Telefone: 011 3257-0763

Lesão Hagl | Tudo Sobre Ombro

Lesão Hagl

Lesão Hagl

 

Lesão HAGL diagnosticada na Ressonância Magnética

texto de Dr. Joel  Murachovsky

Contatos: 11- 37391334  ou  11- 32570763

LESÃO  HAGL Causas, Sintomas e Tratamento

O complexo Labro-ligamentar  Gleno-Umeral Inferior confere a estabilidade anterior primária do ombro quando o membro superior está em 90º de abdução e rotação externa.

A lesão HAGL  se caracteriza pelo rompimento desse complexo ligamentar  junto do colo do úmero . Contudo, seu diagnóstico não é fácil e, mesmo durante a cirurgia, seja por artroscopia, seja pela técnica aberta pode passar despercebida por médicos menos experientes.

Dependendo de onde ocorreu a lesão, o paciente pode se  queixar de sentir o ombro querer deslocar para anterior ou posterior e/ou dor no ombro.

A ressônancia magnética é capaz de evidenciar a lesão HAGL, mas o colega precisa ter experiência para interpretar esse exame. Em 20% dos casos pode ocorrer o arrancamento de um pequeno pedaço de osso junto com o ligamento. Embora raro, pode ocorrer uma lesão do labro junto com a lesão HAGL. Na grande maioria das vezes a lesão HAGL ocorre em pacientes do sexo masculino. E, na maioria dos casos pode ocorrer uma lesão associada, sendo a mais comum uma lesão do manguito rotador e, o subescapular está envolvido em 94% das vezes.

Um trauma forçando o membro superior em abdução e rotação externa ou um trauma em adução podem causar tal lesão.

O tratamento depende da idade do paciente, atividades do paciente, queixas do paciente  e de suas expectativas.  Para pacientes com pouca sintomatologia e queixas e, sem atividades braçais, o tratamento conservador pode ser uma opção.

O objetivo do tratamento cirúrgico é prender novamente esses ligamentos rompidos junto ao colo do úmero e por vezes não é possível sua realização por meio da cirurgia artroscopica, sendo necessário um reparo aberto.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo.
Contatos: 11 – 32570763 ou 11 – 37438251

One Comment on “Lesão Hagl

  • Wellington Adriano Soares setembro 16, 2014 at 13:44

    obrigado pelo esclarecimento,meu exame de rm acusou hagl,vou passar por tal cirurgia no próximo dia 22/9/2014,espero que corra tudo bem.

Comments are closed.