Telefone: 011 3257-0763

Músculos do Ombro | Tudo Sobre Ombro

Músculos do Ombro

Músculos do Ombro

Texto de Dr. Joel Murachovsky      Contatos: 11-32570763  ou  11- 37438251

MÚSCULOS DO OMBRO

Músculos Peri-Escapulares

O Trapézio é o maior e mais superficial músculo dessa região. Sua origem se faz nos processos espinhosos de C7 a T12 e se insere no terço lateral da Clavícula, Acrômio e Espinha da Escápula. Esse músculo faz a retração da Escápula, mas suas fibras superiores ajudam na elevação da Escápula. Sua inervação se faz pelo nervo acessório.

Os músculos Rombóides Maior e Menor tem função semelhante a porção média do Trapézio, fazendo a retração da Escápula. Sua origem se faz desde C7 a T5 e se inserem na base medial da espinha da Escápula e  na borda medial da Escápula Sua inervação se faz pelo nervo escapular dorsal.

O Elevador da Escápula se origina nos processos transversos de C1 a C3 e se insere no ângulo superior da Escápula. Esse músculo age elevando o ângulo superior da Escápula e em conjunto com o músculo Serrátil Anterior age rodando no sentindo superior a Escápula. Sua inervação se faz pelas Raízes de C3 e C4.

O Serráti Anterior se origina da 1ª a 9ª Costela e se insere no ângulo superior da Escápula na face anterior da borda medial  e  no ângulo inferior da Escápula. Sua principal função é manter a Escápula  junto a parede torácica

Músculos Gleno-Umerais

 

O Deltóide é o maior e mais importante músculo dessa região. Possui 3 porções: anterior, posterior e medial.. Se origina na porção lateral da Clavícula, Acrômio e Espinha da Escápula e se insere no tubérculo deltóideo no úmero. É inervado pelo nervo axilar. A porção medial participa em todos os movimentos de elevação do braço, já a porção anterior é responsável pela elevação d braço no plano da Escápula, especialmente acima de 90º de elevação.

Os músculos do Manguito Rotador embora sejam quatro músculos diferentes tem um arranjo muito complexo, interligados uns aos outros na sua parte mais profunda e eles são : Supra-espinal, Infra-espinal, Subescapular e Redondo Menor.

Músculos do Manguito Rotador

O Supra-espinal se origina na fossa supra-espinal da Escápula e se insere na porção anteiror do tubérculo maior do úmero. Esse músculo se ativa em qualquer movimento de elevação, sendo mais importante nos 30º de elevação. Age também comprimindo a cabeça do úmero contra a Glenóide, e é auxiliado pelo Infra-espinal e pelo Subescapular. Sua inervação se faz pelo Nervo Supra-escapular.

O Infra-espinal se origina na fossa Infra-espinal e se insere no Tubérculo Maior do Eumero.  Sua principal função é a de rotação lateral , responsável por aproximadamente 60% da força. Também é inervado pelo Nervo Supra-escapular.

O Redondo Menor se origina na borda lateral da Escápula e se insere no Tubérculo Maior do úmero Sua principal função é auxiliar o Infra-Espinal na rotação lateral do braço. Esse músculo é inervado pelo Nervo axilar.

O Subescapular se origina na fossa subescapular da Escápula e se insere no Tubérculo menor, sendo que sua inserção  superior tem uma área de contato maior do a inferior. Sua principal função é a rotação medial do úmero e é inervado pelos nervos subescapulares

 

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

6 Comments on “Músculos do Ombro

  • Pingback: Tudo Sobre Ombro Bursite - Tudo Sobre Ombro

  • Pingback: Tudo Sobre Ombro Lesão Labral Superior Anterior Posterior (SLAP) - Tudo Sobre Ombro

  • Pingback: Tudo Sobre Ombro Síndrome do Impacto - Tudo Sobre Ombro

  • Pingback: Tudo Sobre Ombro Lesão do Manguito Rotador | Tudo Sobre Ombro

  • Maria teofilo março 14, 2016 at 08:14 Reply

    Há alguns anos que tenho vindo a ter dores e dificuldade com o meu braço direito,, nomeadamente todos os movimentos repetitivos criam me dores e as vezes o braço até queima.Ja fiz fisioterapia, infiltração etc.
    Nesta data repeti a ecografias ao ombros e ombro direito deu o seguinte resultado:-é marcada e exuberante heterogeneidade do tendão supra espinhoso,envolvendo também o tendão infra espinhoso,com rotura parcial moderada à grave e sobretudo justa insercional do tendão supra espinhoso,numa extensão ântero-superior posterior aproximada de 6mm,condicionado à uma alteração do contorno bursal,e uma extensão longitudinal aproximada de também 7mm.Esta rotura abrange sobretudo as fibras profundas e articulares com preservação das fibras bursais.Bursite subdeltoeida/subacromial,sem significativo derrame articular.
    No ombro esquerdo,salienta se uma tendinopatia difusa com microcalcificacao milimétrica nomeadamente na inserção do tendão subescapular. Tenho muitas dores nos movimentos ao segurar a carteira pegar numa garrafa de água e diversos movimentos mais que 30segundos provoca dores no braço direito, sou forçada a procurar ajuda no braço esquerdo que também tem dores, mas mais leves.o meu trabalho e escriturária e durante 7horas faço lançamentos seguidos os quais me tornam a dor mais complicada.
    Solicitava assim , a vossa opinião a este contexto clínico e a melhor opção para tratamento .muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *