Telefone: 011 3257-0763

Reabilitação pós Prótese de Ombro | Tudo Sobre Ombro

Reabilitação pós Prótese de Ombro

Reabilitação pós Prótese de Ombro

texto de Dr. Joel Murachovsky     contatos 11-37391334  ou 11-32570763

REABILITAÇÃO PÓS PRÓTESE DE OMBRO

A reabilitação de uma prótese de ombro depende do tipo de prótese realizada, assim como o motivo de sua realização.

Prótese de ombro por fratura

Na prótese de ombro  por fratura temos que ter cuidado com a suturas (pontos) que realizamos para prender o manguito rotador junto a prótese, porque seu rompimento leva a um mau resultado funcional e dor. Dessa maneira nas primeiras 4 a 6 semanas (até a consolidação dos tubérculos) o paciente deve usar uma tipóia funcional para ombro (tipóia com uma pequena almofada ao lado), que serve para restringir os movimentos do paciente, dar maior conforto e proteger o ombro operado.O paciente deve aprender a retirar e colocar essa tipóia sem movimentar o ombro acometido, assim como deve aprender a retirar e colocar uma blusa dessa mesma maneira. O que deixamos o paciente realizar nas primeiras 4 semanas é apenas a flexo-extensão do cotovelo e exercícios isométricos para o deltóide. Após isso permitimos que o paciente realize rotação lateral passiva e ativa-assistida até 20º por mais 2 semanas quando a tipóia será retirada. Nesse período, se for possível, indicamos a hidroterapia como método coadjuvante, permitindo nas primeiras 6 semanas a flutuacão do membro operado até 90º

Após essas 6 primeiras semanas, confirmando-se a consolidação dos tubérculos, iniciamos o ganho de amplitude de movimento. A hidroterapia nessa fase é de muito auxílio e deve ser indicada sempre que possível. Exercícios de elevação deitado com bastão, rotação lateral completa com as costas na parede e braço ao lado do corpo, exercícios de rotação medial com auxílio de uma toalha e elevação do membro operado na parede são ensinados, assim como exercícios de alongamento de adução e abdução e cápsula posterior. Os exercícios isométrícos são mantidos e, agora são orientados, também, exercícios para os rotadores do ombro. Depois de uma ganho significativo da amplitude de movimento iniciamos o trabalho de fortalecimento isotônico de todos os grupos musculares da cintura escapular e músculos peri-escapulares. Devemos lembrar que a reabilitação após uma artroplastia de ombro por fratura leva um ano e esse período deve ser respeitado e o comprometimento do paciente com a fisioterapia é fundamental para um bom resultado funcional.

Prótese de ombro por lesão degenerativa

Após uma artroplastia de ombro por lesão degenerativa, desde que a prótese tenha sido bem realizada, a única preocupação do fisioterapeuta é com o reparo do subescapular, pois o mesmo é descolado do tubérculo menor para que se tenha acesso à articulação do ombro. Nas primeiras 6 semanas o paciente deve usar a tipóia funcional e as mesmas recomendações são passadas quanto ao seu uso. Contudo é permitido ao paciente retirar a tipóia mais vezes e deixamos o paciente realizar exercícios de elevação deitado, rotação lateral até 20º e abdução e adução, passivos e ativos-assistidos, os mesmos explicados anteriormente. A hidroterapia pode ser iniciada assim que os pontos são retirados.

Após 6 semanas o paciente é liberado para realizar todos movimentos e inicia um trabalho mais focado no ganho final de amplitude de movimento. Também orientamos fortalecimento isométrico para deltóide e rotadores externos.

Após 4 meses iniciamos o trabalho de fortalecimento isotônico para todos os grupos musculares da cintura escapular e músculos peri-escapulares,  exceto rotadores internos (esses só liberamos com 6 meses de PO)

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

62 Comments on “Reabilitação pós Prótese de Ombro

  • maria de lourdes figueiredo coelho agosto 28, 2014 at 21:06

    fiz sirurgia de artroplastia coloquei protese parcial e logo após perdi os movimentos dos dedos polegar e indicador;gostaria de receber uma resposta sobre o que me aconteceu

    • se foi logo quando acordou da cirurgia, pode ser algo no nervo, se foi algum tempo depois, fica dificil dar qualquer opinião sem te examinar…
      volte no colega que te operou e converse com ele, tire suas duvidas, ele vai lhe explicar com certeza
      boa sorte

  • Claudia março 21, 2015 at 13:05

    Ola Dr.
    Reabilitação de pós protese total de ombro SEM MANGUITO 6semanas de tipoia. Estamos na fase incial da fisio, com eletroestimulação para fortalecimento, mov passiva para ADM, exercícios com pcte deitado para mov ativa. Alguma sugestão para o tratamento?

    • esta fazendo tudo correto, apenas acrescentaria a isometria do deltoide… apos 6 semanas trabalhar o ganho de adm e e iniciar isotonicos para deltoide

  • wendel março 26, 2015 at 20:53

    Tenho 38 anos tenho artrose no meu ombro esquerdo e tb calo osseo que come ou a dificultar o movimento. Gostaria de saber a respeito de colocar uma prótese? E quando colocada pode praticar exercícios físicos. ?

    • antes da protese exostem outros tratamentos para artrose em pacientes jovens como você… a indicação de cada um dos tratamentos é relacionado a gravidade da artrose, entende? sugiro que procure um especialista em ombro na sua região e converse com eles sobre as possibilidades de tratamento e qual seria a melhor para o seu caso e porque…

  • Daniel Gomes junho 23, 2015 at 23:47

    Dr. Minha entediada sofreu um acidente automobilístico e teve um gravíssimo trauma no ombro…. Ela está sendo atendida pelo SUS na Sta Casa de Santos. O médico comentou hoje que ela irá perder o movimento do braço por conta da lesão pois o Sus não oferece a protese ou o material que ele necessita para deixar ela 100%. Ainda questionamos sobre adquirir de alguma forma este material e ele disse que era muito difícil… Acabamos que nem sabemos Q tipo de material/ protese ele fez menção neste casa. O fato é que ele disse que utilizará o material que o sus disponibiliza e por conta disso não há o q fazer… O Dr. Pode me dar uma luz…?

  • Juliana Maria julho 2, 2015 at 11:19

    Ola, tive um de cancer no ombro e fiz retirado total do ombro e gostaria de colocar algum tipo protese para melhorar aparencia, como se eu tivesse um ombro novmente, existe alguma coisa para poder fazer?

  • Anderson Moraes julho 21, 2015 at 22:26

    Boa noite Dr, minha mãe fez prótese parcial de ombro E,isso a 5 dias, correu tudo bem na cirugia, alta hospitalar. Ficando em pé e sentada não sente dor no pós operatório, mas quando deita na cama ao dormir, queima parte do braço e a dor fica intensa, é normal? Pois não consegue dormir, e nem eu que cuido dela. Obrigado.

    • infelizmente isso pode ocorrer sim.. converse com o colega que a operou para adequar medicações analgesicas para o caso dela ok?
      boa sorte

  • CLAUDETE MORES agosto 19, 2015 at 11:33

    COLOQUEI PROTESE NO OMBRO POREM CONTINUA DOENDO E NORMAL ISSO?

  • wellington agosto 22, 2015 at 15:38

    Olá Doutor, em 2008 quando eu tinha 23 anos tive um acidente de moto, no qual tive fratura cominutiva de úmero proximal, com isso foi feito cirurgia para colocação de prótese parcial de úmero, desde esse ate hoje não fico 1 dia se quer sem dor, meu ombro doe demais…tenho que tomar nimesulida todos os dias para amenizar a dor.E perda total dos movimentos do ombro.A pergunta é a prótese reversa seria ideal, ou outro procedimento??

    Obrigado.

    • a protese reversa pode ser uma solucão sim, contudo sua idade e atividades influenciam e muito nesses resultados… o colega precisa ter boa experiencia nessa troca de uma protese pela outra, tambem, caso contrario o resultado pode ficar comprometido…

  • nelson monteiro outubro 27, 2015 at 17:41

    Boa noite Dr. Tenho 65 anos e há 35 anos atrás fraturei o cotovelo esquerdo ficando com limitação de 50% no movimento de abrir e fechar o braço, ocorre que com o passar do tempo esta limitação de movimento ocasionou a degeneração total da cartilagem do ombro e tem sido recomendado fazer prótese total. Minha pergunta é: a prótese neste caso é a única solução? e em caso afirmativo se optar pela prótese ficarei sem dores e passarei a ter movimentos normais no ombro, carregar peso e etc!

    • a protese tira sua dor e recupera parte ou todo movimento. mas pegar peso não é recomendado para não sobrecarregar a mesma. Entenda que esse é um procedimento mais complicado e deve ser feito por um especialista em ombro experiente…

  • Regina Dias novembro 10, 2015 at 16:05

    Boa tarde Prezado Dr.
    Sou fisioterapeuta e estou com um caso de reabilitação de cirurgia de ombro
    A paciente tem 75 anos e em decorrência de uma queda teve 3 fraturas no braço esquerdo. O profissional que a atendeu não mobilizou o local corretamente, assim a calcificação ocorreu de forma errada. Como a paciente não parava de sentir dores, a família buscou outro profissional que indicou uma cirurgia e colocação de prótese de ombro. A paciente foi operada em julho, mas ainda não recuperou todos os movimentos e o braço apresenta muita fraqueza.Não posso lhe passar todos os detalhes da cirurgia pois os exames ficaram retidos no hospital e não consigo entrar em contato com o médico. Antes de começar o tratamento comigo, ela realizou 20 sessões de fisioterapia com outro profissional.
    Gostaria de saber o que o senhor me indicaria para tentar recuperar os movimentos e a força do braço da paciente. Estou trabalhando com muito exercício e hidroterapia.
    Muito obrigada pela atenção

    • sem saber o tipo de protese que foi feita fica dificil, mas normalmente ate um ano de pos operatorio e possivel ganhar amplitude de movimento de uma protese.
      O musculo mais importante de fortalecer seria o deltoide anterior e lateral… ok?

  • Maria linda dezembro 12, 2015 at 16:14

    Dr. Minha mãe 65anos teve fratura de úmero em três tempos e foi necessário colocar prótese,fazem 11 dias da cirurgia,o médico marcou um retorno com 17 dias,nesse tempo ela está com uma tipoia e não foi orientado nem um tipo de movimento isso é correto?

  • wellington firmino dezembro 16, 2015 at 10:28

    Bom dia, prezado Dr!

    Gostaria de saber se existe no mercado prótese de ombro anatômica com cabeça umeral de material de cerâmica?

  • wellington firmino janeiro 11, 2016 at 10:06

    Prezado Dr Bom dia!
    Como seria Procedimento de “Jones “?

    • a cabeça do umero é ressecada, se os tuberculos estão integros nada mais é feito, caso não, por exemplo, sequela de fratura, os mesmos são suturados junto a diafise do umero…

  • wellington firmino janeiro 19, 2016 at 08:12

    Doutor, então o procedimento de “JONES” é similar a Artrodese de Ombro?

    • não, na artrodese unimos a cabeça do umero a glenoide, procurando fazer uma fusão da articulação e na cirurgia de jones, retiramos a cabeça do umero

  • wellington firmino janeiro 25, 2016 at 19:07

    Dr, veja o laudo do médico abaixo,Tenho 32 anos e faz 8 anos que estou com a prótese de ombro, o osso do úmero colou com a escapula,já muitos anos que estou tomando em média 4 anti inflamatório por tanta dores estou com medo de realizar essas cirurgias, o Cirurgião é o Dr Zoppi, você conhece? ele é de referencia em cirurgia de ombro no Brasil?

    O PACIENTE NECESSITA DE REMOÇÃO DE PRÓTESE DE OMBRO, REVERSÃO DE ANQUILOSE E TAMBÉM “PROCEDIMENTO DE JONES”.
    OS PROCEDIMENTOS CITADOS SÃO INEVITÁVEIS E IMPRESCINDÍVEIS, POIS SE TRATA DE UM PACIENTE JOVEM COM GRAVES COMPLICAÇÕES NO OMBRO E DOR AGUDA CONSTANTE.

    No aguardo!

  • Maria Cecilia R. Pirró Neto janeiro 28, 2016 at 15:36

    Boa Tarde Dr.
    Fiz duas artroplastias: A primeira no início de 2.010 (prótese no ombro esquerdo) e a outra inicio de 2.013 (ombro e
    úmero direito) causadas por artrose. No ano passado (fevereiro) comecei a sentir dores nos dois ombros nova/. Pelo ultra som e radiografias , as próteses continuam no mesmo lugar.Vivo tomando analgésicos e anti- inflamatórios. Tenho 77 anos e estou com os braços mto limitados, não consigo levantar e abrir bem os braços , pois doem mto. O que o sr. me aconselharia fazer?

    • existem diversas causas que levam a dor e limitação apos protese…
      sem te examinar e ver os exames fica dificil opinar… 1 coisa que precisa ser descartada é infecção…

  • wellington firmino fevereiro 14, 2016 at 20:42

    Dr, A cirurgia de Jones, em caso de sequela de fratura de úmero proximal, a cirurgia de Jones os tubérculos são suturados junto a diáfise, aí o ´úmero é amarrado junto a escapula do ombro? ou o ombro fica solto?

    No aguardo.

    Obrigado.

  • Fatima março 19, 2016 at 08:17

    Bom dia, Dr. Meu esposo teve uma convulsão no dia 14/01 por conta de um astrocitoma grau 3. Sentia fortes dores nos ombros, porém o neutro sempre dizia ser por conta da rabdomiolise. Teve alta e após um mês descobrimos com o orto que os dois ombros estavam f raturados. O primeiro orto não quis dar andamento e então procuramos outro que sugeriu prótese total nos dois ombros. O convênio demorou a aprovação e procuramos outro orto, que nos aconsrlhou a deixar os ombros que já calcificaran errados, cuidar da cabeça e tentar recuperar movimentos com fisioterapia. Segundo ele a prótese nesse caso que seria total tb não ficaria muito bom.. seria melhor ver o q consegue e depois pensar nisso, pois ele sendo convulsivo envolve outros riscos. Estamos com muitas dúvidas, agradeceria muito uma opinião sincera pois estamos desgastados com tudo isso. Obrigada

    • é comum o paciente convulsivo deslocar ou quebrar os ombros… dependendo do tipo de fratura a protese passa a ser sim uma opção, mas com a fratura ja grudada errada talvez seja a unica opção… quanto a operar ou não operar depende de como está o desvio e impotencia funcional do seu marido… sem examinar ele e ver seus exames não posso ajudar muito… procure um especialista em ombro na sua região…..

  • Balbino Santana março 22, 2016 at 20:39

    Boa noite dr:Joel Murachovsky, existe prótese para substituir a escápula que será retirada por conta de um câncer maligno?

  • Lusimar Dias março 29, 2016 at 12:41

    Bom dia, Dr.Joel! Caí, bati o ombro esquerdo num portal e houve ruptura total do supra espinhal e infra espinhal. Fiz 40 fisioterapias, mas sem resultado. O braço, entre o cotovelo e o ombro, está inchado, dói muito e não consigo levantá-lo. Meu médico indicou a colocação de uma prótese, mas gostaria de saber do Sr. se este inchaço e esta dor vão aliviar com a colocação desta prótese. Tenho 69 anos. Obrigada

    • normalmente sim mas a protese deveria ser a ultima opção do colega… os tendoes devem estar de pessima qualidade para indicarem a protese

  • wellington firmino maio 10, 2016 at 16:22

    Dr, com a realização da cirurgia de Jones devido a sequela de fratura de úmero proximal, podemos recuperar quantos % os movimentos do ombro?

    Obrigado.

    • normalmente é possivel elevar o braço ate 90 graus e rodar o braço para fora (externo ) ate 0 graus, ou seja, a mão apontar para frente

  • wellington firmino maio 12, 2016 at 10:08

    Ok, Muito bom Dr, eu fiz essa cirurgia a 60 dias, foi retirado a prótese também, e a dor praticamente desapareceu, ainda não iniciei a fisioterapia, estou otimista nos resultados.

    Obrigado.

  • Sueli Ribeiro julho 29, 2016 at 12:47

    Boa tarde fiz uma cirurgia de prótese de ombro direito faz 4 meses e a dor continua aumentando cada vez mais fora o movimento que perdi quando deito td bem mas ao levantar tenho que apoiar o cotovelo empurrando pra cima pq a dor é terrível. Gostaria de saber se é normal isso.obg

  • sandra dos anjos setembro 5, 2016 at 13:30

    Minha irmã sofreu uma lesão no ombro, há seis meses, e não obteve melhora, por fim fez uma biopsia e foi constatado cancer osseo no local, o ortopedista a encaminhou para cirurgia para implante de uma protese , e só depois vai começar o tratamento com quimioterapia. estamos muito assustados com esse diagnóstico, quais as chances de melhora dela ?? Vi alguns videos desta cirurgia e é bem evasiva, é mesmo recomendada ??

  • Marcos Ranieri setembro 20, 2016 at 11:16

    Dr. Joel bom dia, gostaria muito de receber sua opinião refente ao meu quadro atual sobre essa lesão no meu ombro direito, pois desde 2014 apresentou dores e fiz vários processos de fisioterapia e meu medico agora optou por cirurgia, realmente é necessário?
    segue laudo da ressonância:

    Técnica: Exame realizado nos planos axial, coronal oblíquo e sagital oblíquo com sequências ponderadas em T1 e em T2 com supressão de gordura. Relatório:
    Espessamento cápsulo-ligamentar acrômio-clavicular, sem lesões osteocondrais. Acrômio sem inclinação patológica. Relação glenumeral mantida na posição de estudo. Ausência de lesões osteocondrais instáveis. Leve heterogeneidade de sinal do labrum ântero-inferior da glenóide, sem destacamento. Diminutas alterações fibrocísticas subcorticais no aspecto póstero-lateral da cabeça umeral. Tendinopatia leve / moderada do supra-espinhal com foco de ruptura / desinserção parcial localizado no feixe anterior, de configuração linear restrita a região do footprint, onde se estende por aproximadamente 0,9 x 1,1 cm nos eixos látero-lateral e ântero-posterior, sem retração medial ou foco de transfixação. Tendinopatia leve da inserção do feixe cranial do subescapular, sem rupturas. Demais tendões do manguito rotador sem alterações significativas. Tendão da cabeça longa do bíceps tópico, exibindo espessura e sinal normais. Lâmina líquida no interior da bursa subacromial-subdeltóidea. Ausência de derrame articular glenumeral. Musculatura com trofismo usual.
    Impressão Diagnóstica:
    Espessamento cápsulo-ligamentar acrômio-clavicular, de provável natureza mecânica / degenerativa, sem lesões osteocondrais. Leve heterogeneidade focal do labrum ântero-inferior da glenóide, de aspecto inespecífico, sem lesões destacadas. Tendinopatia leve / moderada do supra-espinhal com foco de ruptura parcial justa insercional, restrita à região do footprint no feixe anterior. Tendinopatia leve do subescapular, sem rupturas. Reação bursal subacromial-subdeltóidea.

    Obrigado.

    • infelizmente não tenho como opinar me baseando num laudo de exame, entende? sugiro que converse com seu medico e tire suas duvidas com ele e , se mesmo assim não ficar satisfeito, procure um outro especialista em ombro na sua região para ter outra opinião sobre seu caso

  • Michelle Aparecida Pereira setembro 26, 2016 at 11:14

    Tenho 38 anos de idade e fiz artroplastia parcial de ombro. Tenho doença de gaucher e por isso tive necrose nas cabeças femorai e nos dois ombros
    Em um ombro já coloquei prótese a seis dias e a dor que passei não foi desse mundo. Não me aplicaram uma anestesia para o pescoço e a dor nas costas e pescoço me levaram a loucura.
    Existe um remédio para que o paciente não Sofra tanto
    Se existir qual o nome? Porque quando for operar o outro braço se no hospital não tiver eu compro.
    O Dr não teria como me ajudar?

  • Gláucia Maria da Silva Nonato Pinto novembro 16, 2016 at 19:42

    Dr em 2014 fraturei meu ombro direito, fiz cirurgia coloquei prótese, fiz inúmeras fisioterapias…
    Hoje meu ombro está muito inchado e vermelho… dói horrores, lateja muito…
    Meu Dr marcou a troca da prótese dia 19/11/16 ,
    Pergunto, é possível retirar a prótese e colocar outra , mesmo estando meu ombro doendo muito?
    Vai melhorar a dor com a nova cirurgia?
    Obrigado!!! Abraços

  • Daniela maio 30, 2017 at 20:14

    Olá, boa noite
    Minha mãe tem 62 anos,está com uma osteonecrose na porção superior da cabeça umeral , minha dúvida é :existe possibilidade de reverter esse quadro ,seria só com fisioterapia para estimular a irrigação do sangue ?

    • infelizmente nao… precisa acompanhar de perto pois se a cabeça do umero colabar vai precisar de tratamento…

  • Rafaela junho 22, 2017 at 23:15

    Olá, Boa Noite.
    Meu noivo está internado a 3 meses com ossomeliate. . Ele teve um acidente de moto e fraturou o úmero proximal,colocou parafuso e placa mas ja retirou .. desde então vem sofrendo com a infecção. . Ele ja fez 3 cirurgias e agora vai fazer mais duas, uma pra por cimento orortopédico e outra pra por a prótese .. pois o a cabeça do úmero ja está necrosada.. queria saber se depois q ele colocar esse cimento e a prótese ele vai ter limitações de movimentos mesmo fazendo fisioterapia , graças a Deus ele não teve nenhum problema com nervo ou tendões !

  • Lima junior junho 27, 2017 at 21:44

    Olá, sou fisioterapeuta e estou com uma paciente de 80 anos que fez artroplastia de ombro, após alguns meses teve complicação devido uma infecção bacteriana e retirou a próteses e estação com o cimento cirúrgico , a família decidiu que não vai colocar outra prótese, hoje tem 4 dias da retirada gostaria de alguma sugestão para o tratamento fisioterapeutico.

Comments are closed.