Fratura de Clavícula

Fratura de Clavícula

texto de Dr. Joel Murachovsky     Contatos: 11-32570763   ou   11- 37438251

FRATURA DE CLAVÍCULA Causas, Sintomas e Tratamento

A Clavícula é o osso da parte da frente do ombro. É fácil palpar esse osso e devido a sua localização superficial, um trauma nessa região pode quebrá-la. Esse osso protege vasos sanguíneos e o plexo Braquial e diversos músculos têm relação anatômica com a Clavícula.

A Fratura de Clavícula é uma causa de dor no ombro e representa, aproximadamente, 40% das frauras que ocorrem na cintura escapular.

O mecanismo mais comum para causar uma fratura de Clavícula é o trauma direto sobre o ombro, seja por um objeto ou após uma queda.

O paciente apresenta dor no ombro, edema local, deformidade, um hematoma localizado e impotência funcional.

Em um paciente com Fratura de Clavícula, o exame neurológico é importante, pois pode ocorrer lesão do Plexo Braquial e, examinar a perfusão e pulsos distais também, já que vasos importantes passam próximo a Clavícula.

Fratura de Clavícula tratada com placa e parafusos

Fratura de Clavícula tratada com placa e parafusos

Normalmente, a radiografia simples é capaz de diagnosticar uma fratura de Clavícula, mas duas a três incidências devem ser solicitadas. Apenas em casos especiais a tomografia tem indicação (certas fraturas do terço lateral ou do terço medial).

Os objetivos do tratamento são: a consolidação da fratura, mínima deformidade e retorno as suas atividades funcionais. Depende da idade do paciente, atividades do paciente, condições locais e gerais do paciente, localização da fratura e presença de lesões associadas.

O tratamento não cirúrgico é indicado quando há pouco desvio entre os fragmentos, isso é mais comum nas fraturas do  terço proximal  e terço médio e, em certos tipos de fraturas do terço lateral.

Quando é possível o tratamento conservador, prefiro a imobilização com a tipóia de lona, evitando que o paciente realize a elevação do braço até a consolidação da fratura. Permitimos ao paciente que ele realize flexo-extensão do cotovelo e rotação lateral passiva e ativa-assistida. Após a consolidação da fratura o paciente inicia fisioterapia para  ganho de amplitude de movimento e, posteriormente, fortalecimento da musculatura da cintura escapular.

Existem situações em que devemos indicar o tratamento cirúrgico, tais como: ombro flutuante, fratura exposta, desvios acentuados e algumas fraturas da porção lateral da clavícula.

A técnica cirúrgica depende da localização da fratura. Geralmente, as fraturas do terço médio da clavícula são tratadas com placa e parafusos ou hastes intra medulares e, se necessário, enxerto ósseo. Já as fraturas do terço lateral podem ser tratadas com dupla amarrilha de fios inabsorvíveis e estamos realizando realizando esse procedimento por artroscopia e a reabilitação segue o mesmo princípio do tratamento conservador.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11- 32570763 ou 11-37438251

95 Comments on “Fratura de Clavícula

    • dificilmente uma fratura de clavícula dá essa sintomatologia, mas as fraturas mediais dão muito desconforto. Contudo se houve luxação esteno clavicular ai sim pode sentir o que vem referindo…

  • Gustavo julho 7, 2014 at 11:15 Reply

    Olá Dr. Tudo bem? Sofri uma fratura na clavícula há 39 dias, o motivo da fatura foi queda na ponta do ombro. Ainda uso a imobilização em oito, e ela já está quase toda consolidada. Estou achando estranho pois existe um ‘nódulo’ entre o pescoço e o trapézio. É normal? Muito obrigado pela atenção.
    Um grande abraço!

    • não acredito que seja normal… por favor marque um retorno com o colega que te operou para ele dar uma olhada… existem algumas coisas que podem causar isso e seria importante vc ser avaliado
      boa sorte

  • adriana julho 9, 2014 at 21:43 Reply

    Dr., tenho 46 anos, fraturei a clavícula há 60 dias e fiquei com o 8. Dia 8/7/14, a médica tirou um RX, disse que começou a formar o calo ósseo e tirou o 8 e me indicou que usasse a tipóia que pega todo o braço por mais um mês e disse para eu levantar o braço acima da cabeça algumas vezes ao longo do dia, mas não consigo. Dói. Estão corretos esses procedimentos? Ainda preciso da tipóia? Muito obrigada.

    • eu não posso opinar pois não vi sua radiografia e não te examinei… ter dor nessa fase é normal pois ficou 60 dias sem elevar o braço… sugiro que tire suas duvidas quanto ao seu tratamento com a colega que lhe tratou. boa sorte

  • Alverlan 5 julho 10, 2014 at 15:16 Reply

    Olá, sou policial militar e recentemente sofri uma fratura na clavícula procurei 3 opiniões diferentes e ambas foram favoráveis ao trato conservador. No entanto, até por nunca ter sofrido um trauma assim é por ter ouvido “histórias” a respeito estou com muito medo de ter alguma sequela após a recuperação, principalmente no que tange à certos esforços físicos inerentes à minha profissão (subir muros, fazer barra, esforços de elevação, etc)… Gostaria de saber se existe alguma restrição ou alguma situação que possa interferir no meu trabalho e/ou na minha qualidade/estilo de vida após a recuperação. Obrigado!

    • se foi indicado tratamento conservador para sia fratura de clavícula é porque ou a fratura não tem desvio ou o desvio é aceitável e portanto deve consolidar sem qualquer problema e na grande maioria das vezes a evolução é muito boa, mas precisa fazer uma boa reabilitação

  • Marcia Mello julho 13, 2014 at 11:50 Reply

    Bom dia!
    minha mãe sofreu acidente de carro.
    Fraturou a clavicula, e algumas costelas.
    no primeiro atendimento ñ tinha muito desvio. Mas a imobilização, ñ segurava a fratura. E os rx seguintes, apresentaram desvio.
    Mas os medicos disem q ñ pode operar devido a idade (68 anos).
    O medico com 6 dias de acidente tirou a imobilização de atadura e colocou tipoia.
    Será q vai consolidar? Ela podera mexer o braço e terá vida normal?

    agradeço a ajuda!

    • infelizmente toda fratura tratada sem cirurgia pode perder a posição…
      quanto a idade não acredito que isso seja um problema para se indicar uma cirurgia, na verdade depende se sua mãe tem condições de fazer uma cirurgia do ponto de vista clinico-cardiologico…
      se o desvio for pequeno e passivel de tratamento conservador a fratura normalmente consolida e o paciente não fica com sequelas
      boa sorte

  • Aparecido B julho 13, 2014 at 17:43 Reply

    Boa tarde! acabei de sofrer fratura, já coloquei tipoia q acabei de comprar, mas como procedo para o banho posso mexer com ombro neste caso, ou isso pode prejudicar?

    • pode rodar o braço… não deve elevar… contudo acredito ser importante que acompanhe com um colega especialista em ombro para ter todas as informações pertinentes ao seu tratamento

  • Ediley julho 14, 2014 at 12:27 Reply

    Olá, sofri uma fratura do terço medio da clavicula esquerda e passei por cirurgia onde foi colocado uma placa com 6 parafusos e enxerto retirado da bacia, já me recuperei da cirurgia e meu osso ja esta totalmente calcificado, pouco antes da total calcificação, retirei um pafaruso, pois a calcificação estava empurado um parafuso para fora do osso.

    Agora gostaria de um conselho, a placa e os parafusos me incomoda em alguns movimentos e quando carrego mochila, queria saber se para retirar a placa, quanto tempo de repouso preciso aproximadamente e se após a retirada da placa meu osso ira ficar fragil ou se pode trazer algum outro problema pra mim.

  • Guinaldo julho 15, 2014 at 19:57 Reply

    Dr. Sofri um acidente e quebrei a clavícula ja esta colado o osso e fui liberado pra trabalhar só k tem um caroço enorme na minha clavícula. isso com tempo some ?

  • siderlandia julho 16, 2014 at 18:52 Reply

    Boa noite,então fui diagnosticada com fratura da clavícula as 2 meses atras,tenho muita dor,tem movimentos que não consigo fazer, mas hoje fiz um RX e o resultado deu que a clavícula esta conservada mas sinto muita dor,o que pode ser?A dor é como estivesse queimando.

  • Fonseca julho 18, 2014 at 11:23 Reply

    Olá bom dia Dr. sofri uma queda jogando futebol e bati o ombro no chao senti muita dor mas nao fui ao médico. Coloquei gelo no local, e a dor passou após 2 dias, só que no meu ombro ficou um caroço e as vezes depenendo do movimento ainda sinto um pouco de dor. Será que com o tempo meu ombro volta ao estado normal?
    Obrigado!

    • sugiro que procure um especialista em ombro na sua região, pois o que deve ter ocorrido foi uma luxação acromio clavicular grau 2 onde parte dos ligamentos foram rompidos e seria bom acompanhar isso de perto
      boa sorte

  • Sérgio Faria julho 18, 2014 at 19:58 Reply

    Doutor, fiz uma cirurgia na clavícula dia 11/06, colocaram platina com sete parafusos, 20 dias depois um parafuso começou a aparecer, fizeram a retirada dele, hoje, 18/07, fiz um raio x por conta própria em outra clínica sendo o resultado: fratura consolidada desalinhada do terço distal da clavícula esquerda. isso pode ser considerado normal ou é bom já retornar ao médico-cirurgião que me atendeu, visto que ainda não está no prazo que me pediram para o retorno.

  • Angelica julho 18, 2014 at 20:38 Reply

    dr. Quebrei a clavicula quando tinha 5 anos agora tenho 24 e sinto uma dor franca quando pego algum peso o que pode ser?

    • isso depende de onde te doi e em que posição…, pode ter uma tendinite por sobrecarga, mas pode ser outras coisas… sugiro que procure um especialista em sua região para poder ser avaliada…

  • gustavo mermejo julho 18, 2014 at 21:57 Reply

    Ola, sofri uma fratura de clavicula em uma queda grave de bicicleta. A clavícula esta partida em três partes, que seria as extremidades e a parte do meio, neste caso não seria correto intervenção cirúrgica? Alem da clavicula quebrei a escapula da metade para baixo. O médico que me atendeu primeiramente disse que seria caso para cirurgia , depois mudou o diagnóstico para enfaixamento em oito, o que é correto afinal? Peço sua orientação.

    • se voce quebrou a escapula tambem o enfaixamento em 8 acaba sendo insuficiente e acredito que uma tipoia deva te deixar mais confortavel… as indicações cirurgicas para fratura de clavicula são precisas… se há duvida da sua parte, volte e converse com o coelga que esta te tratando e se quiser, vc tem o direito de procurar outra opinião de um especialista em ombro da sua região…

  • ola dr. tenho 17 anos e quebrei a clavicula em abril de 2013 jogando futebol quando fui ao medico no 1° dia so me receitou por gelo no local afectado e dai passou , agora notei que ha um caroço.Quero saber:
    1° será que crescerá depois do acidente?
    2° depois desse todo tempo ainda ha forma de concerta-lo?

    • se realmente tem mais de um ano não deve crescer e sim diminuir um pouco… isso provavelmente é o calo osseo que se formou… e não tem como consertar isso.. seria prudente voltar ao colega que te tratou e ser avaliada por ele, explicar o que esta te incomodando, ok?

  • Felipe Soares julho 20, 2014 at 13:08 Reply

    Olá, minha mãe foi atropelada por um carro, sofreu fratura na clavícula, fez cirurgia e colocou a placa e 9 parafusos. O pós cirurgia não teve muita dor, após um mês iniciou a fisioterapia, onde vinha se sentindo muito bem, sem nenhuma dor e logo após 10 sessões, começou a sentir dores muitos fortes no ombro, a ponto de ser atendida na emergência. Tiraram raio-x da clavícula e ombro e não detectado nada. Passaram anti-inflamatórios e analgésicos, com o diagnóstico de “tendinopatia subescapular e supra espinhal”, onde apenas diminuiu um pouco as dores. Ela tem dificuldade de dormir e se movimentar por motivo das dores fortes e está se queixando bastante, o seu médico responsável pela cirurgia está de férias e só volta em agosto. A médica da emergência passou um ultra-som e ela continua fazendo a fisio. Isso é normal? O que pode está acontecendo? O que devemos fazer? Obrigado pela atenção.

    • 1- deve-se ter certeza que esta tudo bem com a cirurgia
      2 se tudo bem, investigar adequadamente se não há um rompimento do manguito rotador, e se realmente tudo bem deve-se descartar a evolução para uma capsulite adesiva, que pode eventualmente ocorrer…
      sugiro retornar o mais breve possivel com o colega que a operou para uma avaliação adequada

  • Jonathan julho 20, 2014 at 19:40 Reply

    Olá, Doutor é normal a clavicula estar saltada ?? também sinto um desconforto no peito direito, umas dores, parece que tem algo beliscando, tem algo a ver com a clavicula ??

  • Vagner julho 22, 2014 at 21:54 Reply

    Dr, quebrei a clavicula faz uns 10 anos ja,fui ao medico fiz o tratamento normal, só que agora esta me incomodando bastante, esta doendo no local onde tem o calo ósseo, e essa dor passa pro ombro inteiro, o que eu faço pra melhorar essa dor?

    • a fratura consolidou? pois não deveria doer se esta consolidada… e irradiação e dor no ombro só ocorre se houve um encurtamento maior do que o aceitável… acho importante eventualmente procurar o medico que lhe tratou e apos te examinar e eventualmente solicitar algum exame, descartar alguma outra lesão também…
      boa sorte

  • clovis julho 23, 2014 at 19:03 Reply

    Boa noite doutor, por favor sofri uma fratura de clavicula a 9 meses atras, no meu primeiro retorno ao medico um mes depois ele nao tirou raio x apenas apaupou meu ombro e disse que estava calcificando e nao havia necessidade de cirurgia. So que por ainda ter dores enormes e estranhar nao ter tirado raio x fui em outro medico que tirou o raio x e disse que alem de nao esta calcificando tinha um desvio muito grande e tinha de fazer cirurgia so que nao foi feito. Bom resumindo ate hoje estou fazendo fisioterapia porque ainda nao tenho condiçao de exercer minha funçao que exige demais do ombro. E de la pra ca ja tirei raio x com outros tres medicos de outros hospitais e todos disseram que deveria ter feito cirurgia porque o desvio ficou muito grande e possivel ver que o ombro esta menor e mais caido pra frente. Pergunto ao senhor sera por isso que esta demorando o tratamento, e por isso ainda sinto dores no ombro e formigamento constante no braço e mao, estou ate pensando em fazer uma ressonacia magnetica, o senhor acha necessario, obrigado.

    • a ressonancia não acredito ser necessaria, mas primeira coisa que você precisa saber é se a fratura consolidou ou não, segundo- se ela consolidou, se esta muito encurtada…
      acredito que seria importante a avaliação de um especialista em ombro na sua região…

  • Sofri um acidente de moto cai com minha clavicula no chao e ela saltou fiz cirurgia vou voltar no medico depois de 15 dias para reavaliaçao terei minha vida normal depois deste acontecimento??? Quanto tempo de recuperaçao???
    Desde ja agradeço…

    • fazendo a cirurgia tem tudo para voltar ao normal… quanto a recuperação sugiro que converse com o colega que te operou pois eu não sei qual tecnica ele usou no seu caso…
      boa sorte

  • Cris Oliveira julho 24, 2014 at 11:47 Reply

    Olá cai de moto fraturei a clavícula tem 2 meses e com 45 dias o ortopedista mandou eu parar de usar a tipoia e começar a movimentar o braço normalmente,so que sinto muita dor quando deito,a dor vai do pescoço ate o braço o que pode ser? O que devo fazer muito obrigado

    • acho que deveria voltar ao colega que esta te tratando e fazer novos raio x para se ter certeza que a fratura esta consolidada e se sim eventualmente fazer outros exames que o colega achar pertinente após re examina-la
      boa sorte

  • Eduarda julho 27, 2014 at 02:15 Reply

    Dr. Faz mais de 1 ano q fraturei a clavícula esquerda, comecei a fazer fisioterapia mas só fiz 10 sessões. Agora comecei a fazer rpg.
    Tenho 17 anos e sinto muitas dores no ombro onde formou um caroço. E quando vou dormir toda noite as dores se agravam e a costa também dói. Foi constatado também desvio de coluna por conta do 8 q usei por muito tempo.
    Bom, agora gostaria de saber:
    1. Continuo com o rpg
    2. Devo fazer mais sessões de fisioterapia
    3. O osso está consolidado mas se eu fizer cirurgia para de doer
    4. Sei q não posso pegar peso, com isso posso ou não ter filhos um dia
    5. Qual remédio o senhor recomenda pras dores q sinto

    • sem te examinar e avaliar seus exames não tenho como opinar de maneira adequada. Uma coisa que pode ter acontecido é que sua clavicula consolidou muito encurtada e isso provoca uma rotação da escapula o que causa dor no ombro e isso não tem muito como tratar… teria que quebrar a clavicula, colocar enxerto e colocar uma placa para fixar essa fratura e isso nunca vi descrito na literatura…

  • Victor julho 27, 2014 at 11:33 Reply

    Bom dia!
    Quebrei a clavícula e tive que colocar uma placa e 6 parafusos. 10 meses depois me parece que um dos parafusos está folgado, é possível que o parafuso esteja folgado? Caso esteja folgado, poderei retirar a placa?
    Obs: Nunca sentir dor na clavícula após a cirurgia.
    Desde já agradeço a resposta. Obrigado

    • pode acontecer sim… precisa-se apenas ter certeza de que a fratura esteja consolidada… quanto a retirar a placa eu esperaria pelo menos 1 ano apos a cirurgia

  • Vany Guimarães julho 28, 2014 at 13:51 Reply

    Dr. meu filho tem 14 anos e quebrou a clavícula fazendo jiu jitsu o médico disse que a demora na recuperação é de 6 semanas, o prazo pode ser maior ou não, porque meu filho não sente mais nada e não quer retornar as consultas, hj foi fazer raio X quase amarrado, caso abandone o tratamento pode acarretar em danos futuros???

  • Diesika julho 30, 2014 at 09:57 Reply

    Oi. Quebrei minha clavícula a 4 meses em um acidente de moto, estou usando a imobilização em 8 sem tipoia o osso ainda esta com um desvio pequeno, tem alguma chance de consolidar sem cirurgia depois de tanto tempo?

  • Thaís julho 30, 2014 at 16:38 Reply

    Meu marido quebrou a clavícula ontem e foi atendido na emergência de um hospital público. Tiraram rX e não indicaram cirurgia, apenas colocaram aquela tipóia de emergência. Não indicaram que ele trocasse, mas compramos uma tipóia que segura no cotovelo e passa pelas costas e trocamos já que a outra estava dando dores no pescoço. Teremos que voltar ao hospital em sete dias, porém o rX que vi me pareceu estarem bem distantes as partes quebradas – quebrou no meio. O que seria um desvio grande para se indicar cirurgia? quando olho o local fraturado, percebo um inchaço, mas também uma pequena depressão. mesmo o ombro estando imobilizado é possível que as partes não cicatrizem na posição correta?

    obrigada.

  • matheus felizardo agosto 2, 2014 at 05:57 Reply

    Olá doutor
    Sofri um acidente a exatamente 1 mês, mas estou fora do país então está sendo difícil me virar com o que o médico fala
    Meu ombro já não dói praticamente , então 1 semana atrás cometi o erro de retirar atrás tipoia (a normal) que o médico deu
    Ainda não sinto dor, mas a região próxima da clavicula está amarela, e o lado da clavicula quebrada está claramente mais baixo.
    Queria saber se esse desnível melhora com a fisioterapia ou se a clavicula consolidou na posição errada. E se sim, se vale a pena realizar uma cirurgia no Brasil quando estou voltar.
    Obs: tenho 18 anos
    Abraços e obrigado

  • Eduardo camiletti agosto 4, 2014 at 01:51 Reply

    Doutor, cai de moto e fraturei a clavícula. Já faz uns 8 meses. Uns 4 meses atrás fui ao médico especializado em traumas desse tipo e disse que estava sentindo minha clavícula “pulando” pra fora. Ele me pediu um raio x e logo após uma ressonância. Disse que o meu caso era uma luxação e não indicaria cirurgia por ser perigoso. Mandou eu comprar a tipóia. Comprei e não usei, mas fiz repouso. Minha clavícula ainda continua pulando pra fora quando levanto o braço. Será que vai voltar ao normal? E eu posso seguir minha vida normalmente? Fazer academia por exemplo? Aguardo sua resposta. Abraço!

  • Richard V. agosto 8, 2014 at 15:25 Reply

    Boa tarde Dr. Quarta – feira(06/08) eu fraturei a clavicula jogando futebol em uma queda, na hora eu tentei voltar no lugar achando que era o ombro que tinha saido do lugar, e só depois que tirei a camisa que eu vi o osso apontado para cima. Fiz o raio x e realmente estava fraturada, mas o que eu achei estranho é que o medico que me consultou, não colocou a mão em mim e falou pra eu tomar um medicamento (Paco x Nimesulida) e ficar com tipoia. Minha duvida é: apenas fazendo isso meu osso vai desses sozinho pro lugar? Estou com medo, pois eu luto Jiu Jitsu, Malho, jogo bola e faço muita coisa com esse braço, estou com medo de ficar com alguma sequela. como não consegui contato com o médico, resolvi tirar a duvida com o Sr. espero que possa me dar uma luz. Muito obrigado desde já. Abraços, Richard.

    PS: O Dr. que me atendeu, disse que hoje em dia não se usa mas o 8, isso procede?

    • o tipo de imbilização pode ser tipoia simples ou o 8, contudo sugiro que procure um especialista em ombro na sua região pois pode ser necessário alguma intervenção

  • Raphael Santos agosto 10, 2014 at 22:47 Reply

    Olá DR. eu tenho 20 anos, quebrei a clavicula em um acidente de moto, o medico que me antendeu é especialista em ombro, e recomendou o modo conservaçao, utilizando a tipoia em 8 e a que chamam de americana me dando um prazo de 3 meses pra voltar as atividades… ficou um pouco alta a clavicula e tem exatamente 97 dias e ainda sinto dores; no ombro ao lado da fratura e atras na regiao das costas perto da fratura e na propia fratura… a minha duvida é se a clavicula irá baixar ainda mais , e se é normal essas dores continuarem depois de tanto tempo da fratura

  • Aparecido B agosto 12, 2014 at 08:39 Reply

    Bom dia! Doutor tive fratura na esquerda a 32 dias, ainda estou na tipoia, sinto alguma dor no calombo q esta saltado, mas a maior é nos músculo, pergunto se posso já sair um pouco da tipoia e começar alguns movimentos,de leve, pra não ficar tudo pro final já que o retorno será so daqui 13 dias? Muito obrigado.

    • Aparecido B agosto 15, 2014 at 15:07 Reply

      É do SUS, mas muito obrigado, pelos relatos tirei algumas duvidas,obrigado mesmo, é excelente trabalho que vc presta, Deus lhe abençoe!

  • Jonas Valter Nascimento dos Santos agosto 12, 2014 at 11:37 Reply

    Olá , Muito bom dia senhor Joel Murachovsky. Vou ser breve , Quebrei minha clavícula direita a cerca de 1 ano e meio . Quero tirar duas dúvidas com o senhor . a primeira é : conformo ando de moto em uma longa distancia . de 40 minutos mais ou menos para ir e voltar do trabalho , Minha clavícula dói , Proporcionando um certo incomodo nas costas. OBS: só dói quando ando de moto para longe , Acredito que que devido a posição de pilotagem . Outra é , Posso frequentar academia normalmente sem nenhum risco de ficar ´´ torto ´´ ou algo do tipo , e quero saber se à musculação ajudara a diminuir o calo ósseo ou se irá me prejudicar . Aguardo atenciosamente a sua orientação doutor Joel Murachovsky , Me chamo Jonas,tenho 22 anos . e desde já , Muito obrigado , O senhor já me respondeu ?

    • Jonas, pode fazer academia se sua fratura consolidou e isso infelizmente não diminui o calo ósseo…
      o fato de ter dor quando fica muito tempo andando de moto parece realmente ser muscular… fazer alongamento e fortalecer os músculos do ombro e costas são muito importantes…
      boa sorte

  • Leandro agosto 12, 2014 at 12:07 Reply

    Boa tarde
    ” parti” fracturei 1/3 distal da clavícula no dia 13 de julho, fizeram-me uma emoblizaçao Velpeau. entretanto retiraram a emoblizaçao no dia 4 de agosto. entretanto o doctor mandou fazer fisioterapia em casa , com a rotação do ombro frente e traz durante 5 dias e depois começar a subir o braço pelas paredes de casa.
    Bem a questão e que sinto resultado mas sinto muita dor na zona do cotovelo em certos movimentos, gostaria de saber se e normal? e se pode indicar alguns exercícios para ajudar uma rápida melhora do meu braço? pois ainda n o consigo comandar como gostaria.
    AGRADECIA SUA SUGESTÃO ABRIGADO.

    • essas dores são normais, especialmente se não movimentou seu braço durante o período de imobilização.quanto a outros exercícios , preferiria que conversa-se com seu médico para ele te passar o que ele achar conveniente
      boa sorte

      • Leandro agosto 12, 2014 at 16:31 Reply

        obrigado pela tranquilidade. pois ja me estava a preocupar. .

  • joao agosto 12, 2014 at 14:02 Reply

    boa tarde Dr sofri acidente e quebrei a clavicula no dia 27 julho 2014 estou usando 8 , posso tirar para banho quanto tempo demora para calcificaçao

  • vinicius agosto 13, 2014 at 05:50 Reply

    Olá doutor, quebrei minha clavicula faz uns 2 meses jogando futebol, fiquei 40 dias com a tipoia e o medico falou pra fazer 10 sessoes de fisio e eu tava liberado, eu jogo profissionalmente, joguei bola depois de 3 sessoes e senti uma dorzinha nada demais, mais sinto dor só quando forço o braço mesmo, será que posso voltar jogar normalmente?

  • Carlos Augusto agosto 15, 2014 at 15:54 Reply

    Olá Dr., sofri um acidente em 2006 e fraturei a clavícula na parte próxima ao pescoço. Durante alguns meses não conseguia sequer levantar o braço por falta de força no ombro, após tratamento de fisioterapia consegui fazer todos os movimentos que fazia antes. Ocorre que até hoje a força muscular não foi recuperada, tanto a do deltoide quanto a do bíceps. Já fazia musculação na época e faço até hoje. Pode ter ocorrido a ruptura de algum nervo? Há casos em que a força não pode mais ser recuperada?

    • sim pode ter ocorrido algo, mas não é comum algo assim ter ocorrido… ambos são músculos inervados pela Raiz de C5 e em traumas de alta energia ocorre lesão, mesmo que parcial, do plexo braquial…
      sugiro que volte no colega que tratou do seu caso para ele tomar as medidas cabíveis para te ajudar
      boa sorte

  • guilhermecordova agosto 18, 2014 at 22:15 Reply

    oi meu nome e guilherme tenho 17 anos. quebrei minha clavicula em uma queda de long board a 4 semanas e 2 dias, jogo futebol e tenho um teste num time dia 26 de agosto no dia em que completa exatamente 5 semana e 2 dias, estou tomando 2 capsulas de calcio ppor dia [para acelerar o processo. tive uma fratura simple, usei 1 semana a tipoia em forma de 8 e 1 semana com outra que prende a cintura como o medico disse. minha consulta esta marcada para dia 02 de setembro. os movimentos ja estao voltando e nao sinto muito dor. gostaria de saber se uma pancada sobre a clavicula a quebraria novemente?

    • sim pode acontecer… eu tive um paciente que aconteceu exatamente isso… náo recomendo ir nesse teste, vá num próximo, converse com o pessoal, explique sua situação para fazer o teste depois

  • Débora agosto 20, 2014 at 19:20 Reply

    Boa noite!
    Há 3 anos e meio sofri um acidente e fraturei minha clavícula em 3 pedaços que se deslocaram. Fiz uma cirurgia onde foi colocada um placa com parafusos. Essa placa se quebrou 6 meses depois e destruiu um pedaço do osso, então tive que fazer nova cirurgia e usar um implante ósseo do quadril. Um ano e meio depois retirei a placa, pois o osso já estava consolidado (segundo o raio x), além disso, os parafusos muito próximos da superfície sempre me machucavam ao usar cinto de segurança, mochila ou até mesmo sutiã. Após a cirurgia nunca mais deixei de sentir dor, porém achei que fosse normal, pois perdi músculo e osso, mas nos últimos 6 meses essa dor se tornou mais intensa e percebi a formação de um “degrau” no meu ombro. Fiz um raio x há uma semana e minha clavícula está partida ao meio, com o osso deslocado por quase 2 cm! Não sofri nenhuma queda ou contusão nesse período, isso significa que a clavícula estava consolidada por fora, mas ainda não estava pronta por dentro quando tiramos a placa? É normal isso acontecer mesmo depois de ficar mais de um ano com a placa? Tenho fotos das radiografias, mas não tenho como anexar aqui na mensagem.

    • infelizmente para isso ter acontecido, a fratura náo havia se consolidado e isso as vezes realmente é difícil de se ver com com radiografias simples… uma tomografia poderia ter ajudado… o importante agora é você entender que tem uma pseudoartrose de clavícula que é dolorosa e a cirurgia seria a melhor opção… infelizmente com grandes chances de não consolidar… por isso deve procurar alguém com boa experiência no assunto
      boa sorte

      • Débora agosto 27, 2014 at 23:18 Reply

        Dr. Joel, consultei o médico que fez minha cirurgia nas outras vezes e ele me disse que o mais indicado seria a recolocação de uma placa com novo enxerto ósseo. Como todo mundo achou que a retirada da placa deve ter sido precoce, que antes da cirurgia eu deveria pedir uma segunda opinião, fui a outro médico, mas a indicação dele foi não fazer absolutamente nada. Disse que eu já mexi demais nesse ombro, que o risco de fazer outra cirurgia seria grande e que o osso não está numa posição que possa causar danos. Falou também que embora o desvio seja grande, não causou problemas estéticos graves nem perda de função (movimento). Que a limitação de uso do meu braço seria dada pelo próprio limite da dor, então que se a dor não me deixa pegar peso nesse braço ou usar mochila, que essas são coisas que eu devo aceitar, pois uma nova cirurgia poderia deixar meu braço incapacitado, não-funcional. Confesso que ouvir que eu não tenho que operar de novo me deixou muuuuito feliz, mas muito confusa também. Eu tenho pouca sensibilidade à dor, então poderia conviver com o ombro como está, fico chateada com a limitação de peso, mochila, etc, mas também poderia conviver com isso se for o preço que eu tenho que pagar pra manter esse braço no lugar, mas gostaria de ouvir sua opinião sobre os possíveis riscos de não fazer a cirurgia. Existe alguma possibilidade de problemas graves? Como, sei lá, o osso perfurar um vaso sanguíneo, ou alguma coisa do tipo? Eu sei que é difícil dizer alguma coisa sem ver os exames, mas de forma genérica, uma pseudoartrose na clavícula com 2cm de distância, ombro com movimentação normal, pode ficar sem tratamento?

        • se esta assintomatica e faz tudo com esse braço, não operar mais é uma possibilidade, mas se doi eu tenderia a operar…
          se esteticamente tambem não se vê encurtamento do ombro seria mais um indicio para não operar…

  • Francisco Leonardo agosto 21, 2014 at 14:16 Reply

    Olá Dr! Domingo dia 17/08/14 sofri uma queda, jogando bola. Machuquei a clavícula, não quebrou, mas o raio x mostra um desvio no lado q leva ao ombro. O médico q me atendeu, disse q parecia uma lesão de primeiro grau, mas q só ia ter certeza quando vice o raio x. Quando voltei com o raio x, ele já mão estava mais na sala. Um outro médico me atendeu. Esse me disse q era uma lesão de terceiro grau. Q ouve um desvio muito grande. E q era necessário uma cirurgia. Mas eu achei ele q ele não Tava seguro no q estava dizendo. Agora pergunto ao senhor. Essa é a única opção, não quero cirurgia. Obrigado.

    • se há um desvio acentuado da clavicula, o melhor é operar, pois causa muita perda de função se não operar, mas sugiro que procure um especialista em ombro na sua região, assim vc se sebtirá mais confortável com a decisão que for tomada
      boa sorte

  • JOBERT agosto 23, 2014 at 15:54 Reply

    FIZ UMA CIRÚRGIA DE LUXAÇÃO A 6 ANOS E FOI COLOCADO UM PARAFUSO,, ALGUÉM PODERIA ME RESPONDER SE ALGUM DIA IREI PODER TIRAR ESSE PARAFUSO???? POR FAVOR RESPONDA NO MEU EMAIL JOBERT.KAIRO@YAHOO.COM.. AGRADECIDO

  • Camylla Martinst agosto 23, 2014 at 23:01 Reply

    Boa noite Dr.Joel

    Meu noivo quebrou a clavícula e não esta conseguindo dormir, pois dói muito, teria alguma posição que facilite para ter um noite de sono?

  • Flávia Basilio Alves agosto 27, 2014 at 19:05 Reply

    Olá Dr,minha filha tem 2 anos e 6 meses e após uma qeda fisurou a cravícula, o médico só a imobilizou.Este procedimento será suficiente?Será preciso fazer fisioterapia?Ela ficará com alguma sequela no ombro?Desde já agradeço a sua atenção.Aguardo resposta.

  • Adriana agosto 28, 2014 at 18:42 Reply

    Dr., boa noite! Fraturei a clávicula há 3 meses e nao consigo levantar o braço acima da cabeça. Agora fiz uma eletromiografia e a conclusao foi de que houve Sequela de síndrome plexular traumática, parcialmente compensada por reinervaçao, predominando no território de tronco superior (C5/C6) à esquerda. O médico me receitou os medicamentos Dorene e Etna e fisioterapia (exercícios). É isso? O sr. indica algum outro tratamento complementar para acelerar a cura? Obrigada.

    • acho que seria isso mesmo, precisa ter paciencia, pois o trauma deve ter sido feio e isso pode ocorrer… contudo você deve voltar periodicamente no seu medico para ele acompanhar isso de perto, ok?
      boa sorte

  • lucivaldo Alves da silva agosto 29, 2014 at 17:31 Reply

    Olá doutor. ..Boa tarde.
    Quebrei a clavicula e me falaram em imobilização sem necessidade de cirurgia . mais fiquei com receio e tal posso optar pela cirurgia mais tbm tenho medo por ser muito invasivo aconteceu a uma semana de acidente se puder me ajudar com uma opinião mando as fotos do raio X. ..qual seria o desvio aceitável da fratura?

    • desculpa mas o objetivo aqui é tirar duvidas sobre as doenças do ombro e não consultas… sugiro que procure um especialista em ombro na sua região e veja qual a opinião do colega
      boa sorte

  • Diego setembro 2, 2014 at 09:00 Reply

    Bom dia tive uma fratura na clavicula fui ao ortopedista ele colocou um 8 por 15 dias ,quando voltei a clinica a fratura já tava colado,mas ficou com uma diferença com um calombo .e normal?

    • a fratura não consolida em 15 dias e geralmente em 6 a 8 semanas… o calombo que sente é a deformidade que ficou pela fratura e isso é normal

  • danieli aparecida de oliveira julho 31, 2014 at 22:18 Reply

    ola tenho 28 anos , e qdo nasci quebraram minha clavicula, pois hj nao ergo mais o b raço sera que existe ainda cirurgia, ja fiz fisioterapia mas nao melhorou, hj tenho dificuldade…na época de frio pareçe que trava o braço fika dificil ate´prender o kbelo oq devo fazer obrigada

  • acredito que deva ter uma paralisia obstetrica… sugiro que procure um especialista em mão para primeiramente se confirmar seu diagnostico e , apartir dai tratar adequadamente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *