Telefone: 011 3257-0763

Lesão ligamentar Lateral | Tudo Sobre Ombro

Lesão ligamentar Lateral

Lesão ligamentar Lateral

Dr. Joel Murachovsky        Especialista em Cirurgia de Ombro e Cotovelo

contatos: 11-32570763   ou  11- 37391334

LESÃO DO COMPLEXO LIGAMENTAR LATERAL

O complexo ligamentar lateral é formado pelos ligamentos colateral radial, colateral ulnar lateral, colateral acessório e anular. O ligamento colateral radial é pouco distinguido da cápsula articular. Embora o ligamento colateral radial fique tenso ao forçar o cotovelo em varo, o complexo ligamentar lateral, como um todo, tem pouca influência na estabilidade em varo do cotovelo, segundo diversos autores, que creditam essa estabilidade pela conformação da superfície articular e pela cápsula articular. Contudo, outros estudos demonstraram que o ligamento colateral ulnar lateral era o mais importante do complexo ligamentar lateral, dando ao cotovelo não só estabilidade rotacional (póstero-lateral), mas também, em varo.

COMPLEXO LIGAMENTAR LATERAL

A lesão desse ligamento faz com que o paciente desenvolva uma instabilidade Rotatória Póstero-lateral, geralmente, ela ocorre por um trauma, embora esteja descrito na literatura a lesão iatrogênica. A instabilidade é mais visível quando o cotovelo está em 40 graus de flexão e reduz com a pronação do cotovelo e maior flexão.

Como dito anteriormente, após um trauma o paciente pode evoluir com essa instabilidade (geralmente todos os casos de luxação de cotovelo evoluem com lesão do colateral ulnar lateral) e, seu reparo na fase aguda re-estabelece a estabilidade do cotovelo. Já nos casos crônicos a reconstrução desse ligamento se faz necessária com enxerto de tendão.

O diagnóstico se baseia na história descrita pelo paciente e exame físico, sendo que o mais comum é se observar uma subluxação suave ou apenas dor nas manobras provocativas. O paciente pode se queixar de dor ou falseio do cotovelo ao tentar se levantar do chão com o braço acometido e dificuldades para realizar flexão de braço.

A reconstrução se faz por meio de túneis ósseos posicionados em locais específicos e um enxerto de tendão livre (palmar Longo, Grácil ou semi-tendíneo) é passado por esses túneis e suturado nele mesmo.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo.
Contatos: 11 – 32570763 ou 11 – 37438251

2 Comments on “Lesão ligamentar Lateral

  • Rute da Silva Tavares Março 13, 2016 at 23:41

    sofri uma queda de moto dia 22/01/2016 onde ocorreu uma fratura do olecrano foi realizado uma cirurgia dia 04/02/2016

    quando peguei o laudo médico observei a descrição da cirurgia
    preparos e garrote
    incisão universal sobre face dorsal do cotovelo dir
    dissecção por planos
    descompressão microcirurgica do nervo ulnar ao nivel do cotovelo dir
    redução da fratura do olecrano dir
    fixação com 2 fios de k e fio de aço em banda de tensão
    reparação ligamentar do colateral radial
    hemostasia rigorosa
    sutura por planos

    quero saber em detalhes quais os efeitos que essas correções causam nos movimentos do meu cotovelo direito, pois os médicos disseram que uma semana depois já era para eu estar movimentando o cotovelo ,mas não consigo nem esticar ele e nem dobrar ele.Quanto tempo pode demorar ainda ?

Comments are closed.