Telefone: 011 3257-0763

Artroplastia de Ombro (Prótese) | Tudo Sobre Ombro

Artroplastia de Ombro (Prótese)

Artroplastia de Ombro (Prótese)

 

texto de Dr. Joel Murachovsky     Contatos: 11-37391334  ou 11-32570763

ARTROPLASTIA DE OMBRO (PRÓTESE)

A Prótese de ombro é indicada para pacientes que apresentam uma dor no ombro que não melhora com fisioterapia e, é  relacionada a um desgaste da articulação do ombro, fazendo com que o paciente apresente uma perda significativa da mobilidade articular pelo desgaste e pela deformidade que ocorre nessa articulação. Esse desgaste articular ocorre mais comumente por uma artrite, sendo a mais comum a artrite reumatóide; por artrose, por necrose da cabeça do úmero. Também uma lesão irreparável do manguito rotador pode levar a um desgaste da articulação do ombro e pode ser  necessário uma substituição por prótese dessa articulação caso o paciente apresente muita dor e perda funcional.

Artrose do ombro

Artrose do ombro

A prótese de ombro a ser utilizada pode ser uma prótese de superfície, quando apenas a cabeça do úmero está  muito desgastada,  mas pouco deformada. Pode, também, ser uma prótese parcial quando a cabeça do úmero esta muito desgastada e deformada, ou total, quando tanto a cabeça do úmero quanto  a glenóide estão desgastados. Outro tipo de prótese, a prótese reversa é indicada nos casos que o paciente apresenta um desgaste da articulação do ombro, associado a uma lesão irreparável do manguito rotador.

Prótese total de Ombro

Prótese total de Ombro

Para realização da prótese fazemos um corte grande na parte da frente do ombro, que chamamos de de via de acesso delto-peitoral. Realizamos pequenos cortes na  área desgastada da cabeça do úmero e a substituímos por uma estrutura metálica. Quando a glenóide também está desgastada, pequenos cortes são realizados e a substituímos por um plástico especial, chamado polietileno. Durante a cirurgia deve-se tomar cuidado para não causar uma lesão neurólogica, já que nervos importantes passam muito perto das estruturas abordadas nessa cirurgia

O pós-operatório é um pouco doloroso e o paciente deve usar uma tipóia que ajuda a diminuir essa dor. O paciente inicia a fisioterapia assim que o dreno de aspiração é retirado de dentro da articulação do ombro, geralmente, no segundo dia após a cirurgia.

 

 

 

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo.
Contatos: 11 – 32570763 ou 11 – 37438251

2 Comments on “Artroplastia de Ombro (Prótese)

Comments are closed.