Telefone: 011 3257-0763

Articulações do Ombro | Tudo Sobre Ombro

Articulações do Ombro

Articulações do Ombro

Texto de Dr. Joel Murachovsky         Contatos: 11- 32570763   ou  37438251

ARTICULAÇÕES  DO  OMBRO

O Ombro tem a maior amplitude de movimento quando comparamos com as outras articulações do corpo e, devido a isso tem a maior predisposição  para luxar (perda do contato entre dois ossos que compoem uma articulação).

Essa grande amplitude de movimento é distribuida por 3 articulações: Gleno-umeral, Acrômio-clavicular e Esterno-Clavicular. As duas últimas, em conjunto com o espaço que contém a fascia entre a Escápula e a parede torácica são chamadas de articulação Escapulo-Torácica, que é responsável por um terço de toda a elevação do Ombro

Articulação Esterno-Clavicular

 

 

Articulação Esterno- Clavicular e Escápulo-Torácica

Essa articulação é formada pela porção superior do Esterno e porção mais medial da Clavícula. As estruturas ligamentares são responsáveis pela estabilidade dessa articulação. Os Principais ligamentos são o Anterior e Posterior, sendo o último o mais importante estabilizador,  impedindo um desvio para inferior da Clavícula. O ligamento interclavicular ajuda  o ligamento posterior na estabilidade para inferior. Os ligamentos costo-claviculares anterior e posteior que vão da 1ª Costela a porção inferior da Clavícula resistem o desvio lateral e medial da Clavícula com relação a caixa torácica.

A articulação Esterno-Clavicular permite 30 a 35º de elevação e 45 a 50º de rotação. A maior parte do movimeto de elevação da articulação Esterno- Clavicular ocorre entre 30 e 90º de elevação do Ombro e a rotação após 70 a 80º de elevação do Ombro.

Articulação Acrômio-Clavicular

Articulação Acrômio-Clavicular e seus ligamentos

Essa articulação liga a Clavícula com a Escápula por meio do Acrômio. Aqui também as estruturas ligamentares são responsáveis pela estabilidade dessa articulação. Os ligamentos Acrômio-Claviculares superior, inferior anterior e posteior, são espessamentos da cápsula articular e controlam a estabilidade no plano ântero-posteior. Já os ligamentos Coraco-Claviculares Conóide e Trapezóide que unem o processo Coracóide `a Clavícula, controlam a estabilidade no plano vertical.

Nessa articulação ocorre uma rotação de até 20º entre a Clavícula e o Acrômio com os movimentos de elevar o ombro, isso nos primeiros 20º e últimos 40º de elevação do ombro.

Articulação Gleno-umeral

Labro em torno de toda a glenóide e tendão do bíceps junto do labro superior

A articulação Gleno-Umeral é formada pela Cabeça do úmero e pela Glenóide. A Glenóide tem uma forma parecida com  de uma pera, é levemente concava e, é coberta por cartilagem hialina. O labrum é um tecido fibroso que recobre toda a borda da glenóide  e nele está preso o complexo ligamentar infeior e na sua porção superior o tendão da cabeça longa do Bíceps.

A cápsula articular representa duas vezes a área da cabeça do úmero e os ligamentos são espessamentos  da mesma .

Os ligamentos são : Gleno-umeral superior, Gleno-umeral médio e o complexo ligamentar Gleno-umeral inferior.

O Gleno-umeral superior contribui muito pouco para a estabilidade estática do Ombro. Estudos biomecânicos mostram que esse ligamento ajuda a suspender a cabeça do úmero com o braço ao lado do corpo. O gleno-umeral médio quando presente e mais robusto age como um importante estabilizador estático impedindo uma translação para anterior exagerada da cabeça do úmero, especialmente quando o braço está em 45º de abdcução. O complexo ligamentar inferior é o principal estabilizador estático do ombro quando o braço encontra-se mais abduzido. Em rotação externa ou lateral, sua Banda anterior se abre para resistir a translação anterior da cabeça do úmero, enquanto que a banda posterior se tensiona como um cordão. Já na rotação interna ou medial ocorre o inverso, a banda posterior se abre e a anterior se tensiona como um cordão.

Joel Murachovsky

Dr. Joel Murachovsky é Ortopedista, especialista em cirurgia de Ombro e Cotovelo, com formação realizada no departamento de ortopedia e traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Contatos: 11 - 32570763 ou 11 - 37438251

4 Comments on “Articulações do Ombro

  • Pingback: Tudo Sobre Ombro Bursite - Tudo Sobre Ombro

  • Pingback: Tudo Sobre Ombro Anatomia do Ombro | Tudo Sobre Ombro

  • Carol janeiro 18, 2016 at 07:18

    Bom dia Dr. Eu sei que não é possível dar diagnósticos sem examinar, mas gostaria de saber se tem alguma possibilidade de ser algo que requer atenção médica urgente. Meu ombro direito tem tipo um ”tic nervoso”(imagino que seja) fazendo movimentos para cima e para baixo( sem muita frequência). Acredito que é por causa desses movimentos que o meu pescoço do lado desse ombro, fica com uma sensação estranha que não sei explicar, parecendo que tem algo ”grudando” um pouco por dentro quando movimento a cabeça pro lado oposto.

Comments are closed.