Telefone: 011 3257-0763

Reabilitação da Discenesia Escápulo-Torácica | Tudo Sobre Ombro

Reabilitação da Discenesia Escápulo-Torácica

Reabilitação da Discenesia Escápulo-Torácica

Texto de Dr. Joel Murachovsky   Contatos: 11-32570763   ou  11- 37391334

REABILITAÇÃO DA DISCENESIA ESCÁPULO-TORÁCICA

A dor no ombro na Discenesia Escápulo-Torácica pode ser por diversas causas, entre elas: o encurtamento do peitoral menor, uma Bursite da escápula, Síndrome do Impacto, além de sobrecarga do Trapézio. Como o problema está relacionado ao encurtamento do peitoral menor e fraqueza dos músculos que atuam na movimentação e estabilidade da Escápula devido a um desequilíbrio muscular, levando a uma alteração na movimentação da Escápula; durante a reabilitação, devemos alongar o peitoral menor, assim como devemos re-orientar a mecânica da Escápula, fortalecendo os Rombóides, o Serratil anterior, o Elevador da escápula e, o Trapézio.

De início, devemos diminuir o processo inflamatório que eventualmente o paciente esteja tendo, por meio da eletroterapia. Nessa fase, apenas exercícios isométricos e de alongamento são orientados ao paciente, para não provocar dor ao paciente. Com a diminuição do processo inflamatório local e, consequentemente, da dor, inicia-se exercícios isotônicos para os músculos peri-escapulares. Acredito que esses exercícios devam ser mantidos, mesmo após alta do paciente, pois há uma tendência desse grupo muscular não ser trabalhado nas aulas de musculação e, como outros grupos são trabalhados em demasia, um desequilíbrio muscular pode retornar levando novamente ao mesmo problema.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

0 Comments on “Reabilitação da Discenesia Escápulo-Torácica