Telefone: 011 3257-0763

Reabilitação pós Prótese de Cotovelo | Tudo Sobre Ombro

Reabilitação pós Prótese de Cotovelo

Reabilitação pós Prótese de Cotovelo

texto de Dr. Joel Murachovsky      contatos: 11- 32570763  ou 11-37391334

REABILITAÇÃO PÓS PRÓTESE  DE COTOVELO

Após prótese de cotovelo, seja por fratura, seja por desgaste da articulação do cotovelo,  a reabilitação é igual, pois no país contamos apenas com próteses semi-constrictas.

A maior preocupação após essa cirurgia é com o reparo do músculo tríceps do braço pois ele geralmente é descolado de onde ele fica preso na ulna. Nesses casos após a retirada do dreno aspirativo (2º PO), permitimos que o paciente realize movimentos ativos de prono-supino, movimentos para punho e mão e rotação e elevação do ombro. Também permitimos que o paciente realize a extensão do cotovelo passiva e ativa-assistida, assim como flexão do cotovelo passiva e ativa-assistida até 110º.  A cada duas semanas liberamos 10º de flexão do cotovelo e com 6 semanas esperamos que o paciente esteja ao menos com uma amplitude de movimento passiva e ativa-assistida próximo do normal.

Com 6 semanas o paciente inicia movimentação ativa do cotovelo e exercícios isométricos de fortalecimento, de início leves, mas gradualmente aumentando sua intenssidade.

Com 3 meses de cirurgia inicia-se o fortalecimento isotônico para todos os grupos musculares do cotovelo, contudo é explicado ao paciente que jamais poderá realizar uma carga  sobre esse cotovelo superior a 5 kg, pois isso sobrecarregará a prótese e pode acarretar em sua soltura precoce.

Dependendo do motivo da prótese de cotovelo, por vezes a realizamos sem o descolamento do tríceps e, isso permite um protocolo de reabilitação muito mais acelerado do que o descrito acima.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

0 Comments on “Reabilitação pós Prótese de Cotovelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *