Telefone: 011 3257-0763

Instabilidade do Ombro (Subluxação, Luxação, Lesão Labral Anterior) | Tudo Sobre Ombro

Instabilidade do Ombro (Subluxação, Luxação, Lesão Labral Anterior)

Instabilidade do Ombro (Subluxação, Luxação, Lesão Labral Anterior)

 

Clique aqui para ver animação da reparação de bankart artroscópica

Texto de Dr. Joel Murachovsky      contatos: 11-32570763  ou 11- 37391334

INSTABILIDADE DO OMBRO (SUBLUXAÇÃO E LUXAÇÃO)

Causas, Sintomas e Tratamento

O termo luxação na realidade significa a perda total do contato entre as extremidades, cobertas de cartilagem, de dois ossos. O termo subluxar significa uma perda parcial desse contato.

Imagem de um ombro luxado

O ombro é a articulação que mais frequentemente sofre uma luxação. No caso a cabeça do Úmero se desloca da glenóide.

A estabilidade estática dessa articulação é conferida pelos ligamentos gleno-úmerais, labrum, cápsula articular e geometria óssea. Já a estabilidade dinâmica é conferida pelos músculos do Manguito Rotador e músculos peri-escápulares.

A luxação pode ser para anterior  (mais comum), para posterior e para inferior. Geralmente, quando ocorre, causa muita dor no ombro e , costuma causar incapacidade funcional. Há uma deformidade local pela perda do contorno da cabeça do Úmero, que chamamos de sinal da dragona militar. O paciente pode, ainda, apresentar uma limitação da movimemtação do ombro e a articulação pode edemaciar.

Após um primeiro episódio há a chance de novos episódios ocorrerem e quanto mais vezes luxa mais chances tem de um novo episódio ocorrer. Sabe-se ainda que pacientes homens e jovens tem maior chance de um novo episódio de luxação ocorrer, especialmente se o mesmo realiza atividades esportivas que exijam do ombro acometido. Chamamos isso de luxação recidivante do ombro ou instabilidade.

A causa mais comum para luxar um ombro é um trauma sobre o ombro que faz com que ele se desloque de sua posição. Contudo, microtraumas , tais como em atividades esportivas e, hiperfrouxidão ligamentar podem causar uma luxação ou uma subluxação do ombro.

Na eventualidade de uma luxação, o melhor a se fazer é posicionar o braço acometido numa posição ao lado do corpo, da maneira mais confortável possível e procurar um pronto-socorro.

No pronto-socorro radiografias devem ser realizadas para descartar a presença de qualquer fratura associada, sendo as mais comuns a da borda anterior da glenóide e fratura do tubérculo maior do úmero e, então o ombro deve ser reduzido, ou seja, a cabeça do úmero deve ser trazida de volta para seu contato com a glenóide, por meio de manobras específicas.

Após a redução o ombro é imobilizado em uma tipóia por quatro semanas e depois deve iniciar a reabilitação.

É importante salientar que quando o ombro luxa lesões  dentro da articulação podem ocorrer. Da mesma maneira que o mais comum é ocorrer uma luxação para anterior, é comum ocorrer uma lesão do labrum anterior e inferior (lesão de Bankart) e um alongamento da cápsula articular. O labrum é um tecido de fibrocartilagem que envolve toda a glenóide e uma lesão na porção ântero-inferior leva a uma frouxidão da porção anterior dos ligamentos do ombro, facilitando novas luxações, já que esses ligamentos se inserem no labrum.

Portanto, sempre que possível, uma ressonância magnética deve ser solicitada para se avaliar as possíveis lesões que podem ocorrer  após uma luxação do ombro.

Reparo artroscópico da lesão de Bankart

Reparo artroscópico da lesão de Bankart

Nas subluxações e luxações que ocorrem sem um trauma aparente, provavelmente devido a uma hiperfrouxidão ligamentar e/ou fraqueza muscular normalmente não encontramos lesões na articulação quando analisamos a Ressonância Magnética. Contudo esses pacientes podem voltar a subluxar ou luxar o ombro ou podem se queixar de dor sempre que movimentam o ombro. Esses pacientes precisam ser reabilitados para evitarem ter recidiva. Um programa de fortalecimento dos músculos da cintura escapular e músculos peri-escapulares é indicado, assim como trabalho de propriocepção do ombro e, na grande maioria das vezes, o paciente com luxação ou instabilidade atraumática  melhora completamente seguindo esse programa de reabilitação.

Nos casos de lesões causadas por microtraumas, por vezes a principal queixa desses pacientes é dor ou sensação que seu ombro vai deslocar ao posicionar o braço em abdução e rotação lateral. Também esses pacientes podem referir uma sensação de perda dos sentidos desse braço no momento do gesto esportivo (por exemplo, arremesso ou saque)

Esses pacientes geralmente apresentam um certo grau de frouxidão ligamentar e o exame de ressonância magnética mostra lesão  do labrum glenoidal. Da mesma maneira, os pacientes com uma luxação causada por um trauma e que não apresentavam frouxidão ligamentar tendem a ter uma lesão do labrum, como dito anteriormente. Esses casos tendem a ter recidiva da luxação ou subluxação e, nessa situação o tratamento cirurgico é a melhor opção.

A cirurgia pode ser realizada por meio da artroscopia ou por via aberta, para isso diversos fatores são levados em conta para se indicar um método ou outro, tais como: idade do paciente, números de episódios de luxação, atividades esportivas, presença de lesões ósseas associadas.

Normalmente a taxa de sucesso após uma cirurgia por luxação ou subluxação do ombro gira em torno de 95% desde que bem indicada.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

113 Comments on “Instabilidade do Ombro (Subluxação, Luxação, Lesão Labral Anterior)

  • Pingback: Tudo Sobre Ombro Tomografia Computadorizada | Tudo Sobre Ombro

  • BRENO maio 14, 2014 at 12:24

    Dr. Joel bom dia! Eu fiz uma artroscopia de ombro por causa de uma luxação traumática (luxou 1 só vez). Fiz a cirurgia 2 anos depois da luxação. Na ressonância acusou lesão de Bankart, lesão SLAP e fratura de HIL-SACHES. Na minha cirurgia foram usadas 2 âncoras e a ancora que fica mais abaixo transfixou a glenóide de maneira que a ponta da ancora ficou visivelmente fora da glenoide (visão do raio x – ponta da ancora visível na parte de baixo da glenoide). Gostaria de saber se esse incidente as vezes acontece em cirurgias do tipo da minha e se isso pode causar alguma complicação futura? Meu medo é que numa possível nova luxação a cabeça do úmero bata na ponta da âncora e haja perda óssea na glenóide ou na cabeça umeral, isso é possível? Desde já agradeço a atenção e parabenizo pelo site, pois tem ajudado bastante.

    • BRUNO maio 22, 2014 at 20:42

      Dr. Joel, gostaria de saber se em caso de uma cirurgia de bankart tiver sido mal sucedida se e possível retirar as âncoras para colocação de outras?

  • BRUNO junho 4, 2014 at 01:02

    Dr. Joel, boa noite!

    Estou mais uma vez aqui no site do senhor e mais uma vez agradeço a atenção que o senhor tem dispensado a mim. Mais uma dúvida, o senhor me respondeu que é possível retirar as âncoras casso uma cirurgia de Bankart tenha sido mal sucedida. Gostaria de saber como é feita essa retirada e se os buracos que ficam não atrapalham a colocação de outras âncoras? Acho que os buracos que ficam acabam formandos sulcos que acabarão direcionando novas âncoras pra os orifícios/buracos das antigas, ficando novamente erradas. Por favor se puder me explique. Dr. eu agradeço muito mesmo, eu não sei nem como manifestar minha gratidão ao senhor.

  • sabrina dezembro 2, 2014 at 08:46

    O médico disse que eu tinha Subluxação porem não receitou fisioterapia, nem un remédio pra dor, isso ja tem um ano ele si me msndo ficar de repouso, meu ombro volta e meia doi muito. O que eu devo fazer?

  • Leonel fevereiro 11, 2015 at 09:13

    Dr. Joel.
    Já realizei reparo artroscópico para corrigir instabilidade do ombro devido à subluxação após trauma praticando esporte. No entanto o mesmo trauma voltou a ocorrer causando a mesma subluxação. O tratamento adequado seria nova cirurgia, neste caso aberta, ou recuperação apenas com fisioterapia e fortalecimento muscular, ficando o ombro neste caso instável.

  • Adhan Sueppene fevereiro 18, 2015 at 07:48

    Tem uma luxação constante no ombro direito, quero voltar a jogar Tenis mas com isso é impossivel. Achei na internet um suporte para o ombro que diz ajudar na instabilidade provocada por lesoes. Isso pode me dar segurança para voltar a jogar?

  • Felipe Melo março 16, 2015 at 14:32

    Ola Doutor, queria muito que você me ajuda-se me dando dicas de como solucionar meu problema no ombro esquerdo, aconte4ce que no começo de 2014 eu sofri uma lesão enquanto fazia exercício no supino inclinado, estava fazendo com a carga eventual,e numa subida senti uma fisgada na parte frontal do ombro, devido a isso parei a academia, e fiquei em repouso durante muito tempo, médicos receitaram anti inflamatórios, tomei vários tipos , até injeções, porem o problema nunca era 100% resoluto, fiz raio x e ultra som, e no exame saiu que era um derrame articular, depois fiz fisioterapia durante uns 2 meses, e resolvi voltar pra academia, depois de 13 meses parados,porem o pior aconteceu, a fisgada nesse músculo voltou, e sinto um desconforto como sentia antes, ou seja , ainda não estou curado. o Que deveria fazer, operar?

    • precisa primeiro descobrir o que ocorre, para dessa maneira tratar adequadamente…uma ressonancia pode ajudar e ser avaliado por um especialista em ombro idem…

  • Andrea março 18, 2015 at 02:44

    Boa noite dr. Tenho 25 anos e desde uns 18, sem trauma aparente, comecei a conseguir “tirar o ombro” do lugar voluntariamente. Nunca tive dor, porém, sinto um incomodo e ‘tiro do lugar” constantemente quando faço atividades de rotação do braço como natação. Devo pensar que possa ser necessario cirurgia ou apenas fisioterapia pode resolver. Abraços

    • a necessidade de cirurgia depende da presença ou não de lesão e caso não tenha lesão , se a fisioterapia ajuda a evitar que o ombro desloque
      por isso seria importante que passasse com um especialista em ombro ok?

  • douglas abril 9, 2015 at 18:08

    Boa noite doutor
    Eu fiz uma operação por artroscopia no ombro em 2013 ocorreu tudo certo não sinto dor nenhuma e não tive limitação de movimentos agora passei no concurso da policia militar de são Paulo e fiquei agarrado no exame de saúde por causa da operação e pretendo entrar com mandado de segurança mais gostaria de saber mais sobre esse tipo de operação para que eu não perca com o mandado se o senhor puder me ajudar seria de muita importância desde já agradeço

  • José Luis abril 26, 2015 at 12:33

    Depois de uma luxacao o ombro fica com limitações de alguns movimentos ?

    • não é para ficar não, mas as vezes ocorre… em um trabalho em que avaliamos os resultados de nosso pacientes operados na faculdade aonde a grande maioria não tem acesso a fisioterapia e acabam fazendo apenas fisioterapia domiciliar tivemos boa parte dos casos com pequena perda de movimentos, mas quando se faz uma boa fisioterapia, isso raramente ocorre

  • LEDA SERRUYA abril 29, 2015 at 17:31

    Fui operada no ombro em 12.03.2015, nao senti dor no pos cirurgico. Em 11.04.2015 foi tirada a tipoia e foi ai que as dores começaram principalmente deitada.Faço fisioterapia 3x por semana.Li um artigo que a cicatrizaçao são 3 meses. Os movimentos ainda sao limitados.
    Desejos saber se esta indo tudo dentro do normal e quanto tempo para a reabilitação total?
    Obrigada,
    Léda Serruya

    • normalmente não doi apos um mes, apenas ao fazer os exercicios de alongamento… converso com seu medico, ok?

  • José Luis maio 10, 2015 at 23:54

    A pessoa que luxou o ombro uma única vez se fizer um fortalecimento no ombro pode voltar a fazer musculacao. Eu luxei meu ombro esquerdo na academia e to 5 meses sem treinar e queria voltar pelo menos para continuar o fortalecimento do ombro pra evitar novas luxacoes

  • Rodrigo Soares agosto 3, 2015 at 14:20

    Boa Tarde Doutor!

    Eu fiz uma cirurgia no ombro direito em 2010 colocaram um pino permanente, e fiz fisioterapia porem tive muitas limitações no ombro perdi alguns movimentos e n pude realizar o meu sonho de lutar o Muay Thai, pois 4 anos depois da cirurgia o meu ombro deslocou novamente sem ter feito esforço,Gostaria de se existe outro tipo de cirurgia que não precise de um pino no meu ombro e que me habilite a voltar a lutar e realizar o meu sonho,estou muito triste pois perdi 50% dos movimentos!

    att..

    • com certeza existem algumas tecnicas… cada uma para cada caso especificamente… precisaria te examinar, ver nova tomografia e ressonancia do ombro para te dizer o que seria melhor para você, entende?

  • Weslei Ventura agosto 8, 2015 at 18:21

    Boa Tarde!

    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo site e pela iniciativa de colocar seu conhecimento à disposição do público em geral.
    À 3 anos, fiz uma cirurgia no ombro esquerdo a qual acredito ter sido bem sucedida. O meu caso era relacionado à frouxidão dos ligamentos. Quase todos episódios de luxação, se deram enquanto eu praticava natação (somente como hobby). Após a cirurgia, o ombro não voltou à deslocar….(tive um único episódio com o ombro direito, mas esta é uma outra história), acredito não ter limitação física para a prática de natação, porém, psicologicamente, fica difícil fazer a atividade com a mesma intensidade de antes. Gostaria de saber se há algum exame que comprove a eficácia da cirurgia, pois dessa forma, acredito que me sentiria mais seguro para retornar à atividade.

    Desde já, agradeço pelas informações e lhe desejo mais sucesso ainda.

    • uma ressonacia com contraste na articulação mostraria isso, mas é desnecessario, se clinicamente não há nada que indique uma ruptura

  • erica agosto 20, 2015 at 15:03

    boa tarde
    gostaria se sua opinião

    fiz uma artroscopia de ombro de instabilidade e síndrome de impacto a um ano e meio em sei meses apos cirurgia fiz outra artroscopia para capsulite adesiva, farias seções de fisio porem ainda tenho limitação de movimento e dor
    o medico sugirio uma nova cirurgia, ou manipulação sobre anestesia, para aumentar a amplitude
    gostaria de sua opinião para ter mais um parâmetro para tomar a decisão

    • capsulite adesiva apos instabilidade é raro, mas ocorre… normalmente uma artroscopia apos 6m costuma resolver… o fato de ainda ter alguma perda de amplitude e dor preocupa… eu faria novos raio x e ressonancia para avaliar o local melhor antes de qq decisão… e depois a artroscopia seria o ideal, manipulação você pode acabar lesando o tendao do ombro…

  • erica agosto 27, 2015 at 16:06

    Obrigada pelas informações e lhe desejo mais sucesso ainda.

  • Carlos Pereira setembro 8, 2015 at 14:31

    Olá dr. Joel,
    Lixei o ombro à cerca de 3 semanas pela 1a vez, gostaria de saber, em abstrato de depois de um episódio de luxação é possível voltar a fazer ginásio sem qualquer limitação?
    Obrigado

    • o ideal é que faça uma ressonancia magnetica para ver se houve lesão labral. Se sim , dependendo da sua idade e atividades, o ideal seria tratar por meio de cirurgia…

  • Bruna Solane setembro 17, 2015 at 19:33

    Olá Dr. Joel, preciso de sua opinião. Há 15 dias sofri um acidente de moto, tenho 22 anos, e cheguei a luxar o ombro por três vezes no dia do acidente enquanto realizavam o raio x, na terceira vez que ocorreu a luxação meu braço não voltou ao lugar sozinho, então dois médicos ortopedista precisaram fazer a redução com as técnicas bruscas, foi um episódio muito dolorido. Depois do ocorrido Colocaram uma tipoia. (Hj fazem 15 dias q estou com ela) E ontem eu tive retorno, o médico retirou a minha tipóia e fez movimentos suaves com o meu braço para verificar a instabilidade , na consulta ele não luxou , e o médico sugeriu que eu usasse a tipoia por mais uma semana e depois voltar a ter os meus hábitos mas com cuidado com meu braço e se Voltasse a luxar novamente (ele disse que 85% dos casos voltam ) era pra eu voltar ao consultório para realizar uma ressonância magnética estudar uma possível cirurgia. Lembrando que estou pelo SUS! O doutor me aconselha a fazer uma ressonância magnética particular antes mesmo de esperar o meu braço luxar novamente??? Fiquei um pouco traumatizada com a dor que senti Obrigada desde já, parabéns pelo blog.

    • acho importante fazer esse exame o quanto antes e pela sua idade e historia provavelmente o ideal é que trate por meio da cirurgia… procure um especialista em ombro na sua região

  • Bruna Solane setembro 17, 2015 at 21:58

    Obrigada pela indicação, vou fazer isso !!!

  • Tadeu Reis de Nazareth setembro 20, 2015 at 21:30

    Olá doutor Boa noite, tenho 31 anos faco luta livre,a dez anos tirava o ombro do lugar, fiz a cirurgia de ombro coloquei 3 âncoras na parte anterior do ombro. Gostaria de saber se posso no tempo certo de recuperação futuramente voltar a treinar sem problemas??

    • depende, se voce tinha perda ossea ou nao, se é competitivo ou náo… esses são 2 fatores importantes para recidiva
      converse com seu medico…

  • Débora novembro 30, 2015 at 20:56

    Olá, Dr.! Muitos Parabéns pela pagina. Queria perguntar qual as consequências possíveis se duas ancoras forem mal colocadas numa lesão de Bankart. Um mau posicionamento do ombro no momento de fixação das ancoras poderá me levar a pensar que existe uma alteração no controlo neuro-motor deste membro, mesmo 6 meses após a cirurgia? Se as ancoras estiverem demasiado apertadas poderei desenvolver uma capsulite adesiva, mesmo fazendo fisioterapia? É muito importante a sua resposta.
    Grata pela sua atenção.

    • ancoras mal posicionadas não causam capsulite, podem causar lesão da cartilagem da cabeça do umero, especialmente se metalicas… capsulite pode ocorrer tambem, mas geralmente estão relacionadas a outras situações…

  • Amanda dezembro 8, 2015 at 20:27

    Fiz uma cirurgia ha um ano e meio por causa de luxaçao com lesoes de Bankart e Hil Saches colocando 3 pinos…com dores insuportaveis e nada de fisioterapia funcionar , pedi os vovimentos laterais, perdi tmbm a sensibilidade na parte do deltoide,fiz eletroneuromiografia e apos exame foi constatada lesao no nervo axililar com nova cirurgia agora com neuro,mas ainda estou cm dificuldades nos movimentos mas a dor neurologica insuportavel passou 90%. Gostaria de saber os esportes que posso praticar hoje com 7 meses de cirurgia…

    • se esta com dor não deve fazer nada ainda.. precisa ter certeza que não há infecção assim como ancora saliente, pois ambas situações causam dor , junto com a lesão do axilar, ok?

  • Amanda dezembro 22, 2015 at 08:42

    Bom dia!

    Em Julho desse ano, tive uma lesão SLAP, rompimento parcial do ligamento coraco-acromial e rotura de um tendão no ombro esquerdo. Fiz 50 sessões de fisioterapia e comecei a fazer academia para fortalecer o ombro. A dor, que era terrível, melhorou e os movimentos voltaram quase 100%. No entanto, essa semana, após um dia muito agitado, meu ombro começou a doer muito novamente. Uma dor forte na escápula (imagino que relacionada a lesão SLAP) e uma sensação de inflamação na região do ligamento. Pode ser uma luxação (tive uma durante o tratamento)? Ou será que uma dessas lesões podem ter aumentado? Devo procurar o médico novamente?

    Obrigada!

  • roberto fernandes janeiro 22, 2016 at 22:09

    Boa noite dr,tenho 24 anos estou com uma grande duvida, fui diagnosticado com uma luxação no ombro direto acusando no laudo o seguinte: ” lesão de hill sachs antiga e extensa rotura com desinserção de toda a porção anterior do lábio da glenoide”, que aconteceu devido a uma queda que tive na minha primeira crise convulsiva aos 16 anos (tenho epilepsia e tomo medicação controlada), sendo que daquele dia em diante meu ombro saiu diversas vezes do lugar em movimentos simples como ao me espreguiçar , colocar uma roupa e até mesmo ao espirrar , diante disso meu médico ao ver meus exames me recomendou uma cirurgia de latarget, porém ele disse que só faria a cirurgia em mim se eu ficasse em uma acomodação individual no hospital que ele atende, devido ao risco de infecção ,e ai que vem o problema pois o meu plano de saúde só cobre acomodação coletiva, enfim na opinião do senhor esse requisito do médico e realmente necessário? Todos os médicos seguem esse padrão? pois passarei apenas uma noite no hospital, sou uma pessoa jovem e saudável não tenho nenhum tipo de doença, com excessão da epilepsia, isso foi constatado nos meu exames, além disso não tenho condições de arcar com tais despesas pois o valor é altíssimo. Entendo que cada médico tem a sua maneira de trabalhar e deve ser respeitada quando seu atos procuram recuperar a saúde do paciente, porém eu gostaria que o senhor me respondesse do seu ponto de vista o que o senhor faria ,afinal sempre e bom ter uma segunda opinião

    • sou professor e trabalhamos em serviço publico onde todos os quartos são coletivos e realizamos muitas cirurgias de latajet…

  • Fabiana fevereiro 7, 2016 at 14:58

    DrJoel,boa tarde a um ano e meio levei um tombo,cai com um carrinho de supermercado por cima do ombro esquerdo,desse dia pra CA meu ombro sai do lugar sempre é uma dor terrível, o médico me disse que tenho que fazer uma cirurgia na qual tenho que colocar três ancoras,estou de atestado pois,ultimamente tenho sentido muita dor,ele me disse que da pra fazer por vídeo, gostaria de saber se a anestesia e local ou geral, qual o tempo de reabilitação att.Fabiana

    • a anestesia é geral e local, um bloqueio do plexo braquial, que é super efetivo e faz com que menos anestesico seja usado na anestesia geral… usa-se pouca quantidade de anestesico nessa situação e os pacientes costumam acordam muito bem…
      quanto ao tempo de reabilitação, se a cirurgia for por video, precisa ficar um mes de tipoia e deve fazer fisioterapia constante, para recuperar o movimento e depois força, podendo retornar a esporte de contato apenas com 6 meses de cirurgia

  • Lindsey Guilherme fevereiro 12, 2016 at 08:19

    Bom dia Dr.Joel fiz uma cirurgia de ligamento no ombro direito em dezembro de 2014, sinto um pouco de desconforto e dependendo do movimento que eu faço a impressão que da é que vai luxar, porem não acontece. Atualmente estou praticando boxe quando eu faço o golpe ” Cruzado ” com punho direito as sinto esse desconforto e até me desanima com o esporte, penso que não poderei mais praticar esportes de luta. não tenho limitação de movimento algum, as vezes quando deito com o antebraço de traz da nuca sinto tbm uma dorzinha mas isso acho q deve ser normal em decorrência do encurtamento q a Dr. cirurgiã me passou. Gostaria de tirar umas dúvidas com o Sr. se esse desconforto pode ser muscular a falta de uma musculação específica para o ombro? se não posso mais praticar esportes de luta? Se há possibilidade de refazer a cirurgia se caso não estiver sido bem sucedida? e se fizer nova cirurgia a sequela pode ser ainda pior?

    Obrigado ficaria muito grato se respondesse minhas perguntas
    Lindsey Guilherme

    • suas duvidas sao pertinentes, mas sem te examinar e ver seus exams nao tenho como afirmar nada
      seria important rel;atar isso para a colega que te operou, assimela pode te ravaliar e ver novos exames para ver se houve cicatrizaçao do tecido, ver como esta sua recuperaçao muscular e amplitude de movimento
      enteda que e muito dificil fazer um atleta de alta performance retornar ao mesmo nivel
      precisa de uma equipe multidiciplinar trabalhando em conjunto para se obter sucesso…

  • Plínio março 29, 2016 at 08:24

    Bom dia dr Joel, fiz a cirurgia no meu ombro há 6 anos, foram necessárias 3 âncoras. Neste final de semana ocorreu um incidente em que o ombro saiu do lugar pela primeira vez pós cirurgia.

  • Alexandre abril 25, 2016 at 22:23

    Boa noite Joel, operei a cerca de 5 anos meu ombro direito, pois direto sofria de luxações. Nunca mais deu problema, agora comecei a treinar Muay Thai(sempre fui sedentário), e tenho medo de força-lo no golpes. Devo ter algum cuidado mesmo apos anos sem problema, ou o medo é mais psicologico?

    • não tenho uma resposta para sua pergunta… acho prudente antes, voltar no colega que te operou, ver com ele por meio do exme fisicio e de imagem que esta tudo a contento e ai sim iniciar esse esporte, ok?

  • Romulo Augusto maio 12, 2016 at 18:00

    Doutor boa tarde,foz uma artroscopia de lesão de Bankart coloquei 1 âncora,o medico mandou ficar com a tipoia por 45 dias e depois começar a fisioterapia e assim fiz, 2 semana de fisioterapia estava fazendo o exercício de Codmam quando senti uma fiscada e uma dor aguda,mas logo depois passou a dor,isso é normal ou o senhor acha melhor pedir ao meu medico novos exames? ?desde já grato..

  • Matheus Cavalcanti de Oliveira Silva maio 31, 2016 at 17:22

    Dr. Joel
    Eu fiz uma cirurgia por artroscopia no exército em 2014 que foram colocados 3 âncoras bioabsorviveis e recentemente na minha formação de fuzileiros navais voltou a luxação recindivante anterior será necessário outra cirurgia??? E eu posso continuar na carreira militar caso precise de outra cirurgia?????

  • Diego Gonçalves Mendes junho 8, 2016 at 21:34

    Dr fiz uma cirurgia no ombro lesão labral e foi colocado 2 âncoras de titânio um ano depois meu ombro saiu do lugar e doeu muito voltei no meu médico ele solicitou uma RM mais segundo ele tá tudo normal mais dois meses depois ele voltou a sair e sinto q ele está frouxo como antes da cirurgia oq posso fazer?😭

  • Nilcian Henrique junho 10, 2016 at 22:20

    Olá dr. fiz uma cirurgia capsuligamentar, já faz 4 anos. Sou praticante de boxe chinês e participo de várias competições e nunca tive problema, porém dias a traz tive uma luxação anterior, fiz uma RM e no laudo dela está que estou com fratura de hill Sachs, lesão de bankart, estilhassos ósseos não consolidados e 20% de perda da glenoide, gostaria muito voltar a lutar vou mostrar os exames para o meu médico na próxima semana. Minha dúvida é se há algum procedimento cirúrgico ou não que eu possa voltar a lutar e competir novamente? Ficaria muito grato com sua avaliação. Desde já agradeço.

    • a cirurgia de latarjet seria o mais indicado no seu caso… precisa ser um medico co experiencia nessa cirurgia, mas se bem feita geralmente permite que retorne as atividades esportivas …

  • João Carlos junho 17, 2016 at 08:35

    Dr. Joel, tenho 23 anos e tive uma lesão de bankart no ombro direito – dominante – (em 1 vez que meu ombro saiu do lugar) em um treino de jiu jitsu. O médico disse que precisava fazer cirurgia, mas não posso agora por conta de uma prova física de concurso. Fiquei 6 meses com o ombro parado e agora estou voltando a malhar pegando bem leve com o ombro. Isso prejudicará uma eventual cirurgia mais para a frente? Desde já, obrigado.

  • José junho 20, 2016 at 15:48

    Dr. Joel. Fui diagnosticado com Slap e lesao do labro hill sacks ossea. Foi de um trauma e a 7 meses estou aguardando para fazer a cirurgia. Agora agendou a faço mes que vem. A minha dúvida e se devido essa demora. Algum problema maior pode ter causado? Obrigado

  • Lyano lima junho 21, 2016 at 13:48

    Dr joel fiz uma cirurgia aberta coloquei dois pino,fiz a fisioterapia tudo ok,me indicaram fazer musculação pra fortalecer o ombro,acabei nao fazendo,fui fazer capoeira porem num movimento q eu fiz senti o ombro sair novamente e voltar passei duas a tres dias me recuperando,porem sem muitas dores,gostaria de saber se isso é normal dele ter saido mesmo depois de ter feito cirurgia,e se eu fizer musculaçao pode ajudar a fortalecer sem aquele medo de sair novamente…

  • Simone junho 23, 2016 at 10:00

    Bom dia Dr.Joel.

    Tenho luxação recidivante multidirecional . Ja fiz varias cirurgias em porto alegre e está difícil controlar a inferior.
    É realmente difícil assim?

  • Boa noite Dr.joel queria fazer uma pergunta eu tenho apenas 17 anos eu sempre tive muita elasticidade quando era mais novo eu fazia aquelas brincadeiras de colocar o pé na cabeça eu juntava as mãos e girava pelo meu corpo como se tive se pulando corda só que as codas eram minhas mãos até aí tudo bem nunca sentir nada aí quando foi um dia a 3 anos a trais eu estava na piscina eu fiz um movimento e meu ombro deslocou ficou dolorido mais ai td bem pensei q isso não iria se repetir mais meses dps o problema apareceu de novo e cada vem meu ombro foi ficando pior e qualquer movimento que eu faço agr ele desloca e fica dias dolorido e logo essa luxação do meu ombro direito ela tbm apareceu no meu outro ombro esquerdo e eu já não aguento mais ter os ombros assim 🙁 as vezes eu fico deseperado e queria saber se tem como resolver meu caso com cirurgia,pfv se poder me ajudar agradeço muito

    • por favor marque consulta com um especialista em ombro na sua região para fazer exames e ser examinado para ser tratado adequadamente..

  • alekson julho 6, 2016 at 20:56

    Dr. Joel, boa noite. Gostaria de saber qual a cirurgia mais indicada para quem luxou o ombro duas vezes em treino de jiu jjtus, com lesao de bankart e perda óssea de 10% no umero (hill sacks), alem de frouxidão ligamentar? se operar pela via artroscópica vai ficar bom? Em quanto tempo será possível voltar ao jiu jitsu?

    • depende da sua idade, se o seu esporte de contato é competitivo ou não
      se jovem e esporte competitivo eu pensaria na cirurgia aberta para não ter chances de voltar a deslocar…

  • Vinícius julho 15, 2016 at 11:08

    Olá Dr. Joel, fiz há 2 meses uma artroscopia por conta de uma lesão de Hill Sachs, tive uma luxação e já tinha frouxidão ligamentar. Sou ciclista e gostaria de saber quanto tempo leva para que eu possa voltar a pedalar. (nada muito competitivo, a princípio minha necessidade seria apenas para ida e volta do trabalho, cerca de 4km cada percurso, e mais tarde treinos um pouco mais pesados).
    Obrigado.

    • issp depende da tecnica que o colega que te operou fez no seu caso… por isso voce deve consulta-lo sobre esse assunto…

  • Rômulo julho 15, 2016 at 17:21

    Olá Dr. Joel
    Tenho 30 anos, luxei o ombro a primeira vez faz uns 6 anos, tive ao menos uns 5 casos em que ele saiu do lugar novamente, cansei de ter que ficar me cuidando para não ter este desconforto mais vezes e decidi fazer a cirurgia, que será vídeo assistida, esta está marcada para este mês ainda. Será colocado de 2 a 3 ancoras de fixação de um material absorvível pelo organismo e amarrado com fios.
    A princípio não tive grandes lesões na região e nem perda óssea.
    Minha esposa está grávida e minha filha está para nascer em novembro. Portanto gostaria de saber:
    1 – Qual o tempo médio para uma recuperação plena?
    2 – Em novembro já poderei segurar minha filha no colo?
    3 – Percentualmente qual a incidência em pacientes já operados em ter uma nova luxação?
    4 – A instabilidade sentida no ombro some por completo?

    • infelizmente nao sei a tecnica que o colega irá utilizar e como ele gosta de conduzir seu pos operatorio, haja visto que exiswtem diversas escolas e você deve seguir o que o seu medico te orientar, ok?

  • Edson Fidelis julho 30, 2016 at 15:54

    Ola Dr. Joel,tenho 44 anos e tive uma luxação no ombro direito após levar uma queda correndo. Fui ao médico, foi feito radiografia, o ortopedista voltou o ombro no lugar, estou tomando remédios para inflamação e analgésico, o médico mandou que eu usasse tipoia por 10 dias e após fazer fisioterapia, o laudo do rx constatou estrutura óssea preservada e fenda glenoide conservada.Não tenho condições de iniciar de imediato a fisioterapia. Gostaria de saber se eu usar o protetor de ombro após parar de usar a tipoia e preservar os movimentos com o ombro afetado, ajuda até eu começar a fisioterapia.
    Abraços

    • acho importante fazer ressonancia magnetica e ver quais lesoes ocorreram no seu ombro e depois retornar com um especialista de ombro…

  • Mell julho 31, 2016 at 17:14

    Oi , sou portadora da síndrome de Ehlers danlos , e os meus dois ombros desde março estão subluxados, faço fisioterapia e pilates para o reforço do músculo ,mais até agora nenhum resultado, acha que seria aconselhável cirurgia no meu caso ?
    Aguardo a resposta,obrigado!

  • Gustavo Schaun agosto 3, 2016 at 00:02

    Dr. Joel, sou bacharel em educação física e atualmente possuo um aluno de personal training que apresenta fortes dores durante os movimentos de abdução e rotação lateral (inclusive durante teste da apreensão). Gostaria de saber quais seriam os músculos mais importantes a serem reforçados nesse caso, especialmente pensando na possibilidade de instabilidade anterior do ombro, visto que o mesmo geralmente apresenta dores em movimentos como “desenvolvimento com barra por trás da cabeça”, por exemplo. Fico no aguardo

    • precisaria reforcar os musculos do manguito rotador, contudo se há sinais de instabilidade, sugiro a avaliação de um especialista pois pode ser um caso cujo tratamento seja mais agressivo

  • Luiz Eduardo da Cruz agosto 29, 2016 at 03:22

    Doutor, tudo bom?
    Luxei meu ombro direito pela primeira vez após uma queda fazendo trekking. Fiquei aproximadamente 8 horas com o ombro fora do lugar, devido estar numa serra e ter que aguardar pelo resgate.
    Tentei ensinar as pessoas que estavam comigo a colocar no lugar mas não tive êxito (tenho o ombro esquerdo cirurgiado há 4 anos pelo mesmo motivo e 100% recuperado).
    Estou na segunda semana de tipóia e tenho mais 1 semana antes do retorno com o ortopedista que me operou.
    Pergunta: hipoteticamente é possível obter a estabilidade do ombro com fisioterapia e musculação? Ou só a cirurgia fará a estabilidade retornar?
    Lembrando que a luxação foi total e não houve fratura, mas ainda não fiz a ressonância.

    • a instabilidade depende de uma serie de fatores… importante agora é confirmar qual a lesão que teve, por isso uma ressonancia desse ombro serua importante

      • Luiz Eduardo da Cruz agosto 29, 2016 at 14:28

        Muito obrigado pela pronta atenção! Quando tiver informações da ressonância, escreverei.

  • Gutto Remidio agosto 29, 2016 at 09:38

    Olá Dr. vc poderia me ajudar? há 5 anos, fiz uma cirurgia no ombro esquerdo, eu tinha instabilidade no ombro, foi feita uma artroscopia, desde la então sempre pratiquei esportes, e e tudo bem com meu ombro, mas agora praticando handebol ele deslocou novamente,somente 1 vez, e sou destro, estou com medo de ter arrebentado a cirurgia, é necessário refazer a cirurgia? ou somente um trabalho de fortalecimento pode resolver?

    • sugito que retorne no colega que te operou e ele te examinará e solicitará exames para avaliar como esta seu ombro e assim te explica o que será melhor para ser feito…

  • Fabio Junior Nunes outubro 9, 2016 at 01:17

    Ola doutor no meu caso ja tive dois casos de luxação no ombro uma foi no futebol e ao outra foi no trabalho.O medico q me atedeu disse q não seria preciso opera só se fiesse ater nova luxação.Mas eu sinto q meu ombro não eh mais o msm tipo depende o jeito q mexo com o braço parece q ja sair fora.E tbm sinto dor na lateral do ombro no musculo detoide.E não posso e não tenho a msm agilidade de antes com o braço.Motivo msm da pergunta eh o porque da dor na lateral do ombro.obrigado aguado resposta.Fabio

  • alcides ismerim outubro 10, 2016 at 17:38

    doutor o medico disse que eu tinha luxação e me passou fisioterapia melhorou bastante mas eu ainda sinto e comecei a malhar também porem eu n malho com muita intensidade justamente devido as dores que eu poderia sentir gostaria de saber se eu fizer cirurgia eu poderia voltar a malhar

  • Dagnaldo Pereira outubro 11, 2016 at 13:40

    Olá doutor fiz uma cirurgia do manguito rotator e coloquei 2 ancos já se passaram três meses não sinto dor mas tem um movimento que está limitado é normal será que esse movimento vai voltar aos poucos?

  • ROSANA ANDRADE outubro 21, 2016 at 09:19

    Olá Dr Joel, bom dia. Meu filho teve um acidente e machucou o ombro, foi ao PA, fizeram um raio x que não mostrou nenhuma lesão. O médico pediu que se continuasse a doer teria que fazer a ressonância magnética. A dor diminuiu, ele foi estudar no exterior mas a 3 dias atrás ele teve uma queda e acabou por forçar novamente o ombro, depois disso já deslocou 3 vzs e voltou pro lugar. Como ele está longe e sem recursos para o tratamento lá, gostaria que me orientasse sobre o q ele pode fazer para prorrogar o tratamento/cirurgia até o retorno ao Brasil que será daqui a 8 meses ainda. Ele está colocando gelo e tomando Nimesulida, com isso a dor diminuiu bastante, só dói a noite ao dormir. Me ajude, estou agoniada.

    • ele precisaria fazer pelo menos uma fisioterapia que ajudaria a melhorar mais rapido essa dor e teria orientação para fortalecer o ombro pois isso ajuda a evitar, em parte, que o ombro desloque de novo…

  • Carlos novembro 4, 2016 at 18:56

    Prezado, gostaria de tirar uma dúvida, sofri uma luxação há dois meses e dez dias, a artro ressonância acusou uma tendinite aguda e uma lesão de Hill Sachs, o médico que é especialista em ombro, determinou que imobilizasse por quinze dias (tipóia), após me encaminhou para a fisioterapia, já fiz 20 sessões , mas não consegui amplitude desejada e sinto bastante desconforto quando tento alongar e estender em proporção igual ao do ombro bom, atualmente estou sentindo um desconforto, isso é normal? Devo procurar o médico ou esperar mais tempo? Já que só tem dois meses e dez dias da lesão.

  • Rafaela Ávila novembro 20, 2016 at 09:28

    Bom dia, doutor! Me tira uma dúvida por favor..tenho 30 anos e luxei o ombro jogando tênis durante um smash há 3 dias. Isso nunca tinha acontecido. O médico reposicionou e pediu para colocar tipóia e fazer RNM, irei fazer essa semana. Mas sinto muita dor sem a tipóia, até para caminhar dói..e tenho a sensação que está anestesiado o braço na lateral e por vezes dá uma dor como se fosse sair do lugar..isso é normal? Obrigada pela atencao!

    • sim pode acontecer tudo o que vem referindo sim, infelizmente. É importante entender que precisa tratar isso adequadamente com um especialista em ombro

  • Rafaela Ávila novembro 28, 2016 at 21:27

    Muito obrigada pela resposta! Peguei a RNM agora e no laudo deu lesão de bankart, lesão de Hill Sachs e derrame articular. Achei estranho pois foi uma luxação atraumatica (durante um movimento). É normal isso tudo nesse tipo de luxação? E gostaria muito de voltar a jogar…sem cirurgia, acha possível?? Muito obrigada!! Abraços

  • Danielle dezembro 13, 2016 at 12:46

    Boa tarde Dr Joel. Meu ombro começou a luxar quando praticava futebol. Foram mais de 20 luxações em 4 anos. Alem disso tenho frociadao ligamentar. Operei e colocaram 2 âncoras. Após dois anos voltou a luxar e o meu medico indicou a cirurgia aberta e decobriu no momento da cirurgia uma perda óssea, aproveitaram e fizeram enxerto ósseo, alem de dois pinos. Gostaria muito de voltar ao esporte, mas sinto muito insegurança e apos dois anos de cirurgia de latarjet, sinto dores com alguns movimentos que faço. A pergunta é posso praticar esporte mesmo sentindo essas dores!??

    • não é normal ter dores, varios fatores podem causar dores e por isso acho importante que retone no seu medico e converse com ele sobre essas dores para que el faça novos exames para investigar isso adequadamente ok?

  • Doutor desloquei meu ombro caindo, faz dois dias e já botei a tipóia ontem, o medico deu a opção de fazer a ressonância magnetica! O que o senhor acha devo fazer?? E quanto tempo tenho que ficar com a tipóia?

    • o ideal é que faça a ressonancia e a tipoia de 3 a 4 semanas
      acredito que seja importante procurar um especialista em ombro na sua região ok?

  • William dezembro 25, 2016 at 14:44

    Boa tarde Dr Joel
    Parabéns pela iniciativa
    Tenho lesão de Slap e estou na minha 15 sessão de fisioterapia. Tive 2 orientações adversas quanto ao tratamento, um fisioterapeuta mencionou que seria necessário forçar o movimento mesmo com dor pois assim evita de criar uma espécie de limitação do movimento pelo surgimento de um tipo de sisto ( não tenho certeza do termo técnico), o outro fisioterapeuta adotou um tratamento onde não executa o movimento na angulação da dor , assim pela sua experiência qual deles tem razão ? E aproveitando tem uma média de prazo para recuperar via fisioterapia ?

    Abs

    • infelizmente não costumo interferir no protocolo de cada medico, cada um trabalha de uma maneira
      eu sigo o protocolo da major league para retorno ao arremesso, buscando adaptar isso as mais diversas atividades esportivas
      sugiro que converse sobre isso com seu medico, para ele te passar o que prefere que seja feita para o seu caso em questão ok?

  • Jossimar oliveira dezembro 26, 2016 at 18:24

    Olá Dr
    Fiz cirurgia de Bankart no ombro direito a 3 Anos
    Fui brincar de vôlei na piscina e fui sacar forte acabei deslocando o Ombro
    Fui no Hospital e o médico mandou eu deitar na maca e puxou meu braço e logo votou no lugar
    Me falou que foi sub luxação
    Será que perdi a cirurgia

  • Matheus Cavalcanti junho 17, 2017 at 14:17

    Doutor sou militar e passei pela segunda cirurgia no ombro agora usaram a técnica de latarjet, poderei retornar as minhas atividades sem sequelas??

  • Dell junho 26, 2017 at 11:01

    Bom dia dr . Meu tio deslocou o ombro .foi colocado no lugar porém depois ele não consegue mexer o braço , ele sente porém não mexe . Poderia me informar o pq ?

Comments are closed.