Telefone: 011 3257-0763

O que é uma Prótese de Ombro? Quando ela é indicada? | Tudo Sobre Ombro

O que é uma Prótese de Ombro? Quando ela é indicada?

O que é uma Prótese de Ombro? Quando ela é indicada?

Texto de Dr. Joel Murachovsky        CRM 86486

Médico cirurgião especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo

Contatos: 11- 37391334     ou  11- 325544395

O que é uma Prótese de Ombro

A prótese de ombro é a substituição da cartilagem da cabeça do úmero por metal e, eventualmente, a substituição da cartilagem da glenóide por um plástico especial, chamado de polietileno.

 

Indicações para Prótese de Ombro

A Prótese de ombro é indicada para pacientes que apresentam uma dor no ombro que não melhora com fisioterapia e, é  relacionada a um desgaste da articulação do ombro, fazendo com que o paciente apresente uma perda significativa da mobilidade articular pelo desgaste e pela deformidade que ocorre nessa articulação. Esse desgaste articular ocorre mais comumente por uma artrite, sendo a mais comum a artrite reumatóide; por artrose, por necrose da cabeça do úmero. Também uma lesão irreparável do manguito rotador pode levar a um desgaste da articulação do ombro e pode ser  necessário uma substituição por prótese dessa articulação caso o paciente apresente muita dor e perda funcional.

 

Qual prótese de Ombro usar?

prótese total

A prótese de ombro a ser utilizada pode ser uma prótese de superfície, quando apenas a cabeça do úmero está  muito desgastada,  mas pouco deformada. Pode, também, ser uma prótese parcial quando a cabeça do úmero esta muito desgastada e deformada, ou total, quando tanto a cabeça do úmero quanto  a glenóide estão desgastados. Outro tipo de prótese, a prótese reversa é indicada nos casos que o paciente apresenta um desgaste da articulação do ombro, associado a uma lesão irreparável do manguito rotador.

Protese de superficie

Como é  o Procedimento da prótese de Ombro ?

 

Para realização da prótese de Ombro fazemos um corte grande na parte da frente do ombro, que chamamos de de via de acesso delto-peitoral. Realizamos pequenos cortes na  área desgastada da cabeça do úmero e a substituímos por uma estrutura metálica. Quando a glenóide também está desgastada, pequenos cortes são realizados e a substituímos por um plástico especial, chamado polietileno. Durante a cirurgia deve-se tomar cuidado para não causar uma lesão neurólogica, já que nervos importantes passam muito perto das estruturas abordadas nessa cirurgia

Como é o Pós-operatório da Prótese de Ombro?

O pós-operatório da prótese de ombro é um pouco doloroso e o paciente deve usar uma tipóia que ajuda a diminuir essa dor. O paciente inicia a fisioterapia assim que o dreno de aspiração é retirado de dentro da articulação do ombro, geralmente, no segundo dia após a cirurgia.. Exercícios são orientados e devem ser realizados diariamente pelo paciente. No inicio, se baseam mais nos alongamentos e posteriormente no fortalecimento da cintura escapular.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

6 Comments on “O que é uma Prótese de Ombro? Quando ela é indicada?

  • Jose roberto da silva agosto 15, 2012 at 16:21

    Malho a 1 ano mas ou menos to com uma forte dor no ombro se eu fizer algum movimento, se eu nao fazer movimento nao doi , to fazendo uns movimentos de fortalecimento, .e bom? To sentindo um poko de melhora tem 2 meses q eu nao malho …
    Se poderem me ajudar agradeco abraco

    • pode ajudar mas seria importante passar com um especialista pois pode estar com um problema mais serio
      boa sorte

  • Nicácio dezembro 18, 2014 at 18:17

    Passei por uma artroscopia em 2007 mas meu ombro voltou a luxar, fiz exame de e foi constatado um pequeno cisto no úmero e uma pequena lesão ossea no lado inferior de uma das âncoras. Nesse caso a melhor solução para ele não luxar mais é a cirurgia aberta?

  • edilson demartine junho 8, 2017 at 23:41

    boa noite ,sou de rondonia ,tenho um problema serio no meu ombro direito ,fiz uma cirurgia ,pois tive quebradura gravíssima em 4 partes no úmero ,fiz uma cirurgia e usei uma placa de titânio ,e ela deu rejeição ,hoje eu estou sem a placa ,nao tenho mais cartilagem ,os ortopedista que passo me faz medo pra uso de prótese ,mas dessem que so isso resolve, mas tenho medo de eu faze nova cirurgia e da rejeiçao ,,voce pode tirar minhas duvidas ? e passar o valor que custa ? se precisar mando o raio x ,

    • caso Edilson, fica inviavel passar qualquer informação sobre os eu caso sem te examinar
      fico a disposição
      attn

Comments are closed.