Telefone: 011 3257-0763

Discenesia Escápulo-Torácica | Tudo Sobre Ombro

Discenesia Escápulo-Torácica

Discenesia Escápulo-Torácica

texto de Dr. Joel Murachovsky    Contatos: 11-32570763  ou  11- 37391334

DISCENESIA ESCÁPULO-TORÁCICA Causas, Sintomas e Tratamento

O movimento anormal da Escápula, que é o  osso plano localizado na parte de trás do ombro, ocorre por  diversas causas. Uma paralisia do Trapézio ou do Serrátil anterior podem levar a uma movimentação anormal da Escápula, mas são situações raras e normalmente um posicionamento anormal da Escápula é observado mesmo no repouso. Na Discenesia Escápulo-Torácica observamos um movimento anormal da Escápula que é relacionado a fraqueza e fadiga muscular assim como, a um encurtamento do peitoral menor. Esse desequilíbrio muscular faz com que a movimentação da Escápula seja alterada com relação a parede torácica.

Clique para ver o video

A discenesia Escápulo-Torácica pode ser subdividida em 3 tipos diferentes, dependendo do grau de desequilíbrio muscular e de quais músculos estão envolvidos.

O paciente pode apresentar dor anterior no ombro, representada por uma dor à palpação do processo coracóide (proeminência óssea anterior no ombro), causada pelo encurtamento do peitoral menor. Pode, também, ter dor na articulação Acrômio-Clavicular, por sobrecarga devido a movimentação anormal da Escápula, assim como apresentar bursite e tendinite do ombro por uma Síndrome do Impacto secundária a essa movimetação anormal da Escápula. Ainda devido a  essa movimentação anormal da Escápula com relação a parede torácica,clinicamente, pode-se observar  um ressalto (crepitação) posterior no ombro à certos movimentos e isso pode levar a inflamação da Bursa da Escápula e, consequentemente, a dor na porção posterior do Ombro.

O tratamento da Discenesia Escápulo-Torácica é conservador, baseado na fisioterapia, por meio de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. É importante entender que essa alteração pode levar a diversas causas de dor no ombro e devemos sempre pesquisar e descartar a Discenecia quando temos um paciente com dor no ombro. Contudo existem outras causas que levam a uma Bursite do Ombro, como também da Escápula, como também existem outras causas que levam ao ressalto da Escápula e, quando lidamos com esse tipo de doença devemos ter o cuidado de diferenciar as possíveis causas.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo.
Contatos: 11 – 32570763 ou 11 – 37438251

0 Comments on “Discenesia Escápulo-Torácica