Reabilitação pós reparo Artroscópico da lesão de Bankart

texto de Dr. Joel Murachovsky       contatos: 11- 37391334  ou   11- 32570763

REABILITAÇÃO PÓS REPARO ARTROSCÓPICO DA LESÃO DE BANKART

Como dito no capítulo sobre as Doenças que acometem a articulação do ombro, a lesão do labro anterior, lesão de Bankart, é uma das causas de dor no ombro e faz com que o paciente apresente deslocamentos da cabeça do úmero da articulação do ombro.

Após a reparação por artroscopia dessa lesão o paciente é imobilizado numa tipóia funcional para ombro (tipóia com uma pequena almofada ao lado), que serve para restringir os movimentos do paciente, dar maior conforto e proteger o ombro operado.

O paciente deve aprender a retirar e colocar essa tipóia sem movimentar o ombro acometido, assim como deve aprender a retirar e colocar uma blusa dessa mesma maneira.

Nas primeiras quatro semanas após a cirurgia o paciente deve utilizar essa tipóia e durante esse período, alguns exercícios são permitidos e devem ser ensinados para o paciente repetir mesmo quando em casa. Esses movimentos permitidos são: movimentos pendulares, exercícios de rotação lateral até neutro (0º) passivos ou ativos assistidos, flexo-extensão do cotovelo, além de exercícios isométricos para o músculo deltóide, rotadores do ombro e peri-escapulares.

Após as primeiras quatro semanas, o paciente para de usar a tipóia e inicia o trabalho de ganho de Amplitude de Movimento de toda a cintura escapular. Exercícios de elevação deitado com bastão, rotação lateral completa com as costas na parede e braço ao lado do corpo, exercícios de rotação medial com auxílio de uma toalha e elevação do membro operado na parede são ensinados, assim como exercícios de alongamento de adução e abdução e cápsula posterior.

Após ganhar a amplitude de movimento, geralmente após os três primeiros meses, inicia-se o trabalho de fortalecimento de todos os grupos musculares da cintura escapular, assim como dos músculos peri-escapulares e, exercícios proprioceptivos. Também ensinamos alongamento na parede em abdução e rotação lateral.

Quando com cinco meses de pós-operatório iniciamos o trabalho de gesto esportivo (caso o paciente realize esportes de membro superior), contração excentrica, pilometria.

Após o sexto mês o paciente está apto a retornar a suas atividades esportivas, mesmo  que seja esporte de contato.