Lesão da Pequena liga do Ombro

Texto de Dr. Joel Murachovsky    Contatos: 11-32570763  ou 11-37391334

LESÃO DA PEQUENA LIGA DO OMBRO Causas, Sintomas e Tratamento

Ressonância Magnético do ombro de um atleta da Seleção Brasileira de Beisebol com lesão da peqiena Liga do Ombro- Primeiro caso dessa patologia descrito no país.
Ressonância Magnético do ombro de um atleta da Seleção Brasileira de Beisebol com lesão da peqiena Liga do Ombro- Primeiro caso dessa patologia descrito no país.

A lesão da pequena liga do ombro é uma causa pouco comum de dor no ombro. Ela é descrita em jovens arremessadores entre 12  e 16 anos de idade, na fase do estirão de crescimento, já que nessa fase a fise fica mais frágil. Comumente ocorre no  membro dominante e é caracterizada como sendo uma fratura da placa de crescimento do terço proximal do úmero. Aparentemente essa fratura é causada pelo estresse causado pelo movimento de arremesso quando realizado por enumeras vezes e se assemelha a uma fratura salter harris do tipo I sem desvio.

A pricipal queixa do paciente é a dor no ombro no momento do preparo do arremesso e depois do arremesso. Pode-se, eventualmente, se observar a presença de aumento de volume na porção anterior e lateral do ombro acometido.

Os exames de imagens, tais como o Raio -X  e a Ressonância Magnética  mostram um alargamento da fise de crescimento, mas podem mostrar esclerose óssea, fragmentação e sinais de calcificação.

O tratamento é conservador,por meio do repouso relativo, evitando-se o movimento de aremesso por 6 semanas a 3 meses, até a remissão dos sintomas. A normalização dos achados radiográficos não é necessária. Após isso o paciente é submetido ao retorno aos arremessos por meio de um programa específico que trabalha a força e resistência do atleta.