Reabilitação pós Prótese de Ombro

texto de Dr. Joel Murachovsky     contatos 11-37391334  ou 11-32570763

REABILITAÇÃO PÓS PRÓTESE DE OMBRO

A reabilitação de uma prótese de ombro depende do tipo de prótese realizada, assim como o motivo de sua realização.

Prótese de ombro por fratura

Na prótese de ombro  por fratura temos que ter cuidado com a suturas (pontos) que realizamos para prender o manguito rotador junto a prótese, porque seu rompimento leva a um mau resultado funcional e dor. Dessa maneira nas primeiras 4 a 6 semanas (até a consolidação dos tubérculos) o paciente deve usar uma tipóia funcional para ombro (tipóia com uma pequena almofada ao lado), que serve para restringir os movimentos do paciente, dar maior conforto e proteger o ombro operado.O paciente deve aprender a retirar e colocar essa tipóia sem movimentar o ombro acometido, assim como deve aprender a retirar e colocar uma blusa dessa mesma maneira. O que deixamos o paciente realizar nas primeiras 4 semanas é apenas a flexo-extensão do cotovelo e exercícios isométricos para o deltóide. Após isso permitimos que o paciente realize rotação lateral passiva e ativa-assistida até 20º por mais 2 semanas quando a tipóia será retirada. Nesse período, se for possível, indicamos a hidroterapia como método coadjuvante, permitindo nas primeiras 6 semanas a flutuacão do membro operado até 90º

Após essas 6 primeiras semanas, confirmando-se a consolidação dos tubérculos, iniciamos o ganho de amplitude de movimento. A hidroterapia nessa fase é de muito auxílio e deve ser indicada sempre que possível. Exercícios de elevação deitado com bastão, rotação lateral completa com as costas na parede e braço ao lado do corpo, exercícios de rotação medial com auxílio de uma toalha e elevação do membro operado na parede são ensinados, assim como exercícios de alongamento de adução e abdução e cápsula posterior. Os exercícios isométrícos são mantidos e, agora são orientados, também, exercícios para os rotadores do ombro. Depois de uma ganho significativo da amplitude de movimento iniciamos o trabalho de fortalecimento isotônico de todos os grupos musculares da cintura escapular e músculos peri-escapulares. Devemos lembrar que a reabilitação após uma artroplastia de ombro por fratura leva um ano e esse período deve ser respeitado e o comprometimento do paciente com a fisioterapia é fundamental para um bom resultado funcional.

Prótese de ombro por lesão degenerativa

Após uma artroplastia de ombro por lesão degenerativa, desde que a prótese tenha sido bem realizada, a única preocupação do fisioterapeuta é com o reparo do subescapular, pois o mesmo é descolado do tubérculo menor para que se tenha acesso à articulação do ombro. Nas primeiras 6 semanas o paciente deve usar a tipóia funcional e as mesmas recomendações são passadas quanto ao seu uso. Contudo é permitido ao paciente retirar a tipóia mais vezes e deixamos o paciente realizar exercícios de elevação deitado, rotação lateral até 20º e abdução e adução, passivos e ativos-assistidos, os mesmos explicados anteriormente. A hidroterapia pode ser iniciada assim que os pontos são retirados.

Após 6 semanas o paciente é liberado para realizar todos movimentos e inicia um trabalho mais focado no ganho final de amplitude de movimento. Também orientamos fortalecimento isométrico para deltóide e rotadores externos.

Após 4 meses iniciamos o trabalho de fortalecimento isotônico para todos os grupos musculares da cintura escapular e músculos peri-escapulares,  exceto rotadores internos (esses só liberamos com 6 meses de PO)