Telefone: 011 3257-0763

Lesão da Pequena liga do Ombro | Tudo Sobre Ombro

Lesão da Pequena liga do Ombro

Lesão da Pequena liga do Ombro

Texto de Dr. Joel Murachovsky    Contatos: 11-32570763  ou 11-37391334

LESÃO DA PEQUENA LIGA DO OMBRO Causas, Sintomas e Tratamento

Ressonância Magnético do ombro de um atleta da Seleção Brasileira de Beisebol com lesão da peqiena Liga do Ombro- Primeiro caso dessa patologia descrito no país.

Ressonância Magnético do ombro de um atleta da Seleção Brasileira de Beisebol com lesão da peqiena Liga do Ombro- Primeiro caso dessa patologia descrito no país.

A lesão da pequena liga do ombro é uma causa pouco comum de dor no ombro. Ela é descrita em jovens arremessadores entre 12  e 16 anos de idade, na fase do estirão de crescimento, já que nessa fase a fise fica mais frágil. Comumente ocorre no  membro dominante e é caracterizada como sendo uma fratura da placa de crescimento do terço proximal do úmero. Aparentemente essa fratura é causada pelo estresse causado pelo movimento de arremesso quando realizado por enumeras vezes e se assemelha a uma fratura salter harris do tipo I sem desvio.

A pricipal queixa do paciente é a dor no ombro no momento do preparo do arremesso e depois do arremesso. Pode-se, eventualmente, se observar a presença de aumento de volume na porção anterior e lateral do ombro acometido.

Os exames de imagens, tais como o Raio -X  e a Ressonância Magnética  mostram um alargamento da fise de crescimento, mas podem mostrar esclerose óssea, fragmentação e sinais de calcificação.

O tratamento é conservador,por meio do repouso relativo, evitando-se o movimento de aremesso por 6 semanas a 3 meses, até a remissão dos sintomas. A normalização dos achados radiográficos não é necessária. Após isso o paciente é submetido ao retorno aos arremessos por meio de um programa específico que trabalha a força e resistência do atleta.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo.
Contatos: 11 – 32570763 ou 11 – 37438251

2 Comments on “Lesão da Pequena liga do Ombro

  • wagner ferreira junho 19, 2015 at 09:58

    Bom dia Dr.Joel
    Estou precisando de uma segunda opinião pois sofri um acidente de motocicleta em 2012 onde tive uma fratura exposta do rádio
    na qual meu cotovelo virou um mosaico, já fiz sete cirurgias inclusive duas foi só do nervo ulnar mas não obtive êxodo, pois tenho uma dor constante insuportável ao ponto de ter que fazer uso constante de medicamentos pra dor, como agabapentina de 500 mg, pamelar de 50 mg e o neural de 50 mg, mas ainda tenho muita dor estes medicamentos somente aliviam a dor , além de ter dois dedos médio e minimo atrofiados em forma de garra.
    Dr estou precisando de ajuda pois não sei mais o que pode ser feito.

    • Wagner, sem te examinar e ver seus exames acredito que não tenho como opinar… acredito ser importante que procure um especialista em cotovelo para uma avaliação detalhada do seu quadro

Comments are closed.