Telefone: 011 3257-0763

Epicôndilite Medial | Tudo Sobre Ombro

Epicôndilite Medial

Epicôndilite Medial

Texto de Dr. Joel Murachovsky Contatos: 11-32570763 ou 11-37391334

Local de dor junto ao epicondilo medial onde há degeneração do tendão

Local de dor junto ao epicondilo medial onde há degeneração do tendão

Epicôndilite Medial  Causas, Sintomas e Tratamento A epicondilite medial é uma causa de dor no cotovelo e, pode ser conseqüência, tanto de um esforço único sobre osmúsculos flexo-pronadores, como de vários esforços menores sobre este grupo muscular, resultando em dor no território do epicôndilo medial. É muito comum sua associação à neurite (inflamação) do nervo ulnar (30 a 50% dos casos) e, em raras situações, a lesão do ligamento colateral medial do cotovelo.  É uma causa  de dor no cotovelo muito comum em jogadores de Golfe. No exame físico o paciente apresenta dor à palpação do epicôndilo medial ( aquela ponta de osso na face interna do cotovelo )  e dor ao tentar virar a palma da mão para baixo contra resistência. Deve-se avaliar como diagnósticos diferenciais  se o nervo ulnar está envolvido ou não, além de descartar uma subluxação da cabeça medial do músculo tríceps ou uma  neuropatia do nervo cutâneo medial do antebraço, que podem resultar em dor próximo ao epicôndilo. O tratamento de início é similar ao descrito acima no tratamento da epicondilite lateral, embora existam autores que indiquem cirúrgia, quando há a associação com neurite (inflamação) do nervo ulnar.Da mesma forma que na epicondilite lateral, o tratamento cirúrgico da epicondilite medial só encontra campo quando da falha de todas as outras formas de tratamento conservador.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo.
Contatos: 11 – 32570763 ou 11 – 37438251

75 Comments on “Epicôndilite Medial

  • Maria Lucia Rodrigues de souza agosto 30, 2014 at 23:18

    Eu queria saber se há cura, pois é uma dor muito chata que nos tira á paciêcia.?

  • Eduardo setembro 9, 2014 at 13:11

    tendinopatia epicondilite lateral incipiente O que e isto e se tem cura .

    • não precisa imobilizar, mas gelo e fisioterapia e alongamento, são a base desse tratamento, que pode ser demorado…

  • janaina outubro 1, 2014 at 01:05

    Epicondilite provoca fraqueza muscular muitas vezes incapacitando de fazer algumas coisascomo segurar objetos?

  • JOSE ROBERTO EDERLI outubro 8, 2014 at 13:53

    QUAL O TEMPO DE RECUPERAÇAO? GRATO

  • Berenice Dias outubro 9, 2014 at 14:08

    Estou com epicondilite no cotovelo direito,já fis vinte sessões de fisioterapia e não vejo melhoras,me afastei do trabalho já fazem dois meses,sou técnica em enfermagem e estou angustiada,não vejo melhoras tem alguma técnica de tratamento em casa,além do anti flamatório? Obrigada.

  • ALAISE DOS SANTOS SILVA outubro 9, 2014 at 18:37

    Após uma fratura de cabeça de radio,após a cirurgia e as fisioterapias comecei a ter dores muito fortes no braço.Realizado usg do braço e antebraço foi descoberto que estou com epicondite medial e lateral,sea necessário três meses de tratamento pcom fisioterapia para decidir por uma cirurgia ou não.Isso é correto?

    • sim se esse for o diagnóstico correto… como não te examinei e não vi seus exames fico impossibilitado de opinar de maneira adequada. Contudo, eu teria o cuidado de ter certeza que a tua fonte de dor não seria por lesão ligamentar tanto medial como lateral, já que não é incomum a lesão desses ligamentos junto com a fratura da cabeça dop radio…

  • roseli da silva outubro 16, 2014 at 21:06

    tenho isso descubri esses dias.doi dimais meu medico me mandou fazer exames de sangue e ultrason do cotovelo. mais sera que tem cura? sera que tenho que fazer cirugia? eu trabalho na cozinha eele nao me deixou em casa sera que vai prejudicar?

    • se realmente tem uma epicondilite medial, a fisioterapia ajuda muito a diminuir a dor, contudo durante o tratamento não deve fazer esforço com o braço que tem dor, caso contrario vai prejudicar o tratamento.. converse com seu médico

  • Rita de cassia barbosa da silva outubro 26, 2014 at 17:37

    Oi doutor existe exercícios para ajudar na cura e qual os melhores caminhos.grata

  • Eduardo Vieira outubro 29, 2014 at 11:56

    Dr Tenho epicondilite faz um ano meio e ja fiz fisioteraria mas é so fazer um esforço que a dor volta.
    Soube que flanax é indicado para esse tipo problema mas nunca tomei, sera que devo tomar por um tempo e voltar a fazer alongamentos?
    Ja fiz exame ultra som cotovelo e nao deu nada.
    abcs

    • acredito que já tenha tomado alguns anti inflamatorios… isso não resolverá seu problema, ok?
      infelizmente se apos esse periodo não há melhora talvez deva pensar em operar…

  • japhet novembro 5, 2014 at 13:05

    eu testou com uma dor no cotovelo esquerdo que vem em forma de pontadas muito forte vem um 4 de uma vez dai para e depois volta e assim vai dando as pontadas e parando as vezes vem um dorzinha chata no braço que fica por um tempinho e para , oque pode ser isso .

  • Ana F Monteiro novembro 7, 2014 at 15:27

    Estou com epicondilite na lateral direita do cotovelo
    Ja tomei varios remedios e não vejo melhoras so alivio da dor mas assim que paro volta a doer terrivelmente ja fiz fisioterapia 20 sessões tambem não resolveu

    Estou muito angustiada c isso e não estou achando uma saida por outro lado me recuso a viver com isso
    Vv pode me.ajudar??
    Obrihada
    Ana

    • isso pode acontecer… existem casos que não melhoram e infelizmente acabam tendo que tratar por meio da cirurgia… não sei se este é o seu caso, mas precisa acompanhar com um especialista em cotovelo na sua região, afim de esgotar todas as possibilidades de se evitar cirurgia…

  • adi novembro 15, 2014 at 22:49

    Descobri recentemente que estou com epicondilite e bursite ( a primeira incomoda muito mais nesse momento). O médico receitou antinflamatorio. Por 5 dias, no 3° dia já não fazia mais efeito (uma pena pq os 2 primeiros dias foram um alívio- isso faz 3 dias). Estou sentindo dor e não sei o que posso tomar pra tentar aliviar. Alguma indicação?

  • JEFFERSON LUIZ CARDOSO dezembro 2, 2014 at 12:22

    QUAL TIPO DE ALONGAMENTO E QUANTO TEMPO DE GELO APLICADO NO LOCAL.

    GRATO.

    • sugiro que se informe com seu medico…não posso ter a responsabilidade de tratar alguem sem examinar e ver os exames…

  • Ana Cecília Lustosa Farias Tápias dezembro 2, 2014 at 15:10

    Por favor me tire uma dúvida
    Quero saber se tem algum problema,que durante o tratamento eu continue no meu trabalho normalmente,pois digito bastante.

  • Marcelino balugan dezembro 2, 2014 at 18:25

    Trabalho de motorista de ônibus a mais de 30 anos estou com epicondilite e bursite ambos do lado direito, posso considerar como doença do Trabalho? Obrigado.

  • andrea dezembro 5, 2014 at 17:31

    Fui diagnosticada recentemente com esse problema,o médico sugeriu uma infiltração. Resolve?

  • Marina dezembro 9, 2014 at 19:58

    Tenho essa dor desde os 5 anos de idade, hoje tenho 27 fui diagnósticada com hemagiona fiz filtração , fisioterapia e nada resolveu, vivo nesse tormento tds esses anos , o último exame que fiz deu epicondilite fiquei sem endenter se é a mesma coisa, sindo dores fortes , inxacho, meu braço esta atrofiado não consigo fazer as coisas básicas quando ele está inchado e com dor , mal consigo pentear os cabelos , mas mesmo dessa forma vou trabalhar tds os dias com dor , quando o tempo fica frio ele piora , ventilador , ar condicionado sempre inflama fica uma bola no nervo bem ..O que posso fazer nesse caso , já passei com milhares de médicos e não resolveram , podemos marca uma consulta ?

  • JEFFERSON LUIZ CARDOSO dezembro 12, 2014 at 12:35

    Estou fazendo tratamento com gelo, mas está adiantando, posso fazer com compressas quentes ?

  • simone dezembro 13, 2014 at 19:54

    Por favor doutor me a juda tenho epicondilite e tendinite nos dois braços sinto muita dor isso já tem oito mesese,fiz fisio e, gelo mais todos os dias sinto fortes dores, eu trabalho em padaria e muito movimentos repetitivos pois lá faço tudo.. Não aguento mais tanta dor é horrível. obrigado.

    • o que posso te dizer que existem casos que realmente não melhoram com fisioterapia e cuidados locais e o trabalho eventualmente atrapalha na recuperação… converse com seu médico para ele te ajudar em como seria melhor proceder…

  • lucineide santos anselmo dezembro 13, 2014 at 21:36

    Boa noitefiz um exame de ultrasonografia e o resultado foi esse
    hipoecogenicidade do tendão dos musculos extensores do antebraço,no epicondilo
    lateral.epicondilite,gostaria de saber se pode me por a par desse resultado desde ja agradeço

    e tbm se pode ter alguma complicação com o tipo de serviço que faço ,pois sou empregada domestica e passo muita roupa tbm grata

    • esta com uma inflamação/degeneração dos tendoes extensores do cotovelo… precisa tratar adequadamente… procure um especialista de cotovelo, ok?

  • Elcy Ires de VasconcelosIres dezembro 14, 2014 at 18:02

    Tenho 68 anos sofro de artrose artrites e agora me a pareceu epcondinite que tratamento você me aconceilhari

    • gelo e fisioterapia e eventialmente analgesicos, além de mudanças de atividades para evitar a dor…
      procure um especialista em cotovelo para te auxiliar com isso
      boa sorte

  • Antoni Carlos dezembro 24, 2014 at 07:24

    Dr. Joel
    Sou portador de osteoartrite há 15 anos.
    Estas dores terríveis no epicôndilo, que me deixam com fraqueza muscular, pode ter correlação com a doença?
    Sinto também muita rigidez nos tendões posteriores dos pés que me dificultam andar pela manhã;tudo isto está relacionado?
    O que faço?

    • SUGIRO UM ACOMPANHAMENTO CONJUNTO COM REUMATOLOGISTA… AS DORES NOS EPICONDILOS SÃO DEVIDO A INFLAMAÇÕES/ DEGENERAÇÃO NA ORIGEM DOS TENDOES DO COTOVELO E NÃO TEM RELAÇÃO COM A ARTROSE, PELO MENOS, DE MANEIRA DIRETA… DEVE TRATAR ISSO COM CRIOTERAPIA E FISIOTERAPIA… IMPORTANTE TER UM MEDICO ESPECIALISTA EM COTOVELO CUIDANDO DO SEU CASO

  • Evandro Silva Janeiro 5, 2015 at 20:34

    ola dr joel gostei muito das sugestoes por vc mencionada pois tamben descobri a sindrome do cutuvelo de tenista,sou motorista executivo e. estou sofrendo bastante mas estou no caminho certo obrigado pelas sugestoes. feliz ano novo

  • marcos afonso Janeiro 9, 2015 at 20:57

    Dr. JOEL , FIZ ULTRAS. ANTEBRAÇO ESQUERDO , FOI RELATADO, HIPOECOGENICIDADE DIFUSA DO TENDÃO COMUM DOS FLEXORES ESQUERDOS, COMPATIVEL COM EPICONDILITE MEDIAL……………SINTO DORES NO COTOVELO E NO OMBRO , ESQUERDOS, E ‘TREMEDEIRA’ NO ANTEBRAÇO ESQUERDO E NOS DEDOS DA MÃO ESQUERDA , FUI AO CARDIOLOGISTA E NEURO E FOI DESCARTADO INICIALMENTE ‘ PARKISON’. AO SEGURAR COM FORÇA ALGUM OBJETO COMO POR EXEMPLO O VOLANTE DO AUTOMOVEL SINTO INTENSA TREMEDEIRA NA MÃO ESQUERDA……BOM É ISTO…….O QUE SUGERES QUE EU FAÇA ……….OBRIGADO……………….MARCOS AFONSO

  • depois de duas angioplastia feito pela perna os cateterismo, comecei a sentir dor no cotovelo esquerdo já
    tomei vários medicamentos mas não passa a dor o que e isso o que devo fazer

    • infelizmente sem te examinar não sei o que pode ser… sugiro que procure um ortopedista especialista em cotovelo na sua região…

  • Rosa Francisca Da Silva Rosinha Janeiro 23, 2015 at 13:08

    tenho muita dor no cotovelo direito já fiz aplicaçao mas a dor não parou e afora fica ardendo de doendo, gostaria de saber se aparelhos tens (com choques) tem algum efeito colateral ou posso usar sem medo?

  • Isaac Mizrahi Fevereiro 1, 2015 at 10:52

    Dr. Joel,
    Estou com 68 anos e jogo tênis há muito tempo, desde os meus 25 anos. Sempre com dores na mão direita com justificativas de estar pegando errado no raquete. O impacto na bola me incomodava, mas era suportável. Neste sábado dia 31/01/2015 após jogar mais ou menos duas horas na parte da manhã fui para casa como sempre e no período da tarde notei que meu cotovelo direito estava com um inchaço sem dor que nunca antes tinha ocorrido. Como não tinha dor, pensei até que fui picado por uma abelha ou qualquer outro inseto. Fiz compressas com gelo pensando que iria desinflamar. Por surpresa minha, não houve melhoras. Formou-se no meu cotovelo uma bolsinha com alguma espécie de líquido interno. Foi quando comecei a pesquisar na internet e li seus comentários a respeito da Epicondilite, protuberâncias dos ossos do cotovelo. Pode ser isto? O que o Sr. me aconselha fazer. Obrigado. Isaac

    • ola Isaac, pode ser sim, mas sem te examinar fica dificil opinar… sugiro que, se esse inchaço persistir, e especialmente for doloroso, procure um colega para avaliar isso, ok?
      boa sorte

  • ana Clecia Lima Fevereiro 10, 2015 at 12:30

    Ola doutor tenho 25 anos e desde os 12 anos sinto uma dor no braço e o ortopedista me solicitou um ultrassonografia e deu Tendinopatia/Epicondilite e o doutor ortopedista me passou um tratamento a base de infiltrações 2 injeções e artrolive….mais o doutor perito da empresa que trabalho disse q nao era necessário pois so compressa de agua quente e gelo ambos juntos resolveria…e meu braço nao estira mais e doi muito….

    • não é normal ter dor por tanto tempo e não conseguir tratar… acredito ser importante procurar um especialista em cotovelo na sua região para tratar isso adequadamente…

  • Peterson Fevereiro 10, 2015 at 13:08

    Eu gostaria de saber se continuar a fazer musculação piora a lesão?

  • Celia Brandao Fevereiro 17, 2015 at 23:01

    Dr sou professora e tenho epicôndilite estou sofrendo muito,estou fazendo tratamento tem 5 meses mas não saro,falta 2 anos para minha aposentatoria eu não quero aposentar por invalidez,por favor me ajuda a vencer esta dor ou a ameniza-la.OBRIGADA!fIQUE COM DUES.

    • precisa fazer muita fisioterapia e gelo em casa, mas se nada disso realmente ajudar, precisaria operar isso…

  • luiz fernando Fevereiro 18, 2015 at 12:03

    Dr tenho essas dores nos dois bracos a um tempo fui a um ortopedista e ele disse que era epcondilite e fez 3 infiltracoes mas nao resolveu nada o que devo fazer

  • Thabata Fevereiro 23, 2015 at 12:45

    SINTO A MESES OS SINTOMAS, FUI EM VARIOS MEDICOS E UM DELES ME INFILTROU, MELHOROU POREM SINTO MUITA DOR HOJE USO COMO SE FOSSE UMA PULSEIRA QUE CHAVA CUTUVELO DE TENISTA. NAO VEJO MELHORA.

    O PIOR DE TUDO QUE TRABALHO NO BANCO SEI QUE ISSO FOI CAUSADO PELOS MOVIMENTOS QUE REALIZO MILHARES DE VEZES NO MEU DIA.
    QUANDO TIVE A CRISE QUE INFILTEI FIQUEI 5 DIAS EM CASA, O QUE ME FEZ VENDER MENOS NO BANCO POIS NAO ESTAVA TRABALHANDO E COM ISSO PERDI MINHA PROMOÇÃO E AGORA COM ISSO ME DESANIMEI E AINDA SINTO DOR ENTAO MEUS RENDIMENTOS MUDARAM. E AGORA ALEM DA DOR ESTOU COM MEDO DELES ME DEMITIREM POR EU ESTAR COM BAIXO RENDIMENTO DE VENDAS, POIS BANCO É APENAS VENDAS E VENDAS E O MEU É PIOR POR TELEFONE E COMPUTADOR. GOSTARIA DE SABER SE TENHO ALGUM RESPAUDO SALUBRIDADE OU ALGUMA ESTABILIDADE, POIS ME SINTO DESISPERADA, POR CONTA DO BANCO HOJE TENHO UMA DOENCA, PERDI MINHA CARREIRA POIS SOMOS MEDIDOS POR NUMEROS, ME TORNEI ALGUEM SEM PERPECTIVA E AINDA OUVI RUMORES QUE POSSO PERDER MEU EMPREGO, SENDO QUE MESMO COM DOR EU VENHO TRABALHAR.

  • Sheila Fevereiro 27, 2015 at 23:43

    Ola doutor, tenho rizartroze, tendinite do supra espinhoso, epicondilites e cisto sinovial. Minha pergunta é bem parecida com a acima: natação melhora ou piora??

  • ana Cristina Março 17, 2015 at 19:42

    Recentemente descubrir que estou com epocondilite lateral ,estou na fisioterapia mas nao vejo resultado. Os sintomas só aumentam . Além da dor que vai do cotovelo ao dorso da mão ,dependendo do movimento, estou com a sensaçao de peso no braço acompanhado de fadiga e diminuiçao da força junto com formigamento na mão.O ombro também fica fadigado ,nao consigo uma posiçao adequada para dormir ,as vezes. Todos esses sintomas pode ser agravo da doença? Sou técnica em enfermarem. Obg. Ana!

  • Heloiza Helena de carvalho costa Março 18, 2015 at 10:00

    Bom dia doutor Joel!
    Estava pesquisando na internet o que é epicondilite, pois fui diagnosticada com esse problema, devido a dor que sinto no cotovelo esquerdo, dependendo dos movimentos que faço, principalmente quando levanto algum objeto, e também quando vou torcer roupas,e algumas perguntas que já fizeram, VC já respondeu a pergunta que iria lhe fazer, e já me ajudou muito pois vou procurar fazer exatamente o que VC orientou aki a varias pessoas com esse mesmo problema. Obrigada!

  • Fernando Março 21, 2015 at 13:52

    ola gostaria de saber se a massagem shiatsu, ou outra massagem oriental ajuda no tratamento da epicondiliti

  • Daniel Abril 26, 2015 at 12:01

    Tenho Epicondilite nos dois braços devido ao trabalho com movimentos repetitivo e que causam muita dor , fiz mais de 30 seções de fisioterapias e alongamentos e nenhum resultado, e percebo que não existe cura para esse problema, conheci um tratamento com plaquetas enriquecidas do próprio sangue (PRP) que obteve resultados de cura e regeneração dos tecidos do epicôndilo em todos os pacientes, o meu Dr indicou esses tratamento mais o meu plano de saúde (Bradesco) não aprovou tratamento. O sr recomenda o tratamento com PRP para maioria dos casos?

    • Essa é uma pergunta que muitos pacientes me fazem hoje em dia… acredito que no seu caso poderia ser uma tentativa sim ,mas é importante que entenda que quando falamos de medicina baseada em evidencias, o uso do PRP ainda é experimental, não ha comprovação de sua eficacia, mesmo em epicondilite, embora existam diversos relatos de casos sendo apresentados com bons resultados…
      Como não esta melhorando poderia ser uma tentativa, mas não depesite todas suas fichas nisso pois eu pego alguns pacientes que não melhoraram e tiveram que operar…

  • Lucimara mendes Abril 28, 2015 at 09:21

    Bom dia ,tenho epicondilite lateral a mais ou menos 5 meses nos dois cotovelos, voltei ao trabalho por um dia apos o encosto e senti tudo de novo os antebraços se enrrigeseram na primeira hora ,já tomei muitos antiinflamatórios e não ajudou muito faço fizio e compressa com gelo e alongamentos ,teria mais algum procedimento que minha médica poderia me dar. Obrigada

Comments are closed.