Fratura de Clavícula

Fratura de Clavícula

texto de Dr. Joel Murachovsky     Contatos: 11-32570763   ou   11- 37438251

FRATURA DE CLAVÍCULA Causas, Sintomas e Tratamento

A Clavícula é o osso da parte da frente do ombro. É fácil palpar esse osso e devido a sua localização superficial, um trauma nessa região pode quebrá-la. Esse osso protege vasos sanguíneos e o plexo Braquial e diversos músculos têm relação anatômica com a Clavícula.

A Fratura de Clavícula é uma causa de dor no ombro e representa, aproximadamente, 40% das frauras que ocorrem na cintura escapular.

O mecanismo mais comum para causar uma fratura de Clavícula é o trauma direto sobre o ombro, seja por um objeto ou após uma queda.

O paciente apresenta dor no ombro, edema local, deformidade, um hematoma localizado e impotência funcional.

Em um paciente com Fratura de Clavícula, o exame neurológico é importante, pois pode ocorrer lesão do Plexo Braquial e, examinar a perfusão e pulsos distais também, já que vasos importantes passam próximo a Clavícula.

Fratura de Clavícula tratada com placa e parafusos

Fratura de Clavícula tratada com placa e parafusos

Normalmente, a radiografia simples é capaz de diagnosticar uma fratura de Clavícula, mas duas a três incidências devem ser solicitadas. Apenas em casos especiais a tomografia tem indicação (certas fraturas do terço lateral ou do terço medial).

Os objetivos do tratamento são: a consolidação da fratura, mínima deformidade e retorno as suas atividades funcionais. Depende da idade do paciente, atividades do paciente, condições locais e gerais do paciente, localização da fratura e presença de lesões associadas.

O tratamento não cirúrgico é indicado quando há pouco desvio entre os fragmentos, isso é mais comum nas fraturas do  terço proximal  e terço médio e, em certos tipos de fraturas do terço lateral.

Quando é possível o tratamento conservador, prefiro a imobilização com a tipóia de lona, evitando que o paciente realize a elevação do braço até a consolidação da fratura. Permitimos ao paciente que ele realize flexo-extensão do cotovelo e rotação lateral passiva e ativa-assistida. Após a consolidação da fratura o paciente inicia fisioterapia para  ganho de amplitude de movimento e, posteriormente, fortalecimento da musculatura da cintura escapular.

Existem situações em que devemos indicar o tratamento cirúrgico, tais como: ombro flutuante, fratura exposta, desvios acentuados e algumas fraturas da porção lateral da clavícula.

A técnica cirúrgica depende da localização da fratura. Geralmente, as fraturas do terço médio da clavícula são tratadas com placa e parafusos ou hastes intra medulares e, se necessário, enxerto ósseo. Já as fraturas do terço lateral podem ser tratadas com dupla amarrilha de fios inabsorvíveis e estamos realizando realizando esse procedimento por artroscopia e a reabilitação segue o mesmo princípio do tratamento conservador.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

379 Comments on “Fratura de Clavícula

    • dificilmente uma fratura de clavícula dá essa sintomatologia, mas as fraturas mediais dão muito desconforto. Contudo se houve luxação esteno clavicular ai sim pode sentir o que vem referindo…

  • Gustavo julho 7, 2014 at 11:15 Reply

    Olá Dr. Tudo bem? Sofri uma fratura na clavícula há 39 dias, o motivo da fatura foi queda na ponta do ombro. Ainda uso a imobilização em oito, e ela já está quase toda consolidada. Estou achando estranho pois existe um ‘nódulo’ entre o pescoço e o trapézio. É normal? Muito obrigado pela atenção.
    Um grande abraço!

    • não acredito que seja normal… por favor marque um retorno com o colega que te operou para ele dar uma olhada… existem algumas coisas que podem causar isso e seria importante vc ser avaliado
      boa sorte

    • Hugo outubro 7, 2014 at 13:17 Reply

      Gustavo, tive um trauma parecido com o seu a dois meses atrás e também apareceu um nódulo entre o pescoço e o trapézio. Pode me relatar sua experiência? Abraço e obrigado

  • adriana julho 9, 2014 at 21:43 Reply

    Dr., tenho 46 anos, fraturei a clavícula há 60 dias e fiquei com o 8. Dia 8/7/14, a médica tirou um RX, disse que começou a formar o calo ósseo e tirou o 8 e me indicou que usasse a tipóia que pega todo o braço por mais um mês e disse para eu levantar o braço acima da cabeça algumas vezes ao longo do dia, mas não consigo. Dói. Estão corretos esses procedimentos? Ainda preciso da tipóia? Muito obrigada.

    • eu não posso opinar pois não vi sua radiografia e não te examinei… ter dor nessa fase é normal pois ficou 60 dias sem elevar o braço… sugiro que tire suas duvidas quanto ao seu tratamento com a colega que lhe tratou. boa sorte

  • Alverlan 5 julho 10, 2014 at 15:16 Reply

    Olá, sou policial militar e recentemente sofri uma fratura na clavícula procurei 3 opiniões diferentes e ambas foram favoráveis ao trato conservador. No entanto, até por nunca ter sofrido um trauma assim é por ter ouvido “histórias” a respeito estou com muito medo de ter alguma sequela após a recuperação, principalmente no que tange à certos esforços físicos inerentes à minha profissão (subir muros, fazer barra, esforços de elevação, etc)… Gostaria de saber se existe alguma restrição ou alguma situação que possa interferir no meu trabalho e/ou na minha qualidade/estilo de vida após a recuperação. Obrigado!

    • se foi indicado tratamento conservador para sia fratura de clavícula é porque ou a fratura não tem desvio ou o desvio é aceitável e portanto deve consolidar sem qualquer problema e na grande maioria das vezes a evolução é muito boa, mas precisa fazer uma boa reabilitação

  • Marcia Mello julho 13, 2014 at 11:50 Reply

    Bom dia!
    minha mãe sofreu acidente de carro.
    Fraturou a clavicula, e algumas costelas.
    no primeiro atendimento ñ tinha muito desvio. Mas a imobilização, ñ segurava a fratura. E os rx seguintes, apresentaram desvio.
    Mas os medicos disem q ñ pode operar devido a idade (68 anos).
    O medico com 6 dias de acidente tirou a imobilização de atadura e colocou tipoia.
    Será q vai consolidar? Ela podera mexer o braço e terá vida normal?

    agradeço a ajuda!

    • infelizmente toda fratura tratada sem cirurgia pode perder a posição…
      quanto a idade não acredito que isso seja um problema para se indicar uma cirurgia, na verdade depende se sua mãe tem condições de fazer uma cirurgia do ponto de vista clinico-cardiologico…
      se o desvio for pequeno e passivel de tratamento conservador a fratura normalmente consolida e o paciente não fica com sequelas
      boa sorte

  • Aparecido B julho 13, 2014 at 17:43 Reply

    Boa tarde! acabei de sofrer fratura, já coloquei tipoia q acabei de comprar, mas como procedo para o banho posso mexer com ombro neste caso, ou isso pode prejudicar?

    • pode rodar o braço… não deve elevar… contudo acredito ser importante que acompanhe com um colega especialista em ombro para ter todas as informações pertinentes ao seu tratamento

      • Samuel novembro 17, 2014 at 09:28 Reply

        Desloquei a clavícula em uma queda … em 20-10-2011 . E de la pra ca vivo deslocando a clavícula na media de 2 em 2 meses. E nunca fui au médico . Qual é o risco que eu tenho?

        • o risco de desenvolver uma perda ossea local, e artrose, que é o desgaste da sua articulação, ou seja, cada vez que desloca, você vai tornando seu tratamento mais dificil e menos previsivel…

  • Ediley julho 14, 2014 at 12:27 Reply

    Olá, sofri uma fratura do terço medio da clavicula esquerda e passei por cirurgia onde foi colocado uma placa com 6 parafusos e enxerto retirado da bacia, já me recuperei da cirurgia e meu osso ja esta totalmente calcificado, pouco antes da total calcificação, retirei um pafaruso, pois a calcificação estava empurado um parafuso para fora do osso.

    Agora gostaria de um conselho, a placa e os parafusos me incomoda em alguns movimentos e quando carrego mochila, queria saber se para retirar a placa, quanto tempo de repouso preciso aproximadamente e se após a retirada da placa meu osso ira ficar fragil ou se pode trazer algum outro problema pra mim.

  • Guinaldo julho 15, 2014 at 19:57 Reply

    Dr. Sofri um acidente e quebrei a clavícula ja esta colado o osso e fui liberado pra trabalhar só k tem um caroço enorme na minha clavícula. isso com tempo some ?

  • siderlandia julho 16, 2014 at 18:52 Reply

    Boa noite,então fui diagnosticada com fratura da clavícula as 2 meses atras,tenho muita dor,tem movimentos que não consigo fazer, mas hoje fiz um RX e o resultado deu que a clavícula esta conservada mas sinto muita dor,o que pode ser?A dor é como estivesse queimando.

  • Fonseca julho 18, 2014 at 11:23 Reply

    Olá bom dia Dr. sofri uma queda jogando futebol e bati o ombro no chao senti muita dor mas nao fui ao médico. Coloquei gelo no local, e a dor passou após 2 dias, só que no meu ombro ficou um caroço e as vezes depenendo do movimento ainda sinto um pouco de dor. Será que com o tempo meu ombro volta ao estado normal?
    Obrigado!

    • sugiro que procure um especialista em ombro na sua região, pois o que deve ter ocorrido foi uma luxação acromio clavicular grau 2 onde parte dos ligamentos foram rompidos e seria bom acompanhar isso de perto
      boa sorte

  • Sérgio Faria julho 18, 2014 at 19:58 Reply

    Doutor, fiz uma cirurgia na clavícula dia 11/06, colocaram platina com sete parafusos, 20 dias depois um parafuso começou a aparecer, fizeram a retirada dele, hoje, 18/07, fiz um raio x por conta própria em outra clínica sendo o resultado: fratura consolidada desalinhada do terço distal da clavícula esquerda. isso pode ser considerado normal ou é bom já retornar ao médico-cirurgião que me atendeu, visto que ainda não está no prazo que me pediram para o retorno.

  • Angelica julho 18, 2014 at 20:38 Reply

    dr. Quebrei a clavicula quando tinha 5 anos agora tenho 24 e sinto uma dor franca quando pego algum peso o que pode ser?

    • isso depende de onde te doi e em que posição…, pode ter uma tendinite por sobrecarga, mas pode ser outras coisas… sugiro que procure um especialista em sua região para poder ser avaliada…

  • gustavo mermejo julho 18, 2014 at 21:57 Reply

    Ola, sofri uma fratura de clavicula em uma queda grave de bicicleta. A clavícula esta partida em três partes, que seria as extremidades e a parte do meio, neste caso não seria correto intervenção cirúrgica? Alem da clavicula quebrei a escapula da metade para baixo. O médico que me atendeu primeiramente disse que seria caso para cirurgia , depois mudou o diagnóstico para enfaixamento em oito, o que é correto afinal? Peço sua orientação.

    • se voce quebrou a escapula tambem o enfaixamento em 8 acaba sendo insuficiente e acredito que uma tipoia deva te deixar mais confortavel… as indicações cirurgicas para fratura de clavicula são precisas… se há duvida da sua parte, volte e converse com o coelga que esta te tratando e se quiser, vc tem o direito de procurar outra opinião de um especialista em ombro da sua região…

  • ola dr. tenho 17 anos e quebrei a clavicula em abril de 2013 jogando futebol quando fui ao medico no 1° dia so me receitou por gelo no local afectado e dai passou , agora notei que ha um caroço.Quero saber:
    1° será que crescerá depois do acidente?
    2° depois desse todo tempo ainda ha forma de concerta-lo?

    • se realmente tem mais de um ano não deve crescer e sim diminuir um pouco… isso provavelmente é o calo osseo que se formou… e não tem como consertar isso.. seria prudente voltar ao colega que te tratou e ser avaliada por ele, explicar o que esta te incomodando, ok?

  • Felipe Soares julho 20, 2014 at 13:08 Reply

    Olá, minha mãe foi atropelada por um carro, sofreu fratura na clavícula, fez cirurgia e colocou a placa e 9 parafusos. O pós cirurgia não teve muita dor, após um mês iniciou a fisioterapia, onde vinha se sentindo muito bem, sem nenhuma dor e logo após 10 sessões, começou a sentir dores muitos fortes no ombro, a ponto de ser atendida na emergência. Tiraram raio-x da clavícula e ombro e não detectado nada. Passaram anti-inflamatórios e analgésicos, com o diagnóstico de “tendinopatia subescapular e supra espinhal”, onde apenas diminuiu um pouco as dores. Ela tem dificuldade de dormir e se movimentar por motivo das dores fortes e está se queixando bastante, o seu médico responsável pela cirurgia está de férias e só volta em agosto. A médica da emergência passou um ultra-som e ela continua fazendo a fisio. Isso é normal? O que pode está acontecendo? O que devemos fazer? Obrigado pela atenção.

    • 1- deve-se ter certeza que esta tudo bem com a cirurgia
      2 se tudo bem, investigar adequadamente se não há um rompimento do manguito rotador, e se realmente tudo bem deve-se descartar a evolução para uma capsulite adesiva, que pode eventualmente ocorrer…
      sugiro retornar o mais breve possivel com o colega que a operou para uma avaliação adequada

  • Jonathan julho 20, 2014 at 19:40 Reply

    Olá, Doutor é normal a clavicula estar saltada ?? também sinto um desconforto no peito direito, umas dores, parece que tem algo beliscando, tem algo a ver com a clavicula ??

  • Vagner julho 22, 2014 at 21:54 Reply

    Dr, quebrei a clavicula faz uns 10 anos ja,fui ao medico fiz o tratamento normal, só que agora esta me incomodando bastante, esta doendo no local onde tem o calo ósseo, e essa dor passa pro ombro inteiro, o que eu faço pra melhorar essa dor?

    • a fratura consolidou? pois não deveria doer se esta consolidada… e irradiação e dor no ombro só ocorre se houve um encurtamento maior do que o aceitável… acho importante eventualmente procurar o medico que lhe tratou e apos te examinar e eventualmente solicitar algum exame, descartar alguma outra lesão também…
      boa sorte

  • clovis julho 23, 2014 at 19:03 Reply

    Boa noite doutor, por favor sofri uma fratura de clavicula a 9 meses atras, no meu primeiro retorno ao medico um mes depois ele nao tirou raio x apenas apaupou meu ombro e disse que estava calcificando e nao havia necessidade de cirurgia. So que por ainda ter dores enormes e estranhar nao ter tirado raio x fui em outro medico que tirou o raio x e disse que alem de nao esta calcificando tinha um desvio muito grande e tinha de fazer cirurgia so que nao foi feito. Bom resumindo ate hoje estou fazendo fisioterapia porque ainda nao tenho condiçao de exercer minha funçao que exige demais do ombro. E de la pra ca ja tirei raio x com outros tres medicos de outros hospitais e todos disseram que deveria ter feito cirurgia porque o desvio ficou muito grande e possivel ver que o ombro esta menor e mais caido pra frente. Pergunto ao senhor sera por isso que esta demorando o tratamento, e por isso ainda sinto dores no ombro e formigamento constante no braço e mao, estou ate pensando em fazer uma ressonacia magnetica, o senhor acha necessario, obrigado.

    • a ressonancia não acredito ser necessaria, mas primeira coisa que você precisa saber é se a fratura consolidou ou não, segundo- se ela consolidou, se esta muito encurtada…
      acredito que seria importante a avaliação de um especialista em ombro na sua região…

  • Sofri um acidente de moto cai com minha clavicula no chao e ela saltou fiz cirurgia vou voltar no medico depois de 15 dias para reavaliaçao terei minha vida normal depois deste acontecimento??? Quanto tempo de recuperaçao???
    Desde ja agradeço…

    • fazendo a cirurgia tem tudo para voltar ao normal… quanto a recuperação sugiro que converse com o colega que te operou pois eu não sei qual tecnica ele usou no seu caso…
      boa sorte

  • Cris Oliveira julho 24, 2014 at 11:47 Reply

    Olá cai de moto fraturei a clavícula tem 2 meses e com 45 dias o ortopedista mandou eu parar de usar a tipoia e começar a movimentar o braço normalmente,so que sinto muita dor quando deito,a dor vai do pescoço ate o braço o que pode ser? O que devo fazer muito obrigado

    • acho que deveria voltar ao colega que esta te tratando e fazer novos raio x para se ter certeza que a fratura esta consolidada e se sim eventualmente fazer outros exames que o colega achar pertinente após re examina-la
      boa sorte

  • Eduarda julho 27, 2014 at 02:15 Reply

    Dr. Faz mais de 1 ano q fraturei a clavícula esquerda, comecei a fazer fisioterapia mas só fiz 10 sessões. Agora comecei a fazer rpg.
    Tenho 17 anos e sinto muitas dores no ombro onde formou um caroço. E quando vou dormir toda noite as dores se agravam e a costa também dói. Foi constatado também desvio de coluna por conta do 8 q usei por muito tempo.
    Bom, agora gostaria de saber:
    1. Continuo com o rpg
    2. Devo fazer mais sessões de fisioterapia
    3. O osso está consolidado mas se eu fizer cirurgia para de doer
    4. Sei q não posso pegar peso, com isso posso ou não ter filhos um dia
    5. Qual remédio o senhor recomenda pras dores q sinto

    • sem te examinar e avaliar seus exames não tenho como opinar de maneira adequada. Uma coisa que pode ter acontecido é que sua clavicula consolidou muito encurtada e isso provoca uma rotação da escapula o que causa dor no ombro e isso não tem muito como tratar… teria que quebrar a clavicula, colocar enxerto e colocar uma placa para fixar essa fratura e isso nunca vi descrito na literatura…

  • Victor julho 27, 2014 at 11:33 Reply

    Bom dia!
    Quebrei a clavícula e tive que colocar uma placa e 6 parafusos. 10 meses depois me parece que um dos parafusos está folgado, é possível que o parafuso esteja folgado? Caso esteja folgado, poderei retirar a placa?
    Obs: Nunca sentir dor na clavícula após a cirurgia.
    Desde já agradeço a resposta. Obrigado

    • pode acontecer sim… precisa-se apenas ter certeza de que a fratura esteja consolidada… quanto a retirar a placa eu esperaria pelo menos 1 ano apos a cirurgia

  • Vany Guimarães julho 28, 2014 at 13:51 Reply

    Dr. meu filho tem 14 anos e quebrou a clavícula fazendo jiu jitsu o médico disse que a demora na recuperação é de 6 semanas, o prazo pode ser maior ou não, porque meu filho não sente mais nada e não quer retornar as consultas, hj foi fazer raio X quase amarrado, caso abandone o tratamento pode acarretar em danos futuros???

  • Diesika julho 30, 2014 at 09:57 Reply

    Oi. Quebrei minha clavícula a 4 meses em um acidente de moto, estou usando a imobilização em 8 sem tipoia o osso ainda esta com um desvio pequeno, tem alguma chance de consolidar sem cirurgia depois de tanto tempo?

  • Thaís julho 30, 2014 at 16:38 Reply

    Meu marido quebrou a clavícula ontem e foi atendido na emergência de um hospital público. Tiraram rX e não indicaram cirurgia, apenas colocaram aquela tipóia de emergência. Não indicaram que ele trocasse, mas compramos uma tipóia que segura no cotovelo e passa pelas costas e trocamos já que a outra estava dando dores no pescoço. Teremos que voltar ao hospital em sete dias, porém o rX que vi me pareceu estarem bem distantes as partes quebradas – quebrou no meio. O que seria um desvio grande para se indicar cirurgia? quando olho o local fraturado, percebo um inchaço, mas também uma pequena depressão. mesmo o ombro estando imobilizado é possível que as partes não cicatrizem na posição correta?

    obrigada.

  • danieli aparecida de oliveira julho 31, 2014 at 22:18 Reply

    ola tenho 28 anos , e qdo nasci quebraram minha clavicula, pois hj nao ergo mais o b raço sera que existe ainda cirurgia, ja fiz fisioterapia mas nao melhorou, hj tenho dificuldade…na época de frio pareçe que trava o braço fika dificil ate´prender o kbelo oq devo fazer obrigada

    • acredito que deva ter uma paralisia obstetrica… sugiro que procure um especialista em mão para primeiramente se confirmar seu diagnostico e , apartir dai tratar adequadamente…

  • matheus felizardo agosto 2, 2014 at 05:57 Reply

    Olá doutor
    Sofri um acidente a exatamente 1 mês, mas estou fora do país então está sendo difícil me virar com o que o médico fala
    Meu ombro já não dói praticamente , então 1 semana atrás cometi o erro de retirar atrás tipoia (a normal) que o médico deu
    Ainda não sinto dor, mas a região próxima da clavicula está amarela, e o lado da clavicula quebrada está claramente mais baixo.
    Queria saber se esse desnível melhora com a fisioterapia ou se a clavicula consolidou na posição errada. E se sim, se vale a pena realizar uma cirurgia no Brasil quando estou voltar.
    Obs: tenho 18 anos
    Abraços e obrigado

      • José Magalhães março 3, 2015 at 15:59 Reply

        Ola teve uma queda fratura da clavícula não
        Tenho dores foi ão hospital fiz raio x e só me foi colocado o Colet em oito

        • precisa acompanhar essa fratura pois pode desviar e virar caso para cirurgia… acompanhe um especialista em ombro na sua região
          boa sorte

  • Eduardo camiletti agosto 4, 2014 at 01:51 Reply

    Doutor, cai de moto e fraturei a clavícula. Já faz uns 8 meses. Uns 4 meses atrás fui ao médico especializado em traumas desse tipo e disse que estava sentindo minha clavícula “pulando” pra fora. Ele me pediu um raio x e logo após uma ressonância. Disse que o meu caso era uma luxação e não indicaria cirurgia por ser perigoso. Mandou eu comprar a tipóia. Comprei e não usei, mas fiz repouso. Minha clavícula ainda continua pulando pra fora quando levanto o braço. Será que vai voltar ao normal? E eu posso seguir minha vida normalmente? Fazer academia por exemplo? Aguardo sua resposta. Abraço!

  • Richard V. agosto 8, 2014 at 15:25 Reply

    Boa tarde Dr. Quarta – feira(06/08) eu fraturei a clavicula jogando futebol em uma queda, na hora eu tentei voltar no lugar achando que era o ombro que tinha saido do lugar, e só depois que tirei a camisa que eu vi o osso apontado para cima. Fiz o raio x e realmente estava fraturada, mas o que eu achei estranho é que o medico que me consultou, não colocou a mão em mim e falou pra eu tomar um medicamento (Paco x Nimesulida) e ficar com tipoia. Minha duvida é: apenas fazendo isso meu osso vai desses sozinho pro lugar? Estou com medo, pois eu luto Jiu Jitsu, Malho, jogo bola e faço muita coisa com esse braço, estou com medo de ficar com alguma sequela. como não consegui contato com o médico, resolvi tirar a duvida com o Sr. espero que possa me dar uma luz. Muito obrigado desde já. Abraços, Richard.

    PS: O Dr. que me atendeu, disse que hoje em dia não se usa mas o 8, isso procede?

    • o tipo de imbilização pode ser tipoia simples ou o 8, contudo sugiro que procure um especialista em ombro na sua região pois pode ser necessário alguma intervenção

  • Raphael Santos agosto 10, 2014 at 22:47 Reply

    Olá DR. eu tenho 20 anos, quebrei a clavicula em um acidente de moto, o medico que me antendeu é especialista em ombro, e recomendou o modo conservaçao, utilizando a tipoia em 8 e a que chamam de americana me dando um prazo de 3 meses pra voltar as atividades… ficou um pouco alta a clavicula e tem exatamente 97 dias e ainda sinto dores; no ombro ao lado da fratura e atras na regiao das costas perto da fratura e na propia fratura… a minha duvida é se a clavicula irá baixar ainda mais , e se é normal essas dores continuarem depois de tanto tempo da fratura

  • Aparecido B agosto 12, 2014 at 08:39 Reply

    Bom dia! Doutor tive fratura na esquerda a 32 dias, ainda estou na tipoia, sinto alguma dor no calombo q esta saltado, mas a maior é nos músculo, pergunto se posso já sair um pouco da tipoia e começar alguns movimentos,de leve, pra não ficar tudo pro final já que o retorno será so daqui 13 dias? Muito obrigado.

    • Aparecido B agosto 15, 2014 at 15:07 Reply

      É do SUS, mas muito obrigado, pelos relatos tirei algumas duvidas,obrigado mesmo, é excelente trabalho que vc presta, Deus lhe abençoe!

  • Jonas Valter Nascimento dos Santos agosto 12, 2014 at 11:37 Reply

    Olá , Muito bom dia senhor Joel Murachovsky. Vou ser breve , Quebrei minha clavícula direita a cerca de 1 ano e meio . Quero tirar duas dúvidas com o senhor . a primeira é : conformo ando de moto em uma longa distancia . de 40 minutos mais ou menos para ir e voltar do trabalho , Minha clavícula dói , Proporcionando um certo incomodo nas costas. OBS: só dói quando ando de moto para longe , Acredito que que devido a posição de pilotagem . Outra é , Posso frequentar academia normalmente sem nenhum risco de ficar ´´ torto ´´ ou algo do tipo , e quero saber se à musculação ajudara a diminuir o calo ósseo ou se irá me prejudicar . Aguardo atenciosamente a sua orientação doutor Joel Murachovsky , Me chamo Jonas,tenho 22 anos . e desde já , Muito obrigado , O senhor já me respondeu ?

    • Jonas, pode fazer academia se sua fratura consolidou e isso infelizmente não diminui o calo ósseo…
      o fato de ter dor quando fica muito tempo andando de moto parece realmente ser muscular… fazer alongamento e fortalecer os músculos do ombro e costas são muito importantes…
      boa sorte

  • Leandro agosto 12, 2014 at 12:07 Reply

    Boa tarde
    ” parti” fracturei 1/3 distal da clavícula no dia 13 de julho, fizeram-me uma emoblizaçao Velpeau. entretanto retiraram a emoblizaçao no dia 4 de agosto. entretanto o doctor mandou fazer fisioterapia em casa , com a rotação do ombro frente e traz durante 5 dias e depois começar a subir o braço pelas paredes de casa.
    Bem a questão e que sinto resultado mas sinto muita dor na zona do cotovelo em certos movimentos, gostaria de saber se e normal? e se pode indicar alguns exercícios para ajudar uma rápida melhora do meu braço? pois ainda n o consigo comandar como gostaria.
    AGRADECIA SUA SUGESTÃO ABRIGADO.

    • essas dores são normais, especialmente se não movimentou seu braço durante o período de imobilização.quanto a outros exercícios , preferiria que conversa-se com seu médico para ele te passar o que ele achar conveniente
      boa sorte

      • Leandro agosto 12, 2014 at 16:31 Reply

        obrigado pela tranquilidade. pois ja me estava a preocupar. .

  • joao agosto 12, 2014 at 14:02 Reply

    boa tarde Dr sofri acidente e quebrei a clavicula no dia 27 julho 2014 estou usando 8 , posso tirar para banho quanto tempo demora para calcificaçao

  • vinicius agosto 13, 2014 at 05:50 Reply

    Olá doutor, quebrei minha clavicula faz uns 2 meses jogando futebol, fiquei 40 dias com a tipoia e o medico falou pra fazer 10 sessoes de fisio e eu tava liberado, eu jogo profissionalmente, joguei bola depois de 3 sessoes e senti uma dorzinha nada demais, mais sinto dor só quando forço o braço mesmo, será que posso voltar jogar normalmente?

  • Carlos Augusto agosto 15, 2014 at 15:54 Reply

    Olá Dr., sofri um acidente em 2006 e fraturei a clavícula na parte próxima ao pescoço. Durante alguns meses não conseguia sequer levantar o braço por falta de força no ombro, após tratamento de fisioterapia consegui fazer todos os movimentos que fazia antes. Ocorre que até hoje a força muscular não foi recuperada, tanto a do deltoide quanto a do bíceps. Já fazia musculação na época e faço até hoje. Pode ter ocorrido a ruptura de algum nervo? Há casos em que a força não pode mais ser recuperada?

    • sim pode ter ocorrido algo, mas não é comum algo assim ter ocorrido… ambos são músculos inervados pela Raiz de C5 e em traumas de alta energia ocorre lesão, mesmo que parcial, do plexo braquial…
      sugiro que volte no colega que tratou do seu caso para ele tomar as medidas cabíveis para te ajudar
      boa sorte

  • guilhermecordova agosto 18, 2014 at 22:15 Reply

    oi meu nome e guilherme tenho 17 anos. quebrei minha clavicula em uma queda de long board a 4 semanas e 2 dias, jogo futebol e tenho um teste num time dia 26 de agosto no dia em que completa exatamente 5 semana e 2 dias, estou tomando 2 capsulas de calcio ppor dia [para acelerar o processo. tive uma fratura simple, usei 1 semana a tipoia em forma de 8 e 1 semana com outra que prende a cintura como o medico disse. minha consulta esta marcada para dia 02 de setembro. os movimentos ja estao voltando e nao sinto muito dor. gostaria de saber se uma pancada sobre a clavicula a quebraria novemente?

    • sim pode acontecer… eu tive um paciente que aconteceu exatamente isso… náo recomendo ir nesse teste, vá num próximo, converse com o pessoal, explique sua situação para fazer o teste depois

  • Débora agosto 20, 2014 at 19:20 Reply

    Boa noite!
    Há 3 anos e meio sofri um acidente e fraturei minha clavícula em 3 pedaços que se deslocaram. Fiz uma cirurgia onde foi colocada um placa com parafusos. Essa placa se quebrou 6 meses depois e destruiu um pedaço do osso, então tive que fazer nova cirurgia e usar um implante ósseo do quadril. Um ano e meio depois retirei a placa, pois o osso já estava consolidado (segundo o raio x), além disso, os parafusos muito próximos da superfície sempre me machucavam ao usar cinto de segurança, mochila ou até mesmo sutiã. Após a cirurgia nunca mais deixei de sentir dor, porém achei que fosse normal, pois perdi músculo e osso, mas nos últimos 6 meses essa dor se tornou mais intensa e percebi a formação de um “degrau” no meu ombro. Fiz um raio x há uma semana e minha clavícula está partida ao meio, com o osso deslocado por quase 2 cm! Não sofri nenhuma queda ou contusão nesse período, isso significa que a clavícula estava consolidada por fora, mas ainda não estava pronta por dentro quando tiramos a placa? É normal isso acontecer mesmo depois de ficar mais de um ano com a placa? Tenho fotos das radiografias, mas não tenho como anexar aqui na mensagem.

    • infelizmente para isso ter acontecido, a fratura náo havia se consolidado e isso as vezes realmente é difícil de se ver com com radiografias simples… uma tomografia poderia ter ajudado… o importante agora é você entender que tem uma pseudoartrose de clavícula que é dolorosa e a cirurgia seria a melhor opção… infelizmente com grandes chances de não consolidar… por isso deve procurar alguém com boa experiência no assunto
      boa sorte

      • Débora agosto 27, 2014 at 23:18 Reply

        Dr. Joel, consultei o médico que fez minha cirurgia nas outras vezes e ele me disse que o mais indicado seria a recolocação de uma placa com novo enxerto ósseo. Como todo mundo achou que a retirada da placa deve ter sido precoce, que antes da cirurgia eu deveria pedir uma segunda opinião, fui a outro médico, mas a indicação dele foi não fazer absolutamente nada. Disse que eu já mexi demais nesse ombro, que o risco de fazer outra cirurgia seria grande e que o osso não está numa posição que possa causar danos. Falou também que embora o desvio seja grande, não causou problemas estéticos graves nem perda de função (movimento). Que a limitação de uso do meu braço seria dada pelo próprio limite da dor, então que se a dor não me deixa pegar peso nesse braço ou usar mochila, que essas são coisas que eu devo aceitar, pois uma nova cirurgia poderia deixar meu braço incapacitado, não-funcional. Confesso que ouvir que eu não tenho que operar de novo me deixou muuuuito feliz, mas muito confusa também. Eu tenho pouca sensibilidade à dor, então poderia conviver com o ombro como está, fico chateada com a limitação de peso, mochila, etc, mas também poderia conviver com isso se for o preço que eu tenho que pagar pra manter esse braço no lugar, mas gostaria de ouvir sua opinião sobre os possíveis riscos de não fazer a cirurgia. Existe alguma possibilidade de problemas graves? Como, sei lá, o osso perfurar um vaso sanguíneo, ou alguma coisa do tipo? Eu sei que é difícil dizer alguma coisa sem ver os exames, mas de forma genérica, uma pseudoartrose na clavícula com 2cm de distância, ombro com movimentação normal, pode ficar sem tratamento?

        • se esta assintomatica e faz tudo com esse braço, não operar mais é uma possibilidade, mas se doi eu tenderia a operar…
          se esteticamente tambem não se vê encurtamento do ombro seria mais um indicio para não operar…

  • Francisco Leonardo agosto 21, 2014 at 14:16 Reply

    Olá Dr! Domingo dia 17/08/14 sofri uma queda, jogando bola. Machuquei a clavícula, não quebrou, mas o raio x mostra um desvio no lado q leva ao ombro. O médico q me atendeu, disse q parecia uma lesão de primeiro grau, mas q só ia ter certeza quando vice o raio x. Quando voltei com o raio x, ele já mão estava mais na sala. Um outro médico me atendeu. Esse me disse q era uma lesão de terceiro grau. Q ouve um desvio muito grande. E q era necessário uma cirurgia. Mas eu achei ele q ele não Tava seguro no q estava dizendo. Agora pergunto ao senhor. Essa é a única opção, não quero cirurgia. Obrigado.

    • se há um desvio acentuado da clavicula, o melhor é operar, pois causa muita perda de função se não operar, mas sugiro que procure um especialista em ombro na sua região, assim vc se sebtirá mais confortável com a decisão que for tomada
      boa sorte

  • JOBERT agosto 23, 2014 at 15:54 Reply

    FIZ UMA CIRÚRGIA DE LUXAÇÃO A 6 ANOS E FOI COLOCADO UM PARAFUSO,, ALGUÉM PODERIA ME RESPONDER SE ALGUM DIA IREI PODER TIRAR ESSE PARAFUSO???? POR FAVOR RESPONDA NO MEU EMAIL JOBERT.KAIRO@YAHOO.COM.. AGRADECIDO

  • Camylla Martinst agosto 23, 2014 at 23:01 Reply

    Boa noite Dr.Joel

    Meu noivo quebrou a clavícula e não esta conseguindo dormir, pois dói muito, teria alguma posição que facilite para ter um noite de sono?

  • Flávia Basilio Alves agosto 27, 2014 at 19:05 Reply

    Olá Dr,minha filha tem 2 anos e 6 meses e após uma qeda fisurou a cravícula, o médico só a imobilizou.Este procedimento será suficiente?Será preciso fazer fisioterapia?Ela ficará com alguma sequela no ombro?Desde já agradeço a sua atenção.Aguardo resposta.

  • Adriana agosto 28, 2014 at 18:42 Reply

    Dr., boa noite! Fraturei a clávicula há 3 meses e nao consigo levantar o braço acima da cabeça. Agora fiz uma eletromiografia e a conclusao foi de que houve Sequela de síndrome plexular traumática, parcialmente compensada por reinervaçao, predominando no território de tronco superior (C5/C6) à esquerda. O médico me receitou os medicamentos Dorene e Etna e fisioterapia (exercícios). É isso? O sr. indica algum outro tratamento complementar para acelerar a cura? Obrigada.

    • acho que seria isso mesmo, precisa ter paciencia, pois o trauma deve ter sido feio e isso pode ocorrer… contudo você deve voltar periodicamente no seu medico para ele acompanhar isso de perto, ok?
      boa sorte

  • lucivaldo Alves da silva agosto 29, 2014 at 17:31 Reply

    Olá doutor. ..Boa tarde.
    Quebrei a clavicula e me falaram em imobilização sem necessidade de cirurgia . mais fiquei com receio e tal posso optar pela cirurgia mais tbm tenho medo por ser muito invasivo aconteceu a uma semana de acidente se puder me ajudar com uma opinião mando as fotos do raio X. ..qual seria o desvio aceitável da fratura?

    • desculpa mas o objetivo aqui é tirar duvidas sobre as doenças do ombro e não consultas… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região e veja qual a opinião do colega
      boa sorte

  • Diego setembro 2, 2014 at 09:00 Reply

    Bom dia tive uma fratura na clavicula fui ao ortopedista ele colocou um 8 por 15 dias ,quando voltei a clinica a fratura já tava colado,mas ficou com uma diferença com um calombo .e normal?

    • a fratura não consolida em 15 dias e geralmente em 6 a 8 semanas… o calombo que sente é a deformidade que ficou pela fratura e isso é normal

  • luciano setembro 6, 2014 at 17:38 Reply

    oi doutor tenho 32 anos e quebrei a minha clavicula no judo fui ao medico ele tirou raio-x e colocou uma cinta em forma de oito mais sinto muita dor e minha pergunta é se tem agum perigo da clavicula colar errado ou eu nao poder levantar mais o braço depois q o osso colar.
    um abraço

    • quando trata sem cirurgia é porque se aceita algum desvio e a fratura consolida desse jeito, mas normalmente isso não traz qualquer problema, contudo se o desvio é maior o ideal é operar pois esse desvio causa problemas no futuro…

  • valeria setembro 7, 2014 at 11:37 Reply

    Bom dia, dr. Tenho pseudoartrose de clavicula, por um acidente que sofri ha 10 meses atras. Os medicos optaram pelo tratamento conservador, fiz fisoterapia e nao sinto dor. Estou insegura com meu braço pois a distancia dos fragmentos e grande. Posso voltar a fazer meus exercicios de musculação e pilates como antes da fratura? Tem algum movimento ou alguma coisa que tenho que evitar?

    • se você é ativa e aos movimentos percebe que os fragmentos osseos se mexem ou tem dor, eu acredito que a cirurgia seria a melhor opção, caso contrário, pode retornar aos esportes que fazia antes…

  • Marcos Domingos setembro 7, 2014 at 15:58 Reply

    Olá Doutor, quebrei a clavícula faz 1 mês e fiz uma cirurgia há 3 semanas. Meu retorno é no dia 09 deste mês. Ainda vou fazer o raio-X. Estou preocupado com uma “ponta” que surgiu em meu ombro parecendo que vai perfurar a pele. Sinto pouca dor. Isto é normal? Ou será que é preciso fazer outra cirurgia?

    • não é normal… como voltara nessa 3f não tem muito o que fazer… retorne no colega e com certeza fará novas radiografias e dessa maneira você saberá o que aconteceu…

  • Diego Faria setembro 7, 2014 at 16:42 Reply

    Dr tenho 13 anos e luto jiu jitsu acho que quebrei a clavícula quanto tempo posso voltar a lutar e jogar bola

  • Alveri setembro 9, 2014 at 12:53 Reply

    Oi Dr, sofri um acidente de moto há 3 meses e quebrei a clavícula e 4 costelas, os médicos disseram que a fratura se consolidou com desvio, o osso está atravessado, 2 médicos recomendam a cirurgia e 1 não. O problema é que o meu ombro ficou para frente e eu quando levanto o braço doe muito, quando o ombro tem um pouco de impacto também doe.

  • FRANCISCO M C SANTOS setembro 9, 2014 at 17:36 Reply

    MINHA ESPOSA FRATUROU A CLAVICULA N0 DIA 09/08/2014 EM UM ACIDENTE DE MOTO.FICOU 20 DIAS IMOBILIZADA COM 8 GESSADO,RETIROU E FOI COLOCADO UMA TIPOIA,NO ULTIMO DIA 04/09/14 FOI FEITO OUTRO RX COM O SEGUINTE LAUDO.
    FRATURA COMPLETA E DESALINHADA DA DIAFISE MEDIA DA CLAVICULA ESQUERDA.GOSTARIA DE SABER SE ESTE TIPO DE FRATURA POR SER DESALHINADA NÃO SERIA PARA UM PROCEDIMENTO CIRURGICO.OU O CONSERVADOR RESOLVE.DESDE DE JA AGRADEÇO.

  • Nadja Nogueira setembro 10, 2014 at 12:58 Reply

    Boa tarde Dr. Há dois meses fraturei a clavícula num acidente automolostico, na mesma hora procurei o ortopedista, e ele solicitou a cirurgia. Fiquei 15 dias com o braço na tipóia até que realizei a mesma. Porém, nós que somos leigos no assunto, surge dúvidas. Com uma semana depois da operação um ferro começou a sair em meu ombro. Minha dúvida é: isso é normal? Ontem estive com o cirurgião ele mexeu e solicitou q eu vá dia 14 de outubro com um raio X para mais uma consulta. Beijos e agradeço a compreensão

    • na verdade depende da tecnica que o colega fez… acho importante para que fique tranquila, que retorne ao medico que te operou e tire suas duvidas com ele… tenho certeza que não havera problema algum se fizer isso…

  • leidiane setembro 10, 2014 at 15:33 Reply

    cai de moto e senti muita dor no ombro direiro, um osso ficou aparentemente mais alto do que o outro lado, fui no hospital p* e disserem q meu raio x deu normal, mais o medico f* nem se quer olhou meu obro, eu mexo esse osso e perceboo que ta solto, e nao fui ibobilizada no ombro, isso é normal? obrigada

  • Rotineira Alves setembro 15, 2014 at 15:56 Reply

    Dr. É normal o ferro começar a sair depois de 20 dias da cirurgia de clavícula ter sido feita??

  • Wesley Santana Silva setembro 15, 2014 at 23:52 Reply

    Dr. Quebrei a clavícula a 8 dias e estou fazendo o tratamento conservador com tipoia. Porém, o osso está alto e fora da posição normal da clavícula e no local está amarelo. Tem a possibilidade da clavícula depois de colar voltar a posição normal ou ficará Do jeito que está? Obrigado

  • elainy setembro 18, 2014 at 16:30 Reply

    boa tarde doutor gostaria de saber se é possível uma criança de 3 naos de idade fraturar a clavícula na parte da manhã e passar a tarde inteira fazendo exercícios fisicos sem reclamar de dor alguma…

  • Iris setembro 19, 2014 at 22:36 Reply

    Meu namorado fraturou clavícula 1/3 lateral direita sem desvio.médico passou tratamento conservado.
    Gostaria saber sim tratamento é correto ele ta usado colete 8…

  • Tive uma fratura da clavícula perto do ombro (Não sei o nome da parte) Há 5 semanas…A Fratura ficou montada, não sinto dores apenas rigidez na parte do ombro, retirei o 8 e comecei a fazer movimentações leveis, isso pode prejudicar?
    E só pretendo voltar a fazer exercícios mais regulares daqui a 6 meses, Como: Andar de bicicleta e academia!
    Tá certo isso? Minha consulta é daqui a 4 horas devo relatar isso?

  • leidy setembro 21, 2014 at 11:29 Reply

    consigo mexer meu braço sem sentir dor e tem umas 3 semanas que quebrei a cravicula. depois d 2 semana e meia fui ao medico de novo e me pediu para imobilizar o osso, mais meu braço nao doi. é necessaRio ficar com a tipoia quanto tempo? posso ficar movimentando o braço? ou devo aguardar as 6 senas com a tipoia?

  • rodrigo setembro 23, 2014 at 06:15 Reply

    Quebrei a clavicula em 3 lugares dia 20/8/14 foi recomendado tratamento conservador com tipoia nao sinto dor só que de uns dias pra ca comecei a sentir o osso estalando como estava no começo eh normal?e uma psedartrose sempre tem que ser corrigida com cirurgia ou nao tendo mais dor e movimento normal ela é descartada? Desde de já qgradeço.

    • não é normal e eu acredito que voltar no seu medico seria prudente para ele solicitar radiografias e ver o que está acontecendo. quanto a pseudoartrose, isso é controverso… depende de suas atividades, impactos subsequentes nessa região…
      boa sorte

  • Cláudia setembro 23, 2014 at 22:46 Reply

    Olá Dr. Joel!
    sofri um acidente de trabalho em 2011 em uma escada onde fraturei a clavícula esquerda e fui submetida a uma cirurgia. O médico que me operou informou que o procedimento seria apenas para passar um fio, mas quando abriu, deparou-se com o osso muito próximo a artéria subclávia, sendo necessário a retirada substancial óssea, com colocação de placa bloqueada, parafusos e enxerto ósseo artificial. e após um ano depois desenvolveu para uma pseudoartrose desenvolvendo parestesias, dor, perda parcial da força do braço. Como na minha região não tem especialistas em ombro, fui encaminhada para Vitória e fui avaliada pelo médico especialista no hospital central em Vitória, onde me explicou da gravidade de nova cirurgia, onde eu teria que trocar a placa por uma maior, mais parafusos e colocar um osso humano…só que o hospital não conseguiu o osso para a cirurgia,me encaminharam para outro hospital e nada tb, então voltei a estaca zero, e agora estou aguardando uma vaga no HOTDL Paraíba do sul.. Diante do exposto, gostaria de saber do senhor a sua opinião a respeito, devido a complexabilidade da cirurgia, pois fui informada que é uma cirurgia de alto risco pelos médicos que me atenderam aqui no ES. Gostaria de lhe enviar a foto da ressonância. Ficarei no aguardo de sua resposta e desde já agradeço.

    • entenda que não tem como eu avaliar exames pela internet, nem dar diagnosticos… contudo devo lhe dizer qu tal procedimento não é tão complexo assim, que esta correto o que lhe foi apresentado, mas normalmente a cirurgia não traz complicações e na grande maioria das vezes há um bom resultado…

  • Anderson setembro 24, 2014 at 14:43 Reply

    Gostaria de tirar uma pequena dúvida, tive uma fratura à 8 anos atrás no meio da clavicula, sendo que um medico havia proposto a cirurgia e outro o tratamento conservador, optei pelo conservador e usei a imobilizacao em 8 por umas 3 semanas e nunca mais voltei ao médico para ver a fratura. Hoje, sinto dores no ombro e nas costa e, é possivel ver que o ombro da clavicula fraturada ficou um pouco mais baixo e curto que o outro, existe algum tratamento para recolocar o ombro no lugar? Obrigado.

    • infelizmente não, como sua clavicula consolidou encurtada seu ombro fica mais curto e para frente, e como consequencia a escapula tambem roda e por isso dá dor atras tambem…

  • Bruno setembro 24, 2014 at 20:19 Reply

    Boa noite dr. Quebrei a clavícula em 3 partes .. Fiz cirurgia e foi colocada uma placa superior com 8 parafusos. Fazem 15 dias que foi feita a cirurgia, já retirei os 23 pontos. O médico recomendou que começasse a fisioterapia. Senhor acha que devo começar ou me aconselha a esperar por mais quanto tempo ? Desde já agradeço.

  • Vitor Caldas setembro 25, 2014 at 10:24 Reply

    Bom dia Dr. Eu quebrei a clavícula há 4 anos atrás, o médico colocou uma placa com 06 pinos… eu passei em um concurso e eles pediram o raio X, lá aparece os pino,eu não sinto dor e não tenho nenhuma limitação faço qualquer exercício, eles podem me reprovar por causa disso?se eu retirar vou demorar a voltar a fazer exercícios? Pois tem o teste físico de piis de 3 semanas após o exame de saúde…

  • Adelina Alves setembro 26, 2014 at 13:55 Reply

    fraturei a clavicula, lado direito, no dia 16/09 e em uma semana a fratura apresentou desvio (não sei se foi por movimentar o braço). Estou usando tipoia 8, conforme orientação médica. Minha dúvida: qual melhor posição para o meu braço direito, pois ele já tem apresentado um certo inchaço. Posso mantê-lo abaixado ou tenho que ficar com ele em angulo 90° ? Obrigada.

    • eu acredito que a imobilização em 8 possa estar comprimindo sua axila e dificultando seu retorno venoso do lado acometido… prefiro a imobilização com tipoia funcional do ombro em 90 graus… apenas acompanhe direito esse desvio poia pode fazer mudar seu tratamento…

  • Gislene setembro 27, 2014 at 01:58 Reply

    Prezado doutor: primeiro parabéns por seu trabalho. Gostaria de tirar um dúvida:
    quebrei a clavícula em um acidente de carro (12/06/2014) fazendo tratamento conservador, mas ainda sinto dor no local e na parte de trás, na altura do omoplata. É normal sentir dor após este tempo? Ainda posso operar, já que ficou bem aparente e com a pele fina no local? Agradeço desde já!

    • não é normal ter dor, até porque já tem 3 meses e a fratura deveria estar consolidada… se tem dor pode ser que não esteja… precisa retornar no colega que vem te acompanhando para saber se a fratura consolidou ou não…

  • Felipe Henrique setembro 28, 2014 at 10:25 Reply

    Olá Doutor, sofri uma fratura espiraral no úmero, meu osso se partiu ao meio, iria fazer a cirúrgia para implantar os pinos, mas como tenho apenas 18 anos e com dois dias após a fratura meu úmero estava alinhado, o doutor achou melhor não operar.
    Queria saber se poderei voltar a fazer musculação e pegar o mesmo peso que pegava antes, ou seja tudo vai voltar a ser como era antes?

    Obrigado Doutor…

  • Luiz Renato outubro 1, 2014 at 11:09 Reply

    Boa Tarde, Dr. Joel
    Meu filho tem 2anos e meio e a uma semana fraturou a clavícula, não chegou a ter separação de osso porem fraturou media de 50% e desalinhou o mesmo, o tratamento foi optado por tipoia uma vez que ele é alérgico ao suor e a mobilização poderia causar irritações na pele, porem hoje após uma semana vejo que esta inchado e roxo o local e da para sentir o desalinhamento do osso quando passa a mão pela fratura, minha duvida é, se isso pode causar alguma sequela no seu crescimento como ombro mais curto (má formação óssea) ou limitação de movimento.
    Muito Obrigado, desde já.

  • Fernanda outubro 1, 2014 at 11:49 Reply

    olá, fiz uma cirurgia a uma semana colocando uma placa e 6 parafusos e não sinto tanta dor, se eu mexer meu braço que esta imobilizado com a tipoia ainda pode me causar alguma complicação?

  • hildeano batista cavalcante outubro 2, 2014 at 08:48 Reply

    ola doutor eu quebre a clavicula em tres lugares e as fraturas mao estao alinhados e dotor dici que nao precisa de sirugia

  • Gislene outubro 2, 2014 at 18:53 Reply

    Obrigada por sua reposta Doutor! Acabei de pegar minha tomografia, e não há sinal de consolidação. E temos uma pseudoartrose também…Obrigada de coração, logo terei nova consulta!

  • Olá, fraturei a clavícula bem proximo ao ombro, esta um pouco desalinhada, os médicos insistem na tipóia, sinto muitas dores, e estralos. Será possivel recuperar mesmo sem cirurgia?

  • Richard V. outubro 5, 2014 at 00:53 Reply

    Bom dia Dr. em agosto lhe fiz uma pergunta a respeito de uma fratura que eu tive na clávicula, onde o medico que me atendeu disse que eu iria usar apenas a tipoia americana, e o Sr. me disse para procurar um especialista, eu fiz e realmente precisava de um intervenção cirugica, foi colocado o fio de k, e na quinta feira passada(02/10) eu retirei o pino, e no outro dia amanheceu inchado e bem dolorido. É normal depois de tirar o pino cirurgico ficar duendo muito?

    Obrigado desde já.

  • Fabio Rodrigo outubro 7, 2014 at 20:17 Reply

    Doutor fraturei a clavícula em um acidente de moto fiz a cirurgia a 33 dias atrás ,mas depois do ocorrido tive contato apenas com o enfermeiro onde ele recomendou usar a tipoia apenas por um mês , mas antes de eu tirar a tipoia tem um pino saindo pelo meu ombro não sinto dor ou desconforto no local só se tentar fazer movimentos bruscos ,mas gostaria de saber se este pino que esta saindo é normal.

    • na minha opinião seria importante que o colega que te operou te avaliasse… retorne com ele, faça radiografias novas para ver em que situação encontra-se sua cirurgia, ok?

  • vanderson rodrigues de almeida outubro 8, 2014 at 10:42 Reply

    Dr. Quebrei minha clavicola fui operado apos cinco meses retirei o pino, meu braço nao doi mas tambem nao levanta o que e isso e o que devo fazer? Obrigado

  • Antony Frank outubro 8, 2014 at 18:25 Reply

    Boa Noite, quantos meses dura a Cicatrização dos ligamentos ?

  • Antony Frank outubro 10, 2014 at 10:55 Reply

    tive uma luxação acromio-clavicular de grau III e tive que fazer uma cirurgia, queria saber quantos meses precisa para os ligamentos cicatrizar.

    • depende da tecnica que o seu médico usou… com as tecnicas que uso leva 4 meses para haver cicatrização do novo ligamento, e somente nessa fase libero para fortalecer o ombro…
      converse com seu médico…

  • Moniqie outubro 19, 2014 at 18:57 Reply

    Meu irmão fraturou a clavícula no terterço proximal e houve ruptura de ligamento.
    Nesse caso é necessária a intervenção cirúrgica?

      • Caroline outubro 23, 2014 at 15:33 Reply

        Olá doutor, gostaria muito que me ajudasse pois estou muito confusa, sofri um acidente de moto no dia 24 de agosto, e após RX e avaliação do médico ele optou pelo tratamento conservador. Amanhã irá fazer 60 dias o médico que me acompanha informou que não consolidou e talvez seria necessário cirurgia, fui até outro médico para ter uma segunda opinião na mesma clinica e o mesmo informou que não é indicado cirurgia por ter sido uma fratura simples e que rompeu somente em uma parte no meio da clavícula e que eu já teria que ter tirado a imobilização em 8 e ter começado a movimentar o braço pois a calcificação completa pode levar até 1 ano. A fratura em si esta alinhada com uma parte em cima da outra com pouca distancia, porém não sinto dor na fratura e estou com medo de realmente movimentar e acabar piorando a situação……….

        • clinicamente observamos se uma fratura consolidou ou não se há dor ao palpar o local da fratura e se há ou não movimentação no local
          como não te examinei não posso opinar…

  • Wesley outubro 21, 2014 at 14:57 Reply

    Boa tarde.

    Doutor, tive uma fratura de clavícula a 6 semanas e fiz tratamento conservador com tipoia. A fratura já está consolidando, porem estou com desvio ósseo, no qual o osso parece que vai perfurar a pele. Seria o caso de fazer uma cirurgia para correção? Esse fragmento ósseo que perfura a pele pode me prejudicar em alguma coisa?
    Obrigado.

    • A indicações para cirurgia desses casos incluem a eminência de uma exposição ossea… como não te examinei e não vi suas radiografias, não tem como eu afirmar isso, contudo acho muito importante que retorne no colega que está cuidando do seu caso e conversa com ele sobre suas duvidas…

  • maycon outubro 23, 2014 at 21:36 Reply

    boa tarde doutor meu pai sofreu um queda e nessa queda ele bateu fortemente o obro no chao levamos ele no hospita fez varios exames, raio x ,, resonacia e nao apresentou fratura nem rompeu nenhum ligamento mas desde entao ele mau levanta o braço, no maximo na altura do cotovelo oque sera q pode ter ocorrido ja q os medicos falam q ta normal ,,, to na duvida

    • se não rompeu nenhum tendão, o que precisa ter certeza, pode ter tido uma lesão neurologica que pode ser temporária… precisa manter acompanhamento…

  • Jaciel outubro 24, 2014 at 09:08 Reply

    Dr.quebrei a clavicola num acidente de moto, n senti qualquer tipo de dor alguma, ms a imobilizacao em oito q colocaram em mim me incomodo mt, passei 45 dias com ela e meus braços enxaram mt, tirei outro raio-x ontem e o osso n colo e o medico colocou outra imobilizacao em oito pra passar ms 30 dias, na verdade para o enfermeiro q fez a imobilizacao em mim eu questionei q dps q ele fez a imobilizacao dava pra ver a pontinha do osso aonde ele tinha quebrado, e ele disse q n tinha problema q o osso ia colar msm assim. N acredito q o osso vá colar,dessa vez o rai-x mostro q o osso tava bem descido afastado do outro, isso no meu ombro direito. Ele falo q isso teria ocorrido por fato de uma imobilizacao mau feita a anterior.O osso partiu no meio. Eu queria saber q prossedimento sera usado ou tecnica cirurgica pra ter minha clavicola boa novo ?

    • se o desvio for muito grande e houve um trauma de alta energia sobre seu ombro, existe uma possibilidade maior de que a fratura não consolide… além disso se houver um desvio maior do que 2 cm e encurtamento acho mais prudente tratar por meio da cirurgia…

  • Antony Frank outubro 24, 2014 at 11:07 Reply

    Dr. nesses dias fui trocar o curativo e o ferro já estava um tanto para fora, o paninho da Gazi do curativo enganchou no ferro e quando eu puxei eu senti que o ferro saiu um pouco para fora, isso pode causar algum problema ?

  • Vânia Lúcia outubro 24, 2014 at 11:21 Reply

    Boa tarde Tive um acidente de moto a 5 anos,quebrei a clavicula e cinco costelas,o médico que atendeu disse que meu caso era cirúrgico mas não tive dinheiro para operar era muito caro,tive capsulite adesivo no ombro fiz tratamento e melhorou. A clavicula está com um calo consolidou torta e curta,meu ombro está caído e sinto muitas dores,sou professora e trabalho com artesanato tá difícil viu.Gostaria de saber se deveria fazer cirúrgia e se ela resolveria meu problema agora tenho como fazer. Desde já agradeço.

  • Janete rosa domiciano outubro 25, 2014 at 13:34 Reply

    Após uma cirurgia para retirada de um tumor do plexo braquial ,perdi uma porção considerada da clavícula nunca me disseram ao certo o que houve nem a equipe de neurocirurgia e ne a equipe de ortopedia . A verdade é que por 2 x a placa e parafusos se soutaram e da última vez for retirada e o ortopedista disse que não precisava mais colocar , porém , desde então meu ombro foi cainda e o braço pesando muito as dores tornaram intensas surgiu então a tendinite o ortopedista me passou vários remédios desde anti inalatórios a medicamentos para dor que praticamente nem surto efeito de tão grande a dor e fisioterapias e uso do estabilizador pra sempre para poder dar sustabilidade ao ombro e braço por que não tem nada mais a fazer , porem muito pouco consigo fazer tenho muito pouca força , a minha vida é resumida pela dor constante ,.. A seu ver é assim MSM tenho que viver o resto da vida assim ; foi cogitado pela neurologia um implante de uma costela para pelo menos diminuir minha dor mas não foi aceita pela ortopedia ; como VC vê td isso ??

    • nao temos estudos para casos como o seu, seria algo inovador e pode ou não dar certo assim como ou enxerto de banco de cadaver…
      seria um tentativa para tentar te ajudar mas se der errado, o problema pode ficar maior…

  • Boa tarde.
    Dr. sinto muitas dores na clavicula, principalmente pela manha e inclusive para me movimentar para levar doi mais ainda tennho que procurar o melhor jeito para levantar.

  • elton aparecido baptista outubro 28, 2014 at 02:01 Reply

    Ola dr eu quebrei a cravicula e usei o 8 mas fiquei com calo ossio mas não sinto dor nenhuma e também nenhuma limitação de movimentos

  • Olá, eu tenho uma dúvida em relação a clavícula. Eu fui atropelado a mais ou menos 5 meses e quebrei a clavícula e usei um colete que não me lembro o nome mais é como se fosse uma mochila, então usei até determinado tempo que o médico me passou que foi uns 3 meses que cheguei a usar e logo apos já comecei a trabalhar e minha clavícula depois de todo esse tempo ainda sinto umas dores chatas e um cansaço no local para mover os braços as vezes. O que poderia ter acontecido e o que devo fazer? Desde já muito obrigado se alguém me responder.

  • Aline, mãe da Acsa novembro 1, 2014 at 19:40 Reply

    dr. minha filha tem 2 anos, quebrou a clavícula há uma semana. O ortopedista disse que não precisa imobilizar, pois na idade dela cura sozinho (o sr. concorda?). O problema dr., é que ela sentiu dores nos três primeiros dias ( ela tomava ibuprofeno), e a partir disso, ela passou não só a não sentir mais dor nenhuma ( mesmo com a suspensão do analgésico), como também voltar a praticar muitas “sapequices”, como correr, pular, erguer os braços, subir nas coisas, dormir em cima do ombro fraturado, carregar objetos de peso, e por aí vai… tento contê-la o máximo que posso, mas tá dificil… falo que ela vai machucar o dodói, e ela diz que “cabou o dodói” Estou preocupada, o que o sr. me diz?

    • eu deixaria imobilizada justamente para proteger, e precisa fazer controles radiograficos periodicos para confirmar a consolidação da fratura…
      procure um especialista em ombro na sua região…

  • Roseli Alves da Silva novembro 5, 2014 at 20:29 Reply

    Meu sobrinho foi atropelado por uma moto em 2012, e ele ficou com um caroço no ombro , ou o osso fora do lugar, mesmo tendo feito fisioterapia, e ele sofre dores constantes e perdeu a força no braço do lado afetado, isso o prejudica para o trabalho, o que ele pode fazer para resolver porque fisioterapia não adiantou. Isso pode ser considerado uma deficiência?

    • acho importante que se marque uma consulta com um especialista em ombro na sua região para uma avaliação mais detalhada do quadro…

  • Bruna Acordi novembro 6, 2014 at 01:49 Reply

    Dr dia 1 de Maio sofri um acidente de moto e cai por cima do meu ombro, comecei a sentir dores no inicio da noite, mas essas dores pararam 4 dias depois e nao procurei um medico por achar que estava tudo bem. 3 meses depois voltei a sentir dores e fui no medico da cidade e ele me pediu um RX e no resultado consta fratura do terço medio e aumento do espaco acromioclavicular. Ele me receitou apenas alguns remedios e mais nada. Ainda com dores ao realizar alguns movimentos fui ao ortopedista que me disse que ainda existe um movimento no local da fratura e me pediu outro RX realizei este RX que mostrou a mesma fratura proximo do pescoço e outra nova fratura proximo do ombro. Como estou fazendo todas as consultas pelo sus demora muito ate marcar retorno e tudo mais. Gostaria de saber se tem possibilidade de eu ter que fazer cirurgia ou algo do tipo? Desde ja agradeço.

  • Janny Lima novembro 6, 2014 at 18:42 Reply

    ola dr. meu marido sofreu um acidente de moto a dois meses, e quebrou a clavícula esquerda em duas partes, o medico q o atendeu indicou cirurgia mas como é pelo sus aina não foi realizada,no entanto ele não sente dores intensas e esta movimentando o braço com certa tranquilidade. o q o sr. tem a dizer sobre esse caso? desde já agradeço a sua resposta.

  • Dirceu novembro 11, 2014 at 00:19 Reply

    Dr.Fiz uma corurgia onde foi colocado um fio de K,e ao redor desse fio nao doi mas sai um pouco de secreção e sangue faz 1 mês que operei é normal?,Obrigado !!!

  • Flavio novembro 12, 2014 at 01:39 Reply

    Olá Dr. Sofri uma queda de moto e fraturei a clavícula. Fiz uma cirurgia onde foi colocada uma placa e parafusos. Sou praticante de motocross. Após a recuperação poderei voltar ao esporte normalmente ou sentirei dores ou algum outro inconveniente? Obrigado

  • Jefferson Bispo novembro 13, 2014 at 16:27 Reply

    Dr. Quebrei a clavícula fazendo exercício paralela na academia o médico disse q foi fratura por stress de tanto forçar a clavícula isso é possível?fiz o procedimento cirúrgico dia 08/11/14, no local da cirurgia está tudo bem mais meu braço esta inchado e com dor eu falei com o medico ele disse q era o edema da cirurgia q iria passar,ess e edema é normal?e com quanto tempo ele desaparece? Desde já agradeço.

    • na verdade não é normal… mas pode ocorrer sim… exercicios para mão, punho e antebraço tendem a minimizar isso, mas se continuar edemaciado procure um pronto socorro para uma avaliação…pode ser muita coisa e precisa ficar de olho…

  • sandra novembro 15, 2014 at 19:00 Reply

    Minha tem 91 anos, quebrou a clavícula, o médico disse que é muito arriscado fazer essa cirurgia, apesar de todos os exames pré derem ok, qual sua opinião?

  • Márcio Jorge novembro 17, 2014 at 03:09 Reply

    Olá fraturei minha clavícula em abril ja recuperei todos os movimentos so que ficou um pouco torta .Se voltar a usar tipoia volta pro lugar, ou quando consolidado torto fica?
    E esse tipo de desvio é grave?

  • carla Borges novembro 17, 2014 at 18:14 Reply

    Dr dia 14/11 sofri um acidente de moto, fraturei a clavícula mas o médico disse que a fratura está alinhada por isso optou pelo tratamento conservador. Estou sentindo muitas dores no braço, antebraço, cotovelo e punho, procurei outro especialista e o mesmo disse que não pode intervir na conduta do colega por ser antiético, ainda disse que minha fratura pode desalinhar, e que com 30 dias o osso não cola apenas cria o calo ósseo. Gostaria de saber quanto tempo demora para que possa levantar o braço? Cápsulas de cálcio e colágeno ajuda na recuperação?. Tenho 28 anos. Desde já agradeço sua atenção!

    • fratura sem desvio não se deve operar… deve-se acompanhar semanalmente ate 4 semanas com raio x e novamente apos 6 semanas… nessa fase geralmente a fratura esta consolidada… e por favor não precisa tomar nada…

  • carla Borges novembro 17, 2014 at 18:25 Reply

    Ah deixa eu fazer outra pergunta, posso usar a alça do sutiã normal no ombro ou não?

  • Camila novembro 19, 2014 at 00:13 Reply

    Ola dr. minha filha quebrou a clavicula segundo o médico q a atendeu quebrou a parte distal do osso, ele fez a imobilizacao em 8 e receitou um medicamento e pediu para q voltasse daki a dois dias pois precisava estudar o caso,pois nunca tinha visto acontecer com crianças, ela tem 4 anos. Disse q se fosse em um adulto faria cirurgia. Dr. o senhor já viu isso acontecer, como vc procedeu?? O q me aconselha fazer voltar no medico, ou procurar outro??

    • em criança normalmente optamos pelo tratamento conservador, contudo como não vi o caso gostaria que procurasse alguem na sua região com mais experiencia que esse colega, e não se baseie pela minha opinião, ok?

  • Moacir Gonçalves novembro 19, 2014 at 12:55 Reply

    Por favor doutor eu tive uma luxação da clavícula a duas semanas estou com um deformidade no ombro,o médico disse que eu q tenho q escolher entre ficar com a deformidade ou fazer a cirurgia para correção.Bom aqui no Japão os médico não decidem eles dizem para vc escolher em alguns casos.Minha dúvida é se eu não fizer a cirurgia tem possibilidade de diminuto essa deformação,bom fica um osso mas evidente no ombro,e quando fecho o braço nas costas aparece bem.Estou na dúvida se opero ou não.Ja estou sem tipoia e fazendo movimentos com o braço não aguento pegar peso ainda é alguns movimentos me dão uma dor quase insuportável,o que o senhor me indicaria?obrigado.

  • Nicolas Costa novembro 23, 2014 at 12:27 Reply

    Olá Dr. Me chamo Nicolas, sofri um acidente de moto dia 14/10, passado pouco mais de um mês estou me sentido muito bem,sendo que logo que me acidentei não conseguia tirar a imobilização em 8, pois sentia muita dor quando estava sem ela, porém, hoje, exatamente 6 semanas após meu acidente, estou sentindo certo desconforto com a imobilização em 8, tirando-a para dormir e quando estou em casa, no sofá ou não fazendo alguma atividade que requer esforço algum.

    Sendo que ela está apenas limitando meus movimentos, isso é normal? depois de 6 semanas estar sem dor alguma e sem limitação de movimento? (não estou abusando dos movimentos, mas consigo dar a volta inteira do braço, mas não o faço para não forçar). Tenho médico marcado dia 26 para ver se ele me libera do uso da imobilização, se não forçar, não sinto dor alguma, parece que não tenho limitação alguma no braço, está normal?

    Muito grato pela ajuda, seu blog é de grande ajuda para todos.
    Abraço.

    • grato… teoricamente com 6 semanas a fratura esta consolidada, mas isso é confirmado pelas radiografias de controle que você deve fazer, apenas apos isso pode-se dizer se poderá ficar sem a imobilização…

  • Mariane novembro 24, 2014 at 16:58 Reply

    Ola Dr, tivi uma fratura na clavicula com 5 anos de idade e agora estou com 19, essa fratura foi engessada errada e agora sofro com dor nas costas e com uma postura meio encurvada mi incomoda muito, o que posso fazer?
    Obrigado tenha uma boa tarde.

  • Maryane novembro 26, 2014 at 22:36 Reply

    olá Dr., meu esposo sofreu um acidente de carro e quebrou a clavícula com o impacto do cinto de segurança. O médico diagnósticou a fratura em dois locais. Foi realizada a cirurgia para colocar placa e pinos, bem como para emendar os fragmentos. Hoje está completando 15 dias da cirurgia e ele se queixa de estalos na clavícula. Isso pode ser considerado normal, Dr.?
    Desde já agradeço.
    Excelente trabalho.

    • não é normal, mas as vezes a crepitação é da escapula e não do osso operado… por favor marque um retorno com o colega que o operou para ver se esta tudo a contento com a cirurgia…

  • Felipe novembro 27, 2014 at 21:40 Reply

    Boa noite doutor.

    Tive uma fratura múltipla da minha clavícula, a qual se partiu em mais de 4 partes após um acidente de moto. Fui operado e o médico colocou uma placa com 6 parafusos. Passadas duas semanas após uma radiografia foi identificado que a placa entortou, e isso fez com que um dos ossos tivesse perdido contato com outro tornando difícil uma possível consolidação. O médico me disse que após mais uma semana caso não tenha consolidado mais nada, devo ser obrigado a operar novamente. Ele me disse que nesse caso optaria por uma placa importada.

    As perguntas são:

    • É comum placas entortarem em operações de clavícula?

    • Se ele irá optar por outra placa, o possível motivo dela ter entortado pode ter sido má qualidade do material fornecido pelo plano de saúde, o que justifica essa nova escolha?

    • Será que ainda assim não corro o risco de após mais essa penitência de ser operado novamente a outra placa também entortar?

    Nunca achei que fosse ter que operar mais de uma vez em menos de um mês devido a clavícula. Confesso que estou bem triste e desanimado com isso, mas não tenho escolha.

    Obrigado pela atenção doutor.

    Aguardo uma resposta.

    Obrigado.

    • infelizmente isso pode acontecer mesmo com material de boa qualidade, especialmente se alguma carga for dada nesse ombro…
      exsitem riscos sim e os mais comuns seriam infecção local e não consolidação da fratura
      por isso precisa tomar todos os cuidados para evitar ambos.. o colega deve estar preparado para isso
      boa sorte

  • salvador novembro 30, 2014 at 20:21 Reply

    Dr. em 13/9, após acidente de elevado impacto fraturei escapula e clavicula, sendo esta ultima bastante acentuada com fragmentação multipla. Por opinião do médico, por estar alinhada, seguimos o tratamento conservador, apesar das minhas dúvidas pela distância acentuada entre os limites da fratura e instabilidade geral do ombro, dadas as duas fraturas. Ao mês após a ocorrência, dores fortes e sem evidência de calo ósseo. Às seis semanas sem evidência de calo ósseo, indicação do ortopedista para inicio de fisioterapia, à qual o fisiatra considerou prematura dado o atraso na consolidação, em sua opinião pela distância na fratura. Com 7 semanas efetuei TAC tendo o relatório referido a inexistência de qualquer tipo de calo ósseo. Hoje, com 11 semanas, uma segunda opinião foi favorável à cirurgia, mas dado aparentar alguma consolidação está fora de questão, tendo ainda nesta oportunidade sido identificada uma capsulite adesiva do ombro, já em tratamento. A minha questão prende-se com a instabilidade que verifico ainda na zona da fratura. Quando estou encostado ou deitado a proeminência na fratura é inferior do que se estiver de pé, momento em que sinto o alto, portanto identifico movimento. Isto revela a falta de consolidação? não será o prenúncio de uma pseudoartrose?

    Agradecido pela atenção

    • hj estamos falando em retardo de consolidação e não pseudoartrose… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região pois talvez seja mais prudente tratar por meio de cirurgia…

  • Ola Dr.
    Eu fraturei minha clavícula dia 05/09 e com acompanhamento medico fiz o tratamento conservador.Mas com dois meses ela não havia consolidado.Então dia 18/11 eu passei por cirurgia foi posto uma barra e dois parafusos,acho que foi uma cirurgia bem simples.Hoje fazem 16 dias e meu retorno no medico ta marcado pro dia 15 ainda.Como ja não sinto dores e estendo bem o braço,gostaria de saber se tem algum exercício que posso estar fazendo,sera que ja esta consolidando?Eu me mecho muito ao dormir,pode atrapalhar a consolidação?
    Estou ansiosa pra voltar ao trabalho e gostaria de recuperar meus movimentos logo,sinto que posso mexer só não faço por medo de retardar a consolidação.Retirei os pontos ontem e está bem cicatrizado.

  • hueverton tomas dezembro 7, 2014 at 20:46 Reply

    olá dr°, quebrei minha clavicula a uns dois anos hoje sinto um desconforto na parte da frente em uns dos primeiros ossos da costela , quando faço compressa em cima do peito sinto não de fato uma dor e sim um desconforto grande, gostaria de saber se isso é normal ou algo relacionado ao desnivél da caixa toraxíca pelo fato de minha clavicula ter calcificado ?? Na época fui em três ortopedistas e dois me indicaram cirurgia mais um, o tratamento opinei pelo tratamento, levo uma vida normal mais ultimamente sinto esse encomodo…??
    poderia me dizer algo sobre…

    • sem te examinar e ver seus exames fica dificil opinar, mas provavelmente isso esta acontecendo pela deformidade que na epoca você aceitou…

  • Carlos dezembro 9, 2014 at 07:19 Reply

    Olá, queria saber se uma fratura ou complicação na clavícula pode prejudicar o movimento automático dos braços ao caminhar e também se pode deixar o pescoço torto. E outra dúvida é normal uma clavícula ser mais alta que a outra?

  • cleonice dezembro 9, 2014 at 21:53 Reply

    Quero fazer uma cirurgia p correção da luxao acrômio cravicular p retirar esse osso que fica saltado. Qual sua opinião dr. Qual técnica existe para que eu não passe de muito ignorante durante uma consulta. Obrigada pela atenção.

  • Diana dezembro 10, 2014 at 09:19 Reply

    Quebrei minha clavícula a 10 dias já fui operada e não sinto nenhuma tipo de dor gostaria de saber se eu posso viajar de ônibus daqui a um mês.? Se essa minha viagem pode afetar no tratamento;)

    Obrigado

  • Paulo Martins dezembro 13, 2014 at 17:19 Reply

    Dr. Fui submetido a cirurgia da clavícula lado direito, no dia 11/07/14, onde para surpresa do meu médico na cirurgia, foi evidenciado varios fraguimentos (destruido) pelo local. Pela surpresa tenho 9 pinos e a placa. Após 5 meses, e com osso consolidado, eu tenho muita sensibilidade no local (perto do pescoço ) e meu braço (dores ao forçar), não consigo erguer 100 % . Mesmo com 4 meses se fisioterapia. Perguntei ao meu médico da perca de movimento, onde o mesmo cogitou, que existe e poderá acontecer uma pequena perca (redução). E fato isso ? Realmente a casos com esse Grau ?

    • se a fratura consolidou corretamente não há problemas, sugiro que converse melhor com seu medico para que ele entenda suas queixas e expectativas para poder te ajudar da melhor maneira

  • Beatriz Saraiva dezembro 14, 2014 at 21:15 Reply

    Boa noite Dr°. Tenho uma dúvida …é que meu ombro direito está mais baixo que o esquerdo…e minha clavícula está um pouco alta desse lado ( direito ) … e acho que estou com uma muito má postura ….estou certa ?

    • isso pode acontecer mesmo
      se sua postura estiver ruim assim o ombro tente a se projetar para frente, dá sensação de estar mais caido mesmo… procure um especialista em ombro para ser bem avaliada e tratada…

  • Ricardo dezembro 15, 2014 at 21:20 Reply

    Doutor, sofri um Pequeno acidente e fraturei a clavícula. Usei o 8 por 15 dias, mas hoje apos 45 dias tive a impressão de que um nervo ficou entre a calcificação do osso. Isso é normal ou corro algum risco de perda de Movimento? Obrigado pela atenção .

    • sugiro se esta preocupado com algo, que procure seu medico para ele te avaliar, pois fica muito dificil eu opinar sobre algo que não estou vendo, entende?

  • Dr, fraturei minha clavícula jogando futebol… Fui ao traumatologo e ele passou analgésico e tipoia. Usei durante 4 dias e um amigo pressionou bem em cima da fratura. Instantâneo senti muita dor, fui novamente ao traumatologo e tirei outro raio x. O osso descolou total… Tive que fazer cirurgia porém colocou um pino na clavícula, 25 dias após a cirurgia o osso começou a expulsar o pino e retirei ele porém com um ortopedista excelente. Tirei o pino e comecei a sentir dor, voltei no ortopedista e o osso mexeu… Ele disse que o processo foi errado, que era correto uma placa não pino… Agora estou usando o 8 achei melhor que tipoia pois quase não move a clavícula. Ele disse pra usar 25 dias e voltar novamente com ele, se caso não calcificar terá que operar novamente… Agora usando o 8, enquanto eu caminho eu sinto uns estralos levem no osso, é normal? O que o senhor tem a comentar sobre meu caso? Obrigado!!!

    • na verdade ambos tratamentos,com pino ou placa estariam corretos, mas infelizmente vc deu um pouco de azar por ter tido essa infeção do pino expulso…
      agora espere para ver se consolida, siga as recomendações de seu medico…

  • ricardo dezembro 17, 2014 at 22:45 Reply

    Doutor fraturei minha clavicula no dia 4 de dezembro,contando que minha clavicula esta perfeitamente alinhada os medicos recomendaram 3 semanas de repouso com a tipoia.Tenho um evento de skate (nao sou principiante,ando de skate a 3 anos e esse e a minha primeira lesao) no dia 9 de janeiro(5 semanas apos a fratura) voce acha q eu poderia andar de skate apos 5 semanas de repouso?

  • TIAGO FARIAS dezembro 18, 2014 at 16:06 Reply

    DOUTOR TENHO UMA PLACA NO OMBRO JA FAZ DOIS ANOS AGORA ELA ESTA INCOMODANDO. SERA QUE TENHO COM RETIRAR ELA ?

  • Gabriela dezembro 19, 2014 at 15:57 Reply

    Boa tarde.
    Ola Doutor,estou a quarenta dias com a clavicula quebrada ,sinto muita dor e essa semana tive retorno ao médico.
    Tirei um raio x e meu osso esta igual ao raio x de quinze dias atrás isso é normal?Meu médico não falou nada mas achei muito estranho.
    Ou pode ser minha ansiedade pois tenho que voltar ao trabalho dia 26 de janeiro e creio que vai dar tempo, mas não comecei com fisioterapia.
    Será que vai dar tempo.

    Obrigado.

    • pode demorar para consolidar sim, pode levar até 3 meses… precisa ter paciencia…
      mas acho importante você conversar com seu medico, tirar as duvidas com ele

  • olá Ddr. eu quebrei a clavícula em um acidente , eu fui atropelado mais assim foi tudo normal fui imobilizado com Tboia depois de umas 2 semanas eu coloquei o 8 para fixar neh, mais assim, se passaram 1 semana e não sinto mais nenhuma dor . será que já estou bem? / e se não estou, eu posso as vezes tirar esse 8 para tomar banho ?, meu médico disse que eu ia ter que ficar mais 4 semanas que ia juntar com a recuperação da Tiboia e dar 1 mês, mais se passaram 4 semanas e não sinto mais dor será que estou bem ? porque também eu fui colocar o 8 para lavar e já estraguei tudo kkkkk… se puder me responder eu agradeceria Muito ;)

    • DESCULPE-ME MAS ESTAVA FORA E NÃO PUDE TE RESPONDER ANTES… PRECISA USAR A TIPOIA PELI MENOS.. VOLTE NO SEU MÉDICO PARA FAZER RAIO X DE CONTROLE E AVALIAR SE TUDO ESTA BEM, OK?

  • Diego Motta dezembro 26, 2014 at 18:24 Reply

    Olá Dr.

    fraturei minha clavícula, na parte medial, hoje pela manhã. Fui ao hospital e o ortopedista optou pela imobilização 8. Estou achando que as duas partes estão desalinhadas porém o desvio é pequeno. Nesse tipo de tratamento o osso volta a se alinhar? Ainda está inchado no local da lesão.
    Desde já obrigado.

  • Gisleyne da Silva dezembro 27, 2014 at 12:49 Reply

    Olá Doutor ha 3 meses meu bb fraturou a clavícula.
    Ele ficou um mês imobilizado. Agora a clavícula dele vive estalando. É normal?

  • Christiainy dezembro 27, 2014 at 13:03 Reply

    Doutor quebrei a clavícula a um mês,meu médico disse que eu precisava sair para outra cidade fazer cirurgia, pois na minha cidade não faz ,eu fui pra fora tentar fazer, só que o médico disse que eu tenho que ficar seis meses esperando com a tipoia, só que meu osso parece que está muito pra cima, bem perto do pescoço, eu não sei o que fazer? O que eu tenho que fazer? Quanto custa em média pra fazer uma particular?
    Desde já agradeço.

  • alequissandro dezembro 30, 2014 at 23:22 Reply

    Boa noite doutor dia 7 dezembro de 2014 sofri um acidente de moto e quebrei a escapular esquerda e me foi aconselhada a cirurgia e o doutor passou exames de sangue completo e de coração um detalhe até a data de hoje ainda não fiz a cirurgia por conta do recesso de final de ano tem algum problema demorar esse tempo todo

  • Gabriemw dezembro 30, 2014 at 23:42 Reply

    Oi doutor …
    Desde criança ao levatar o braço minha clavicula salta para frente gerando um certo desconforto e se pego peso sinto muita dor na regiao e no ombro também , fui ao ortopedista e ele disse que era normal pois estou em fase de crescimento
    Bom, passa anos e ela continua assim , fiz raio x e nada … sabe me explicar o porque disso?
    Obrigada

  • Marcio Passos janeiro 5, 2015 at 09:16 Reply

    Bom dia Dr. quebrei minha clavicula jogando futebol a 1 mês atrás , estou sendo tratado por um traumatologista que não consigo tirar todas minhas duvidas, pois a consulta não dura mais que 2 minutos após ele olhar o raio x e me tranquilizar dizendo que esta consolidando bem, a mesma não necessitou de tratamento cirúrgico. Verifico no espelho e vejo que meu ombro fraturado esta mais perto do pescoço do que o outro, minha preocupação é de que meu ombro pode ficar assim. Existe a possibilidade ? Desde já agradeço a atenção.

    • isso deve estar ocorrendo devido a um encurtamento da clavicula e se realmente for isso vai ficar assim… hoje temos uma tendencia a tratar cirurgicamente encurtamentos maiores que 2 cm… converse cm seu medico, isso é importante…

  • Dirceu janeiro 7, 2015 at 00:53 Reply

    Doutor geralmente quanto tempo em media de fisioterapia após uma fratura de clavicula ? Obrigado.

  • Wagner Luiz janeiro 11, 2015 at 19:01 Reply

    Dr. sofri uma fratura de clavícula há 2 anos atrás fiz o tratamento conservador … Porém sempre q faço exercícios fisicos sinto dores no ombro … No local da fratura onde tenho o calo ósseo não sinto nada porém nos ombros uma dor desagradável … Terei q conviver para sempre com essas dores ?

    • olha, diversas coisas causam dor no ombro e pode ser devido a sequela da fratura de clavicula, inclusive, mas sem te examinar e ver alguns exames não posso afirmar nada… seria bom que procurasse um especialista de ombro na sua região para ter uma avaliação

  • bom dia doutor..quebrei minha clavicula a 15 dias..fui ao medico e nao houve cilurgia ….goataria de saber mais ou menos quanto tempo para mim recuperar .pois o medico pediu para eu uzar a tipoia durante 3 semanas e eu percebi uma pequena elevação no meu ombro…obrigado

  • DÉBORA janeiro 16, 2015 at 19:37 Reply

    Olá doutor. Quebrei minha clavícula as vezes o local estala e doi é normal isso?

  • cris janeiro 17, 2015 at 22:15 Reply

    Olá Dr. Há 6 meses fraturei a clavícula, e ainda sinto dor ao movimentar o braço e quando deito ,e meu braço fica formigando ,fica inchado com dormência e vai ficando roxo.
    Alivia quando começo a fazer movimento, é como se o sangue não estivesse circulando …levei um rx a uma clínica geral e ela me falou que ainda continua com a fratura queria saber o que devo fazer e o que deve acontecer comigo ….tô tentando há 2 meses uma consulta com ortopedista. ..muito obrigado agradeço desde já. …

    • pode acontecer do calo osseo comprimir uma arteria que passa abaixo e posterior da clavicula, seria importante fazer um estudo para avaliar a circulação desa região, entende?
      tente marcar consulta com um ortopedista e tambem com um cirurgião vascular, ok? mesmo que demore será importante para avaliar isso
      boa sorte

  • Fellipe pellegi janeiro 17, 2015 at 23:06 Reply

    Ola doutor minha duvida e o seguinte :
    Cai de moto e quebrei a clavícula direita e fiz uma cirurgia no dia 05 passado agora , o dr colega de sua profissão optnou por colocar o fio de kischener porque quebro feio o osso porem disse que pode talvez ser retirado com o prazo curto de 45 a 60 dias … Dependendo da calcificacao osseao.
    O que poderia me indicar para tomar para ajuda nessa calcificação da uma acelerada nela e consequentemente tomar algum medicamento para não sentir incomodo no local… Vou retirae os pontos cirúrgicos na segunda feira agora completando assim 15 dias da cirurgia…. Eu parei de toma os antibióticos que ele me sugeriu para não da infecção etc… Tem mas algum que eu posso tomar para não incomodar ?
    Obrigado pela sua atencao

    • infelizmente qualquer coisa que queira tomar tem que ser perguntado ao seu médico, ele é o responsável pelo seu procedimento e somente ele pode tomar qualquer conduta… seria anti-etico da minha parte intervir
      boa sorte

  • Tassia da Silva janeiro 18, 2015 at 23:34 Reply

    Olá doutor, quebrando minha clavícula o doutor disse q precisava passar por uma cirurgia, já fazem 8 dias hoje, ele colocou fio de k, e quero saber se nos curativos, ao redor do fio tem sempre q ta limpinho? Porq há uns dois dias tem saído uma secreção e sangrou um pouquinho! E outro detalhe, tenho uma viagem marcada daqui a 10 dias de avião, ha algum problema? Visto q minha cirurgia fooi recente… Me preocupo! Aguardo sua resposta. Obrigada.

    • tem que sempre estar limpo, isso significa que se esta saindo secreção deve limpa-la diariamente
      quanto a viajem de avião eu nao acredito ser uma boa ideia…

  • Oi Dr:quebrei a clavícula há 24 dias e estou usando o imobilizador 8.Não sinto dores( só incômodos ao levantar da cama e se ando muito)ao passar a mão sinto que não está igual a outra pois há um pequeno desvio.Se caso consolide no lugar eraado mesmo sendo pequeno há necessidades de operar?Obrigada

    PS:tenho 46 anos e tenho osteopenia.

  • Miguel janeiro 25, 2015 at 21:26 Reply

    Oi doutor quebrei a clavicula faz uma semana operei e colocou uma haste amanhã faz 8 dias operei e ainda ta doendo queria saber se é normal??? E queria saber se posso colocar gelo
    Que ta meio inchado??

  • Dirceu janeiro 26, 2015 at 00:37 Reply

    Doutor é normal sentir dores na escapula durantente a fisioterapia pos cirurgia de clavicula ? Obrigado !!!

  • alequissandro janeiro 26, 2015 at 23:54 Reply

    Boa noite doutor fiz minha cirurgia dia 9 do 1 de 2015 e me foi colocada na clavícula uma placa de platina e 5 parafusos tenho 30 anos e sei que a consolidação depende de paciente a paciente mais em média quanto tempo demora para que eu possa poder movimentar meu braço e pilotar moto ou dirigir.

  • pierre janeiro 27, 2015 at 15:23 Reply

    olá doutor há dez dias fraturei a clavicula.Quero saber se vou colacar algum tipo de metal.E quantos minuto leva uma cirurgia dessas.se o senhor puder me ajudar eu agradeço fica com DEus

  • junior janeiro 27, 2015 at 21:04 Reply

    Dr.Hj ta com 110 dias que quebrei a clavicula e ainda não criou o calo ósseo ainda por completo,gostaria de saber se isso e normal por te tanto tempo.e outra coisa to ficando com Mendo de perder o movimento do braço por não poder movimentar.desde ha agradeço sua opinião.

    • infelizmente pode ocorrer, mas nesse caso talvez seja melhor tratar de outra maneira…
      normalmente existem exercicios a serem feitos mesmo com esse tipo de fratura para evitar que ombro fique travado… converse com seu medico…

  • pierre fevereiro 2, 2015 at 19:58 Reply

    boa noite doutor nao operei ainda,crescer um caroço na direçao da fratura e normal

  • alequissandro fevereiro 5, 2015 at 23:48 Reply

    Boa noite doutor fiz minha cirurgia dia 9 do de janeiro hoje 6 de fevereiro já se passaram 4 semanas e gostaria de saber se já posso fazer fisioterapia e outra dúvida no local da incisão com o bisturi está com a casquinha quero baber se já posso parar de fazer curativo já que não sangra mais e está sarando.

  • alex fevereiro 9, 2015 at 11:01 Reply

    Olá Dr.
    Queria sabe sua opinião sobre meu caso. Quebrei clavícula fás dois Mês e ó osso colo errado.tenho 16 anos queria sabe isso vai trazer algun problema pra mim
    Ou se deveria fazer a cirurgia?? Obrigado

      • alex fevereiro 9, 2015 at 19:59 Reply

        ai dr eu não sei .
        Minha clavícula quebrou perto do ombro é ficou pontudo o osso .fui no médico ai ele falou q meu caso era de cirurgia mas ele não ia fazer pq ja tava colado e era arriscado mexer ele falou ai estou com duvida.

  • alequissandro fevereiro 9, 2015 at 23:41 Reply

    Boa noite doutor fiz minha cirurgia dia 9 do de janeiro hoje 9 de fevereiro já se passaram 31 dias e gostaria de saber se já posso fazer fisioterapia e outra dúvida no local da incisão com o bisturi está com a casquinha quero baber se já posso parar de fazer curativo já que não sangra mais e está sarando.

    • infelizmente, apenas o colega que te operou pode responder a suas duvidas…não tem como falar sobre algo que não tratei e não sei como está, entende?
      boa sorte

  • Vinícius souza fevereiro 11, 2015 at 20:36 Reply

    Quebrei a clavícula dia 18.12.14 e ontem tirei um raio X e o médico escreveu no relatório FRATURA COM DESVIOS DOS SEGMENTOS DA CLAVICULA DIREITA. pensando estar em boas condições fui jogar bumerangue e senti um forte estalo seguido de forte dor no osso, outro dia a moto pendeu pro lado e ao tentar segura-la fiz bastante esforço e me doeu a clavicula (mesmoa ssim nao cconseguir segurar a moto).

    RX tirado ontem (10.02.15)
    https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/s600x600/10959757_10206021288516264_2148993105657781996_n.jpg?oh=989d0976769e87469c03ac9302d2d9a8&oe=558FFCC7&__gda__=1431875281_ca00d6280eedf5ce745811333f51d77b

    como aparece na minha pele
    https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/10978554_10206009540662575_2475604618592698205_n.jpg?oh=130fdc46a6339b30397622617f4a4a20&oe=5562E122&__gda__=1432005469_b65075ad2d8c61fab8fa76c5ec5114f1

    nesse caso, teria que operar?

    • não consigo acessar seus exames por aqui…o objetivo desse chat é tirar duvidas sobre sua doença e não como deve tratar sua doença, para isso sugiro que acompanhe com um especialista de ombro na sua região

  • quebrei minha clavicula jongado capoeira; ja esta com 3 mes o otorpedita falou q nao pode faze cirurgia; nao sinto dor mais esto usado enfamento de 8 ela sai luga cosntatimenti; ja passo de 90 dias q foro estimulado o q devo faze; vou pode joga capoeira ;;;;;;;;;;falou. ispero respota ,

    • precisa voltar no seu medico, para ele fazer um novo raiox e ver se a fratura esta consolidada… se sim pode retornar aos treinos, mas precisa se ter certeza disso…

  • olá Dr,sofri uma fratura na clavícula á seis dias,não foi necessário fazer cirurgia , só o imobilizador em oito,só que devido ao impacto do tombo de bike, meu ombro está inchado e roxo . o imobilizador 8 ,faz com que ,eu sinta dor e muito incomodo,seria possível eu usar uma tipoia de ombro grato

  • Marcio Passos fevereiro 13, 2015 at 13:23 Reply

    Ola Dr, após 2 meses minha fratura esta se consolidando e já estou fazendo algumas sessões de fisioterapia, já tenho a amplitude e tenho todos os movimentos normais, mas fiquei com o lado direito(lado da fratura) encurtado, parece que o ombro ficou um pouco mais alto, vejo no espelho o lado direito mais perto do pescoço que o outro normal. Meu músculo trapézio superior parece flexionado, há algo que possa ser feito para que meu ombro volte ao normal?

  • Ellen fevereiro 16, 2015 at 09:53 Reply

    Olà Bom dis
    Fraturei minha clavicola Mas medici Pediu so p usar tipoia esta correrò ??? Nao deveria immobilizar em 8
    Obrigada

  • Alexandre fevereiro 16, 2015 at 11:26 Reply

    Ola Dr. Apos 15 dias, minha fratura de clavícula, que foi ao meio, me parece bem desnivelada. Não sinto dores a não ser que mecha muito o braço. Esse desvio pronunciado pode ser o calo ósseo se formando ou pode ser algo mais grave? Se for um desvio maior ainda sim é possível criar o calo ósseo? Obrigado.

  • Marcelo Nepomuceno fevereiro 20, 2015 at 15:24 Reply

    Boa tarde Drº Joel!
    Sou um ciclista competidor de Mountain Bike (Amador) e tive que interromper meu treinos que são diários (seguidos de planilha) devido a uma queda que resultou na fratura da clavícula, houve desvio e pela opinião de 2 especialistas não foi necessário a cirurgia, mas tal procedimento me tirou de algumas competições.
    Hoje faz 40 dias de recuperação e o mesmo não criou calo ósseo (visto raio x) mas pela análise do médico ao palpar ele diagnosticou que o osso já esta colando.
    Preciso voltar a treinar o quanto antes, na sua opinião, existe risco em praticar treinos em estrada com bike de Speed, quanto a queda sei que corro o risco, mas o fato da trepidação nesta fase pode prejudicar o tratamento?

  • Cláudia Borges fevereiro 22, 2015 at 10:21 Reply

    Bom dia Dr.Joel Murachovsky…
    Faz uns 2 anos que fiz uma cirurgia no ombro direito devido a roptura da clavícula. Infelizmente a cirurgia não foi um sucesso, visto que até hoje o meu braço sai aproximadamente toda semana. Fico desesperada, pois fiz no convenio que meu ex marido tinha da intermedica e hoje não tenho mais este convenio. Falei com meu médico que me operou e o mesmo disse que nada pode fazer e pediu para que eu procurasse o medico do SUS, visto que não tenho mais o convenio. Realmentre procurei, e levei todos os meus exames anteriores e mesmo só de ver os outros exames disse que seria necessario uma outra operação e me encaminhou para minha cidade de Tapiratiba (interior de São Paulo – Divisa de Guaxupé), onde infelizmente estou esperando a meses um retorno e não tenho. Eles dizem que estão aguardando e com isso sinto dores e não sei o que fazer. hoje minha clavícula saiu 2 vezes, pois só de eu dormir e virar o braço já sai, mal consigo pentear meu cabelo pois ela sai também. Pelo amor de Deus, será que tem algum exercicio que posso fazer para melhor esta situação, visto que todas as vezes que a clavícula sai a mesma volta em alguna segundos para o lugar. Tenho medo de perder o meu braço e necessito de uma ajuda urgente. Agradeço a sua atençã e que Deus te abençeo abundantemente… Obrigada! Cláudia

  • geovana fevereiro 23, 2015 at 14:17 Reply

    Ola Dr,fraturei a clavicula dia 02/01 o medico passou tipoia e 8 pq o osso tinha ficado emcima do outro muito pra dentro..hj voltei ao medico e o raio x mostrou q esta afastado um do outro e nao formou calo osseo..ele mandou esperar mais 45dias pra ver se faz cirurgia ou nao..to desesperada..devo esperar?e normal?

    • isso é muito pessoal. isso deve ser uma decisão sua com seu medico, converse com ele sobre possibilidades de consolidação, antagens e desvantagens da cirurgia, para tomar sua decisão

  • Rejane Cavalcante fevereiro 24, 2015 at 23:50 Reply

    Olá dr. Meu bebê de nove meses caiu por cima do ombro e após três dias descobrimos de onde vinha a dor pois notei q outra choros não eram normais. Ele é um bebê tranquilo. Após raio x viu se uma fissura na clavícula porém não chegou a quebrar. Apareceu um calombo na região. Some com um tempo? Ele está fazendo todos os movimentos normalmente e engatinhando porém na hora de pegar por baixo da Axila e suspender ele deixa o lado bom firme como sempre já o lado afetado ele estica o braço. Não sei se por dor ou falta de sustentação. Tenho medo de sequelas. Oq posso fazer?

    • normalmente essa fratura estara consolidada em 2 a 3 semanas e sem sequela… contudo é importante fazer acompanhamento com um especialista de ombro , até para te tranquilizar…

  • SEBASTIÃO MOREIRA CARVALHO março 2, 2015 at 23:04 Reply

    Tive uma fratura de total da clavicula no dia 01 de Novembro de 2014, utilizei gesso por 6 dias, após fui orientado a usar tipóia em L durante todo o tempo. Após 4 meses, quando tirei o ultimo raio x, ainda aparece as extremidades muito separadas da outra, uma sobre a outra com um espaço entre as duas partes dos osso. procurei uma opnião de um médico diferente do que me atendeu e este me aconselhou o tratamento cirurgico. A fisioterapeuta que tá me acompanhando disse que demorava mesmo, pois foi uma fratura total. Qual o aopnião do senhor.

    • se ainda tem dor no local da fratura e há movimento, é porque não está consolidando mesmo e nesse caso melhor operar
      se não apenas deve observar…

  • Gabriel março 7, 2015 at 00:33 Reply

    Doutor, eu nasci com o braço torto (direito) e hoje em dia tenho 17 anos, existe algum tratamento?

  • rainers março 12, 2015 at 21:54 Reply

    Olá Dr., Joel boa noite! Parabéns poe manter esse espaco!…. Tenho 48 anos e quebrei a clavícula esquerda há 4 dias, capotando da bike q encontrou um morrinho na ciclovia. O raio X indicou distância de 0,7 cm entre as extremidades separadas. A indicação foi uso de tipoia, e retorno em 3 semanas. Acho q todo mundo q passa por isso, ter a clavícula quebrada, fica receoso sobre como o osso voltará a se colar, e sinto q não sou exceção… Vejo o osso subir em direção ao trapézio e fico preocupado. Minha questão é sobre os movimentos laterais na cama, na hora de dormir. Posso dormir sobre o lado direito, com o peso do tronco caindo sobre o lado direito, o oposto à fratura? Isso porque não gosto muito de dormir de barriga pra cima, nem sei se consigo…. Muito obrigado, saudações e um abraço.

    • entenda que tudo que faz de movimento fará a fratura desviar, por isso fraturas mais instaveis e que tem mais movimento, prefiro tratar por meio de cirurgia. Existem tecnicas bem pouco invasivas cujos resultados tem sido muito bom. Se a fratura é estavel, não movimenta, acredito muito no tratamento conservador…

      • rainers março 13, 2015 at 13:47 Reply

        Obrigado pela resposta… Quanto a dormir de lado, sobre o ombro oposto, haveria alguma contra-indicação? O osso da clavícula se levantaria? Grato..!

  • Jorge março 17, 2015 at 15:35 Reply

    Olá, Dr, e a todos, uma ótima tarde. Gostaria de contar minha história, e minha dúvida. Tive o osso clavícula fraturado após uma queda na semana passada. Não sinto dor alguma mais, e não houve indicação de cirurgia, pois o desvio foi pequeno, e saí do hospital apenas com uma tipóia. Porém desde então houve a formação de um calo muito proeminente, e fico com medo de uma má consolidação, principalmente por achar q o osso está indo para o lado errado (no caso, para cima) – além disso noto uma cor um pouco amarelada na região do peito próxima ao local da fratura, muito esquisita para mim. Não sinto dor alguma ao deitar, me virar, estender o braço…. Uso tipóia quando saio de casa. Já dentro de casa costumo tirá-la pra estender o ante-braço. Estou atento sobre não mover o ombro, mas me incomoda saber q ele não está 100% estabilizado, como estaria com um oito. Minha revisão da consulta vai demorar mais 3 semanas, e estou apreensivo quanto a realizar ou não uma nova consulta com novo raio X, dado as minhas dúvidas, e também por minha condição de violonista. O senhor me indicaria fazer novo exame e nova consulta, ou aguardar, ficar tranquilo, relaxar, enfim, quanto à direção correta da consolidação? Muito obrigado pela atenção, Dr. Joel, um abraço a todos aqui.

    • o amarelado, é o hematoma reabsorvendo… quanto ao desvio e formação de calo osseo, fica dificil falar algo sem ver suas radiografias…

  • Clelia Xavier março 17, 2015 at 17:15 Reply

    Sofri um acidente de moto, a 7 dias, e fraturei as duas clavículas, estou com imobilização em oito. A dor é intensa, mesmo sendo medicada com Tramam. Meus braços estão inchados, e meus nervos duros, qdo os estico sinto um ardor. Isso é normal? Esse inchaço diminui ou some com quanto tempo?
    Obrigada

    • o edema tem relação com o trauma e imobilização… quanto a ser normal sem te examinar e ver como está a situação não tem como afirmar algo…

  • Gabriel Panizzi março 29, 2015 at 18:20 Reply

    Olá, sofri uma fratura a 30 dias em uma queda de bicicleta e não foi necessário cirurgia, estou andando normalmente pois não sinto nenhuma dor. A clavícula já está cicatrizada?

  • Ola doutor nao sei explicar direito o nome dos ossos .. Mais vo tentar explicar de uma maneira que voce entanta .. Entao sofri uma acidente de moto quebrei a escapula na altura da cabeca do umero.. Tambem quebrou a ponta da clavica e o umero se deslocou para baixo.. Fiz cirurgia de recontrucao de alguns ossos.. Enfim to de repouso.. sera que movimento do meu braco voltara o norma

  • rainers março 30, 2015 at 10:56 Reply

    Olá, Dr.!
    Após 3 semanas de minha queda da bicicleta, fiz hoje o raio X de acordo com o pedido médico. Vi pela tela do resultado que a fratura simples não teve as suas pontas nem encostadas. Não sinto dor, mas receio que o médico deveria ter me imobilizado mais, para que o osso colasse, e talvez me orientado para não me mexer em hipótese alguma. Agora estou em dúvidas sobre de consulto um especialista ou espero o retorno ao ortopedista q me examinou no dia da fratura, sendo q para a última opção aguardarei 8 dias ainda. O sr poderia me dar sua opinião, mesmo superficialmente sobre esse caso? Muito obrigado, um abraço, parabéns pelo site!

  • Leonardo de Jesus abril 1, 2015 at 19:54 Reply

    olá…. quebrei recentemente a clavícula (20 dias)… fiz consulta fiquei um tempo em recuperação pois não havia cirurgião especialista no momento, fiquei 15 dias aguardando e quando fui fazer a cirurgia foi dito que era melhor deixar que se recuperasse normalmente pelo método de repouso, no em tanto pelo RX minha clavícula esta sobreposta e sinto como se estivesse menor, tenho uma pequena dor no peito (sensível ou ardência),mais um nervo ou ligamento em baixo do pescoço puxado no local da fratura… faço atividade física adoro correr e quero fazer uma cirurgiã pois sinto que se recuperar da forma que esta, terei sequelas que me impediriam de correr, nadar, andar de bicicleta de forma normal… quero saber se mesmo depois de 20 – 25 dias posso fazer sem problemas.

    Aguardo resposta e desde já agradeço… se precisar envio o RX por e-mail para melhor analise…ou entro em contato…

  • paulo eugênio abril 1, 2015 at 20:16 Reply

    Olá dr. estou com a clavícula quebrada a 40 dias, usando tipoia e imobilização em 8. Estou ansioso para sentir a fratura consolidar, mas ainda sinto alguns estalos (crepitaçao ósseao)na clavícula, quando faço algum movimento ou mesmo quando estou no carro ou no ônibus. Eu não sinto mais dor e consigo fazer vários movimentos que não conseguia. Não tirei as imobilizações, mas na hora do banho sinto que está tudo voltando ao normal, mas os estalos permanecem, como se o osso não estivesse consolidado . A minha dúvida é saber se isso é normal, ou seja, sentir estes movimentos na fratura e não sentir dor. Eu coloco a mão sobre a fratura e sinto que quando eu elevo o ombro, a clavicula acompanha mas existe flexibilidade na região da fratura . Estou com receio do calo ósseo não estar se formando . Quanto trempo demora pra crepitação parar ? crepitação é sinal de não calcificação ? Obrigado=

    • sim é sinal que sua fratura não está consolidada… a consolidação geralmente ocorre em 6 semanas mas pode levar ate 3 meses… precisa de acompanhamento periodico de raio x para se ver a evolução e de se possivel acompanhando com um especialista em ombro…

  • Rafael abril 2, 2015 at 23:43 Reply

    Ola dr.

    Tenho 23 anos e fraturei a minha clavícula direita num acidente de carro, fui indicado a usar tratamento conservador (com ligas tipo 8) após 4 semanas comprei um colete imobilizador recomendado pelo medico. A minha clavícula tem um desnível, raio x que tirei após as 4 semanas esta parecido a este ( https://ortopediasp.files.wordpress.com/2012/10/20121002_120658.jpg )

    Gostaria de saber se não sera melhor operar. Ja sinto calo ósseo, mas tenho medo de ficar com um ombro mais curto e problemas no futuro.

    Obrigado desde já.

    • isso realmente deve ser uma preocupação e sugiro que converse com seu medico… não é etico eu aqui dar opinião sobre o tratamento de outro colega…

  • Roselei Branco abril 3, 2015 at 21:03 Reply

    Boa noite Dr. Minha mãe fraturou a clavícula em uma queda doméstica, foi atendida no pronto socorro, o médico colocou uma espécie de faixa com manga de camisa…nem sei explicar direito, e pediu para ela retornar em 4 dias, é normal, pois ela sente muita dor e parece ter uma ponta de osso saliente. Até quantos dias pode ficar sem fazer cirurgia?? Obgada.

    • a indicação para cirurgia depende do desvio da fratura e quantos dias a esperar, quanto antes mais facil é realizar a cirurgia…

  • Cris abril 6, 2015 at 07:47 Reply

    Dr.
    Minha sobrinha sofreu um acidente de moto e fraturou a clavícula.
    3 médicos recomendaram cirurgia devido ao desvio ter sido acentuado e 1 não recomendou.
    Quais os riscos desta cirurgia? Ela terá que colocar placa e 8 pinos.
    é uma cirurgia mais simples, ou com riscos iguais a qualquer uma outra?
    com quantos dias mais ou menos é recomendado a alta após o procedimento cirurgico?
    Os movimentos voltam ao normal? ela poderá fazer tudo o que fazia antes?

    obrigada,

    • se o desvio era acentuado, o melhor seria a cirurgia mesmo… menor chance de sequelas num futuro
      quanto a tecnica a ser empregada… depende da fratura… eu tenho tentado o uso de hastes intra medulares e minha experiencia tem sido bem positiva

  • Theylor abril 6, 2015 at 12:07 Reply

    Fraturei minha clavícula a 6 meses atrás, posso ir à academia sem medo? Ou ainda tem algum risco? Obrigado

  • fabiano abril 9, 2015 at 08:20 Reply

    doutor a minha fratura parece ki saiu um pouco fora pq apareceu um calo no local e depois de 1 mes agr ta doendo mtu e normal ?

  • Anonimo abril 9, 2015 at 17:26 Reply

    Ola n sei se fraturei o brco ou coisa do tipo mas ando centindo dores fortes bem atraz do ombro, consugo mexer mas n consigo botar para cima oq esta acontecendo?

  • alequissandro abril 11, 2015 at 23:40 Reply

    Olá doutor boa noite verdade ou mito que coca cola atrapalia na calcificação do osso fraturado.

  • ola dr vai fazer 1 ano agora em maio nao sei direito que parte e da minha clavícula mais e a quela parte que e perto do tórax da clavícula é quela parte que e pontudinha fui a o banheiro quando olhei no espelho o da parte direito tava mais pontudo do que o outro e ta doendo muito nao levei nenhuma pancada e nem lesionei em canto nenhum mais fraturei a clavícula quando eu tinha 1 ano de idade e hj tenho 14 anos e o medico so fez imobilizar e disse que com o tempo colava e quando faço movimento com o meu ombro pra frente e pra traz fica mais pontudo ainda e fica doendo e sinto uma agoniaçãozinha fui ao pronto socorro e falaram que so tiravam o raio x se fosse ressente e se eu tivesse feito alguma lesão ou alguma pancada o que o senhor acha que deve ser

  • RODRIGO GEORGES abril 15, 2015 at 13:39 Reply

    Dr, boa tarde!

    Fraturei a clavícula há 2 meses,já recebi alta e retirei a tipoia americana,quando posso voltar à musculação? mesmo que seja com pouco peso para fortalecer a musculatura do ombro e braços. Obrigado!

  • vini abril 17, 2015 at 20:32 Reply

    dr querbrei a clavicula a 90 dias fis um tratamento em 8 mais sinto um pouco de dor no local da fratura é normal?

    • normalmente não.. sugiro que faça um raio x e converse com seu medico para ele avaliar o exame e te explicar como esta o processo de consolidação…

  • raul de souza abril 20, 2015 at 19:03 Reply

    Dr apos dois meses da fratura na clavicula o osso nao colou e o medico me disse q 90% dos casos se consolidam e 10% nao , e 9% o osso nao cola e q eu tirasse a tipoia e comessasse a movimentar o braço e fizesse fisioterapia e voltasse nele depois de 45 dias caso nao tenha dor eu ficarei assim com a clavicula quebrada e q nao teria probl
    de movimentar e me prejudicar , peço uma opiniao desde ja agradecido.

  • Luiz Antonio abril 23, 2015 at 21:10 Reply

    Olá Dr. Meu filho de 8 anos mora com a mãe na zona rural, ele veio passar o feriado comigo e descobri que a uma semana ele tinha caido do cavalo e com o um raio X identifiquei q ele fraturou a clavícula. O primeiro medico q o examinou disse que seria necessário uma intervenção cirúrgica e o encaminhou para outra cidade, chegando lá, o médico colocou uma tipóia em oito e recomendou usa-la durante 15 dias, depois disso seria só tirar a tipóia, nem mesmo um retorno ou outro raio X ele pediu. Estou preocupado. Achei a fratura muito grave pra ser tratada apenas com a tipóia. Posso te enviar a foto com raio x pra que o Dr me aconselhe. Por favor doutor estou realmente preoculpado.
    caso queira a foto meu wattsapp é 66 96796974. Desde ja agradeço.

    • infelizmente não é etico tratar de um paciente por telefone… entendo seu desespero, mas não posso… precisa procurar um especialista em ombro na região e levar seu filho para que ele avalie seu filho e as radiografias, ok? boa sorte

  • joelma abril 29, 2015 at 19:38 Reply

    boa noite me chamo joelma,cai de bicicleta e quebrei a 1/3 da clavila fiz cirurgia sinto dores na costela e no cotovelo gostaria d sbr se isso e normal e qnt tmp mais ou menos ficarei com esse pino

  • Daiane maio 3, 2015 at 23:37 Reply

    Doutor, boa noite! Sofri acidente de moto e quebrei a clavícula, foi feito uma cirurgia e colocaram uma placa já fazem 15 dias está correndo tudo bem graças a Deus. Mas fui ao médico quinta-feira agora.. e esqueci de perguntar se eu posso começar a usar sutiã já.. porque se eu for colocar vai pegar bem em cima da cirurgia.. Por favor me ajuda!

  • Jessé de Almeida maio 4, 2015 at 18:28 Reply

    Olá, boa noite, meu caso é q minha clavícula consolidou mas ficou muito exposta e o osso q era um “S” virou um “L” com a pontinha pra fora, o medico mandou fazer mais fisioterapia, levanto meu braço quase todo pra cima, mas sinto dores quando exercito varias vezes, to conseguindo fazer flexão sofrendo, queria saber se daqui mais pra frente, vou poder pegar força e mover sem dor. já que o médico disse pra eu fazer mais fisio q não interferiria meus nervos. já faz 4 meses que fraturei.

    • infelizmente como não te examinei e nem vi suas radiografias não consigo opinar. O que posso te dizer é que pacientes que ficam com encurtamento maior do que 2 cm , com desvio mais acentuado tendem a evoluir com o ombro encurtado e para frente e com a escapula rodada e isso atrapalha para as atividades esportivas principalmente…

  • Odair Bittencourt maio 6, 2015 at 20:23 Reply

    doutor eu sofri um acidente de moto e quebrei a clavícula, hoje faz 20 dias e ainda estou com o 8 eu gostaria de saber quanto tempo previsto para a remoção desse 8 ja não estou sentindo nada alem de uma pequenas pontadinha minimas de nada

    • geralmente a fratura leva 6 semanas para consolidar, mas precisa manter o acompanhamento com seu medico e deve fazer radiografias periodicas para se confirmar isso

  • Nínive maio 7, 2015 at 16:11 Reply

    Ola Dr…
    Em 2012 sofri una acidente, frarurei a clavícula e foi colocado contenção em 8. Foi realizado acompanhamento por 6 meses e tive alta. Porem o ano passado, acabei caindo em cima do ombro do lado fraturado. Hoje sinto muitas dores.
    Gostaria de saber se ainda posso fazer a cirurgia e qual seria o melhor método!
    Obrigada!

    • primeiro precisa saber o que esta causando essa dor, entende? sugiro que procure um especialista em ombro na sua região para ser avaliada ok?

  • Juliana maio 15, 2015 at 09:39 Reply

    Oi, queria saber se é normal eu sentir tanta dor na clavícula depois de 19 anos .. ela foi quebrada na hora do parto e hoje com 19 anos alguns movimentos que faço doem de mais .

  • EDNILSON NUNES maio 18, 2015 at 14:47 Reply

    BOA TARDE DR. SOFRI UM ACIDENTE DE MOTO DIA 14/12/2014 E OPEREI DIA 18/12/2014 E JA SE PASSARAM 05 MESES HOJE E FOI COLOCADO UM FIO METALICO POR DENTRO DO OSSO E ATE HOJE NÃO CALCIFICOU POIS BATI UMA RADIOGRAFIA E CONTINUA SOLTA AS PARTES, MAS O FIO CONTINUA SEGURANDO
    GOSTARIA DE SABER SE E NORMAL POIS JA SE PASSARAM 05 MESES E AINDA NÃO CALCIFICOU.E TENHO 34 ANOS E TOMEI CALCIO O MEDICAMENTO INDICADO FOI (DK2)
    E QUAL O PRAZO MEDIO PARA CALCIFICAR?

  • valdecir junior maio 19, 2015 at 19:38 Reply

    Boa noite doutor, quebrei a cavicula e fiz a cirurgia. portanto estou com os dedos da mao dormentes e formigando, poderia me ajuda. O que pod. Ter acontecido

    • Pode ser muita coisa, o mais correto é comunicar isso ao seu medico e pedir para ele te reavaliar para ver se esta tudo certo… assim voe fica mais tranquilo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *