Artrodese do Ombro (Fusão)

texto de Dr. Joel Murachovsky     Contatos: 11-37391334  ou  11-32570763

ARTRODESE DO OMBRO  (FUSÃO)

A artrodese ou fusão do ombro é indicada em situações muito especiais, sendo um procedimento de salvação do ombro, para pacientes que tem dor no ombro e nada mais pode ser feito além desse procedimento. A principal indicação seria o paciente que apresenta paralisia (ou lesão dos músculos inervados) dos nervos axilar e supra-escapular, com uma boa função do cotovelo e da mão, além da articulação escápulo-torácica. Contudo, uma lesão irreparável do manguito rotador, osteoartrose, e artrite reumatóide, instabilidade, não consolidação de fratura e, sequela de infecção, em situações especiais, também podem ser indicação de artrodese.

O objetivo da artrodese é fundir o úmero com a escapula, por meio de um contato direto com o acrômio e com a glenóide, havendo a formação de osso entre esses ossos, por meio de fixação com parafusos entre o úmero e acrômio e, entre o úmero e a glenóide. Uma placa auxilia na fixação entre essas estruturas ósseas diminuíndo a sobrecarga sobre os parafusos supracitados. Com essa fusão óssea a dor do ombro desaparece e o paciente consegue colocar a mão na boca e fazer sua higiene pessoal.

O pós-operatório costuma ser doloroso e, o paciente deve ser reabilitado para entender suas novas limitações e na medida do possível aprender a se adaptar a essas limitações impostas pela cirurgia nas atividades da vida diária.