Telefone: 011 3257-0763

Luxação Acrômio-clavicular | Tudo Sobre Ombro

Luxação Acrômio-clavicular

Luxação Acrômio-clavicular

texto de Dr. Joel Murachovsky        contatos: 11-37391334   ou  11- 32570763

LUXAÇÃO ACRÔMIO-CLAVICULAR Causas, Sintomas e Tratamento

A Clavicula na sua porção mais lateral está ligada ao Acrômio por meio de uma articulação, cujo o nome é Articulação Acrômio-Clavicular. Como toda articulação a articulação Acrômio-Clavicular tem uma cápsula que a envolve e apresenta ligamentos que mantém sua estabilidade.  O rompimento desses ligamentos e cápsula, seja por um trauma direto ou indireto, leva ao que chamamos de luxação Acrômio-Clavicular e isso quebra a ligação existente entre o esqueleto axial e o esqueleto apendicular, ocorrendo na verdade uma queda do ombro do lado acometido.

Lesão dos ligamentos acrômio-claviculares e córaco-claviculares

O trauma direto sobre o Ombro é a causa mais comum, geralmente, uma queda sobre o ombro, como, por exemplo, queda do cavalo, uma queda jogando futebol ou uma queda de bicicleta.  No momento do trauma, dependendo da sua  intessidade, pode ocorrer, apenas um estiramento dos ligamentos e cápsula, uma lesão parcial dos ligamentos, chegando a uma lesão completa de todos os ligamentos e cápsula.

O paciente reclama de dor na articulação Acrômio-Clavicular, pode apresentar um edema local, equimose, e, também, pode apresentar mobilidade aumentada na porção lateral da clavicula , que é dolorosa e, que chamamos de sinal da tecla. Além disso, é comum observarmos uma escoriação nessa região e o paciente pode apresentar uma instabilidade da clavicula à movimentação do ombro.

O tratamento cirúrgico é indicado quando todos os ligamentos estão rompidos, havendo uma instabilidade franca da clavicula ao exame do ombro e, observamos uma separação entre a clavicula e o acrômio maior do que 100%, caso contrário, optamos pelo tratamento conservador. No tratamento conservador o paciente deve ficar em repouso relativo com auxílio de uma tipóia. A crioterapia ajuda a diminuir o edema local e dominuí a dor, assim como o uso de analgésicos e anti-inflamatório. Após diminuir a dor e o edema local, o paciente é estimulado na fisioterapia a realizar movimentos passivos e ativos-assistidos de elevação do braço, rotação lateral e medial e abdução e adução do ombro, até o ponto em que não tem dor. Esse limite vai aumentando gradativamente, até que o paciente apresente uma amplitude de movimemto completa ou próximo a completa, comparando com o lado contralateral. Nesse momento  inicia-se o fortalecimento de toda a cintura escapular e dos músculos peri-escapulares.

No tratamento ciúrgico realizamos  uma reconstrução dos ligamentos lesados, substituindo-os por outro o qual não foi lesado no momento do trauma, além de reparar a cápsula superior. Usamos uma amarrilha em volta da clavicula e passamos um fio de aço entre o acrômio e a clavicula, ambos para proteger a recontrução do ligamento. Esse fio de aço é retirado com 6 semanas e o paciente inicia a fisioterapia para ganho de amplitude de movimento e com 4 meses inicia o fortalecimento dos grupos musculares da cintura escapular e dos músculos peri-escapulares.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

578 Comments on “Luxação Acrômio-clavicular

  • silvio pires maio 30, 2014 at 12:58 Reply

    E normal o aparecimento de uma altura,carosso no local da cirurgia de luxação da clavicula após um tempo?obrigado!

    • na verdade pode ser um cisto, ou pode ser uma subluxação da clavicula operada
      precisaria te examinar para ter certeza. sugiro que volte no colega que te operou e mostre isso a ele ok?

      • Elton a silva abril 17, 2016 at 15:47 Reply

        Dr Joel,
        Fiz uma cirurgia acrômio clavicular grau V uinze dias depois trocando o curativo do pino ele saiu junto com o curativo e saiu pus do local fiquei em pânico,só voltarei ao médico na quarta que vem, estou com a tipoia oque eu posso fazer tenho 46 anos,Elton A Silva. Estou em pânico.

          • EVERTON ALVES julho 7, 2016 at 11:36

            Tive uma queda no chão batendo o ombro jogando futebol, foi feito ultrasom e raio-x me passaram pra tomar durante 10 dias meloxicam. Comecei a fisioterapia 2 mes depois do ocorrido, pois apos eu supostamente ter recuperado eu senti dor ao treinar na academia fazendo movimento de elevação frontal, e tanto supino reto como inclinado ou declinado. Acabei suspendendo meus treino e iniciei o tratamento com fisioterapia. No Raio-x Consta um pequeno deslocamento onde o normal seria (–)e no raio-x consta (\-) bem no ligamento acromio-clavicular. Dr. Joel, Apenas com a fisioterapia voltara ao normal? o medico aqui me disse no meu caso nao precisa de cirurgia. Posso Fazer Fortalecimento na academia usando cargas bem menores levando em consideração q farei exercicios com movimentos onde eu nao sinta dor… Por exemplo, elevação lateral, manguito rotator, e elevação e depressao do trapezio sao movimento que consigo fazer com cargas consideraveis sem sentir dor. Aguardo, obgdo.

          • acho mais prudente primeiramente tratar com fisio terapia e nao fazer musculação nesse periodo
            apos isso retornar progressivamente a musculação

      • Pedro Lucas maio 5, 2016 at 12:03 Reply

        Bom dia doutor , o fio que e usado para amarar a clavicula ele e retirado com o tempo ou ele fica para sempre amrrado, pois o meu esta aparecendo para fora e está impossibilitando a cicatrização.

        • normalmente retira-se com 6 semanas… por favor converse com seu medico, que te operou para tirar suas duvidas com ele…

    • Vinicius de Souza outubro 27, 2016 at 19:38 Reply

      Oi Doutor, meu nome é vinicius. Eu tive uma Lesao dos ligamentos acromio clavicular jogando futebol. A exatamente um mês. Hoje estou um pouco melhor. Consigo fazer todos os movimentos sem dor porém eu nao consigo fazer flexão..se faço algum movimento brusco me faz mal. E tambem visivelmente se pode ver o osso da clavícula para o alto. Nao muito! Mas se ver que nao ta ligado.. Minha pergunta é; Eu vou voltar 100% ao normal como era antes? Porque eu aou jogador de futebol profissional. E como voce sabe futebol é um esporte de contato.? Desde ja agradeço? Há se a faixa-preta esportiva ajuda em alguma coisa?

      • não será normal, a menos que opere, caso contratrio existe o risco de não chegar a ficar 100%, acredito que fisioterapia seja muito importamnnte para você savber ate aonde conseguira chegar e ver se fica satisfeito assim
        precisa acompanhar com especialista para ir vendo isso de perto

  • Taci agosto 12, 2014 at 14:05 Reply

    Sofri um acidente de carro e tive uma luxação acrômio-clavicular grau 3. Me encaminharam para tratamento cirúrgico pois a deformação ficou bem grande, mas eu gostaria de saber mais sobre o pós-operatório (tempo médio de repouso absoluto, tempo de repouso relativo, dores, o que fazer e o que não fazer, tempo médio de recuperação, entre outras informações)?? Aguardo uma resposta e desde já agradeço!

  • carlos augusto agosto 14, 2014 at 12:32 Reply

    Poderia Substituir a tipoia para o tensor ?? Consigo fazer a movimentacao, apenas a frontal que tenho dificuldades. Fui no medico ele disse que sofri uma luxação acrômio clavicular mais não disse o nível.
    Muito Obrigado

  • Lucas Fernandes Monteiro agosto 26, 2014 at 12:29 Reply

    Boa tarde Doutor !
    gostaria de saber se este tipo de cirugia é feita aberta ou fechada, e tambem se compromete o deltóide ao ponto de atrofiar e não crescer mais com a academia.
    muito obrigado pela atenção.

    • cirurgia aberta e a reparação do deltoide é feita com todo cuidado para isso não ocorrer… já operei muitos atletas que retornaram normalmente aos esportes sem qualquer problema…

      • Lucas Fernandes Monteiro setembro 2, 2014 at 11:58 Reply

        Doutor, meu deltóide não foi afetado, gostaria de saber se na cirurgia ele será afetado e caso fosse, haveria como repará-lo, muito obrigado pela atenção.

  • nereida mach de oliveira agosto 30, 2014 at 13:35 Reply

    Poderia explicar o que é tendão da cabeça longa do biceps com aumento de líquido na bainha, sugestivo de tenossinovite. Articulação acromio_ clavicular com sinais de espessmento de partes moles. Obrigada.

  • rodolfo setembro 4, 2014 at 23:32 Reply

    Tive uma luxação acromioclavicular grau 2 estou fasendo fisiterapia perguntei ao médico se poderia fazer cirurgia e ele disse q no meu caso não mas grau 2 ja tem rompimento de ligamento ele cura faço jiu jitsu e musculação não terei problemas com essas atividades?

  • rodolfo setembro 6, 2014 at 20:22 Reply

    Quanto tempo sera totalmente seguro pra voltar a treinar? não tem como consertar esse ligamento?

  • Lucas Fernandes Monteiro setembro 17, 2014 at 11:06 Reply

    Doutor, mesmo após 3 anos e meio após ter rompido os ligamentos, a cirurgia de reconstituição dos mesmos obterá êxito ?

  • Rivaldo Martins setembro 18, 2014 at 23:08 Reply

    Fiz a cirurgia acromio-clavicular em maio e comecei a fazer exercicios, pricipalmente natacao há um mes. Tudo corria bem ate ontem quando em uma queda de bicicleta fiz a mesma luxacao no mesmo local. Posso fazer outra cirurgia? Os ligamentos neste caso retornam, ou nao tem mais jeito? desde já agradeco sua atencao

    • deve operar novamente, contudo os ligamentos não retornam, é preciso fazer reconstrução com outro tendão… normalmente em casos como seu pego um tendão do joelho da mesma maneira que fazemos uma reconstrução do ligamento cruzado do joelho…

  • Gabriel outubro 13, 2014 at 20:21 Reply

    Bom dia doutor, fiz a cirurgia para uma lac grau 3 aguda (17 dias). Usei um procedimento que amarra a clavícula ao processo coracoide com dois botões e um fio inabsorvivel. Gostaria de saber se no acrômio e a clavícula, no meu caso, o ligamento volta a “colar” ou cicatriza de alguma forma e se a resistência fica comprometida em relação a um normal depois de passado o tempo de recuperação e fisioterapia. Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo trabalho.

    • sua pergunta é muito pertinente… esse material foi desenvolvido com essa finalidade, de permitir que se faça uma fibrose no local aonde existia o ligamento rompido e tal fibrose mantenha a clavicula em sua posição. Eu prefiro sempre associar um passo nessa cirurgia, que seria acrescentar algo biologico na reparação…
      mas se houver a formação desse tecido de cicatrização tudo voltará ao normal…

      • Gabriel outubro 15, 2014 at 08:35 Reply

        Muito obrigado doutor pela explicação. E mais uma vez parabéns pelo trabalho.

  • David novembro 9, 2014 at 17:32 Reply

    Boa noite Dr. , fui à pouco tempo ao hospital fazer um raio X pois à 2 semanas atrás me aleijei no ombro direito e o osso ficou meio saliente , eles disseram que não tinha nada fora do sitio e como não me doía apenas me recomendaram repouso durante 2 semanas. A minha pergunta é , este edema vai desaparecer com o tempo? ou vai ficar assim?

    • desculpe não sei se há apenas um edema ou se o osso deslocou do ponto correto dele… seria interessante que procurasse um especialista em ombro na sua região para se ter certeza disso… se for só a pancada em um mes ficará bem…

  • Boa tarde! Tive uma luxacao ac grau 3. Prático Jiu-Jitsu e trabalho , as vezes pego muito peso em meu trabalho.
    Faço todos os movimentos com o braço , sinto dor só no local .
    Gostaria de saber quanto tempo posso voltar a treinar normal?
    Lesão foi dia 06 de novembro de 2014.

    • para isso seria interessante que passasse em consulta com um especialista em ombro na sua região, já que precisariam examinar teu ombro para ter certeza quando não terá mais dor, por meio de testes especificos…

  • pedro novembro 18, 2014 at 16:46 Reply

    Opa queria que mim tirasse uma duvida ,a dois meses tive uma luxação no ombro grau 3,não fiz cirurgia e depois desses dois meses não sinto nenhum encomodo ,você acha que eu poderia fazer muscalaçao?ou não? Já faz 2 meses e 1 semana

  • Marcel Santana novembro 23, 2014 at 14:43 Reply

    Dr. Joel, há 2 anos venho sofrendo com dor em ambos os ombros. Sou praticante de musculação e tive bursite e tendinite que foram tratadas e curadas. O grande problema é que continuo sentindo dor ao movimentar os braços acima do nível do ombro e sempre que tento voltar à ativa, meus ombros inflamam novamente e tenho que voltar aos remédios. As ressonâncias magnéticas dizem que tenho apenas uma: esteólise na cavidade distal da clavícula e espessamento da articulação acrômio-clavicular. Levando em conta que faz 2 anos que tô nessa, qual seria o próximo passo?

    • acredito que sua dor seja relacionada a uma osteolise nessa articulação… o tratamento é baseado na fisioterapia, mudanças nos treino de musculação e se isso realmente não resolve acaba sendo necessario a ressecção artroscopia do terço lateral da clavicula…

    • José Pina novembro 6, 2015 at 07:14 Reply

      Bom dia
      O meu nome é Zé,tenho 41 anos,vivo em Cabo Verde (Praia )
      Tive uma luxação Acromio-Clavicular( LAC 3) no jogo de futebol no dia 19/09/2015,foi operado no dia 29/10/2015.Vi atravez do RX que não colocaram a clavícula em condições no lugar.
      Gostaria de saber se eu for para Portugal fazer uma nova cirurgia? O osso da clavícula vai ficar no lugar?
      Estou a fazer esta pergunta porque quero que a clavícula fica no lugar para não ter problemas mas tarde (dores na Velhice)

      • quando a cirurgia não ocorre da maneira correta existe algumas possibilidade de reverter o problema sim… nos aqui usamos o tendão do semi tendinoso para recontruções cronicas e sequelas e nossos resultados costumas ser muito bons…

  • Andre Silva dezembro 5, 2014 at 15:51 Reply

    Dr sofri uma queda no futebol ,batendo com ombro direto no chão ,indo ao medico ,fui informado da lesão grau 3 ,gostaria de saber se essa lesão grau 3 comprometeu todos os meus ligamentos ,alguns médicos recomentaram cirurgia outros acham que não ,estou fazendo tratamento com gelo pois vai fazer uma semana. Consigo fazer alguns movimentos não todos ,mas levanto o braço ,movimento de um lado pro outro sem muita dor .
    Gostaria de saber se realmente pode ter sido uma lesão parcial não total ,por conta de fazer os movimentos ,muito obrigado aguardo resposta .

    • na lesao G3 há a lesão total dos ligamentos, mas muitas vezes não precisa operar…
      contudo precisa acompanhar de perto pois isso pode mudar e talvez precise de cirurgia no futuro…

  • Mauríco dezembro 12, 2014 at 22:36 Reply

    Olá. Tenho 29 anos e sou atleta. Há mais de 10 anos praticando judô, tive LAC grau III. Na mesma época consultei com especialista que me orientou a não operar e segui seu conselho. Até pouco tempo não tive problemas, segui no judô e academia sem problemas. Porém, com o tempo, fui notando na musculatura uma deficiência ao lado oposto e há algumas semanas venho sentindo dores nas costas bem como no ombro. Outra coisa que me incomoda muito é a questão estética do ombro, ficou muito feio e faço esforço para mantê-lo no mesmo nível. Já pesquisei muito sobre o procedimento cirúrgico e não encontrei estudos de acompanhamento pós cirurgia. São muitas as técnicas usadas para tal procedimento. Tomei a decisão de operar, porém ainda é muito vago na literatura a eficiência do procedimento cirúrgico. Optei por parar com o judô para n ocorrer novamente a lesão depois da cirurgia. O que mais me deixa curioso, é a volta aos treinos na academia. Pois, diversos exercícios trabalham a articulação. Minha dúvida é referente a tal treinamento, levantamento de cargas pesadas e na sua vivência com tal patologia, poderia me esclarecer tais dúvidas.

    Att,
    Maurício Packaeser.

    • o resultado da cirurgia é bom… contudo é comum que a clavicula fique com algum grau de subluxação em 30 % dos casos operardos, mas geralmente assintomatica.
      os pacientes que operam retornam as suas atividades esportivas, sem limitações. mas precisa respeitar seu pos operatorio…

        • Kaynan faustino maio 3, 2015 at 03:27 Reply

          Oi Doutor . fui ao ortopedista pois meu ombro esta estralando (sem dor) e meu ombro se movimenta um pouco , fiz raio x e ultrassom no ombro direito , ele passou dez sessões de fisioterapia e disse que tenho desgaste no acrômio clavicular , realmente é isso a se fazer?

  • jeferson dezembro 15, 2014 at 22:51 Reply

    doutor sofri um acidente ah 5 meses com uma luxacao acromio clauvicular grau 4 ainda nao fiz a cirugia sera que ainda ah tempo de fazer ainda posso fazer a cirugia ou vou ficar assim pra sempre

  • Ricardo Scavassa dezembro 17, 2014 at 21:00 Reply

    Sofri um acidente de mountain bike durante um treinamento, lesão de grau 3 da clavícula, passei por um procedimento cirúrgico no dia 05/11/2011 sendo colocado um parafuso de fixação com fio e um pino com uma curva na ponta que será removido, estou usando uma tipoia desde então, com previsão de retirada do pino no dia 19/12/2014, estou muito apreensivo sem saber se ficará como antes do acidente minha clavícula.

    Existe alguma possibilidade de não obter sucesso neste procedimento cirúrgico?

    Tenho que fazer alguma coisa para garantir esse resultado?

    Após a retirada deste pino como deverei agir?

    • sempre que operamos existe possibilidade de maus resultados… felizmente isso ocorre numa minoria dos casos. vc deve seguir as recomendações do seu medico…

  • JORGE PARMA MONTEZE dezembro 29, 2014 at 10:57 Reply

    Boa tarde. Paz e Bem. Operei o ombro a 19 dias. Cicatrização perfeita e usando tipoia. Perfunto: posso entrar no mar? não ficarei no sol, pois, sei que faz mal. Mas o sal da água prejudica em algo? Obrigado e fique com Deus.

  • maria de jesus borges janeiro 5, 2015 at 14:55 Reply

    dr.joel há 3 anos venho sofrendo com problemas nos ombros,tenho tendinopatia do supraespinhoso e subescapular e calcificação intratendinea do supraespinhoso.e agora não consigo movimentar o braço esquerdo e com dor insurportavel.fiz uma ressonancia estar com edema na cabeça do humero e nos musculos supra e intracravicular.n tenho melhora com medicamentos nem fisioterapia.isso é grave?o medico n fala muito.obrigada

    • não é grave, mas pode ser incapacitante sim… você deve questionar as possibilidades de tratamento possiveis e tentar entender dele quais os planos de tratamentos para seu caso…

  • Danilo Lira janeiro 14, 2015 at 00:37 Reply

    Dr. Joel tive uma lac 3 no ombro direito e a cerca de 3 dias operei fazendo o procedimento com fios estou com muito encomodo pois ao me deitar o ” parafuso ou os fios ” fica resaltando da pele e parece que vai rasgar a carne de dentro p fora, porém não sinto dor, só mesmo um grande incomodo, gostaria de saber se isso é normal ?

  • israel janeiro 14, 2015 at 03:21 Reply

    Doutor tive um rompimento de dois ligamentos,tivw q passa por uma,cirugia q colocarão dois pinos, e retirarão depois de 40 dias,mas agora estou praticando fisioterapia mas estou sentindo a minha cravicula mexer isso é normal e tbm uma elevação no ombro estou meio apreensivo

  • Alisson Serafim Da Silva janeiro 15, 2015 at 09:03 Reply

    Olá, bom dia Dr.agradeço desde já sua atenção!rompi todos ligamentos do ombro esquerdo no natal 25/12/14 , em uma queda de skate ,fiz cirurgia , coloquei dois “pinos” , irei retira-los semana q vem , esta tudo ok com a cirurgia , meu problema é o outro braço o direito, a musculatura perto do pescoço esta doendo muito , estou tomando antiinflamatório , remédio p dor ,mas só alivia , é normal acontecer esse tipo de dor muscular no outro no ombro e pescoço na recuperação?

    Obrigado!!!

    • dificil dizer algo sem te examinar, mas acontece muito de haver dor no musculo trapezio pelo uso da tipoia… se for isso, aconselho fazer calor local e tomar analgesico para aliviar a dor eisso tende a melhorar ao parar de usar a mesma

  • vanessa sartori janeiro 16, 2015 at 19:01 Reply

    ola boa noite meu esposo sofreu um acidente dia 13/01/2015 o medico do pronto socorro disse que ele teve uma lesão grau 5 e encaminhou para cirurgia passamos por outro medico esse o examinou e disse que lesão grau 3 o medico disse que a cirurgia e opcional ele optou por não fazer a cirurgia, ele corre risco de perder a força no braço ou ficar com sequela o ombro dele ficou bem mais baixo que o outro isso e normal

    • sim é normal o ombro ficar mais caido… contudo quando isso acontece, geralmente a lesão é uma grau 5 e o ideal é tratar com cirurgia… sugiro que procurem um especialista em ombro na sua região para ter uma avaliação adequada…

  • Pako Oliveira janeiro 18, 2015 at 05:06 Reply

    Olá! Tive uma luxação grau 2 no meu ombro direito, fiz uso de tipoia 2 semanas! O inchaço que fica ele diminui? Volta tudo ao normal? Não sinto tanta dores mais o que me encomoda e o edema que fica encomoda e parece que não abaixa… essa saliência volta ao normal?

  • Willian Osaida janeiro 18, 2015 at 23:05 Reply

    Dr. Tive uma luxação AC grau 3 e o médico só me recomendou 10 sessões de fisioterapia. A duvida é a seguinte: a diferenca do espaçamento entre ossos é mais do que o dobro entre um ombro e outro. Não seria o caso de realizar cirurgia direto?

  • pedro teixeira janeiro 27, 2015 at 17:57 Reply

    sr. doutor tive uma luxaçao da clavicula a cerca de 9 meses fiz raio x o medico disse que era grau 2 recomendou me repouso , acontece o seguinte ainda hoje nao me sinto bem ela estala por tudo lado nao tenho a força que tinha antes de me magoar e tenho sempre o braço cansado . que devo fazer? obrigado se me poder ajudar agradecia.

  • jeferson santos janeiro 28, 2015 at 10:45 Reply

    Doutor sofri um acidente de moto onde ocorreu uma luxacao acromio clavicular grau 4…mais ja se faz 6 meses e ainda nao realizei a cirugia ainda posso fazer o mesmo..obrigado

  • Braga Neto janeiro 31, 2015 at 19:36 Reply

    Olá boa tarde Dr.,
    Segue informações sobre o laudo da tomografia:

    – Sinais de luxação no acrômio com deslocamento superior da clavícula.
    – Textura óssea preservada.
    – Demais espaços e superfícies articulares conservadas.
    – Ausência de sinais de fratura.
    – Acrômio levemente curto tipo II de Bigliani.

    Fui em dois médicos, um recomendou que fosse feita a cirurgia e outro somente o tratamento com a tipóia, baseado na tomografia gostaria de saber a opinião de um excelente profissional como você, agradeço a atenção.

    • tudo depende de se clinicamente sua clavicula esta instavel e do grau de deslocamento da mesma no Raio x… portanto, sem te examinar não posso opinar…
      sugiro que procure um especialista em ombro na sua região….

  • Luiz Eduardo Bersot Dutra fevereiro 1, 2015 at 23:24 Reply

    Boa Dr Joel. Tive uma LAC em um encontrão com um colega jogando bola… Segundo o especialista de ombro que procurei foi grau 2. Tem 11 dias. Segundo o Dr. seria 2 semanas de tipoia e após não precisaria de fisioterapia.. Bastaria não pegar peso e aos poucos ir fazendo os movimentos. 1) O Sr. recomenda fazer fisioterapia? Em 11 já consigo ficar sem a tipoia e quando estou não já não tenho dores!!! 2) Sinto uma dor por dentro tanto no braço quanto no antebraço… Isto pode ser por ter ficado de tipoia, pode ser algo relacionado a LAC ou pode ser relacionamento a lesão?

  • cleiton fevereiro 5, 2015 at 18:47 Reply

    Doutor, tive luxação acrômio clavicular grau 3 jogando futebol americano.
    Fiz a cirurgia mas ficou uma saliência no ombro.
    Isso é normal?

  • Raul santos junior fevereiro 8, 2015 at 23:12 Reply

    Boa noite doutor! Sofri uma queda de moto sendo que caí de costas sofrendo impacto na escápula. Fiz uma cirurgia no dia 18/7/2014 para reconstrução articular na qual o procedimento usado foi fixação de duas hastes ligando escápula e clavícula pela articulação acromio clavicular. Não achei muita informação sobre este procedimento cirurgico. Acredito que a lesão tenha sido de grau 4 ou 5, pois a clavícula subiu e a articulação muito dolorida, com bastante edema e muita instabilidade articular. Foram retiradas as hastes, seis meses após o primeiro processo cirúrgico. Quero saber, se este longo período sem reabilitação pode trazer danos para a recuperação total do ombro, já q sou professor de musculação, jiu jitsu e judô? Terei uma vida (ombro) normal? Desde já, muito obrigado pela atenção!!!

  • José Ferrari. fevereiro 9, 2015 at 16:21 Reply

    Boa tarde,sofri uma queda e tive rompimento dos ligamentos ou lesão Acrômio-clavicular. O problema é que após 15 dias na revisão o médico retirou os dois “grampos’ que tinham segundo ele migrados.Recomendou um cuidado redobrado e 40 dias de tipóia, na radiografia o procedimento estava correto exeto pela movimentação dos pinos.A recuperação desse caso vai ser normal ou necessita de nova cirurgia, ou melhor, qual o risco de um novo procedimento cirúrgico?
    Obrigado.

    • existe uma grande chance de que sua clavicula fique um pouco elevada em comparação ao outro lado, o que na maioria das vezes não chega trazer qualquer problema… infelizmente isso pode acontecer mesmo…
      o que não pode acontecer é sua clavicula ficar instavel.. o colega que te tratou deve se preocupar com isso…

  • Vanderson fevereiro 11, 2015 at 18:33 Reply

    Boa tarde,
    Joel.

    A uma semana atras lesionei meu ombro na academia, no dia seguinte fui ao médico e o mesmo mandou tirar um raio x e constou somente uma luxação na clavicula, ele me deu uma injeção, receitou um remédio por 06 dias de descanso, ja se passaram 06 dias e não tenho mais dores só que um lado o osso da minha cravicula esta um pouco levantado a mais do que o outro, ja melhorou bastante mas continua.
    Gostaria de saber se só por estas informações que passei se da para saber o grau da luxação e se esse osso da cravicula voltara ao normal naturalmente ou precisara de cirurgia pois não sinto mas dor mas tudo que vou fazer ou coisas para pegar sinto ele.

    • infelizmente não tem como saber… tem que fazer raio x para isso e comparar com outro lado, ok?
      dessa maneira o que sugiro é que procure um especialista para acompanhar adequadamente…
      quanto a voltar ao normal não volta… e normalmente se a lesão é pequena o tratamento é com tipoia e posterior fisioterapia…

  • Ainda sinto muitas dores no meu ombro e nao consigo aremecar nada porque q dor e absurda.
    O que devo fazer?

  • Doutor voltei a luxar o ombro ( segunda vez) depois de 14 anos sem problema. ( tenho 30 anos)
    Quanto tempo devo ficar imobilizado? (Ressonância na semana que vem)

    É melhor pouco tempo de imobilização para perder pouca massa ou maior tempo para uma melhor cicatrização com mais perda de massa?
    Preciso fazer uma prova em barra fixa daqui a 2 meses, existe alguma chance de se recuperar?
    Sou militar e sirvo atualmente no Rio, o senhor atende na região ?
    De ante-mão agradeço

    • atendo apenas em SP.
      na minha opinião seu caso é de cirurgia, apos 2 episodios… infelizmente se tiver que fazer barra corre o risco de voltar a luxar…

  • Genezio carlos fevereiro 22, 2015 at 10:07 Reply

    Dr.Em decorrencia de uma queda tive Ĺ AC grau 4.Quanto tempo posso esperar para fazer a cirurgia? E se devo fazer algum tratamento com gelo ou outros?

  • Cristiano março 2, 2015 at 19:45 Reply

    Porque quando se sofre luxação, há dor uns 20 cm abaixo do ombro?

  • Lorena Borges março 4, 2015 at 11:50 Reply

    Dr. sofri um acidente de carro no feriado de carnaval e luxei o ombro, o traumatologista que me atendeu disse que é uma luxação grau 2, me indicou o tratamento conservador com o colete imobilizador de clavícula em oito, e fisio terapia, já estou com a clavícula imobilizada à três semanas, continuo sentindo dores, se tiro o imobilizador parece que ainda está tudo solto e ainda tem uma salienciazinha no ombro. Pelo que se vê nas imagens e pelo que o médico disse o ombro não caiu, ele subiu. Nesse caso basta o repouso, o imobilizador em oito surte o mesmo efeito que a tipoia, ou é a mesma coisa? Falou pra eu não pegar peso e nem fazer força com o braço, mas sinto dor ao levantar o braço e tenho uma sensação de que ele está solto e se vou tentar conçar o outro obro tenho também as mesmas sensações, é normal? E quanto a uma dor no braço que sai do obro luxado até a altura do cotovelo, mas do lado de dentro do braço?

    • primeiramente você precisa ter certeza qual o grau de lesão ocorreu. Realmente se for uma grau 2 o tratamento esta correto, mas na minha opinião usaria tipoia simples e não a imobilização em 8
      acredito que ser avaliado por um especialista em ombro seria o ideal para você, assimterá certeza do que realmente ocorreu e como deve seguir o seu tratamento
      boa sorte

  • Reinaldo Soares março 14, 2015 at 17:46 Reply

    Olá Dr.
    Eu tive uma luxação acromioclavicular grau 3 e vou provavelmente operar na quinta feira.
    Gostaria de fazer uma pergunta: além da dor característica, eu sinto como se fosse uns espasmos em todos os músculos ( tríceps, bíceps, e o deltoid) isso com frequência, e quando acontece dói muito… isso é normal nesses casos? Meu médico diz que sim
    Mas em tudo que li não vi ninguém descrevendo esse sintoma…
    Grato
    Reinaldo

  • fernando cavalcante março 17, 2015 at 14:46 Reply

    boa tarde Joel, sofri um acidente de skate a cerca de 1 mes e meio a 2 meses atras, fui ao ps e me disseram que era LAC nivel 2, fui a um especialista de ombro no dia seguinte e este me aconselhou a fazer o tratamento de fisioterapia, e me aconselhou a NAO USAR a tipóia, hoje ainda tenho dores no ombro e acredito que seja por isso, pela nao cicatrização correta….
    Gostaria de saber se o uso de tipóia depois de 2 meses pode ser iniciado…. ou nao haverá mais efeito?

    grato

    • não acho necessario… contudo se ainda tem dores sugiro que seja mais investigado seu caso… eventualmente uma ressonancia magnetica pode ajudar a elucidar mais seu caso…alguns tem outras lesões associadas causadas pelo trauma…

  • Danilo lopes março 19, 2015 at 09:12 Reply

    Bom dia doutor. Eu sofri uma queda de mountain bike, da qual resultou uma luxação grau III. Estou com cirurgia marcada para amanhã, ou seja, 25 dias após a lesão. Gostaria de saber se o tempo entre a lesão e a cirurgia (25 dias) pode interferir negativamente no êxito da recuperação?

  • Rafael Castro março 19, 2015 at 12:17 Reply

    Boa tarde Doutor
    Tive um lac de grau 3 no ultimo domingo devido a um tombo de moto em uma corrida de motocross.
    Fiz a cirurgia ontem (18/03). Estou bem e nao sinto dor nenhuma.
    O medico que me operou disse que nao foi necessario colocar o parafuso, passou apenas os fios.
    Alem do motocross eu pratico alguns esportes que exigem muita força, como academia e crossfit.
    Vou poder ter o mesmo desempenho que eu tinha antes somente com os fios? Não corre o risco de romper de novo?

    • infelizmente não tenho como te responder a essas perguntar pois não avaliei antes de sia cirugia, nem vi suas lesões na cirurgia assim como não sei qual tecinica foi usada ..

  • Paulo Junior março 20, 2015 at 22:46 Reply

    Dr tive uma lac de grau 1 o médico passou injeção de Duo Decadrom 3dia de diaclofenac e 10 sessões de fisio, fico uma leve alteração no osso e normal?
    Sou atleta de jiu jitsu, muay thai e mma, gostaria de saber o que faço pra não sofre mais ese tipo de lesão .

  • amabile mendes de morais março 21, 2015 at 05:59 Reply

    Dr,nao moro no Brasil,e qdo morava fiz tratamento p tendinite nos ombros!
    Mas apos muito tempo as dores aumentaram,retornei ao medico e fiz ressonancia ;a mesma constatou rompimento dos tendoes,descalcificacao ossea do lado esquerdo!
    Do lado direito rompimento dos tendoes,segundo o medico devido minha idade 47 anos,!nao indica proteze p lado esquerdo,somente cirurgia do direito!
    Sinto mtas dores tomo medicamentosa base morfina e paracetamol(zediart)!
    Estou sem saber o que fazer ,posso enviar meus exames por email,e segundo seu parecer,poderei ir ao Brasil se nescessario!
    Desde ja agradeço sua atençao!

    • Amabile, existem tratamentos alem do reparo total do tendão… reparo parcial, tranferencia musculares… mas não adianta apenas ver seus exames… precisaria te examinar e discutirmos essas opções de tratamentos juntos, ok?

  • José Augusto março 24, 2015 at 16:09 Reply

    Boa tarde, sofri uma lesão acrômioclavicular grau IV e o ombro foi operado com sucesso.Após 15 dias,na revisão, o Médico constatou que os “pinos” haviam migrado e os retirou.A radiografia mostrava que o posição dos osso estava correta mas recomendou extremo cuidado por mais 40 dias.
    Estive após esse tempo com o Médico que achou que a lesão estava sendo normalizada apesar de um pequeno inchaço na região.Recomendou nova revisão após 60 dias.O que está acontecendo e estou preocupado é que o inchaço desapareceu e o osso está um pouco elevado,tenho movimentação normal,com força normal apesar de não exagerar, e uma ligeira dor que segundo o especialista é normal.A pergunta é: É caso de novo procedimento cirúrgico? Se for a recuperação é a mesma da primeira intervenção? Tenho 58 anos e saúde normal, gosto de academia, bicicleta,caminhadas etc…não sou atleta mas para a minha idade me movimento bastante e tenho muito medo de ficar com algum tipo de sequela.Por favor dê a sua opinião.

  • Thiago Mainardi março 25, 2015 at 11:02 Reply

    Bom dia Dr.Joel, em 2010 tive um acidente de moto, a clavícula deslocou, operei em seguida, foi posto 2 pinos, esse método ja era ultrapassado !? a amarração era melhor !?(quando os pinos foi retirado eles estavam grudados ao osso, foi feito muita força para tira-los, e quando tirou percebi na hora q a clavícula que estava rente, subiu um pouco. ) pratico Jiu-Jitsu, e em out de 2013 ela saiu do lugar novamente, com simples rolamento sobre meu ombro, nada de pancada.Gostaria DE SABER qual valor da cirurgia e se é possível com a amarração voltar a praticar meu esporte sem receio!?, além do desconforto que sinto de compensação de força, dores nos ombro, me incomoda esteticamente. aguardo respostas.

    • na falha com a tecnica que você fez , nos temos indicado a reconstrução com tendão do semitendineo que é o mesmo enxerto usado para recontrução do ligamento cruzado do joelho… os resultados são muito bons… referente a valores de cirurgia, depende de medico para médico…
      boa sorte

  • Tiago Jose Xavier Ribeiro março 26, 2015 at 20:48 Reply

    Dr
    Primeiramente agradecer sua atenção aqui conosco

    sofri acidente de carro dia 28 de Dezembro quebrando o fêmur e ombro ficando com osso estufado(Luxação Acromio Clavicular do Ombro) acho eu que esse nome,
    a cirurgia do ombro foi dia 17 de janeiro, Medico no qual usou uma técnica com pino e arame.
    ja se passou esses dias.
    gostaria de saber se sera preciso a retirada do pino e se meu ombro vlta ao normal ?
    desde ja agradeço

    • na tecnica classica em que se usa pino, o mesmo é retirado em 6 semanas, contudo não sei lhe dizer o que foi feito no seu caso… convese com seu médico

  • Bruno Cardoso março 30, 2015 at 13:15 Reply

    Boa tarde Dr.Joel,sofri uma fratura na clavícula e um rompimento total dos ligamentos do ombro há duas semanas e ainda aguardo a cirurgia. Gostaria de saber qual o tempo máximo ideal de espera pela cirurgia e se eu ppsso ficar com alguma sequela caso a cirurgia não for feita dentro do prazo. Parabéns pelo trabalho.

  • Jose luciano da silva Filho março 31, 2015 at 21:57 Reply

    boa noite dr. teve uma Luxação Acromio Clavicular tem 25 dias ainda recente sinto o osso alto isso e normal?
    comecei a fisioterapia ontem e normal sinte dores tipo cansada e em movimentos aguardo a sua resposta tenha uma boa noite e fica com DEus.

    • o osso nunca voltará ao normal, houve uma lesão entende? contudo se o colega que esta te tratando acha é possivel tratar com fisioterapia, respeite, mas se há duvidas questione, pois é importante entender o que está ocorrendo e o que ira acontecer no futuro…

  • olavo abril 2, 2015 at 01:31 Reply

    Doutor,sou lutador de jiu jitsu e sofri uma queda em cima do ombro e tive uma luxaçao na clavicula,tirei o raio x e o medico disse q nao era caso cirurgico,estou fasendo fisioterapia ha mais ou menos 1mes estou com quase todos os movimentos bons,apenas para levantar alguma coisa mais pesadas tenho ainda um encomodo mas q vem melhorado,oq vem mi encomodado é que minha clavicula esta alta e um pouco froxa,esta uma pontado osso alta,queria saber se isso é normal em casos nao cirurgicos,e se esse osso pontudo volta pro seu lugar?

    • não é normal… houve uma lesão… e infelizmente não retorna ao lugar…e muitos atletas tem lesão mas estão estaveis e conseguem competir apos uma boa fisioterapia… sem te examinar não tem como saber se sua clavicula esta estavel ou não e isso é o mais importante ara se indicar ou não a cirurgia em atletas…

  • luciano silva abril 2, 2015 at 12:34 Reply

    dr joel ,sofre uma queda fazendo bicicross rompi os ligamentos da cravicula G3 o orto mando imobilizar passei 20 dias
    mando retira a tipoia e to fazendo fisoterapia as dores estão saindo aos poucos vc sabe mim informa se depois da fisioterapia posso anda de bicicleta normalmente o tem que espera um pouco .

    • sem te examinar não sei lhe informar qual o grau real de lesão que teve, por isso acho importante conversar com seu medico, quando poderá retornar ao esporte…

  • Antonio Pestana abril 2, 2015 at 16:29 Reply

    Boa tarde Doutor. Fiz há 8 meses atrás uma luxação acromio clavicular (que dizem ser de grau II) a fazer ginasio. No início não tinha dores e continuei a treinar. As dores começaram a aparecer aos poucos e entretanto tenho feito alguns alguns tratamentos de fisioterapia , fiz um tratamento PRP ( infiltração) há um mês e meio atrás e alguns tratamentos de acunpuntura ( os médicos pensam que não existe necessidade de operar). Já me sinto melhor mas ainda tenho dores e ainda sinto o braço cansado e com pouca forca (a dor passa também o peito superior em determinados movimentos). Continuo na fisioterapia mas tenho receio de estar a atrasar o inevitável ( a cirurgia- algo que queria evitar porque faço muito desporto inclusive ginásio). O que me aconselha? Este tempo de espera compromete a minha recuperação? Quanto tempo de recuperação após a cirurgia? Muito obrigado.

    • a indicação cirurgica é precisa… e geralmente casos como o seu ( se realmente for uma grau 2) o tratamento sem cirurgia resolve bem… precisa fazer apenas uma boa fisioterapia…

  • Josiel Carlos de Mio abril 6, 2015 at 15:29 Reply

    Boa Tarde Doutor,

    Eu tive uma LAC grau 2. Após duas semanas de tipoia fui orientado a ficar sem.
    Depois de um mês retornei a uma consulta onde foi me posto que já avisa cicatrizado a lesão,
    que a dor em alguns movimentos iria passar com o tempo e que poderia ficar o “calombo” pequeno acima do ombro.
    Mas não fui orientado a nenhum medicamento e nem a fisioterapia.
    Minha pergunta é: Ignoro um pouco de dor que ainda sinto em alguns movimentos e posso começar musculação?

  • jeferson abril 16, 2015 at 11:46 Reply

    Rompi um dos ligamentos do ombro. O dr q me atendeu optou pelo tratamento convencional, por eu ter rompido apenas um. Fiz o tratamento d 30 dias em repouso. Já faz 3 meses que sofri o trauma. A deformidade que se deu no local voltou ao lugar e os movimentos tbm. Mas tenho uma dificuldade em pegar peso com o braço na posição de abdução, simdo dores ainda quando executou abdução com peso. O dr não me passou pos tratamento a fisioterapia. Queria sabe sua opinião sobre o caso. É normal a dor depois d 3 meses lembrando q é só quando faço o movimento de abdução com algum peso. E o tempo de recuperação ate não aver mais dor. E sobre a fisioterapia.
    Obg: jeferson freitas

    • 15 a 20% dos casos dos casos de luxação acromio clavicular podem ter uma lesão associada…acredito ser imporrtante uma ressonancia magnetica, para descartar uma outra lesão

  • José Augusto abril 22, 2015 at 11:41 Reply

    Fui submetido a uma cirurgia no ombro(acrômio clavicular) devido a uma queda em Janeiro de 2015. Três meses depois tenho a sensação que a clavícula “se mexe” quando acordo pela manhã além de incômodos para dormir e ter ficado, na minha opinião, muito saliente.
    Infelizmente tenho uma sensação ruim quando passo a mão no ombro e algumas “agulhadas” também me assustam.
    Se for necessário outra cirurgia após esse tempo(03 meses) não à problemas?
    O tempo de recuperação é o mesmo da primeira cirurgia?
    Obrigado.

  • Marcelo Candido Portilho Gouveia abril 23, 2015 at 20:13 Reply

    Boa noite doutor, tive uma LAC grau 5 na ultima segunda-feira. Devido a carência do meu plano de saúde vou poder operar só em julho. O senhor acha que isso vai me prejudicar muito ou será a mesma coisa que operar imediatamente? Obrigado!

  • Renan abril 24, 2015 at 05:34 Reply

    Dr. Primeiramente, parabéns pelo site.
    Tenho uma dúvida: Fiz uma cirurgia com colocação de placa gancho há três semanas, gostaria de saber se há ainda restrição quanto à movimentação do braço e do ombro após esse período e se a fisioterapia já se inicia mesmo com a placa no ombro ou somente após a retirada da placa, assim como no caso do uso do fio.
    Outra coisa, é possível dar continuidade ao tratamento com médico diverso daquele que colocou a placa, vindo este novo médico ficar responsável pela sua retirada após as 6 semanas? Ou outro médico não aceitará essa tarefa?
    Agradeço imensamente, seu site é sem dúvida a maior e melhor fonte acessível a respeito desse assunto.

    Abs.

    • olha na minha opinião todas essas perguntas você deve fazer ao medico que te operou…
      quando opero pacientes de fora de SP, e são muitos, eu me responsabilizo por acompanha-los mesmo a distancia, assim como contacto colegas da cidade dos pacientes, para me ajudarem eventualmente… por isso converse com seu medico, ok?

  • Bruno ramos abril 27, 2015 at 01:33 Reply

    Dr, sofri um acidente no dia 13 de setembro 2014,”luxação na clavicula” sofri demais dor era mato.. o médico disse que ia ter q operar foi tipo 3.. mas como nosso sistema de saude é muito bom.. fiquei 30 dias esperando a cirurgia e não precisei ser operado, pois o medico viu q tava voltando pro lugar..certo.fiz fisioterapia e tal.. mas ate hoje eu sinto um pouco de dor.. é normal? 7 meses depois.

  • valério ALexson Ferreira dos Santos maio 1, 2015 at 11:48 Reply

    A minha articulação AC esta pouco desalinhada, com espessamento e hipoecogênicidade dos ligamentos e da cápsula articular gostaria de sabe se se consigo alinhar a AC já que meu ombro ficou um pouco fundo e quando aperto a AC ele fica normal

    • infelizmente, depois de um trauma isso não é possivel…, apenas operando, mas a indicação para se operar são precisas…

  • Guilherme maio 2, 2015 at 12:50 Reply

    Doutor, olá. Tive uma luxaçao no ombro pq cai com ele direto no chão, o médico ñ me disse a gravidade ou grau dela. Porem meus ombros sempre foram bem desenvolvidos muscularmente, nao senti muita dor quando recolocaram e n notei deformidades , o medico me recomendou 25 dias com tipoia,tenho chances de voltar a praticar atividades fisicas? Faco academia e tenis,,, abs

    • depende do tipo de luxacao que teve, se foi da clavicula com o acromio, ou o ombro mesmo que deslocou… sugiro que marque consulta com um especialista em ombro assim terá um diagnostico mais preciso e tratamento adequado

  • Marcelom maio 14, 2015 at 11:12 Reply

    Bom dia, Doutor Joel,durante um jogo de futebol após uma queda batendo com o ombro no chão, fui ao pronto socorro e o ortopedista de plantão fez raio X e disse que não era nada apenas luxação no musculo. No dia seguinte após sofrer de muitas dores mesmo medicado procurei outro ortopedista que diagnosticou luxação do acromio clavicular grauIV. Marcou cirurgia após 05 dias. Foi colocado 02 ancoras(parafusos com fio de aço) verticais, que ficarão permanentes e duas ancoras horizontais que serão retirados apos 45 dias. O po´s operatório está sendo com dor que incomoda muito principalmente à noite. Já se passaram 10 dias e mal consigo dormir a noite, apesar da bateria de remédios e analgésicos. O médico não me diz que as dores são normais e quando elas vão passar. Nasua opnião é normal essas dores no pos operatório e por quanto tempo elas irão continuar.

    • dificil falar algo sem te examinar… normalmente cirurgia no ombro doi sim, mas sugiro que volte no seu medico para uma reavaliação e asim converse melhor com ele sobre seu caso

  • Gabriel Araujo maio 19, 2015 at 15:12 Reply

    Dr, Tive uma luxaçao na clavicula grau 2 a 45 dias.
    fiquei uma semana de tipoia e voltei a vida ao normal, sem fazer exercicios.
    As vezes realizo alguns movimentos e parece que o ombro trava e doi bastante, depois de alguns segundos a dor passa.
    Sera que essa dor melhora com fortalecimento no local?
    Muito obrigado.

    • normalmente com fisioterapia isso se resolve… seria bom voltar com seu medico para ver se esta tudo bem e se ele pode te passar fisioterapia…

  • Wesley Felício de Moura maio 21, 2015 at 18:50 Reply

    Dr. caí de bicicleta e tive uma lesão grau 2, fui ao médico tiramos raio-X e me disse que não precisa de cirurgia. Hoje faz 4 dias do meu acidente e usando tipóia. Como trabalho com música tocando violão, queria saber se amanhã (5 dias após o acidente) posso tirar a tipóia por 3 horas durante meu show e depois colocá-la e seguir com o meu repouso.

  • vanusa maio 26, 2015 at 19:43 Reply

    olá. fiz luxação acromo clavicular grau 3 há 5 semanas. fui operada há 4 semanas com ziptight (artroscopia) mas verificou-se falência do material cerca de 2 semanas após a operação. Quais os procedimentos? o meu médico depois disso mandou retirar a tipoia e ter “algum cuidado”, e começar fisioterapia, é normal? tenho dores e não tenho força nenhuma no braço. tb tenho limitação evidente dos movimentos

    • sugiro que volte no seu medico e tire suas duvidas com ele… estranho… acho mais prudente, assim pode inclusive perguntar melhor sobre o procedimento…

  • gustavo barroso maio 29, 2015 at 13:58 Reply

    Boa tarde Doutor,tive uma luxação na clavicula foi preciso operar,coloquei naõ sei bem se e platina parece um prego torto no raio x mais minha duvida e o seguinte ja esta com 1 mes,pratico moto cross e passado esse um mes pos cirurgia não sinto muito encomodo nem dor acha que quanto tempo seria necessario para retorno aos esporte, e normal eu senti atraves de toque a platina no ombro?

  • João Filho junho 1, 2015 at 15:13 Reply

    tive uma luxação acromio,e fratura no coronoide, não estou podendo fazer a cirurgia agora,quanto tempo posso esperar para faze-la?

  • Eduardo Silva junho 3, 2015 at 11:23 Reply

    Opa, Dr. machuquei o ombro fazendo Jiu Jitsu a 4 meses atrás, fiz a ressonância magnética e o resultado foi: Contusão óssea da clavícula distal, com microfraturas do trabeculado ósseo em sua superfície articular e edema dos tecidos moles circunjacentes, sem sinais de luxação da mesma. Leve bursite laminar subacromial/subdedeltoidea.” O médico me passou anti-inflamatório e fisioterapia, não voltei voltei para academia pois ainda tenho dor, isso é normal? Quanto tempo leva para a recuperação total? Desde já muito obrigado e parabéns pelo trabalho!

  • jadielso da silva santos junho 5, 2015 at 22:37 Reply

    Pela segunda vez tive um deslocamento de ombro. O que posso fazer para voltar a jogar futebol com mais segurança? Existe algum suporte indica para uso.

  • GuilhermeCruz junho 8, 2015 at 16:58 Reply

    Doutor, Tudo bom? Tive uma luxação ombro posterior de grau 1(traumática), estou realizando o tratamento a 4 semanas. Meu médico recomendou mais 8 semanas de fisioterapia para voltar a atividades fisicas, disse que em poucos casos recomenda não operar e eu era um desses casos, pois ombros são desenvolvidos, a lesão achatou o umero mas não tive rompimento e os agrupamentos musculares estão todos ok segundo ressonância, além disso desde o primeiro dia de lesão senti pouquissima dor e a amplitude dos meus movimentos estão 100% sem dores ao movimento, somente inflamação num geral. Gostaria de saber se isso procede mesmo, pois em tudo quanto é lugar vejo que na luxação, sempre é recomendado cirurgia. Existe a possibilidade, mesmo que remota de alguém luxar posterior(rara) de grau 1, e pode voltar a 100% de sua capacidade de carga (exemplo em pesos na academia) mesmo que a volta/recuperação seja longa e controlada? Abs

    • Guilherme, tudo depende se na ressonancia mostrou que há ou não lesão labial posterior… se não houver fisioterapia costuma trazer bons resultados

  • wilton Carlos junho 9, 2015 at 09:01 Reply

    Dr. Fiz uma cirurgia de acromio clavícula ja faz dois meses mas o osso ta riscando um no outro tenho que retornar ao médico

  • wilton Carlos junho 9, 2015 at 09:06 Reply

    O ossos ta raspando um no outro o que eu fasso Dr.

  • Marcos Crepaldi junho 10, 2015 at 10:16 Reply

    Dr. Joel. Sobri um trauma no lac após queda sobre o ombro jogando futsal em 23.05.2015. Apos ressonancia magn o resultado foi o seguinte: 1- estiramento capsulo ligamentar na articulacao acromio cravicular, notando-se aumento deste espaço articular; 2- discreta alteraçao de sinal do tendao supraespinhal junto à insercao, sem rotura; 3- bursa subacromial / subdeltoidea com aspecto conservado.
    Consegui retorno com meu medico apenas para o final do mes e antes da ressoancia ele havia recomendado apenas o tratamento conservador. É isso mesmo, ou pode ser cirurgico? Obs: a dor nao tem melhorado muito apenas com uso de tipoia e gelo (os antiinflamatorios acabaram e nao sei se devo continuar o uso).
    Desde ja agradeço a ajuda.

  • paulo vitor junho 10, 2015 at 10:33 Reply

    DR, TIVE UMA LAC GRAU UM, HOJE FAZ UM MÊS. Daqui A três semanas terei um teste de aptidão física sendo necessário exercícios de flexões. Posso comessar a realizar o exercício ? Se nao depois de quanto tempo voltar a treinar.. Obrigado

  • Jonsue Trapp Martins junho 12, 2015 at 19:07 Reply

    Boa noite Dr.
    Tive uma queda de bike no asfalto há 1 mês atrás.
    Fiz a ressonância na semana passada e foi constatado lesão grau III do acromo, com rotura completa do coroclavicular e acromioclavicular. Não sinto dor e pouquíssimas limitações.
    Meu médico optou por um tratamento conservador. O que o Sr. acha?
    Fazia musculação todos os dias e bike.
    Acha que devo fazer cirurgia ou tenho chance de voltar aos movimentos normais mesmo com esse tratamento conservador?
    Como sou atleta amador, não seria melhor operar?
    Obrigado

    • sem te examinar é dificil te afirmar algo… contudo se foi realmente uma luxação grau 3 e não uma grau 5, é possivel tratar conservador
      mesmo no caso de atletas.. quando comparamos os resultados de atletas operados X não operados, os resultados são similares na grau 3
      ja a grau 5 não tem jeito tem que operar…
      apenas indicamos cirurgia para os casos graus 3 que permanecem com dor, apos tratar conservadoramente…

  • Saulo junho 14, 2015 at 17:58 Reply

    Boa noite Doutor!

    Sofri uma LAC 4 a pouco mais de um mês e fiz a cirurgia a doze dias, só que no meu caso o médico não tirou ligamentos de outros locais para fazer a reconstrução, ele “amarrou” com uns fios (não sei qual material). Esse procedimento é correto? Vou poder voltar a treinar jiu-jítsu?

    Obrigado

  • Marcilio Cesar junho 17, 2015 at 13:29 Reply

    Ola Dr. Gostaria de saber se na LAC grau 2 pode se desenvolver no futuro uma artrose. Grato

    • acredito que pode existir essa possibilidade, especialmente porque na maioria desses casos, não fazemos ressonancia magnetica e partes desses casos pode ter uma lesão de cartilagem que no futuro pode levar a artrose

  • claudinei junho 29, 2015 at 15:13 Reply

    boa tarde doutor.sou praticante de krav maga ,uma arte marcial de defesa pessoal onde fazemos muitos rolamentos e quedas ,em um dos rolamentos bati o osso da clavicula no tatame ,no dia senti muita dor ,fui ao medico fiz a radiografia mais não constou nada , mais faz duas semanas que isso aconteceu meu ombro continua inchado e sinto uma pequena dor latejante no final da clavicula [acromio clavicular] e se colocar braço para traz sinto dor , o mesmo acontece se eu esticar o braço para cima . tem mais pratico musculação mais não sinto dor quando ergo peso a dor acontece quando estou parado ou na ora que estou dormindo sendo que não consigo dormir do lado que esta machucado doi muito .

    • é possivel ter ocorrido uma lesÃo da cartilagem da articulação, por iso sugiro que procure um especialista em ombro na sua região

  • José Augusto julho 1, 2015 at 15:37 Reply

    Fiz uma cirurgia para corrigir uma luxação acrômioclavicular em Janeiro e após 15 dias tive de retirar os “pinos” que migraram, a radiografia mostrou a correção perfeita. Dias passaram e a impresssão que eu tinha se confirmou: a clavícula subiu e ficou saliente. O médico da clínica onde operei disse para aguardar até Agosto/Setembro para fazer uma nova avaliação mas tenho certeza que será recomendada outra cirurgia. O que fiquei em dúvida é que ele falou de uma técnica nova que “usa” enxerto para ajudar a segurar a clavícula…essa técnica é nova mesmo? Se faz necessária? Uma cirurgia normal com pinos e arames cirúrgicos não fariam a mesma coisa? O tempo de recuperação é o mesmo?
    Tenho sentido dores durante a noite e desconforto quando faço exercícios, além disso tenho a sensação que a clavícula muda de posição conforme o movimento, parece que o osso machuca a pele quando encosto em alguma coisa, até quando minha mulher encosta a cabeça a sensação é ruim parece que machuca por dentro. Por favor me oriente, a clínica que operei é uma das melhores do nosso estado(MT) assim como os médicos mas fico com poucas informações sobre o assunto.
    Tenho 58 anos,saúde muito boa, não sou sedentário nem fumante.
    Desde já agradeço.

    • na minha opinião, talvez usar o enxerto de semi tendineo, um tendão do joelho, seria realmente uma boa opçÃo… contudo o colega precisa ter experiencia com essa tecnica…

  • Maria Nogueira julho 5, 2015 at 16:15 Reply

    Boa tarde Dr.
    Fui atropelada há 17 meses e operada devida a uma LAC grau 5 no ombro direito. Colocaram-me um material Zip Tioght Biomet. Fiz 10 meses de Fisioterapia. Sentia ainda algumas dores e o parafuso a mexer e quando mexia o braço parecia que o osso estava a roçar e ouvia-se. Fiz nova cirurgia na semana passada para retirar o material e o médico disse que não deve ser preciso fisioterapia. A minha dúvida é o facto da clavícula continuar muito acima do que ela estava antes do acidente, mas o médico diz que não há hipóteses de ficar mais fora do sítio do que já está, pois está muito acima do normal, cerca de 2cm, e penso que houve rompimento dos ligamentos entre acrómio e a clavícula que não voltaram a “crescer”, quais os problemas que posso ter ao envelhecer e se houver nova queda? Desde já muito obrigada pela sua resposta é continue com este site super esclarecedor.

    • se a distancia entre a clavicula e o acromio esta muito grande, isso preocupa… sugiro que procure outro especialista em ombro na região para uma avaliação…

  • Davidson Oliveria julho 9, 2015 at 14:26 Reply

    Tive uma luxação acromioclavicular do ombro grau 1, onde apareceu um carosso, o médico mandou colocar gelo e tomar antinflamatório, fazer fisioterapia , retornei e ele falou que eu poderia retorna as minhas atividades normalmente , mas o carosso não desapareceu por completo? gostaria de saber se é normal ou ele vai ficar pra sempre no ombro?

  • Dhiego Lucas julho 13, 2015 at 22:22 Reply

    Dr., estou no EUA para intercâmbio, sofri uma queda na 3 semana cai com o ombro no chão, sofri uma lesão, nao sei qual grau, ja consultei 2 médicos, 1 disse que eu deveria operar pois rompi o ligamento o outro foi mais sutil, porém também disse que a melhor opção seria a cirurgia. Há uma saliência na ponto do ombro, e minha clavicula também não esta tao aparente quanto do outro lado, resumindon, um lado maior q o outro, porém isso faz 1 semana. Dia após dia tenho melhorado, hje por exemplo ja consigo fazer movimentos q nao conseguia ha 2 dias atrás, a dor é totalmente suportável. Minha dúvida é, o que pode acontecer se eu optar por nao realizar a cirurgia? Pois caso seja realmente necessário terei q voltar ao Brasil.. e faz apenas 3 semanas que cheguei no EUA, meu estudos começaram recentemente.

    No aguardo,
    Muito Obrigado!!

  • Josiany mikaelly julho 20, 2015 at 15:16 Reply

    Boa tarde Dr… Sofri uma luxação á 5 dias, em uma brincadeira de “dar socos” com amigos… Acontece q dei de mal jeito, e na mesma hora senti uma dor horrível,correndo p o pronto-socorro. Chegando la, o médico logo identificou ser uma luxação, colocou meu ombro no lugar, achei q fosse doer mais d q a dor q eu estva sentindo, mas ao colocar no lugar, doeu bem menos e não quis passar nenhum anti-inflamatório, apenas o uso da tipoia por 3 semanas, alegando q se eu fizesse o uso correto da mesma minha recuperação seria melhor e probabilidade de acontecer outra luxação seria mínima….porem no primeiro e segundo dia não aguentei as dores principalmente ao dormir e senti uma dormencia como anestesia no local, foi qndo corri ao pronto-socorro e la me injetaram duas injeções p dor e inflamação e um remédio via oral, foi qndo a dor veio a diminuir e tbm com muita compressa de gelo, e hoje no 5 dia ja sinto poucas dores e durmo bem melhor, mas consigo levantar o braço só q ainda faltam duas semanas e meia p a retirada da tipoia… Mas o q qro saber é o seguinte…como ele n me informou o grau da luxação, será q realmente não precisarei de cirurgia? Eu faço musculaçao, poderei voltar aos meus treinos de academia normalmente durante qnto tempo após o término da tipoia? E posso malhar os membros inferiores por enquanto? O que devo fazer? Estou c medo de ter luxação novamente e sentir a mesma dor insuportável… Devo confiar nele que não me propôs a cirurgia, apenas a tipoia??? Sou tão ansiosa e morro de medo de secuelas ou algo mais grave… E o pior de tudo é q a lesão é no lado direito, o q uso p fazer tudo!!! Me ajude Dr!!! Muito obrigado pela atenção e aguardo sua ajuda!!! Abraços….

    • suas perguntas são pertinentes… na minha opinião é importante procurar um especialista na sua região e fazer uma ressonancia do ombro, pois pode ter ocorrido lesoes que são cirurgicas, especialmente se você é ativo e tem menos de 30 anos…

  • Wesley Eduardo julho 20, 2015 at 21:26 Reply

    Boa NT Dr
    Tive luxação acromioclavicular grau 2, já fazem 17 dias, dores tenho poucas, e também não está muito inchado, já fui encaminhado para fisioterapia, queria saber se esse ossinho que fica aparente, ele diminui um pouco com a fisioterapia?e se tem MT problema se demorar o começo da da fiosio, pois foi marcado no postinho público..

    • o ideal seria iniciar a fisioterapia o quanto antes… o inchaço vai diminuir um pouco no local mas o osso ficará sempre um pouco mais aparente desse lado ok?

  • Rodrigo Salles julho 22, 2015 at 11:43 Reply

    Olá! Dr Joel.
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá- lo pelo site.
    Tive um lesão acromioclavicular classificada em grau 3,estou sem plano de saúde e o médico do sus está me tratando de forma conservadora.
    Hoje completa uma semana da lesão as dores estão diminuindo, mas o osso está muito saliente e é o que mais me encomoda.
    Acho que no meu caso deveria ser cirúrgico, porém tenho medo que o médico do sus, seja inexperiente e não domine uma técnica. O que o Dr acha?
    Minha outra dúvida é que trabalho por conta própria e preciso trabalhar, porém ele recomendou tipoia por 3 semanas,sou motorista. Se eu começar a trabalhar com apenas 1 semana de tipoia, posso vir sofrer algum tipo de sequela?
    Muito obrigado.

    • se sua clavicula esta muito saliente, provavelmente o ideal seria operar, mesmo… e se não ofizer existe risco de dores cronicas e limitação funcional do ombro

  • rosildapassos julho 27, 2015 at 01:11 Reply

    Dr bom dia em junho eu peguei em peso e sou muito tensa e senti o braço gela e queimar, fui ao médico e fiz ultra-som e o resultado deu espessamento do tendao longo do bíceps podendo corresponder a alteração inflamatória do mesmo.Espessamento da articulação aacromio-clavicular.já tomei remédio e já fiz 10 sessões de fisioterapia, choque e ultra-som na fisioterapia e ficou sensível e a noite sinto gelar o ombro, o que o senhor pode me ajudar?

    • acho que uma ressonancia magnetica podria ajudar e manter a fisioterapia ate ter o resultado desse exame… converse com seu medico sobre essas possibilidades, ok?

  • Doutor sinto uma dor na clavícula a alguns meses também nos ombros porem a dos ombros as vezes desaparecem mas porem a clavícula sempre esta dolorida tem dias que é insuportável,fui no ortopedista e ele passou só algumas sessões de fisioterapia mas mesmo assim ela permanece dolorida as vezes tenho a sensação de que vai cair a parte superior do ombro direito e clavícula,o que pode ser? já tomei diversos anti- inflamatório e analgésico porém não resolve nada.lembrando que sou padeira e me esforço muito e pego peso,tem haver.

    • dificil dizer o que esta acontecendo sem te examinar e ver qq exame. sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para ter uma avaliação mais detalhada do seu caso
      boa sorte

  • Juliano Cesar julho 31, 2015 at 12:10 Reply

    Ola Dr. boa tarde tive uma luxação acrômio clavicular recentemente era um um acidente de moto, meu vou operar pelo sus e so consegui agenda para daqui 40 dias e gostaria de uma dica de qual o tipo de tipoia devo usar para melhor recuperação?
    Obrigado por dividir o seus conhecimentos gratuitamente com todos nos, é assim que se transforma um mundo melhor e mais justo a todos, parabéns !!!

  • Silvana Silva Cavalcante santos julho 31, 2015 at 22:22 Reply

    Doutor sofri uma queda na segunda feira fui ao clinico ele tirou um rx me disse que o meu ligamento do ombro tinha saído do lugar,me pediu prata passar com o ortopedista que disse que só foi uma contusão,colocou uma tipóia no ombro e um colar cervical, e disse que devia ficar até domingo, porém percebi que o ombro na ponta está um pouco pra frente e no meio entre a clavicula doi muito e qualquer movimento estrala e DOI bastante tambem e normal em uma contusão acontecer isso

  • Rhuan agosto 3, 2015 at 16:36 Reply

    Dr. A 4 semanas sofri uma queda sobre a cabeça da clavícula, bem perto do pescoço. Desde então se formou um grande, acho que, inchaço, e tenho tido dores, não muita, até consigo movimentar bem o braço. Mas nos últimos dias um desnível se formou no meu peitoral, e tem doído bastante, como se fosse uma pontada. E já tirei raio x, mas não têm fratura, e ainda estou tentando conseguir consulta. Acha que pode ser grave, que a clavícula e o peitoral vão voltar a seu nível normal?
    Quando eu toco, sinto como se o osso estivesse saltado, e ele pressiona a musculatura em volta. Só têm aumentado o desnível na clavícula e no peitoral.

    • pode ter ocorrido uma luxacao esterno clavicular para anterior
      precisa realmente a avaliação de um especialista na sua região para avaliar seu caso

  • Raphael Silva do Nascimento agosto 7, 2015 at 10:07 Reply

    Olá dr. seguinte eu sofri uma LAC grau 3, no raio-x apresenta um espaçamento de 100,3% em relação ao outro ombro. Os médicos do HC-Campinas preferiram um método conservador. Já se passaram exatamente 2 meses.
    Gostaria muito de ter feito a cirurgia Dr. porem os médicos me aconselharam a não fazer na época pelo fato de praticar budo taijutsu, a justificativa foi podeira ter que refazer o processo cirúrgico com o passar do tempo. Penso em abandonar o esporte!? ainda não retornei aos treinos, estou em fase de fisio.
    Ontem fui ao mercado fazer compra e carreguei uma mochila com aproximadamente 4-5kg, quando percebi o que estava acontecendo eu parei e carreguei com o outro braço. Hoje eu acordo sem dores porem com um sentimento de ter agravado a situação!

    Não sei quanto custa um cirurgia desse nivel mas agora que já se passaram esse tempo, quando eu poderia fazer essa cirurgia?
    Se eu não fizer agora por falta de dinheiro eu vou ter complicações em fazer mais la na frente?

    Não tenho dor, apenas sinto que meu ombro está diferente (fraco, com um super caroço).

    • a indicação para casos como o seu é dor e instabilidade da clavica que pode causar outros sintomas que não dor… se você não apresenta tais sintomas não pense em operar… caso contrario seria melhor…
      precisa conversar com seu medico, falar o que vem sentido em relação ao ombro e esperar no seu caso não trará problemas…

  • Cristhyan Cassemiro da Silva agosto 10, 2015 at 20:38 Reply

    Dr. tive uma luxacao acromio cravicular grau 5 , nao sei quando vai sair a cirurgia que por sinal e pelo sus. Como devo me precavir ate o momento da cirurgia, questao da movimentacao, uso da tipoia, como faço ? Abraços

  • Elisangela souza agosto 16, 2015 at 16:49 Reply

    Tratei uma paciente com luxação clavicular. Os médicos optaram pelo tto conservador, pois falaram q ela teria 30% de chance de sobrevivência. O que poderia acontecer durante a cirurgia?

  • José agosto 17, 2015 at 08:08 Reply

    Bom dia, há 3 ou 4 dias atraz cai de bicicleta, passado 2 dias como me doía fui ao médico, tive uma luxação, desloquei a clavícula, tipo 2. O médico apenas me meteu umas ligaduras para apoiar o braço e uns comprimidos para as dores.
    Pergunto se os ligamentos voltam a ligar, se não seria melhor colocar no lugar para voltarem a ligar?
    O médico disse que não precisava, porque voltava a sair do lugar. Gostava de ouvir outra opinião! obrigado

    • se o que teve foi uma luxação da clavicula, grau 2 não precisa… caso permaneca com dor sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para tratar adequadamente do problema, pois as vezes precisa fazer fisioterapia

  • Guilherme Dias agosto 18, 2015 at 15:51 Reply

    Boa tarde Dr.Joel, tive uma queda de bicicleta no Domingo 16/08/15 , fui para o PS tirou o raio x, o medico de plantão constatou que foi G3, que nao era necessário fazer a cirurgia, eu prático musculação e ciclismo…queria saber se na maioria dos casos um repouso ja resolve? Muito obrigado, fico no aguardo….

  • Ravic Mathias agosto 18, 2015 at 17:15 Reply

    Dr., de antemão parabéns pela iniciativa! No dia 30/06 sofri um acidente de moto e fraturei a tíbia(exposta) e a fibula, fiz cirurgia da perna onde foi colocada haste intramedular na tíbia e estou andando sem auxílio de muletas, por recomendação médica, os médicos que me socorreram só não me falaram, nem colocaram no documento de alta que tive uma pancada muito forte no ombro, o qual inchou muito, segundo colegas que me socorreram, pois eu estava desacordado, os médicos até hoje acompanham a cirurgia que fizeram mas se recusam a ao menos olhar meu ombro, que até hoje sinto dores ao movimentá-lo para cima e estou sem força em ambos os braços em especial o direito. Faço todos os movimentos mas não consigo manter a força neles, desconfio de luxação AC e pelo caroço formado no ombro e em comparação com algumas fotos parece ser do tipo 2, gostaria de esclarecimento do senhor se somente com a fisioterapia o problema se resolverá ou deve haver algum tipo de tratamento médico para o saneamento de minha dificuldade. Desde já meu muito obrigado!

    • sugiro que procure um especialista em ombro na região para que ele te examine e solicite exames que achar conveniente… pode ser uma LAC mas precisamos ter certeza certo?

  • Júlio César Lopes agosto 19, 2015 at 11:31 Reply

    Dr., o diagnóstico do ultrassom que realizei foi: espessamento e hipoecigenicidade capsulo ligamentos da articulação acromioclavicular, compatível com antipatia inflamatória. O que isso significa?
    Sinto dores em certos movimentos do ombro.

  • juliana agosto 22, 2015 at 23:50 Reply

    Dr Joel,no começo do ano(março) levei um tombo e tive uma luxação no ombro direito,não conseguia fazer nenhum tipo de movimento ,usei a tipoia como o médico (clinico) me indicou e a dor passou ,mas esse mês (agosto) comecei a trabalhar (auxiliar de odontologia) e passado uma semana ,estou sentindo um pouco de dor novamente (perto da clavicula) e agora estou sentindo também umas fisgadas no lado direito do peito (principalmente na hora de deitar e levantar) gostaria que o senhor me esclarecesse e me posicionasse se possivel a respeito sobre o que deve ser e o q devo fazer ,desde já agradeço a sua ajuda.

    • precisa ver se existe relação entre uma coisa e outra, pode ser… o melhor seria passar com um especialista em ombro na sua região para uma avaliação do seu ombro, ok?

  • José leonde de Sousa agosto 23, 2015 at 15:06 Reply

    Dr. Joel boa tarde!
    Sofri uma entorse que jugo ser tipo 3, que levantou a clavícula porém do lado do pescoço
    Tem tratamento ou somente cirúrgico.
    Parabéns pelo maravilhoso trabalho.

    • você deve ter lesado a articulaçao esterno clavicular… o tratamento vai depender se você pernmanecerá com dor local ou não apos tratar a fazer aguda com gelo, medicação analgesica e eventual fisioterapia…

  • paulo roberto agosto 24, 2015 at 13:35 Reply

    Dr., Boa tarde! a um ano atrás sofri uma acidente de moto e no hospital foi tirado um raio x do meu ombro pois estava com muita dor, porém nada de anormal apareceu mas venho sentindo dores no local e ao fazer movimentos simples como tirar uma camiseta e coçar as costas meu ombro sai do lugar e volta ocasionando dor, fraqueza e tremedeira no braço. O que pode ter acontecido no acidente? tem algum outro exame que possa constatar o problema?

    • você pode ter tido uma lesão labral… precisa procurar um especialista em ombro na sua região e o mesmo vai lhe solicitar uma ressonancia para confirmar o diagnostico ok?

  • Fabricio agosto 28, 2015 at 23:36 Reply

    Fiz força na aula de jiu jitsu. Deu uma dor fiz raio X deu que era apenas luxação do acromio ainda dói. Eu continuo fazendo será que preciso de repouso ficou um pouco mais saltado o ombro será que volta ao normal e quanto tempo será que dou um tempo no treino .Obrigado aguardo resposta

    • depende do grau dessa luxação… mas não deveria treinar…
      sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para adequada avaliação

  • tarik agosto 30, 2015 at 21:58 Reply

    Boa noite. Sofri uma LAC grau V em novembro/2014, respeitei período de recuperação (tipoia até 30/12/2014) bem como a fisioterapia (Janeiro e Fevereiro 2015 – 30 sessões). Tenho feito musculação e natação desde março, com o ombro bem estabilizado. Minha dúvida é com relação a dor no ombro operado e no tríceps do lado operado. Gostaria de saber por quanto tempo o Doutor já ouviu relatos de dores/incômodo no local operado, se é que um dia elas desaparecem por completo? E há muitos relatos de dores no tríceps durante o fortalecimento muscular? Digo isso porque sinto muitas dores no tríceps até hoje quando treino musculação. Os médicos que consultei falam que trata-se de falta de força pelo período imobilizado e que com o tempo irá desaparecer, mas já estou treinando há 05 meses e sempre que aumento os pesos no treino a dor no tríceps volta com força. São relatos comuns? Alguma sugestão?

    • dor no ombro não… dor no triceps, pode ocorrer sim e é dificil de recuperar mesmo… precisa de muita fisioterapia e fortalecer o mesmo em diferentes angulações, alem de trabalhar contração excentrica…

  • erineudo agosto 31, 2015 at 09:31 Reply

    bom dia Dr.Sofri um acidente de moto ai deslocou minha clavicula queria saber se tem a capacidade dela volta para o lugar so com o uso da tipoya no periodo de um mes tempo recomedado pelo medico que fui atendido?

    • depende do grau de lesão que teve, alguns casos são passiveis de tratar assim e outros precisam operar… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para ter certeza do que aconteceu com você e como deve tratar ok?

  • Val agosto 31, 2015 at 19:58 Reply

    Boa noite Dr, meu filho tem treze anos de idade e está com um problema que me deixou assustada, ele movimenta o braço direito para trás e a clavícula se desloca de uma forma assustadora ficando com uma ponta para cima, o ombro dele está baixo… ele não se machucou, não houve algo que justificasse isso. O levei a um ortopedista que me disse q o caso seria resolvido com cirurgia, mas que é muito perigoso. Estou muito assustada, me ajude. Obrigada

    • sugiro que procure um especialista em ombro na sua região, pois sem solicitar exames adequados não tem como afirmar isso… normalmente não há lesões essenciais em casos como do seu filho e fisioterapia resolve bem… contudo precisa procurar um especialista em ombro para examinar seu filho e solicitar os exames necessarios, para termos a certeza do deve ser feito…

  • Miquéias setembro 1, 2015 at 19:54 Reply

    Dr.
    Eu tive uma luxação na clavícula o médico disse que eu não precisava fazer cirurgia,só usa a proteção no ombro,queria saber se e normal ficar um pouco alto depois de um tempo?

  • Vinicius setembro 2, 2015 at 21:27 Reply

    Dr.Joel me ajuda por favor mei ombro direito e esquerdo ficam estalando parece que sai do lugar tipo quando você puxa o dedo para estalar, ja fiz ressonância magnética e o dr falou que era atrofia muscular sera que é isso mesmo pois estala muito e as vezes dois quando estalo da um alívio. Faço academia sera que e melhor parar mais nao doe na hora q faço so encomoda os estalo.

  • Cláudio Pires setembro 3, 2015 at 15:20 Reply

    Boa tarde Dr!
    A um ano atrás sofri uma lesão no ombro esquerdo na academia,depois disso fiquei um tempo de repouso e então as dores cessaram,mas não procurei auxilio médico.Hoje não tenho dores no ombro mas percebo que a clavícula ficou um pouco mais alta do que o lado direito.
    Ela pode retornar ao normal com o tempo?ou isso pode me trazer problemas futuros?

  • Gumercindo setembro 6, 2015 at 12:31 Reply

    Desde já, parabéns pela iniciativa Dr., gostaria de saber qual seria a melhor abordagem para o meu caso, tive Lac 3 devido um acidente de moto, e o Dr. disse que teria que optar por 2 métodos: o não cirúrgico e o cirúrgico, porém, desidi fazer o cirúrgico, pois, faz apenas 6 dias que estou lesionado, ele disse que o processo até 21 dias é colocar duas âncoras de titânio de 5 mm e cabos de aço, gostaria de saber se esse processo é o mais indicado, ou se dêvo fazer a reconstituição com parte do tendão do joelho, qual tempo limite pra fazer essa cirugia “com âncoras”, será que posso fazer essa cirugia depois de 6 meses? E só mais um detalhe, as dores estão quase nulas, e apenas usei gelo, anti-inflamatório e sacola americana, hoje em dia, só uso a sacola pra sair de casa, pra evitar movimentos involuntários. Desde já agradeço a atenção… e toda bondade exercida aos irmãos, lhe voltará em mesma proporção…

    • bem, se sua luxação foi a grau 3 mesmo e não grau 5 eu tentaria o tratamento conservador. particularmente quando indico a cirurgia, eu opto por sempre realizar a utilização da biologia no procedimento. a melhor tecnica, ainda não existe, por isso existem diversas tecnicas. Na atualidade, tenho usado muito a recontrução com tendão do joelho e obtido otimos resultados… mas como eu disse, depende do grau de lesão que teve, atividades, expectativas…

  • Moisés Jr. setembro 6, 2015 at 19:11 Reply

    Prezado Dr.
    Sofri uma luxação AC de grau 1 treinando jiu jitsu ontem. Fui no ortopedista de plantão e ele verificou que não havia edema tampouco ruptura nos ligamentos pelo raio-x. Pediu para que eu ficasse sem forçar o braço por 2 semanas, sendo desnecessário o uso de tipoia.
    Minha questão é relativa a exercício que não envolvam os membros superiores. A partir de quanto tempo posso praticar caminhada ou corrida?
    Obrigado.

  • Ellen Susan setembro 8, 2015 at 18:56 Reply

    Doutor, jogando capoeira cai com o peso todo no ombro, tive uma luxação, fui na urgência o médico reduziu a luxação, colocando no lugar, tirou raio x,me mandou usar a tipoia por 2 semanas e só voltar pra capoeira com 3 ou 4 semanas.Já tem 9 dias, depois da queda e que estou com a tipóia, mas eu posso ir tentando movimentar o braço normalmente ou tenho que deixar ele parado assim com a tipóia? E voltar pra capoeira com quanto tempo? Jogando capoeira ele poderá sair do lugar outras vezes? Sinto dor apenas para movimentar o braço.

    • na minha opinião precisa ficar imobilizada por 4 semanas, alem disso acho importante fazer uma ressonancia magnetica do ombro , pois é provavel que tenha tido uma lesão labial e dependendo da sua idade e atividades, operar seria a melhor opção

  • tiago setembro 11, 2015 at 11:10 Reply

    Dr to usando uma tipóia pos cirúrgico funcional correção do manguito rotator tem medo de na mecher o ombro como antes…obrigado

  • Rodrigo Souza setembro 13, 2015 at 01:49 Reply

    Olá doutor,

    Fiz uma cirurgia de clavícula na qual coloquei placa e 7 parafusos pois fraturei o mesmo osso em duas partes, o médico me deu afastamento de 90 dias, porém gostaria de saber se depois desse tempo poderei voltar a frequentar academia… Obrigado desde já.

  • Rodrigo Rosa setembro 25, 2015 at 17:46 Reply

    Boa tarde, Doutor.Sofri da lesão LAC 3 e fiz o procedimento cirúrgico com 1 âncora metálica e 2 afixadores que foram retirados na semana 6. Minha dúvida é se há alguma orientação de cuidado no processo de fisioterapia p/ ganho de ADM, sobretudo nas primeiras sessões, por exemplo evitar movimentos de elevação do braços acima da linha do ombro. Isso afeta a cicatrização da fibrose? Pode comprometer o resultado cirúrgico? Pergunto pois a fisioterapeuta tem forçado bastante os alongamentos com amplitudes bem completas.
    Grato.

  • Fátima setembro 28, 2015 at 08:55 Reply

    Bom dia fiz uma cirurgia no ombro direito manguito rotador tem seis meses mas sinto muito dor que chega no pescoço. Fiz fisioterapia e a dor não passa. Tomei todos medicamentos e não melhora, o que fazer nesse caso. Desde já agradeço

    • converse com seu medico, talvez precisa refazer a ressonancia, ver se o tendão cicatrizou… além disso precisa ver se há outra causa para essa dor… é muito importante…

  • Ademar Gustavo setembro 28, 2015 at 11:09 Reply

    Sofri uma lesão na Clavícula , fiquei 60 dias se recuperando , aí voltei a jogar bola e cai encima do ombro , aí no local aonde se forma o “calo” ficou inchado e voltei a ter algumas dores , não tão forte como da primeira vez , mais bem desconfortáveis , oque devo fazer ?

  • Jorge rodrigues de oliveira outubro 1, 2015 at 12:15 Reply

    Fiz uma cirugia no ombro direito o medico colocou 3 pinos e um fio ja faz 6. Meses ja pode pega pesos normal obrigado??

  • José Ferrari. outubro 1, 2015 at 12:26 Reply

    Operei o ombro em Janeiro e a clavícula ficou muito saliente, o que devo fazer? É possível uma nova cirurgia após tanto tempo? Tenho movimentação e força normal mas sinto muito incômodo ao dormir e uma sensação permanente de “aperto” no ombro além do desconforto estético que a lesão causa.
    A possibilidade do ombro voltar ao normal é possível? E qual o período para a recuperação caso seja operado novamente?
    Obrigado.
    Att.

    • entenda que é muito comum haver uma leve elevação da clavicula, em casos operados… o importante é ela estar estavel ao exame fisico. se esta estavel e a elevação é pequena nada deve se fazer , caso contrario melhor reabordar… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para reavaliação ok?

  • Silvia santana outubro 3, 2015 at 11:05 Reply

    Bom dia dr.Joel gostaria que me tirasse uma dúvida fiz uma ressonancia, só queria saber o que é espessamento capsulo ligamentar e acromio clavicular e edemas nas margens ósseas apostas que pode indicar alterações degenerativas mais uma vez obrigada

  • Jorge rodrigues de oliveira outubro 3, 2015 at 14:02 Reply

    Fiz cirugia do ombro com.quanto tempo. Pode pegar peco normal

  • Miguel MAx outubro 10, 2015 at 18:01 Reply

    Então e se eu sentir estalinhos nessa zona mas nao sentir dor?

    • pode ser ate uma instabilidade da clavicula, mas normalmente doi… sugiro que procure um especialista de ombro na sua região para ter certeza o que esta acontecendo com seu ombro , ok?

  • Dr.sofri um acidente de moto e tive o lac 3,fiz cirurgia e estou c dois ferros no ombro,gostaria de saber o quais atividades posso fazer em casa,e quanto tempo para retirar esses ferros,faço artesanato posso praticar recortar coisas.

  • Joab Guimarães outubro 20, 2015 at 14:31 Reply

    tive essa luxação na clavícula por volta de uns 14 anos de idade, medico receito continuar a vida normal, que não precisava de nada. Só que tem uma deformidade grande na minha visão. Hoje com 19 praticando musculação tenho uma grande assimetria no peitoral clavicular, como quero seguir carreira de atleta prejudica muito. Gostaria de saber se a cirurgia corrigiria essa assimetria? E as voltas aos treinos seria normal?

  • Douglas M outubro 24, 2015 at 02:34 Reply

    Doutor sofri uma lac grau 3 não operei ainda o medico disse que ia tentar resolver sem cirugia com uso de tipoia e fisioterapia ficou uma elevação na ponta do osso do acromio bem maior que o ombro normal caso a cirurgia venha ser necessária minha duvida é se ela nao deixaria meu ombro mais fragil e se o calombinho q ficou sumiria com a cirugia des de ja agradeço
    Doutor

    • normalmente a luxação grau 3 diferente da grau 5, pode ser tratada sem cirurgia, mas realmente fica esteticamente diferente. mecanicamente, apos cicatrização dos tecidos na maioria das vezes não há diferenca entre os ombros e a cirurgia acaba sendo indicada para os poucos casos em que isso não acontece…

  • FELIPE HENRIQUE DE MORAES outubro 26, 2015 at 08:58 Reply

    Tive um acidente de bicicleta já faz uns anos porém prático musculação alguns anos e em alguns exercícios de ombro sinto algumas dores e estalos, na epoca não fiz cirurgia do fiquei uns 45 dias engessado, essas dores podem ter alguma ligacal?

  • matheus silva outubro 26, 2015 at 19:38 Reply

    Operei a clavicula a 13 dias ,me sinto super bem,consigo mexer o braço normalmente ,mas perdi a sensibilidade em algumas partes do deltóide,região um pouco acima da aquicila ,gostaria de saber se isso e temporário, efeito ainda da anestesia, e se isso pode acabar afetando o desenvolvimento do músculo caso venha a fazer um esporte ou academia.

    • isso é normal e geralmente recupera-se essa sensibilidade em até 6 meses… quanto aos pinos o ideal é que fiquem até completar-se 6 semanas quando devem ser retirados.

  • Raony outubro 27, 2015 at 00:46 Reply

    Dr. Tive uma luxacao ac nivel 2. Estou Já faz uma semana usando tipoia, e não estou sentindo dor cntinua, a não ser quando faço movimentos bruscos. Existe algum estimulo de fisioterapia a partir da 2 semana??

  • matheus outubro 27, 2015 at 16:17 Reply

    dr é sempre obrigatório a retirada dos pinos,ou so é obrigado retirar quando causa algum desconforto ou dor?

  • rayanderson outubro 27, 2015 at 23:02 Reply

    oi muito bom site. doutor eu cai jogando futebol e bati meu ombro ainda não fui em um medico eu sinto como esse meu ombro estivesse um pouco em cima do normal ele doi um pouco quando aperto a minha mão e comparando um ombro com outro ele esta um pouco acima tipo uma bola e apertando os 2 ombros sinto como esse q bati estivesse 2 ossinhos e o ouro normal so tem 1 ossinho o que vc acha que e isso ?

    • dificil afirmar, mas se fosse para falar algo diria luxação acromio clavicular… leia o post a respeito do assunto assim entenderá melhor seu problema…

  • Nelcidinea outubro 28, 2015 at 01:01 Reply

    Doutor fraturei a clavícula e foi feita uma osteossíntese. Qual o tempo médio de recuperação?

  • William Silveira outubro 28, 2015 at 03:22 Reply

    Olá!
    Tive uma lesão AC grau 2 com uma formação de cisto gangliônico há pouco mais de um mês… Não sinto mais dor no ombro na maioria do tempo, porém comecei a sentir dores de cabeça diariamente a mais ou menos uma semana, essas dores de cabeça podem ter relação com a lesão??

    • sim pode ter haver sim. se há uma sobrecarga do trapezio, faz com que contraia esse musculo e dai tera dor no mesmo e na nuca , indo eventualmente para parte da frente da cabeça… chamamos isso de cefaleia tensional
      contudo é importante descartar outras coisas, por isso acredito que a avaliação de um neurologista ajudaria muito…

  • Bruna outubro 29, 2015 at 18:06 Reply

    Boa tarde Dr! Há 41 dias tive uma luxação no ombro E traumática devido uma queda numa escada. Conforme orientação, como foi minha 1ª luxação, poderia fazer tto conservador. Usei a tipóia por 35 dias e há uma semana faço alguns exercícios em casa com uma pequena melhora na amplitude dos movimentos. A fisioterapia somente foi me recomendada agora, sendo que pelo diagnóstico clínico o médico falou que estou com capsulite adesiva, já que indiquei que estava com dificuldade para elevar o braço e rotá-lo externamente, tendo dor somente qdo forço esses movimentos. Pergunto se com a fisioterapia esse problema pode ser resolvido e em que tempo médio para o movimento voltar ao normal? A capsulite pode ter sido ocasionada pelo tempo que permaneci com a imobilização?

    Qual o grau da minha lesão? Segue resultado da ressonância abaixo (realizada com 18 dias da lesão):
    – Acrômio tipo I/II de Bigliani, com leve inclinação inferior na margem lateral.
    – Leve derrame/sinovite intra-articular acromioclavicular com discreto espessamento capsuligamentar associados.
    – Moderada hemartrose glenoumeral.
    – Extensa área de fratura impactação acometendo o aspecto posterior da epífise umeral, com edema intramedular associado.
    – Nota-se ainda irregularidade cortical/edema intra-medular associados no bordo anteroinferior correspondente da glenóide (fratura/impactação?). Associadamente, observa-se espessamento/irregularidade do complexo capsuloligamentar glenoumeral correspondente, com sinais de rotura desinserção associados dos aspectos inferior e anteroinferior correspondente do lábio da glenóide, em aparente continuidade pelo periósteo.
    – Nota-se irregularidade/lesão dos restante dos aspectos anterior, superior e posterior do lábio glenóide.
    – Intervalo rotador sem alterações apreciáveis.
    – Tendinopatia moderada do supraespinhal.
    – Tendinopatia leve do restante do manguito rotador.
    – Tendinopatia leve do segmento intracapsular da porção longa do bíceps, com distensão associada da bainha tendínea correspondente.
    – Não há sinais de hipotrofia significativa dos grupos musculares estudados.
    – Fina lâmina de líquido na topografia das bursas subacromial/subdeltoideana.
    – Plano subcutâneo preservado.
    – Feixes neurovasculares sem alterações apreciáveis.
    – Linfonodos axilares.

    Desculpe o tamanho da pergunta e muito obrigada!!!

    • sua lesão pode ter comprometido todo o labio da glenoide, o que chamamos de lesão em 360 graus, normalmente esses casos não costumam evoluir bem sem cirurgia, mas entenda eu não vi seus exames e nem te examinei… normalmente não é capsulite o que vc tem e sim perda importante da mobilidade pelo imobilismo, ou seja rigidez e com a fisioterapia tende a recuperar progressivamente a movimentação do ombro
      boa sorte

  • Wellington de Souza novembro 1, 2015 at 09:58 Reply

    Dr. Sofri um acidente de moto e tive uma lesão acromioclavicular que acredito que seja grau 1. Fui orientado a tomar Alginac, e passar acheflan, alem de 21 dias com tipoia ou ate melhorar a dor. Se passaram 4 dias e noto uma grande melhora na dor. Gostaria de saber se os 21 dias com a tipoia sao realmente necessarios, e quando poderei pilotar moto novamente? Trabalho com isso, e gostaria muito de ter sua opinião.
    Att

    • acredito sim que talvez possa retornar antes a suas atividades, mas precisa passar por uma avaliação antes de ser liberado, para não correr riscos, certo?

      • Wellington de Souza novembro 10, 2015 at 17:04 Reply

        Agora tem quase duas semanas, ja abandonei a tipoia, a amplitude do movimento esta completa, mas sinto dor em alguns movimentos. Estou querendo tentar pilotar essa semana.
        Obg dr.
        Excelente trabalho.

  • Marcus Vinicius Cruz Silva novembro 17, 2015 at 11:21 Reply

    Bom dia Doutor. Eu tive uma queda no dia 26/09, fui diagnosticado com LAC III e utilizei de meio conservatório, com tipóia e anti-inflamatórios. Estou atualmente na 6º sessão de fisioterapia, porém sinto incômodos em alguns movimentos, o que poderia ser?

  • doutor fiz uma cirugia de lac grau 4, mas apos a retirada dos fios de kirshner minha clavicula voltou a subir e romper os ligamenstos pois demorei 9 meses pra operar e ficou lac cronica,fiz uma nova cirurgia com a tecnica weaver dunn e fiquei com os mesmos fios e tipoia por 65 dias ,faz 10 dias que estou sem a tipoia e comecei a fazer a fisioterapia mas notei uma subluxação no local operado a clavicula subiu um pouco ,gostaria de saber se mesmo ficando 65 dias com os fios é normal essa subluxação pois meu medico disse que iria se formar uma fibrose ,é normal isso essa subida da clavicula?

  • Louise novembro 24, 2015 at 10:38 Reply

    Tenho um osso saliente no ombro direito, pesquisei e parece com luxação. Meu ombro direito e esquerdo são diferentes, a clavícula aparece mais em um do que em outro, e um é mais alto um pouco do que o outro. Tenho muita dor na cervical, e tive de uns meses para cá encurtamento de uma perna. Tenho muitas dores no braço e dedos. Nunca sofri nenhum acidente. O que poderia ser?

  • Sanzio novembro 24, 2015 at 21:21 Reply

    Oi boa tarde ! Meu pai sofreu um acidente a uns 3 meses I tirou o ombro do lugar , agora ele volto al médico I foi dado o diagnóstico de que ele rompeu os ligamentos do ombro por isso ele n consegue levantar o braço, I o médico disse q n tinha jeito mais de fazer cirurgia Pq o os ligamentos do ombro dele haviam encolhido. Então gostaria de saber se isso é o último diagnóstico q se pode esperar ou se pode fazer alguma coisa a respeito para ele voltar a ter os movimentos do braço??? Obg!!!!

  • SKY novembro 25, 2015 at 16:52 Reply

    Só entrei para dar os parabéns ao Dr. por responder a todos. É muito raro isso.

  • doutor poderia me informar uma tecnica execelente no tratamento de lac grau 4 pois ja fiz duas cirurgias e as duas mal sucedidas pela tecnica wever-dunn ,qual a melhor tecnica e quanto seria em media o valor de uma boa cirurgia?

    • reconstruir os ligamentos com semi tendineo… usamos muito essa tecnica hj em dia…
      o valor depende aonde vive e que categoria de hospital que procura…

  • Mayk novembro 29, 2015 at 20:06 Reply

    Ola dr gostaria de saber qual a cirurgia para ombro mais moderna existentes no Brasil mais especificamente no Espírito Santo
    Meu ombro sai com frequência do lugar as vezes até espirando eu msm consigo colocar porém vou fazer uma astroresonancia para provavelmente fazer a cirurgia

    • o ideal seria a reparação da lesão com enxerto osseo no seu caso, se sai dormindo, espirrando, é bem provavel que já tenha alguma perda ossea… o colega que ira te tratar deve se preocupar em pesquisar isso ok?

  • quando acontece uma subluxação no pos operatorio de lac significa que rompeu algum ligamento?

  • Paulo dezembro 3, 2015 at 09:41 Reply

    Dr. Machuquei meu ombro fazendo flexão, porem fiz utra som e na constou, porem não consigo colocar o braço para traz, a dor e em cima do umbro, o que pode ser?
    Muito obrigado dr. pela oportunidade de fazer esta pergunta.

  • diego gazola dezembro 8, 2015 at 10:39 Reply

    olá doutor, achei seu site no google, e desde já o parabenizo pelo empenho em responder todos que vem aqui!
    Pratico musculação e surfe, lesionei o ombro treinando, fiquei algumas semanas sem conseguir movimentar direito o braço principalmente acima da altura do ombro, mantive repouso e quando a dor parou voltei a me exercitar aos poucos, hoje (6 a 7 meses depois) nao sindo dores quando faço exercicios, nem mesmo com muita carga. Porém sinto que existe um volume como se fosse um ‘caroço’ na area afetada? isso pode me prejudicar futuramente?

  • igor yassuda dezembro 11, 2015 at 14:59 Reply

    tive uma luxação de clavicula e gostaria de saber como faco para avaliar se chegou a romper algum ligamento, pois depois de tres dias apos o ocorrido já conseguia fazer todos os movimentos completos elevação lateral,frontal,posterior,rotação anterior e posterior sem desconforto, porém quando roto o ombro anteriormente da para ver que a clavicula esta mais alta que a outra,e na palpação também sinto isso. também fiz um teste de deslocamento com a mão e ela não mexe.pode ter sido rompimento parcial?
    ela volta no lugar ou teria que fazer cirurgia.aguardo resposta obrigado.

    • pode ser lesão parcial, sim… contudo o ideal , para saber se tudo esta correto, marque uma consulta com o especialista em ombro na sua região, ok?

  • Arnold Rodrigues dezembro 26, 2015 at 04:28 Reply

    Boa noite Dr. eu tenho 18 anos e me identifiquei com as características físicas desse trauma, pois devido a uma complicação no meu parto eu fiquei com uma sequela no ombro, que é exatexatamente igual as fotos dessa lesão, meu ombro é mais “baixo” tem uma leve deformação como nas fotos, minha clavícula parece ser fora do lugar normal e os movimentos do meu braço são limitados, queria saber se ainda tenho tratamento mesmo sendo cirúrgico, e comecei a sentir dores nos músculos do ombro há algumas semanas porém só fiz com consulta com um ortopedista ainda quando criança, quando meu ombro não tinha demonstrado nenhuma deformação, ainda tenho chances de corrigir meu ombro?

    • normalmente durante o parto a lesão é outra, seria uma paralisia oBstetrica… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para ele te examinar, solicitar os exames adequados para seu caso e te passar um prognostico do que pode ou não ser feito por você…

  • Valcir luques dezembro 29, 2015 at 16:31 Reply

    Boa tarde DR.
    Sou jogador de tênis 3 x por semana recreativo, tenho 47 anos e a um bom tempo sinto dores no ombro direito (sou destro), procurei um médico e ele me pediu uma RM intra-articular (resultado abaixo), o que o sr. acha pelo resultado é operatório? tem um espaço entre a o osso da clavicula e o acromio, ficando saltado a ponta do osso da clavícula, sinto dor apenas após jogar.
    – Alterações osteo-hipertróficas da articulação acrômio-clavicular, com sinais de lises
    ósseas das superfícies articulares, determinando compressão do coxim gorduroso
    subjacente.
    – Morfologia da porção anterior do acrômio do tipo I (plano).
    – Alargamento do intervalo do manguito.
    – Cabeça umeral e glenóide de contornos regulares e intensidade de sinal preservada.
    – Redução do espaço articular gleno-umeral.
    – Presença de contraste intrarticular e ao redor da cabeça longa do bíceps.
    – Ausência de líquido em bursa subacromial subdeltóidea.
    – Heterogeneidade de sinais da porção anterior do labrum, identificando diminuta
    calcificação labral, melhor identificada nos cortes tomográficos realizados para guiar a
    administração de contraste intra-articular.
    – Ligamento gleno-umerais superior e médio preservados.
    – Inserção do tendão da cabeça longa do bíceps em glenóide superior com aspecto
    habitual.
    – Ventres musculares sem alterações.
    – Tendões do supra e infra-espinhal, subescapular, redondo menor e da cabeça longa
    do bíceps de espessura e intensidade de sinal preservado.
    o que o sr. acha?

    • pelo laudo nada de importante , apenas artrose entre a clavicula e acromio e isso geralmente melhora com fisioterapia. Entenda não te examinei e nem vi seus exames, portanto minha opinião não vale muito aqui, ok?

  • Paulo Henrique janeiro 3, 2016 at 22:01 Reply

    Cai sobre meu ombro e quebrei a clavícula no 1/3 do estital e rompi 2 ligamentos fiz uma cirurgia onde nela foi usado um pino para segurar no lugar e colar a clavícula novamente, ao colar fiz fisioterapia e volto novamente a minha força. Meus ligamentos religam novamente ou nao ?

  • Wilson Ferreira janeiro 8, 2016 at 21:36 Reply

    Olá Doutor, tiver uma fratura na clavícula na adolescência e segundo o o médico não precisou operar, e agora com 32 ano resolvi fazer academia e com apenas um mês de academia percebi que o lado direito cresceu mais que o esquedo que sofreu a fratura, gostaria de saber se pode ser por causa da fratura, se quebra a clavícula pode impedir o crescimento do ombro??? Desde já obrigado!!!

  • Dr.Boa noite!
    Dr.No dia 25/12/2015 tive uma queda, passei no Hospital HU.
    Segundo os Médicos tive uma luxação grau 3,ele disse que nestes casos não precisa de cirurgia.
    Já estou indo para terceira semana.
    Notei que ficou uma saliência razoável,gostaria de saber se vou poder levar uma vida normal, a ponto de poder fazer atividades físicas
    Talvez Musculação e outros?
    Gostaria de saber também, se posso fazer a cirurgia depois de um ano?
    Muito obrigado
    E boa noite Dr.

    • pode fazer a cirurgia sim apos 1 ano, mas o ideal é que confirmasse melhor esse diagnostico que lhe foi dado num PS
      procure um especialista em ombro na sua região, deixe ele te examinar e ver seus exames ok?

  • Carlos janeiro 15, 2016 at 13:07 Reply

    Dr. Joel tive uma luxação no ombro direito e fui operado dia 02/12/2015. Estou com muito incomodo pois ao me deitar um pino fica saindo da pele e parece que vai rasgar a carne de dentro para fora, porém não sinto dor, só mesmo um grande incomodo, gostaria de saber se isso é normal ? E se vão retirar? Por favor responde doutor.

    • infelizmente pode acontecer sim desse pino ficar incomodando… se estiver muito forte, retorne no colega que te operou para cuidar disso ok? normalmente esse pino é retirado com 6 semanas

  • aguida janeiro 18, 2016 at 11:09 Reply

    Bom dia!
    tive uma queda de moto,tive uma luxuçao 3 grau,fiz a operaçao conforme a necessidade,tenho 15 dia de operada,pois levei um susto e movi o ombro de um jeito que senti algo diferente por dentro e dentro de 2 minutos meu osso que estava antes alto inchou novamente,mas não muito,pouco.Será que desfez oq fizerem por dentro..estou desesperada,pois nao quero operar de novo! Por favor Dr. poderia me dar uma resposta pra mim tranquilizar?

  • Arthur Miguel janeiro 23, 2016 at 13:48 Reply

    Olá doutor.
    Fiz cirurgia há uma semana. Três dias depois da cirurgia a amarração se soltou e o osso voltou a saltar. Voltei no hospital achando que poderia ser urgente, e fui atendido e me mandaram para casa e marcaram a cirurgia para uma semana depois. A Pergunta é : esperar 10 dias para operar uma clavícula que está fora do lugar, e teve complicação pós operatória, é problema?

  • Ricardo janeiro 24, 2016 at 17:43 Reply

    Boa tarde! Tive uma luxação de segundo grau no ombro esquerdo, existe algum risco para a prática de esportes? Qual a consequência disso a longo prazo? Já fiz tratamento de reabilitação e não sinto dores.

  • Adriano Abreu janeiro 27, 2016 at 09:41 Reply

    Doutor, tive uma LAC grau 2 no ombro direito a 10 meses. semana passada retomei a academia e quando faço exercicios para o peitoral (supino por exemplo) me doi e estala o ombro em questao. Esse tipo de lesao grau 2 pode no futuro me dar problemas maiores como problemas de coluna por exemplo?

  • cinthia fevereiro 17, 2016 at 16:57 Reply

    Fiz uma ressonância do ombro direito por fortes dores há anos.
    No resultado deu distensão capsulossinovial acromioclavicular e distensão líquida e espessamento da Bursa caracterizando bursite.
    Qual o tratamento para esse resultado? Terei que fazer cirurgia?

    Grata
    Cinthia

  • Marcelo Ricardo fevereiro 18, 2016 at 20:11 Reply

    Doutor sofri um acidente de bicicleta e foi rompido os dois ligamentos da clavícula do ombro esquerdo, nesse caso é necessário uma cirurgia? E mais ou menos quanto tempo de recuperação?

  • António fevereiro 22, 2016 at 11:43 Reply

    Boa tarde Doutor Joel,

    Antes de mais, muito obrigado pela seu site. Muito útil!

    Ora bem, há cerca de 1 ano e meio sofri uma luxação acrómio clavicular de grau III (dizem ser) a fazer um exercício de ginásio (com pesos).

    No início não senti dor e passado dois meses fui visto por um ortopedista que me disse que a lesão não era grave e que passaria com o tempo. Fui incentivado também a continuar com a minha vida normal (incluindo desporto).

    No entanto, as dores não passaram e, pelo contrário, tenho tido cada vez mais desconforto e dor no ombro (sinto dor na zona da clavícula, rigidez no ombro e menos força no próprio membro). Já passei inclusivamente por um série de sessões de fisioterapia (40) e fiz duas infiltrações.

    Pratico muito desporto (ginásio, futebol, natação e golfe). No entanto, sinto cada vez menos motivação para continuar a fazê-lo porque sinto desconforto e dor sempre que o faço. O desporto sempre foi a base de toda a minha motivação e confiança e a falta de soluções para este problema está a deixar-me em estado de pânico.

    Tenho lido bastante sobre a lesão LAC e acredito que deveria ser operado para reduzir a saliência e voltar a ter a mobilidade que tinha (ou próxima) do ombro, ou seja, utilizando a técnica do tendão semitendinoso.

    Consegue dar-me a sua opinião (claro que sabendo que não me examinou)?
    Também me deram a opção de apenas fazer a ressecção da extremidade distal da clavícula (para retirar as dores), mas penso que isso não seria suficiente e a longo prazo teria de voltar a fazer nova cirurgia para colocar a clavícula no correto lugar. O que acha?

    A operação com base no tendão semitendinoso é delicada? Vai deixar sequelas no joelho?

    Muito obrigado pela ajuda.

  • Guilherme fevereiro 25, 2016 at 04:28 Reply

    Dr.Bom Dia,
    É o meu caso foi que lesionei o ombro esquerdo treinando com alteres (pesos), fiz a ressonância e a Análise foi a seguinte:

    Leve tendinopatia do supraespinal, sem rupturas.
    Edema laminar na bursa subacromial-subdeltóide, caracterizando reação bursal.
    Cisto subcorticais e edema medular na margem distal da clavícula, associado a derrame articular acromioclavicular, podendo corresponder a sobrecarga crônica.
    Acrômio tipo II de biglian, sem inclinações laterais anômas.
    Ainda não voltei ao médico, mais por favor poderia me ajudar me antecipando o que corresponde essa analise??

    • nao é etico eu te tratar… isso deve ser passado pelo seu medico… Apenas entenda que nao é nada de grave e qu resolvera com gelo local e fisioterapia, seguindo as recomendacoes do seu medico

  • Elizete março 5, 2016 at 06:28 Reply

    Bom dia Dr. Tenho uma filha de 5 anos, ela desde pequenina apresentou um quadro de asma, pneumonias, etc….Há um ano percebi q a sua clavícula é bem saliente, bem mais pontuda do lado esquerdo (próximo ao pescoço). O que é isso Dr.e tem a ver com as crises de asma…MTA tosse, etc….?

    • pode ser uma artrite externo clavicular, mas quanto a causa não tenho como afirmar
      procure um especialista em ombro na sua região para ter uma avaliação

  • Guilherme gimenez março 8, 2016 at 21:39 Reply

    Boa noite !
    Depois de 6 anos eu tive minha nona luxação no ombro direito . Sou lutador de jiu-jítsu e todas as lesões foram em lutas ! Passei um bom tempo sem ter “problemas” com ele mas chegou o dia rs! Luxou mas foi colocado rápido no lugar , fiquei 5 dias com tipoia e fui voltando com a musculação . Agora percebi que minha escápula do lado direito está “saltada” , quando deito em uma superfície plana e ergo os braços eu sinto ela do lado direito . Ela fica pontuda . O que pode ser ?

  • Kevin eduardo março 9, 2016 at 23:09 Reply

    Olá Dr. boa noite.
    Fiz minha cirurgia de ombro a 1 semana e 4 dias ,por artroscopia,foi implantado no meu ombro direito 2 âncoras,não está doendo mais todo movimento que faço como tomar banho mantenho o braço colado ao corpo,irei volta ao médico dia 5 para remoção da tipoia e início da físico.
    A recuperação e lenta?
    Quero volta a malhar,quanto tempo demora pra recuperação total?

  • Sivonaldo silva março 11, 2016 at 01:56 Reply

    Ola Dr. Eu sofri um leve acidente de moto onde bati com meu ombro no chão, na hora eu senti nada e do msm jeito nos dois dias pos acidente, so que hj ele começou a doer muito, esse seria um caso de rompimento? E se for como faço o tratamento?.
    grato.

  • Ribamar março 14, 2016 at 13:56 Reply

    Joel bom dia,

    Eu fiz um movimento brusco e meu ombro seu senti como c tivesse saído do lugar, isso aconteceu umas três vezes a última foi quando eu fui pegar um documento no banco de traz do meu carro.
    Será q terei q fazer cirurgia ou não?

    • precisa ser examinado, fazer ressonancia para saber se tem lesão e analisar tambem qual é seu tamanho caso presente e suas expectativas serão importantes na indicaçao

  • Dilcimar lopes março 16, 2016 at 04:00 Reply

    Dr. gostaria de saber sofri um acidente a 11 dias deu luxação de 1 grau no acromo clavicular,quantos dias para saber se precisarei de cerurgia? se caso eu precise quais sao os exames em especifico preciso pra fazer a cerurgia se precisar irei fazer por astroscopia gostaria de saber quais os exames por favor

  • Geuvana março 18, 2016 at 10:59 Reply

    Bom dia! Doutor fiz cirurgia com colocação de pino na clavícula a três meses, fui liberada para voltar a fazer musculação, mas quando mexo o braço sempre escuto um estalo e vejo e sinto o pino! Gostaria de saber se é normal, pois alguns movimentos também me causam dores! Desde já agradeço.

  • mairon março 20, 2016 at 08:24 Reply

    bom dia, fiz uma cirurgia de grau 3 dia 28/01, tirei a tipoia e o fio de kirschiner dia 17/03. estou escrevendo pois estou com dores insuportaveis no ombro, quando estou com o ombro apoiado doi menos, mas quando estou em pe´com o braco solto doi mais. pode ser pelo tempo em que o braco ficou na tipoia ou por causa da fisioterapia, obrigado bom dia

  • Alexandta março 21, 2016 at 09:40 Reply

    Bom dia. Meu marido caiu do andaime e toda a pancada foi no ombro direito, ele foi ao hospital tirou um raio x e o médico relatou que o osso tinha se afastado em média 1cm pelo que notei no raio x houve Luxação Acrômio-Clavicular mas só mostra o osso separado. doi quando levanta o braço na lateral e na frente, mas parado não dói. O médico da urgência recomendou anti-inflamatório Paco, gelo, tipoia e repouso 15 dias. Mas mesmo assim não seria melhor outra opinião?

  • Edson alves março 23, 2016 at 16:20 Reply

    Olá Joel Murachovsky..
    Sofri um acidente a 3 meses atrás de bicicleta fomos para o centro medico daqui da minha cidade onde foram feitos todos os exames e tiraram raio x do ombro não apresentando nada de anormal tudo certo e me mandaram para casa.mais ador continuava e estava alto no ombro então como tinha que ir novamente no hospital para pegar alguns exames, relatei ao medico que ainda estava doendo muito, que pediu um outro raio x e também não constou nada, passaram anti-inflamatório. ador sumiu mais o depois de 2 mes começo a doer novamente fui ao um outro ortopedista que na hora me disse que era luxação pediu um raio x novamente e foi constado mesmo luxação grau 2 e ele perguntou se os outros médicos não viram isso. ai expliquei a ele a historia. então ele falou que eu iria fazer fisioterapia e isso iria ficar 100%, mais chegando na fisio o fisioterapeuta disse que por estar muito tempo luxado não garantia 100%, que isso foi negligencia medica, pois no começo ficaria tudo normal agora não da para garantir .Fiquei muito nervoso, pó duas radiografia e não verem isso..Gostaria de sua opinião com casos assim de sua experiencia como profissionais..Sera que fica bom para pratica de esportes e vida cotidiana.
    Agradeço a atenção..

    • uma luxação acromio clvicular é facil de ver… não entendi o que esse fisioterapeuta quis te dizer, mas acredito que deva procurar outro fisioterapeuta para se tratar, mas se hea duvida na gravidade da luxação procure um especialista em ombro na sua região para ser avaliado por outro colega com experiencia no assunto e que pode realmente te ajudar

      • Edson alves abril 11, 2016 at 08:43 Reply

        Dr.vou segui sua orientação..mais o meu medo é que a demora de tres meses para o diagnostico de um grau 2 o ombro fique normal. pois o que o fisioterapeuta quis dizer é que com a demora de tres meses a recuperação não é total…O que o senhor acha…

      • Edson alves abril 11, 2016 at 08:46 Reply

        E muito obrigado pela sua dedicação e disposição a responder nossas questão que tenha uma boa semana..

  • Karina março 25, 2016 at 09:04 Reply

    doutor bom diaa,ah duas semanas levei um tombo feio e tive lucacao externo lavicular interior nos dois bracos,mas o medico disse que e uma luxacao rara ,que nao tem operacao pois e aonde passa as aterias.ELE disse tbm que e preciso ficar com tipoia por mais de tres meses ,e que mesmo apos o tratamento ficarei com deformidade e s muita flexibilidade,estou sem estabilidade nas maos so treme ,fora dor que estou sentindo tambem nos ombros e para engolir ‘ Oque o Doutor me aconselharia?

    • procura outro especialista de ombro na sua região, para te examinar e ver os exames… normalmente o tratamento é dificil mesmo, tente a ficar entrando e saindo da posição e pode doer…contudo se não melhora com fisioterapia, tem tratamento por cirurgia…

  • Adriana março 29, 2016 at 02:14 Reply

    Doutor, parabéns pelo site e pelo esclarecimento das dúvidas!
    Por favor, gostaria de saber como é feita a retirada de fios de Kirschner colocados numa cirurgia para tratamento de luxação acrômio-clavicular, é necessário abrir novamente em um novo procedimento cirúrgico se os fios não estão exteriorizados na pele? Essa retirada deve ser feita em 6 semanas ou poderia ser após mais alguns meses? Daí a fisioterapia pode ser iniciada ainda na presença dos fios ou necessariamente deve ser aguardada sua retirada?
    Desde já agradeço.

  • Luan Siqueira março 29, 2016 at 18:32 Reply

    Boa noite doutor

    Tive uma lac grau 4 ,operei 2 de Janeiro , e coloquei 2 fios ainda estou com eles, o médico me disse q ficaria 2 meses , e isso mesmo ? E se é necessário fisio , e se for quanto tempo posso voltar a praticar esportes ( futebol e musculação ) ?? Des de já muito obrigado

    • todas essas duvidas somente seu medico pode responder pois somente ele sabe qual tecnica ele usou e como ficou sua reparação

  • Lucas Miranda Souza março 30, 2016 at 12:34 Reply

    Olá Doutor, sofri uma queda durante uma partida de futebol e quebrei a clavicula e tive que fazer uma cirurgia, ainda não consigo erguer o ombro, e o medico vai retirar o fio de aço mês que vem. Será que vou precisar fazer fisioterapia? E será que vou me encostar por muito tempo ? Obrigado desde já!

    • normalmente precisa de fisioterapia, ,mas quanto a trabalhar ou não depende muito mais do vai estar sentindo na epoca e estiver tratando adequadamente

  • Olá dr , fiz uma cirurgia e a clavícula não voltou .. E o médico disse si eu sentir dor ia te qui serrar A clavicula e tirar fora , porq os nervos sempre vai fazendo ela ficar mais auta ,, isso é correto mesmo, ou ele que não quer fazer outra cirurgia..

  • Márcia abril 2, 2016 at 07:14 Reply

    Olá,
    Eu sofri uma queda na rua, caí sobre meu braço direito. Na hora sentí uma dor terrível. Como moro na Holanda e minha situação é irregular por falta de documentação, não tenho seguro-saúde. Assim sendo, não tenho assistência médica, então me foi cobrado €300,00 apenas para a consulta e €250,00 para raio-x, (completamente inviável para mim). Procurei o médico de família, e pra variar, me receitou paracetamol 500 mg 4 vezes ao dia e ibuprofen 300 mg 3 vezes ao dia. Como tenho Mioflex em casa, perguntei o que ele achava se eu tomasse, o que foi descartado. Bom, sinto dor no ombro e não consigo erguer o antebraço, e nem movê-lo para as costas, tipo para abotoar o sutiã. Por favor, me ajude. Será que rompeu um ligamento? Eu consigo movimentar o braço, mas não o antebraço. Eu entendo que é muito complicado dar um diagnóstico, mas preciso saber o que se passa comigo. O que você acha sobre usar o Mioflex ao invés de paracetamol e ibuprofen?
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente,
    Márcia

    • essas medicações passadas são ok… faz gelo tambem… ajuda
      quanto o que ocorreu não tenho ideia de como ajudar, pois realmente pode ser algo mais serio…
      o ideal é que passe com um especialista em ombro por ai…

  • Marcelo Pereira de Lima abril 7, 2016 at 16:19 Reply

    Boa tarde, sofri uma queda e meu ombro está com um caroço e o braço está fora do nível do ombro, fiz um raio x e deu acrômio tipo 2, também fiz uma ecografia e o laudo é o seguinte:
    alargamento do espaço articular acrômio-clavicular com cerca de 0,6 cm observando-se pequeno derrame articular e espessamento de tecidos moles adjacentes.
    observa-se pequeno grau de instabilidade durante as manobras de stress.
    Este tipo de lesão será necessário fazer cirurgia?
    Tem chance de ficar sequelas?

    • a avaliação mais correta para indicar a cirugia seria avaliando o quanto subi sua clavicula, comparando com o outro lado, assim como avaliando clinicamente se há alguma instabilidade na clavicula…

  • José abril 8, 2016 at 14:54 Reply

    Boa tarde Dr. Este é o relatorio da Ressonancia Magnetica…

    Luxação acrómio-clavicular de grau III com exuberante exsudação e hemorragia dos planos adjacentes a esta articulação com clara rotura capsulo-sinovial e ligamentar desta articulação e também dos ligamento coraco-claviculares. Ausência de alterações dos tendões da coifa dos rotadores, bem como do tendão da longa porção do bicípite. Irregularidade cortical do troquíter com algumas imagens geódicas. Não se observam alterações relevantes do espaço articular não existindo derrame gleno-umeral nem distensão sub-acromial. Labrum glenoideu íntegro. Ausência de relevantes alterações da distribuição global do sinal da medula óssea. Provável estiramento do segmento clavicular do deltóide e também do trapézio.

    Medico que me esta a seguir quer operar, fisioterapeuta (meu amigo) diz que não é aconselhavel porque vai limitar os movimentos e se não operar apenas vou ficar com o alto.

    O que aconcelha?

    Obrigado

  • Marcella abril 8, 2016 at 18:03 Reply

    Boa Tarde sofri um acidente e quebrei a cravicula em 3 Lugares, já foi feita cirurgia coloquei placa e pinos mais observei que hoje pela manhã estava bem diferente estava alto e sinto sensação que pino se levantou da bem estranho…. sera q vou ter q fazer outra cirurgia?

  • Franklin Trajano abril 10, 2016 at 19:08 Reply

    Boa noite, sou atleta de judô e em uma competição realizada na data de ontem sofri uma queda sobre o ombro, fui ao médico e através do exame de raio-x foi constatada uma luxação acromio-clavicular de grau 3. O médico indicou o procedimento cirúrgico, mas esse tbm alertou q essa indicação não era conclusiva, me indicava por sera atleta pois a lesão poderia me deixar com restrição nos movimentos e de força. O Sr. me indicaria procedimento cirúrgico ou conservador, e se for cirúrgico qual seria a melhor técnica a ser utilizada para voltar a prática do esporte?
    Desde já agradeço.

    • não indicaria de cara… tentaria te reabilitar primeiro… tenho muitos atletas tratados dessa maneira e a maioria não precisou ser operada…

  • Wyllian esteves abril 14, 2016 at 11:32 Reply

    Doutor a 2 meses sofri um tombo encima do meu ombro esquerdo , treinando saltos mortais , fui em 3 médicos e eles disseram que não era nada de mais , após um mês fui em um ortopedista e ele disse que era uma fratura acrômio- clavícular ,e me deu 3 meses de recuperação , disse que no meu caso não sério precisa operação , sou práticante de Parkour , danço hip hop e tambem treino calisthenia , e como se fosse academia só que com barra e paralela com o peso do corpo ,atualmente tenho uma equipe , após ele te me dado essa notícia no mês passado eu continuei treinando e meu ombro não parou de doer. Agora decidi que vou da esse tempo pro meu ombro sara , quantos tempo mais ou menos eu preciso ficar parado ? É eu queria saber se precisa para com a calistenia também ? Por mão quero perde o ritmo ! Obrigado doutor espero a sua resposta !

  • Wyllian Esteves abril 15, 2016 at 09:10 Reply

    Doutor meu nome é Wyllian e eu me lesionei a dois meses atrás , cai treinando saltos mortais , eu só atleta fasso Parkour , capoeira,treino calistenia ,slackline, e danço hip hop tbm ,eu fui ao médico no mês passado , e ele me disse que era pra eu para com tudo e fica 3 meses de repouso , só que no primeiro mês agora eu continuei treinando , e agora decidi que vo para pra que meu ombro melhore pq ele continua doendo , quanto tempo mais ou menos eu preciso fica em casa ? É eu preciso realmente para com todas as atividades ficas ? Inclusive a calistenia que é uma atividade de musculação só que com barra e paralela ? ! Obrigado doutor

  • Carla Ranzi abril 16, 2016 at 14:12 Reply

    Boa tarde Dr tive um tombo a + ou – 10 anos a clavicula esta elevada e agora a dor retorna meio que seguido e perco a força não consigo elevar o braço a cima da cabeça e nem fazer outros movimentos o que senhor me sugere

    • procure um especialista em ombro na sua região, para que te examine e solicite alguns exames e dessa maneira trate seu problema adequadamente

  • Bruno Almeida abril 17, 2016 at 20:30 Reply

    dr. realizei uma cirurgia no ombro direito pois tive uma queda de skate e fraturei a clavícula, onde o medico informo que deveria realizar a cirurgia devido ter um grau 4, realizei no dia 7/abril, desejo saber se poderei ou não andar novamente de skate ?

  • Fernando abril 26, 2016 at 10:52 Reply

    Olá doutor sofri um assistente de moto tem uns três anos e tive uma luxação fiz uma.cirurgia colocaram um ferrinho que não sei dizer o nome só que eles retiraram mas continuo sentindo muita dor tem dia que não aguento de tanta dor fiz uma ressonância para ver o médico disse que eu terá que fazer outra cirurgia mas não voltei mas lá pois ache que tinha melhorado sou vidraceiro mas não estou atuando mas por causa das dores o que vc acha que devo fazer.

    • acho que deve voltar no seu medico e conversar com ele, tirar suas duvidas, entender porque ele acha que precisa operar novamente, o que ele te propoe para fazer…boa sorte

  • Érica Abreu abril 26, 2016 at 13:19 Reply

    Tive uma luxação posterior do ombro e fratura de úmero. Será que rompi os ligamentos?

  • Olá Doutor,
    tenho 19 anos e há tres anos sofri uma queda na área de casa, na hora ficou enchado e muito dolorido fui á farmacia e tomei anti-inflamatorio…com o passar dos anos a dor tem aumentado, n consigo ficar muito tempo digitando, e toco piano e isso tem me prejudicado porque nao consigo tocar muito tempo. o que será que é?

    • dificil dizer sobre algo de 3 anos sem te examinar e avaliar alguns exames, por isso acho importante que procure um especialista em ombro na sua região para ser melhor avaliada
      ok?

  • edgard maio 3, 2016 at 13:18 Reply

    olá Dr, tive um rompimento da clavícula e o osso esta saltado no ombro,acho que e de grau 3 pelo que estive pesquisando,faz 1 semana que aconteceu o acidente, será que essa deformidade volta ao normal com ou sem cirurgia? obg desde já.

  • leverton maio 4, 2016 at 21:50 Reply

    Boa noite Dr. tive uma luxaçao ontem de grau 3 e ja passei por dois medicos que me indicaram procedimentos diferentes um operatorio o outro nao. Minha preocupaçao é com a deformidade aparente mesmo que recente e se o nao operar poderia agravar ainda mais o caso. Grato.

    • para indicação da cirurgia, não se baseia apenas se a clavicula subiu um pouco ou não, mas sim se há instabilidade quando examinam você… se voce percebe a clavicula solta e o colega observa essa instabilidade, melhor operar…
      se instavel e não operar , pode ter dor no futuro…mas é possivel operar e ficar bom…

  • David maio 5, 2016 at 09:03 Reply

    Dr. bom dia! Fiz uma cirurgia de Acromo clavicular grau V, e gostaria de saber qual o tempo médio de cicatrização dos ligamentos e em quanto tempo posso voltar a praticar atividades físicas.

    • ligamentos, 6 semanas… costumo liberar para atividades de impacto apos 6 meses… por favor converse com seu medico, pois ele sabe qual tecnica usou no seu caso e como ele quer que seja conduzido seu pos operatorio

  • mateus maio 6, 2016 at 19:48 Reply

    minha filha fraturou o umero na parte superior mas um ombro parece mais baixo q o outro o q pode ser??

    • eventualmente pode ser até pela posição que fica pela dor… contudo sem examinar e ver as radiografias não tenho como opinar corretamente, por isso solicito sempre que retorne no colega que está tratando dela para tirar todas suas duvidas…

  • Uilian maio 9, 2016 at 10:17 Reply

    Bom dia Dr. No dia 18.4.16 cai de moto batendo com as duas mãos no chão e o ombro tive uma lac que ainda não sei qual é o grau, os meus cotovelos ficaram inchados e após esses inchaços continuo tendo dores nos músculos do braço e ainda os dois cotovelos ficam dando estralos ao movimentarem, isso é normal ou vou ter que fazer alguma cirurgia?

    • não é normal mas não significa que precisa de cirurgia… precisa ser avaliada por um especialista em ombro e cotovelo para entendermos o que esta acontecendo com vc, primeiramente ok?

  • Tiago de Oliveira Santos maio 10, 2016 at 09:40 Reply

    Dr Joel, estou com uma luxação LAC no lado esquerdo após uma queda de bicicleta. o grau da lesão c parece com grau 3. Pelo seu entendimento e experiência acha que consegue o tratamento sem cirurgia?

  • olá Dr Joel, tenho 21 anos e 2 semanas tive uma queda da própria altura jogando futebol e sofri uma LAC grau 2. O ortopedista disse que meu braço não vai ser mais normal, e que perdi a resistência do braço… gostaria de saber se realmente nao terei o braço normal pra atividades de musculação ??? e se vou sentir dor pegando peso mesmo tendo respeitado a parte de repouso e fazendo bastante fisioterapia ???

  • Mateus Alves maio 14, 2016 at 19:22 Reply

    Ola Dr Joel eu estou com um onbro um pouquinho mais caido q o outro a 1 semana minha mae diz q foi por pegar peso errado ela esta certa ou pode ser outra coisa ?e quando mexo ele consigo senti o osso junto atras com as escapulas minhas q sao bem saltadas pra fora tipo scapula alada

    • mateus existem diversas causas para ter isso que refere, precisaria te examinar para ter uma real ideia do que esta acontecendo contigo… precisa procurar um especialista em ombro na sua região para ter uma avaliação detalhada ok?

  • Felipe Dames maio 14, 2016 at 20:56 Reply

    Boa noite doutor! Eu sofri um acidente de moto e tive a luxação acrômio cravicular grau 5 e fiz a cirurgia completando hoje 25 dias, e minha dúvida e preocupação é a seguinte, é normal afrouxar os fios/ou hastezinhas de platina ou metal que foram colocadas no meu ombro?porque antes estava firmes,hoje com 25 dias estou tomando cuidado para nao sair porque está bem frouxa,e não doe,não está enchado ,não to sentindo nada! Pra mim está tudo normal! Estou aguardando sua resposta doutor!

  • tamires maio 15, 2016 at 21:47 Reply

    Doutor , sofri uma queda na rampa da garagem onde cai por cima do ombro isto foi em dezembro de 2015
    mais ate hoje sinto queimor no ombro e inchaço no ombro e na escapula, não consigo nem espremer roupa
    Sera q tem algo fraturado ou ligamento estirado ?

    • pode ter rompido algum tendão… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para ser examinada e fazer exames que comprovem se há ou não alguma lesao…

  • João Pedro Villegas maio 19, 2016 at 13:15 Reply

    Boa tarde a uns dois meses atrás estava com dores na região posterior do ombro, fui ao médico ele disse apenas ser uma luxação me indicou um anti-inflamatório concentrado, mas com o tempo voltou e cada vez pior, percebo que um osso de um ombro esta mais acima do que outro e ainda causa incomodação, gostaria de saber se pode ser o rompimento destes ligamentos.

  • Renan da silveira santos maio 26, 2016 at 04:15 Reply

    Dr. A pelo menos 9meses atrás sofrir queda de bicicleta causando luxacao do acromioclavicular de grau 3 do ombro direito. não fiz cirurgia na época aconselhado pelo médico que me atendeu no dia,fazendo o uso do modo conservador. Mas ainda sinto dores no ombro e trabalho com pesos.até o estante momento estou encostado pelo INSS. O certo seria sirurgia ou tentar continuar no modo conservador? Com um tempo (2anos) essa dor pode sumir?

  • DIUNHES DA COSTA MELO maio 26, 2016 at 23:13 Reply

    Boa noite Dr Joel !! Sofri um lesão no acrômio não qual nível, treinando jiu jtsu, fui ao médico, fiz raio x, o médico disse que não houve nada, apenas uma luxação.Em 2 duas semanas desinchou, um edema apareceu, depos de 2 meses o edema não sumiu. Ao apolpar,sinto no mole. Pergunto-lhe será preciso,fazer cirurgia ou não, senão qto tempo me reabilito…

  • Roberto massulo maio 28, 2016 at 10:27 Reply

    Olá,
    Sou ex atleta e desloquei o ombro esquerdo ao fazer o Cristo nas argolas em 1992. Cheguei a praticar até boxe depois. Nunca mais desloquei o ombro e ainda pratico alguns esportes com certas limitações sem tratamento cirúrgico. Claro que não consegui manter a musculatura e hoje há maior instabilidade articular. No entanto estou com diagnóstico de neuropatia do ulnar principalmente no lado esquerdo. Ainda estou investigando, mas gostaria de saber se pode haver correlação com meu problema musculo-esqueletico do ombro esquerdo?
    Muito obrigado pela atenção

  • Thiago Lacerda da Silva maio 29, 2016 at 21:46 Reply

    Olá Dr. Tive uma luxação acromio clavicular há duas semanas. Nivel 4 ou 5. Romperam os ligamentos. Eu fiz a cirurgia e conversando com o médico ele disse não ser necessário reconstrução dos ligamentos por estes não serem tão importantes e que os fios colocados durante o procedimento são mais que necessários para suprir a falta dos ligamentos. Mas vendo seu site e lendo sobre a cirurgia realizada pelo sr vi que há reconstrução dos ligamentos. Gostatia de uma opinião sua. O que devo fazer?

    • eu particularmente prefiro reconstruir, pois existe uma taxa alta de perda da redução caso não seja feito qualquer tratamento biologico…

  • Crisleno Lucas maio 31, 2016 at 14:54 Reply

    Dr. Joel, sofri uma queda no futebol e cai de mal jeito sobre o meu ombro, na mesma hora sai de campo porque senti muita dor. Passei pomadas, e tomei dorflex pra diminuir a dor. No dia seguinte meu ombro amanheceu inchado, então resolvi ir ao médico que por sua vez tirou apenas raio-x e disse que não sofri nenhuma fratura. Na sua prescrição me disse apenas para tomar remédios para dor como o “dorflex” e fazer compressa com gelo. Estou sentindo dores ainda e limitado em alguns movimentos, isso é normal?

    • não. sugiro que procure um especialista em ombro na sua região e talvez seja necessario outros exames que não o Raio X
      ok?

  • Ricardo Souza maio 31, 2016 at 15:51 Reply

    Olá Doutor!
    Me chamo Ricardo, tenho 23 anos e na última semana no treino de Capoeira acabei sofrendo uma luxação no ombro esquerdo.
    Fui ao hospital e os médicos colocaram meu ombro no lugar e me mandaram embora, não me indicaram nada além da tipoia.. Gostaria de saber por quanto tempo eu devo usar a tipoia e como eu posso me recuperar naturalmente sem ser preciso nenhum tipo de cirurgia?

    • normalmente de 3 a 4 semanas de tipois. precisa procurar um especialista de ombro para te acompanhar depois para dar seguimento no seu tratamento

  • Cleylton junho 2, 2016 at 01:39 Reply

    Ola Doutor Joel,
    Tive uma LAC de Grau 2, fui diagnosticado por 2 ortopedistas. Eles recomendaram repouso e gelo, quanto tempo normamente posso voltar as minhas atividades normais? Pratico futebol, voley e luta.

  • SINTHIA CARDOSO URTIGA PEREIRA junho 5, 2016 at 09:49 Reply

    Bom dia dr. Sofri um acidente de moto e o médico diagnosticou lac 2. Passei por procedimento cirúrgico. Estou cumprindo com toda recomendação de repouso. A cirurgia foi feita à 4 dias, mas desde ontem ele começou a estralar. Sem movimentos bruscos ou forçados, ele estrala. Isso é normal?

  • Alexandre Moreira da Silva junho 12, 2016 at 18:23 Reply

    Prezado Dr. Joel, sofri acidente de moto e fui submetido a cirurgia de luxação acrômio clavícular, o médico que realizou o procedimento, informou-me que colocado uma cinta para sustentação e alinhamento da clavícula além de dois pinos que serão retirados após duas ou três semanas, após uma semana de operado voltei ao médico para avaliação, o mesmo disse que estava tudo bem e que deveria movimentar o braço para não atrofiar os movimentos, devendo utilizar a tipóia para dormir. Gostaria de saber se isso procede, pois após movimentar o braço comecei a sentir incômodo e fiquei com receio da cinta se soltar. Abraços. Alexandre

  • Luciana junho 18, 2016 at 12:18 Reply

    Bom Dia, Dr. Sofri um acidente a 43 dias de moto, bati o ombro, fiz raio x e não quebrei mas o osso ficou inchado, usei a tipoia e tomei anti-inflamatórios, fiz compressa de água quente e passei pomada. me disseram que em 6 semanas o osso iria voltar ao normal, mas ate agora não voltou.Demora mais que 6 semanas?

  • Edgard junho 22, 2016 at 16:51 Reply

    olá Dr. sofri uma luxaçao acromio clavicular lac 4, passei por cirurgia, ancoraram a clavicula e tem 1 fio de K. no ombro ligando a escapula com a clavicula, vi relatos que o fio de K. as vezes cai, se cair oque eu faço? quanto tempo demora pra curar totalmente?

  • naiara glim junho 24, 2016 at 11:45 Reply

    Oi meu marido sofreu um avidente de moto , quebrou a clavicula e esta com restricoes de movimentos do braço direito.
    Estamos preocupados pois a cada dia os movimentos se diminui e o resultado dos medicos sao apenas luxação de acromio clavicular , sem dizer mais nada a respeito. O que pode estar a contecendo???

    • dificil falar algo sem examinar, por favor retorne no medico e converse com ele pois somente ele que examinou pode passar tais informações para vocês…

  • izadora araujo junho 25, 2016 at 19:15 Reply

    Olá,tiver um acidente em 09 dezembro de 2014 tiver luxação crâmio cravicular grau 3 gostaria de saber se ainda posso opera.
    Sou izadora Araújo tenho 30 anos.

  • Fabiane julho 1, 2016 at 18:54 Reply

    Boa noite! Sou fisioterapeuta.. estou com um paciente que luxou a clavícula a 10 anos, mas não foi necessário realizar cirurgia! Ele sente muita dor no ombro e se fica com o braço muito tempo levantado (o que é o caso, já que ele é mecânico, 35 anos) ocasiona dores, parestesia e chega até a edemaciar. Possui uma calcificação no acrômio, de mais ou menos 2 cm… ele não me trouxe nenhum exame, só me disse que o médico mandou fazer reforço muscular (isso há muito tempo atrás). Entretanto, qualquer exercício que ele realiza causa grande dor. Acredito que tudo isso estaria acontecendo devido ao pinçamento desse osso calcificado no nervo, você concorda? Qual seria o tratamento, remover essa calcificação através de uma artroscopia? Grata.

  • igor franca julho 1, 2016 at 20:57 Reply

    ola dr. sofri uma queda no treino de futebol , e ficou so enchado e dolorido ums 4 dias depois ficou um pouco enchado e ja faz 4 semanas que ta enchado emcima to botando gelo e diminuiu um pouco , ele nao ta toroto a cravicula so ta enchado na junta o que devo fazer ?

  • thiago julho 1, 2016 at 22:57 Reply

    boa noite doutor sofri um acidente de carro ja faz uns 8 anos onde tive grau 4 nao operei ,mas pode ser operado se quiser ou nao

  • Ariovaldo Marques julho 7, 2016 at 22:25 Reply

    Boa noite Dr. Tive uma lesão acromio grau 3 e o médico optou por não fazermos a cirurgia. Qual a melhor coisa a ser feita? É usar a tipoia o dia todo? Pois quando fui ao médico não estava com muita dor, porém agora estou com muita dor. O gelo é bom nesses casos? E por gentileza, qual anti inflamatório posso tomar para passar minhas dores? Obrigado.

    • gelo é bom ajuda muito… infelizmente não é etico te tratar por esse meio , retorne n seu medico e converse com ele sobre o que esta te acontecendo…

  • Gustavo julho 11, 2016 at 19:32 Reply

    Boa noite doutor eu tive luxação na clavícula nível 1 e to usando aquelas tipoia compradas tiro apenas pro banho mais mantenho o braço na posição de repouso, sinto bastante dor no trapézio por conta da tipoia é normal? A dor da luxação não quer passar e a recuperação está longa

  • ANTONIO fRANCISCO GARCEZ PIRES julho 16, 2016 at 15:43 Reply

    Boa tarde!caí de um cavalete com o ombro direito no chão, rompi o ligamento, sou professor e o médico disse que não era necessário fazer cirurgia, pois eu conseguia mover o braço, sem mais nem menos começa a doer e inchar minha costa com dores insuportáveis. Vou agora no SUS vê o diagnóstico de outro médico. Qual sua opinião? me ajude por favor

  • Marlon Farias Mendes julho 29, 2016 at 04:40 Reply

    Dr. Bom dia, eu tive esse tipo de lesão só que o médico não disse o grau, só falou que foi leve, consigo fazer todo tipo de movimento, só sinto algumas dores leves em alguns movimentos. No ombro tem uma leve elevação quase imperceptível para quem não sabe o que houve. Gostaria de saber quanto tempo eu posso voltar à musculação, e se esse osso volta no lugar? Desde já agradeço.

  • Juliana agosto 3, 2016 at 19:19 Reply

    pra quem teve os ligamentos rompidos 100% do acrômio clavicular pode voltar a lutar boxe e muaythay?

  • Mario agosto 5, 2016 at 18:25 Reply

    Boa tarde Dr. tive luxação do acromio e foi avaliado como grau 3, nesse grau geralmente há rompimento do tendão ? Ele preferiu não fazer a cirurgia… Mas fiquei com uma deformação!

  • Flavio agosto 5, 2016 at 22:17 Reply

    Boa noite,fiz uma cirurgia de luxação acrômio clavicular,a cicatriz da sutura fechou , mas um mês depois inchou e teve que abrir um ponto no bisturi para que drenasce o puz e o corte não fechou mais ,fui ao médico e ele falou que meu corpo estava rejeitando o material e que tinha que fazer nova cirurgia para retirada e foi feita só que um dos pontos ronpeu vazando um pouco de secreção,mas parou e dezinchou , só que agora o ponto está rompido e vejo um buraco,quanto temo para fechar esse buraco que ficou?

  • Emerson agosto 10, 2016 at 15:19 Reply

    Boa tarde Dr, tive um diagnostico de bursite no ombro direito, fiz 10 seções de fisioterapia juntamente com anti-inflamatório, a dor diminuiu bastante, voltei tem duas semanas na academia estou atualmente fazendo exercícios de fortalecimento com elásticos, porem ainda sinto um mal estar no ombro e ele estala com mais facilidade, isso é normal?

  • Lucas agosto 12, 2016 at 07:45 Reply

    Bom dia Dr, Ontem, no treino de Jiu-Jitsu meu ombro saiu e voltou ao lugar, ele esta doendo um pouco, mas acho que deve ser o musculo, pq realizo movimentos com o ombro e não sinto dor, mas oq o Sr me recomendaria a fazer ?

  • Fabio agosto 16, 2016 at 18:12 Reply

    Boa tarde Dr, tive uma grau 3 300% roMpeu todos ligamentos, mas estou s3m dor, m3smo assim preciso operar?

  • Correa agosto 18, 2016 at 09:34 Reply

    explicando melhor foi um movimento repentino , ela forçou , tive a sensação e voltei o braço por reação , hoje parece que as dores são as normais de antes , o que acha dr ? , preciso fazer uma rm ? , conversei com o médico que fez a cirurgia ele falou que não como saber , mas acho que a dor seria maior , obrigado , paz de Jesus

    • espere um pouco mais a evolução , mas se sentir que está diferente , retorne no seu medico ele deve solicitar exames para estudar melhor seu caso

  • Anderson agosto 18, 2016 at 17:55 Reply

    Boa tarde Dr, sofri uma LAC de grau 3 e passei por cirurgia com a técnica de Weaver-Dunn. Faz 3 meses que realizei o procedimento cirúrgico e no último retorno ao médico ele me indicou que só iria retirar os fios com 6 meses, para não correr o risco de retorno da lesão e que eu poderia voltar as minhas atividades diárias, mas com cuidado para não haver impacto já que sou prof. de Ed. Física. O que o senhor acha? Terá algum problema se eu fizer musculação para fortalecer?

  • Leivan Souza Pinto agosto 18, 2016 at 21:11 Reply

    Boa noite, Dr. Joel!
    Tenho 40 anos… sofri uma LAC de grau 5 no dia 26/03/2016 e fiz a cirurgia no dia 05/04/2016. Passei 6 semanas com o braço na tipóia e com um pino/haste metálica no ombro, assim que foi retirado iniciei a fisioterapia para ganho de movimento e amplitude. Depois de 5 sessões de fisio, as dores ainda incomodavam bastante… retornei ao médico e fui diagnosticado com capsulite adesiva. Passei 10 dias sob medicação (analgésico e antiinflamatório) e fazendo fisioterapia. Hoje, passados quase 5 meses de cirurgia, ainda sinto um pouco de dor, na musculatura da escápula e na parte posterior do ombro, qndo realizo alguns movimentos, tbm sinto uma certa dormência na parte da frente do ombro, próximo ao local da incisão… mas não sinto dor no local onde se deu a elevação da clavícula. Continuo fazendo fisioterapia e, há poucos dias, com exercícios para fortalecimento da musculatura.
    Pergunto: é normal ainda está sentindo este desconforto muscular? Qual é o tempo de recuperação total para o meu caso?
    Grato!

    • entenda que que você teve uma complicação que foi a capsulite adesiva… isso retarda bastante sua recuperação
      não se preocupe com o tempo e sim em recuperar todo seu movimento e força de maneira progressiva isso é o que importa no seu caso ok?

  • edgard agosto 18, 2016 at 22:27 Reply

    dr. tive uma luxaçao acromio clavicular grau 4, operei e tirei ja o fio, so que levantou osso levantou um pouco, e nao fixou, quando aperto ele desce,e agora?

    • isso pode acontecer, acho importante retornar ao colega que te operou para ele avaliar, se embora tenha ocorrido isso, se sua clavicula continua estavel… ok?

  • Edimar Silva agosto 20, 2016 at 22:08 Reply

    Boa noite.. Dr Joel murachovsky lesionei o ombro luxação Acromioclavicular grau V e fiz uma cirurgia pelo SUS . Dr gostaria de saber se dependendo do procedimento podemos ter uma recuperação de 90% do movimento do ombro hoje faz mas de 50 dias pós cirurgia mas sinto muita limitação nos movimentos.. antes de lesionar eu fazia vários esportes (MMA)e gostaria de saber se tenho possibilidade de continuar fazendo os esportes que fazia antes

  • Itamar Meneses agosto 21, 2016 at 15:38 Reply

    Operei a clavícula esquerda e o cirurgião colocou um pino ponto que ficou com a ponta de fora, mais após 5 dias a cirurgia a carne a resto do pino elevou e está quase que cobrindo o pino por completo é normal ficar, voltar a ficar normal com o tempo antes da cirugia pois estou com medo de cobrir o pino por completo é dar trabalho na retirada.

  • Marco agosto 21, 2016 at 22:13 Reply

    dr. tive luxação Acromioclavicular de 5º grau queria saber quanto tempo depois da cirurgia se tira o fio para segurar o osso ?

  • Ivan Luiz Barros Nunes agosto 22, 2016 at 10:51 Reply

    Dr. Joel, no meu caso eu cai jogando futebol, não fui ao médico e com pouco tempo voltei as atividades normais, porém fiquei com o osso do ombro, no meu caso do lado esquerdo,mais alto do que do lado direito. Faço musculação e não sinto nada, é necessário consultar um médico. Já faz mais de um ano. Obrigado

  • Boa noite. Cai jogando bola e tive uma luxação no ombro direito,Fui até o médico ele fez raio X e me falou que poderia ter rompido os ligamentos. Me receitou algums remédios me colocou uma tipoia e me pediu pra que voltasse depois de 5dias. Eu nao sei se e por causa dos remedios mas eu praticamente mao sinto dor e consigo mecher o ombro será que precisa fazer cirurgia?

  • Haroldo Pantoja agosto 24, 2016 at 17:52 Reply

    Boa tarde, Dr. Joel!O meu caso, é parecido com o problema do amigo Ivan Luiz. Também, cai por cima do ombro, jogando futebol. Não , dei muita atenção, porém com algum tempo comecei a sentir dores no ombro direito. Apenas, foi feito um raio x, onde não constou fratura. Fui ao médico, o qual me disse que era apenas uma tendinite no ombro. Ele, fez uma infiltração e mandou-me fazer cinco dias de fisioterapia. Para resumir, estou com muita do no ombro e não tenho força no braço, quando tento carregar alguma coisa dói muito e também estou com perda de movimentos. Esse processo, já está em torno de quatro a cinco meses. Não,seria bom se o médico me indicasse um exame mais detalhado do meu ombro? Obrigado

  • edgard agosto 24, 2016 at 20:00 Reply

    dr. da pra operar mais de 1 vez o acromio clavicular? existe a possibilidade de um fio de kirchiff interno ligando os dois ossos para sempre? eu operei e mesmo assim o osso n ficou no lugar, nao colou, ainda tem o sinal de tecla.

    • existem outras tecnicas que podem ser realizadas… precisaria retornar ao colega que te operou e conversar com eles sobre isso ok?

  • Thallis agosto 26, 2016 at 14:07 Reply

    Dr. Joel, ontem a noite eu fui espreguiçar e eu senti um estalo na clavícula, hoje quando acordei ela estava mais funda na região perto do pescoço e os ombros mais altos. Não sinto dores insuportáveis, mas tem alguns movimentos que sinto uma pequena dor, o senhor saberia mais ou menos o que pode ter acontecido? É necessária uma ida ao médico? Tem algum procedimento que eu possa fazer pra ela voltar como estava? Espero que o senhor possa me responder, aguardo a resposta.

  • Camilla Santos agosto 30, 2016 at 09:57 Reply

    Bom dia,vou fazer uma cirurgia de luxacao acromioclavicular lac3 , queria saber se é preciso uso de gesso após a cirurgia.

  • Eduarda Ribeiro agosto 30, 2016 at 10:39 Reply

    Dr. Joel minha vó está com o lado esquerdo da clavícula inchada mas ela não reclama de dor, o que pode ser?

    • pode ser diversas coisas, ate rompimento do manguito rotador que leva ao acumulo de liquido nessa região e muitas vezes é indolor…

  • Carlos agosto 30, 2016 at 11:18 Reply

    Dr. Joel, sofri um acidente e houve rompimento do ligamento acrômio-clavicular, passei por procedimento cirúrgico e em seguida fisioterapia, já faz 4 meses. Porém meu ombro faz uns “estalos” quando faço movimentos circulares no braço. É normal ou tenho que procurar um ortopedista?

    • não é normal, mas pode não ser nada serio, por isso deveria retornar ao colega que te operou e assim ele pode te examinar e ver de onde vem a origem desses estalos e te tratar adequadamente, ok?

  • deiviane setembro 4, 2016 at 14:03 Reply

    Doutor minha mae esta com um lado mas alto do ombro como se fosse um osso crescido,queria saber q se so fisioterapia resolveria ou se tem alguma preocaçao para ele evitar e retornar como era antes.

  • tiane setembro 11, 2016 at 22:34 Reply

    doutor meu marido sofreu um acidente de moto so que ele caiu sobre o braço mas a clavicula subiu existe como coloca no lugar e se regenera

    • infelizmente, dependendo desse desvio precisa abordar por meio de cirurgia… por isso procure um especialista em ombro na sua região para avalia-lo… boa sorte

  • Flavia setembro 12, 2016 at 09:16 Reply

    Dr Joel,fiz uma Ressonância do Ombro esquerdo,e o resultado saiu assim : Acrômio tipo 3, com leve inclinação inferior no plano coronal, discretas alterações degenerativas da articulação acrômio-clavicular. Espessamento e alteração de sinal intrasubstancial dos tendões supra espinhoso e subescapular sem solução de continuidade das suas fibras por tendinopadia. Tendões do infraespinhoso e redondo menor sem alterações. Tendão da cabeca longa do bíceps com espessura e características de sinal preservados. Labrum anatômico. Espaço articular gleno-umeral conservado. Estrutura óssea integra. Pequena quantidade de liquido nas bursas subacromial/subdeltoidea e subcoracodiano por bursite incipiente. Ausência de derrame articular.
    Estou com muito medo caso precise operar, sera que consigo só com o tratamento conservador melhorar ?
    Desde ja muito obrigada pela sua ajuda.

  • Matheus setembro 13, 2016 at 00:19 Reply

    Ola Doutor,Tive uma queda de moto no dia 27/08/2016 nos raios x constatou que precisaria operar,foram colocados dois fios de kirschner gostaria de saber se posso voltar a jogar futebol normalmente apos a fisioterapia e se tem possibilidades de tirar os pinos antes de dar 42 dias???

  • André Luis Turri setembro 13, 2016 at 15:02 Reply

    Bom dia, espero que o senhor possa me ajudar. Segundo a ressonância estou com uma “atropatia acromiocravicular, caracterizado por edema e pequena erosão / irregularidade cortical na extremidade distal da clavícula, associado a leve espessamento e edema capsulo-sinovial, compatível com alteração por sobrecarga”. Mesmo após 6 meses de fisioterapia e repouso, ainda sinto dor a fazer qualquer movimento de supino (como na academia, mesmo sem peso algum). O UC II teria alguma utilidade neste caso? Se não, o que o senhor recomenda?

  • Guilherme E setembro 13, 2016 at 16:01 Reply

    Boa tarde, Dr.Joel.

    Tive uma lesão do acrômio-clavicular no dia 27/7, lado esquerdo, lutando jiu-jitsu, e já sinto minha força retornar. Fiz fisioterapia, mas ainda não comecei a parte de fortalecimento. Ainda parece que o ligamento não está 100%.

    Será que eu poderia voltar às atividades físicas de forma moderada?

    É verdade que esse ligamento não regenera, formando uma “fibrose” no local?

  • Cristiano setembro 14, 2016 at 05:03 Reply

    Bom dia Doutor, sofri uma queda jogando futsal no dia 14 de maio desse ano, cai e bati o ombo esquerdo, apos raio x o medico me receitou
    Bi-Profenid, ate a dor passar e tipoia por 30 dias, durante os 30 dias fiz correto, hoje já estou com os movimentos quase normais
    mas sinto dores e não consigo usar o braço esquerdo pois doí ainda mais, creio que fisioterapia resolveria o problema que aqui vai demorar pelo Sus, em uma academia eu conseguiria essa recuperação?, você me recomenda tomar o Anti-inflamatório já que sinto dor sem fazer estorço preciso de soluções caseiras procurar um medico agora não da, ta fechando hoje 4 meses da queda, oque me aconselha?

    • aconselho procurar um especialista em ombro, mesmo que pelo sus, pois pode haver uma lesão no seu ombro e acho que essa avaliação seria importante

  • Catarina Moreira setembro 18, 2016 at 16:03 Reply

    Boa tarde a acerca de 3 meses realizei um luxação acromioo clavícular após recuperação neste momento no meu dia a dia a realizar atividadea normais perco bastantes vezes a força do braço e fico com o braco ate a mão dormento. O que poderá ser?

  • Fábio Lima setembro 21, 2016 at 00:14 Reply

    Olá doutor, sofri um acidente em maio foi constatado a Luxação, usei a tipóia e fiz as sessões de fisio tudo certo, e agora que voltei a praticar musculação voltou a doer.
    O que pode ter acontecido ?

  • Diego Henrique setembro 23, 2016 at 10:16 Reply

    Doutor, tive uma lesão acrômio clavicular de grau 3 jogando rugby, tenho dificuldade na movimentação para frente do braço, para lateral e giro do mesmo não, depois de 14 dias fisioterapia é o mais indicado? há necessidade de operar? quanto tempo devo aguardar para retornar aos treinos e aos jogos? obrigado

    • precisa ter certeza se foi uma grau 3 mesmo… se sim tentaria o tatamento sem cirurgia, pois o esporte que pratica causa muito impacto nessa região… fisioterapia seria uma das coisas a fazer…
      retorno ao esporte depende da sua dor, recuperaçÃo dos movimentos e força

  • Eduardo Almeida setembro 25, 2016 at 20:09 Reply

    Dr
    Agradecido por deixar ver casos de LAC que ajudam quem no presente tem duvidas quanto ao seu caso
    Moro em Lisboa, e tenho 69 anos….praticante de desporto na vertente atletismo, corrida e saltador triplo e altura…praticante diario com competição a nivel internacional como veterano
    De bicicleta sofri acidente,em 24/08/2016 tendo recorrido a hospital onde após RX foi detectado LAC grau 3…o médico não colocou tipoia e apenas mandou fazer gelo, analgesicos e anti inflamatorios e que teria de fazer novo RX passadas 4 semanas para ver a evolução. O novo RX só deverá acontecer 5 semanas depois dado só então dever ter oportunidade.
    Eu a partir da 2ª semana comecei a fazer movimentos com o ombro lesado e a partir da 3ª semana comecei a fazer um circuito de exercicios com bola de Basket..mola, pesos de 2 e 3 Kg ,já tento pendurar-me na barra e já consigo subir mas com alguma dor.. alem de gelo no fim dos exercicios, e depois no descanso infra vermelhos seguido de saco aquecido em micro ondas…Embora com alguma dor vou fazendo tudo isto…Dr aprova o que faço ? Acha que voltarei a fazer o desporto a 100 % ? embora a idade não ajude muito…como curiosidade sou recordista de Portugal no triplo salto no escalão 65-70 anos com 9m 02 cm….obrigado pela sua atenção

    • parabens pelas atividades esportivas na sua idade
      eu teria ido um pouco mais lento ao retorno esportivo…
      existe uma lesao que leva 6 semanas para cicatrizar e numa lesão G3, talvez não cicatrize, mas pela sua idade e atividades acredito que o tratamento conservador seja a melhor opção, mas precisa ter certeza que não é um grau 5 e realmente um grau 3
      boa sorte

  • Matheus Barros outubro 1, 2016 at 09:04 Reply

    Dr.estou com uma dor intensa no ombro quando faço o minimo esforço, essa dor já dura 3 a 4 meses.poderia ser rompimento do ligamento?

  • julio cesar outubro 3, 2016 at 15:54 Reply

    Boa tarde,tive uma lesão do acromio devido a desgaste na cartilagem, não foi queda, estava trabalhando com uma marreta de 10 kg para soltar uma porca e com movimentos acima do ombro, onde na hora de bater pegou errado na porca e o ombro deu um estalo, foi rompimento parcial grau 2, porem já estou a 6 meses e ainda sinto o osso do ombro se movimentar, e se apoiar a mão para levantar o ombro dói e com movimentos brusco a dor volta, já são mais de 40 seções de fisioterapia.fiz uma ressonancia e deu.
    Tendnopatia do supraespinhal
    Espassamento parietal da bursa subacromial
    Artropatia inflamatoria acromio
    Lesão no glenoide ente 1 e 11 horas

    • acredito que seja importante uma conversa com o colega que esta te tratando sobre quais seraoos proximos passos para seu caso que nao vem melhorando…

  • MICHEL outubro 4, 2016 at 18:06 Reply

    Dr. Boa tarde! Nunca tinha reparado, mas esses dias notei que minha fossa supracravicular direita incha quando coloco os ombros pra trás, é normal isso? existe um tamanho que é considerado normal? as vezes sinto um incomodo nesse ombro, quando giro ele estrala, tem a ver, agradeço desde já a atenção, e peço desculpas por qualquer incomodo.

    Deus o Abençoe

    Abraço

  • Maria outubro 4, 2016 at 18:10 Reply

    Olá Doutor,
    Bati a barra de musculação (crossfit) na clavícula parte frontal, não foi no ombro) e na mesma hora apareceu uma bola inchada, devo procurar um especialista?
    Obrigada

  • joão pereira outubro 4, 2016 at 20:20 Reply

    Doutor Joel Mura, eu vinha praticando atividades físicas (musculação) com a intenção de ser forte,pra vencer brigas,e para ter beleza e trabalhar braçaumente.Contudo,um dia eu cismei com a minha clavicula e,comecei a cutucula com movimentações preocupado com os pulos dela(que depois de ganhar a problema,ai que fui ver que era normal).Agora,a clavicula direita,que está muito inchada,não dá aquele estalinho junto ao esterno igual da esquerda cobiçada.Porem já apareceu outro problema!
    antes o defeito estava só no esternoclavicular,agora,deu pra estalar até o meu acromioclavicular direito.O que devo fazer? qual é o recomendado?
    Será que tem como reconstituir pegando tendoes de outra parte do corpo? fico no aguardo.Obrigado!

    • primeiramente precisa procurar um especialista em ombro para ser avaliado o que realmente esta acontecendo com seus ombros e assim tratar tudo adequadamente

  • Tatiana Silva outubro 7, 2016 at 23:08 Reply

    Olá Doutor cai no banheiro a 2 meses na queda não bati o ombro porém quando cai coloquei a mão no chão e na hora senti uma dor muito forte no ombro no medico deu luxação tratei com antiflamatorio e tipoia ,porém 2 meses depois sinto muita dor no ombro ainda,dói ao levantar ao braço e sinto dor do lado esquerdo (mesmo lado afetado).É normal isso ? Estou preocupada Obrigada Thatyana

  • romulo outubro 12, 2016 at 09:35 Reply

    Olá,bom dia! DR. passei por uma cirurgia acromio clavicular. Ja faz UM ANO E DOIS MESES, fiz fisioterapia tudo correto. Mas ate hj ,ainda sinto do ombro . Na ocasião o meu medico disse q amarrou com um fio de nalho q que n precisaria retira lo.QUANTO TEMPO LEVA PARA A RECUPERAÇÃO TOTAL ? TENHO 36 ANOS. romulocordeiro5@gmail.com

  • Leandro Ferreira Rocha outubro 17, 2016 at 13:00 Reply

    Dr. Sofri essa luxação em uma queda no futebol. Fui atendido.na emergência de um hospital e após o RX o médico classificou como grau 2/3 e me indicou tratamento conservador. Me orientou ficar usando tipóia e retornar em 1 semana para realizar outro RX…estou preocupado com a demora para tomar uma decisão de operar ou não. Ele só me receitou remédios para dor e relaxante muscular. O que devo fazer? Sou representante comercial e preciso dirigir o dia inteiro para visitar os clientes.
    Grato

  • CARLOS SILVA outubro 18, 2016 at 16:40 Reply

    Boa tarde, Dr… estou muito nervoso, pois minha filha de 14 anos caiu e fraturou o ombro após uma queda, e depois de 2 anos ela vinha se queixando de dores no local, e até mesmo um aumento do volume…(muscular, carne), não sei….levei-a ao médico que fez um raio X, notando estar tudo normal quanto a fratura e sua recuperação, porém, me deixou muito nervoso, quando sugeriu uma ressonância magnética a fim de ver se há tumor..,

    esse aumento da carne ou musculo que causa dor a ela é normal ou é pra gente se alarmar mesmo?

    lógico que faremos todos os exames que os médicos solicitarem…

    aguardo sua resposta, ancioso

  • JOCILENY C. PINTO DA SILVA outubro 23, 2016 at 15:17 Reply

    BOA TARDE DR. HOJE,APÓS 25 DIAS DE UMA CIRURGIA DE LAC3, UM DOS DOIS FIOS DE KINCHLER(NÃO SEI SE ESTÁ CERTO)QUE FORAM COLOCADOS FOI EXPELIDO, HAVIA UMA INFECÇAO EO MÉDICO RECEITOU-ME MAIS ANTIBIÓTICOS.NECESSITO VOLTAR NELE LOGO OU POSSO ESPERAR A PRÓXIMA CONSULTA,DIA 28/11?

  • Gabriel Antonini Seidel outubro 24, 2016 at 09:42 Reply

    Dr sofri uma queda no futebol ,batendo com ombro direto no chão ,indo ao medico ,fui informado da lesão grau 2… Mas já se passaram 30 dias e ainda sinto dor no ombro ao fazer certos movimentos. Isso é normal?

  • Emerson Rosa de Oliveira outubro 28, 2016 at 11:05 Reply

    Boa tarde , Dr.
    Sofri uma queda sobre o ombro esquerdo o que ocasionou o rompimento total do tendão supraespinhal. Fora indicada uma artrocospia para o reparo. Qual seria o tempo aproximado para o retorno ao trabalho? Sou caixa de banco.
    Obrigado

  • Roberto Batista de Oliveira outubro 31, 2016 at 16:09 Reply

    fiz uma lac faz um ano e um pouco mas des da cirurgia as dores nao param ao levatar o braço pra dormir so com gelo voltei ao medico que me operou disse que nao tinha mas oque fazer os fios sairam com 6 dias depois da cirurgia o que posso fazer

  • Amaro lopez novembro 2, 2016 at 13:59 Reply

    tenho uma luxação no ombro … não sei o grau mas precisa operar…. faço musculação e não tenho problemas o meu medico disse que seria questão de estetica operar…. tem algum risco de operar e dps a clavicula voltar a ser como tava antes de operar devido a musculção!!….. ??
    obrigado!

    • uma pequena parte dos pacientes que operam perdem a cirurgia , as causas são varias , mas se esta com desvio grande o ideal é que opere mesmo

  • Melissa novembro 6, 2016 at 20:40 Reply

    Olá , meus dois ombros estão subluxados há aproximadamente 9 meses o ortopedista passou pra eu fazer 4 meses de fisioterapia para o fortalecimento fiz tudo certinho ,mais até hoje nada , não voltou pro lugar.gostaria de saber qual o prazo aproximadamente para o ombro voltar pro lugar?
    Nesse caso seria aconselhável cirurgia ?
    Aguardo respostas,desde já obrigado!

    • eu acho importante a avaliação de um especialista em ombro pois as vezes precisa de muita fisioterapia e boa para melhorar e o colega precisa avaliar isso bem
      e realmete se apos 6m não melhorar ai precisa operar mesmo

  • Doutor…eu cai meu ombro saiu fora do lugar…o ortopedista me passou um antiflamatorio e eu fiquei duas semanas de repouso…Depois voltei ao mesmo ortopedista ele me recomendou 10 sessões de fisioterapia…porem agora apos a fisioterapia me sinto otimo estou normal…Mas so fiquei com uma duvida, meu ombro danificado (acromo) esta um pouco alto potiagudo, esquisito nè…quero saber se è necessario fazer cirurgia poi nem me encomoda…VC POR FAVOR poderia me explica o que è issso, desde ja te agradeço…..????????????????

  • Leandro Martins novembro 17, 2016 at 21:58 Reply

    Doutor Boa noite.
    Eu sofri uma queda de uma onde de cima de uma caixa de uns 70 cm de altura,quando cai no reflexo e tentativa de ficar de pé amorteci a queda com o braço esquerdo.Logo após senti uma forte dor fui ao médico e o resultado foi uma fratura pequena e o cotovelo trincado.
    Porem ja passado um mês do acontecido meu ombro apresenta uma deformidade na parte de traz,fica um “buraco “uma falha no musculo,meu dedo menor e a parte da palma da mão estão dormente e estou com dificuldade de fazer força com o ante braço e o polegar.
    Por favor Doutor me de uma LUZ não sei que especialidade procurar pra que resolva esse problema.
    Desde já agradeço,Deus o abençoe.

  • Caique novembro 26, 2016 at 23:57 Reply

    Tive uma luxação na clavícula porém não segui os procedimentos de repouso ficou uma coisa alta no meu ombro,Tem como fazer uma cirurgia depois de 1 ano ?

  • joao paulo salgado dezembro 1, 2016 at 09:33 Reply

    Bom dia Dr. sofri LAC grau 3. Sou praticante e atleta de kickboxing e jiujitsu alem de musculação, faz 2 semanas que fiz a cirurgia … vou poder voltar a essas atividades com a mesma qualidade..? Desde já agradeço.

  • José Augusto. dezembro 4, 2016 at 09:49 Reply

    Bom dia,

    Sofri uma queda e rompi os ligamentos do ombro direito em janeiro de 2015 com consequente cirurgia, após 15 dias tive de retirar os dois pinos por ‘migração” dos mesmos. Fiquei com a clavícula saliente o que me incomoda bastante. Pratico academia normalmente, tenho mobilidade e força normais mas de uns meses para cá estou sentindo um incômodo muito grande na região( Dores musculares que irradiam do pescoço até o ombro e um crescente desconforto).
    Tenho 60 anos, saudável, não sedentário e gosto muito de praticar alguns esportes como ciclismo,pequenas escaladas, motociclismo de passeio e academia, tenho muito medo de sofrer uma queda e machucar gravemente o local já que a clavícula não está no lugar 100%.
    Pergunto: depois de tanto tempo o que devo fazer? Cirurgia ou deixar como está apesar do desconforto e eventuais dores na região?

    • infelizmente a causa de suas dores deve ser pela clavicula não estar adequadamente estável e essa é umas das consequencias…
      quanto ao tratamento depende de diversos fatores… eu sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para te avaliar, ver seus exames , conversar te explicando os pros e contras de qualquer metodo de tratamento para decidirem em conjunto o que seria melhor para seu caso, ok?

  • Fabiana Silva dezembro 8, 2016 at 16:41 Reply

    Doutor tive uma luxação clavícular no ombro direito e foi colocada pino a 25 dias e apareceu um caroço e normal ? quanto tempo passa para a retirada do pino? Obrigada

  • Maicon dezembro 11, 2016 at 23:06 Reply

    Olá a mais ou menos 3 anos atrás em uma queda de moto foi constatado uma luxação da acromioclavicular grau 2, sou operário e também prático vários esportes inclusive musculação as vezes sinto um desconforto,mas o que me incomoda muito é a estética, pois ficou um caroço alto no ombro, gostaria de saber como proceder pra resolver , se o procedimento cirúrgico ou não,o que devo fazer para resolver?

  • Felipe Nery dezembro 15, 2016 at 04:08 Reply

    Bom dia Dr, Sofri um acidente de motocicleta, e no raio x constatou que minha clavícula deslocou, e o ortopedista informou que foi Grau 3, sinto dores no local, acidente ocorreu no dia 05/12/2016, O ortopedista me indicou cirurgia, até ok, minha dúvida é : ISTO VAI AFETAR OS MOVIMENTOS DO MEU BRAÇO OU OMBRO? VAI FICAR 100% ? E O PERÍODO DE RECUPERAÇÃO? DURANTE AS SESSÕES DE FISIOTERAPIA, PODEREI TRABALHAR NORMALMENTE? DIGO ISTO PODE MINHA PROFISSÃO EXIGE ESFORÇOS EM ALGUMAS OCASIÕES.

    • normalmente fica 100% e pode retornar a todas atividades, tempo de recuperação, dependerá da tecnica que o colega vai utilizar… converse com ele sobre isso

  • Paula fernandes dezembro 15, 2016 at 14:13 Reply

    Olá Doutor fiz uma cirurgia a ruptura de tendões em julho contínuo com dores mandas-me fazer uma eco e rx detectaram luxação do Acromio-clav será que vou poder continuar a trabalhar,vou começar terça feira começo com meio tempo ,a minha profissão é femme de chambre mesmo a meio tempo acha aconselhável?consultei dois ortopedistas com opiniões diferentes,gostaria da sua opinião.Obrigad PL

    • o laudo do exame não tem relação com a sua cirugia, estranho… acho que somente o colega que te operou pode passar qualquer informação, pois ele sabe que tecnica que usou, como estava a qualidade da sua reparação e do tendão ok?

  • Bruna Kraut julho 20, 2017 at 10:02 Reply

    Bom dia, Dr. Joel.

    Eu e meu esposo sofremos um acidente de moto em alta velocidade, e na queda, meu esposo teve o deslocamento de seu ombro para frente. O ombro ficou fora do lugar por quase 1h. Nesse período a dor foi muito intensa e os funcionários do Samu tentaram duas vezes colocar o ombro de volta no lugar através de um torniquete no braço, acima do cotovelo. O esforço e foi em vão, e eu acredito que acabou lesionando ainda mais.
    Ao ser recebido no hospital o médico imediatamente levou a maca dele para o chão e levantou o seu braço empurrando-o para cima, em direção a sua cabeça. O ombro voltou para o lugar, ele ficou com a imobilização por 15 dias. Não houve fratura.
    Agora completou um mês e a dor está intensa, ele está a base de anti-inflamatórios. Mal consegue levantar o braço na altura da cabeça, pois disse que a sensação é de que o ombro sairá do lugar novamente.
    Já passamos por três médicos, dois deles indicaram a fisioterapia e um deles indicou a cirurgia.
    O senhor poderia mediante a essa descrição aconselhar algum procedimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *