Telefone: 011 3257-0763

Síndrome do Impacto | Tudo Sobre Ombro

Síndrome do Impacto

Síndrome do Impacto

texto de Dr. Joel Murachovsky contatos: 11-37391334 ou 32570763

Imagem do impacto do úmero com o acrômio - a bursa fica entre essas duas estruturas assim como o manguito rotador e podem inflamar

Imagem do impacto do úmero com o acrômio – a bursa fica entre essas duas estruturas assim como o manguito rotador e podem inflamar

Síndrome de Impacto Causas, Sintomas e Tratamento

A Síndrome do impacto é a causa mais comum de dor no ombro. Se caracteriza por pelo impacto entre o túberculo maior do úmero com o acrômio. Isso faz com que a bursa e os músculos do manguito rotador que passam por esse espaço (espaço subacromial) sejam espremidas no contato dessas duas estruturas ósseas. Esse impacto pode ocorrer por diversas causas, entre elas: micro instabilidade do ombro, discenesia escapulo-torácica, esporão do acrômio e, sequela de fratura do túberculo maior. Isso leva a uma inflamação da bursa do ombro (Bursite do Ombro), assim como dos tendões do manguito rotador (tendinite do ombro). Contudo, com a degeneração desses tendões pode ocorrer a lesão dos tendões do manguito rotador.

 

 

 

 

 

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

19 Comments on “Síndrome do Impacto

  • Pingback: Tudo Sobre Ombro Tendinites - Tudo Sobre Ombro

  • Pingback: Bursite | Tudo Sobre Ombro

  • Sheila março 5, 2015 at 23:05 Reply

    Olá doutor, tenho esse problema, síndrome do impacto. O tratamento é somente cirúrgico?
    Grata

  • patrick do vale guida abril 14, 2015 at 08:52 Reply

    olá doutor! gostaria de saber se ao não tratar adequadamente depois de uns dez anos fisioterapia ainda pode resolver ou a probabilidade maior é de que o tendão do manguito rotador deva estar gasto ou inflamado ou lesionado.se a resposta for sim a saída seria uma artroscopia ou infiltração ou teria ainda outro procedimento,grato pela atenção !

  • JOSE ROBERTO AMARAL junho 8, 2015 at 08:56 Reply

    BOM DIA,
    ME APARECEU UMA DOR NO OMBRO ESQUERDO A UNS DOIS MESES, SÓ QUE DOI MAIS
    A NOITE, POR QUE ?
    GRATO

  • Guilherme julho 16, 2015 at 15:19 Reply

    Olá doutor Joel Murachovsky, sinto uma dor aguda no ombro esquerdo quando faço algum tipo de esforço na academia, mas o problema é que ja fiz o raio-x e ultrassom e ambos apontam que esta tudo em perfeito estado . Queria saber o que pode ser e o que fazer para eliminar essa dor ?

    • sugiro que procure um especialista em ombro e acho importante uma ressonancia magnetica para se ter certeza do que esta acontecendo contigo

  • yan cardoso agosto 4, 2015 at 21:23 Reply

    doutor o que significa isso? existe retificação da porção postero-superior da cabeça umeral associado a irregularidades corticais e discretas alterações cisticas e subcorticais, podendo representar sequela traumatica (fratura-impactação). Não há evidencia de edema significativo na medular óssea.

    1 ano sem treinar e não querem me operar, sou fisiculturista preciso de uma solução.

    • pode ser que seu ombro em algum momento saiu do lugar e voltou… mas sem te examinar e ver seus exames não consegui afirmar nada para te ajudar… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região, ok?

  • Elaine Cristina da Silva agosto 5, 2015 at 18:54 Reply

    Cai e machuquei o ombro já faz 76 dias tirei rx não fraturou, fiz ultrassom não mostrou nada, o médico me encaminhou para fisioterapia e quando fui fazer alongamento doeu muito, tenho muita dor no ombro, com dores mais intensificadas quando ergo o braço e fazer movimentos rotatórios, fiz ressonância e o laudo mostrou o seguinte:
    Discreto espessamento da bursa subacromial e subdeltoidea.
    Alteração de sinal na cabeça do úmero, predominando na porção anterior, em hipersinal T2 e leve hiposinal T1, com padrão de edema.
    Pequenos cistos subcondrais na porção posterior da cabeça umeral.
    A correlacionar com antecedentes traumáticos.
    Do que se trata tudo isso?

    • infelizmente não tenho como opinar sobre algo me baseando apenas num laudo de exame…
      precisa ser avaliada por um especialista em ombro na sua região… boa sorte

  • Isabella Rizzo novembro 27, 2015 at 20:09 Reply

    Boa noite, eu desloquei o ombro a primeira vez no verão de 2014. De lá para cá já se foram 13 deslocamentos. Sinto dores extremas e as vezes incapacitantes. Pode ser esse o problema?

    • o problema que você tem chama-se luxação recidivante do ombro e precisa tratar isso por meio de cirurgia, com raras excessoes… dessa maneira é importante que procure um especialista em cirurgia de ombro para ele te avaliar e solicitar exames para ver qual melhor metodo de tratamento para o seu caso…

  • ronaldo dezembro 16, 2015 at 09:21 Reply

    Saudações Dr. Sou fisioculturista amador, e preciso voltar a treinar.
    O tratamento conservador, apenas com fisioterapia, pode me ajudar ao ponto de eu conseguir voltar a treinar com pesos?
    desde já agradeço.

  • Lumi março 30, 2016 at 18:28 Reply

    Dr. Joel, boa tarde.
    Fiz o exame de Ressonancia Magnetica por causa de uma dor no ombro que tenho há anos e foi diagnosticado Tendinopatia do supraespinhal e do infraespinhal com lesao parcial na superficie bursal da transicao medindo cerca de 0,8 cm. Associa-se bursite subacromial subdeltoidea.
    Apesar da lesão, posso fazer fisioterapia? Fico com receio somente por causa da lesão.
    Muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *