Telefone: 011 3257-0763

Artroplastia de cotovelo (Prótese) | Tudo Sobre Ombro

Artroplastia de cotovelo (Prótese)

Artroplastia de cotovelo (Prótese)

 

Artrose de cotovelo

Prótese total de cotovelo

texto de Dr. Joel Murachovsky     Contatos: 11-37391334  ou 11-32570763

ARTROPLASTIA DE COTOVELO (PRÓTESE)

A Prótese de cotovelo é indicada para pacientes que apresentam uma dor no cotovelo que não melhora com fisioterapia e, é  relacionada a um desgaste da articulação do cotovelo, fazendo com que o paciente apresente uma perda significativa da mobilidade articular pelo desgaste e pela deformidade que ocorre nessa articulação. Também, certas  fraturas agudas que acometem a articulação do cotovelo podem ser de indicação para prótese, dependendo da idade do paciente e demanda do mesmo.  Esse desgaste articular ocorre mais comumente por uma artrite, sendo a mais comum a artrite reumatóide; por artrose, ou por sequela de fratura.

Embora existam diversos tipos e modelos de próteses de cotovelo, no Brasil só temos disponível a prótese de cotovelo total semi-constricta.

Para realização da prótese fazemos um corte grande na parte posterior do cotovelo. Realizamos pequenos cortes na  área desgastada do úmero e da ulna e, as substituímos por uma estrutura metálica que se unem por meio de um parafuso especial que simula uma nova articulação.  Durante a cirurgia deve-se tomar cuidado para não causar uma lesão neurólogica, já que nervos importantes passam muito perto das estruturas abordadas nessa cirurgia

O pós-operatório é um pouco doloroso e o paciente deve usar uma tipóia que ajuda a diminuir essa dor. O paciente inicia a fisioterapia assim que o dreno de aspiração é retirado de dentro da articulação do cotovelo, geralmente, no segundo dia após a cirurgia.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

53 Comments on “Artroplastia de cotovelo (Prótese)

  • Rui julho 5, 2014 at 11:51 Reply

    Parti o cotovelo (radio) conseguirei ter um braço a 100% ainda que a fisioterapia corra bem ?

  • Nathalia de Sena Gonçalves julho 16, 2014 at 17:22 Reply

    Fraturei o meu cotovelo e depois de operada os médicos estão fazendo descaso de min, estou desesperada, médico de SUS é muito complicado, alguns não querem nem saber de ninguém, quero voltar a ter os meus movimentos.
    Estou com o braço duro, por favor me ajuda….. Como faço para enviar a imagem do meu raio x?

  • sirlene goncalves agosto 1, 2014 at 19:56 Reply

    tenho atrite reumatoide e estou com o cotovelo bem inchado e doendo e com poucos movimentos, e ja tenho protese de qudril é o mesmo procedimento e tbm e memso efeito pos cirurgico qualidade de vida melho.?

    • isso depende da sua idade, demanda e grau de acometimento da sua articulação… eventualmente,dependendo de uma serie de fatores, uma artroscopia pode ajudar muito…

  • adriana setembro 16, 2014 at 22:26 Reply

    minha mãe tem 64 anos e já usa próteses nos dois joelhos, mas devido a artrite reumatoide os cotovelos também estão bem inchados e ela sente muitas dores. Quero saber como faço para leva-la a uma consulta e se possível um valor da cirurgia par eu ter mais ou menos uma ideia de gastos. A cirurgia do joelho ficou excelente, mas o Dr Mario Matos o medico quem fez, faleceu tem uns dois anos, ele era de Marília interior de sp.

  • Fernando setembro 28, 2014 at 15:10 Reply

    Olá Joel, sou estudante de Fisioterapia e acho muito interessante próteses de cotovelo, você saberia me informar quanto custa esse benéfico? ou o valor aproximado de uma prótese para uma pessoa com estatura normal? agradeço a atenção.

  • gideao março 24, 2015 at 20:55 Reply

    quanto custa em media uma proteses dessa de cotuvelo ?
    minha mae sofreu um acidente e perdeu todo o cotuvelo aguardo cotato

  • lilianeda silva ramos abril 5, 2015 at 00:53 Reply

    boa noite ! poderia me explicar o que é osteófito anterior no processo coronóide da ulna ?o se faz com isso???? obrigada se for atendida ?

    • significa que seu organismo esta tentando distribuir melhor as forças que passam pelo seu cotovelo, aumentando a area, formando esse osso (osteofito), isso significa um inicio de desgaste de sua articulação…

  • boa tarde Joel!Quebrei meu cotovelo do lado direito e meu braço não movimenta mais que 10% afetando meu nervo ulnar; tenho 48 anos e gostaria de saber se tenho possibilidade de colocar uma protese.

  • Diogenes Sena maio 19, 2015 at 21:20 Reply

    Sofri un acidente a 14 anos, depois de varias cirurgias no cotovelo e fisioterapia perdi o movimento parcial quase que total .meu braco esta sempre na mesma posição não sobe nem desce. Ha algo que me devolva o movimento?

  • Joel, sofri um acidente a mais de dois anos e fraturei o cotovelo, hoje possuo muito pouco movimento do cotovelo e gostaria de saber se com esta prótese é possível voltar a ter movimentos, ou como faço para ir em uma consulta contigo ?

    • a protese é indicada em pacientes mais idosos e que aceitem ter movimento , mas pouca demanda, pois não pode pegar mais do que 5 k com o braço que colocou essa protese…

  • Iasmine junho 1, 2015 at 21:47 Reply

    Boa noite Drº, tenho uma paciente com artroplastia de cotovelo,21 dias pós operatório. Seu tratamento é feito: alongamento passivos, mobilizaçoes; isometria, treino de AVD’s e preensão. Acrescentaria algo mais? Tenho dúvida no uso de Ultra Som Pulsado,poderia usar?

  • Maurício junho 3, 2015 at 02:51 Reply

    Olá tenho 32 anos, tive uma fratura no cotovelo e perdi massa ossea parte do úmero. Fiz algumas cirurgias mas não tenho toda mobilidade do cotovelo. devido a fratura e é de ter que fazer enxerto óssea. No meu caso tenho como colocar essa prótese?

  • antonio jose junho 7, 2015 at 21:42 Reply

    Ola! Dr° tive um acidente de veiculo onde fraturei o cotovelo e teve fratura expostas, tendo perda óssea, fiquei com rigidez no cotovelo, devido a demora pra mim operar, os médicos que cuidaram de mim disseque não existia prótese, e na demora de me operarem peguei osteomielite penso ser esse o nome certo, penso em fazer uma cirurgia por uma prótese mesmo que seja para recuperar movimentos parcial, existe essa possibilidade, devido a essa problemática.

    • apos infecção deve-se ter muitos cuidados antes de pensar em protese e essa portese so deve ser indicada em pessoas idosas…

  • Dsniela junho 10, 2015 at 15:01 Reply

    Olá Dr.
    há 2 meses sofri uma queda e tive Q operar o cotovelo, estou com uma prótese de cabeça de rádio e duas âncoras. Faço fisioterapia desde que tirei os pontos e não sinto melhora no tratamento, não consigo esticar meu braço e estou desesperada, pra ajudar agora estou com uma fibrose próximo aos pontos. É possível ter meu movimento de volta e qto tempo leva isso?
    Aguardo, Obrigada.

  • antonio jose junho 25, 2015 at 22:09 Reply

    fico olhando vídeos de cirurgia de cotovelos colocação de próteses, e imagino qual seria o tipo de cirurgia pra mim,que mais encaixaria seria a artoplastia de cotovelo, se existir a possibilidade de estudar o meu caso eu enviarei fotos dos raios x , e só mandar no meu e-mail um contato que possa enviar. agradeço pela atenção.

    • infelizmente ima indicação cirurgica não pode ser feita apenas baseando-se por exames… precisaria conversar com você e te examinar… sugiro que procure um especialista em cotovelo…

  • Roberto César outubro 26, 2015 at 10:48 Reply

    Olá dr coloquei uma protese USA essa seria a top de linha existe risco de rejeição

    • sim , embora tenha colocado uma protese total de boa qualidade, outros fatores são muito importante.. por isso precisa fazer um seguimento adequado do seu caso

  • carlos alberto de morais dezembro 9, 2015 at 12:48 Reply

    DR: A MINHA ESPOSA TEVE UM ACIDENTE DE TRANSITO A ONDE UM ONIBUS ESMAGOU SEU COTOVELO SO QUERIA SABER SE A ALGUMA CONDIÇOES DE COLOCAR UM COTOVELO NO LUGAR POIS OS MEDICOS DA EPOCA EMENDARAM UM OSSO COM O OUTRO

  • wellington firmino dezembro 18, 2015 at 11:48 Reply

    Dr, umas das melhores próteses de ombro anatômica é ZIMMER?

  • Daniella Brandão fevereiro 11, 2016 at 18:39 Reply

    Boa Noite Dr Joel. Sofri um acidente em janeiro de 2008 onde tive fratura exposta, perda total do oleocraneo/cotovelo e perda óssea no úmero, que havia fraturado em 28 partes. Passei por 10 cirurgias. Gostaria de saber se, nesse tipo de caso, com a idade de 39 anos, se há possibilidade de colocação de prótese, de maneira geral, pois sei que o Dr teria que examinar para ter certeza.

    • provavelmente nao seria a melhor indsicaçao para eu caso por 2 motivos
      1- risco de infecçao apos uma fratura exposta grave como a sua, tendo sido submetida a muitas cirurgias
      2 – a ausencia do olecrano causa instabilidade do componente ulnar que já naturalmente é o que mais solta, propiciando soltura precoce do implante

  • alessandro março 31, 2016 at 14:52 Reply

    minha protese da cabeça do radio saiu um pouco do lugar tem com fisioterapia ela volta para o lugar.

  • Paulo aparecido de arruda abril 28, 2016 at 17:47 Reply

    Dr joel eu sofri um acidente de moto e perdi uns 10cm de osso do úmero fiz um operação puis 2 pino e uma placa fiz um enxerto de ósseo tirado da bacia.já faz mais de um ano e esta vazando pus e doe passei em 2 médicos q me disseram q perdi a operação dr qual seria melhor opicao pra mim pois já tenho 44 anos qual seria a melhor opção pra mim dr VC atende pelo SUS desde já muito obrigado.

    • precidsaria revisar a cirurgia que foi feita, limpar o que estiver infectado… precisa fratar no mesmo hospital que iniciou o tratamento…

  • Guilherme maio 8, 2016 at 23:37 Reply

    Meu caso e um pouquinho diferente. Quando criança cai e quebrei o cotovelo então até hoje ele não estica 180 graus. Oque deveria ser feito?

  • Joalysson maio 12, 2016 at 00:10 Reply

    Olá, Dr!
    Sofri um acidente onde acabei fratura esposta no meu cotovelo e também tive perca óssea do úmero, hoje após 5 meses de cirurgia e fisioterapia meu cotovelo continua rígido. O senhor indicaria a artroplastia para o meu caso? E qual é a MÉDIA de preço desse tratamento?

    Grato!

  • Eric setembro 14, 2016 at 22:21 Reply

    Dr , sofri uma luxação do cotovelo há 4 anos atrás , pus um fixador externo e uma âncora , a fisioterapia não progride mais , uma eventual retirada dessa ancora é possivel ? isso poderia fazer algum tipo de progresso ?

  • Marcos Gagliasso novembro 26, 2016 at 15:22 Reply

    Dr. Sofri acidente de trabalho e tive fratura exposta e perda óssea no cotovelo. Os médicos me sugeriram uma prótese. Mas eu gostaria de saber se vou poder pegar peso peso depois de por a protese pois gostaria muito de voltar a trabalhar.

  • wanderley junho 3, 2017 at 21:26 Reply

    Olá boa noite, tenho artrose no cotovelo devido a LER e artrite reumatóide, fiz cirurgia , retirada da cabeça do rádio e continuo com muitas dores, os médicos dizem que a única forma de resolver é fazendo uma artrodese, será: Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *