Telefone: 011 3257-0763

Reabilitação pós reparo Artroscópico da lesão de Bankart | Tudo Sobre Ombro

Reabilitação pós reparo Artroscópico da lesão de Bankart

Reabilitação pós reparo Artroscópico da lesão de Bankart

texto de Dr. Joel Murachovsky       contatos: 11- 37391334  ou   11- 32570763

REABILITAÇÃO PÓS REPARO ARTROSCÓPICO DA LESÃO DE BANKART

Como dito no capítulo sobre as Doenças que acometem a articulação do ombro, a lesão do labro anterior, lesão de Bankart, é uma das causas de dor no ombro e faz com que o paciente apresente deslocamentos da cabeça do úmero da articulação do ombro.

Após a reparação por artroscopia dessa lesão o paciente é imobilizado numa tipóia funcional para ombro (tipóia com uma pequena almofada ao lado), que serve para restringir os movimentos do paciente, dar maior conforto e proteger o ombro operado.

O paciente deve aprender a retirar e colocar essa tipóia sem movimentar o ombro acometido, assim como deve aprender a retirar e colocar uma blusa dessa mesma maneira.

Nas primeiras quatro semanas após a cirurgia o paciente deve utilizar essa tipóia e durante esse período, alguns exercícios são permitidos e devem ser ensinados para o paciente repetir mesmo quando em casa. Esses movimentos permitidos são: movimentos pendulares, exercícios de rotação lateral até neutro (0º) passivos ou ativos assistidos, flexo-extensão do cotovelo, além de exercícios isométricos para o músculo deltóide, rotadores do ombro e peri-escapulares.

Após as primeiras quatro semanas, o paciente para de usar a tipóia e inicia o trabalho de ganho de Amplitude de Movimento de toda a cintura escapular. Exercícios de elevação deitado com bastão, rotação lateral completa com as costas na parede e braço ao lado do corpo, exercícios de rotação medial com auxílio de uma toalha e elevação do membro operado na parede são ensinados, assim como exercícios de alongamento de adução e abdução e cápsula posterior.

Após ganhar a amplitude de movimento, geralmente após os três primeiros meses, inicia-se o trabalho de fortalecimento de todos os grupos musculares da cintura escapular, assim como dos músculos peri-escapulares e, exercícios proprioceptivos. Também ensinamos alongamento na parede em abdução e rotação lateral.

Quando com cinco meses de pós-operatório iniciamos o trabalho de gesto esportivo (caso o paciente realize esportes de membro superior), contração excentrica, pilometria.

Após o sexto mês o paciente está apto a retornar a suas atividades esportivas, mesmo  que seja esporte de contato.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo.
Contatos: 11 – 32570763 ou 11 – 37438251

32 Comments on “Reabilitação pós reparo Artroscópico da lesão de Bankart

  • Ana Greice setembro 25, 2015 at 17:40

    Boa tarde Dr.Joel M.
    Qual o o tratamento fisioterapêutico que pode ser realizado em umalesão de Bankart?
    Boa tarde e obrigada , espero sua resposta.

  • Ademar Luis outubro 13, 2015 at 17:38

    olá doutor enviei um email para o sr. no dia 13-10 jdmura@uol.com.br explicando um acontecido com meu ombro, ficaria muito grato se o sr pudesse ler e dar sua opinião para que em breve estar consultando pessoalmete com o sr. Obrigado.

  • Evandro santos dezembro 26, 2015 at 11:56

    Bom dia Dr.
    Me chamo Evandro e realizei uma cirurgia para correção da Lesão de Bankart do ombro direito no dia 19/11/2015. Foi colocado 04 parafusos para estabilizar o ombro.
    Gostaria de saber a opinião do Sr sobre qual a eficácia desse procedimento, quais os cuidados do pós operatório e se irei recuperar todos os movimentos do ombro.
    Sou lutador de Judo e tenho receio de não poder voltar a lutar mais.
    Desde já agradeço.
    Forte Abraço.

    • o resultado depende de uma serie de fatores, classicamente a media de recidiva e de 7%
      quanto aos cuidados deve conversar com o colega que te operou, não posso intervir nisso…

  • Ronaldo Sobral Fevereiro 2, 2016 at 20:00

    Corrigindo, tenho receio de perder o movimento de levantar o braço até alcançar abaixo da nuca.

  • Luiz Abril 12, 2016 at 15:40

    Boa tarde.
    Tenho luxações nos dois ombros. Fiz uma artroscopia no ombro esquerdo, e após 1 ano e meio estou recebendo alta. Estou tentando evitar a artroscopia no ombro direito.
    Na sua opinião, o que fazer para tentar evitar a artroscopia?
    Excelente material.

    Parabéns!!!

    • se tem mais de um episodio de luxação no direito tambem na minha opinião deve operar e não evitar a cirurgia

  • tania barbosa da silva Maio 12, 2016 at 09:16

    Ola doutor!fiz uma cirurgia de bankart…deo tudo certo porem fiquei com o ombro congelado e agora fiz um tratamento broqueio de supra escapular 4 sessoes. A duvida é quais exercicios a fisioterapeuta pode fazer sendo os exercicios passivos? Lembrando que …tenho dois pinos em ombro direito e muita dor…Mas quando fiz os broqueios nao senti dor.e depois doa broqueios nossa! muita dor ..obrigado…tania B.

  • Hamilton agosto 12, 2016 at 10:27

    Bom Dia caro Doutor

    Tenho uma grande instabilidade no ombro esquerdo movimentos mas intenções ele sai do lugar
    a primeira luxação foi por trauma, depois disso tive no minimo dez deslocamento,
    posso recuperar isso com fisoterapia, ou somente com o tratamento cirurgico?

      • Hamilton agosto 26, 2016 at 18:03

        Doutor Boa Tarde

        Como disse no post acima sobre as luxações que tenho fiz a RM
        nela apareceu duas coisas que não estão normais

        •Tendão Supra-Espinhal apresenta-se espessado com sinais de tendinopatia
        •Sinais de Bursite subacromial

        Algo que eu deva me preocupar? pois pela reincidencia nas luxações terei que fazer a operação como o Sr. Falou, isso que constou na RM é corrigido na cirurgia tbm?

        Grato

  • Correa agosto 18, 2016 at 14:47

    oi b tarde dr , fiz cirurgia do ombro que apresenta desgaste no úmero e na glenoide , a princípio seria com enxerto ósseo , mas depois de uma análise optou por uma reconstrução ligamentar com fios bioabsorvíveis , e já foram mais ou menos três meses após a cirurgia e ainda não tenho a amplitude de todos os movimentos , isto é normal ? , e já foi iniciada a fisioterapia e fortalecimento , uma outra pergunta , a fisioterapeuta estava fazendo alongamentos com o ombro e um dos alongamentos é o de rotação com abdução , mas sinto dores no alongamento e ontem aconteceu um fato que está me preocupando , ela estava fazendo o movimento de rotação acho que ela forçou muito senti tipo um osso roçando no outro e a minha reação foi volta o braço rápido , parecia a sensação que o braço ia voltar a sair , mas não saiu , estou preocupado de ter rompido um ligamento que foi reconstruído ou outro que possa volta a sair o braço , liguei para o médico e falou que não tem como saber se rompeu ligamento , mas acho que se tivesse rompido a dor seria muito mais forte , o que acha ? , ainda sinto um pouco mas parece que hoje já está normal apenas um pouco de dor , acha que a ressonância magnética mostraria algo ? , por favor dr estou preocupado , sei o processo que foi esta cirurgia e não queria ter colocado em risco , o que o sr recomenda ? , muito obrigado pela ajuda , paz de Jesus

  • Jonatas novembro 11, 2016 at 00:18

    Ola doutor,
    Eu vou realizar o procedimento cirúrgico da lesão de bankart por artroscopia através de âncoras.
    Com isso, gostaria de saber quanto tempo após a cirurgia estarei apto para realizar atividades como viajar ou ir em lugares movimentados
    Obrigado.

    • tenho pacientes que passaram pelo mesmo procedimento e apos 1 semana ja estavam viajando… não vejo problema… mas precisa ter cuidado

  • Raphael dos santos novembro 24, 2016 at 14:12

    Dr. Joel, Boa tarde.
    Opero de minha lesão de Hill sacks dentro de 15 dias e queria muito uma segunda opinião sobre quanto tempo após a cirurgia eu poderei voltar a jogar tênis de mesa. Jogo profissionalmente e tenho campeonatos no exterior em Junho… Acha possível eu conseguir voltar a jogar em menos de 4 meses como disse meu médico? Ele disse que apenas após 5 meses.
    Obrigado !

    • depende da tecnica que será usada, se for por artroscopia eu acho importante esperar até 6 meses para retornar ao esporte competitivo…

  • Jéferson Georgete dezembro 14, 2016 at 11:46

    Boa Tarde Dr. Joel

    Irei operar a lesão de bankart no dia 10 de fevereiro, e minhas aulas da faculdade começam neste mesmo período, e tenho duvidas se consigo acompanhar as aulas, esqueci de perguntar ao médico que irá realizar a cirurgia e estou com duvidas, e após a cirurgia com quanto tempo posso voltar a jogar futebol?

    Desde Já Agradeço
    Obrigado

  • silvana dezembro 15, 2016 at 16:30

    Vou fazer uma Artrocopia numa lesão Lebrun
    qual tempo q ficarei afastada DO MEU serviço

  • Helton julho 2, 2017 at 23:18

    Tenho que fazer a cirurgia pela reincidência de luxações sou polícial militar quanto tempo preciso ficar afastado do trabalho??

  • Abud julho 21, 2017 at 23:47

    Boa noite Dr.

    Fiz uma reinserção da parte anterior do labrum na glenoide com âncoras absorvíveis e debridamento da parte posterior do úmero (hill-sachs reverso) no ombro esquerdo. Tudo por artroscopia. Posso viajar de carona de carro para realizar uma prova escrita com 5 dias de reabilitação na tipoia?

  • Igor Henrique julho 24, 2017 at 20:55

    Boa noite, tive uma luxação no ombro direito em outubro de 2016, fiz um reforço muscular, sinto um estalo, mas o ombro nunca mais deslocou.Consigo voltar a jogar Volei?

Comments are closed.