Telefone: 011 3257-0763

A Atividade Física no Verão | Tudo Sobre Ombro

A Atividade Física no Verão

A Atividade Física no Verão

Texto de Dr. Joel Murachovsky    contatos: 11- 3255 4395     ou     11-37391334

ATIVIDADE FÍSICA NO VERÃO

Mais um ano se passou e para variar um pouco, comemos muito na semana entre o Natal e ano-novo. O pior de tudo é que deixamos de lado a atividade esportiva que, eventualmente, vinhamos fazendo. O reflexo disso é o ganho de alguns “kilos”.

A primeira pergunta que nos fazemos é: será que eu consigo perder esse ganho em uma semana de atividade intensa? Estamos no verão, ainda quero ir para praia, piscina e, quero estar em forma. Pior, existem aqueles que não vem fazendo atividade física de maneira regular e após essa época de fartura decidem que é a hora de iniciarem uma atividade física. Os motivos? São os mesmos apresentados acima.

A atividade física é muito importante para todos nós. Deve ser feita de maneira regular e sobre supervisão multidiciplinar, ou seja, ter acompanhamento de um médico, de um educador físico e, eventualmente, e se, possível, de um nutricionista.

Uma pausa durante uma semana como a semana entre o Natal e o Ano-Novo é saudável para o organismo daqueles que realizam atividade de maneira regular.

Então, qual é a recomendação de o que fazer com os exceços cometidos pela fartura dessa semana fatidica?

Primeiro, devemos lembrar que a alimentação é muito importante e que estamos no verão. A ingestão de líquidos é fundamental e, uma dieta equilibrada para seu o perfil esportivo pode ajudar muito,  inclusive na performance e disposição.

A retomada da atividade esportiva seguindo as devidas recomendações deve ser re-iniciada, mas excessos jamais, pois isso é a causa de lesões na maioria das vezes. Para aqueles que querem iniciar uma atividade esportiva o ideal é que se consultem primeiro com um cardiologista a fim de descartar qualquer alteração cardio-pulmonar. Realizado isso, deve-se decidir qual  atividade esportiva quer realizar e, decidido isso, uma consulta com um ortopedista é recomendada. Nessa consulta o ortopedista pode orientar como deve-se iniciar tal atividade esportiva, recomendaçoes quanto a calçados, locais mais apropriados para a pratica esportiva, manejo de materiais esportivos, etc. Após isso, um educador físico com experiência nessa atividade esportiva deve ser procurado para que ele acompanhe seu desenvolvimento e, também, um nutricionista o qual irá orientar uma dieta baseada na sua realidade, ajudando não somente na perda de peso, mas também na performance e evitando-se lesões.

Em resumo, não existe mágica, contudo um trabalho adaquado e bem supervisionado trará rapidamente os resultados desejados. Aproveitem o verão sem culpa e lembrem-se de que a atividade física regular é saudável e os excessos são passíveis de lesão.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

2 Comments on “A Atividade Física no Verão

  • Andréa julho 23, 2015 at 20:22

    OI BOA NOITE
    REALIZEI UMA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NO OMBRO DIREITO.
    ANÁLISE:
    ESPESSAMENTO CAPSULOLIGAMENTAR ACROMIOCLAVICULAR.
    ACRÔMIO GANCHOSO,COM LEVE INCLINAÇÃO LATERAL.
    BURSITE SUBACROMIAL-SUBDELTÓIDEA.
    FORMAÇÃO DE ASPECTO CÍSTICO/ECTASIA VASCULAR NA CABEÇA UMERAL.

    O QUE SERA TUDO ISSO????

Comments are closed.