Telefone: 011 3257-0763

Reabilitação pós tratamento cirúrgico de capsulite Adesiva | Tudo Sobre Ombro

Reabilitação pós tratamento cirúrgico de capsulite Adesiva

Reabilitação pós tratamento cirúrgico de capsulite Adesiva

Texto de Dr. Joel Murachovsky     contatos: 11- 32570763  ou   11-37391334

REABILITAÇÃO PÓS TRATAMENTO CIRÚRGICO DE CAPSULITE ADESIVA

Como dito anteriormente no capítulo sobre as doenças do ombro, a Capsulite Adesiva, ou Ombro Congelado, causa dor no ombro e, eventualmente, a cirurgia se faz necessária. Quando isso ocorre, o método que preferimos é a Capsulotomia em 360º por via artroscópica.

Após esse procedimento o paciente inicia a fisioterapia no primeiro dia de Pós-operatório, para isso um cateter é deixado no Plexo Braquial, importante para permitir que o paciente execute os movimentos orientados desde pós-operatório imediato sem dor. Seu uso é indicado durante a permanência do paciente no hospital apenas e é retirado quando a dor do paciente diminuí e já não atrapalha nos movimentos  (usualmente entre 3 a 5 dias). Durante esse período de internação, diversos exercícios para ganho de amplitude de movimento são ensinados ao paciente: elevação passiva, rotação lateral e medial passiva, abdução e adução.

Após alta o paciente deve permanecer realizando os mesmos exercícios em casa e na fisioterapia, com movimentos ativos-assistidos e isométricos para deltóide e rotadores do ombro e músculos peri-escapulares.

É normal a perda parcial do ganho de amplitude de movimento durante o período de internação, contudo com a fisioterapia, geralmente, recupera-se esse ganho.

Após 3 a 4 meses de pós-operatório com uma amplitude de movimento completa ou quase que completa, o paciente inicia o trabalho de fortalecimento isotônico de todos os grupos musculares da cintura escapular e músculos peri-escapulares.



Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo.
Contatos: 11 – 32570763 ou 11 – 37438251

2 Comments on “Reabilitação pós tratamento cirúrgico de capsulite Adesiva

  • claudinei aparecido gomes dezembro 25, 2016 at 21:55

    Dr. Joel fiz uma cirurgia no ombro e tive capsulite adesiva agora fiz uma Ressonância e deu relativo afilamento e irregularidade do bordo anterior do acrômio,sugerindo acromioplastia oque e isso

    • que apos a cirurgia vc esta com uma inflamação no ombro e que na cirurgia fizerem a retirada de uma pequena porção do osso acromio, o que normalmente se realiza… converse com seu medico, ok?

Comments are closed.