… não sei se trata com um especialista em sua região se sim converse melhor com ele sobre suas queixas e duvidas e se não, procure ouvir a opinião de um
boa sorte
Dr. Joel, Sou praticante de musculacao e hà mais ou menos 6 meses venho sentindo dores no ombro D. em determinados exercicios, principalmente os de supino… Porém, procurei o medico hà apenas dois meses e fiz diversos exames: rx, rnm… O diagnostico dos exames junto com o clinico foi de artrose acromioclavicular D com edema local . Só sinto dor nos movimentos de aducao horizontal e sem fazer exercicios não sin to nada. Já fui a dois medicos, um quis logo fazer infiltração e se não der resultado cirurgia para ressecar parte distal da clavicula e o outro passou apenas fisioterapia. Não fiz nenhum dos dois ainda e hà dois meses parei de malhar mmss. Queria sua opniap de tratamento. Muito agradecido desde já.
A fisioterapia é o mais indicado de inicio… eventualmente a infiltração pode ser indicada e a cirurgia deve ser indicada quando o tratamento conservador falha… geralmente a literatura pede para parar as atividades que causam dor…
boa sorte
Sofri uma fratura exposta do cotovelo, e perdi a articulação e apresento garra na mão esquerda, devido rompimento do nervo ulnar. Sinto dores, queimação e, muitas vezes, fisgadas fortíssimas. Perdi parte do olécrano (SIM). Meus ossos, ulna e rádio, mantem atrito constante. Pelo exposto, venho buscando meios para amenizar esse sofrimento que perdura há 3 anos. Resido no Rio de Janeiro.
Estou com grande esperança!
Seu caso é grave, e precisa de ajuda de alguem que seja especialista em cotovelo… sem olhar seus exames e sem saber sua historia adequadamente, perfil, e te examinar não consigo te ajudar…
vc ja passou com especialista em cotovelo ai no Rio?
Não. O sr. conhece algum médico que possa me olhar? Atualmente estou com um cirurgião de mão – Dr. João Recalde, que fez a cirurgia do nervo ulnar (retirou o sural da perna direita e colocou no braço esquerdo). Na época do acidente, já com os fixadores externos, e tendo sido transferida do hospital público para uma clínica, com o intuito de dar continuidade ao processo, apenas tive uma cirurgiã plástica para fazer a enxertia (proteção para os ossos) e, não conseguiram, naquele momento um especialista para cuidar do rompimento do nervo e da articulação. Só 1 ano depois é que fiz a cirurgia do nervo, isso porque a cirurgiã que me atendeu conseguiu o contato desse maravilhoso cirurgião de mão – Dr. João Recalde. Tenho sido assistida por ele desde então. No momento estou para realizar outra cirurgia – reparação do cotovelo (plástica), por isso, quando soube da técnica utilizada por ti, fiquei com muita esperança e, antes de fazer uma plástica, preciso ter certeza de que posso melhorar o atrito que tanto me incomoda.
Marquei uma consulta contigo no dia 27/06, às 18h. É uma pena que o plano de saúde AMIL 120 não é aceito pelo hospital. Fiquei de confirmar com a Erika sobre a minha ida.
Abraços.
pelo plano infelizmente não conheço alguem para te indicar…
Olá, gostaria de saber se o medicamento sulfato sódico de condroitina + sulfato de glicosamina é indicado para pacientes que sofreram fratura exposta em cotovelo, com perda de cartilagem. Obg
Sim pode ajudar
Boa sorte
Sou medica e amo tenis. Tenho 47 anos e tive uma perfuracao completa do supra espinhoso e bursite ( RNM). Estou fazendo fisioterapia e repouso ha 20 dias com melhora da dor, mas estou preucupada com o retorno ao tenis. Alguns colegas indicaram cirurgia, outros nao. O que e melhor no caso do tenista?
SUZANA TUDO BEM?
UMA LESÃO COMPLETA DE TODA ESPESSURA DO SUPRA ESPINAL NUMA PACIENTE ATIVA, 47 ANOS E QUE QUER CONTINUAR JOGANDO TENIS É = A CIRURGIA
SE FOR O LADO DOMINANTE PRINCIPALMENTE… INFELIZMENTE NÃO TEM OUTRA SAIDA… E O QUANTO ANTES, POIS OS RESULTADOS SÃO TEMPO DEPENDENTE
FICO A SUA DISPOSIÇÃO SE PRECISAR DE ALGO
BOA SORTE
Boa tarde Dr. Joel, antes de tudo desculpe-me pela digitação (estou usando apenas 1 mão). Tenho 1 hérnia de disco póstero-mediana de base larga em C6-C7, lateralizada à esquerda. O problema começou em 98, fiz muita fisioterapia e não tive + problemas. Em janeiro deste ano deste ano comecei a sentir dormência nas mãos. Após ENMG o resultado foi Lesão focal no trajeto distal do nervo mediano esquerdo pelo Túnel do Carpo, de intensidade moderada. O neurologista receitou Mirtax e o uso de imobilizador p punho esquerdo. A dormência passou.
Em junho comecei com os dedos mínimo e anelar (2 mãos) e indicador da mão direita em gatilho e uma dor bem no meio do antebraço esquerdo. Fui ao ortopedista que diagnosticou Epicondilite. Receitou Nisulid, Miosan, novalgina “em caso de dor”, imobilizador p punho por 30 dias e 10 sessões de fisiot.
Bem, a dor que aparecia somente na parte da manhã foi aumentando a duração. Na 7a. sessão (quinta-feira passada) além do dia todo começou tb a noite. A intensidade aumentou.
A fisioterapeuta pediu p procurar um Reumatologista. Fui e ele receitou Mirtax, Nisulid e Diprospan.
Os remédios parecem que n tem efeito nenhum, estou piorando a cada dia. De sexta p sábado não dormi de tanta dor que irradia pelo braço todo (do omoplata esq. até o punho).
No meio do antebraço, parte de cima, chega a queimar. Sábado amanheci no pronto-socorro: o ortop. mandou suspender tudo o que eu estava tomando e aplicou 2 injeções, receitou B-profenid, Deocil e imobilizou o meu braço (do ombro até os dedos – base de gesso + ataduras).
De ontem p/ hoje (domingo) passei outra noite em claro e com muita dor. Nenhum remédio ameniza a dor que não passa desde quinta-feira). Não aguento mais!!!! Se eu fizer o menor movimento com algum dedo, virar o pescoço, abaixar, … chega a dar fisgada. Sinto fisgadas tb no meio do omoplata esq.
Tenho feito tudo o que os médicos mandam mas estou piorando.
No meu desespero comecei a pesquisar sobre o assunto na internet e cheguei ao seu site… graças a Deus. Por favor me de uma orientação. Obrigada e um abraço.
è dificil te dar um parecer sem te examinar e ver seus exames…mas me parece que temos um problema na sua coluna que precisa ser melhor investigado… procure um especialista em coluna e veja o que ele te diz
boa sorte
Tudo bem, obrigada pela atenção e indicação. Um grande abraço e sucesso!
minha sogra sofreu uma queda a seis anos, fez cirurgia no ombro , mas ainda tem dores , dizem que ela precisa fazer a cirurgia novamente e colocar outra protese que custa 40 mil reais. Gostaria por gentileza de uma orientação a respeito. a protese custa mesmo este valor? e possivel ela fazer esta cirurgia pelo inss?
sim isso é possivel…
ola Dr Joel, tenho 28 anos a em 10 de agosto de 2011 sofri um acidente de moto e fraturei o colo do umero, coloquei 4 parafususos no ja estao calcificdos, nao tomei nenhum tipo de atb so os 1° 7 dias remeido pra dor, realizei ultrason e tive o resultado de tendinoplastia do supra espinhal, o medico q me operou nao qur tirar os parfusos e outo medico nao quer mexer, nao consigo realizar abdução lateral e frontal o que devo fazer
dificil pois não te examinei e não vi seus exames… mas na minha experiencia com pacientes operados da mesma maneira que você, e que com a retirada dos parafusos as dores melhoraram significativamente
boa sorte
Bom dia Doutor, tenho frouxidão ligamentar no ombro direito esse ano é a segunda vez que meu ombro sai do lugar, saiu do lugar sábado a noite ( há 3 dias atras), todos os ligamentos do meu corpo vão a menos cinco, tenho muita flexibilidade, eu mesma coloquei (como sempre faço quando sai) meu ombro no lugar, fazia fisioterapia na academia, porém, malho e paro, não é algo 100% constante em minha vida, como deveria ser (como escovar os dentes). Gostaria de saber se o senhor tem alguma indicação de médico especialista em ombro no Rio de Janeiro, e se meu caso é caso cirurgico (já fui em médicos, mas a maioria esp. em joelho).
A indicação cirúrgica depende de uma serie de fatores
Importante realmente e passar com um especialista em ombro mesmo…
Conheço alguns nomes mas seria anti ético indicar um sobre outro
Boa sorte
thanks for the article. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email
Boa noite Dr. Joel .
Tenho dores no meu ombro esquerdo a mais ou menos 10 anos, com o passar dos anos a dor ás vezes é muito forte.
Por isso resolvi fazer uma investigação, fui ao médico traumatologista.
Fiz uma ecografia, RX e ressonância…
Aqui abaixo o resultado…
Leve bursite subacromial / subdeltoidéia.
Derrame articular.
Alterações de sinal envolvendo o ladrum da glenóide,
relacionado a degeneração com ruptura associada,
inclusive com aparente destacamento da sua porção mais superior.
Alterações degenerativas na articulação glenoumeral,
com afilamento dos revestimentos condrais, e áreas de edema ósseo com formações
císticas, degenerativas, na superfície articular da glenóide.
Acúmeulo de líquido na bursa subcoracóidea.
Tendões do manguito rotador preservadas.
Faço fisioterapia a pelo menos 6 meses e nada de terminar com as dores , inclusive não
tenho força no braço.
O médico traumatologista que me examinou, disse que é preciso fazer cirurgia.
Já o médico fisiatra, quer que eu faça somente fisioterapia…
PERGUNTAS:
Qual o tratamento que o senhor me indicaria ?
Quanto tempo levará o tratamento?
Gostaria que o senhor me enviasse a resposta via e-mail.
Obrigado.
André Bebba
Andre, vc é muito jovem e já tem lesões serias no ombro… realmemente, se já está 6 meses fazendo fisioterapia sem melhora, acredito que a melhor opção seja a cirurgia… procure um colega especialista em cirurgia de ombro na sua região… seu caso é delicado…
boa sorte
Doutor Joel Bom Dia.
Fiz este contato pois estou um pouco preocupado e com duvidas em relação ao meu ombro. Tenho 23 anos e no dia 21/12/2012 treinando Jiu Jitsu cai por cima do meu ombro com peso e sofri uma lesão acromio clavicular de grau 3 segundo meu médico.
Ele me disse que a minha operação é opcional e até mais por uma questão estética, disse que existem casos em que o paciente continua praticando sua atividade física e nem opera, pois caso caia novamente pode perder a cirurgia.
Optei por não operar inicialmente. Passaram alguns dias e estou bem melhor, com pouquissima dor, apenas em alguns movimentos especificos, mas não passou nem um mês ainda então eu creio estar em um ritmo normal.
Voltei hoje ao treino de Jiu Jitsu 07/01/2013.
Treinei normal, sem impacto, ou muita dor, apenas o que eu julgo normal em minha situação.
A questão é que quando eu voltei para a casa tive a impressão de que a queda do braço e a deformidade do ombro pode ter aumentado. Eu realmente não sei se isto é paranoia minha pela falta de confiança no Jiu Jitsu ou se realmente caiu um pouco.
É possível este tipo de coisa Dr Joel?
É possivel que meu braço caia cada vez mais em virtude dos treinos?
Eu estou mais sujeito a lesões no ombro e no braço em virtude desta luxação?
Meu braço pode chegar a sair do lugar mesmo, como algumas pessoas dizem, em que o braço chega a sair da superficie em que ele normalmente fica?
Posso continuar treinando normalmente?
Agradeço muito pela atenção
Leonardo
pode acontecer sim da subluxação piorar… mas para se ter certeza isso tem que ser avaliado por meio de radiografias… pela lesao grau 3 que tem pode sim eventualmente ter outras lesoes mas muitos atletas convivem bem com essa lesão… sugiro que siga em frente e acompanhe de perto com seu médico
boa sorte
Dr. Joel
Tenho 16 anos, aos 4 sofri uma fratura grave no úmero, na área de articulação do cotovelo. Fiz fisioterapia por uns tres meses, mas não consegui a extensão total do braço, pois o local onde fraturei ficou mais grosso e impede que eu o estique. Quando crinça não ligava muito, mas agora que me procupo com o corpo sim, pois percebi que o meu triceps na área do cotovelo é atrofiiada. Isso me encomoda bastante hoje, mas os medicos me desaconselham a fazer a cirurgia pois pode não adiantar nada , não sei mais oque. Mas ja aguentei isso por tempo de mais eu acho. Não sei se o sr. me entendeu, queria saber o que você acha. E também se eu quiser marcar uma consulta no albert einstein o plano sulamerica cobre rsrs.
Grato pela atenção
Miguel
tudo depende de quanto você estica seu cotovelo… se isso for funcional, deve aceitar a sequela, se não for, tem que se pensar em algo a fazer…
para te dar realmente uma opinião adequada de um caso grave como o seu, precisaria te examinar e avaliar seus exames..
boa sorte
this is an amazing article, thanks. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails
Boa noite dr.joel, gostaria ter irnformções relacionada a uma cirurgia que irei fazer dia 16 de março,faz 5 anos que levei uma queda na ocasião da queda eu tive fratura e luxação do onbro esquerdo fiz tratamento,mais isso vem me encomodando eu procurei um médico especialista em onbro ele solicitou um raio x e uma ressonância do onbro esquedo e o resuldado foi o seguinte: irregularidade do tubérculo maior umeral,provavelmente sequelar
busite subacromial / subdeltóidea
Rotura parcial de fibras articulares transicionais do supra / infraespinhal
Ausência de derrame articular significativo.
Então gostaria de saber quais os riscos? sera feita uma artroscópia isso temsequela? precisa tomar anétesia geral e local? fico grata por sua resposta se poder me esclarecer o meu muito obg e Deus abençoe.
Essas respostas tem que ser dadas pelo colega que irá te operar… ele te explicará qual tecnica usará, que tipo de anestesia gosta, como são os resultados etc
boa sorte
Olá Dr. Joel,
Desde meus 11 anos de idade convivo com dores no cotovelo devido a uma fratura que tive bem perto da junta. Essa fratura deixou meu braço “torto” cerca de 20º. Isso tudo ocorreu por falha médica e quando meus pais procuraram outros profissionais especialistas, os mesmos aconcelharam a não me operar por estar em fase de crescimento. Porém esses últimos anos vem me incomodando bastante e gostaria de saber se posso fazer uma cirurgia. Hoje tenho 31 anos de idade.
Obrigado
Sim e possível tratar isso mas precisa ser muito bem avaliado
Procure um especialista em cotovelo na sua região
Boa sorte
Olá Dr. Joel Murachovsky,
Tenho 28 anos, surfo desde os 11 e faço musculação há uns 6 anos. A musculação passei mais ou menos o ano de 2012 malhando leve. Final de 2012 voltei aos treinos mais pesados. Início de março de 2013 tive umas dores no ombro no dia seguinte à musculação (não senti nada durante o treino), e malhei novamente 2 dias depois (com leves dores). Dias depois as dores aumentaram. Fui ao ortopedista, ele pediu o Raio-X e uma Ultra-sonografia do ombro esquerdo, apresentando os seguintes resultados:
Raio-X do Omoplata ou Escápula
Laudo:
– Estrutura e densidade óssea normal.
– Superfícies articulares regulares
– Espaço articular conservado
– Calcificação peri-articular. Bursite.
Raio-X do Ombro Esquerdo – 2P
– Estrutura e densidade óssea normal.
ULTRA-SONOGRAFIA DO OMBRO ESQUERDO
– Exame realizado com transdutor linear de alta resolução.
– Tendão infra-espinhal, espessado e heterogêneo, com focos hiperecogênicos sugestivos de calcificação / fibrose e hipoecóicos sugestivos de edema / microruptura, junto à inserção.
– Tendão subescapular de espessura e ecogenicidade preservadas, apresentando focos esparsos de calcificação junto à inserção.
– Demais estruturas de manguito rotadoríntegras.
– Tendão cabeça longa do bíceps braquial de aspecto e espessura habitual sem sinais de líquido em sua bainha.
– Articulação acrômio-clavicular preservada.
– Ausência de derrame articular ao método
– Ausência de líquido na bolsa subacrominal/subdeltoídea.
– Planos músculo-adiposos locais sem particularidades.
OPINIÃO:
– Tendinopatia calcárea infra-espinhal e subescapular Correlacionar com estudo radiográfico.
Já fiz 13 das 20 sessões de fisioterapia.
Sinto dores em alguns movimentos como por exemplo: ao segurar a mão esquerda no ombro direito e depois levantar o cotovelo.
No dia a dia as dores não estão me incomodando muito, mas estou afastado da musculação e do surf.
Pela sua experiência, o Sr. acha que meu caso é grave?
Será que somente a fisioterapia será suficiente?
Quanto tempo mais ou menos o tratamento?
A causa provável é a alimentação ou os esportes como surf e musculação (no meu caso, caracterizada como falta de alongamento e sobrecarga).
Bebo 1 litro de leite por dia, por ser rico em cálcio isso vai me prejudicar no que diz respeito à calcificação? Que tipos de alimentos devo evitar ou incluir no meu cardápio por conta dessa calcificação?
Ao tempo que agradeço, parabenizo pela sua atenciosa forma de trabalhar.
Muito obrigado
o caso não é grave e dependendo do tamanho da calcificação tem como tratar apenas com fisioterapia
sugiro que tire essas duvidas com seu médico…
boa sorte
Olá Dr.Joel
tenho 20 anos, e no dia 29/12/12 sofri duas fraturas uma no cotovelo e outra no punho,
no dia 30/12/12 foi feita a intervenção cirurgica no cotovelo foram 2 placas, 12 parafusos e um fio no punho foi uma placa e 6 parafusos, não sei os nomes dos ossos, mas o osso quebrado do cotovelo é o que sai do ombro e chega ao cotovelo e no punho é o osso que sai do cotovelo e e chega ao dedão.
Já fiz mais de 50 sessoes de fisioterapia entretanto não obtenho resultado na flexão do cotovelo chego no maximo ao angulo de 90 graus, ja no caso da supinação obtive um resultado pequeno. no punho os resulados se mostraram satisfatorios não está 100% mas consegui evoliur bastante.
Estou com outro problema no nervo ulnar desta forma não sinto a parte de baixo da mão, entretanto consigo mexe-la, nesta semana irei passar em um especialista em mão para saber se é um caso cirurgico ou não.
Gostaria de saber se é normal esta demora na recuperação do movimento de flexão do cotovelo.
não é normal, mas a fratura foi grave e sem ver seus exames e te examinar qualquer coisa que eu falar pode ser inapropriado…volte no seu médico e converse com ele ou procure outro profissional que seja de sua confiança para ser reavaliado
boa sorte
Muito Obrigado, tentarei uma consulta com o Sr. e parabéns pelo site.
Caro Joel, gostaria de sua opinião sobre um caso. Poderia me enviar seu email para discussão.Obrigado.
Dr Joel Gostaria da sua opinião sobre um resultado de exame de resssonância magnética que fiz do meu ombro direito ; Alterações osteodegenerativas na articulação acrômio-clavicular caracterizada por discreta reação osteofitária marginal nas superfícies articulares,associadas a espessamento cápsulo-ligamentar. Tais achados determinam compressão sobre a transição miotendínea do supra-espinhal.
Acrômio tipo ll segundo a classificação de Bigliani com inclinação lateral inferior.
Moderada quantidade de liquido na bursa subacromial/subdltóidea e subcoracóidea, relacionada a burcite.
Tendinopatia das fibras insercionais do tendão supra-espinhal, com foco de rotura parcial extensa no Foot-print,estendendo-se por cerca de 0,8 cm no diâmetro ântero- posterior,acometendo mais de 50% da espesssura do tendão.
Tendinopatia das fibras insercionais do tendâo subescapular e do infra-espinhal,sem sinais de rotura francas.
Demais tendoes que compoem o manguito rotador apresentam-se com espessura e intensidade de sinal preservados.
acredito sei importante examinar o paciente e ver as imagens para te falar algo concreto.. acho importante procurar um especialista em ombro na sua região para ter tal avaliação
boa sorte
meu vô sofreu um acidente de transito e ficou com muitas lesões ,o laudo medido diz :ombro :imagem sugestiva de fratura antiga distal da clavícula e omoplata esquerdo , deformidade da articulação escapulo – umeral esquerdo / punho esquerdo : fratura distal do radio consolidada viciosamente: pois bem ele ficou internado no dia do acontecido mas nada foi feito hoje eu tento aposenta-lo mas os peritas diz que ele pode sim trabalha e que isso não o impede de nada mas ele não consegue nem levanta o braço e vive tendo tonteiras e cai muito minha pergunta é uma pessoa com esse tipo de situação tem condições de trabalha ?e também quais médicos devo procura pois o ortopedista só passa fisoterapia e isso não resolve nada .e qual a conclusão geral dessas fraturas ?
eu não tenho como te responder pois não o examinei nem avaliei seus exames, contudo procure um especialista em ombro e outro de mão na sua região para ele ser avaliado…
boa sorte
Boa noite Dr.,
Estou com uma lesão de aproximados 90% no supraespinhal, aliado a bursite e lesão parcial no manguito rotador e me foi recomendado uma artroscopia no ombro.
Minha maior preocupação é a recuperação, pois sou muito ativo no esporte (natação, remo, musculação) e quero voltar a todas elas. Assim fica o questionamento existe alguma possibilidade fora da cirurgia? Caso realizado o procedimento artroscópico, poderei voltar ao esporte em quanto tempo?
Agradeço a atenção e aguardo notícias.
não vejo outra opção para você se realmente tiver o que foi descrito… quanto ao tempo depende muito do tamanho da lesão, qualidade do tendão e tecnica empregada pelo colega… por isso essas perguntas você deverá perguntar para o colega que cuidará do seu caso…
Júnior Fernando Perez
Bom dia Dr.
Sofri um acidente de moto onde fraturou o úmero e a cabeça do úmero, onde fui submetido a uma 1ª cirurgia sem sucesso, pois veio a infeccionar e no laudo do médico ele diz que: “foi submetido a osteossintese de umero proximal Direito que evoluiu com infecção e artrite septica onde foi submetido a retirada da cabeça umeral numa segunda cirurgia, deverá ser submetido à artroplastia uma vez que não possui cabeça umeral”.
fui encaminhado ao TFD, pois não existe centro especializado no meu estado que realize o tratamento com convênio junto ao SUS, após meus exames e documentos serem enviados para avaliação e aprovação ao centro especializado para realização e colocação de prótese de ombro, recebi a resposta do médico que recebeu meus exames da seguinte forma: “PACIENTE JOVEM, COM GRAVE SEQUELA DE FRATURA ARTRITE SÉPTICA, NÃO HÁ INDICAÇÃO DE ARTROPLASTIA DEVIDO À IDADE, À INFECÇÃO E A INCOMPETÊNCIA DO MANGUITO ROTARDOR, O QUE TORNARIA A PRÓTESE INSTÁVEL”
Dr. gostaria de uma orientação a essa resposta, pois aqui no estado não conseguir ter um esclarecimento e um encaminhamento a um especialista em ombro, visto que tive que recorrer ao ministério público e só agendaram uma consulta após 2 meses com um ortopedista com o qual consultei e ele me receitou que realizasse fisioterapia e me encaminhou novamente ao ortopedista que realizou a cirurgia, sendo que o ortopedista que me operou disse que não ver mais nenhum tratamento para mim, ou seja ele disse que a única indicação ou solução é a realização de cirurgia para colocação de prótese.
Dr. estou já estou com 8 meses que fui operado e que foi retida a cabeça do úmero
Tenho 41 anos
não estou tomando nenhum medicamento
não estou até o momento realizando fisioterapia
Estou com dúvidas do que devo fazer
Creio que o Senhor tenha uma orientação pra mim, pois achei o seu site várias vezes que consultei algo sobre especialista em ombro.
Agradeço sua possível resposta e orientação.
seu caso é grave e a resposta que o colega te deu é correta… o que deveria e talvez tenha sido feito foi no momento de retirada da cabeça do umero por infecção ter feito a sutura dos tuberculos maior e menor junto a diafise do umero, cirurgia de jones, o que lhe permitiria uma movimentacão parcial do ombro…
fora isso no momento acredito que qualquer outra ação seria pior para seu caso…
Nemias Andre de Souza
Bom dia Dr.
Moro na região norte e a 5 meses comecei a sentir uma dor no ombro e diminuição da amplitude dos movimentos. em viagem a recife procurei um ort em ombro o mesmo me pediu uma RM e RX do ombro. onde se confirmou capsulite adesiva. O mesmo me orientou ao chegar na minha cidade procurar um ort. e fazer bloqueio com marcaina 0,5% DE 10 EM 10 dias. mas o medico esta usando xylocaina s/v 10 ml e a resposta não aconteceu já fez 6 aplicação. e a dor continua da mesma forma os musculos do braço estão flacidos meio atrofiado. observando um artigo da revista de anestesiologia sobre o bloqueio no nervo supra escapular, acho que esta sendo feito mas atraz no supra espinhoso. aqui é carente de especialista. Me de uma luz, se tiver que ir pra São paulo como posso encontrar?
grato
Nemias
Desculpa mas nao entendi sua pergunta…
Dr. Joel, Gostaria de uma orientação, em 18 de novembro passei por uma cirurgia no cotovelo o qual se quebrou por queda há um ano, foi fratura exposta fiquei com suporte esterno uns 3 meses em 2012. Agora nesta atual cirurgia o médico abriu por traz do braço D, e ao chegar no osso encontrou uma ” bixiga ” inflada tamanho de bola de gude contendo sangue, o que ele conseguiu fazer é cortar parte do osso faturado e colocar suporte em forma de oito e dois cajadinhos. bom isto ele diz que terá que verificar resonância se é realmente veia para fazer outra cirurgia. favor oriente-me.
desculpa mas não consegui entender o que está acontecendo com seu caso… devido a complexidade sugiro que se a senhora está com duvida do que esta sendo feito, converse melhor com seu medico, e se mesmo assim não entender ou não ficar confiante, a senhora tem o direito de ouvir outra opinião
boa sorte
PERGUNTA: Fiz um exame recente RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DO OMBRO DIREITO e a impressão da desta foi:
Osteo-artrose acrômico-clavicular, com sinais de sobrecarga mecânica
Leve bursite subacromia/subdeltoidea
Tendinopatia supra espinhal e subescapular
Pequeno derrame articular
O médico passou uma medicação (04 no total) e sessões de fisioterapia. Sou professor,e gosto muito de escrever na lousa, porém já sinto que este lado pesa. A indicação deste no meu tratamento é a mais eficaz?Necessária? Não foi falado nada de cirurgia. O senhor poderia fazer um relato para mim.
fisioterapia seria o mais indicado…