Telefone: 011 3257-0763

Osteo artrose | Tudo Sobre Ombro

Osteo artrose

Osteo artrose

texto de Dr. Joel Murachovsky     Contatos: 11- 37438251  ou  11- 32570763

ARTROSE DO OMBRO  (OSTEOARTROSE) Causas, Sintomas e Tratamento

Radiografia mostrando a presença de diminuição do espaço articular e osteófito na cabeça do úmero-caracteristica da artrose

A artrose de uma articulação é, em linguagem simples, o desgaste dessa articulação e, embora seja menos comum do que a artrose do quadril e do joelho, ela existe e vem aumentando devido ao aumento na taxa de sobrevida dos pacientes e pelo aumento do número de pessoas que realizam atividades esportivas com os membros superiores de maneira exagerada.

A osteo artrose é causa de dor no ombro e representa até 50% das indicações para o tratamento com prótese.

A causa desse desgaste pode ser congênita, sequela de um distúrbio metabólico, sequela de trauma, infecção, necrose avascular, doença inflamatória como a artrite reumatóide, mas pode ocorrer sem uma causa aparente (ou que não é possível se descrubir a causa), que chamamos de idiopática.

Geralmente o paciente reclama de dor e de perda de movimento do ombro acometido. Ao examinar o paciente geralmente observamos uma hipotrofia muscular do lado acometido, crepitação ao tentar movimentar o braço acometido e dor a certos movimentos, além da limitação da movimentação.

O Raio-X é capaz de detectar o grau do desgaste articular quando presente. As radiografias em posições específicas são importantes para determinarmos o real desgaste existente e suas características. A tomografia é importante pois ela complementa o estudo radiográfico para determinarmos o melhor tratamento a ser proposto ao paciente e, a Ressonância Magnética é importante para a avaliação do manguito rotador.

Prótese de cobertura da cabeça do úmero

O tratamento da artrose de início deve ser não cirúrgico com o uso de medicação analgésicas e fisioterapia. A fisioterapia visa o ganho progressivo da amplitude de movimento e o fortalecimento muscular leve e progressivo.

O tratamento cirúrgico é indicado na falha do tratamento conservador ou em casos de artrose avançada nos quais o paciente se encontra sintomático e uma espera maior poderia comprometer o estoque ósseo, importante para o sucesso de uma prótese.

Em pacientes jovens e, dependendo do grau do desgaste articular, a artroscopia pode ser indicada e por meio de uma capsulotomia ampla e sinovectomia e, eventualmente a ressecção de osteófitos, os sintomas do paciente podem regredir ou até desaparecer por um tempo. Existem técnicas sendo desenvolvidas para melhorar ainda mais o tratamento por meio da artroscopia e seus resultados têm sido promissores.

prótese total

prótese total de ombro

A prótese de ombro, por outro lado, é indicada para pacientes mais velhos e em casos de desgaste mais avançados. Como dito no capítulo de prótese de ombro, existem diversos tipos de próteses e suas indicações dependem do tipo de desgaste presente e da qualidade do manguito rotador.

De uma maneira geral , a prótese total, sempre que for possível, é a mais indicada para esses casos e seus resultados se mostram superiores a prótese parcial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo.
Contatos: 11 – 32570763 ou 11 – 37438251

2 Comments on “Osteo artrose

  • WILLIAN DE JESUS CARVALHO setembro 20, 2016 at 13:06

    Dr: sinto muita dor no ombro esquerdo já fiz de tudo fisio acupuntura , e parece que piorou, tem dia que acho que vou morrer de dor ,meu figado, estômago e agora o pâncreas estão comprometidos por uso de remédio e os exames deu bursite mais eu acho que não é só isso porque a dor é insuportável e nenhum remédio faz efeito .se possível me contatar alguém que poder me ajuda por favor .peço pelo amor de Deus me ajudem 1124380537

Comments are closed.