Lesão ligamentar Lateral

Dr. Joel Murachovsky        Especialista em Cirurgia de Ombro e Cotovelo

contatos: 11-32570763   ou  11- 37391334

LESÃO DO COMPLEXO LIGAMENTAR LATERAL

O complexo ligamentar lateral é formado pelos ligamentos colateral radial, colateral ulnar lateral, colateral acessório e anular. O ligamento colateral radial é pouco distinguido da cápsula articular. Embora o ligamento colateral radial fique tenso ao forçar o cotovelo em varo, o complexo ligamentar lateral, como um todo, tem pouca influência na estabilidade em varo do cotovelo, segundo diversos autores, que creditam essa estabilidade pela conformação da superfície articular e pela cápsula articular. Contudo, outros estudos demonstraram que o ligamento colateral ulnar lateral era o mais importante do complexo ligamentar lateral, dando ao cotovelo não só estabilidade rotacional (póstero-lateral), mas também, em varo.

COMPLEXO LIGAMENTAR LATERAL

A lesão desse ligamento faz com que o paciente desenvolva uma instabilidade Rotatória Póstero-lateral, geralmente, ela ocorre por um trauma, embora esteja descrito na literatura a lesão iatrogênica. A instabilidade é mais visível quando o cotovelo está em 40 graus de flexão e reduz com a pronação do cotovelo e maior flexão.

Como dito anteriormente, após um trauma o paciente pode evoluir com essa instabilidade (geralmente todos os casos de luxação de cotovelo evoluem com lesão do colateral ulnar lateral) e, seu reparo na fase aguda re-estabelece a estabilidade do cotovelo. Já nos casos crônicos a reconstrução desse ligamento se faz necessária com enxerto de tendão.

O diagnóstico se baseia na história descrita pelo paciente e exame físico, sendo que o mais comum é se observar uma subluxação suave ou apenas dor nas manobras provocativas. O paciente pode se queixar de dor ou falseio do cotovelo ao tentar se levantar do chão com o braço acometido e dificuldades para realizar flexão de braço.

A reconstrução se faz por meio de túneis ósseos posicionados em locais específicos e um enxerto de tendão livre (palmar Longo, Grácil ou semi-tendíneo) é passado por esses túneis e suturado nele mesmo.