Ressonância Magnética

Ressonância Magnética

 

Exemplo de uma imagem de Ressonância Magnética do Ombro

Texto por Dr. Joel Murachovsky Contatos: 11-37438251 ou 11-32570763

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

A Ressonância Magnética se tornou uma importante ferramenta para auxílio no diagnóstico de patologias ortopédicas. Esse exame permite que o médico ortopedista tenha a possibilidade de avaliar adequadamente as partes moles (músculos, tendões, ligamentos, cápsula articular e cartilagem) com muito mais clareza do que a Tomografia Computadorizada ou Radiografias Simples.

A Ressonância Magnética não expõe o paciente a radiação, funcionando por meio de campos magnéticos; os diferentes tecidos reagem de maneira diferentes, o que gera as imagens detalhadas de cada região.

Existem pacientes que não podem realizar o exame de Ressonância Magnetica, por exemplo: pacientes com marca-passo, pacientes com stents seja no cérebro, seja no coração; uso de clipes por aneurisma; pacientes com certos tipos de implantes metálicos dentro de seu corpo. Existem hoje implantes ortopédicos mais modernos que são inertes e não reagem com a força magnética.

Basicamente o paciente é colocado dentro de um tubo cilíndrico por meio de uma cama móvel e, geralmente é um pouco apertado no seu interior. Por isso pacientes com claustrofobia por vezes não consegue realizar esse exame. Nesses casos talvez seja necessário a sedação do paciente para se poder realizar o exame. Por outro lado, já existem Aparelhos de Ressonância Magnética (de campo aberto) com uma área aberta, isso torna o exame um pouco mais confortável para esses pacientes. Contudo, a qualidade das imagens geradas não são tão boas como as imagens do aparelho convencional.

O exame de Ressonância Magnética é um exame caro e leva, em média, 45 minutos para ser completado, porém quando bem indicado ajuda muito no diagnósticos das doenças do ombro e doenças do cotovelo.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11- 32570763 ou 11-37438251

One Comment on “Ressonância Magnética

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *