Telefone: 011 3257-0763

Acromioplastia | Tudo Sobre Ombro

Acromioplastia

Acromioplastia

 

Video educativo acromioplastia

texto de Dr. Joel Murachovsky   contatos: 11-32570763 ou 37391334

ACROMIOPLASTIA

A acromiplastia é a ressecção óssea da porção inferior, anterior e também lateral do acromio (o teto da articulação do ombro- uma das proeminências da escapula). Esse procedimento poderia ser realizado por via aberta, contudo, hoje em dia, procura-se realizar tal cirurgia por via artroscópica, pela vantagem de ter uma menor chance de infecção e não ter a necessidade de soltar o músculo deltóide de sua inserção no acrômio. Na acromioplastia o especialista em ombro, tem como rotina,  inspesionar a articulação no ombro, e realiza a bursectomia quando no espaço subacromial. Somente após isso e com uma boa visão de todo acrômio é que se realiza a acromioplastia. Particularmente, eu gosto de demarcar o limite posterior e o limite lateral da minha ressecção e após isso finalizo a ressecção óssea, tendo a certeza da retificação do acrômio,ou seja, de ter retirado todo o esporão existente nesse osso.

A indicação dessa cirurgia não é muito frequente quando isolada, sendo muito mais comum quando se associa a reparação do manguito rotador. A acromioplastia isolada é indicada para os casos de Bursite e Tendinite  do Ombro, causadas pela síndrome do impacto entre o tubérculo maior do úmero e o acrômio, que não apresentam melhora após 6 meses de fisioterapia, tendo a certeza desse paciente não apresentar uma discenesia escápulo-torácica. Nesses casos, é comum que o espaço entre o acrômio e o tendão do manguito rotador estaja diminuído (espaço subacromial) e o acrômio,  geralmente, é grosso, ou tem um formato curvo ou apresenta um esporão na sua superfície inferior. Com a acromioplastia aumenta-se esse espaço, facilitando a excurção dos tendões do manguito rotador e diminuíndo as chances de haver impacção entre o úmero e o acrômio.

O exame de Raio X no período pré-operatório é importante para se determinar o formato do acrômio e também para se ter certeza da fusão de todo esse osso (descartar Os Acromiale) e, deve-se descartar uma lesão do Manguito Rotador por meio de Ultra-som do Ombro ou Ressonância Magnética.

No pós-operatório o paciente fica de tipóia para diminuir a dor, além de receber medicações analgésicas e, inicia a fisioterapia no primeiro dia após a cirugia

Desde que bem indicado esse procedimento apresenta uma alta taxa de sucesso.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

17 Comments on “Acromioplastia

  • Fui submetido a uma acromioplastia no inicio do mes, e desde então minha dor no ombro é constante, e em grau mto pior e limitador. Uma injencao de corticoide na semana passada aliviou o problema, mas por poucos dias. Meu diagnostico era de inflamacao do ligamento da acromio clavicular, sem evidencias de lesao slap quando da inspecao
    Na artroscopia. A recuperacao deveria ser rapida e simples, mas está sendo um tormento.

  • Oswaldo José Vogelsanger Pinheiro junho 27, 2015 at 16:33 Reply

    Possuo 54 anos e gostaria de saber o tempo de recuperação desteprocedimento.

    • se for apenas acromioplastia que é apenas aa ressecão de um pedaço de osso do acromio, o retorno as atividade é em menos de 30 dias, contudo precisa ter certeza disso com seu medico…

  • Oswaldo José Vogelsanger Pinheiro setembro 26, 2015 at 23:05 Reply

    Cirurgia devido a ruptura do manguito rotador e acromioplastia foi feita 40 dias, há prazo definido para voltar e desenvolver minhas atividades, sou professor.

  • cesar melo novembro 3, 2015 at 20:09 Reply

    ola doutor,fiz acromioplastia isolada,apenas. utilizo motocicleta para atividades de locomoção. Enquanto tempo poderei voltar a pilotar moto?Grato

  • Dora novembro 4, 2015 at 08:30 Reply

    Bom dia
    A minha filha precisa passar por um procedimento cirúrgico, do acrômio ganchoso, ela é muito jovem 22 anos, estou muito preocupada com a recuperação da mesma. Gostaria também de ter informações sobre o valor aproximado dessa cirurgia. Muito Obrigada

    • normalmente não se opera apenas por ter um acromio ganchoso… não é o que normalmente se faz… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para reavaliar isso … boa sorte

  • Marcia dezembro 8, 2015 at 11:01 Reply

    Peguei o resultado de rx neste momento e deu acromio tipo 1, que tipo de lesão possa ser? Tenho dores e inchaços frentes no braço direito até o cotovelo.

  • Valdimar Cordeiro de Vasconcelos dezembro 11, 2015 at 00:30 Reply

    Doutor, meu pai precisa, urgentemente, fazer uma ACROMIOPLASTIA (ruptura do manguito rotador;recessão lateral da clavícula; tenotomia da porção longa do bíceps), no entanto, a UNIMED diz que não cobre. Preciso de orientação, pois não se trata de procedimento estético. Ele levou uma queda e teve lesionado o ombro. Como podemos proceder?

    • o medico que esta tratando do seu pai deve fazer um relatorio explicando do porque da cirurgia, baseado nos laudos dos exames que seu pai tem e se mesmo assim a unimed encasquetar entre com uma liminar…

  • MILER ROBERTO MARTINS SIQUEIRA maio 17, 2016 at 17:12 Reply

    Doutor sou jogador de volei e meu acromio e ganchoso, já fiz mais de 6 meses de fisioterapia porem a dor continua quando há atrito com a bola no movimento de ataque.
    Será que meu problema é cirurgico? Há possibilidade de fazer o procedimento e o osso calcificar e voltar a ficar ganchoso?
    qual o tempo de recuperação para voltar jogar?

    Obrigado pela atenção

    • ter o acromio ganchoso não é indicativo de cirurgia… eu daria muita atenção ao movimento da sua escapula e trabalharia amusculatura dessa região… deve acabar com seu problema

  • silvani fachi junho 22, 2016 at 11:44 Reply

    dr vou fazer a acromioplastia o dr pediu autorização à unimed pra fazer ruptura do manguito roteador, mas a unimed negou esse procedimento do manguito por não apresentar lesões nos mesmos nos exames (ultrasom e ressonancia ). autorizaram somente a acromioplastia . o que faço agora dr ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *