Telefone: 011 3257-0763

O que é uma prótese de Cotovelo? Quando é indicada? | Tudo Sobre Ombro

O que é uma prótese de Cotovelo? Quando é indicada?

O que é uma prótese de Cotovelo? Quando é indicada?

Texto de Dr. Joel Murachovsky          CRM 86486

Médico ørtopedista especialista em Cirurgia de Ombro e Cotovelo

Contatos:   11- 37391334        ou         11- 32554395

O que é uma prótese de Cotovelo?

A prótese de cotovelo é a substituição da estrutura óssea desgastada do úmero distal e da ulna proximal por metal, que são acoplados por um parafuso especial interligado a um plástico especial, chamado de polietileno.

Quando indicamos uma prótese de Cotovelo?

 

A Prótese de cotovelo é indicada para pacientes que apresentam uma dor no cotovelo que não melhora com fisioterapia e, é  relacionada a um desgaste da articulação do cotovelo, fazendo com que o paciente apresente uma perda significativa da mobilidade articular pelo desgaste e pela deformidade que ocorre nessa articulação. Também, certas  fraturas agudas que acometem a articulação do cotovelo podem ser de indicação para prótese, dependendo da idade do paciente e demanda do mesmo.  Esse desgaste articular ocorre mais comumente por uma artrite, sendo a mais comum a artrite reumatóide; por artrose, ou por sequela de fratura.

Qual tipo de prótese preciso?

Prótese total de Cotovelo

 

Embora existam diversos tipos e modelos de próteses de cotovelo, no Brasil só temos disponível a prótese de cotovelo total semi-constricta. Por isso, as indicacões no nosso país acabam sendo mais restritas.

Como é feito o procedimento?

 

Para realização da prótese fazemos um corte grande na parte posterior do cotovelo. Realizamos pequenos cortes na  área desgastada do úmero e da ulna e, as substituímos por uma estrutura metálica que se unem por meio de um parafuso especial que simula uma nova articulação junto de um plastico especial que chamamos de polietileno.  Durante a cirurgia deve-se tomar cuidado para não causar uma lesão neurólogica, já que nervos importantes passam muito perto das estruturas abordadas nessa cirurgia

Como é o pós-operatório?

O  pós-operatório é um pouco doloroso e o paciente deve usar uma tipóia que ajuda a diminuir essa dor. O paciente inicia a fisioterapia assim que o dreno de aspiração é retirado de dentro da articulação do cotovelo, geralmente, no segundo dia após a cirurgia.. De inicio a preocupação é ganhar a amplitude de movimento e após o ganho da força muscular.


Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

6 Comments on “O que é uma prótese de Cotovelo? Quando é indicada?

  • maria das gracas silva de carvalho março 16, 2013 at 16:27 Reply

    tenho cinquenta e sete anos tenho desgaste e artrose no cotovelo doi muito qual minha chance de por uma proteses

    • A indicação de prótese de cotovelo e muito precisa
      Sugiro que passE por uma avaliação com especialista de cotovelo para avaliar qual seria o melhor tratamento para para o seu caso
      Boa sorte

  • WELLINGTON FIRMINO janeiro 29, 2014 at 17:54 Reply

    Boa tarde, DR!
    Tenho 30 anos, a 6 anos atrás sofri um acidente de moto e tive uma fratura cominutiva de úmero proximal esquerdo, desde então foi colocado uma prótese parcial de úmero proximal( Somente a prótese, não foi colocado aquele plástico próximo a cabeça umeral) Desde então me sinto muita dor, dores todos os dias, além disso a atrofia muscular está cada dia maior! Oque o senhor me indica para meu caso?

  • Pingback: Tudo Sobre Ombro Dor no Cotovelo, Bursite no Cotovelo, Epicondilite do cotovelo, Cirurgia do Cotovelo - Artroscopia | Tudo Sobre Ombro

  • mauricio rodrigues dezembro 17, 2014 at 22:04 Reply

    tive fratura exposta grau 3 do cotovelo que evoluiu com osteeomielite já cuidei da ostiomielite isso foi no ano de 2000 posso colocar a prótese total do cotovelo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *