Telefone: 011 3257-0763

Reabilitação pós liberação de rigidez de Cotovelo | Tudo Sobre Ombro

Reabilitação pós liberação de rigidez de Cotovelo

Reabilitação pós liberação de rigidez de Cotovelo

texto de Dr. Joel Murachovsky     contatos: 11-32570763  ou 11-37391334

REABILITAÇÃO PÓS LIBERAÇÃO DE RIGIDEZ DE COTOVELO

A rigidez de cotovelo como dito anteriormente causa dor no cotovelo, pode levar a um desgaste precoce da articulação do cotovelo e pode ser incapacitante. Se o arco de movimento for menor do que 100º de flexo-extensão (-25º-125º) e/ou 90º de prono-supino (45º- 45º) indica-se a liberação.

Independente da técnica empregada na liberação do cotovelo, o objetivo da fisioterapia é não permitir que o paciente perca a amplitude de movimento que ganhou logo após a cirurgia. Para isso o uso de cateter no plexo braquial é importante para permitir que o paciente execute os movimentos orientados desde pós-operatório imediato sem dor. Seu uso é indicado durante a permanência do paciente no hospital apenas e é retirado quando a dor do paciente diminuí e já não atrapalha nos movimentos  (usualmente entre 3 a 5 dias). Nesse período inicial o uso do aparelho de CPM (maquina que realiza movimentos passivos de flexo-extensão) pode ser indicado, mas poucos serviços tem esse aparelho a disposição.

Após esse período inicial o paciente é liberado para casa, mas deve permanecer realizando fisioterapia diariamente, mesmo em casa deve realizar os exercícios ensinados na fisioterapia. Por vezes, o uso de uma órtese  dinâmica pode ser recomendado e, com o seu auxílio é possível ganhar amplitude de movimento, ou manter a amplitude ganhada no pós-operatório com pouca dor para o paciente.

Após dois a três meses,  ganhada a amplitude de movimento, inicia-se o trabalho de fortalecimento dos músculos do cotovelo, objetivando permitir a esse paciente retornar as suas atividades.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

0 Comments on “Reabilitação pós liberação de rigidez de Cotovelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *